Volvo XC60 T5 Comfort 2012 – Avaliação

Não encontrei um termo que pudesse ser usado para descrever, em uma só palavra, tudo o que este belíssimo Volvo XC60, um potente e seguro Crossover sueco oferece ao seu dono. Então, inventei uma nova palavra, que serviu de hashtag no Twitter e no Facebook: o Volvo XC 60 é uma verdadeira #escandiNAVE.

Pelo preço de 134.900,00 (jul/2012), a versão T5 oferece Controle Anticapotamento (RSC), câmbio automático de 6 velocidades, Sistema City Safety – que minimiza e até evita colisões frontais, além de rodas aro 17″, sistema de som com 8 alto falantes, bluetooth, ar-condicionado com ajuste de temperatura independentes para o lado direito e esquerdo, partida automática sem chave, computador de bordo, tela de 5″, piloto automático e controles no volante.

Abastecendo o Volvo XC60

Hora de completar o tanque

Debutado no Brasil em 2011, o Volvo XC60 T5 é a versão de entrada do modelo.
Com motor 2.0 turbo de 240cv, à gasolina, o utilitário esportivo desenvolve até 210 km/h, segundo Auto Esporte, com um consumo médio de 10km/l.
Infelizmente, não pudemos testá-lo neste critério, mas tivemos a oportunidade de utilizar o XC60 em nosso dia-a-dia em São Paulo.
E vamos contar como foi.

Volvo XC60. Muitos detalhes que fazem toda a diferença

Apesar da grande potência do motor, nas poucas ocasiões em que pudemos dar uma “acelerada” no XC60, percebemos que o motor ganha ainda mais torque se for usada a troca manual das marchas. Mas isto não significa que o carro fica “fraco” no automático, afinal são 240 cv.

Um outro detalhe que chamou muito a atenção, são os ajustes para o motorista. O banco tem 5 regulagens (altura da frente, altura atrás, encosto, lombar e distância) e o volante se ajusta tanto na altura quanto na profundidade. Isto permite que qualquer pessoa consiga ter uma excelente posição para dirigir.

Normalmente se esperaria de um motor de 240cv um ronco potente, mas não. Estamos falando de um veículo requintado e luxuoso. A partida automática do motor do XC60, que liga com apenas um breve toque no botão é praticamente imperceptível devido ao excelente isolamento acústico do veículo – veja no vídeo. E isso melhora ainda mais a alta qualidade do sitema de som de alta performance, equipado com 8 alto-falantes.

CONFORTO E SEGURANÇA QUE SÓ UM VOLVO TEM

Desde sempre, a Volvo é conhecida por sua preocupação com a segurança dos passageiros. Todos os 5 lugares do XC60 são equipados com apoio de cabeça e, nos assentos traseiros, ainda tem regulagem de altura, além de cintos de segurança de três pontos retrátil em todas as posições. Também, como era de se esperar de um SUV, porta-objetos é o que não falta no XC60; e o banco traseiro tri-partido e rebatível amplia a capacidade de carga do já generoso porta-malas.

O City Safety é um sistema que minimiza e até evita colisões frontais, diferente do sensor de pedestres do Volvo S60. Sensores a laser instalados no parabrisas detectam a aproximação do veículo a frente. Se o sistema não perceber a redução de velocidade ele poderá acionar os freios automaticamente, sem intervenção do motorista.

O sistema City Safety presta atenção no trânsito mesmo quando você se distrai.

EXCLUSIVIDADE E STATUS

Utilizando esta #escandiNAVE em nosso dia-a-dia, não pudemos deixar de perceber o que, na verdade, nem esperávamos que acontecesse.

Andar em um carro desses, ou melhor, chegar em um Volvo, atrai não só os olhares de quem está por perto, mas o respeito. O nome Volvo e a insígnia inconfundível da marca sueca significam que você não está em um SUV qualquer, que você não é apenas um proprietário de um utilitário esportivo. O tratamento que recebemos nos mesmos lugares que frequentamos com nosso carro nacional “comum” – no estacionamento da faculdade ou na garagem do nosso prédio – foi totalmente diferente. É uma experiência, no mínimo, impressionantemente.

Comparando com outras opções de SUV do mercado, como Honda CR-V, Chevrolet Captiva, Hyundai Santa Fé, Kia Sorento, entre outros, pode-se encontrar preços mais atrativos, mas não são um Volvo. Nunca serão. Mesmo sabendo que o preço de outros modelos “concorrentes” seja menor, depois de fazer um test-drive você irá entender que todos os detalhes que o diferenciam dos demais, valem muito mais. Aliás, você pode agendar o seu test-drive no XC60 agora mesmo: acesse o site.

Mais algumas fotos:

Faça o primeiro comentário no artigo "Volvo XC60 T5 Comfort 2012 – Avaliação"

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*