Módulo HEI de Ignição Queimando

Módulo HEI

O módulo de ignição, também conhecido como módulo HEI, equipa o distribuidor dos veículos GM Monza, Kadett e Ipanema com injeção eletônica do tipo EFI. É um sensor que sincroniza a rotação do eixo do distribuidor com as faíscas das velas fazendo com que estas sejam produzidas no momento certo para a explosão em cada cilindro do motor. Se esta peça apresenta defeito o motor poderá falhar, afogar ou até mesmo nem funcionar.

Módulo HEI

Módulo HEI – MTE Thompson

Módulo HEI – causas da queima

Muito dificilmente o Módulo Hei queima sozinho. O defeito nesta peça geralmente é consequência de falta de manutenção ou problemas em outros componentes do sistema elétrico ou de ignição. Por isso, quando for detectada a queima do Módulo Hei é de fundamental importância que sejam verificados os componentes que trabalham em conjunto com o módulo, principalmente:

  • Cabos de vela: verifique o estado dos conectores, se há oxidação, ressecamento ou fuga de corrente.
  • Alternador: cheque se a tensão gerada pelo alternador não está muito alta.
  • Tampa do distribuidor: examine a fixação e procure por trincas.
  • Aterramento do eixo do distribuidor
  • Oxidações nos parafusos e conectores dos componentes elétricos: limpe todos usando limpa-contatos nos conectores.

Pasta Térmica

Aplique a pasta térmica que é fornecida com o Módulo Hei em toda a sua base metálica. Isto ajudará a dissipar o calor e aumentará a vida útil do componente. Outra dica sobre a pasta térmica é fazer a troca anualmente. É um procedimento rápido e barato que pode resultar em economia na manutenção e evitar que o motor do seu carro para de funcionar.

Dica:
Observe se o seu mecânico esteve atento a estes outros compomentes. Apenas trocar o Módulo Hei queimado não resolverá o problema e possivelmente o Módulo que custa entre R$70,00 e R$200,00 (dependendo da marca) queimará novamente em pouco tempo. Quando isto acontece, é comum que o mecânico culpe a qualidade da peça, apostando que o dono do carro confia cegamente na sua palavra.

No vídeo a seguir, o técnico da MTE Thompson João Alberto, reforça estes cuidados na substituição do Módulo HEI:

Clique aqui caso não consiga assistir o vídeo.

34 Comments on "Módulo HEI de Ignição Queimando"

  1. problema é que ninguem cuida do carro, ai bota a culpa no coitado

  2. Já troquei tudo e coloquei original. Queimou de novo . Só falta a bobina impulsor a. Nenem nasce morto também assim como este projeto da Gm. Cansei de ficar na rua. Vou comprar outro carro.

    • Eu resolvi os problemas de modulos HEI queimando constantemente em alguns kadet e monza que apareceram aqui na oficina. Vi que voce está revoltado e quer vender o carro, mas o segredo para resolver este problema é retirar este módulo de dentro do distribuidor. Isso mesmo, voce deve modificar o projeto que o estúpido engenheiro fez errado. O motor trabalha com temperaturas que variam de no mínimo 90 a 96 graus, e esta peça ao invés de ter o seu calor irradiado para fora dela, acaba recebendo o calor do motor. Resumindo, voce terá o trabalho apenas de fazer uma extensão do fio da bobina impulsora para que o modulo hei receba o sinal. coloque este módulo preso em um dissipador de calor mas que fique fora do motor, longe de seu calor e verá que seu problema de módulo queimando constantemente finalizará.
      A explicação para isso é simples, quando todos os componentes do distribuidor são novos, toleram a alta temperatura que lhes são impostas. Com o passar dos anos, as peças tendem a perder a eficiencia, o módulo queima e fazemos a substituição. Acontece que por mais que tentem, o mercado paralelo jamais consegue construir uma peça que seja eficientemente boa para se equiparar com a original e sempre voce tem este problema. Então, mãos à obra!

      (ps. eu coloquei-o num suporte perto do cilindro mestre, fixado junto à um dissipador de calor. No dissipador, instalei uma ventoinha de Cooler de computador, que quando a chave era ligada, ela ligava imediatamente. Não é obrigado a ligar a colocar a ventoinha, mas ela ajuda a manter mais baixa a temperatura deste módulo)

      • Julio Mota, você tem alguma foto da alteração que você fez, instalando o módulo fora do distribuidor? E de onde você é (onde fica sua oficina)?

        • Oi amigo, eu não possuo foto 🙁 mas não se preocupe, a instalação é fácil, rápida e não tem erro. Basta que você abra o distribuidor. Veja quais os fios que ligam ao modulo hei. Faça uma extensão destes fios até o novo local que você colocará o modulo HEI. Você pode fazer isso cortando o fio e fazendo uma emenda neles com as mesmas cores; isole as emendas NÃO COM FITA ISOLANTE, mas sim com espaguete TERMORETRÁTIL, que tem um acabamento bonito. Se você pegar uma chapa metálica fina que você possa molda-la como suporte para fixar da porca da torre do amortecedor, sustentando o modulo HEI, isso já será o suficiente. Fazendo isso, a temperatura não será o fator de encurtamento da vida útil do modulo HEI do seu carro. Abraços

          jcmm198@hotmail.com

      • Isso mesmo Julio, eu fiz exatamente o que vc diz no meu monza Club 2.0 EFI, e com exceção do cooler (ventilador) que eu coloquei, no meu, que não aguentou as forças axiais do movimento natural do carro o resto ficou muito bom… eu recomendo. Se for parar para analisar… realmente é uma estupidez de engenharia da GM onde escolheram para colocarar este módulo.

  3. Boa noite, posso trocar pela mesma pasta térmica que uso nos CPU´s ?

    • Leandro.
      Existem diferentes especificações técnicas de pastas térmicas para computadores.
      para aplicação automotiva usa-se pastas com maior adesividade em função das vibrações do motor e maior exposição à umidade.
      Normalmente, a condutividade térmica mínima é de 1,5 w/mk.

  4. BOM dia , tenho um monza barcelona 92 com 71000 km original, troquei modulo “hei MTE” tampa distribuidor, rotor, bobina impulsora,bobina de ignição coloquei dois aterramentos no distribuidor e 2 aterramentos no motor um no bloco, e outro no cabeçote, tudo esta novo peças boas delfhi, andei 1210 Km, parei o carro na garagem ficou 15 dias pardo, fui ligar o carro cade a faisca da vela,testei tudo tudo ok regulado de voltgem alternador novo tudo OK, …. tirei a tampa do distribuidor, desconectei a bobina impulsora e os conectores do modulo,deixei
    uns minutos, montei , liguei o carro funcionou normal,OBS tudo foi testado, não deixei passar nada……. seta o modulo hei MTE …..

  5. Josadac Mendes Faquineli | 12 de julho de 2016 at 14:27 | Responder

    Olá pessoal,

    Tenho um Monza GLS 95, o módulo hei original durou até dois meses atrás, meu mecanico substituiu por um Delphi, porém não estou contente, o carro passou a falhar o funcionamento de vez em quando, estou a procura de um original, achei interessante os comentários acima sobre temperatura, o mecanico substituiu porém não utilizou a pasta térmica, vou comprar p/ aplicar, quem sabe me dizer onde consigo esta pasta términa p/ aplicação automotiva ?

    Desde já, obrigado a todos.

    Grato,
    Josadac Mendes Faquineli

    • Josadac
      A maioria das oficinas ou lojas de auto-peças podem lhe fornecer pasta-térmica.

      • AMIGOS, NÃO ADIANTA COMPRAR O MÓDULO HEI ORIGINAL, NEM MESMO OS QUE SE ENCONTRAM EM AGENCIAS. AS PEÇAS, QUANDO ERAM ORIGINAIS DOS VEICULOS AO SAIREM DE FÁBRICA NAQUELA EPOCA ERAM DE UMA QUALIDADE QUE NÃO EXISTE MAIS. ATUALMENTE, OS COMPONENTES ELETRONICOS QUE ESTÃO DENTRO DO MODULO HEI, POR MAIS QUE SEJAM NOVOS, NÃO SUPORTAM A TEMPERATURA QUE IRRADIA DO MOTOR. A UNICA SOLUÇÃO PARA RESOLVER AS QUEIMAS CONSTANTES DO MODULO HEI, É RETIRANDO-O DE DENTRO DO DISTRIBUIDOR, E COLOCANDO LONGE DO MOTOR. VOCE FAZ ISSO TRANQUILAMENTE EM SUA GARAGEM MESMO! É FÁCIL, VOU EXPLICAR: OS FIOS QUE VÃO NO MÓDULO TEM QUE SER EXTENDIDOS ATE AO NOVO LOCAL QUE ELE SERÁ INSTALADO. ISOLE COM CUIDADO, FAÇA UM CHICOTE BONITO, DISCRETO; COLOQUE UM DISSIPADOR BONITO ATRÁS DO MODULO HEI E FIXE ELE EM QUALQUER LUGAR QUE NÃO SEJA NO MOTOR.

        SE PRECISAR DE MAIS DETALHES ME CHAME JCMM198@HOTMAIL.COM

  6. Gostei da apresentacoa mas tenho duvidas troquei meu mod.hey acelero o carro ate o final mas nao da rotacao alguma me de uma dica obrigado

  7. Edson Gonçalves Rodrigues | 3 de novembro de 2016 at 14:53 | Responder

    Gostei dos comentário e instruções, e acho que me será muito útil, pois o módulo hei do meu monza 94 (clube) já queimou 4 vezes depois que foi trocado o original de fábrica.

  8. Otima diga, tenho um monza que apresenta o mesmo problema, vou seguir sua orientação e instalar, no local sugerido, gostaria de saber qual o melhor dissipador de calor a ser usado.

  9. MÁRIO EDUARDO PEREIRA | 15 de dezembro de 2016 at 19:07 | Responder

    Caros, troquei bobina,cabo da bobina,módulo hei,bobina impulsora,velas,cabos testados ok,tampa do distribuidor e rotor filtro de gasolina e ainda continuia falhando engasgando na aceleração tanto baixa quanto na alta engasga as vezes estabiliza mas quando pensa que vai o miserave engasga. OBS SO NÃO TROQUEI A BOMBA DE GASOLINA( MONZA 1.8 94 123000KM ORIGINAIS TENHO A 16ANOS.

  10. tenho um monza sle 2.0 92 o probema de e que quando esquenta ele desliga e liga intermitentemente ja troquei a bobina, rotor,bobina empusora,modulo hey por 4 vezes magnet mareli cabos e velas e nada adiantou me ajuden profavor!!!!!!!!!

  11. Boa noit amigo .meu monza tem uma frescura ta pegando ta mas quando paro na garagem no outro dia n pega so fas sola e bada n da faisca tirei o cabo da bobina solei o arro e n deu faisca . Ae depos du nada ele da faisca kkkk

  12. modulo hei , o monza, kadet, EFI tem um conector de 9 vias, pode dar mal contado elétrico onde as faisca das velas de ignição somem ai a gente acha que é o modulo hei, mas não é…. os terminais oxidam

  13. Ola amigos meu monza é um tubarão ele dá partida mais nao sai faisca no distribuidor nem para as velas alguem pode me dizer oq pode ser?

  14. Oi pessoal, tenho uma Ipanema 95 e fiz o procedimento citado de retirar o modulo Hei do distribuidor e colocar fora fazendo um chicote, mas mesmo assim já estou no sexto(6) modulo e continua com problema, o eletricista coloca o modulo dele que é original que o mesmo usa para teste e a Ipanema roda normalmente, já colocamos Delphi, Magneti Mareli e não tem jeito a Ipanema falha muito e desliga constantemente, último recurso é tentar no desmanche um modulo usado e claro o prejuízo fica para nós consumidores porque o gerente da loja de auto peças diz que o problema é no carro e não a qualidade da peça que despencou.

  15. Vou mudar o meu já queimou 4

  16. Boa noite.. Eu tenho um kadett SL/E efi 1.8 92, o problema dele é o seguinte. O carro tem uma certa dificuldade de ligar e quando liga ele não da aceleração e aciona a ventoinha com o motor frio, assim que a ventoinha aciona ele morre, o carro não tem força pra sair do lugar, Já troquei VELA, CABO DE VELA, BOMBA DE COMBUSTIVEL, FILTRO DE ÓLEO E AR, ROTOR, MODULO HEY, BOBINA IMPULSORA e mesmo assim o problema continua, alguém tem uma solução?? Obrigado

  17. a solucao e´colocar carburado ai nao encomoda +,abç a tds e nao esqueca dacorreia dentada..

  18. Bom , pode ser que modolo hey comanda a variação do ponto e poderá ser de acordo com a temperatura e rotação, ou não , por que não averia motivo de sua instalação ser neste local.
    Bom eu acho maas pode ser que não tem nada a ver.
    Mas independente estas sujestões do pessoal também tem sentido.
    Abraços.

  19. VOCE VAI COMPRAR UMA IPANEMA USADA, ENTÃO INSTALE UM CARBURADOR WEBER!
    AQUELE USADO NO MOTOR DO MONZA 84,85,86.
    ELE É SIMPLES PRATICO E POPULAR.
    LIGOU PEGOU.
    O TBI SÓ VAI FICAR TE ENRROLANDO.

  20. legal os comentários tenho kadett 93 ha 9anos ate ano passado modulo hey era original
    troquei veio a dar problema e coloquei Delphi nao aguentou 6meses vou ter que trocar e por fora

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