A própria definição* de “pedágio” no Dicionário Michaelis, já estaria equivocada, não fosse os argumentos governamentais para repassar o custo de manutenção de estradas aos cidadãos embasados em autoritárias medidas provisórias.
Mesmo que talvez seja este o maior motivo de discussões sobre o assunto, não é sobre a legalidade dos pedágios concedidos que quero falar. Afinal, para que serviria os aproximados 56% de impostos sobre a gasolina e o IPVA? Se fossem para as estradas, não precisaria pedágio. O fato é que o interesse privado, digo, a iniciativa privada, acaba justificando essa cobrança pelo exemplar descaso com o cidadão quando se fala em serviços à população, historicamente praticado pelos nossos governos. Um amigo blogueiro de SP, me falou recentemente: “A estrada é excelente. Por isso pago o pedágio sem reclamar. Acho justo.” – vitória da “autarquia”. Não bastando termos que pagar duas vezes pelo mesmo serviço (e isso vale para quase tudo – saúde, segurança, estradas, educação, etc.), ainda temos que entrar na fila pra passar pelo posto de pedágio. Ou pague antes! Isso mesmo. A maioria das concessionárias de rodovias já operam há algum tempo com sistemas de cobrança pré-paga, como o sistema americano E-Z Pass.
Resumindo, é um sistema eletrônico de coleta de pedágio que usa basicamente um transponder acoplado ao veículo que é ativado por uma antena instalada na pista do pedágio. A antena lê a informação do seu saldo no transponder, faz o débito, e a passagem é liberada.
Para quem utiliza com freqüência rodovias pedagiadas é uma boa alternativa.
Em breve, as concessionárias deverão unificar os sistemas, e inclusive liberar o acesso pós-pago, mediante análise de crédito, o que seria uma boa pra profissionais viajantes, como representantes comerciais. *…taxa que se paga a uma autarquia, para se ter o direito à passagem por uma estrada…” Veja também:
Mesmo que talvez seja este o maior motivo de discussões sobre o assunto, não é sobre a legalidade dos pedágios concedidos que quero falar. Afinal, para que serviria os aproximados 56% de impostos sobre a gasolina e o IPVA? Se fossem para as estradas, não precisaria pedágio. O fato é que o interesse privado, digo, a iniciativa privada, acaba justificando essa cobrança pelo exemplar descaso com o cidadão quando se fala em serviços à população, historicamente praticado pelos nossos governos. Um amigo blogueiro de SP, me falou recentemente: “A estrada é excelente. Por isso pago o pedágio sem reclamar. Acho justo.” – vitória da “autarquia”. Não bastando termos que pagar duas vezes pelo mesmo serviço (e isso vale para quase tudo – saúde, segurança, estradas, educação, etc.), ainda temos que entrar na fila pra passar pelo posto de pedágio. Ou pague antes! Isso mesmo. A maioria das concessionárias de rodovias já operam há algum tempo com sistemas de cobrança pré-paga, como o sistema americano E-Z Pass.
Resumindo, é um sistema eletrônico de coleta de pedágio que usa basicamente um transponder acoplado ao veículo que é ativado por uma antena instalada na pista do pedágio. A antena lê a informação do seu saldo no transponder, faz o débito, e a passagem é liberada.
Para quem utiliza com freqüência rodovias pedagiadas é uma boa alternativa.
Em breve, as concessionárias deverão unificar os sistemas, e inclusive liberar o acesso pós-pago, mediante análise de crédito, o que seria uma boa pra profissionais viajantes, como representantes comerciais. *…taxa que se paga a uma autarquia, para se ter o direito à passagem por uma estrada…” Veja também:
– SEGURO OBRIGATÓRIO DPVAT
– ANTIFURTO OBRIGATÓRIO
– CUIDADO COM O TUNING
ahh a Madame Bela realmente se jogou na campanha, e si depender eh ela mesmo que vai sair, pois eu sei [quase certeza] que as outras blogueiras não saiam. elas não tem a coragem que dizem ter.mais ai, o certo é Topa, pois no anti-sociais eu toco sozinho ;Dmais eu aceito sim, seu banner jah esta lah!