Que os chineses estão pouco a pouco levando seus modelos para serem comercializados em todo o mundo nós já sabemos. A dúvida que fica é: será que os veículos fabricados por lá são seguros?
A ADAC, instituto alemão que usa as normas de crash-test da Euro NCAP, disse que não em 2007, pelos menos para o Brilliance BS6, que foi testado pelo instituto e recebeu apenas uma estrela, que significa a pontuação mínima para o teste.
O Brilliance BS6, um sedã de luxo produzido pela Jinbei Automotive Company, se desfez no impacto a uma velocidade de 64 km/h. Os pedais avançaram 32 cm em direção ao motorista e as portas só puderam ser abertas com o uso de ferramentas. Para entender melhor o que ocorreu com este carro, assista ao vídeo abaixo atentando para os impactos que o boneco sofre.
O sedan de luxo, fabricado na China, se desfez em teste realizado na Alemanha, em 2007.
Fonte: Carro Online – Terra
UPDATE (19/03/2011): Quase quatro anos depois deste teste desastroso, a Jinbei anuncia que iniciará as vendas dos modelos Brilliance no Brasil, onde Chery, JAC Motors e outras 5 marcas chinesas já colocaram mais de 17 mil carros nas ruas. Depois de testar ESTE CARRO, eu realmente fico preocupado com o quesito segurança.
Queria ver esse teste sendo mostrado a cada venda de veículo. Acho q deveria ser obrigatório, afinal variam mto d um modelo p/o outro. Mas esse aí hein? Credooooooo…