Velas de ignição: Quando é hora de trocar?

Vela de Ignição

As velas de ignição, são os componentes responsáveis pela queima do combustível, quando este está dentro das câmaras de combustão. Sua faísca dá início a explosão que impulsiona os pistões, movimentando o motor contínuamente. Mas as velas têm vida útil e devem ser inspecionadas pelo mecânico a cada 10.000 km na maioria dos veículos nacionais.

Velas de Ignição - esquema

Assim como a fumaça emitida pelo escapamento, inspecionar as velas periodicamente pode nos dar muitas informações sobre o estado geral do motor pois dependendo do estado, as velas indicam defeitos que podem comprometer outros componentes e evitar que danos mais significativos aconteçam.

Velas de Ignição – defeitos e sintomas

Após 10.ooo km rodados, já é possível perceber diversos sintomas e problemas indicados pelo estado das velas. Vamos descrever os principais e mais comuns de se identificar após remover o jogo de velas. São eles:

Desgaste natural

Velas de Ignição - desgaste natural

Se o pé do isolador estiver levemente amarelado ou marrom, indica que tudo correu bem durante a vida útil das velas. O motor está em boas condições e o tipo da vela estava correta para este motor.

Desgaste natural excedido

Velas de Ignição - desgaste natural excedido

Mesmo que o motor esteja em boas condições e que as velas estejam corretas para o tipo de motor, permanecer muito tempo sem substituir as velas irá causar o desgaste excessivo do eletrodo central (erosão). A distância entre os eletrodos fica muito grande e a alta voltagem fornecida pela(s) bobina(s) passa a ser insuficiente para causar a faísca.

Sintomas:
– Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas.
– Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.

Corrosão dos eletrodos

Velas de Ignição - eletrodos corroídos

Esta situação geralmente é confundida com o derretimento dos eletrodos por superaquecimento. Ao contrário do que parece, este sintoma é causado pela presença de agentes e/ou aditivos corrosivos no combustível ou óleo lubrificante e é comum encontrar depósitos de resíduos que acabam influindo no fluxo de gases. Geralmente também é causado por combustível de má qualidade.

Sintomas:
– Solavancos do motor, principalmente ao acelerar para ultrapassagens ou em subidas.
– Dar partida no motor fica mais difícil. Demora para pegar.

Fuligem preta (carbonização seca)

Velas de Ignição - Carbonização seca

A formação desta fuligem preta e seca, cobrindo os eletrodos e a cabeça da vela, pode ter diversas causas. As principais são: Filtro de ar sujo, afogador com mal-funcionamento ou acionado por muito tempo, combustível de má qualidade, carburador ou injeção desregulados (mistura ar-combustível muito rica), motor funcionando em baixa rotação por muito tempo, regulagem do ponto de ignição muito atrasado (faísca atrasada), uso de velas inadequadas (muito frias).

Sintomas:
– Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio.
– Motor falha quando em rotação de marcha lenta.

No casos de você ter abastecido com gasolina ruim, fazer o veículo rodar em primeira ou segunda marcha, com a rotação bem alta por alguns instantes pode eliminar as impurezas acumuladas na ponta da vela, se o carro já estiver abastecido com combustível de qualidade. Mesmo assim, é importante revisar a regulagem e os filtros. Trocar as velas por novas, também é uma boa idéia.

Sujeira preta e oleosa (carbonização oleosa)

Velas de Ignição - carbonização oleosa

Esta situação indica problemas graves no cabeçote do motor e possivelmente um serviço de retífica será necessário. Os eletrodos ficam cobertos por uma camada de óleo e carvão, o que indica excesso de óleo do motor passando para a câmara de combustão por desgaste ou defeito nos anéis de pistão e/ou guias de válvula.
Sintomas:
– Dificuldade na partida do motor, principalmente quando ainda estiver frio.
– Motor falha quando em rotação de marcha lenta.

Resíduos de Chumbo

Velas de Ignição - Resíduos leves de chumboVelas de Ignição - Resíduos espessos de chumbo

Manchas amareladas, principalmente em volta do isolador, indicam muita concentração de chumbo no combustível que NÃO deve ser de boa qualidade justamente por isso. Com o aumento da temperatura na câmara de combustão estes resíduos tendem a tornar-se condutores elétricos anulando a funcionalidade da vela e causando falhas na ignição (ou seja, na faísca). Nesse caso, nem adianta tentar limpar as velas, pois o chumbo já deve ter-se vitrificado sobre a cerâmica do isolador. Trocar o posto onde você abastece também deve ajudar.

Sintomas:
– Falhas na faísca de ignição, principalmente em velocidades mais altas.

Outros Resíduos e Impurezas

Velas de Ignição - Resíduos e impurezas

Aditivos do óleo e/ou do combustível podem deixar resíduos “incombustíveis” (que não são queimados) na câmara de combustão. Estes resíduos pode ser visíveis nos pistões, válvulas, cabeçote e na própria vela. Ocorre especialmente em motores com consumo de óleo acima do normal ou abastecidos com combustível de má qualidade. Limpeza e uma boa regulagem do motor pode resolver o problema.

Sintomas:
– Perda de potência do motor.
– Danos ao motor e cabeçote.

Superaquecimento

Velas de Ignição - eletrodo central derretido

São vários os motivos que podem causar o derretimento do eletrodo central, fundindo-o parcialmente. Os mais comuns são: uso de velas incorretas (muito quentes), resíduos (sujeira) na câmara de combustão, válvulas defeituosas, ponto de ignição desregulado (adiantado), mistura ar combustível muito pobre, distribuidor com defeito, combustível de má qualidade ou velas mal instaladas/apertadas.

Sintomas:
– Perda de potência do motor.
– Falhas na faísca de ignição.
– Danos ao motor.

Eletrodo Central Fundido

Velas de Ignição - Fusão do eletrodo central

O derretimento do eletrodo central pode se agravar por conta do superaquecimento da câmara de combustão, causando trincas e quebras no pé do isolador. As causas ainda são as mesmas mas os danos ao motor já podem ser maiores. Neste caso, será necessário revisar o motor e os sistemas de ignição e alimentação.

Sintomas:
– Perda de potência do motor.
– Falhas na faísca de ignição.
– Danos ao motor.

Eletrodos Central e Lateral Fundidos

Velas de Ignição - Eletrodos Fundidos

Neste ponto, a combustão se dá por incandescência, ou seja, não há mais faísca e a alta temperatura faz com que o combustível queime. O uso contínuo de velas e combustíveis inadequados podem fazer as velas chegarem a este estado.

Se o motor ainda não quebrou neste ponto, você ainda deverá estar percebendo sintomas como:
– Perda de potência do motor.
– Falhas na faísca de ignição.
– Danos ao motor.

Isolador trincado ou quebrado

Velas de Ignição - isolador quebrado

Aditivos agressivos adicionados ao combustível podem causar corrosão do eletrodo central e, com o tempo acabar trincando o isolador, assim como muita fuligem de combustão acumulada entre o isolador e o eletrodo central.

Também é muito comum que este dano seja causado pelo uso de ferramentas inadequadas na manutenção das velas, por exemplo, usar uma chave de fenda para afastar os eletrodos. Com o isolador quebrado a faísca salta do eletrodo central direto para a carcaça lateral da vela.

Sintomas:
– Dificuldade na partida do motor.
– Falhas de ignição.

IMPORTANTE:
Note que é possível perceber-se os mesmos sintomas causados por problemas diferentes. Por isso, é importante que seu mecânico de confiança dê sua opinião sobre o que pode estar causando estes problemas.
Em qualquer uma destas situações, aproveite para substituir o jogo de velas do seu carro por velas de ignição novas, verificando a aplicação correta descrita na embalagem.
Nunca reaproveite velas danificadas. Limpar, lixar ou aproximar os eletrodos não devolverá a sua funcionalidade corretamente. Lembre-se de que existem ferramentas específicas para remoção e instalação das velas e o torque de aperto varia de um modelo para outro. Então, se você não tiver o equipamento adequado, deixe que seu mecânico faça este procedimento para você.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos no Facebook, Twitter e no Google+

278 Comments on "Velas de ignição: Quando é hora de trocar?"

  1. Tenho um Gol 90 cht gasolina 1.6.
    De acordo com meu mecânico, o motor mesmo estando bem rodado ainda está em ótimas condições. Porém, venho tendo problemas com queima de velas rapidamente. Fiz manutenção geral: carburador, velas, cabos, etc. Quando ele volta para a oficina ele sai normal, com barulho de carro zero e macio. Mas após alguns dias de uso ele volta apresentar barulho diferente, de carro falhando (parecendo barulho de Brasília). Quando ligo ele de manhã, ele faz explosões no escapamento. Ja usei combustivel de todos os postos da cidade (pelo menos uns vinte) e nada. O que poderá ser.
    Meu mecanico tem mais de 30 anos de trabalho em oficina da Conscessionária VW. Me ajudem pois o carro realmente é filé.
    Obrigado.

    • Olá Geraldo.
      Considerando que o sintoma foi analisado por um mecânico experiente e, após isso, diversos componentes foram substituídos, fica um pouco difícil lhe dizer qual o problema do seu carro. Aparentemente, há algum problema não muito comum fazendo as velas queimarem. Você pode tentar identificar o problema comparando o estado da vela com as imagens deste artigo. http://motorsa.com.br/2010/06/13/velas-de-ignicao

      Dentre os casos mais comuns para isto acontecer, está a aplicação de velas incorretas.

      Também pode ser interessante procurar uma segunda opinião, de outro mecânico.

  2. Boa Tarde Eduardo,

    Comprei um GOL G3 1.0 16v AT com 90.000Km rodados há exatamente 1 ano e 3 meses, nesse período já troquei várias peças(manutenão preventiva), e até o momento não verifiquei as velas, e tem um outro detalhe, antes de comprar esse carro o ex dono me informou que ele estava parado há +ou- 6 meses. Nesse caso já se passaram no mínimo 2 anos sem trocar as velas, tem necessidade de troca-las agora ou depende do estado físico delas?

    Desde de já agradeço a atenção!
    Fico no aguardo
    Abraços

    • Verne
      Verificar o estado das velas é um procedimento simples e rápido. Qualquer mecânico pode fazê-lo rapidamente.
      De qualquer modo, é sempre recomendável substituir as velas periodicamente, como forma de prevenção.

      • O meu Palio Weekend 1.0 fire 16 começou a perder potencia em subidas. Numa viagem descobri que na troca do disco de freios colocaram o disco ventilado no lugar do disco rigido. Mas erraram em colocar pastilhas para disco rigidos que são mais espessas. Com isso o embolo do pistão ficou sem curso e travou. O freio prendeu numa viagem e tive que dirigir com o motor amarrado pelo freio. Isso forçou o disco de embreagem. O carro perdeu potência e com isso troquei o Kit de embreagem. Mas o carro perdia rotação nas subidas. Pensei na pressão da linha de combustível e troquei o filtro. Mas o problema realmente aumentou porque as velas estavam com sua vida útil terminando. Com 200 km com motor amarrado sofreu aquecimento anormal e piorou rapidamente o que já estava ruim. Trocando as velas vou fazer uma limpeza completa no bicos injetores e do corpo borboleta e passar o rastrer para detectar algum problemas e zerar erros. As soluções devem partir do mais simples para o mais complicado. Trocar peças que já estão na hora de trocar nunca é jogar dinheiro fora.

  3. Bom Dia, Gostaria de saber se as velas de 3 eletrodos fornecem alguma diferença válida para o funcionamento do motor. Como consumo e desempenho.
    Obrigado

    • Zilmar
      A principal função das velas de 3 ou mais eletrodos é aumentar a durabilidade das mesmas. Por consequência, haverá menos perda de consumo ou desempenho durante o período recomendado de troca.

  4. o meu uno tava falhando e com um consumo alt de combustivel..

    dai eu troquei os cabos eas velas e fico zero bala mesmo e muito economico…

    só que tambem eu paguei 350reais no jogo de velas…

    tinha umas até po 35 reais e fora que essa tem garantia de um ano…por qualquer motivo o carro ficou mais forte e mais economico…

  5. Velas de ignição podem causar defeitos surprendentes, como o motor morrer em marcha lenta, mesmo sem haver qualquer falha no motor quando acelerado.
    Interferências no funcionamento da central eletrônica também podem acontecer.
    É bem comum, nós mecânicos, não darmos a devida atenção para as velas e só conferirmos as mesmas quando há falhas no motor. Isto é um enorme erro.

    • Muito bem observado, Guilherme.
      As velas (ou os cabos de vela) desgastadas, podem causar interferência na central eletrônica e, muitas vezes, confundir os mecânicos sobre o defeito.
      Muitos deles saem trocando peças desnecessariamente.

      Obrigado pela contribuição.

  6. esse site é nota 10. parabéns a todos .

  7. boa noite sou novo nesse forum nao sei se posso colocar meu comentario aqui?
    tenho um corsa 1.0 16v e o carro esta apresentando um defeito,quando ligo esta normau saio com ele esta normal so que do nada ele começa a engasgar perde rendimento troco de marcha e nao sobe mais o giro como se tivese entupido.
    obs foi trocado velas catalisador isolado a egr.
    desde ja agradeço pela atençao

    • Jeferson.
      Infelizmente, sem uma verificação mais detalhada, com equipamentos adequados, não é possível dizer qual o defeito.
      Recomendo que procure um oficina bem equipada em injeção eletrônica para diagnosticar corretamente o problema.

    • tjefersom troque a tampa do distribuidor pode estar rachada por isso o carro fica sem faisca.

  8. em quanto tenpo devo trocar as velas do meu corsa 1.6 8V CONBUSTIVEL GASOLINA E GNV

  9. bom dia. tenho um fiat stilo 1.8 16 válvulas 2004, ocorreu do ponteiro de temperatura variar subindo até a temperatura máxima e voltar no mesmo instante para a temperatura normal por cinco vezes em dias diferentes, sendo em todas verificado e não havia vazamento de água e não estava com superaquecimento , porém em um outro momento o motor aqueceu ascendendo a luz.e aparecendo a mensagem avaria no motor. troquei o conjunto de acoplamneto, vávula termotástica, sensor de temperatura, além de uma limpeza no sistema de arrefecimento e aditivo, detalhe (R$400,00). passados 12 dias voltou o problema. Será problema no cabeçote, Bomba d'agua, tampa do reservatório?

    • Olá Mário.
      É um pouco díficil identificar exatamente qual o problema que está persistindo no seu Fiat Stilo, visto que você substituiu vários componentes, sem um resultado efetivo. Porém, sabemos que a central eletrônica registrou a falha, conforme o aviso no painel.
      Recomendo que você procure uma boa oficina de injeção eletrônica, com equipamento adequado, para a leitura dos registros de falha caso estes não tenham sido apagados no ultimo reparo. Dependendo do caso, somente uma autorizada poderá fazer a leitura correta.

    • Amigo verifique o aterramento do NEGATIVO DA SUA BATERIA. ELE CAUSA ISSO ..

  10. fiz a troca de velas do palio fire 2007, agora com 39.000 km rodados e apos a troca, o veiculo começou a falhar nas marchas fortes, ou seja, na primeira e na segunda e terceira. será que elas foram mal trocadas ? Edmilson, BH/MG.

  11. Boa tarde possuo um palio weekend stile 1.6 16v e frio nunca pega de primeira, demora muito e quando ando muito e o desligo, se ligo de novo ele não dá sinal de partida como se a bateria estivesse arriada mas se deixar alguns minutos ele pega normalmente. Já testei bateira alternador e nada. Ultimamente ele está morrendo muito andando, quando reduzo a velocidade. Não consigo descobrir o que é poderia me ajudar??

  12. WILMAR LIMA MENDONÇA | 10 de fevereiro de 2011 at 10:11 | Responder

    BOM DIA MEU NOME É WILMAR EU TENHO UM GOL G4 2007/08 E ELE APRESENTA UMA CROSTA AMARELA NA VARETA DE OLEO OU NO ANT-CHAMA. E TB DA UMAS FALHADS NA SUBIDA GOSTARIA DE SABER SE SAO AS VELAS POIS TROQUEI HÁ 1 ANO.
    DETALHE TODAS PESSOAS QUE POSSUEM O MESMO MODELO DO MEU GOL TB RECLAMAM DE TAL BORRA POR FAVOR ME AJUDEM!

    • Wilmar.
      Não acredito que as velas tenham alguma influência na formação de borras na vareta de óleo.
      Recomendo que procure um bom mecânico para identificar o problema corretamente.

    • O tipo de oleo que se usa no seu carro e diferente de outros modelos. Com certeza vc esta usando oleo mineral e o seu temque ser sintetico. Essa borra vai ficando mais espessa ate chegar p ponto da bomba de oleo nao conseguir puxar mais. E apos isso o motor fundi.

  13. ola ! tenho um gol g3 plus 1.0 16v que esta dando um problema. gostaria de saber se tem alguen que possa me ajudar pois na minha cidade não tem oficiana equipada para o diaguinostico. bem ele esta engasgando quando reduzo a marche para 2° para passar em um quebra mola. ja limpei os bicos de injesçao troquei os cabos de velas filtros de conbustivel. melhorou uns 60% mais ainda continua o defeito . eu não troquei as vela e nen a tampa do distribuido sera que se eu trocar vai resolver? desdeja agrdesço e fico no aguardo

    • Vanilson.
      Com sorte, você conseguirá resolver. Mas ficar trocando peças sem saber qual é o real problema pode sair mais caro do que levar seu carro até uma oficina bem equipada na cidade mais próxima.

  14. Olá amigo,meu problema é o seguinte,tenho uma parati 1.0 16v turbo,quando ela chega em 3 mil giros simplismente engasga,me parece falta de corrente,ou seja problemas com as velas,,ainda não troquei as velas porque são exclusivas do motor turbo,gostaria de saber se isto é verdade e se realmente pode ser este o problema,caso não seja,o que poderia ser?Grato pela atenção!

    • Daniel.
      São inúmeros os problemas que podem acarretar no sintoma que você descreveu. É preciso uma avaliação mais detalhada para poder lhe dizer qual o problema. Lembre-se que as velas tem vida útil e trocá-las periodicamente é recomendado.

    • da uma olhadinha no filtro de ar pois quando esta sujo demais entopi a passagem de ar
      se o fitro estiver bom meça a resistencias das bobina e veja se algum enrolamento esta queimado

  15. Boa noite. Minha primeira vez no fórum. Tenho um siena 1.6 8V que apresenta-se da seguinte maneira: Não pega ao virar a chave e dá estouros no TBI, funcionava normalmente, parado a uma semana na garagem, quando fui ligar aconteceu isso, verifiquei que a porca do esticador da correia perdeu a rosca e afroxou a correia e andei cerca de 70km com ele dando trancos e morrendo. Troquei as velas e cabos, assim que tentei virar aconteceu esses estouros e não pega, as velas ficaram rapidamente escuras. Agora não pega de jeito nenhum, verifiquei o ponto mas não sei se coloquei corretamente, sei que tem que ficar em 0º embaixo e na árvore de comando a marcação na direção da seta da capa da correia, esse ponto da seta é com ela aberta ou fechada?

    • Adimilson.
      Recomendo fortemente que procure uma oficina com equipamento adequado e conhecimento sobre a instalação da correia dentada para realizar este procedimento, pois caso não seja feito corretamente, você poderá danificar gravemente o motor do seu Fiat Siena.

  16. Nao abasteça seu carro em posto barato ja estraguei jogo de velas e carro fica horrivel para andar e bebao bebe alcool parece v8 depoiis estrago velas

  17. tenho um Fiat Tipo I.E 1.6,mandei fazer o motor completo,mas as velas continuam queimando o que fazer?será que tem haver com parte elétrica ou TBI?

  18. boa noite, tenho um chevete ano 90 ele esta sem pegar a alguns dias, ele da a partida mas não pega, ele passa corrente para as velas, a bobina esta boa etc…, o que pode ser .
    muito obrigado.

    • Guima.
      Aparentemente o problema é na alimentação (combustível) e não na ignição (elétrica).
      Acredito que um bom mecânico pode identificar facilmente o problema, com uma análise bem rápida.

  19. tenho uma fiorino 94 injeçao, coloquie gas natural a um mes,guando ligo ,o carro fica querndo morrer tenhoq ascelerar pra nao morrer , e guando saio em primeira marcha tenho q pisar bem embaixo , parao o motor nao morrer . oq sera?

    • Junior.
      Sugiro que leve seu Fiat Fiorino na instaladora GNV para revisar o sistema de ignição.
      Aproveitando, vale lembrar de algumas recomendações para GNV:
      1) use o GNV somente com o motor quente. Ou seja, dê a partida com gasolina/alcool e somente passe para GNV após o motor esquentar.
      2) antes de desligar o motor ao final do dia de trabalho, deixe-o funcionar por 5 minutos com gasolina.
      Este procedimento simples permite a lubrificação das partes internas e ajudará a aumentar a vida útil das velas, válvulas e do próprio sistema de ignição.

  20. Olá, temos um Pálio Fire 1.0 8v e aconteceu de termos que trocar esse fim de semana as velas, o sensor Map, Sonda Lambda, fizemos limpeza de bicos multi point, limpeza de corpo TBI e regulagem de motor computadorizada, o problema é que o carro está com um barulho super estranho dá umas estraladas na hora que acelera e está mais gastão ainda, fora o cheiro de combustível forte que está saindo dele!!!! O que devemos fazer pois o mecânico garantiu que iriamos economizar mais e que da parte eletrônica estava tudo certo?

  21. Olá.
    Gostaria de saber onde comprar e como pedir o calibrador de velas para o Ford Fiesta Personalité.
    Desde já agradeço.

  22. Ola amigo tenho um Gol G4 1.0 2008!

    Estava com dificuldades nas saídas e ultra passagens por causa da falhas excessivas na hora que eu exigia torque e força do motor!

    Mandei para a Concessionária, o cara me falou que um cabo estava ruim, e que as velas estavam gastas, pois bem ele me forneceu um kit de vela e cabos novos, R$250,00
    achei um absurdo, mandei ele da uma boa limpada e regular o espaçamento do queimador das velas!
    O carro ficou bom, tem hora que falha mas e bem dificil!

    Qual Jogo Vela você me indica para dar uma apimentada no motor?
    e os cabos tem que ser o original ou quanto maior bitola do cabo, melhor para o desempenho?

    Otimo Post!
    Obrigado!

  23. Tenho um golf 1.6 2002. Troquei filtro de combustivel, cabos de vela, limpei os bico e a borboleta. Ele continua pegando só de segunda ou terceira vez. Posso trocar a bomba? E agora começou a falhar em baixa rotação e quando acelera bruscamente. Sera que pode ser as velas? Abraço. Igor

  24. Igor.
    Eu recomendo que você procure um oficina bem equipada em injeção eletrônica para identificar corretamente o problema e evitar a troca desnecessária de peças.

  25. Bruno.
    É difícil você conseguir ganhos significativos de potência em um motor 1.0, apenas trocando velas e cabos de vela. Pois as velas apenas fazem a ignição da combustão. Porém, velas e cabos melhores aumentam a eficiência da queima de combustível, como as velas de 2, 3 ou 4 eletrodos.
    De qualquer forma é recomendável que utilize as peças indicadas pelos fabricantes. Assim você aumenta a vida útil do seu motor.
    Quanto ao preço, você deve encontrar preços melhores no mercado de reposição, as lojas de autopeças.

  26. meu carro e um citroen zx ele não ta fumando nda e comecou a falha na viajem q fiz ai meu mecanico falo q tinha q troca as vela porq nao era as propias do meu carro eu tava usando uma da ngk de tres eletroudos bku7etb e ele trocou para uma bkur5 q falo q e a propia do carro ele ta certo vela causa falha no motor ?????

  27. Boa Noite, tenho um Fiat Uno Mille Economy 2009 cm 40.000 km e levei o na concessionária Fiat para troca das velas. Não sei o que aconteceu mas na hora da troca parece que o mecânicoo deixou cair algum cisco das velas dentro das valvulas (segundo o mecânico) e não conseguiram retirar até o final do dia e acabei ficando sem carro. Ainda não fui busca-lo na concessionária e surgiu uma duvida. Este cisco dentro do motor pode me gerar problemas futuros?
    Obrigado

  28. olá.
    tenho um fiat uno 1.3,motor alcool transformado para motor gasolina ( ou seja a gasolina )
    está havendo um problema e ainda não consegui revolver.
    já troquei ( velas,cabos,bobina ignição,unidade ignição,bomba gasolina,tampa distribuidor e rotor. )
    porem só de manhã quando funciono motor a um falhamento tipo corte sentelha,quando esquenta o motor,fica tudo normal. ( só falta trocar do distribuidor do motor )

    favor me tire essa dúvina. e como posso resolver esse problema?

    grato..

    • Afonso.
      Nas décadas de 80/90, a maioria destas conversões eram feitas utilizando um espaçador sob a junta de cabeçote e isolando o pré-aquecedor (uma peça que servia para aquecer o álcool, localizada na base do carburador.)
      Recomendo que procure um mecânico experiente, que conheça este tipo de conversão para revisar se não há danos nestas peças especiais, em especial o carburador. Algumas vezes, os espaçadores do cabeçote trincavam permitindo a entrada de ar e ocasionando falhas semelhantes a corte de sentelha. Com o aquecimento do motor o metal se dilata fechando estas trincas.

    • …concordo com a opnião do Eduardo, antigamente essa conversão era só colocar uma junta no cabeçote o que aumentaria a taxa de compressão na casa 12:1 isolando o pré-aquecedor, mas verifique a indicação da vela (se ela é um ponto mais fria) do que vc deveria usar.

    • Caro amigo, tenho um uno igual ao seu e fiz omesmo, e tinha o mesmo problema, até que num momento de desespero me toquei que por ele ser mais taxado e não tendo alterado o venture, o elemento filtrante(filtro de papel) estaria deixando o motor trabalhar afogado, só no tira-lo já notei que a rotação mudou, regulei-a novamente, e coloquei uma meia de nylon velha da patroa na magueira e o bujão do filtro, ele agora pega melhor , ta mais redondo e leve, e o principal o s trancos sumiram, experimente que vai dar certo, abraço espero ter ajudado.

  29. tenho uma saveiro 98 uma das velas eta molhada de gazolina e as outra
    estao enfumasada e a carra nao avança
    vai perdendo a força terceira segunda primeira e morre o q pode ser

    • Sebastian
      Aparentemente, a vida útil das velas chegou ao fim ou estão inadequadas ao seu motor.
      Para começar, procure trocar as velas por novas (nunca recondicionadas). Verifique com seu mecânico qual o modelo correto a ser aplicado e solicite uma avaliação dos cabos de vela e dos outros componentes da ignição. Se o sintoma persistir, será necessária uma avaliação mais criteriosa para identificar o problema.
      Geralmente, a troca de velas e cabos resolvem este problema.

  30. Olá, tenho um Gol 1.6 e ele estava com problemas de solavanco ao acelerar isso acontecia principalmente nas subidas. Então, levei ao meu mecânico de confiança que trocou as velas de ignição e os jogos de aneis de vedação. Nas duas primeiras semanas, tudo ia bem, mas, infelizmente, o problema voltou e com a mesma intensidade. O que devo fazer agora?
    Georgia Lins

  31. OLÁ meu nome e Silva !!! tenho um tempra 94/95, combustivel gas/gnv. a macha lenta dele esta horrivél, começa com uma macha lenta boa de repente cai, minhas velas tem 10.000km, já rastriei a ingeção eletronica , sem defeito. (isto é quando est´s no gnv).os cabos são novos, o que posso fazer???as velas não sei a marca (não é ngk ,boss)

  32. BOA NOITE TENHO UM MILLE SX 97 QUANDO REDUZO A MARCHA NOS QUEBRA MOLAS ELE DEMORA PRA RETOMAR A VELOCIDADE.SERA QUE ÉPROBLEMAS NO JOGO DE VELAS?

  33. tenho um susuki grande vitara,da arranque e nao pega,quais sao as causas

    • Falta de combustível, filtro entupido e problemas na injeção eletrônica são algumas das principais causas.

    • João. Pode ser fiação. Por dentro dos fios, eles ficam preto ou cinza; saindo pó.
      Quando vc dá a partida, a corrente eletrica se perde até chegar no motor de arranque ou chega muito fraca. Faça um teste. Caso sim, coloque um relé entre a bateria e o motor de arranque. Meu santana dava o mesmo problema.
      Um abraço.

  34. Boa tarde!
    Eu tenho um Voyage 89 1.6 ap alcool. eu passei ele para injeção eletronica, mais não é do MI pelo meu conhecimento a injeção é do GTI e não concegui acerta o ponto mais ela esta rodando normalmente com o esquema que eu fiz. Ai que vem o principal, a vela que esta no meu carro é o original do ap 1.6 que é essa numeração NGK – BP6ES. Oque ocorre o derretimento do eletrodo central e lateral de jeito supreendente.
    Me de uma sugestão se é a vela ou outra coisa?

    • amigo se seu carro usa injecao a vela teria ki ser a resistiva tipo NGK-BP6RS ou algo parecido, pois o R eh dersistiva propria pra injeção. Olha catalogos na net, pois achei uma na ngk completa. espero ter ajudado

  35. ola, tenho um palio 99/00 e está um pouco fraco nas saídas e subidas, oq faço para melhorar?

  36. 0lá,tenho um uno mille 2002 e fiz motor tem um ano mais agora o motor estar saindo uma fumaça preta junto com uma fuligem e as velas estavam completamente com essa fuligem preta . limpem e melhorou o falhamento mais o consumo ta muito alto . um amigo disse que tera que abrir o motor porque deve ter carbonizado .confere a resposta dele e o que devo fazer ? terei que abrir meu motor novamente. obs ; quando abrir só fez jateamento no cabeçote e não foi feito nenhuma retifica.

  37. Olá, quero tirar uma dúvida tenho uma santana quantum 2.0 e o q acontece é o seguinte qdo dou a primeira partida nela ela acelera demais (s por o pé no acelerador), e fica c essa aceleração constantemente aí qdo saio nela tenho q acelerar mais q o devido p ela não ficar falhando (pulando), tenho q parar e desligar, mais não adianta o problema insiste em continuar… me de a solução!!!

    • Tatiane.
      Este é um sintoma comum de velas desgastadas. Peça para seu mecânico verificá-las e trocá-las.

    • Olá Tatiane, tive o mesmo problema com o meu carro.Mas pude verificar que ele estava muito acelerado então regulei o acelerador. Mas em todo caso leve na oficina para seu mecânico dar uma olhada. Pois passar informação sem ver a situação é complicado. Boa sorte!

  38. Boa tarde, tenho um santana 2003 a etanol foi feito o motor recentemente, mas depois de ter feito o motor acelerando ele, ele começa a falhar nos 3mil rpm e começa a dar tipos de uns socos c força o que pode ser isso??

  39. boa noite, tenho um premio 1986 motor 1300 a gasolina cambio de 5 marchas, tentei colocar no ponto, coloquei a polia do motor a 10c o comando de valvula do primeiro cilindro no 4para cima, mais a polia do virabrequim não ficou na posição exata da marca do buraquinho no centro acima ficou 9 gomos antes, o que esta de errado,poderia me dar uma ajuda o que fazer, obrigado

  40. Olá amigo, tenho uma tempra ano 95 8v. devido o excesso de óleo que coloquei no motor o carro ficou molhando as velas e com dificuldades de pegar, então retirei o exesso de óleo e o carro voltou a pegar mas depois o carro parou, comprei velas novas mas agora o carro não quer pegar mais, retirei as velas novas, e vi que continuam molhando e dá uns estouros e sai fumaça daquela vasilhinha que parece um carburador . Grato pea atenção!

  41. Meu carro faz um barulho na partida como se estivesse seco e eu não sei o que é alguem pode me dizer ?

  42. Caro amigo,

    Tenho um voyage 88 AP 1.6 alcool e gostaria do favor de indicação kit de injeção eletronica à ser instalado no mesmo.
    Gostaria de saber também, se o mesmo é satifatório quanto a economia x rendimento, enfim, se vale a pena para alguém que não pretente abrir mão desse tipo de veículo…. desde de já agradeço a atenção e parabenizo à toda equipe por tráz deste trabalho de esclarecimentos. Abraço à todos.

  43. bom dia eu tenho um fiat premio 88 fiz o motor a pouco tempo mas ele continua sem força e começa a falhar como se tivesse faltando gasolina e vai ate apagar dez de ja obrigado se poder me ajudar

  44. Olá, tenho um Corsa 2007 1.4 flex, a duas semanas atrás deixei baixar o tamque para 1/4, ai começou a engasgar em 1,2 e 3 marcha e perder a força. Gostaria de saber se são as velas ou se tenho que fazer a limpeza dos bicos, recentemente mandei efetuar as troca das correias.
    Aguardo,
    Abs,
    Leandro.

    • Leandro.
      Podem ser inúmeros os problemas que causam estes sintomas. Velas, bicos injetores e até mesmo tanque amassado.
      É importante que seu mecânico verifique corretamente o problema, antes de sair trocando peças aleatoriamente.

  45. Boa noite. As velas do meu astra não queriam soltar. Consegui tirar uma, mas com dificuldade e, assim, espanou a rosca. O que devo fazer?

    • Dorival.
      É importante utilizar as ferramentas adequadas para qualquer tipo de reparo, mesmo que seja uma simples troca de velas.
      Para alguns modelos de cabeçote é possível utilizar um adaptador na rosca danificada. Este adaptador é conhecido como "pula-macaco".
      Porém, se estiver muito danificado será necessário reparar a rosca da vela, e o cabeçote precisará ser removido para isso.
      Peça para seu mecânico examinar.

  46. gual a vela coreta para o fiat tipo 1.6

  47. tenho um uno els 94 , ele perde potencia em subidas mais ingrimes e xega aparar. qual pode ser o problema?

  48. boa noite. tenho um premio 1.3 88 argentino o danaddo ta bebendo um absurdo o que podera ser?

  49. Oi boa tarde,tenho uma suzuki yes 125 2011,e as vezes qdo vou da partida com o motor friu ela demora de pegar.Mesmo puxando o afogador ela demora
    O q devo fazer???

  50. tenho um gol g3 e quando passo em um quebra molas ele demora para retornar a rotacao e quando acelero bruscamente fica como se estivesse cortando o combustivel??? me ajudem! Obrigado.

  51. Meu carro ano 2003/2004, troquei velas ,cabos, sensor map porqque nao estava pegando imediato, agora surgiu outro problema, estar falhando e segundo o mecanico o mesmo fala que um dos pistoes esta c/ intupimento.Razao pelo oqual, quando o sensor map estava ruim nao havia controle de combustivel e se soutou sujeira

  52. OI MEU NOME É MARCOS TENHO UM UNO 95/96 ESTA FALHANDO TIREI AS VELAS E UMA ESTAVA MUITO SUJA LIMPEI E ANDEI 2DIAS E VOLTOU A FALHAR AI TIREI NOVAMENTE AI A VELA ESTAVA SUJA DE GASOLINA ..QUE EU DEVO FAZER PORQUE SUJOU DE GASOLINA..ME AJUDA ..MUITO OBRIGADO…

    • Marcos.
      Nos casos mais comuns isto acontece por defeito na própria vela, cabo ou bobina, fazendo com que o combustível não seja queimado.
      Também é comum verificar problemas no carburador ou na injeção eletrônica, principalmente nos injetores, que não "vaporizam" o combustível, deixando-o líquido.

  53. Comprei um Focus 2005 com 65 mil km, o carro tá bem conservado mas o detalhe é que começou a fazer fumaça acelero e aumenta a fumaça se deixo parado não faz fumaça isso pode ser velas? Òleo pelo que olhei não baixa. outra pergunta vela deve ser trocado a cada 10000km, e cabo de velas de quanto em quanto ou só quando dá problemas, e desde já Obrigado.

  54. tenho um gol 1.0 mi 97 e ta com um problema no arefecimento que é o seguinte: quando ligo ele mesmo com o motor frio, o ponteiro de temperatura sobe até a metade e nao desce mais. alguem poderia me ajudar a resol ver o meu problema????

  55. ola,tenho um corça 96 fiz o motor completo a parte de baixo inteira troquei eixo de comando,tucho,balancim,escora,retentores de valvulas.so nao troquei as valvulas.mais meu carro nao prestou, ficou sem força lento e nao dispara,a cabeça dos 4 pistoes fica melado de oleo o que deve ser?

  56. ola amigo tudo bem???
    tenho um classic life alcool 1.0 8 v as vezes mesmo tirando o pé do acelerador ele mantem acelerado.. pode ser as velas e o filtro de combustivel???? se eu fizer esse reparo acabarei com o problema???

    • Luciano.
      Pelo sintoma que você descreve, é improvável que sejam velas ou filtro com defeito. Recomendo que leve seu Classic para uma avaliação no sistema de injeção, com equipamentos adequados.

    • Seu canister deve estar com problema e injeta gas de combustivel acelerando o motor. encehr demais o tanque ocasiona isso.

    • Amigo não sei se é o certo mais existem carros que tem a função de manter aceleração um pouco, isso acontece para o carro não perder muita rotação no motor!!

  57. boa noite,meu nome é sandro,tenho um gol g4 2005 modelo 2006quando comprei esse carro a tres anos atras ele estava fazendo 10km por litro na cidade e agora esta fazendo 7 km por litro troquei o jogo de velas fiz limpeza de bico troquei o filtro de combustivel e nada adiantou,as velas que troquei ja estavam bem gastas esse jogo que coloquei nele era mais barato 70.00 reais e me passaram o preço de outra no valor de 120.00 reais,eu fui pelo jogo mais barato tem alguma coisa a ver isso? obrigado

  58. Eu tenho um gol 2006 flex é quando eu estou andando com ele na segunda marcha a luz do EPC acende e ele perde a presão . Alguem tem alguma sugestão ???

  59. boa tarde.parabem pelo sita.tenho um siena 2004 todas as vezes que vou sair o carro fica como se fosse estancar.o que pode ser isso.obrigado

  60. tenho um ford focus 2004 quando passo a primeira e deixo ele andar sozinho sem acelerar ele fica dando uns salavancos como quem acelera e desacelera o que pode ser?

  61. boas noites
    tenho uma moto4 polaris predator 500 e ela esta a cortar e a mandar xamas pelo escarpe e perde andamento e nao se aguenta no rolantim sera problema da vela?

    obrigado e boa noite

  62. boa tarde
    meu nome e roberta tenho um corsa 1.0
    em 2010 mandei da geral no motor, e em mais agora ele esta apresentando um pobrema esta perdendo a fossa na 1 primeira machaa e na segunda prisipalmente na subida ele perde a fossa mais quando eu aserero muito vouta no normal, e quando esta parado no ponto morto as vezes ele morre
    quando não morre o motor fica falhando
    por favor mim da uma dica sobre este pobrema

  63. boa noite tenho um gol/1000-94 cht gasolina e tenho problemas com muita frequencia nas velas de ignição, pois não duram mais de trinta dias; sera que as velas da marca ngk que venha nas embalagens individuais são de boa qualidade, ou e o meu motor que ja esta na capa da gaita; a proposito as velas bosch são de melhor qualidade? alguma sugestão!

    • Paulo.
      Realmente, a vida útil das velas está muito baixa.
      Compare com as ilustrações deste artigo para identificar o problema.
      Quanto à qualidade, NGK e Bosch são excelentes marcas. Porém, verifique nas embalagens se a fabricação das velas é nacional.
      Alguns modelos de velas importadas não são adequadas ao combustível brasileiro.
      Prefira as fabricadas no Brasil.

    • tenho um polo97 1.8 há momentos em que vou acelerar ele faz um barulho estranho(tipo uma brasilia)e começa a falhar chegando até a afogar mesmo em alta velocidade isso pode se as velas ou algum outro defeito?

  64. tenho um voyage 1.8 ano 91 motor ap alcool gl esta misturando combustivel no oleo por favo me ajude oque fazer?

  65. Boa tarde, tenho um gol g3 16v, e está acontecendo a seguinte situação: quando está com o motor frio ele falha muito a ponto de se acelerar um pouco chega a morrer, mas quando o motor está quente fica normal com pequenas falhas que não atrapalham o funcionamento.
    Percebi que a tampa onde é colocado o óleo no motor não estava vedando, com isso chegou a derramar uma certa quantidade de óleo junto a vela. Retirei a vela e fiz uma limpeza.
    Só que o problema persiste, devo trocar a vela? O problema pode ser este?
    Obrigado !!!

  66. Eu tenho um focus sedan 2007/2008. 40mil. Levei pra revisao e troquei o coxim, a suspensao, as velas e o reservatorio de arrefeciento. 2 semanas apos a revisão o motor está com um barulho como se estivesse engasgando. Ele não perde a potencia nem da nenhum ouro efeito, só o barulho que é chato. Como se o escapamento estivesse furado, mas é só em baixa rotação (1ª e 2ª marcha), e quando o motor está frio, depois de rodar bastante ele fica com o barulho normal. Gostaria de saber o que possa ser antes de levar na autorizada.

  67. tenho um sandero 2009 e ele ta com dificuldade na igniçao quando o motor ta frio e fica meio fraco parecendo que o carro fica pedindo marcha dando aquela tremidinha sabe!!! Gostaria de saber o que pode ser?

  68. boa noite tenho um fiat stilo ja com 180 mil km ano 03 fiz controlar tudo ok nao tem vazamentos nao baixa o oleo gostaria de saber quanto tempço dura esse motor 1.8 16 v o carro ainda esta impecavel so uso para viajar

    • Sid.
      Não tenho informações ou relatos sobre a vida útil deste motor, especificamente.
      Mas é certo que o uso apenas em estrada não oferece tanto desgaste quanto na cidade.
      Casualmente também tenho Fiat desde zero km. Já está com 210mil km e o motor continua impecável.

  69. Tenho um gol g5 1.0, esta com 31000 kms rodados. fiz todas manutenções nos prazos corretos.
    Já a algum tempo vem acontecendo o seguinte. todos os dias pela manha o carro tem dificuldades para pegar, quando pega parece que esta afogado, pois o motor fica pipocando com lenta ocilando, e após acelerada sai uma fumaça cinza meio branca, e lenta volta ao normal constante nos 800 rpm.+- .Na autorizada falaram que não tem nada. acontece no alcool e na gasolina. no alcool faz +- 9km/l e na gasolina fazia 13km/l e agora ta fazendo 8km/l +- .

    O que será ?

  70. Olá, twnho um fiesta 96, motor endura, e não sei mais o que fazer. Meu carro dar partida quando quer, às vezes fica uma semana, quinze dias pegando normalmente, porém às vezes, o coloco no estacionamento, depois de alguns minutos ou horas, ao ligar não dá sinal, não faz nenhum barulho e as luzas ficam acesas normais no painel. Porém ao dar tranco pega normalmente e depois ao dar partidas várias vezes também. Já troquei o porta escova do arranque, bateria e problema persiste. Ao deixar o carro com o eletricista, ele ficou uma semana e carro não apresentou problema, porém ocorre comigo, não confio mais ao ligar o carro. Gostaria que informasse o q pode ser pela sua experiência.

  71. Bom Dia!
    Tenho um Vw Golf 2002 1.6 ele está perdendo petencia e fazendo um barulho como se fosse o escapamento.
    Qual pode ser a causa deste problema.

    Att,

    Paulo

    • Paulo.
      Possivelmente, o problema está justamente no sistema de exaustão (escapamento), que causa a perda de compressão do motor.
      Os sintomas, geralmente são o barulho característico e, dependendo do caso, perda de potência.

  72. Olá, tenho um gol 1.0 2007 g4, troquei as velas e fiz limpeza completa da injeção eletronica. Agora, qdo o motor ta frio pega com uma leve dificuldade e qdo o motor estar levemente quente so pega na segunda tentativa. O que pode ta ocorrendo?

  73. Bom Dia, Tenho um Fiat Palio ELX 1.4 2006 flex. Meu carro quando está com o motor frio ele não quer pegar de jeito nenhum, mais quando ele funciona, o motor fica engasgando e quando o motor já está aquecido aí o carro desenvolve normal. O que deve se ?

  74. possuo um santana ano 2000 motor 1.8 gasolina que fiz um check up geral na injeção eletrônica em que foram trocados:2 sensores de temperatura,sensor de rotação,bomba de 3.0 BAR BOSH além do filtro de combustível e o chicote do sensor de rotação.O santana falha em marcha lenta e quando sai rodando ele não consegue chegar aos 60 km pois está sem força e cortando muito.Não sei mais o que fazer ,visto que o carro não fumaça e não raje apesar de estar com 180.000 km.Peço ajuda a vcs.

  75. o seguinte, meu gol 96 ap bola quando ligo de manha ele fica quase morrendo e o motor se treme todo o que sera isso?

    • Elvis.
      Podem ser vários problemas que causam sintomas como o que você descreve.
      Velas com defeito é um deles.

    • Meu carro também está do mesmo jeito. Quando ligo o motor fica tremendo. Tinha um bico de injeção queimado. Troquei-o mas continua do mesmo jeito. As velas estão boas. Falta testar o distribuidor que manda energia pras velas.

      Então, vc deve começar testando as velas, depois os cabos de energia das mesmas, e a seguir os bicos de injeção. Se estiver tudo ok, deve verificar o distribuidor e o rotor dele.

  76. ola tenho um fiesta 2004/05 supercharger completo, de vez em quando começa a engasgar nao consigo subir nenhuma ladeiro com o carro, fica lento, as vezes anda muiiiito devagar, meu mecanico tirou a vela, encharcada de oleo e disse que eu tenho que fazer os aneis do motor,isso é verdade? troquei a vela e é só a do meio que acontece isso, e agora ficou bom novamente mas o mecanico disse que mesmo assim tem que fazer o motor será? obrigada se me responder…..

    • Iraci.
      Aparentemente, seu mecânico está certo. A vela encharcada de óleo indica que há óleo vazando pelos anéis.
      A troca da vela pode ter resolvido temporariamente, mas é possível que o problema volte.
      Infelizmente, parece que terá mesmo que substituir os anéis de pistão.

    • voce vai sim precisar ´´fazer´´ o motor dele… nao tem como fugir disso nao… mas vocee tem que, ,alem disso, ver o motivo de ter ocorrido essa falha… pq um carro 04/05 esta muito novo pra estar precisando de um servico de retifica. o bloco/cabecote do seu motor pode estar trincado. quer um conselho? nao leve em um bom mecanico… leve no lugar que voce mais puder confiar e peca uma avaliacao geral do bloco do motor, alem do servico no qual ira cessar a passagem de oleo para os cilindros. eu tenho um polo 97 e ele nao tem isso ainda… eh muito mais velho que o seu. o maximo q ele tem de problema eh um corrimento de oleo no bloco, porem nao eh nada com o que se preocupar porque ele passa todo o periodo da troca de oleo sem baixar o nivel.

  77. Um veiculo flex, em relação ao a gasolina tem velas mais quentes ou de grau termico mais frio? E o carro que usar somente alcool, também são mais quentes com numero menor?

  78. os cabos de vela do fiesta 2005 não saem nem a cacete. O que faço ? tks

  79. Boa noite a todos..
    eu tenho um GOLF GTI 2005 Tip Tronic o carro começou a falhar um pouco perder a pressão começou a ascender a sigla EPC quando eu ascelero ele corta a força e começa a andar bem devagar o que seria problema no modulo ou troca das velas obrigado pela informação

    • Paulo.
      Não vejo nenhuma ligação do sintoma que você descreve com as velas.
      A sigla EPC (Electronic Power Control – Acelerador Eletrônico) indica que a central eletrônica encontrou problemas no sistema de alimentação do seu Golf e por isso está cortando o comando do acelerador.
      É altamente recomendado que leve seu carro a uma oficina bem equipada, ou em um concessionário VW, o quanto antes para identificar o problema através do scanner.

    • Também tenho um golf… O meu começou a acender o EPC. O problema foi o sensor rotacional, troquei e acabei com o problema. O EPC não acende mais. Mas aconselho a passar o scanner, assim terá uma certeza maior. Pode ser a bomba de gasolina também.

  80. Boa noite,
    tenho uma parati 2005 flex 1.8,
    mesmo na gasolina ela não esta mantendo a rotação em 1000rpm… fica oscilando pra baixo…
    as vezes parece que o veiculo vai desligar… pode ser vela? ou isso é injeção mesmo?
    Obrigado

    • Não vejo ligação do sintoma que você descreveu com as velas. É mais coerente que haja falhas em algum componente da injeção eletrônica.
      Infelizmente, somente com experiência e com um scanner é possivel identificar exatamente onde está o problema.

  81. Olá, sou Paulo,
    Tenho um gol 1000 cht, e quando ligo a chave dele, o mesmo não injeta gasolina no filtro de combustível e nem vai ao carburador, a bomba de combustivel fica antes do filtro. Será que a bomba está com defeito e não puxa o combustível? Por favor, espero uma orientação.

    • Paulo.
      Se o seu Gol ainda é da primeira geração (o quadrado) isso é normal, pois seu motor CHT funciona com bomba de combustível mecânica, ou seja, o combustível só irá circular quando a partida do motor for acionada.

  82. Quando ando com o carro e desligo, quando vou ligar de novo (ainda com motor quente) ele dá um estalo. Queria saber se tem relação com a vela de ignição.

    Meu carro está com 31 mil km e nunca troquei as velas.

    Obrigado!!

    • Thiago
      Espero que entenda que é difícil dizer que há alguma relação do estalo com as velas.
      Mas é bem possível que, com esta quilometragem, as velas possam estar com algum desgaste excessivo, de fato.
      Peça para seu mecânico verificar. É um procedimento bem rápido.

  83. comprei uma marajo 88 e esta com 4 pulas macaco gostaria de saber para que é colocado isso?

  84. tenho uma parati 16v turbo quando esta fria ela falha
    quando esquenta melhora o que pode cer?

  85. tenho um uno eletronic 1995 , quando ligo sai uma fumaça cinza, depois que funciona ja para , e tambem esta ruim de pegar , depois que pega posso desligar que ele pega facil , mas se eu dar um tempinho fica ruim de novo , tem acelerar ate pegar , parece que seca a gasolina do carburador, por favor me ajude ….

  86. ola meu no me e mariana ,tenho um uno 98 que depois de passar por uma enchente co meçou a faalhar ,principalmente com o tanque de gasolina baixo,ja troquei cabo de igniçao ,o jogo de velas ,o filtro de combustivel,ja foi feita a limpeza dos bicos ,a mediçao da bomba de combustivel mas mesmo assim continua com esse problema e ja nao sei o que fazer ,por favor se alguem puder me ajudar agradeço…

    • Não sou mecanico mas ja testou o sensor de passo…. se ele não estiver bem… vai causar os sintomas que vc descreve.

    • olha so eu tenho um uno 99 e ele começou com esse mesmo defeito tentei de tudo assim como vc ai levei ele em um mecanico que disse que o defeito era de um tal de cabo da sonda que estava zinabrado ele mecheu e o carro melhorou tenta isso quem sabe nao e esse o defeito

  87. Olá! meu nome é Marcus. Tenho um focus hatch 2002 e de um tempo para cá, venho tendo problemas quando o tanque chega a 1/4 para esvaziar totalmente o carro depois de um tempo andando começa a perder potencia até que se apaga. Ja troquei a boia , a bomba de gasolina, limpei o tanque e o suspiro e meu mecânico não sabe mais o que fazer. Muito menos eu. O engraçado é que quando o tanque está mais cheio o problema não acontece e todas a vezes que ocorreu foram em dias quentes. Após trocar a bomba deixei o tanque quase vazio e andei bastante para testar e nada aconteceu. Achei q tinha resolvido até hoje ter o problema novamente com o tanque medindo 1/4 aproximadamente.

  88. Esse ano comprei meu primeiro carro um Voyage 90 1.6 a gasolina fiz pesquisa no google sobre velas e encontrei voces, vou contar muito com suas ajudas. Obrigado

  89. meu ford ka 98 esta com o cambio duro so quando acabo de ligar o carro ,de pois de andar uns 10 minutos as macha entram normal, quando o carro esta desligado as machas entram normal e as vezes ele acelera sozinho e o pedal do freio endurese um pouco coisa de segundo e muito em veze enquando e logo consigo parar o carro se precisar o que poderia ser desde ja agradeço.

  90. oi! tenho um gol g3 2001, quando reduzo para passar no quebra molas ele morre, gostaria de saber o que pode ser. obrigada

  91. O carro que eu dirijo estava dando uns solavancos ao acelerar, principalmente em marchas lentas, e o desempenho estava inferior. Depois que troquei as velas o carro parece outro, está mais suave e constante a aceleração. Ficou melhor pra subir em ladeira também. O carro já tinha 90000 quilômetros rodados e as velas nunca haviam sido trocadas. Acho que se enquadrou no segundo caso, de desgaste natural, já que a distância entre os eletrodos estava maior do que numa vela nova. E ainda por cima tem GNV, que sobrecarrega ainda mais as velas.

  92. Tenho uma Palio weekend 1.3 16v fire 2002. Outro dia ela engasgou e começou a falhar como vocês estão dizendo que acontece com o carro de vocês.
    Fui no meu mecânico e troquei a bobina, velas e cabo de velas e o carro ficou perfeito.
    Qualquer duvida e se algum de vocês for de Curitiba, me avisem e eu passo o endereço do meu mecânico que é nota 10…..total confiança!

    Abraços

  93. ola´,tenho um polo 2008 1.6 8v , hj estava andando com uma velocidade um pouco alta logo depois reduzinho pra uma velocidade normal 90km/h liguei o ar entrando em um engarrafamento.senti o carro enfraquecer de mais,desliguei o ar e o carro com primeira marcha quase morrendo,passei a segunda e o motor fez uns barulhos ,toda vez que engato a segunda ele treme demais quase a ponto de morrer!!! o pior que fui testar alta velocidade ele não tá passando de 120 km/h ,porem já dei 180 km/h nele uma vez e estou preocupado,alguém pode dar uma luz??????piso no acelerador ele treme e demora a acelerar chegando a 120 km/h perdendo a força – torque…não passando disso

  94. olá ,tenho um polo 2007 1.6 8v 71000 km e senti meu carro ficar fraco demais,quando passava da primeira marcha pra segunda ela não tinha força pra empurrar o carro ,e outro problema foi quando engatei a 5ª marcha ele não saiu de 120km/h , poucos dias atras já tinha dado 180 km/h.
    Alguém pode me dá uma ideia do que pode ser ???

  95. tenho um tempra 97 esle esta com o motor fraco e esta soltando muita fumaça o que pode ser obrigado claudio felipe contagem minas gerais.

  96. tenho um palio ano 98 eu sinto ele pesado não rende e ta gastando muito o
    posso fazer

  97. boa noite.
    entao tenho uma parat g3 1.0 16v turbo 2001 e quando ela entra em alto giro da tipo uma engasgada oque poderia ser?

    • Jefferson.
      Infelizmente, fica um pouco difícil de lhe dizer qual o problema sabendo apenas que dá "tipo uma engasgada".
      De qualquer forma, é bom procurar uma boa e bem equipada oficina para identificar o que está causando isso.

  98. ola tenho um golf 2002 recem adquerido, fiz uma geral descarburei o motor ,cabos de velas velas,etc, ta fazendo media de 10.5 km/l na estrada com gasolina é pouco! oq pode estar acontecendo? foi passado no scaner e não acusa nada ,??

    • Para um Golf, não me parece estar muito gastador não.
      Existem inúmeros fatores – além da injeção e motor – que afetam o consumo:
      – Pneus muito largos e/ou mal calibrados (verifique no manual se está utilizando os pneus e a calibragem correta)
      – Combustível de má qualidade (experimente usar gasolina premium),
      – maneira de conduzir o veículo (na estrada, motor em baixas rotações gastam mais)
      entre muitos outros…

  99. tenho um fiesta gl 1.0 zetec rocam 2001 ele esta cortando a aceleração e acaba apagando ja olhei os fusiveis e reles esta tudo normal olhei se estava mandando sentelha pras velas e nao estava
    e quando manda e pouca sentelha , mais com esse pouca sentelha ele funciona normalmente o que sera???

  100. Tenho um gol 1.6 flex 2005. As velas são ainda as originais (o carro rodou 28.000 km). As velas que lá se encontram são NGK de 03 eletrodos. Posso substituir por uma vela bosch super plus com 01 eletrodo

  101. Bom dia, comprei um jogo de velas bosch super plus sp26 FL7HT+OR 3 eletrodos, que segundo o vendedor, é propria para o meu corsa 1.0 16v gasolina, esta correto?

  102. boa tarde!

    por favor alguem pode me dizer qual extensão posso usar para tirar as velas do meu palio!

  103. olá, eu tenho um gol g2 special 98/98, ele tá morrendo tanto quando está frio ou quando está quente, foi trocado quase tudo, bomba de combustivel, filtro de combustivel,, bobina e bateria, e o carro ainda ta morrendo quando em marcha lenta ou quando ele falha, ele demora a pegar e as vezes ele fica engasgando e para de novo e demora cerca de 30 a 60 min pra pegar de novo, o que pode ser ???

    • Aparentemente, ha alguma falha no sistema eletrônico da injeção. Com equipamento adequado, pode-se ter o diagnóstico.
      É importante que leve seu carro a uma boa oficina, para evitar ficar trocando peças no "achômetro" do mecânico.

  104. tenho uma audi ela esta demorando a pegar sera que pode ser as velas…

  105. BOA TARDE MEU NOME É FRANCISCO TENHO UM FIAT TIPO 1.6IE ANO 1995 QUE FREQUENTEMENTE DA PROBLEMAS EM UMA UNICA VELA APRESENTANDO FALHAS .UM AMIGO MEU VENDEDOR DE AUTOPEÇAS QUE PODE SER POR CORRENTE NESSA VELA .SERA QUE PODE SER?PRECISO DE AJUDA.

  106. boa tarde tenho uma carrinha hyundai trajet com 10 anos mas so tem 85000 km a 4 meses pus uma correia de distribuição e do alternador a dois dias avariou faz poço e nao pega nem anda e o mecanico diz ke da admissão nao é da correia tambem não ele nao sabe do ke possa ser das velas tambem nao …. alguem me ajuda

  107. pessoal me ajudem por favor , tenho um gol g3 2001 16 vl , ele se encontra com o seguinte problema , tento dar partida nele mas ele só faz o barulho da injeção , e se eu segurar a chave o barulho continua , mais na de girar o motor , e o motor ta novo , o que eu faço ?
    Obrigado

  108. Boa noite;Tenho uma PARATI 93,esta em bom estado,agora apareceu um barulho creio que no motor de arranque;como quando a chave não vota,mandei revisar o mesmo porem o barulho continua,será o eixo que esta gasto?aguardo retorno, grato cbtorres.

  109. boa noite tenho um mazda 626 16vl 2.0 ano95 troquei retentor de valvula junta do cabeçote e continua baixando oleo e saindo muita fumaça mas ele não esta fraco o que pode ser por favor me de uma luz obrigado

  110. ola boa noite?eu tenho um voyage 85 tem 6 meses que fis o motor
    desde então voltou a falhar 2 velas começaram a queimar a 1º e a 4º vela.
    quando o motor esta frio começa a falhar depois que esquenta fica bom não falha mais,
    se fica por 2 horas parado depois e uma reina pra pegar .que vem ser isso
    ja me informei com o mecanico que fez o motor só me estressei com ele.
    pra variar é meu cunhado.isso tem aver com as velas.se obtiver uma resposta muito obrigado.

    abraço

  111. Tenho um gol 1.6 g3 2004 flex ele ta derretendo a vela do 4 cilindro so quando eu viajo acima de 130 por hora ja troquei duas vela o que sera o defeito

    passou aparelho nao tem nada ja conferiu o ponto

    nao tem elicoi na vela….

  112. Bom dia. Tenho um gol 97/98 1.0 8v. Está com um problema com os seguintes sintomas:
    Está perdendo a potência nas marchas mais lentas.
    Quando se reduz o giro do motor e as vezes na troca de marchas ele está "pipocando".
    Terá isso relação com sistema de ignição ou injeção?
    Quem puder ajudar agradeço. =]

  113. bom dia , tudo bom? eu tenho um fiat premio ano 85 e o que acontece , as velas do meu carro estão queimadas, e fica falhando. e quando eu pego uma lixa e limpo as velas, ai o s pistoes parem de falar. mas o problema é o seguinte, tenho que fazer isso todo dia de manha. e outra coisa , tem diferença entre velas do carro a alcool e as do carro a gasolina, qual que eu devo usar em cada combustivel?

    • Hemilson
      Pelo que você descreveu, é necessário colocar velas novas. No caso do Fiat Prêmio, as velas para gasolina são diferentes das utilizadas com álcool (etanol).
      Informe-se com seu mecânico ou com uma loja de autopeças para verificar quais as velas indicadas para o seu veículo.

  114. ola gostaria de saber se posso usar velas 3 eletrodo no kadett 94 alcool.

  115. Bom Dia. Tenho Honda Civic Hybrid 06, tem 100.000Km, velas de origem NGK Laser Iridium estão sem qualquer desgaste com aparência nova, motor continua a trabalhar bem como sempre. Devo substituir as referidas velas por novas só porque no manual das revisões atribui um limite de quilometragem? Agradeço v/opinião.

  116. boa noite pessoal tenho um problema com meu carro Toyota Mark II Tourer V ano 1997 quando ponho o motor a funcionar depois de estar na temperatura normal comeca a falhar o motor alguem tem alguma ideia de pode ser ja troquei velas filtro de combustivel e bomba

  117. Bom dia amigo! Tenho um Chevette 1987, e já estou com ele a 10 anos!, uso a 8 anos e só agora mexi no motor!
    Nunca tive problemas com velas, parte elétrica, lataria.
    O pessoal sempre criticou o Chevette, mas ele saiu de linha mas ainda está presente em muitas cidades do brasil!
    Se a GM voltasse a fabricar ele, certamente as outras montadoras ficariam incomodadas com ele.
    É um carro barato , bom , mecânica simples e econômico.
    Já tive carros mais modernos, mas o meu Chevette, é mosca branca ( raro para se comprar) não vendo por dinheiro nenhum, quero sim comprar outro carro mais novo, pra fazer negócio ou coisa parecida.
    Um abraço a todos!

  118. Ola tenho um fusca 1.6 dupla carb. e hoje do nada o carro começou a falhar e perder potencia na subida de giro, funcionando como se tivesse com menos cilindros qaundo vc acelera forte, porem a lenta esta normal??? e só por colocar a mão no lado esquerdo os cilindros estão mais frios, não se se pode ter desregulado o carburador da direita e enxarcado a vela ou falta sincronização.
    Abraços flw.

  119. amigo eu tem um astra e quando ligo o ar condiciona a rotaçao do motor cai muito e ar desliga pode mim ajudar por favor

  120. Ismael Mayer Vieira | 18 de janeiro de 2013 at 23:00 | Responder

    troquei agora as velas e cabo de velas do meu fox 1.0 2009!o carro parece um 1.3,impressionante!troquei c/ 22.800 km's rodados!acho q passei um pco do prazo,mas não acho q algo possa ocorrer algo de grave no motor,pois era só isso q faltava fazer! vou ficar mais atento a estes detalhes! confesso ter ficado um pco preocupado,mas o mecânico me garantiu q estava tdo bem.sou o 1º dono deste veículo,e tbm ando pco!abraços

  121. Luiz/ maua. Tenho um ford mondeo 97 que esta apresentando esses sintomas, ate achei que seria um problema mauior. obrigado pelas dicas.

  122. bom dia. tenho um palio 1.0 1999 e comecou a molhar uma das velas. eu coloquei um castelo e o carro roda normal sem problema algum, mas quando eu pego a estrada e comeco a manter a velocidade a 100 ou 110 por hora ele cola o eletrodos da vela, ai comeca a fucionar só 3 cilindros. alguem sabe me dizer o que é? Obrigado

  123. MEU CARRO E UM GOL QUADRADINHO 1.8 ANO 88ESTAR RUIN SE PEGAR ,ESTAR MOLHANDO UMA VELA OQUE FAZER,GUANDO ACELERO ELE TREME TODO, O QUE FASSO.

  124. Boa Noite, notei que meu carro esta com a rotação alta até mesmo de 3 e o carro tb engasga bastante, acha que pode ser as velas?

    • Olá Michelly.
      Os sintomas que você descreve geralmente são causados por componentes diferentes. O fato de engasgar até poderia ser atribuído às velas.
      Mas isto pode variar bastante de um modelo para outro. Sem ao menos saber qual é o seu carro, fica difícil lhe dar qualquer informação.

  125. Gostaria de tirar uma duvida, possuo um voyage 1994 cl 1.6 com apenas 57.000 km rodados. Levei o carro na oficina pois o arramque estava com dificuldade de virar o motor as vezes. o mecanico falou que o problema não era o arranque, disse que o ponto estava ruim e mexeu no ponto e realmente nunca mais apresentou problema. fiz uma curta viajem e percebi que o motor está sem força, pois nao consigo passar de 110 Km/h. este carro é o meu xodó e troquei as velas praticamente antes da viajem e o mecanico disse que nao precisava trocar os cabos de vela. Troquei o oleo tambem mas nao troquei o filtro de ar. Queria saber qual poderia ser o problema do carro pois o carro é pouco rodado… gostaria de saber tambem que manutenção teria que fazer com um carro desse com essa kilometragem.

    • Rodrigo.
      Infelizmente não é possível listar em poucas linhas quais os possíveis problemas que causam este sintoma.
      Mas, se o seu mecânico diz que está tudo certo e o problema continua, eu recomendaria que consultasse outra oficina para tirar a dúvida.

  126. Olá, tenho um Gol G5, quando ligo o carro normalmente ao acelerar para mudar a marcha para segunda faz uns estralinhos vindo do motor, quando vou mudar a marcha para terceira faz os estralinhos novamente e o carro começa a falhar mas consegue manter, e a mesma coisa quando vou mudar para a quarta marcha tambem falha, você acha que tem algo a ver com a vela ou alguma outra coisa?

  127. Amigo,a ponta da vela fica com um tipo po preto e chega a alcançar umas tres voltas d,a rosca.e as vezes o motor perde um pouco a potencia…acredito ser gazolina ruim…tenho q troca la ?

  128. Ola, tenho um novo uno vivace 1.0 esses dias fui para a faculdade normalmente e na hora d ir embora ao ligar o carro ele ligou todo embrulhado e sem força…nfalhando e fazendo um barulho estranho no escapamento… tipo um fusca… kkkk… pensei q fosse velas…. ou os cabos mas tmbm imaginei q poderia ser a injeção…. da uns barulhos tipo de motor batendo seco… o q pode ser? Valew

  129. Ola! tenho um fiesta 2010 sedan, ele esta engasgando em pouca velocidade, levei no mecanico e troquei filtro de combustivel, regulador de pressao,sonda lambda,refil da bomba,limpei o bico e o problema continua. pode ser as velas???
    obs.: o scaner não acusa problema algum.

    desde ja agradeço.

  130. oLÁ parceiro ! tenho um vectra 2001 mega conservado, e o que eu acho interessante é que a queima está perfeita, e tudo bem, mas… de vez enquando eu desplugo os cabos de vela e passo bombril nas cabeçinhas que ficam na ponta da vela e reaperto com alicate para melhorar o contato…

    quando faço isso, o carro começa dar pequenos cortes, depois que passo como exemplo, um quebra mola; que retomo a velocidade e passo a segunda marcha…!!! isso não é curioso ???????

    • Olá Kley.
      Pra ser sincero, não é tão curioso assim. É de se esperar que haja mal funcionamento do sistema de ignição com este procedimento.
      Um bom mecânico nunca recomendaria passar bombril nas velas, muito menos modificar a distância dos eletrodos. Isto pode até danificar seriamente o motor do seu Vectra. Experimente investir em um jogo de velas novas e originais. #ficadica

  131. Tenho um monza 87 ele começou a nao mandar conbustivel para o carburador e perde a lenta depois volta! Agora tenho que abastecer ele todo dia mesmo assim ele para de funcionar derrepente! Isso é problemas com velas? A bonba de conbustivel é nova!!

    • Olá ALex.
      É difícil lhe dizer qual o problema sem fazer um exame mais criterioso. Dificilmente atribuiria este sintoma às velas.
      Geralmente, este problema é causado por algum dos componentes di carburador ou, até mesmo, o filtro de combustível.

  132. meu carro esta com problema e tem muito disque disque a vela esta criando um carvao preto semelhante eletroudos fundida ou a desima foto o que pode ser ja troquei de vela duas veses linpei os bicos troquei cabos bubina mas nao resolveu oque esta acontesendo

  133. meu nome e marcelo durante esto argumentando oque ja falei sobre meu carro fieta 2008 1.6 flex asima ja disse agora tirrei o cabesot mais nao tem nada nao sei o que eu fasso mais segundo o mecanico falo que caio algo em sima do pistao tem marca no pitao devo tirar os aneis mais a camisa esta perfeita nao tem risco nem um oque da para ver a olho nu

  134. duvida , meu carro em alta estando em uma subida começou a dar umas cortadas , chegando em casa depois do motor frio tirei as velas para verificar , a do cilindro 4 estava levemente com manchas carvao as demais estavam cinzas , esse defeito pode ser essa que estava com mancha de carvao seco

  135. BOA TARDE!

    TENHO UM FOX 1.6 2012 QUE APRESENTOU UM PROBLEMA AOS 8.000KM APOS UM ABASTECIMENTO COM ALCOOL.APÓS RODAR UNS 60 KM EM ESTRADA, COMEÇOU A FALHAR E FOI PERDENDO RENDIMENTO E A LUZ DA INJEÇÃO FICOU ACESA. E COMO O DEFEITO COMEÇOU ACABOU. COMPLETEI A VIAJEM E FOI A CONCESSIONARIA QUE NÃO DETECTOU PROBLEMAS. HOJE ESTÁ COM 28.000 E AS VEZES ACENDE A LUZ DE INJEÇÃO, O CARRO FICA NORMAL E A LUZ APAGA SEM NENHUMA INTERFERENCIA.
    JÁ RASTREEI E DÁ CODIGO 134.

    ESTE FOX QUANDO ACELERO ANDANDO, NÃO PASSA DE 5.000 RPM, ISTO É NORMAL?

    SE POSSIVEL ME AJUDAREM DESDE JÁ FICO AGRADECIDO.

  136. gostei das informações, está bem detalhado

  137. boa tarde

    tenho um gol 1.0 16v ano 98 e que esta apagando frequentemente na rua quando o giro fica abaixo do numero 1 do giro de rotação (marcha lenta)para não desligar o carro tenho que andar com ele entre 1 a 2 no giro de rotação e quando apaga tenho que ficar esperando um minuto para ele pegar denovo e assim sucessivamente. o que pode ser?
    obrigado

    • Ismael,
      É bem difícil responder sua pergunta com precisão pois podem ser inúmeras causas.
      Aparentemente há problemas em um (ou mais) componentes da injeção eletrônica que podem estar, inclusive, ajudando a danificar outros componentes, como as velas, e causando este sintoma. Uma visita a uma oficina bem equipada deve indicar o problema e evitar danos ainda maiores.

  138. Muito obrigado por suas orientações. Com base nas imagens pude avaliar as condições da vela do meu carro e fazer a troca de tal forma que o mesmo ficou muito melhor, pois estava engasgando mesmo em alta. Obrigado mais uma vez e abraços.

  139. meu fox tava bebendo muito terei as velas e tava com a ponta preta e seca eu acho que tava queimando combustivel errado, puis velas novas sera que vai voltar ao normal vai beber menos?

  140. Meu carro acelera até 20km por hora depois fica acelerando e pra 30km marcha nao aumento e isso continua qdo passa 40km pra os 50km. Nao entendo porquê isso acontece, me ajude!

  141. Possuo um fox 2009… ao acelerar nas marchas lentas, o carro tem dado uns “sopapos” e também fica engasgando. O que pode está ocorrendo???

    • Olá Pablo. Podem ser vários problemas causando este sintoma. Um deles pode estar relacionado às velas, sim.
      Mas é recomendado que você peça para seu mecânico fazer uma verificação mais criteriosa para evitar de ficar trocando peças sem necessidade.

  142. Olá,gostei dessas dicas colocadas aqui,desde já agradeço.

  143. gerson antonio ronchi | 9 de outubro de 2014 at 10:17 | Responder

    Gostei das informaçõs. São extremamente úteis.

  144. Tenho uma belina ano 83/84 ela é a alcool 1.6 cht e tambem está instalado o gnv;está cortando corrente e está falhando e dando estouros no motor,saindo afumaça do estouro pelo escapamento;troquei velas,cabos de velas,rotor,bobina bosch,e ainda está falhando às vezes e estourando, alguém por favor me informe o que pode ser? Atenciosamente desde já o meu muito obrigado.

  145. Tenho um ford ka 2004 e de umas 2 semanas começou os problemas pra sair de 1 é osso e depois que o carro pega se andar muito derrepentee o carro apaga e quando liga de novo ele não sai . Quando pisa no acelerador mesmo desengatado o carro morre . Agora a duvida depois de umas 2 horas que acontece isso ocarro volta a pegar mas é certeza que vai apaga em breve . Isso sem contar que o carro ferve sem motivo aparente . Me disseram que era bomba de gasoina o mecanico disse que não é me disseram que poder ser as velas e os cabos gostaria de saber se nessas condiçoes pode ser velas mesmo

  146. genival -brodowski sp | 2 de novembro de 2014 at 19:46 | Responder

    muito proveitoso o que acabei de ver porem gostaria de saber mais para isso gostaria de imprimir essas sexplicaçoes. muitissimo obrigado.

  147. Tenho um palio 2002 1.3 16 v gasolina ele anda sempre em charcando uma das velha com óleo gostaria de saber oque fazer pois to a fim de trocar os cabo de velha o sensor de agua e óleo as velha e a bobina e óleo do motor para vem se para gostaria de uma opinião urgente pois quando limpo as velhas o carro volta andar normal

  148. Tenho um corsa sedan 2001 já troquei as velas os cabos mais logo de manhã ele liga normal mais fica falhando aí começo a acelerar ele volta normal, somente quando liga acontece isso o que seria ? E também a água do radiador está baixando troquei o radiador é novo, e uma coisa está tendo um vazamento por dentro do carro lá no fundo na parte do painel no rumo do som do carro também não sei o que é… abraço

    • Jhon
      Parece que seu Corsa tem mais de um problema. Esta perda do liquido de arrefecimento pode ser causada por problemas no motor (e não no radiador).
      Quanto ao motor falhando quando está frio, podem ser vários os motivos.
      É necessário uma avaliação mais criteriosa e com os equipamentos adequados para identificar corretamente o problema. Assim, você evita ficar trocando peças sem saber se estavam realmente com defeito.

  149. muito bom vou providenciar alguns
    obrigado

  150. Muito boa essas dicas gostei.

  151. Eu tenho uma (moto) Phoenix Gold. Quando eu paro em algum lugar e não fico acelerando, a moto desliga. O que pode ser?

  152. tenho um passat 86 a alcool ap acelera bem mai quando vc acelera novamente ele engasga e se acelera muito ai quando volta a rotacao ele apaga e em movimento ele engasgando o q pod estar acontecendo

  153. claudinei de jesus santos | 28 de dezembro de 2014 at 11:52 | Responder

    Obrigado pelas informacao aprendi muito.

  154. Prezados,
    Tenho um gol 97, 210.000km (motor AP). Ultimamente, ele tem apresentado o murchamento do motor e, na redução acaba até morrendo. O pior caso foi que, embora o motor permanecesse ligado,perdi totalmente a aceleração. Substitui as velas, e agora vou substituir o atuador da marcha lenta. PErcebi que ha um pouco de vazamento de óleo na camara de explosão do óleo. Como faço a substituição?

    • Sérgio.
      Se você não sabe como fazer a substituição, recomendo fortemente que leve seu carro a uma oficina que possua as ferramentas adequadas para o serviço.
      Além disso, com o equipamento certo, poderão verificar se as peças que você está trocando estão realmente com defeito.
      Assim, você evita gastar dinheiro trocando peças sem necessidade.

  155. Tenho um celta 2001 que começou a dar problemas, engasgar e soltar um enorme cheiro pelo escapamento e sem força nenhuma para subir ladeira ou qualquer outro local, levei em uma oficina e troquei cabos e velas, a 2 vela apresentava uma pequena mancha de óleo, depois dessa troca o carro voltou ao normal. Porém 20 dias depois voltou a dar o mesmo problema, até sujar a vela novamente. O mecânico falou que pode ser a bobina de ingnição e também pode ser bico sujo.

    Procede essas informações ?

  156. Muito interessante o artigo ! As imagens ficaram ótimas para ilustrar cada estado ! Parabens

  157. BOM DIA ! TENHO UM FOX 1.6 2012, DO NADA ELE COMEÇOU A PERDER POTENCIA NA BR ATE IR PARANDO, ATÉ CONSEGUIR LEVAR ELE DE MACHA 1 E 2 MAS MUITO DEVAGAR, OS MORROS ELE NÃO CONSEGUIR SUBIR,
    PODE TÁ RELACIONADA A VELA? CABO ? BOBINA?

  158. Tenho um Focus 2003, ele está com mal funcionamento em alta rotação ele rateia, engasga quando acelera para desenvolver e já foi trocado cabos de velas, filtro de gasolina, kit velas, já fiz o escaneamento e não apresentou falhas, mas continua com o mesmo problema o que pode ser?????

  159. Michael Angelo Santos Peixoto | 17 de fevereiro de 2015 at 14:26 | Responder

    tenho um corsa 2004 1.0 vhc esta ocorrendo falhas na alta rotaçao na altura dos 70 80km/h mais o detalhe e que folgando o acelerado a rotaçao volta a mormal . acima dos 100km/h nada acontece. no manter a velocidade 70,80 km/h ele falha.

  160. Boa noite! Tenho um Ford Ka 2003.
    Fui viajar com ele, no final de ano, e acabei passando por uma rua alagada. Entrou água para dentro do motor, o mecânico da cidade engatou a quinta marcha e começou a balançar o carro pra frente e pra trás até funcionar. Ele mandou trocar o óleo e o filtro imediatamente. Fiz a troca e quando voltei pra minha cidade notei que o motor começou a fazer um barulho, como de válvulas batendo, e falhar. Levei novamente no mecânico e ele fez a retifica do cabeçote, trocou os tuchos e o tensor da correria. Mas o carro ainda fica falhando e está com pouca força em subidas. Uma das velas fica molhada de óleo. O q devo fazer?

    • Agnaldo.
      Quando entra água no motor pela admissão, acontece o que chamamos de “Calço Hidráulico”.
      Na grande maioria dos casos, ocorrem danos tanto na parte superior (cabeçote) quanto na parte inferior (bloco) do motor.
      O fato da vela estar molhada de óleo indica que ainda podem haver problemas na vedação das válvulas ou nos anéis de pistão.
      Veja o item “Sujeira preta e oleosa (carbonização oleosa)” no texto deste artigo.

  161. Moito bom bem instrutivo mi ajudou muito no conhecimento , como funciona as velas agora posso tracas pessoalmente na minha casa obrigado

    • Claudenor
      Desde que você conheça os procedimentos técnicos, tenha as ferramentas adequadas (como chave de velas e torquímetro) e utilize as velas corretas para o modelo do seu carro, não vejo problemas em você mesmo fazer a troca.

  162. Moito bom bem instrutivo mi ajudou muito no conhecimento , como funciona as velas agora posso trocar pessoalmente na minha casa obrigado

  163. Substitui as minhas velas ontem que são a BOSH FR 78 de 4 polos , que me da um rendimento bastante bom e consumo mais baixo e qul nao foi a minha supresa a cor dos polos da velas estão vermalhas / laranja , o desgaste e normal depois de 10.000 Km feitos . A cor e que nunca tinha visto dessa maneira .
    Uso oleo 100% sintetico da SHELL e aditico na gasolina octane plus da LIQUI MOLY . Obrigado

  164. OLA BOM DIA TENHO UM FIAT UNO 91 ELES ESTA DEMORANDO PARA DAR PARTIDA O QUE PODE SER ME AJUDEM POR FAVOR

  165. Parabéns pelo site. Tenho um Logan 1.0 16V 2011 tirado 0 Km. Fiz todas as revisões em concessionária durante os três primeiros anos de garantia. Hj o veículo encontra-se com 26 mil km e com 4 anos de uso. Pela Km, pode-se se verificar que faço revisão anual ao invés de ser por km. No Plano de Manutenção da Renault, na revisão de 40.000 km ou 4 anos é necessário trocar as velas preventivamente, entre os outros itens de praxe. Pergunto: é mesmo preciso trocar as velas com 28 km, se estiverem em boas condições no exame visual, apesar do 4 anos de uso, seguindo a orientação do Plano do fabricante ou posso esperar os 40.000 km que devem acontecer daqui a quase 2 anos, e claro, realizando o exame visual todo ano?

    • Olá André.
      As montadoras precisam criar estas regras para que sirvam a todos os clientes e, principalmente, o modo de uso do veículo de cada um deles.
      É uma recomendação de troca preventiva. Seria interessante você avaliar se as possíveis consequências desta economia nas velas valem o risco de ter o motor danificado por não tê-las trocado, conforme a recomendação do fabricante.

  166. Raiff Silva Jovino | 9 de junho de 2015 at 10:46 | Responder

    Ola amigo, tenho um fiesta sedan 1.6 e ele esta consumindo muito combustivel, no alcool ele faaz 5.5 km com um litro.

  167. Prezado Eduardo. Parabéns pelo site. Tenho um Logan 1.0 2011 adquirido 0km com apenas 24.000 km rodados. Neste últimos 3 anos fiz as revisões na concessionaria Renault. Mas neste 4o ano, em função do veículo não estar mais na garantia, vou realizar a revisão em um mecânico de confiança. Pelo manual do fabricante, após 4 anos ou 40.000km (no meu caso pelo tempo) devo trocar óleo e filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar condicionado (habitáculo) e velas. Exceto o óleo e filtros que entendo serem perecíveis tb com o tempo, se a verificação das velas resultar que estão em bom estado, é realmente necessário trocá-las?

  168. ola eu tenho um ford mondeo 97 2.0 16v zetec estou con um problema.. o carro falha quando pego quebramole o entro um rua de pedra.. ja troquei a bomba da gasolina.. o filtro da gasolina limpei o tanquei …que pode ser??

  169. Miguel. Poderia descrever melhor a tal falha?

Leave a comment

Your email address will not be published.

*