O FIM DO SILENCIADOR

ponteirasMais uma mudança radical no sistema de funcionamento dos carros está para chegar. Há muito tempo a engenharia elétrica vem aumentando sua participação nos projetos automotivos. A participação da eletrônica embarcada, agora chega em componentes que dificilmente nossa imaginação cogitaria: o escapamento.

Os silenciadores funcionam provocando o choque das ondas sonoras produzidas pela pressão dos gases que saem do motor, através de tubos perfurados e câmaras ressonadoras.

Assim como a suspensão apresenta conforto e estabilidade inversamente proporcionais, o grande problema dos escapamentos é a CONTRA-PRESSÃO. Quanto mais complexo for este sistema de tubos e câmaras dentro dos silenciadores, mais eficiente é a redução do ruído. Ao mesmo tempo maior será a contra-pressão que diminuirá a potência do motor. Por isso, os carros de corrida fazem tanto barulho: para não ter contra-pressão no motor. Logo, não possuem silenciadores. Mas qual é novidade?

visão interna de um silenciador convencional

visão interna de um silenciador convencional

Mais uma vez, uma solução simples: microfones e alto-falantes. Isso mesmo.
O alto-falante estará posicionado em um tubo, que envolve o cano de descarga para que o ruído do escapamento saia na mesma direção do som do alto-falante. Um computador fará o monotoramento de um microfone posicionado antes do alto-falante e um outro posicionado depois do alto-falante. Sabendo um pouco sobre o comprimento e formato dos tubos, o computador pode gerar um sinal para ativar o alto-falante e isso pode, praticamente, anular o ruído vindo do motor. O segundo microfone, permite que o computador avalie seu desempenho, para assim poder fazer os ajustes necessários. Este sistema já está em franco desenvolvimento, principalmente na indústria de geradores onde já é conhecido como Silenciador de Cancelamento de Ruído Ativo.

Mais uma novidade que promete reduzir o custo de fabricação dos automóveis. Infelizmente, teremos que esperar por ela também…

Faça o primeiro comentário no artigo "O FIM DO SILENCIADOR"

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.