Motor de Arranque: identificando problemas

Para que o motor do seu carro comece a funcionar, é necessária muita força para vencer a compressão dos cilindros. O motor de partida dos carros serve, basicamente, para impulsionar o  motor quando esta ainda está parado. Como esta peça funciona apenas por alguns segundos durante a partida e, depois, não é mais utilizado, pode-se dizer que é um componente de baixíssima manutenção e alta durabilidade, principalmente em carros novos. Porém, também podem apresentar defeitos que, em geral, estão ligados à má utilização.

Entre as situações mais comuns que geram danos ao motor de arranque, estão as seguintes:

  1. Insistência em manter o motor de partida funcionando quando o motor não pega.
  2. Acionamento do motor de arranque quando o motor já está funcionando.

Quando é necessário que o motor de partida mantenha-se acionado por mais de 10 segundos, significa que há algum problema dificultando a ignição do motor principal do carro. Insistir com o motor de partida, pode causar superaquecimento e a consequente queima dos componentes internos, principalmente o induzido. Geralmente, estes problemas podem estar ligados ao combustível (ou a falta dele), bobinas de ignição ou velas de ignição.

É comum, também, que o motorista venha a acionar acidentalmente o motor de arranque quando o motor já está funcionando. Isto acaba forçando o motor de partida a girar em altíssimas rotações, podendo danificar componentes como rolamentos, ou pancadas fortes na sua carcaça, causando mal contato dos componentes.

Alguns sintomas podem ser identificados pelo motorista, antes de levar o carro ao mecânico para a reparação:

  1. Se você ouvir muitos estalos rápidos durante a partida, indica que o impulsor (também conhecido como “Eixo-Bendix”) está desgastado.
  2. Se você ouvir um zunido forte, indica que o motor de partida esta girando solto, sem engatar no volante do motor. Possivelmente, a chave magnética não está acionando o pinhão.
  3. Se ao acionar a chave e nenhum ruído acontecer, indica problemas na bateria ou nas escovas.

Estes são os sintomas mais comuns de defeitos envolvendo o motor de arranque. A remoção do motor de arranque deve ser feita pelo seu mecânico, pois não é tão simples assim. Em alguns modelos de carros, como o Fiat Tempra, é necessário remover a suspensão dianteira antes de retirar o motor de partida, que é fixado na parte externa do motor, onde ficará em contato com o volante do motor ao ser acionado.

Motor de Arranque - componentes - Motor S/A

Testando o motor de arranque.
Antes de condenar o motor de partida, o seu mecânico deverá verificar alguns pontos importantes como:

  1. Bateria: verificar a tensão, limpeza dos terminais, cabos e algum possível mal contato.
  2. Acionamento do Pinhão: ao acionar a chave magnética deverá ser escutado um estalo, indicando que o pinhão foi acionado corretamente.
  3. Fios: verificar se o isolamento dos fios (geralmente em verniz) não tem falhas, podendo causar algum curto-circuito.
  4. Relés e fusíveis da caixa de fusíveis.
  5. Escovas: o desgaste natural das escovas que acionam o induzido podem impedir que o motor de partida funcione.
  6. Pinhão: se os dentes do pinhão estiverem desgastados é possível que os dentes do volante também podem estar, causando um ruído característico. Conforme o estrago, ambos precisarão ser substituídos.

Caso tenha que substituir algum componente, verifique com seu mecânico a viabilidade de trocar todo o motor de arranque. Alguns fabricantes, como a Bosch, fornecem o motor de partida remanufaturado pela própria fábrica, com garantia. Como é um componente de baixa manutenção o benefício de trocá-lo integralmente pode valer pena, além de ser um procedimento mais rápido de executar, eliminado a possibilidade de falhas na troca de algum dos componentes internos.

Dúvidas? Deixe seu comentário abaixo.

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comentários no Facebook e 308 comentários antigo(s). Comente este artigo.

  1. Motor S/A disse:

    Saiba identificar quando há problemas com o Motor de Arranque do seu carro: http://bit.ly/aQotAk

    • Luciana disse:

      meu carro esta com o carvao do motor de arranque gasto sera que foi isso que ele nao da partida mas funciona no tranco?onde eu faço a substituiçao e fica caro pra isso Ford Ka 97

  2. Alexandre disse:

    Problemas, geralmente são precedidos de sinais, visuais ou sonoros. No meu caso, não dei atenção ao barulho irregular durante a partida de meu Gol. E o resultado foi que tive que desmontar (e montar) oito vezes o motor de arranque. Troquei induzido, bobina de campo, escovas, mas só dava curto. Até trocar a minuscula bucha de latão gasta, que esta no bloco do cambio. Hoje sei montar um motor de arranque de olhos vendados.

    • josé disse:

      alexandre tenho uma ja que oque aconteceu com vc esta acontecendo comigo tenho q trocar a bucha de latao que fica no bloco do cambio , tem que abrir o cambio inteiro para troca estas buchas ??????

  3. Guilherme Lopes disse:

    Realmente, as maiores causas de problema no motor de arranque é o mau uso, como insistência na hora da partida e deixar que o mesmo funcione junto com o motor após entrar em funcionamento.

  4. Renato Passos disse:

    Prezados Senhores:
    Efetuei 2 partidas acidentais com o motor de arranque ja funcionando, mas que desliguei imediatamente, tornei a ligar e este funciona normalmente, mas, a minha dúvida é se nao afetou nada internamente embora o motor continue a funcionar , digo; se pequenas avarias internas imperceptiveis possa ter causado ao motor e que eu so venha a saber ao longo do tempo de uso

    • Eduardo disse:

      Renato.
      Sua resposta está no texto do artigo: "É comum, também, que o motorista venha a acionar acidentalmente o motor de arranque quando o motor já está funcionando. Isto acaba forçando o motor de partida a girar em altíssimas rotações, podendo danificar componentes como rolamentos, ou pancadas fortes na sua carcaça, causando mal contato dos componentes. " Danos, apenas no motor de arranque, e não no motor do carro.

  5. Adeildo disse:

    Olá,tenho dúvida em relação ao motor de arranque,as vezes quando aciono a chave ele começa em seguida ele fica sem reação nenhuma tudo isso em fração de segundos,mas logo em seguida ele funciona normalmente. Gostaria de ter alguma informação em relação a este problema. Grato,atenciosamente.

    • Eduardo disse:

      Adeildo. São vários os problemas que podem estar causando este sintoma. Recomendo que leve seu carro a um bom eletricista para verificar o problema.
      Dependendo do modelo de veículo, substituir o motor de arranque inteiro pode ser uma alternativa mais econômica e eficiente.

  6. paulo fanti disse:

    gostari de saber porque meu gol nao e facio de pegar quando o motor esta quente. nao e bateria nao e bobina o que pode ser. sera que e o motor de arranque. a partida fica muito pesada quando esta quente.

    • Eduardo H. disse:

      Existem vários problemas que podem causar sintomas como os que vocês descreveram.
      Geralmente, esta dificuldade está relacionada com a regulagem do ponto de ignição do motor, que pode causar superaquecimento na(s) bobina(s), ou problemas de aterramento.
      Em modelos mais antigos, uma simples trinca na tampa de distribuidor também pode causar isto.
      Recomendo que procurem uma oficina bem equipada para uma análise e diagnóstico mais precisos sobre o quê está causando estas dificuldades da partida com motor quente.

  7. marcelo disse:

    Tenho um renault megane e meu motor de arranque funciona normal com o carro frio, porem depois de rodar cerca de 30 mins. Apos desligar eh necessario esperar o carro esfriar para o motor de arranque funcionar novamente. Ou seja, o motor de partida nao funciona com o carro quente. Ja levei em alguns eletricistas e cada um fala algo diferente: induzido, escova, rolamento, aterramento. Qual pode ser a real pane dele? Ja fiz o teste da bateria com uma bateria externa enquanto o motor estava quente e tbm nao girou.

  8. Eduardo H. disse:

    Marcelo e Hugo.
    Existem vários problemas que podem causar sintomas como os que vocês descreveram.
    Geralmente, esta dificuldade está relacionada com a regulagem do ponto de ignição do motor, que pode causar superaquecimento na(s) bobina(s), ou problemas de aterramento.
    Em modelos mais antigos, uma simples trinca na tampa de distribuidor também pode causar isto.
    Recomendo que procurem uma oficina bem equipada para uma análise e diagnóstico mais precisos sobre o quê está causando estas dificuldades da partida com motor quente.

  9. clayton disse:

    eu ligo chave do meu carro um voyage 85 e não da sinal

  10. paulo cesar disse:

    meu chevette 1.4 ano 78 esta com partida pesada quando quente.
    seria alguma coisa no motor de arranque?

  11. ANAMIR disse:

    PESSOAL PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELOS ARTIGOS AKI ENCONTRADOS, TENHO UMA S-10 CAB/DUPLA 2000/2001 A GASOLINA, O PROBLEMA NÃO É CONSTANTE ACONTECE DE 2 A 3 VEZES NA SEMANA, QUANDO DOU A PARTIDA SAI UM ESTOURO PELO ESCAPAMENTO, OQUE PODERIA SER?

    • Eduardo H. disse:

      Anamir
      Isto é realmente incomum em veículos com injeção eletrônica. Mas é possível de acontecer se você, ao dar a partida, pisa no acelerador.
      Experimente fazer o motor pegar sem tocar no pedal do acelerador. A injeção eletrônica deve cuidar do resto.
      Caso o problema persista, recomendo que procure uma oficina especializada em injeção eletrônica para uma verificação mais detalhada.

  12. celio disse:

    Tenho palio 1997 o mesmo quando está frio pega no estalo quando está quente não pega tenho que esperar um tempo para ele pegar o arranque parece está pesado meu nome é célio

    • paulo disse:

      meu amigo o seu motor de arranque esta
      indo. esta travando quando quente ,provavel
      rollamentos .conserte antes que ele trave
      definitivamete….

    • Thales disse:

      eU TB TENHO UM PALIO 97, JA PASSEI POR CADA SITUAÇÃO. ENFIM, TROQUEI A BATERIA E REFIZ O ATERRAMENTO , DAI O PROBLEMA PAROU, MAS DEPOIS DE UM TEMPO VOLTOU A ACONTECER, LEVEI AO ELETRICISTA, ELE TROCOU ALGUMAS PEÇAAS , FICOU BOM POR UM MES, MAS AGORA NAO LIGA QUANDO ESTA FRIO… ACABEI DE COMPRAR UM ARRANQUE NOVO, INSTALEI, LIGOU QUE É UMA BELEZA, PORÉM, HA MEIA HORA FUI TESTAR E VIRO A CHAVE, MAS NEM SINAL, JA N SEI O Q PODE SER…

      • Diego disse:

        Vc tem alarme? o meu esta com isso tb, um amigo me disse que o probelma dele que era identico era o cabo da bateria vou ver isso tb o meu esta assim quando fri funfa blz esquentou ae ele trava , notei que quando tiro o fuzivel geral e coloco de novo ele funciona, algo destrava , creio que seja tb o automatico

    • Paulo disse:

      fio q sai da chave partida, passa por alarmes e conectores que podem apresentar oxidação, mau contato, má instalação, principalmente de alarme, quando o instalador por descuido desencaixa acidentalmente algum conector, este fica mau encaixado, por aquecimento ou vibrações acusa funcionamento intermitente. Sofri com isso, mas fiz um cabo alternativo, ligando o automático do arranque direto na bateria com a igniçao ligada, toda vez que apresentava o sintoma eu ligava direto na bateria, e funcionava. descobri um conector com fio oxidade e mau encaixado. substitui o conector e fio, resolvido.

    • lanim disse:

      celio pede pro mecanico medir a comprencao do motor

    • deivid disse:

      falta de aterramento no motor de arranque, ou possivel resistencia no cabo positivo tbm….

  13. sergio disse:

    tenho um escort xr3 89 as vezes ele não liga ai eu dou umas batidinhas no motor de arranque
    e ele volta a funcionar sera que devo trocar o motor de arranque ou da pra fazer alguma manutenção OBRIGADO

    • Eduardo H. disse:

      Sérgio.
      São vários os problemas que podem estar causando este sintoma. Recomendo que leve seu carro a um bom eletricista para verificar o problema.
      Dependendo do modelo de veículo, substituir o motor de arranque inteiro pode ser uma alternativa mais econômica e eficiente.

  14. Ticiana disse:

    Tenho um Ka 1997 e há dois dias ele vem demorando mais para ligar. Ontem, ele simplesmente não ligou, e ao rodar a chave nem fez barulho. Chamei o rapaz da seguradora, que testou a bateria, testou alarme, verificou tudo e disse que podia ser o miolo da chave, e depos me recomndou que chamasse o guincho. Chemei o guincho e, na mecânica, disseram que é o motor de arranque e que o conserto custaria cerca de 500 reais. Queria saber se o diagnóstico consiste, se esse é o preço mesmo, e quais são as causas para isso ter acontecido. Obrigada.

    • Eduardo H. disse:

      Ticiana.
      Não há como saber se o diagnóstico está correto.
      Se você está em dúvida sobre a idoneidade do mecânico, recomendo que consulte outra oficina para uma segunda opinião.

    • MarcioF-RJ disse:

      acredito que pelo tempo que postou, ja tenha resolvido o seu problema, mas fica a dica pra outras pessoas que possam vir aqui ler, principalmente mulheres. Procurem sempre saber dos problemas antecipadamente com outras pessoas, perguntando a alguns conhecidos quanto pagaram, sobre sintomas e causas de problemas, principalmente se forem pessoas que cuidam bem do carro e correm atrás, porque se forem daquelas pessoas que colocam o carro no mecanico e sequer se preocupam, só querem ele consertado vc nunca vai saber o verdadeiro problema, ta arriscado ser ludibriada e com certeza pagará bem caro.

      eu inclusive, achei bem caro esse valor dado por essa oficina pra consertar o motor de arranque, pois recentemente eu fiz uma revisão geral no meu carro e fiz bastante coisas, paguei 270 reais, e ainda foi meio caro. procure saber tambem, quanto custa as peças que foi condenada, isso tambem dá pra ter uma boa ideia se está dentro do normal ou não.

  15. Edinho disse:

    Olá…
    Raramente quando giro a chave do meu carro, não dar sinal, nem um som, a luz que indica a bateria, não enfraquece.
    Fico tentando e nada…
    As veses peço que alguem dê uma descolada no carro em 2ª macha, daí giro a chave novamente e o mottor de arranque funciona…
    Os polos da bateria estão muito bem limpos…
    Acho que algo dentro do motor de arranque está temporariamente colado.
    Tentei achá-lo para dar uma pequena pancada nele, mas não o encontrei…
    Gol 97 Motor AP. 1.6 mi cl…
    SAberia me dizer onde se encontra o tal motor de partida?
    Grato…

    • Marcos Costa disse:

      o problema do seu carro deve ser escovas curtas no interior do motor de partida ou enroscada, ou uma má conexão elétrica interna, tende a piorar, voçe deve levar a um auto elétrico de sua confiança e pedir para que revise estes componentes.

  16. charlie disse:

    tenho um voyage 88 e ele de morava mto pra pega no frio pois é a alcool
    até q esses dias estava andando com o carro e derrepende parou fui tenta ligar na cha ve e naum kis mais pega o mecanico falo q foi o motor de arranque
    nesse caso compensa manda arruma ou fazer a troca por um novo sai mais vantajoso

    • Eduardo H. disse:

      Charlie
      Primeiro é preciso saber quanto custará o conserto, para poder comparar com o preço de um motor de arranque novo.
      O que parece estranho é que o motor de arranque não faz o motor do carro desligar… sugiro que você busque a opinião de outro mecânico.

    • samuel disse:

      pelo geito e motor de arranque charlie depois de faser o concerto do arranque ou troca <<<< pra ele fucionar rapido quando estiver frio e so puchar un fio do segundo terminal do automatico do motor de partida ate o terminal positivo da bubina de iguinicao fasendo esse remanejo seu carro vai ficar rapido na partida a frio!!!!! vlw

    • Marcos Costa disse:

      deve repara em um eletricista de confiança, sua partida possue (no automático ou solenoide) uma saida auxiliar que serve para fortalecer a faisca gerada pela bobina de ignição das velas visto que o carro a alcool necessita deste recurso, muitas vezes o automático de seu motor de partida não esta funcionado esta particularidade, portanto aconselho solicitar par seu eletricista que o susbtitua tambáem e que ele efetue o teste do auxliar de partiada em sua frente a fim de garantir uma boa centelha nas velas no momento da crítico dapartida

  17. Denis disse:

    Tenho um carro com 8 meses de uso, comprei ele novo (0km).Estou com problema ao ligar o carro, ele nao esta ligando quando dou na partida, mais todos os aparelos que tenho nele esta funcionando nornalmente, ate mesmo quando eu dou meia partida a luzes acendem nornalmente.Alguem sabe me dizer se e bateria, velas ou motor de arranque
    OBS: siena 10/11 tetra full

  18. enesio merencio disse:

    hoje levei o carro para o eletrecista co defeito no motor de arranque ,sendo carroa alcool a 1° ligada fica pesado depois de aquecido as vezes fuciona as vezes não a pegunta e se que consertando ficará bom

  19. Marcio Araujo disse:

    Estou com o mesmo problema que o Edinho, tenho um gol bola 96, 1.6, gas., e quando giro a chave ele da só um estalo. Já identifiquei o motor de arranque, mas não sei o que fazer, ou como dar umas batidinhas !!! Pelo que li, o bendix esta colado !!! Se puderem me ajudar, agradeço muito !!! Fiquem com Deus !!!

    • Pedro Lenn disse:

      amigo, se quando vc da partida faz tac, tac, tac, e nao aciona o motor de arranque, seu problema e automatico, agora se ele fizer tiiiiiiiii,e o bendix, desde que fique fazendo barulho constante. M as seu caso e quase certo que e automatico, custa de $30,00 a 45 e e facil de ser trocado. ok amigo. abraços!!!__

  20. renatoribeiro disse:

    tenho um tempra hj sai ao retornar fui dar partida e nao pegou mas nem os vidros ,eletricos decem oque sera que aconteceu,pode me ajudar ,que tipo de pane foi essa.

  21. adilson disse:

    tenho um santana 84 e quando dou a partida nele o motor de arranque gira junto com o motor, e fica girando direto, sendo preciso tirar o cabo da bateria para ser desligado. depois dou umas batida no motor de arranque e ele volta a funcionar, ja levei a um mecânico , resolveu por algum tempo , mas logo volta o defeito, o que devo fazer, qual seria o defeito?

    • Marcos Costa disse:

      provavelmente a gremalheira da caixa seca (devido a este defeito cronico) já deve estar com suas entradas danificadas propicinado um enrosco do pinhão (Bendix) intermitentemente, uma retifica com um chicote (esmerilhadeira rotativa manual) nas areas (entradas da gremalheira) poderá solucionar o problema ou a inversa da gremalheira.

  22. Ranilson disse:

    meu carro não pega de jeito nenhum pela manhã, isso veio acontecendo de 2 semanas pra cá. ele é um voyage, motor ap 1.6 no álcool e gnv, uso mais gnv.

    toco na chave, o motor de partida aciona normalmente, gira gira gira e não pega, o carro não funciona. tento de novo, e nada. tento de novo e nada, o carro não liga.

    a bateria acaba e ele não liga, tento no álcool e acontece a mesma coisa. não pega.

    ontem consegui colocar ele pra funcionar, mas com ajuda de outro carro na chupeta, e no álcool, aí depois que ele pega, funciona normal, desligo, ligo novamente e ele funciona normal.

    frio ele não pega de jeito nenhum, mas quente funciona normal
    to pensando se a bateria está sem força suficiente pra fazer o carro funcionar.
    ah, a temperatura aqui pela manhã é em torno dos 26°

    • Marcos Costa disse:

      experimentou ver se o problema do seu carro não esta diretamente ligado as velas de ignição, pois os motores movidos a GNV costumam consumir muito rápido os eletrodos das velas, em muitos caso seria bom substituir o tipo de vela por outra que atenderia melhor a este combustível..

  23. toninho disse:

    tenho um uno 93 a gasolina 1,0, quando ligo ele pela primeira vez no dia ele custa a pegar, é normal isso?

    • Eduardo H. disse:

      Toninho.
      Apesar de ser um problema comum em carros carburados, não deve ser visto como normal.
      Seria bom seu mecânico revisar alguns itens básicos como: filtro de combustível, velas e cabos, distribuidor e bateria.

  24. Daniel disse:

    Ola, eu tenho um tipo 95 2.016v e gostaria de saber onde fica localizado o motor de partida pq eu gostaria de desmontar para poder arruma-lo pois eu ja levei ele no mecanico e o mesmo fala que ele não mexe neste problema por que é defeito eletronico , então tem como me ajudarem obrigado

  25. otavio disse:

    ou eu tenho um fiat 147 e o motor travo comno destravo o motor d arranque

  26. Thiago d'Souza disse:

    Queria saber que Tempra é esse que precisa desmontar a suspensão, porque eu tenho um 16v (o mais mal falado) e tirei o arranque com uma simples chave L 13mm e apenas precisei soltar uma mangueira de água q vai no bloco… Cada uma que me aparece.

  27. Adão disse:

    Tenho um Corsa/06 1.8, na gasolina pega de primeira quando o motor está frio; com o motor quente, não pega. Tenho que esperar alguns minutos, pois o arranque parece estar pesado. Troquei a bateria, realizeu uma manutenção geral no motor de arranque, com a troca do induzido e também troquei o automático. O que pode ser? O serviço foi feito em uma ofina especializada.

    • Marcos Costa disse:

      peça para seu eletricista repetir a partida medindo os valor de tensão entre o polo negativo da bateria e a carcaça do motor de partida no momento da partida, não deve aparecer nenhum valor de tensão, caso apareça existe uma deficiencia na conexão elétrica (Polo negativo da bateria) em relação a: carroceria & estrutura do motor (região do cambio) isto reduz o fluxo de corrente elétrica necessário para um bom desempenho do motor de partida e provavelmente ocorre quando o motor está quente porque aumenta o mau contato com a dilatação mdos metais.

    • deivid disse:

      especializada?.. rs…. coloque um cabo terra direto do negativo da bateria para o parafuso do motor de arranque, o parafuso que prende o motor de arranque ao cambio.. um cabo de mais ou menos uns 4,5mm..

  28. gilmar disse:

    o meu carro quando frio pega na partida normal mais quando esta quente fica pessado
    por gostaria de saber o problema

    obrigado

    • Flávio disse:

      Olá Gilmar, estou postando aqui, mas simplesmente estou com o mesmo problema que o seu.
      Você já conseguiu alguma resposta ou solução para este problema?
      Abçs. Flávio.

    • fernando disse:

      resovel seu poblema

    • Marcos Costa disse:

      provavelmente a escova de carvão do mesmo já está no seu limite ou está enroscada, quando aquecido a dilatação elimina o precário contato elétrico que havia entre escovas e coletor……. ou pode ser as conexões elétricas dos cabos terras entre: Carroceria Motor e Bateria.. Boa sorte para saber se falta um contato elétrico basta colocar as 2 pontas do multimetro ligadas invertidas nos polos negativo da bateria e a outra (Positiva) na carcaça do motor de partida, e verificar se aparece alguma tensão no momento da partida, caso aparecer isto denota uma má conexão elétrica entre a perte negativa (carcaça do motor com o polo negativo da bateria.

      • Marcelo disse:

        Tenho um palio 97 e tive o mesmo problema,levei no eletricista e ele trocou as escovas e as buchas,o motor de arranque ficou ótimo!!No dia seguinte o mesmo problema e depois de duas tentativas ,nenhum som,liguei para ele e ele me falou que pode ter saído a solda que deu nas escovas,alegando que o ferro de solda dele não estava muito confiável.vou levar de novo e falo com vocês se ficar bom.

    • deivid disse:

      falta de aterramento no motor de partida.. messa com um multimetro em escala de resistencia entre o negativo da bateria e o motor de partida, com o motor quente.. não pode exceder a 0,5 ohms.. se ultrapassar coloque um fio de uns 4mm direto do negativo da bateria para o motor de arranque

  29. jone disse:

    Tenho um motor MWM D229, e quando da partida via chave, o motor de arranque por vezes só dava estalos, ou ocorria aquele famoso zunido, mas quando eu fazia aquela direta com a chave de fenda ele dava partida imediatamente. Bem, retirei o arranque e levei para um eletrotécnico e, o mesmo me informou que o problema era de que um dos campos do motor estava queimado. Pergunto: é possivel que um motor de arranque funcione somente com um dos campos ? e outra coisa, somente quando eu fazia ligação direta, Sou completamente leigo, mas achei a explicação sem lógica

    • Eduardo H. disse:

      Dependendo da posição que o eixo do motor parou, pode funcionar sim. Por isso nem sempre funcionava corretamente.

    • Marcos Costa disse:

      Negativo, o problema do seu carro é o seguinte, o cabo que tem a função de acionar o auxiliar de partida esta com algum mau contato em algum ponto entre a chave de partida e o solenoide do motor de partida e a tensão (voltagem) que chega para acionar o automático (Solenoide) e´insuficiente para acioná-lo efetivamente e ou ora o aciona muito pouco (gerando apenas um estálo) ou ora o aciona insuficiente para engrenar o pinhão na gremalheira da caixa seca gerando o zunido típico do bendix (pinhão) rodando desengrenado, quando vç o faz diretamente pela chave de fenda esta fornecerá um melhor contato elétrico o motor de partida engrenará devido a alta rotação do mesmo , portanto aconselho checar o valor de tensão que está chegando no solenoide o estado das conexões elétricas (inclusive o cabo de conexão terra (Malha) entre carroceria & motor & bateria. boa sorte…

  30. junior disse:

    tenho um omega, perdi moto de partida porq n perceb q logo apos eu ter ligado carro ele fico ligado dereto queimo induzido e outros componetes q vai na partida mandei ajeitar apartida quando eu montei em casa botei tudo nu lugar q dei o toc ele fuciono perfeita mente mais logo percebi q tinha ficado dereto novamente corri e deslig a bateria! q porra e isso nesse fida peste ja to ficando doido? ja olhei modulo de ingnição mais n e nele! parece q tem um fio dando corrente nele sem eu ver mais ligação esta toda perfeita ! tem rele na caixa de fusiveis porq se tiver ele ta ficando dereto quano eu toc na chave me ajude ai vei?

    • Eduardo H. disse:

      Junior.
      O problema pode estar no contato/comutador da ignição (junto à chave). Aparentemente não está voltando e isto mantém o motor de arranque acionado.

    • fernando disse:

      ao montar o motor de partida pode esta encostando fio que vem da igniçao ao positivo do mesmo

    • Marcos Costa disse:

      o problema do seu carro está no miolo de contato da chave de contato, quando vc dá partida ele está permanecendo acionado ou aciona indevidamente, quando em funcionamento e condução do carro sendo assim o motor de partida fica engrenado na gremalheira da caixa seca que está girando na rotação do motor, com seu motor de partida não tem uma boa excentricidade devido ser embuchado, ele começa a atritar o induzido (sua parte rotativa) no extator (parte fixa) a uma velocidade alta danificando-o completamente internamente.
      portanto vc tem que verificar melhor o circuito que alimenta o comando da partida( ou seja o miolo da chave de partida (parte elétrica) e demais componetes intermediários (reles de partidas caso existam.
      assinado Marcos Costa (ex Auto elétrico Costa) e boa sorte.

  31. Elizangela disse:

    Olá, eu tenho um celta FHC ano 2003 original na Gasolina, porém recentemente adaptei uma peça para torna-lo Flex. Antes do serviço, ele nunca apresentou problema algum na hora na partida tanto frio ainda quanto já quente. Porém, depois do Flex eu tenho que dar várias partidas podendo ocasionar muita gasolina no motor por ter ficado com a ingestão automática da mesma, então para que isso não ocorra tento evitar insistindo no motor de arranque logo na primeira partida, temo que isto venha danifica-lo, embora não cheguei a passar mais que 5 segundos, mesmo assim fico na dúvida. O mecanico do qual realizou a adaptação já trocou tudo o que poderia estar ocasionando tal dificuldade. O que devo fazer neste caso? Isso é normal acontecer? Não vou acabar danificando o motor de partida?Lembrando, já por duas vezes acabei acionando o motor de partida com o motor já funcionando.

  32. Marisa disse:

    Tou com um problema no meu carro, pois ele nunca pega na primeira… Tenho de girar a chave novamente e só pega na segunda… Tem algum problema?

    • Eduardo H. disse:

      Marisa.
      É bem possível que haja algum problema, sim. Mas é difícil lhe dar um diagnóstico sem, ao menos, saber um pouco mais sobre os sintomas, modo de uso e, principalmente qual é o carro…

  33. Rubens Victor disse:

    Olá pessoal, eu tenho um Escort 86 a Alcool, quando o tempo esfria, ele não pega mesmo acionando o injetor de gasolina, sai fumaça no motor de arranque com cheiro de queimado, o que pode ser?

    • Carlos disse:

      Verifique se o reservatório está com sujeira, que vai acumulando cada vez que coloca gasolina.,ele deve ser lavado para tirar as impuresas que vão acumulando e entopem o carburador. (tenho um 86 alcool também, além de impureza o arranque estava com mau contato)

  34. Rangel disse:

    Olá bom dia, tenho um fiat uno 1986 1.3, é o seguinte as vezes quando vou tentar liga-lo ao girar a chave o motor fica tipo deslizando e não funciona, acontece umas duas vezes até pegar, você saberia me informar oque pode ser? me falaram que pode ser o bendix.

    • Eduardo H. disse:

      Se você ouvir um zunido forte, indica que o motor de partida esta girando solto, sem engatar no volante do motor. Possivelmente, a chave magnética não está acionando o pinhão. Veja mais no texto deste artigo.

  35. Luis Cesar disse:

    Tenho um Megane 98, e o mesmo começou a falhar o motor de partida, só dava um tec até morrer a bateria, troquei a bateria e continuou igual troquei o comutador da chave não adiantou, o mesmo não tem mais sistema de segurança original na chave foi desligado.

  36. Ismael disse:

    Tenho um Palio Fire 1.0 8v 2001, e estou tendo sérios problemas com motor de arranque. Quando saio com o carro, faço mais de uma parada e simplesmente não dá partida. Levei em vários eletricistas e mecânicos, por um tempo funciona normalmente e em seguida, começa os sintomas, e pior, sempre na hora que estou na rua utilizando o veículo e ao sair, não dá partida, está me dando uma dor de cabeça sem tamanho. Gastei mais de R$ 700,00 e ninguém consegue resolver!!! Troquei bateria, cabos de vela, vela, cabo negativo, escovinha, automático, bendix e nada… Engraçado, com o passar do tempo, o carro dá partida normalmente… Estou tomando prejuízo e estou com vontade de jogar esta porcaria de carro no ferro-velho ou tocar fogo!!! Não aguento mais utilizar serviço de guincho e gastar dinheiro com eletricista e mecânico! Se trocar todo o conjunto do motor de partida por um novo, compensa?

    • fernando disse:

      se o carro estiver alarme pode esta ai o seu poblema peça para alguem que entenda e só mecha com esse segmento.

    • Fabiano disse:

      Estou com o mesmo problema, porém somente quando dou uma "batida" nele funciona. Vi uma resposta na internet que o problema pode ser a fiação do motor de arranque ao automatico de partida que passa numa caixa plastica..ainda não verifiquei essa hipótese.

    • Marcos Costa disse:

      alguns carros costumam ter um conector intermediaário no fio que serve ao automático de partida proximo a bateria (necessita seguir o cabo) muitas vezes esta conexão está deficienete e se agrava com o compartimento do motor aquecido. também pode estar relacionado com uma malha trançada de conexão da caixa seca do câmbio com a bateria ou carroceria, como também pode ser o induzido o motor de partida que está com uma de suas bobinas em curto e quando a escoava estaciona exatamente em cima desta ranhura o motor de partida simplesmente não funciona…
      este defeito exige uma boa pesquisa para sua solução e um bom feling do eletricista boa sorte em seu problema

    • João Luiz disse:

      Amigo, estou com problema parecido com o meu Palio Weekend, mas parece que este último eletricista que eu fui acertou: BOBINA DE CAMPO ( fica dentro do motor de arranque).

    • geovanni disse:

      amigo o meu tava assim era a bobina de ignição,,, presta atenção se quando isto acontece ele esta muito quente,,,,,se não puder trocar agora ,,,, pegue um pano molhado e esfrie ela que volta ao normal.

    • deivid disse:

      verifique o comutador de partida, quando o carro não da partida

    • Silvio Simões disse:

      Esmael, estou com o mesmo probema. já mandei verificar o motor de partida (motor de arranque) mandei fazer alternador, ezaminei todos os cabos tamto o que faz o aterramento quanto o do positivo. do motor de arranque, bateria segundo o Eletricista que está vendo diz que há bateria esta normal, mas eu acho que não pois eu ecósto o carro da minha esposa do lado, ai faso uma tranfusão à famosa chupeta e só relar que pega, mas o rapas do auto eletrico diz que não é vou trocar de bateria pois à minha já é de 2009 falou espero que resolva porque estou cansado de ficar na rua sem partida.

    • Dimas disse:

      Parece que é mau dos palio. Tenho um 97 1.5 e tenho esse mesmo problema, escuto o motor de partida girar “solto” mas o mesmo não dá partida por que o automático não empurra a “cabeça” do motor de partida para a cremalheira. Depois de duas ou três tentativas ele vai. Mas já teve dia de não pegar nem a pau. Troquei o automático, ficou bom uns dias e depois voltou tudo de novo. Estava pensando em trocar o motor de partida completo, mas pelo que vi aqui, teve gente que trocou tudo e não resolveu. Como se resolve isso???

      • Dimas
        Algumas marcas de auto peças, como a Delphi e Bosch, oferecem motor de partida completo a base de troca, ou seja, um motor de partida recondicionado pelo próprio fabricante original. Geralmente, é a solução de melhor custo-benefício, pois é mais barato que um novo, diminui o custo de mão de obra do mecânico e o conjunto todo tem garantia de fábrica.
        Quanto ao problema que alguns comentaram aqui, já ouvi falar de casos em que o motor de partida novo ficou mal posicionado na montagem. Por consequencia, o “engate” na cremalheira falhava. Outro caso, era que os dentes da cremalheira estavam desgastados ou quebrados em algum ponto fazendo o eixo bendix escapar.
        Estes problemas geralmente acontecem quando o pessoal tenta fazer a troca pro conta própria, sem limpar o local, sem fixar os parafusos com o torque certo, etc.

        • Dimas disse:

          Eduardo Hoffmann
          Consegui resolver meu problema. É meio estranho de explicar, mas vou tentar. Já tinha levado esse problema para o eletricista e foram feita várias tentativa, desde a manutenção a troca do automático, e o problema persistia. Quando foi agora nesse fim de semana eu tive uma ideia. Pedi para o eletricista me mostrar como eu daria a partida do carro sem ser pala chave. Então ele me mostrou e pegou um fio grosso, colocou na bateria e foi direto ao motor de partida. Fiquei fazendo esse teste sempre que ia ligar o carro e todas as vezes funcionava sem problema. Então pedi para ele fazer essa ligação para que eu ficasse ligando pela chave e não mais com o fio.
          Como ele fez essa ligação não sei ao certo, mas sei que ele usou um relê auxiliar e fez a ligação. Então até hoje está funcionando tudo certinho. Ainda bem que não troquei o motor de partida.

    • Fabio Silva disse:

      Olá Ismael ,eu tinha esse mesmo problema e após trocar varias peças ,foi constatado que o sensor de rotação estava danificado.

  37. Gustavo Sales disse:

    Depois de um serviço feito em uma auto elétrica, na troca do motor de partida, houve um incêndio. Quais as possíveis causas deste incêndio?

  38. iacy disse:

    acabei de lavar o carro ,quando fui ligar para colocar na garage ele nao pegou, nao acendeu nada ,chamei o socorro e ele me disse que e o motor de arranque. fez o teste na bateria e esta otima. sera que ele vai pegar amanha . isso e caro meu carro e um siena 2005 tenho desde zero.

  39. fernando disse:

    tem gás natural

  40. lindomar disse:

    giro a chave eo motor de partida gira e nao para tenho que desconectar a bateria

  41. caio disse:

    tenho uma fiat 147 ano 1979 ela pegava direitinho depois q eu coloquei o som nela ela nunca mas pegou direito ai eu tirei o som mas mesmo assim ela nao pegou direito eu viro a chave ele da a partida mas nao liga , quando eu penso qui ele vai pegar nao pega ele ameaça a pergar mas nao pega queria saber qo pode ser isso brigadao….

  42. jefferson disse:

    Olá boa noite, tenho uma parati 2000 g3 16v, e sem querer dei partida com o carro engatado, ate quebrei o portão, kkk, mais graças a Deus não quebrou nada, porem dei partida novamente coloquei na garagem, e algum tempo depois fui sair e o carro não deu partida, as luzes do painel acende, a bateria esta ok, a bomba de gasolina esta acionando, tem combustível, mais o motor de partida não esta dando nenhum sinal, o que pode ser? Ou da pra consertar facil, tenho alguma pratica.

    • Eduardo H. disse:

      Jefferson.
      Não vejo ligação com o fato de você ter dado partida com marcha engatada.
      Mas tudo indica ser, de fato, problema com o motor de partida. Infelizmente, é impossível dizer qual é o defeito sem remover e verificar os componentes da peça e/ou as ligações elétricas.

    • deivid disse:

      de uma verificada no terminal 50 do motor de partida, um fio fino.. se durante a partida chega tenção de no minimo 10vdc.. com um multimetro na escala de vdc, coloque a ponta de prova preta no negativo da bateria, e a vermelha no terminal 50 do motor de partida.. se chegar tenção, cheque o terminal de fio grosso do mesmo.. para ver se não esta froxo…. caso esteja tudo ok, possivel problema no proprio motor de arranque

    • cicero disse:

      olá, aconteceu tbm comigo, eu tenho fiesta street 2001 e tbm dei a partida c o carro engatado qd fui dar a partida d novo as luzes do painel começou a piscar e começou a fazer
      uns ruidos estranhos

  43. Rosemeire magalhaes disse:

    tenho uma brasilia 78 que bati na partida e só pega no tranco,foi trocado toda fiação eletrica,dinamo e escova e esta sendo um misterio para os mecanico da onde eu moro , para diagnosticar o defeito

  44. Elvis disse:

    Tenho um del rey 86, quando dou partida nele, parece estar pesado, precisa sempre acelerar um pouco para ele pegar, se nao acelerar é dificil funcionar e não sei mais, qual é esse problema, limpei o carburador dele e nada, estou pensando em trocar as velas de ignição e os cabos de vela pra ver se melhora.

  45. Sergio disse:

    Ola ! Tenho um Renault Clio RL 1.6 1998. Acontece que quando o motor esta frio ele pega que é uma beleza, mas quando o motor está quente ele nao pega, parece que o arranque fica pesado. O motor de arranque ja foi desmontado varias vezes e o problema nao desaparece. Alguem tem alguma dica ? O que faço.?

  46. claudio disse:

    seguinte, tenho um citroen zx, troquei o motor de arranque, liguei o carro, que pegou no estalo, ai fui dar uma volta no carro e percebi que o pinhao do arranque nao voltou para o lugar e continuou girando com o volante, o que pode ter acontecido, sera defeito no motor de arranque?

  47. Renan Fernandes disse:

    e ai blz
    tenho um palio 97 meu palio tava com problema na bomba de combustivel, eu troquei a bomba e resolveu esse problema ,mais apareceu outro problema quando eu vou ligar o carro parece que o motor não tem força para girar e acaba não ligando pq a bateria vai se esgotanto
    QUAL A SOLUÇÃO?

  48. Thiago disse:

    Olá, o meu carro é um Passat ano 80 gasl., sai de casa normal com ele quando fui dar partida para voltar para casa ele nao pegou, depois de uns 10 minutos ele funcionou, o que pode ser?

    • daniel disse:

      cara o seu motor é da geração AP 1 … vc pode estar com problema na sua bobina.. q qdo quente não passa a fai sufiente… e o motor no pega mesmo… ou vc está com o arrangue pesado.. q não é só trocar pecinhas..(buchinhas) as vezes a a parte interior do motor de arranque q fica colada com a carcaça q alguns chamam de bobina tbém,, está desgastada demais… ela esquenta e o motor de arranque fica igual a um ventilador cansado,, lento e ferra a bateria e vc fica na mão…. rebobine-o… e ou troque-o… nestes locais de peças usadas boas,,,

    • carlos disse:

      provavelmente sao as escovas gastas, se vc empurar um pouco o carro geralmente ele pega mas vai precisar troca-las, velas, distribuidor …

    • ddm disse:

      pode ser o alternador que nao esta carregando ,a bateria depois de um tempo parada carrega um pouco, por isso depois dos 10 minutos pegou.

  49. edson soares disse:

    tenho um gol quadrado cht 90 1.6,coloquei ele na garagem e no outro dia ele não funcionou mais,eu giro a chave ele faz que vai ligar mais não liga não sei oque faço me ajude por favor?

  50. Marco disse:

    Olá, tenho um KA 97/98, troquei a bateria, mas mesmo assim ele não pega. Quando aciono a ingnição ele ascende tudo mas não liga o motor. O que será????? Obrigado

    • junior disse:

      mau contato olha os plg da bateria se ta tudo apertado olha o negativo da bateria que pega no chassi geralmente enferruja tira o parafuso e da uma raspada pode resolver valeu

  51. antonio rogerio disse:

    tenho um escorte zetec que quando esta frio o motor pega facil mais quando esta quente que eu desligo e ligo ele nao pega o arranque nao gira

    • Ernani JR disse:

      Boa Tarde Antonio.. Sou Eletricista de Autos Pesados/Leves em Arcos/MG. Esse defeito é proveniente da chave magnetica do motor de arranque( Solenoide/automatico de partida).. Para troca-la é necessário retirar o motor de partida, sendo assim, faça tbm uma revisão trocando as escovas, lubrificação do eixo do induzido e verifique se o induzido não está com paletas danificas(pois tbm pode ocorrer defeito parecido)..
      Ernani JR

    • eduardo disse:

      Troca a bobina, mais faz um teste quando estiver quente coloca uma sacola de gelo na bobina para esfriar se funcionar entao troca a bobina.

    • junior disse:

      poder entrada de ar falsa na admisao,por esta estar quente a admisao dilata e por isso ocorre a entra da de ar falsa geralmente ocasionada por junta o'rings estragados

  52. Jose Roberto Vargas disse:

    Ola, tenho um UNO 86 a álcool e gostaria de saber como posso resolver um problema que tem aparecido recentemente, é que notei que meu acelerador tem travado ultima mente e mesmo depois da troca do cabo do acelerador o problema persiste. O que fazer para resolver isso.

  53. Eduardo H. disse:

    Marco.
    Sem verificar diretamente no veículo, é difícil lhe dizer qual é o problema.
    Pode ser um simples cabo de bobina desconectado até problemas graves no motor.
    É necessário que seu mecânico faça um verificação criteriosa para identificar corretamente o problema.

  54. Ailton disse:

    Tenho um celta VHC 2007 e quando dou partida faz um barulho muito alto no motor de partida, é como se eu ligasse o carro e ficasse segurando a chave, depois que o carro liga o barulho pára, levei no mecânico ele desmontou, lubrificou, trocou o automático e o carro só ficou um dia sem fazer o barulho… Agora não sei mais oq fazer!, se tiver como me ajudar agradeço

  55. Mauro disse:

    Posso trocar o motor de arranque do chevette 1978 por outro de carros de modelos ou marcas diferentes?

  56. valdevan disse:

    Olá…
    Raramente quando giro a chave do meu carro, não dar sinal, nem um som, a luz que indica a bateria, não enfraquece.
    Fico tentando e nada…
    As veses peço que alguem dê uma descolada no carro em 2ª macha, daí giro a chave novamente e o mottor de arranque funciona…
    Os polos da bateria estão muito bem limpos…
    Acho que algo dentro do motor de arranque está temporariamente colado.
    Tentei achá-lo para dar uma pequena pancada nele, mas não o encontrei…
    Gol 98 Motor AP. 1.0 mi cl…

  57. Cleber Marins disse:

    RENAUT CLIO 1.0 RL/99

    A exatamente 1 ano este carro queimou a junta do cabeçote, na época o mêcanico refez toda aprte de cima colocando um cabeçote novo.
    Hoje ao ligar o carro percebi que o motor esta vibrando muito,perdeu a força,esta rateando,já revifiquei o oléo ( foi trocado a três meses ),aguá esta tudo ok.
    Fico no aguardo de algumas dicas .

  58. educardo disse:

    eu tenho um kadett efi 2.0 1996, de vez em quando vou dar a partida nele, e ele não pega nem faz nehum ruido, só acende as luzes do painel, mas se eu solto o freio de mão e dou um impulssão nele, ou seje coloco-o em movimento e tento dar a partida só virando a chave ele pega, pq assim ele pega e parado não, lembrando que na maioria das vezez ele pega, isso só acontece de vez em quando.

  59. flavio disse:

    o motor do meu carro travou..o q posso fazer para tentar destravar? meu carro e um gol cl 1.6 gl

  60. flavio disse:

    o motor do meu carro gol quadrado1.6 a gl travou . posso tentar dar um tranco para ver se destrava?

  61. irene disse:

    meu uno 2005 . ligo a chave mais so escuto uns estalos , a bateria liga mais ele não da partida no motor , o que posso fazer para arrumar esse problema .

    • Eduardo H. disse:

      Extraído do texto acima:
      "Alguns sintomas podem ser identificados pelo motorista, antes de levar o carro ao mecânico para a reparação:
      Se você ouvir muitos estalos rápidos durante a partida, indica que o impulsor (também conhecido como “Eixo-Bendix”) está desgastado."

    • junior disse:

      pode ser o automatico do motor de partida ela e responsavel por engatar a engrenagem para girar a cremalheira

  62. alexandre disse:

    tenho um golf 2.0 foi feito o motor completo so que ele esta demorando para pegar eu tenho que tentar duas ou até tres vezes o eletrecista disse que o motor de arranque esta pesado pode ser a escova é possivel trocar as escovas por favor vc pode me ajudar

  63. Édipo Borges disse:

    Olá, tenho um corsa wind 97, quando frio demora a pegar, sabe me dizer oque pode ser, já efetuei a troca das velas e dos cabos.

    Será que o problema pode ser a bateria ?

  64. Claudio disse:

    Tenho uma palio Wekeend 1998 1.6 16V de uma hora para outra ela comecou a quebrar o torpedo do motor de arranque, alguem já passou por isso? pode me ajudar?

  65. Sebastiao disse:

    Olá,tenho um v.w.gol ano 98/99 1.6mi,esta com defeito;qdo esta desligado a bateria é nova e mede 11,97v ao ligar o contato o motor de partida,a carga da bateria vai a zero volts da para ouvir o barulho do bendix ao acoplar o pinhão na cremalheira do volante e apaga tudo no painel,voltando a chave na posição inicial, a carga volta para ~11.97v pergunto : estou com defeito no motor de partida uma vez que a partida do motor depennde só da bateria e não do alternador como posso testar/??

  66. fernando disse:

    Ola tenho um escort88 depois de insistido muito na partida o motor começou a gira devagar ai eu carregueie a bateria e ele continua a gira sem força olheio o ponto de igniçao cabos bobina de igniçao alternador e bomba d`aqua pra ver se tihna arrasto e nada .olheio o motor de partida tava normal troquei buxas e escovas ,testei o induzido e bobina de campo mas pareçe estar normal alguem sabe padroes tecnico de resistencia da bobina de campo e induzido algo que resouva meu poblema ?

  67. RONALDO disse:

    EU TENHO UM CHEVETTE 1984,E EU TROQUEI O MOTOR DE ARRAQUE,AGORA QUANDO EU VIRO A CHAVE ELE PEGA QUANDO EU SOLTO ELE MORRE,SE EU VIRA A CHAVE E SEGURA LIGADO ELE PEGA MAS VAIS UM BARULHO FEIO NO MOTOR DE ARRANTEPORQUE EU ESTOU FORÇADO AI PEGA MAIS QUANDO EU ,SOLTO ELE MORRE,EU JA TROQUEI O COMUTADOR,É CONTINUA A MESMA COISA,SERÁ QUE EU ,MONTEI ERRADO,MAS QUANDO EU MONTEI ELE PEGOU NORMAL,EU SAI COMO O CARRO,ME AJUDA,O QUE PODE SER DESDE JA AGRADEÇO

  68. leadnro disse:

    tenho renoult clio 1.0 16v rl se deixo mais ou menos uma hora parado nao pega na primeira batida da chave so acende o painel e nao da sinal nehum depois de bater umas tres vezes ai ele pega normal o que pode ser ja passei escaner nao apresentou nada ja fiz uma checagem geral de eletrica e o mecanico nao encntrou nada nao sei o que fazer tenho medo de agravar alguma coisa e outra parece ate carro a alcou

  69. Sérgio Brazil disse:

    Olá pessoal, preciso de um help, tenho um escort zetec 97 e de uns dias pra cá quando aciono a chave para ligar o carro ouço um forte estalo, desligo a chave e ligo novamente e o carro pega normalmente… O que pode ser esse barulho???

  70. luiz disse:

    bom dia tenho um peugeout 206 ano 2002
    Há alguns dias ele apresentou dificuldades para dar partida
    mesmo assim após algumas insistencia ele funcionou fiz o meu trajeto normalmente
    no painel antes de chegar ao meu destino acendeu a luz de bateria oque me fez pensar em trocar a bateria assim que voltasse para cara.
    No caminho de volta pra casa quase chegando em casa o carro começou a piscar o painel a dar uns apagões, consegui guardar o carro na garagem .
    Só que agora o mais estranho conversei com a minha mãe na mesma noite e ela ficou de trazer uma bateria nova .
    Pois sim ela trouxe de manha a bateria trocamos a bateria dei partida no carro e ele funcionou de primeira
    só que quando saiu com o carro 3 minutos andando a luz do painel acende denovo e começa os apagões será que não era bateria ? pode ser o alternador ? algum mau contato ?
    Por favor me ajude não sei nem mais oque pensar.
    Obrigado.

    • Eduardo H. disse:

      Luiz.
      Podem ser inúmeros problemas. É importante que isto seja revisado por um bom eletricista para que você não fique trocando peças sem saber exatamente qual é o problema.

    • carlos eduardo disse:

      alternador que nao esta carregando a bateria.e so levar numa autoeletrica e fazer revisao do alternador.e voltara andar normalmente.mas tambem pode ser mau contato em algums dos componentes eletricos bobina de igniçao,velas,bateria .so levando nuima oficina para dar o diagnostico correto.

    • tiago disse:

      isso aconteceu com meu corsa, pode ter certeza que é alternador, fiz as mesmas coisas que vc e no final levei em um auto eletrico, em torno de 200,00 trocaram escovas e mais umas pecinhas, o caro mesmo é a mão de obra porque as peças mesmo foram baratas.

    • paulo disse:

      isso aconteseu com o meu gol e decha ele ligado ate a ventuinha ligar e tira a bateria espera 30 minutos e coloca denovo e da a partida vai reiniciar o conputador do carro

    • jorge josé macedo disse:

      é o altenador colega!!!

    • DANY disse:

      E O ALTERNADOR,QUE JA NAO ESTA A RECARREGAR A BATERIA!SOLUÇAO MANDA METER UM ALTERNADOR,NUMA SUCATA ARRANJAS MAIS BARATO,E FICA BOM..ABRAÇO

  71. daniel disse:

    ola tenho uma parati 88 1.8 alcool dou partida mais só pega quando mecho nos cabos da bateria. também more quando vou passar na lombada alguém tem alguma dica sobre isso obrigado

  72. edu disse:

    tenho uma uno 93 ao ligar acende o painel e guando vou dar partida o painel se apaga e ouve um estalo e nao da partida; sera algun problema no arranque.

  73. Hilton disse:

    Olá, tenho um Golf 2.0 2001 e aquela luz da chave que acende e apaga logo após o carro pegar, pois é, ela as vezes não apaga e o carro fica falhando e para de funcionar, alguém disse que tenho que trocar o painel, procede tal coisa ou se alguém já teve um problema parecido como resolveu? Desde já agradeço a atenção. Abs.

    • Eduardo H. disse:

      Hilton.
      Trocar o painel, dificilmente irá resolver o problema.
      Claramente, há problemas no sistema de injeção. Com um scanner adequado, um oficina de injeção eletrônica pode fazer a leitura e identificar a causa da panes.

  74. Leandro Camps disse:

    Tenhu um Palio 97 1.0, a luz de injeção fica ligada direto, motor não pega as vezes quando esta quente, ou quando erra a primeira partida, espero uns 2 horas e pega normal quando esfria, as vezes pega acelerado.
    Ja troquei velas, bobina, fiz limpeza e calibragem dos bicos (realmente estavam ruins), e por ultimo substitui o sensor da borboleta pois foi o problema indicado no Rhaster, mesmo assim o problema continua …
    Alguma opnião?

  75. VICENTE disse:

    Preciso trocar o rolamento do alternador do Del Rey ano 86,

  76. ubiratan disse:

    ola amigo motor de arranque se arrastando pode ser o bendix

  77. glauco disse:

    tenho um uno e o mesmo falha o motor de arranque quando o motor está quente, ouço somente o automatico e tenho de insistir varias vezes até que ele pegue. obs : troquei o automático recentemente e a bateria é nova.

  78. edu disse:

    ola, tenho uma uno 94 ,ao da partida as luzes do painel acende e depois se apagan, nao dando partida no motor, sera poblema no arranque?

  79. Leonardo disse:

    Meu carro não liga, giro a chave e faz um tec, tec bem baixo, mas sei que a bateria está fraca. Será que estragou o motor de arranque ?

  80. eli disse:

    Olá, tenho um chevett ano 90.pois bem quando giro a chave ele liga mas quando desligo e ligo novamente ele não da sinal nenhum,já troquei bateria e não sei o que está acontecendo.

  81. Fhilipe Alencar disse:

    Bom dia, estouc om um palio fire 1.0 ano 2012 com mais ou menos 3 semanas de uso, pois bem, de uns dias pra ca ele esta com uma pequena dificuldade na partida, nao é sempre, mas vez ou outra eu ligo a chave de ignição e o motor demora um pouco a pegar,ae desligo a chave e volto a ligar ae pega rapidamente… o que pode ser isso? combustível ( esta com gasolina aditivada) ou algum defeito que eu nao saiba? ou eu nao estou sabendo esperar o tempo certo para dar a partida?

    att,

    Fhilipe Alencar

    • Eduardo H. disse:

      Fhilipe. Experimente dar a partida sem tocar no pedal do acelerador. O sistema de injeção se encarrega disso.
      Assim, você evita excesso de combustível, facilitando a partida do motor.

    • Jorge Vitor disse:

      Bom dia, pode ser o tempo que tem que esperar para dar o giro no motor, pois quando vc vira a chave no primeiro estágio o painel dá um giro, (vai e volta) após este ritual aí sim vc aciona o arranque. Espero ter ajudado

  82. luis antonio disse:

    amigo meu fusca esta assim as vezes ele num liga tudo o resto da parte eletrica funciona, começou do nada, eu tinha um 1300 e taquei um motor 1600, sera que ele esta fraco pro novo motor e começou a dar o problema? antes de fazer o que fez agora de nao fazer nem barulho do motor de arranque ele as vezes num funcionava mas na segunda partida ia legal, e depois de um tranco o motor funciona fica uns 2 dias e depois da problema de novo não sei o que é, pode ser motor de arranque? Pois eu nunca em 7 anos com o carro necessitei de revisar ele, nunca deu uma falha

  83. Filipe disse:

    po, meu carro funcionava normalmente, dai ele pifou colar de embreagem e ficou parado, 20 dias depois bateria descarregada ele foi reparaddo, dai por diante eu adnava com ele mas qnd parava 2 dias depois a bateria ja era…dai passou tempo, com algumas horas a bateria ja nao ligava mais o carro…ai eu estav achando q era o alternador…me disseram pra eu desplugar a bateria do carro com ele ligado, se ele desligasse era o alternador, se nao, era a bateria, fiz isso nao desligou, replugamos a bateria, mas depois disso qnd eu virava a chave ja nao ligava maise depois de algum tempinho a bateria nao liga nem a luz interna…e qnd eu viro a chave e da varios estalos rapidos…no fim das contas e o motor de arranque q esta ruim?

  84. Ana Paula disse:

    Ola,
    Tenho um fiesta 98, ontem de manhã fui trabalhar, e quando estava no transito meu carro perdeu a aceleração, não inflando os freios (carro falhou), mão desleguei ele, puxei o freio de mão e dei uma acelerada para que os freios voltassem a funcionar, ouvi alguns estalos, mas o carro voltou a funcionar normalmente. No final da tarde fui liga-lo novamente, e o giro estava bem lento(querendo morrer) mas ele não morreu, e voltou a funcionar normal. Quando fui estaciona-lo novamente e o desleguei, voltei a dar partida nele, mas ai ele já nem deu sinal de vida, mas não é a bateria, porque todos os outros comados estão funcionando normalmente, como som, luzes do painel, faróis, dei um tranco e ele voltou a funcionar, mas quando desliguei novamente, ele não dá a partida, continua morto. O que poderia ser?
    Obrigada.

  85. Rubens disse:

    Olá! meu filho tem um carro Golf, 2004 e ele não consegue dar partida no carro, vira a chave de ignição, porém não dar sinal de partida! o que poderá está acontecendo? Obrigado.

  86. NADILSON DO VALE disse:

    Na tentativa de fazer o motor de popa yamaha 60HP 2 tempos fazer funcionar, o arranque sofreu um aquecimento.
    Fiz o enrolamento do induzido, troquei as escovas, fiz a limpeza interna, o arranque passou a funcionar mas de forma lenta, giro insuficente para impulsionar o motor principal.
    O problema pode ser atribuído a perda de capacidade dos imãs gerado por super-aquecimento do motor de partida?

    • Eduardo H. disse:

      No caso de superaquecimento, é difícil dizer qual o problema sem desmontar e avaliar criteriosamente as peças.
      Entre várias causas possíveis, é possível até que o eixo tenho empenado por causa do superaquecimento.

  87. JOSE disse:

    OLA BOA NOITE EU TENHO UM CORCEL ll,E DE UNS DIAS PRA CA ELE COMEÇOU A NEGAR A PARTIDA,A BATERIA TA OK,AUTOMATICO TMB,AS ESCOVAS E PORTA ESCOVAS SAÕ NOVOS O INDUZIDO TMB,ELE GIRA BEM DEVAGAR,AI EU ESPERO UM POUQUINHO AI ELE PEGA,ELE DA UMAS GIRADAS PESADAS,E DEPOIS ELE FICA LEVINHO,OQUE SERÁQUE PODE SER,

    • Eduardo H. disse:

      José.
      Como você já trocou quase todos os componentes, faltando apenas os rolamentos e a bobina de campo, eu recomendaria que seu eletricista trocasse todo o motor de partida. Existem fabricantes de primeira linha que aceitam motor de arranque à base de troca. Consulte seu eletricista ou o distribuidor de peças elétricas.

  88. Eduardo H. disse:

    Aparentemente, o impulsor (vide ilustração) está travando, e não volta à posição original após a partida

  89. emerson disse:

    olá , tenho um omega 3.0, depois da primeira vez que deu problema no motor de arranque já mandei arrumar umas cinco vezes em uma oficina especializada,depois mandei em outra , mas seguidas vezes ele tranca já foram trocadas acho que todas as peças,como é dificil de achar e muito caro gostaria de uma opinião. obrigado.

  90. jefferson disse:

    olá tenho um renault r19 quando ele esta friu posso da varias partidas funciona normalmente mais quando saio com ele e ando bastante ele esquenta desligo e vou da outra partida ele ja nao que pega quase nem gira o motor ai espero umas meia hora da uma esfriadinha ele funciona normalmente oq sera que pode ser lembrando que a bateria é de 70a e comprei ela a poco tempo

    • rafael lopes disse:

      neste caso o correto é´primeiro examinar um possivel mal contato nos cabos e terminais da bateria tamto positivo quanto negativo, examinar tambem cabos de aterramento do motor e positivo da partida depois de avaliados estes itens e o defeito continuar a peca que tera um grande probabilidade de estar com defeito é o induzido do motor de partida

    • gilmar disse:

      bom meu amigo concerteza o seu carro ta com problema na parte de lubrificação.

      ele deve ta aquecendo e após o aquecimento acontece um travamento do sistema. mas isso pode ser no êmbolo(pistão) por nãO estar indo óleo nos anéis, ou pode ser no virabrequim(eixo de manivelas)
      verifique em primeiro lugar,seu filtro de óleo, pra ver se não estar intopido, mais caso não seja, pode ser tbm que seja as galerias no bloco onde percorre o óleo. há tbm para para ver a valvula termo estatica, pois ela pode estar ruim,assim fazendo com que a ´gua do motor não passe pelo radiador para trocar de calor, mas isso é só para se acaltelar^^.

  91. Daniel disse:

    Eu tenho um Clio 2000, liguei o carro na casa da minha namorada normalmente ao chegar na minha casa desliguei o carro para guarda-lo na garagem, assim que eu fui ligar o motor de arranque não girava mais, pensei que fosse a bateria, dei um tranco nele e guardei, no outro dia fui liga-lo, mas sem sucesso o mesmo barulho, só faz um Treque e mais nada, o que me deixou na duvida é que meu alarme, farol, vidro eletrico está funcionando normalmente, o que pode ser? o motor de arranque ele para de funcionar de uma hora pra outra?

    Obrigado.

    • Eduardo H. disse:

      Daniel.
      Pode ter havido algum problema no motor de arranque, sim.
      Tembém é possível que a bateria esteja começando a perder carga. Por isso, os vidros e o alarme funcionam, mas quando precisa de muita carga (para a partida do motor, por exemplo), não.
      De qualquer forma, seu eletricista deve verificar não só o problema que está ocorrendo, mas também o que pode tê-lo causado.

    • rafael lopes disse:

      sim, pois o motor de aranque possui algumas peças como escovas , automaticos e induzido que podem estar gastos e em determinados momentos ainda é possivel dar partida no motor e não desconfiamos porem depois de um certo momento nos deixa na mão por isso a necessidade de uma manutenção preventiva.

  92. Wellington disse:

    Tenho um Tempra 96, o motor de partida para de funcionar quando o carro fik 3 ou mais dias parado, ja troquei a bateria e o problema persistiu.
    Qual sera o possivel problema ??

  93. JosÉ Maria disse:

    Tenho um Uno 96 mille e todas as vese que dou partida pega normalmente mas quando pega faz um barulho de que eu ñ soltei a chave de ignição no momento exato parece que o motor de partida continua um pouco engrenado no volante para testes solto a chave no momento exato mas ñ sdianta, o que será isso alguem pode me ajudar?.

  94. JULIANO disse:

    OLA, MEU VECTRA 94, DOU A PARTIDA MAS O MOTOR NAO GIRA O QUE PODE SER ME AJUDEM POR FAVOR…..

  95. luis disse:

    Oi pessoal, o motor de arranque funciona, só tem uma "nota agora" que me está deixando bem grilado e preocupado, pois quando dou chave e pega logo à primeira, fica um barrulho e se pisar o celarador passa logo esse barulho, é claro o barulho vem do motor de arranque logo após dar partida, parecendo que fica faltanto algo que puxe pra tras, ai com toque de acelarador, fica normal tudo.

    Por favor alguém sabe que poderá ser, será bendix ou simples lubrificação ( manutenção ) 340mil km

    Abraço!

  96. charles disse:

    Boa noite. Tenho um Ômega 4.1 e já deu problema no arranque duas vezes, em três meses. Acontece o seguinte: o coletor e o porta escovas quebra e trava o arranque.
    O que pode estar causando isso?

  97. Alberto disse:

    Tenho um palio 1.5 mpi 97. Quando o motor está quente, não pega. Em alguns casos, piso no acelerador e pega. Quando isso não funciona tenho que esperar + ou – uma hora para pegar.
    Já fiz a troca do motor de arranque por um novo, troca de cabos e velas novas NGK, limpeza de bicos e corpo de borboleta, troca de filtros em geral, e nada; o carro continua com este problema. O que pode ser?

    • Eduardo H. disse:

      Alberto.
      Considerando que você já trocou vários componentes, restaria testar as bobinas. Nos Palios com motor Fiasa (como o seu) não é incomum que uma delas esteja trincada, causando fuga de corrente quando estão aquecidas o que dificulta a partida do motor.
      Mas não saia trocando peças sem saber qual é o real problema. Algumas oficinas pode fazer este teste sem desmontar nada, apenas usando um spray condutor.
      Como esta bobina é uma peça relativamente barata e serve em vários modelos da Fiat (Mille, Palio e Tempra), muitos eletricistas possuem uma para testes.

    • luis disse:

      ola seu alberto ja peguei um caso assim como o seu e era um problema de aterramento a fiat tem seus cabos finos e com o tempo eles oxidam e começam a perder a hamperagem quando o motor esta aquecido . espero ter lhe ajudado

    • Nilson disse:

      Alberto,
      como vc resolveu o problema? Estou com um identico com o mesmo problema. Já troquei uma porção de peças, perdi dinheiro com vários mecanicos e eletricistas e nada de aparecer uma solução.

  98. hamyr disse:

    tem um gol 1.6, mazzali eu retirei o motor de arranque levei ao eletricista ele trocou o benix , mais o motor gira mais não gira o motor ( volante do motor) fora do carro ele aciona nornalmente , por favor alguem pode ajudar-me

    • Reinaldo disse:

      quase certeza que a cremalheira ou o volante estão sem dentes pois os dentes são responsáveis pela transmissão entre um e outro se não gira é porque esta sem dentes mesmo desmonte e veja a cremalheira (volante do motor) ou o pinhão do motor de arranque

  99. Douglas disse:

    Boa tarde,tenho uma Dobló 2002 EX 1.3 16v,meu carro toda vez que esquenta(com ele andando) depois ele não pega,já troquei o porta escova e o induzido,andei 30km com o carro,desligo e dou partida novamente,o carro chora para pegar,e as vezes não pega,levei no eletricista novamente,ele disse que esta tudo normal,ndei mas 30 km,desliguei e tentei ligar novamente o carro chorou chorou,e de repente um cheiro de queimado….queimou novamente o induzido e o porta escova fiz o teste novamente,e queimou novamente,neste momento o carro se encontra na oficina para trocar novamente e não sei o que faço,ja troquei velas,bateria, com o carro parado eu cheguei a deixar o carro uma hora ligado e ele pegou logo,mas quando eu ando um percurso acima de 30 km e desligo e ligo,ai que acontece os problemas,obrigado

  100. Jorge Vitor disse:

    Olá, tenho uma Kombi, e o motor de arranque dela quando está fria até que funciona normal, mas, quando o motor esquenta e desliga ele não pega mais, fica rateando mas não pega, quando coloquei a mão no motor de arranque ele estava superaquecido, pode ser o automático que não voltou e por isso aquece????
    desde já agradeço.

  101. Jones Eduardo disse:

    Olá! Boa tarde. Por gentileza peço que me tirem uma duvida. Tenho um Palio 97 em perfeitas condições de uso. Ma tem dois dias que percebo que quando rodo a chave de ignição começa uma batidinha no motor parecendo uma martelada pequena, espero parar e não para e mesmo depois de ligar o motor a batida continua. Estou preocupado. O que pode ser isto?

    • Eduardo H. disse:

      Jones.
      Não consegui identificar o problema com a sua descrição (batidinha parecendo martelada pequena), isto pode significar dezenas de sintomas.
      Recomendo que peça para seu mecânico verificar o mais rápido possível.

  102. carlos disse:

    boa tarde eu tenho,corsa gsi
    vem acontencendo vou dar partida ele não pega.
    vou tentando até ele pegar
    ums diz que éo cebolão outro fala em motor de arranque.
    queria saber qual é defeito verdadeiro.

  103. ronaldo disse:

    oi meu fiesta 99 quando bato na chave faz farios estralos e o carro nao da a partida ?

    • jose disse:

      ta dizendo no texto

      1.Se você ouvir muitos estalos rápidos durante a partida, indica que o impulsor (também conhecido como “Eixo-Bendix”) está desgastado.

  104. adilson disse:

    boa noite tenho um santana gls 94 e quando ligo de manha ele pega blz
    porem depois de 1 hora ligado ,ex: se eu paro para abastecer ou comprar algo
    quando eu volto entro no carro com motor ainda quente

    tento dar partida e so acende as luzes, e depois de algumas tentativas e 5 minutos de espera
    ela consegue girar o motor ligar o carro , o que pode ser amigo, pois minha bateria nova ?

  105. ALESSANDRO disse:

    MEU SANTANA QUANTUM NO PONTO MORTO MORRE O QUE PODE SER ISSO.

  106. Marcos disse:

    Fiesta 2005 ~fica com motor de partida muito lente quanto o carro está quente. Tem que tentar varias vezes at´dar a apartida. Alguem sabe o que seria.

  107. antonio disse:

    Tenho um astra 99 que o motor de arranque gira, o carro chega a querer pegar, mas depois o motor de arranque fica girando sozinho.

    • Eduardo H. disse:

      Aparentemente, este sintoma indica problemas no "pinhão" (veja na figura do artigo).
      Infelizmente, é necessário remover o motor de partida para substituí-lo. Aproveite e peça para o eletricista verificar os outros componentes do motor de arranque.

  108. marcos disse:

    boa tarde,tenho um tempra ano 98 o meu motor de arranque quebrou onde fica os parafuso,ja trouquei mas quebrou de novo o que sera que esta acontecendo eu encacho bem o motor.

  109. claudio disse:

    boatarde, tenho um brava 01, quando esta frio pega normalmente mas quente tenho que esperar uns 30 minutos pra que venha pegar ou entao dar um tranco o qual estou fazendo constantemente,algem pode me ajudar a resolver este problema? já troquei o motor de arranque duas vezes e recondicionei uma. sei que se eu troca novamente o motor de arranque o carro vai funcionar perfeitamente por mais ou menos 1 ano e depois.ja estou cansado! obrigado,abraço

  110. claudio disse:

    possuo um chrysler stratus 98 de manha com o motor do carro frio dou partida e o carro funciona depois de rodar por alguns minutos desligo o carro.com o motor agora quente dou partida e o carro nao funciona ,so funciona no tranco.com o motor frio dou partida e o carro funciona normalmente.o que esta acontecendo com o carro?

  111. Erondi disse:

    Tenho uma besta 2000 e substituí o motor de arranque recentemente por um modelo novo, mas eventualmente dá àquele " tec " e o motor não gira, depois de tentar novamente ele funciona normalmente. A bateria também é nova. o que pode ser? O motor de arranque veio com defeito de fábrica? Fiação? Coisa do outro mundo? Eu não sei mais o que fazer.

  112. carlos augusto zaupa disse:

    boa noite, tenho um escort guia cht 88 alcool quando vou dar partida o motor gira bem devagar mas não pega ouve uma fumaça no motor de partida, obs: bateria é nova éra de 60 am e coloquei uma de 70

  113. Miquéias disse:

    Tenho um polo sedan 2012 automatico e as vezes quando dou a partida eu escuto um barulho como se fosse um tiro e o carro não funciona.Logo apos dou a partida de novo e ele pega.Ja levei na concessionaria eles fizeram a revisão e não encontraram nada. O que poderia ser isso?

  114. Josemir disse:

    Eu tenho uma Strada ano 99 1.6 16v deu problema no motor de partida já quebrou dois chapeus do motor de partida e não encontro em lugar nenhum as vezes ele pega normal e de repente fica roçando como se fosse a bateria oq será que pode ser?

  115. Walcyr disse:

    O meu Tempra i.e 8v 96 o arranque parou de funcionar, giro a chave e acende as luzes do painel,mais o arranque não da nem sinal! A bateria está carregada, tentei ver se eu achava o fio do arranque,para verificar se era algum mau contato, mas não consegui nem chegar no arranque! O arranque fica escondido debaixo de uma parafernália de outros componentes. Fiquei triste em saber pelo post,que pra chegar no arranque da Tempra,tem que desmontar a suspenção! Com certeza a manutenção ficará bem mais cara $$$$$!!! Tive outros carros, que eram facílimos de acessar o arranque,a Fiat gosta de complicar,exemplo do Marea que pra trocar a correia dentada, tem que. retirar o motor!!!

  116. Vagner disse:

    Caro amigo tnho um palio 97 sta com o seguinte problema ligo a chave acende todas as luzes do painel qndo bato arranque elas apagam e nao da sinal algum d partida me ajude cm essa duvida pois ate a central stragou fiz a troca ja!!$ me ajude c possivel

    • Eduardo H. disse:

      Vagner
      Se ao acionar a chave e nenhum ruído acontecer, normalmente indica problemas na bateria ou nas escovas do motor de partida.
      De qualquer forma, um eletricista pode identificar corretamente o problema.

    • jacob disse:

      em cima do motor de arranque tem um automatico se vc ja verificou os cabos de velas,os fusiveis os reles,e a bateria nao da sinal de vida pode trocalo

  117. mauro disse:

    fox um lixo vive dando problemas agora é o motor de partida pifou,todomundoi que conheco que tem fox reclama a vw deveria fazer um reccal mas aqui essas coisas naofuncionam.. vw nunca mais…

  118. Edmir disse:

    Tenho um corcel 77 e há dois dias quando giro a chave o motor gira um pouquinho e depois mais nada. Às vezes até dá um estalo, tipo tec tec tec. Me falaram que pode ser motor fora do ponto. Tentei gira com a mão mesmo a correia, testando vários ponto, mas não resolveu nada. Será que pode ser o motor de arranque mesmo, ou o motor fora do ponto? Obrigado

    • Eduardo H. disse:

      Alguns sintomas podem ser identificados pelo motorista, antes de levar o carro ao mecânico para a reparação:

      Se você ouvir muitos estalos rápidos durante a partida, indica que o impulsor (também conhecido como “Eixo-Bendix”) está desgastado.
      Se você ouvir um zunido forte, indica que o motor de partida esta girando solto, sem engatar no volante do motor. Possivelmente, a chave magnética não está acionando o pinhão.
      Se ao acionar a chave e nenhum ruído acontecer, indica problemas na bateria ou nas escovas.

  119. vanessa disse:

    boa tarde tenho uma caminhoneta Pajero mitsubsh 4por 4 ano 2001 de cambro altomatico q acabei de fazer o motor dei uma volta para testar quando dei a re senti q estava sem força e não quis mais arrancar eo painel acusava uma luz verde da caixa não acende mais
    vi q o olio da caixa estava bem baixo completei e nada o q pode ser?

  120. Marcos disse:

    tenho um motor de popa 40 HP mariner tenho uma bateria de 60 amp e não consegue dar partida quando tiro as velas ele vira mas com a compressão do motor não da conta. Pergunto se as escovas estiverem ruim o mesmo não da sinal ou perde a força quando precisa. não acredito que precise de uma bateria maior pois vira o motor do carro com facilidade meriva 1.8.

  121. marconio disse:

    tenho um Renault scenic ano 2000 2.0 16 válvulas o motor foi feito ,quando foi ligar o motor de partida ficou pesado e não deu partida no motor,foi retirado o motor de partida e na bancada ele funciona normalmente o que pode ser ?

  122. edson disse:

    amigos, mandei o motor de arranque do meu opala para manutençao o rapaz trocou o induzido, agora fui montar no lugar e ele estah virando ao contrario, fika dificil pra mim levar novamente ao tecnico, entao alguem pode me ajudar a fazer a inversao desta rotaçao eh uma partida delco

  123. como proceder para efetuar as trocas das escovas do motor de arranque de um passsat ano 1970. obrigado. e possivel passo a passo

    • Olá Paulo.
      Não possuimos um treinamento para manutenção de motores de partida. Recomendamos que procure um eletricista profissional da área automotiva para executar este procedimento, pois ele possui o conhecimento e as ferramentas adequadas.

  124. toninho miranda disse:

    Amigos,
    Tenho um corsa 98, que desde que adquiri tenho problemas com o miolo da chave de ignição pois ao funcionar o motor do carro, a chave as vezes trava ficando o arranque em funcionamento ja com o motor acionado, más como conheço o que possuo, e infelizmente não pude corrigir o defeito por falta de recursos financeiros devido a doença da minha esposa desenganada pelos medicos com uma doença LUPUS e sou pedreiro.
    o meu filho tb tem um corsa 96 e por não ter combustivel para que pudesse se deslocar para o trabalho e o meu carro ainda tinha combustivel mandei ele usar o meu e expliquei o sistema e problema na ignição e ele se foi para o trabalho, más ao regressar, chegou em casa e disse-me que o carro não queria desligar a chave tava travada na ignição, nossa fiquei desesperado e imediatamente destravei.
    Até aí tudo bem, más quando pela manhã fui sair para o meu trabalho o motor de arranque não dava partida e para funciona-lo precisei retira-lo da garagem empurrando e na rua dei um tranco.
    Imediatamente levei-o até um eletricista e a sua resposta foi que o arranque foi pro sal, nossa as lagrimas deceram em meu rosto pois nao tenho recursos para conserta-lo até mesmo porque o eletricista mesmo sem olhar ou mexer no arranque ja foi dizendo que teria que troca-lo substitui-lo e me ofereceu um por 350,00 e disse-me que para consertar eu gastaria uns 270,00 incluso mão de obra.
    DEUS me proporcionou inumeros dons e graças a ele sou um cara inteligente e por isso eu gostaria e muito de poder desmontar o meu arranque e tentar conserta-lo pois derrepente pode ser até uma simples escovas e o eletricista disse que pifou tudo até induzido.
    peguei aqui na net passo a passo de como retirar essa peça, será que eu consigo conserta-lo gente amiga, pois se eu conseguir sobraria o tal valor valor para manter a saude da minha esposa.
    Se alguem puder me ajudar derrepente poderei solucionar o problema pois uma vez desmontei o alternador de um voyage que tinha e o deixei zero bala.
    se voce tem mais experiencia que eu e possa me ajudar, ajude-me e com certeza DEUS ILUMINARA MUITO A SUA VIDA.

    Toninho Miranda
    cariacica- ES

  125. José Roberto disse:

    Eu tenho um voyage ap 1.8 ano 93,quando vou dar a partida ele não funciona, dah alguns estalos e não liga, alguém pode me ajudar????

  126. carlos disse:

    meu arranque funciona fora e no lugar nao da sinal é uma s10 v6 1997

  127. jose gabriel disse:

    Tenho um celta 11/12 e hoje tive problemas para liga-lo, giro a chave e todas as luzes ligam só que quando giro a chave para liga-lo ele faz um barulho no motor e nao está ligando de jeito nenhum, recarreguei a bateria e mesmo assim ainda não está ligando mesmo com a minha insistência no giro, o que pode ser?

    • José.
      É um pouco difícil identificar o problema sabendo apenas que “faz um barulho”.
      Recomendo levar num (ou chamar um) eletricista para identificar o problema.
      Se você tem seguro do carro, as companhias geralmente oferecem socorro mecânico gratuitamente para esses casos.

  128. jonas alves disse:

    O meu carro é um fox,eu sai com o carro, tudo normal com o carro mas quando parei no posto de combustível para compra um salgadinho,o carro não quis pegar mais,funcionava os vidros elétricos e farol e a tensão da bateria 14.9volts. só pegou empurrando cheguei em casa e desliguei e liguei para ver se funcionava e funcionou tudo normal.Será que pode ser o motor de partida.

    • Jonas.
      Este sintoma pode ser causado por diversos problemas. Tantos, que seria inviável citar aqui apenas os mais comuns.
      Se isto está acontecendo com muita frequência, um diagnóstico com equipamentos adequados pode sinalizar a causa.
      Mas se aconteceu apenas uma vez, é difícil lhe dizer o motivo.

  129. emanoel disse:

    meu Santana não da partida já troquei a bateria giro a chave e nada só acende o painel ,o que cera?

    • Emanoel. Na maioria dos casos, quando a possibilidade do problema ser pouca carga na bateria foi eliminada, o desgaste excessivo das escovas do motor de partida é o causador deste sintoma. Seu eletricista ou mecânico pode verificar as escovas removendo e desmontando o motor de partida.
      Boa sorte.

  130. Filipe disse:

    Bom dia, estou com um problema no meu santana, motor AP 2.0, desde que comprei a um ano e meio, ele apresenta um barulho semelhante à estalos na hora da partida, mandei revisar o arranque e nada de errado foi encontrado, segundo informações do eletricista o arranque não era o do original do meu carro, então comprei um novo original, estranho o barulho mudou o tom de agudo para grave, mas continua fazendo barulho. Poderia então ser a cremalheira? Peço ajuda aos amigos se alguém já passou por isso.
    Grato.

  131. sofia disse:

    Tenho um fiesta 2009, troquei a bateria dele a poucos dias, e agora quando ligo o carro e piso no acelerador ele faz um zumbidinho ai saio com o carro ele da uns estralinhos que parecem vir do painel… sem andar um quarteirão o barulho some… o que pode ser?

    • Sofia. É bem difícil, quase impossível, lhe dizer o pode ser sem listar uma centena de possibilidades. Mas acho improvável que este zumbido tenha alguma relação com a bateria nova.
      O melhor que posso recomendar é que você peça para um bom mecânico verificar.

  132. thiago rodrigo disse:

    cara estou com um problema em meu carro um polo 98 pois tem hora que pega e hora que não mais no tranco pega o que pode ser . pois o mecanico mexeu no motor de arranque fechando um curto lah com a chave de fenda e o carro funciono.
    isso pode desconsiderar o problema no motor de arranque.
    pode ser no cilindro de ignição ou no comutador de ignição.

  133. renato disse:

    o motor de arranque com defeito pode fazer o carro morrer?

  134. guilherme disse:

    Ola tenho um gol 95 1.6 e quando dou a partida ele nao liga mais se acelerar dando a partida ele liga mais dai se para de acelerar ele more vc saberia me informar qual o problema disso…

  135. gilmar berlesi disse:

    ola!! Tenho um monza 92 injeção eletonica, e ao tocar o arranque com motor frio gira pesado o motor e não pega na maioria das vezes, dai tenho que tentar outra vez e apos ligar o carro ando uns 2 km e desligo o carro e faz novamente isso quando tento ligar apos ja ter esquentado o motor!!!! tenho bateria nova 60 amperes, velas e cabo de velas novos e tampa de distribuição também novo. O que você me diria sobre isso??? meu carro ta bem loco e em poucas vezes ele pega na primeira… o que sera isso?

  136. Danilo Brambilla disse:

    Tenho um palio Citymatic ano 2000 …quando eu ligo ele esta frio o carro pega que é uma belezura dai eu ando com ele um tempo e tal depois disso ele nao pega mais, demora mais ou menos uma hora pra ele voltar ao normal. Nesse tempo quando eu ligo a chave dele da sinal tudo certinho liga tudo, dai quando eu giro a chave para dar partida ele nao liga, alguem ja teve algum problema similar ou possa me ajudar? Obs: Quando isso ocorre na maioria das vezes quando eu giro a chave começa a fazer um barulho estranho na bomba de combutivel!

  137. Alcinei disse:

    Eu tenho um fiesta 2009 class rocam, ele teve um aquecimento prossimo ao vermelho, quando eu vi parei e desliguei o carro e pedi um amigo para trazer àgua, depois de 2 horas liguei o carro não deu nem sinal e os ponteiro ficou tremendo o que pode ser.

  138. Eduardo disse:

    Boa tarde.
    Tenho um vectra 2000, motor 2.2 8v no GNV, quando esta frio ele só pega na terceira ou quarta tentativa, detalhe ele vira o arranque por alguns segundos e depois meio q trava e para de virar sozinho, volto a virar, as vezes faz uns barulhinhos, tipo estourinhos na parte da frente e pega. sempre ligo na gasolina e não piso no acelerador pra fazer pegar (Bateria esta zerada). antes de troca a bateria ele virava, virava e nao pegava, mas com uma ponte pegava. O mesmo depois de pega anda sem falha nenhuma, tanto no gnv quanto na gasolina. Pode ser problema do arranque.
    Desde já agradeço a atenção

  139. marcus disse:

    Ola. Tenho um polo 2010 1.6, meu carro tem um defeito no arranque desde quando saiu da concessionaria, pois ele da uma pausa quando eu viro a chave, parece que o arranque esta cansado! Não é sempre, aparece mais quando forço mais o carro, motor quente, as vezes fica um tempo sem dar problema mas logo volta. Ja cheguei a chamar o reboque pois o carro me deixou na mão, chegando na oficina o mecânico me recomendou apenas trocar a bateria sendo que o problema continuou.
    Gostaria de uma opinião.
    Obrigado

  140. clovis franisco coelho disse:

    TENHO UMA VULCAN 750CC, ANO 95 QUANDOESQUENTA NÃO PEGA NEM COM REZA BRAVA, VOU PEDIR PARA O MEU MECANICO VERIFICAR E MANDAR PARA BOSCH ENROLAR PARA MIM, ACHO TAMBÉM QUE É MOTOR DE ARRANQUE MESMO, QUANDO PEGA ANDO NORMALMENTE MAS QUANDO PARO PARA POR GASOLINA, MEU DEUS NÃO PEGA MESMO, SÓ POR DEUS. ME AJUDEM

  141. Adriano Morais disse:

    Tenho um palio yang,ele começou apresentar problemas de partida comzunido forte,sem acinar o motor do carro.
    O que deve ser ?Estou preocupado.Por favor esclareça-me esta dúvida.
    Grato Adriano

    • Olá Adriano. Conforme dissemos no texto deste artigo:

      “Se você ouvir um zunido forte, indica que o motor de partida esta girando solto, sem engatar no volante do motor. Possivelmente, a chave magnética não está acionando o pinhão.”

  142. Anderson disse:

    Olá, eu tenho um 308 e aconteceu duas coisas comigo que fiquei com a pulga atrás da orelha:

    1. Certo dia liguei o carro, nem percebi que o mesmo ligou e fiquei segurando a chave. Nesta ocasião, depois que o motor está funcionando, existe um barulho igual ao de um carro que está tentando pegar de manhã no frio. Esse barulho dura no máximo 10 segundos e depois não há nenhum barulho.
    2. Já acionei a chave por engano com o motor já ligado, porém, não dá nenhum barulho. Lembro quando tinha um 207 e fazia isso, era um barulho muito irritante.

    Impressão minha ou nesse caso há um sistema de segurança contra maus cuidados? E já que não houve nenhum barulho irritante não há perigo de danos, certo?

  143. Jose Ivaldo de oliveira disse:

    O motor de arranque esta colando
    O eletricista feis uma limpeza
    E lubrificou mas continua colando.
    Qual seria o defeito?

  144. fernando disse:

    ola tenho uma parati ano 86 dou a partida e não pega a impressão é que gira pesado tambem no tranco ela pega…verifiquei cabo bonina velas bateria mais nada da certo pode me ajudar?

  145. Rosy Alves disse:

    Bom dia…O meu carro é um Fiat Palio Econnomy 1.0 2011/2012, e após ter passado em um quebra-mola em alta velocidade, logo em seguida o volante dele começou a vibrar e ao acelerar estava perdendo força.Levei no mecânico e fez teste em varios aparelhos para ver se era na parte eletrica e graças a Deus não apresentou nenhum problema,mas o problema continuou persistindo e essa vibraçao só acontecia ao ligar o carro e não estava mais tendo força ao acelerar o que pode ser? me ajudem por favor..Aguardo retorno.

    • Olá Rosy.
      É difícil lhe dizer o problema sem avaliar o veículo com equipamento adequado.
      Considerando apenas o fato do quebra-molas, é possível que seu Palio tenha sofrido um forte desalinhamento com o impacto, o que explicaria a trepidação.
      Dependendo da intensidade deste desalinhamento, é possível que o motor tenha que fazer mais esforço para empurrar o carro, dando a impressão de falta de potência.
      Você já solicitou uma verificação de alinhaento, balanceamento e geometria? A maioria das lojas de pneus oferecem este serviço.

  146. uilian disse:

    ola tenho um gol cl cht meu problema e quando giro a chave o carro demora a pegar quando pega se eu desligo e nao demoro muito ele pega bem mas se demoro ai ele demora a pegar oq pode ser?????

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