Selo de consumo para veículos

BombaAbastecimentoA partir de 2 de abril de 2009 o INMETRO implementará em automóveis vendidos no Brasil a obrigatoriedade do uso de etiqueta que indica o consumo de combustível do veículo. Os veículos produzidos a partir desta data, assim como os importados, deverão ser submetidos a mais um tipo de teste de certificação pelo INMETRO.
Uma classificação de eficiência energética, semelhante aos já encontrados nos eletrodomésticos novos, deverá acompanhar quase todos os modelos “zero quilômetro” do país.

O programa que será regido pela norma NBR 7024 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estipula que 50% da frota de cada montadora deverá ser etiquetada. Os fabricantes afiliados à ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e ABEIVA (Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos) terão de submeter todos os veículos à testes de consumo, que serão realizados em laboratório simulando condições reais de uso. Ainda,conforme a nova norma, os veículos serão divididos em categorias para a avaliação:

Quatro categorias, conforme o porte do carro:

  1. Subcompacto
  2. Compacto
  3. Médio
  4. Grande

E mais quatro categorias, conforme o uso do veículo:

  1. Esportivo
  2. Fora-de-estrada
  3. Comercial Leve
  4. Comercial derivado de carro de passeio

A etiqueta deve ser semelhante às que já são utilizadas no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) realizado pelo CONPET em outros pordutos e, entre outras informações, indicará a classificação do veículo conforme a sua eficiência energética: A – mais econômico, até E – mais beberrão.

etiquetaconsumo

Atualmente, a etiqueta do PBE contém, além da classificação do produto quanto à eficiência energética, outras informações como marca e modelo, valor do consumo de energia (eletricidade ou gás) ou do rendimento energético (%), e algumas especificações técnicas. Agora chegou a vez dos carros, uns dos maiores vilões poluidores do planeta.

roboedEsta etiqueta, além de influenciar positivamente o consumidor na hora de escolher o modelo que irá comprar, também poderá ajudar o motorista a saber se o carro está consumindo muito. Acreditamos que a iniciativa demorou a sair, pois todos tem a ganhar com a normatização deste setor: montadoras, consumidores e, principalmente, o planeta. Quer saber mais sobre conservação de energia e sobre o CONPET? Pergunte pro Robô ED

2 Comments on "Selo de consumo para veículos"

  1. Tambem achei bem interessante essa iniciativa, poderemos ter uma maior clareza nesse quesito de consumo, que hj é quase indispensável na hora de comprar um carro..

    E parabéns pelo novo layout, fazia um tempinho q eu não passava aqui, to precisando mudar a cara lá do meu tb.. hehe

    Abraço!

  2. Fiz um post sobre isso tbm há uns dias atrás, acho a atitude ótima.

    É uma resposta a realidade em que estamos vivendo, os consumidores precisam economizar dinheiro, se preocupam com o meio-ambiente e ter um selo do INMETRO falando quais carros são mais econômicos traz uma informação com credibildade!

    Abs,

    Mariana

    Blog Dirigindo Seguro

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Eduardo Hoffmann

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*