Identificando a fumaça do escapamento

Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa, um motor expelindo fumaça tem problemas. Em São Paulo, se o seu carro estiver apresentando um desses problemas você não conseguirá sequer licenciá-lo. Vamos, então, dar alguns exemplos que podem ser aplicados em motores à alcool, gasolina e/ou GNV.


FUMAÇA BRANCA:

A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.

Outro sintoma: o nível do líquido de arrefecimento baixa rapidamente.

OBS: em dias  frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida pára. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema.


FUMAÇA AZULADA:

Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.

Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.


FUMAÇA PRETA:

Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.

———-

Qualquer situação desta indica que há problemas no motor. Percebendo fumaça no escapamento, quanto mais rápido você levar o seu carro para uma revisão, menor poderá ser o gasto com o reparo.

Tão importante quanto preservar o seu bolso fazendo a correta manutenção do seu carro é contribuir para um ar mais saudável, principalmente em grandes centros urbanos. Em São Paulo, a inspeção veicular já é obrigatória para vários veículos. Então fique atento: se o seu carro está apresentando um destes sintomas mencionados, leve-o ao seu mecânico antes de agendar a vistoria.

O piloto Oswaldo Negri explica estes problemas deforma mais simplifica neste vídeo feito para o site bemsimples.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Veja mais artigos sobre: Dicas do Especialista, Vídeos de Carros

comentários no Facebook e 515 comentários antigo(s). Comente este artigo.

  1. [...] Identificando a fumaça do escapamento (saiba qual o [...]

  2. [...] Identifique a fumaça que sai pela tubulação do seu veículo.Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Veja os tipos: Fumaça Branca, Fumaça Azulada e Fumaça Preta [...]

    • rayane disse:

      olá tenho um palio faire 2005 e esta fumaçando mais quando o carro esta andando não sai nenhuma fumaça so quando esta parado e aceleramos um pouco mais,e o olho estava baixo,o meu cano de escape esta torado um pouco no meio e esta manchado na borda de preto. Eu ja troquei o olho pois pensei que podese ser o olho velho fais uns dois dias mais não sai praa lonje com ele mais continua do mesmo jeito não mudou nada ainda. podem me ajudar?

      • Rayane
        Tente identificar a cor da fumaça que está saindo. A partir dela, é possivel saber os problemas mais comuns.
        De qualquer forma, escapamento com borras de óleo não é normal. É importante que seu mecânico faça uma avaliação mais cuidadosa para evitar danos maiores no motor.

  3. Allan disse:

    Ótimo post. Bem reduzido, bastante objetivo e (o mais importante) muito útil. Obrigado e parabéns.

    • evandro disse:

      ola allan, tambem tenho um gol 16v turbo e aconteceu isso comigo. no meu caso foi os retentores de valvula que estragaram e quando tirei o cabeçote vi tambem que o primeiro piston estava com folgas. ou seja quando tirar o cabeçote verifique tambem os pistons. abraços

  4. marcos disse:

    tenho uma paraty ano 96, qndo estou em pista ela começa a espelir uma fumaça branca, e tem queimado oleo com frequencia, o escapamento fica uma pasta preta e escurecida, tipo oleo queimado.!! que poderia ser, ou qual a solução… obrigado…!!!

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá. Marcos.
      A resposta está destacada no texto do artigo.
      Geralmente as pessoas confundem a fumaça azulada com a branca. No seu caso, pode estar com mais de um problema.
      Você deve levar seu carro para o mecânico diagnosticar com mais precisão.

  5. Arnaldo disse:

    Tenho um siena 2001 1.0 fire 16V, ele esta com 122000Km.
    De um tempo pra ca ele começou a soltar uma fumaça pelo escapamento.
    Não consigo indentificar a cor dela, mas o nivel de agua abaixa muito pouco, o oleo consome um litro por mes e o consumo de gasolina é de 11km na cidade.
    O motor esta com borra dentro.
    O escapamento esta seco, mas com um pó preto.
    O que deve ser?
    Ja me disseram que tenho que fazer as valvulas, outros dizem que é so ajustar a injeção.
    Mas não sei, estou com duvida e medo de gastar dinheiro a toa em lugar errado.
    O que faço, me ajudem por favor.
    Muito obrigado
    Arnaldo

    Esqueci de dizer que estou usando o oleo selenia vs 20w50, mas estou pensando em colocar um oleo 60 de alta quilometragem, depois de ser feito a limpeza da borra.
    O que acham???
    Obrigado
    Por favor me respondam pelo e-mail se for possivel.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Arnaldo.
      Os sintomas indicam que o motor não está funcionando corretamente, possivelmente por desgastes naturais desta quilometragem.
      As borras indicam que o óleo original deve ter sido misturado com o 20w50 que você está usando. Eu concordaria com ambas as sugestões: de verificar a regulagem de válvulas e da injeção. O alto consumo de óleo também pode indicar desgaste dos anéis de pistão. Porém, somente somente com uma avaliação mais criteriosa para poder indicar corretamente o problema.
      Sugiro também que você consulte seu mecânico sobre o estado geral do motor, antes de utilizar óleo mais grosso. O motor Fire trabalha com temperaturas mais altas e utilizar este tipo de lubrificante pode prejudicar mais do que ajudar.

  6. José Tadeu disse:

    Por gentileza, possuo um Gurgel, ano 87, equipado com motor VW 1600, dupla carburação. De uns tempos par cá, ele dobrou o consumo de combustível, antes fazia em média 9 Km por litro, hj comemoro quando ele faz 6. Agora, além do alto consumo, ele passou a engasgar, não anda de jeito nenhum e quando acelero forte ele solta uma fumaça preta pelo escapamento. Já troquei as velas, os cabos de vela, a tampa do distribuidor, a bobina de ignição e a bomba de combustível, porém o problema persiste. Será que há indícios de que o problema seja carburação? Muito obrigado.

  7. geaze disse:

    fiz serviço de cabeçote do meu corsa resentemente mais quando ligo o motor pela manhã sai uma fumaça branca o pode ter saído errado pra gerar esse problema

  8. Alberto disse:

    Ola!!!

    Tenho um Volkswagen Gol 94 Cl 1.8
    Quando o motor está ligado e estou andando com o carro normalmente, nada acontece. Porem quando forço a aceleraçao e com isso a velocidade, rapidamente começa a sair uma fumaça branca muito intensa, que logo depois também desaparece.
    O que isso significa??

    Obrigado.
    Alberto SP

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Alberto.
      A fumaça azulada, muitas vezes, se confunde com branca, principalmente como carro em movimento.
      Aparentemente há desgaste nos anéis de pistão e sugiro que leve seu Gol para revisão mais criteriosa do motor.

  9. Gilliard disse:

    Ola eu tenho um Uno ELX 94

    Ultimamente tem saido uma fumaça preta bastante intensa do escapamento do meu carro

    Ele tbm consome bastante ta fazendo 4,5 km em média.

  10. [...] Identificando a fumaça que sai do escapamento (dá pra diagnosticar só de [...]

  11. Jhonatan disse:

    Bom dia, tenho um VW Sedan 1970 e fiz o motor a uns 8 meses e quando dou partida, geralmente sai uma fumaça branca, pelo menos parece branca e o óleo não está baixando, caso fosse azulada. O que pode ser?

  12. [...] This post was mentioned on Twitter by Danilo Marsiglia. Danilo Marsiglia said: Identifique problemas no seu carro. http://motorsa.com.br/2009/09/13/identificando-a-fumaca-do-escapamento/ [...]

  13. olá Eduardo,

    tenho um fiat uno 2006, não fumaça, não baixa oleo, mais acho que o condumo de combustivel está acima do norma, o que pode está acontecendo, ja ta com 1500000 km rodados

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Hermínio.
      Infelizmente, sua pergunta é impossível de responder.
      Antes de mais nada, você precisa ter "certeza" que o consumo está acima do normal.
      Com esta quilometragem toda, seria normal, por exemplo, que o desgaste natural afete o consumo.
      Recomendo que você procure uma oficina bem equipada para verificar.

  14. Daniel disse:

    Olá, não sei se aqui é o melhor lugar pra fazer a pergunta, mas, tenho um Brava 1.6 2001, motor com coletor de aluminio, ele tem muitos buracos na aceleraçao quando frio, ele parece q segura e solta o motor, tenho q andar muito lentamente pois se chegar nos 3000 rpm ele embola todo!

    Tens ideia do que pode ser?

    Muito obrigado

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Daniel.
      Infelizmente, somente com um exame mais minucioso seria possível dizer algo.
      Recomendo que você leve seu Brava a uma oficina bem equipada em injeção eltrônica para avaliar o problema.

  15. Patricia disse:

    Olá, meu carro expeli fumaça branca qdo fico muito tempo parada no transito ou no semaforo, em movimeto ou parado por alguns segundos nw expeli fumaça alguma…percebi tbm que qdo o percurso é longo ou demorado o motor começa a falhar, e eu tenho que ficar acelerando pra nw morrer… me ajude por favor

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Patrícia.
      Possivelmente, seu carro tem mais de um problema.
      Recomendo que procure um oficina bem equipada para ter um diagnóstico mais preciso.

  16. Lito disse:

    Meu corsa está com um vazamento no motor (o motor está todo sujo de óleo), saindo fumaça azul pela manhã e todo vez que eu dou partida e ele dá umas falhadas na marcha lenta. O óleo sempre baixa o nível em uma semana. O que pode ser? Já fiz a retífica do cabeçote e troquei uma junta do carter e continuam os problemas!

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Lito
      Você precisa consultar o seu mecânico para identificar e eliminar este vazamento de óleo. Pela sua descrição, podem haver vários problemas no motor do seu Corsa.
      A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

  17. [...] ser inspecionadas pelo mecânico a cada 10.000 km na maioria dos veículos nacionais. Assim como a fumaça emitida pelo escapamento, inspecionar as velas periodicamente pode nos dar muitas informações sobre o estado geral do [...]

  18. Cesar disse:

    Olá. Tenho um corsa com 92 mil km. Quando está parado tem saído uma discreta fumaça branca pelo escapamento, mas quando acelero sai uma “nuvem” branca. Percebi que o líquido de arrefecimento está baixando, mas o óleo continua no mesmo nível. Levei o carro a um mecânico que identificou o problema como queima de óleo, e recomendou retificar o motor. O carro é único dono e sempre fiz as manutenções corretamente. É possível que com essa quilometragem seja necessária a retífica do motor mesmo? No caso de ser apenas queima do líquido de arrefecimento, qual o procedimento correto? Apenas a troca de juntas? Não entendi pelo vídeo a relação entre a perda do líquido pelo radiador e a fumaça branca. Obrigado!

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Cesar.
      A fumaça branca, pode ser facilmente com a azulada, pois o tom de azul é geralmente bem claro, quase branco.
      A explicação sobre a perda de líquido de arrefecimento, não é pelo radiador, mas sim pelo próprio motor, que está “queimando” o líquido na câmara de combustão.

      Aparentemente, pela sua descrição, trata-se de junta de cabeçote queimada, que faz com que o líquido de arrefecimento “vaze” para dentro da câmara de combustão, consumindo-o rapidamente e formando a fumaça branca.
      Apenas trocar a junta não é prudente pois “aplainar” o cabeçote na retificadora é necessário para um reparo mais eficiente.

      Se você tem dúvidas quanto ao diagnóstico do seu mecânico, recomendo que consulte outro para uma segunda opinião.

  19. marcio disse:

    ola estou com um problema com meu brava 1.6 16v 2001 a ventuinha hora arma hora não arma ja levei em varios mecanicos ela funciona alguns dias e volta tudo de novo e com isso a eu estou tendo que andar de olho na temperatura ja não to aguentando o carro acabou de fazer uma geral troquei oleos,correias,filtros o meu radiador e o cebolão tem um mes que troquei !! oque pode ser isso,sera que pode ser (junta queimada)? desde ja muito obrigado

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Marcio.
      Em casos de junta de cabeçote queimada, você deve perceber um consumo rápido do líquido de arrefecimento.
      A ventoinha, é normal que somente seja acionada em caso de oscilação na temperatura do motor. Porém, se a temperatura estiver aumentando muito e não houver consumo do líquido, sendo que você já trocou os componentes mencionados, é possível haver problemas com os componentes do ar-condicionado, possivelmente o "Pressostato". Peça para seu mecânico ou uma oficina especializada em ar-condicionado para avaliar este sintoma.

  20. Anderson disse:

    Olá… o meu problema é o seguinte Tenho um Golf 99/00 2.0 e de uns dias para cá notei a presença de fumaça branca e na saida do escapamento o chão fica umido (molhado) mais nao existe baixa de agua no reservatorio? o que poderia ser… Obrigado

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Anderson.
      Em algumas regiões (mais frias) esta umidade pode ser apenas resultado de condensação. Isto pode ocorrer devido ao alto índice de álcool presente em nossa gasolina.
      De qualquer forma, levar seu Golf para uma boa revisão pelo seu mecânico não é má idéia.

  21. mariely disse:

    BOA TARDE!

    EDUARDO

    COMO É A QUEIMA DA GASOLINA NOS DIAS FRIOS, POIS É NORMAL SAIR COM PINGOS DE ÁGUA + MANCHAS ESCURAS, MAS NÃO CONTÉM ÓLEO.

    JÁ TROUXE UM TÉCNICO DA VOLKSWAGNE ATÉ A MINHA RESIDÊNCIA PARA EXAMINAR O PISO, E DISSE QUE É NORMAL EM DIAS FRIOS, POIS É A CARBONIZAÇÃO DA GASOLINA, E QUE QUANDO ESQUENTA O DIA, A TENDÊNCIA É DIMININUIR.

    O TÉCNICO FALOU PARA RETIRAR À GASOLINA DO RESERVATÓRIO E TROCAR, E RODAR COM ÁLCOOL PARA LIMPAR O TANQUE, E LOGO VAI PARAR DE SAIR ESSES RESPINGOS, MAS SE COLOCAR À GASOLINA NOVAMENTE VOLTARÁ A SOLTAR OS RESPINGOS NOVAMENTE.

    É NORMAL ISSO MESMO, OU É PROBLEMA NO MOTO OU CATALIZADOR, ENFIM NÃO SEI O QUE ACONTECE.

    O QUE DEVO FAZER, POIS O FOX É 2010.

    GRATA.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Mariely.
      Em primeiro lugar, temos que saber que a nossa “gasolina” contem 20% de álcool.
      Em geral esta “água” é residual do álcool e algum resíduo dele poderá ser expelido pelo escapamento, antes de condensar com o calor do motor e da tubulação do escapamento.
      A orientação do técnico parece bem sensata e aparentemente não vejo problemas de motor ou catalisador neste caso.
      Caso queira voltar a usar gasolina, prefira as aditivadas ou premium, que a fuligem preta não deverá voltar.

  22. marcos disse:

    TENHO UM PALIO 2010 COMPREI ZERO TEM VEZ QUE VOU LIGAR ELE DE MANHA SOLTA UM FUMAÇA BRANCA E DEPOIS PARA

  23. Guh ! disse:

    Cara,
    tenho um tempra 95, quando acelero até uns 4000 rpm ele naum solta fumaça,
    acima disso ele começa a soltar fumaça azul e se chego aos 8000 rpm a fumaça fica quase preta.
    o consumo de agua esta alto, e esta gastando mais gasolina que o comum.
    pode me ajudar ?

    (Pelo artigo acredito que seja os anéis).
    Vlw

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Guh.
      Infelizmente, somente com um diagnóstico mais preciso para lhe dizer com certeza o que está causando esta fumaça.
      Mas uma coisa é certa: fumaça azulada significa problema grave.
      Recomendo que você leve seu Tempra para uma revisão de motor o mais rápido possível, antes que a situação piore. Infelizmente, neste ponto, o reparo não deve sair lá muito em conta.

  24. Rodrigo Kooity disse:

    Ola!!
    Eu tenho um gol 1.0 16v turbo, ke de uns dias pra ca tem soltado uma fumaça branca, sempre uso gasolina aditivada, voce poderia me explicar qual deve ser o problema??
    Muito obrigado!!!

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Rodrigo.
      Por favor, especifique melhor em que situação de uso a fumaça branca ocorre, se solta sempre ou pára depois de algum tempo, etc.
      Obrigado

    • Leonardo Kenji disse:

      Ola Rodrigo!Vc conseguiu resolver a fumaca do seu gol? Estou com mesmo problema na minha parati 16v turbo. Se vc conseguir resolver o problema, me da uma sujestao ok? Agradeco desde ja………Obrigado!

  25. SERGIO disse:

    Olá. Tenho um ford ka 2001 motor zetec.
    A alguns dias começei a perceber que depois que o motor do carro esquenta, toda vez que preciso exigir mais do motor começa a sair uma fumaça branca junto com uma batida de pino forte me obrigando a tirar o pé até cessar o problema.
    Isto costuma acontecer nas subidas e em retas longas com velocidades entre 80 e 90 km.
    Em velocidades baixas dentro da cidade o carro se comporta normalmente.
    Mudei a gasolina para a podium e o problema permanece.
    Percebi também um consumo maior de óleo.
    Com relação a agua do radiador, está normal sem baixar o nível.

    Estou preocupado e gostaria da sua opinião.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Sergio.
      É bastante comum confundirmos visualmente a fumaça azulada com a de cor branca.
      Aparentemente o seu problema está relacionado ao sistema de lubrificação e pode ser grave.
      Recomendo que você leve seu Ka para uma revisão de motor em um oficina bem equipada, para identificar corretamente qual o problema que está causando a fumaça, o consumo de óleo e, principalmente esta "batida de pino forte" que você percebeu.

  26. tiago melo disse:

    ola!!!
    tenho um logus 95 1.8
    de um tempo pra ka ele começou a soutar uma fumaça “branca” e abaixar descontroladamente o nivel de agua, sem falar no cheiro forte a qual essa fumaça vem fazendo .
    por gentileza; oq pode ser?
    agradeço des de ja.

  27. Fernando disse:

    Olá Eduardo,
    A um mes atraz notei que ao ligar a moto(pela manha ou depois de muito tempo parada) que ela soltava uma fumaça branca e densa se acelerasse ela e depois que a moto esquenta essa fumaça parava.
    Levei a um mecanico e ele aconcelhou a trocar os retentores de valvulas(são 8 na CB 500). Depois de trocado ( a moto ainda com ele) ele notou que a agua do radiador estava secando ao ligar a moto então me explicou que o liquido que refrigera o motor estava vazando pela junta do cabeçote. Trocamos a junta do cabeçote. Depois do carburador regulado andei um pouco e levei ela pra casa. No dia seguinte de manha, notei a MESMA fumaça branca e densa e novamente voltei ao mecanico e falei que estava a mesma coisa.
    Ele ja sem ideias do que poderia ser, conversou com outro mecanico que disse que poderia ser algum tipo de trica no cabeçote.
    Nesses dias que estou com a moto tenho feito alguns testes do tipo:
    Sempre de manha com ela fria.
    - Ligo e com o afogador acionado deixo ela esquentar(sem acelerar. pouco abaixo dos 2 mil giros), no processo ela solta uma fumacinha branca que logo se dissipa no ar(como se fosse agua ou como esses carros a alcool). Depois de quente ela para.
    - Ligo e acelero ela a quase 4 mil giros e ela solta a tal fumaça branca e densa, a garagem fica com muita fumaça. Depois de quente ela para.
    Nesses dois testes noto que o escapamento “jorra” agua pra fora e se coloco a mao na boca dele, minha mao fica molhada.
    O mecanico disse que era o líquido de arrefecimento que estava passando pela tal “trinca” no cabeçote, já que a junta era nova e original, e que a fumaça branca e densa seria por causa da oleosidade que contem nesse liquido.
    Diante dos fatos, o que voce me aconcelha a fazer?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Fernando.
      A informação de líquido de arrefecimento sendo queimado faz todo o sentido, pelos sintomas que você descreveu. Entretanto, não ficou claro se o cabeçote foi retificado para a substituição da junta. Porém, também faz sentido que possa haver trincas nele.
      Infelizmente, não tenho a informação se é possível "aplainar" o cabeçote da CB500.
      Recomendo que você consulte uma retificadora bem equipada junto com seu mecânico.

  28. Claudio Alves disse:

    olá…tenho um gol 16v turbo original de fabrica ano 2001, minha duvia é o seguinte: qdo estou acelerando, ou andando trocando de marcha não fumaceia, mas qdo para na esquina que reduzo o carro, ou paro, que cai o giro ele sai as vezes uma quantidade de fumaça, que pode ser?? pode me ajudar?? obrigado desde já..um abraço….

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Claudio.
      Tente identificar a cor da fumaça que está saindo e veja o possível problema no texto deste artigo.

      É possível que os retentores de válvula estejam começando a ceder, mas isto não é uma regra.
      No caso do motor turbo, podem ser diversos outros fatores. Uma avaliação mais criteriosa pode ser necessária para identificar corretamente o problema.

  29. Lucas disse:

    Bom amigo, tenho um audi a6 ano 95, e o problema é a fumaça. Esses tempo acelerei bastante em uma rodovia e logo depois pareino sinaleiro, notei que existia mas muita, muita fumaça mesmo, até mesmo, pessoas com outros carros do lado veio me avisar que existia muita fumaça, o motor ja estava quente, e não consegui identificar a cor. Sera que isso foi pelo fato da aceleração repentina, mas creio eu, que isso não poderia acontecer, pois o carro tem um motor de 180 cv.

    Aguardo seu contato Eduardo

    Obrigado

    Lucas

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Lucas.
      Por favor, descreva melhor a situação. Por onde estava saindo esta fumaça? Você havia lavado o motor logo antes disso acontecer? A emissão da fumaça sempre acontece quando você acelera assim?

      • Daniel disse:

        Ola Pessoal, tenho um AUDI A6 2.8 V6, ano 98, e acontece a mesma coisa, comprei ele usado, nao sei quanto gasta esse carro, mas o meu ta fazendo 4,5 na cidade mas com muita maciez ao andar, nao passo de 3mil giros, e qjuando dou umas aceleradas com ele comeca a fumacear muito tambem, chega a ser vergonhoso, mas quando dou partida nele, espero esquentar um puquinho e e acelero pra ver, ele nao fumaceia, e nao baixa oleo agua nada. por que sera? OBS: cheira muito forte gasolina, principalmente pelo escapamento.

  30. Lucas disse:

    Bom Eduardo, a fumaça sai pelo escapamento, e ela sempre esta saindo, mesmo com o carro mais lento, o que me espantou, foi o quanto eu acelerei e o quanto de fumaça saiu, foi a única vez que fiz isso (foi uma grande aceleração). Creio eu que a fumaça é azulada quando o carro anda mais devagar, neste caso irei ter que refazer o motor ou tem outra solução que possa fazer, e a alguma explicação para tanta fumaça por ter acelerado bastante, e a algum risco de fundir o motor?

    Eduardo, esqueci de mencionar, ja me falaram que essa fumaça e causada pelo fato do carro não andar o suficiente, e gasolina ou oleo ficarem no escape ai resulta na fumaça azulada. Verdade ou mito?

    Amigo, Obrigado pelo contato
    Aguardo Lucas

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Lucas.
      Esta fumaça clara e azulada, é indício de óleo lubrificante sendo queimado na câmara de combustão, ou seja, de vazamentos internos de óleo.
      Isto pode ser causado, principalmente, por anéis danificados. Se fosse gasolina, a fumaça seria bem escura, quase preta.
      Neste caso, somente abrindo o motor para resolver o problema. No caso do Audi A6, este reparo não deve sair muito em conta, infelizmente.
      Mesmo assim, recomendo que procure uma oficina ou uma retificadora bem equipada, para o correto diagnóstico.

  31. kolder disse:

    tenho um corsa 96 esta com 98000 km ele esta soltando uma fumaça preta no escapamento e sai tipo umas borra preta qual sera o precedimento??

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Cristian:
      A fumaça escura, geralmente indica queima de combustível em excesso. Acredito que o aparecimento desta fumaça após a troca de óleo possa ser apenas coincidência. Eu recomendo que você procure um oficina bem equipada para uma inspeção mais detalhada sobre este problema.

      Kolder:
      Conforme mostramos no artigo, motor emitindo fumaça tem problemas. Recomendo que você procure um oficina bem equipada para uma inspeção mais detalhada e, aí sim, saber qual o procedimento para o reparo.

  32. Cristian disse:

    Olá Eduardo,

    Tenho um Eclipse ano 95, que tem ums 100.000 km de fábrica. Faz 2 dias fiz a última troca de óleo, e ontem por primeira vez notei que o carro começou a jogar fumaça escura pelo escapamento. O momento em que mais fumaça sai do escapamento, e quando o carro esta frio. O pessoal da troca de óleo utilizou SAE 10W40 (sintético), eu achei um óleo muito fino para o carro, mas o pessoal falou que não ia ter problema. Outro dado, é que notei a fumaça no momento em que quase não tinha combustível.

    Poderia me indicar se o problema pode ser pelo óleo utilizado? Algo de lixo do tanque? O motor ruim? etc

    Agradeço muito pela atenção,

    Cristian

  33. Daniel disse:

    Olá, tenho uma marea weekend 1.8 sx que está soltando fumaça preta, mas só quando acelero muito, e a aceleração está falhando, engasgando, 2 em 2 semanas eu preciso completar com 1 litro de óleo. O que poderia ser?

    Muito Obrigado !!!

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Daniel
      Aparentemente, seu carro está com vários problemas no motor, na ignição e na injeção eletrônica. Recomendo que procure um oficina bem equipada para realizar um diagnóstico preciso o mais rápido possível, antes que o motor quebre.

  34. nivaldo disse:

    ola tenho uno 98 sx quando o tempo esta frio ou chuvoso ele solta uma fumaça como se fosse um carro a alcool e quando o tempo esta quente não vejo esta fumaça o que pode estar acontecendo

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Nivaldo
      "Em dias frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida pára. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema."

  35. marcel disse:

    ola amigo,tenho um palio 16v,eu estava usando gasolina aditivada, e quando passei a usar gasolina normal o carro começu a soltar uma fumaça branca o que sera?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Marcel
      Em primeiro lugar, recomendo que volte a usar a gasolina aditivada.
      A emissão da fumaça branca pode ser causada principalmente por dois fatores, apresentados no texto deste artigo.

  36. Aluizio disse:

    O meu problema esta relacionado em dois fatores: um deles é a fumaça meio azulada que sai do escapamento do meu gol g4 ano 2006 quando passo de 80 km/h. O outro, é o cheiro forte de combustível que sai da parte dianteira do carro.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Aluizio
      A fumaça azulada indica problemas graves no motor do seu VW Gol, conforme indicamos no texto deste artigo.
      Sobre o cheiro forte de combustível, recomendo que seu mecânico faça uma verificação detalhada, sobre algum possível vazamento ou obstrução em toda a linha de combustível. Um barômetro pode ajudar no diagnóstico.

  37. David disse:

    Olá…
    Tenho um celta 1.0 coloquei kit flex agora preciso passar na inspeção(teste de fumaça) será que vai dar alteração no teste.
    Vou retirar o kit flex na vistoria, retirar o alcool que resta e colocar gasolina.

  38. atyla rego disse:

    olá, tenho um siena fire 2008 flex, com 64.750km rodados, e esta todo em dia com as revisões, e recentemente coloquei GNV nele, e ao ligar pela manhã ele expele fumaça branca, dias sim e dias nao ao ligar. o que pode ser?

  39. Victor disse:

    tenho um kadett 94, fiz o motor a pouco tempo, sendo que está saindo fumaça azulada, meu mecanico disse pra observar por um tempo pra ve se para e se não parar que vai leva novamente para retífica, gostaria de saber o que é, se é normal ou não.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Victor
      A emissão de fumaça azul não é normal e indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados, ou retentores de válvula desgastados ou mal aplicados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.
      Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.
      Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.

      Leia mais: http://motorsa.com.br/2009/09/identificando-a-fum

  40. marcel disse:

    ola amigo, tenho um palio 16v,sempre quando eu troco o oleo ou completo,o carro começa a fumaça, e depois de um tempo ligado ele para de fumaça, o que sera que é?

  41. Leandro disse:

    Boa noite Tenho um Marea 2.4 20v e de vez em quando na partida ele solta muita fumaça, já me disseram que pode ser bico injetor; pois as vezes o carro falha na arrancada, e tem também outro ponto que é um barulho similar a uma batida de "LATA" vindo da parte de baixo do motor que não consegui descobrir, parece até que é o escapamento, não sei se é normal, pois já me diseram que este modelo o barulho é similar a carros de fórmula 1, não sei se é verdade, mais o carro está bebendo muito e consome 1 litro de óleo a cada 500 km rodado, o que pode ser?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Leandro
      Considerando a fumaça durante a partida e o alto consumo de óleo lubrificante, há indícios de problemas nos anéis de segmento do motor, o que justificaria já algum dano que está causando o barulho que você menciona.
      Recomendo que você leve seu Fiat Marea a uma oficina bem equipada para uma avaliação mais criteriosa do problema.

      Cristiano
      Dependendo da quilometragem do seu Ford Fiesta, este consumo pode até ser considerado normal, em 8 mil km. Mesmo assim, é uma boa idéia levar seu carro ao mecânico para verificar se há mais problemas.
      Para saber qual o óleo correto para o seu carro, consulte os links das tabelas da Shell e Petrobrás disponibilizados ao final deste artigo, ou o manual do proprietário.

  42. marcos disse:

    Ola Senhor Hoffmann!

    tenho um brava hgt 1.8 16v ano 2000 com 74.000 km rodados

    não sei se o problema no escapamento ja existia e não tinha notado , mas percebi que mesmo quente respinga água no escape,e a agua do reservatorio abaixa rapido,não sei se é por isso ou pq notei que deixando o carro parado quetinho ali desligado na rua,quando vou ver tem agua escorrendo no chão e vi que pingava agua pelo protetor de carter, colegas viram meu radiador e disseram que ele estava furado e vazando agua, subi o carro na calçado e entrei debaixo para poder identificar, e não vi agua nenhuma vindo do radiador pra escorrer por ali , percebi que estava vindo acima de um tal de tecfill filtro , estranho mas só tentei por a mão e parou de pingar agua,a agua continua baixando,só que agora não tanto mas fico sempre atento,motor continua ao meu ver legal. pois ainda tem potencia,passou tranquilaço na inspeção veicular um mês atras , marcador temperatura normal, me falaram que a agua que respinga no escape pode ser junta queimada,tem algum risco de a agua invadir o oleo do motor se for isso ? peço dicas e agradeço desde já !

    • Eduardo disse:

      Marcos
      Aparentemente, há mais de um problema envolvendo o sistema de arrefecimento do seu Fiat Brava e, um deles, me parece ser com a vedação da bomba d'água que, neste caso, somente substituindo-a para resolver.
      1) Este problema explicaria tanto o consumo de líquido quanto o vazamento que você notou embaixo do motor. Dependendo da posição em que a bomba d'água pára, o vazamento pode cessar e, desde que não deixe o motor secar (ficar sem líquido de arrefecimento) você não deve notar alterações na temperatura de funcionamento.
      2) A presença de água no escapamento poderia ser explicada pelo efeito do álcool adicionado à nossa gasolina, mas deveria sumir quando o escapamento esquenta.
      3) Isto indica que pode haver, sim, problemas na junta de cabeçote. E se o problema se agravar, pode comprometer todo o motor.
      Por isso, recomendo que procure uma oficina bem equipada para realizar uma inspeção mais criteriosa e lhe dizer exatamente qual (ou quais) os reais problemas.

  43. Marcos disse:

    Muito obrigado. Sou o do Brava HGT que havia perguntado sobre a agua do carro e tal.
    Estou voltando apenas para agradecer a boa fé e o tempo que se dedica a nos ajudar e aconselhar.
    Obrigado.

  44. Higor Luiz disse:

    Tenho um Gol 1.0 Power Ano 2001, quando ligo ele pela manha sai uma fumaça um pouco azulada pelo escape, mais depois que ele ta quente nao fumaça mais de jeito nenhum. Gostaria de saber se isso eu precisaria mandar fazer um reparo no motor ou trocando os anéis e juntas ele ficaria normal, ele tem KM 147.652 rodado.

  45. Eduardo disse:

    Higor
    Pela minha experiência, isto pode ser apenas um desgaste nos retentores de válvulas que deixam vazar um pouco de óleo para a câmara de combustão após desligar o motor. Este óleo se acumula e é queimado quando o motor é ligado novamente, gerando a fumaça que você percebeu.
    Geralmente é um problema simples (e não muito caro) de resolver, mas pela quilometragem do seu VW Gol, uma revisão mais completa é recomendada.

  46. Hugo disse:

    Blz galera, tenho um Escort hobby ano 94, fiz o motor do carro todo troquei kit do morto completo ECT… Só que quando ligo o carro ou acelero bem fundo ele esta saindo fumaça preta. Já fui a dois caros especializados em carburado, regulei tudo. Ate coloquei outro carburador no carro mais o mesmo não para de sair fumaça preta. Verifique que tem gasolina misturando com óleo e o nível esta acima do Maximo.
    Gostaria de saber se gasolina misturando com óleo faz o carro sair fumaça preta.

    • Eduardo disse:

      Hugo.
      Independentemente da cor da fumaça, o fato de você perceber que há combustível misturando-se ao lubrificante, indica que a retífica do seu motor não foi bem feita ou há problemas decorrentes deste reparo.
      Recomendo que procure a oficina responsável pela retífica para que revise o trabalho feito. Por lei, você tem 90 dias de garantia do serviço e das peças utilizadas.

      • Hugo disse:

        Eduardo, fiz o que vc disse acima: procurei a retifica e a mesma verificou todo o cabeçote novamente e trocou os retentores das válvulas. O mecânico montou novamente o motor e ainda esta saindo fumaça preta.

        Eduardo duas perguntas:

        1) A bomba de combustível neste carro e junto ao bloco do motor, se ela estiver com
        problema pode faz o carro mistura gasolina com óleo?

        2) Se gasolina misturada com óleo tem alguma relação com o carro sair fumaça preta?

        Outra coisa carburador desregulado não é, porque levei o carro em dois especialistas em carburador, regulei conforme a especificação da Ford. Cheguei até a por outro carburador e, mesmo assim, sai fumaça preta.

        Eu já não sei mais o que fazer?

        Desde já agradeço.

        Escort hobby ano 94,

        • Eduardo disse:

          Hugo. Considerando as informações que você passou, seria necessária uma avaliação mais cuidadosa para identificar o problema.
          Respondendo suas perguntas:
          1) Sim, é possível que a bomba de combustível esteja fazendo com que combustível misture-se ao óleo lubrificante.
          2) A fumaça preta, neste caso, aconteceria caso houvesse óleo (com gasolina) sendo queimado na câmara de combustão.

          Como a fumaça preta acontece mesmo depois da revisão de cabeçote e mesmo com outro carburador, restaria considerar que há algum problema no bloco do motor, possivelmente relacionado com anéis de segmento desgastados ou danificados. A emissão da fumaça preta poderia ser explicada assim, caso a bomba de combustível também esteja apresentando o problema questionado por você.

          • Hugo disse:

            Eduardo. Fiz a troca da bomba de combustível e de todo o óleo, o mesmo para de mistura óleo e gasolina e carro parou de sair fumaça preta, agora esta redondo.

            Muito obrigado pelas dicas.
            Feliz natal prospero ano novo…

            ABRASSSS

          • Eduardo disse:

            Hugo. Obrigado pelo seu feedback. Fico feliz em ter ajudado de alguma forma.
            Feliz Natal e um excelente 2011 para você.

  47. Otimas dicas, ja resolvi o problema de um carro carburado soltando fumaça preta somente regulando a mistura de ar/combustivel, o consumo diminuiu e o funcionamento do motor melhorou, inclusive a marcha lenta.

  48. fabio disse:

    olá tenho um tempra 8v 2.0 ano 95 e a 4 meses eu fiz o motor dele completo troquei pistão anel bronzina de biela e mancal retifica no bloco etc… cabeçote troquei comando tucho balancim e etc.. mas quando funciono ele de manha as veses ele solta muita fumaça branca mas muita mesmo forma um nevoeiro de fumaça branca ai levei de volta para a oficina o mecânico tirou o cabeçote novamente e mandou para outra retifica disse ter trocado os vedadores de valvulas mas o problema ainda continua por favor saberia me dar auguma dica??? pode ser algo relacionado a pistão e anel???

  49. adilson disse:

    tenho um kadet 92 e ele quando fica ligado muito tempo quando acelera sai fumaça pra caramba mas quando demoro pra desligar por causa do som tenho que dexar ele direto ligado ?

  50. rodimar disse:

    boa noite queria saber sobre meu celta tava bom agora começou a sai uma fumaça escura quando açelera forte ja troquei vela cabo de vela oleo em dia so ainda não vir a enjeção o que pode ser espero resposta obrigado

    • Eduardo disse:

      Rodimar.
      Conforme descrevemos no texto do artigo, a fumaça preta indica problemas com excesso de combustível sendo queimado.
      Possivelmente, o problema está relacionado ao sistema de injeção eletrônica. Procure uma oficina bem equipada para realizar um diagnóstico preciso da injeção.

  51. Alex Alves disse:

    Possuo um Daewoo Lanos SX 1.6 16V gasolina, as vezes ele solta uma fumaça branca azulada mas que deve ser com óleo apesar de não baixar o nivel com facilidade. E as vezes não solta fumaça alguma???!!! Sinto as vezes o odor de óleo mas isso é muito raro. Me disseram que é uma peça elétrica de nome estranho que não me lembro agora. Acredito que é peça do conjunto da injeção eletronica isso é possivel???!!! Pois segundo os mecanicos ele não apresenta sinais de estar com problemas nos anéis. ?????

    • Eduardo disse:

      Aparentemente, o seu Daewoo Lanos apresenta pequenos desgastes nos retentores de válvulas.
      Este pequeno desgaste faz com que um pouco do óleo que estava no cabeçote caia sobre os pistões quando o motor é desligado.
      Como o desgaste ainda é pouco, você não nota a fumaça o tempo todo.
      Pode ser necessário abrir o cabeçote para substitur os retentores.

  52. Fabio disse:

    Ola, meu nome é Fabio…
    Há pouco tempo comprei um carro (Golf 1.6 MI 2002)
    a uma semana com o veiculo notei uma pequena tripidaçao no pedal de embreagem( em torque de marcha 1ª 2ª e 3ª)um leve som de escape furado vindo da parte da embreagem ou do virabrequim do carro…levei o carro em um especialista e ele falou q era o coxim do motor q estava com problema(aparentemente o coxim esta zerado rsrs) entao fui eu fazer uma pequena viagem…e poff peguei um engarrafamento enorme…derrepente vi um tucho de fumaça saindo do escape q durou uns 2 minutos e parou…levei em outro mecanico e ele me falou q o carro esta normal…q isso foi apenas os aneis q entraram em linha ou o escape estava com acumulo de gases e pela auta temperatura eles sairam de uma vez só.
    vc saberia me dizer o que pode ter acontecido pois o motor esta "redondo" sem sair uma gotinha de fumaça em 5.500 rpm??
    obrigado pela atençao….(desculpe o tamanho do texto)

    • Eduardo disse:

      Fábio.
      Existem muitas coisas que podem ter acontecido (muitas mesmo) para o comportamento que você citou.
      Sem presenciar o acontecido e sem uma análise bem criteriosa do motor, eu concordaria, inicialmente, com o que seu mecânico concluiu.

  53. Deva disse:

    tenho um marea 2.0,20v, esta soltando fumaça branca no escapamento, o que poderia ser? estou trabalahndo com hipotese de ser gasolina adulterada, mais gostaria de ajuda, se alguem puder me ajudar agradeço, ah o motor foi refeito a 1 ano aproximadamente.
    obrigado"""

  54. valdir barcellos disse:

    ola tenho um pegoet (206 1.6 16 v) modelo 2001 desde quando comprei na intendente magalhães {campinho} rj a 8 meses venho tendo problemas :primeiro ficou fraco, disseram que era limpeza de bicos , depois velas ,depois cabos e bobina ,depois retirada de uma peça da descarga, depois bomba de combustivel nova , tudo foi feito e pago quase 1.200,00, mil e duzentos reais ….agora comessou a fumaçar preto , principalmente quando esta parado em engarrafamento com o ar ligado, não sei mais o que faço,,,ma ajude por favor, será que tem concerto! , ou devo , entregar essa bomba pra concessionaria ???

    • Eduardo disse:

      Olá Valdir.
      Eu sempre recomendo que, antes de sair trocando peças, é necessário identificar o problema inicialmente. Infelizmente, muitas oficinas independentes não tem esta cultura. No caso do seu Peugeot 206, recomendaria que você procure uma oficina bem equipada e, preferencialmente, especializada em Peugeot. É possível que as concessionárias também possam fazer o conserto definitivo.
      Vale lembrar que fumaça preta geralmente indica problemas no sistema de injeção de combustível.

    • Rozi (Salvador) disse:

      olá amigo acho que nós dois estamos com o mesmo pepino nas mãos pra descascar,o mesmo jeito mais baixando óleo,levei em um mecanico e disse que tem que trocar retenteros de valvula vedadores,retentor eixo comando,retentor da tampa do motor,e o antichama,que esses carros a cada 100 mil km rodado apresenta esses sintomas!!

  55. wotson disse:

    Amigos.
    Tenho uma VW Saveiro 2001, motor AP.
    Pela Manhã, na primeira partida, sai uma fumaça branca mesmo com o tempo bom; e alguns minutos depois pára (assim que esquenta).

  56. eduardo disse:

    ola tenho um gol g3 1.0 16v turbo n sei o que ta aconteçendo toda vez q eu piso no acelerador sai fumaça + nao e muita como da imagem q vi agora..e pouca e ja fiz retifica do motor troquei a junta to desconfiado q possa ser o anel ou o turbo ja ta dando pau mais n tenho ctz percebe mas axo q e branca a cor da fumaça nao azul!

  57. Diego disse:

    boa tarde !! tenho um Gol Mi 1.0 98, na cidade ele nao fumaceia!!! e quando pego asfalto, passando dos 80 km, forcando o motor ele começa a fumacear muito!!! o que poderá ser!!

  58. juliano disse:

    ola meu nome e juliano e meu carro e um fiat uno ano 88 motor 1.6 gostaria de saber qual o comsumo normal desse carro tanto dentro da cidade e em rodovia
    o motor do meu carro comessou a sair uma fumasa me parase azulada de o mecanico que ele esta sujando as velas de olio sera qu eu vou ter que levalo para retifica ou em uma oficina com o mecanico de minha cofiansa resouve me ajudem por favor

  59. Raphael Pallone disse:

    Olá Eduardo!
    Tenho um Pálio fire 2003-2004 que recentemente fundiu o motor. Trocava óleo na quilometragem certa mas não levava em conta o tempo passado da última troca. O que me chamou a atenção é que o carro não demonstrava nenhum sinal de fumaça no escapamento, nível baixo do óleo, sons diferentes ou vazamentos. E de repente, na estrada, começou barulheira e fumaça no motor. Andei por 1 km em baixa velocidade até o posto de gasolina mais próximo. A retífica está sendo feita, mas os danos nas peças foram grandes , desde cabeçote e válvulas até virabrequim. Isso é possível sem nenhum aviso prévio? Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    • Eduardo H. disse:

      Raphael.
      Não posso dizer que é impossível de acontecer. Mas possivelmente haviam pequenos sinais que não foram percebidos.
      Aparentemente, pela sua descrição, isto é mais comum acontecer quando a correia dentada sofre quebra de alguns dentes, tirando o motor de sincronia e causando estes danos.

  60. cristiano disse:

    OLA!

    Tenho um tempra 2.0 8v,carburado.
    noto que quando ligo o carro,sai uma fumaça azulada,tanto na lenta quanto acelerando,mas conforme vai aquecendo o motor,a fumaça diminui e para.
    E noto que sai fumaça pelo respiro do filtro de ar,mas não é sempre,e o óleo baixa.

    O que poderia ser?Agradeço desde já.

    • Eduardo H. disse:

      FUMAÇA AZULADA:
      Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.
      Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.
      Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.

      Leia mais: http://motorsa.com.br/2009/09/identificando-a-fum
      Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

  61. rommerson disse:

    O MEU CARRO É UM PEUGEOT 206 1.0 16V ELE TA COM UMA FUMAÇA AZUL E UM CHEIRO FORTE DE OLEO, O NIVEL DE OLEO TA BAIXANDO MUITO RAPIDO…UM MECANICO ME DISSE QUE ERA OS BICO TROQUEI CONTINUO COM O MESMO PROBLEMA QUAL O PROBLEMA

    • Eduardo disse:

      Rommerson.
      Se o problema é nítido com óleo, não entendi o motivo da troca dos bicos injetores de combustível. É compreensível que o problema tenha persistido.
      Sua resposta pode estar no texto deste artigo, mais especificamente no item "Fumaça Azulada". Boa leitura.

  62. carlos disse:

    o meu fiat brava 1.6 16v 2001 está baixando o nivel de agua todos os dias e não tem nenhum vazamento visível, o que pode ser?

    • Eduardo disse:

      Olá Carlos.
      Os casos mais comuns de sumiço de água, estão relacionados à unta de cabeçote queimada, ou presença de ar no sistema de arrefecimento.
      A presença de ar, geralmente acontece após algum tipo de intervenção mecânica, onde a "SANGRIA" não foi feita adequadamente após o reparo.
      Sugiro que procure uma oficina bem equipada para identificar corretamente qual é o problema.

  63. Eliana Rodrigues disse:

    O meu carro é um gol 2003. Troquei as juntas do meu carro, cart anti chamas, troquei o óleo em 12/12/2010. Rodei 2000km.
    Agora, mais um problema: o carro estava sem óleo, coloquei 1 litro num posto de gasolina, e voltei aonde eu tinha arrumado o carro.
    O mecâcino falou que a garantia não cobria, pois o óleo estava sendo queimado pelo escapamento.
    O que devo fazer?
    Grata

    • Eduardo disse:

      Olá Eliana.
      Em primeiro lugar, é preciso saber o motivo pelo qual as juntas foram substituídas.
      Sem um histórico mais detalhado dos problemas que levaram a este reparo, fica bem difícil de compreender o real problema.
      Mas uma coisa é certa: óleo queimado pelo escapamento é apenas uma conseqüência de problemas no motor ou, até mesmo, nas juntas.

  64. ROD disse:

    OLA ?AMIGO LEVEI UM RENALT R19 EM UNA OFICINA MECÂNICA PARA TROCAR JUNTAS DO MOTOR,TIVE DE TROCAR CAMISAS ,PISTÕES E ANÉIS ,DEPOIS DE ESTA COM O MOTOR MONTADO ELE PASSOU A ENFUMAÇAR AZULADO ,O NIVÉL DE ÓLEO ESTA BAIXANDO?
    SERÁ QUE O PROBLEMA DESTA VEZ ESTA NO CABEÇOTE,NA PARTI DE RETENTORES OU SEDE DE VOLVÚLAS?

    • Eduardo H. disse:

      ROD
      Sim, é bem possível que o problema esteja nas vedações (retentores) do cabeçote.
      Geralmente, quando se abre o motor para este tipo de reparo, sempre são trocadas juntas e retentores, para garantir a qualidade do serviço e evitar retrabalhos. Economizar com os retentores no caso de reparo de motor, geralmente custa mais caro.

  65. renata disse:

    Boa tarde !

    Meu nome é Renata é tenho um corsa wind 97, estou com ele faz 2 meses e so utilizo para meus passeios nos finais de semanas. E esse final de semana passado começou a sair uma fumaça branca do escapamento porem fiquei desesperada pois nunca aconteceu isso com o carro… sera problema no motor ? Se for posso ainda levar na loja onde comprei correto pois eles cobrem ate 90 dias ?

    Me ajudem estou preocupada pois nao tenho muito tempo que estou com o veiculo e se for para me dar prejuizos assim prefiro vende-lo o mais rapido possivel ….

    • Eduardo H. disse:

      Renata,
      Por lei, a loja que lhe vendeu o veículo deve lhe prestar garantia de 90 dias, sim.
      Recomendo que procure a loja, faça a reclamação e solicite o reparo definitivo o mais rápido possível.
      Fumaça branca, indica que há líquido de arrefecimento sendo queimado. E isto, pode se agravar rapidamente, causando graves danos ao motor.
      Se o reparo for bem feito, o problema não deve voltar.

  66. Alisson disse:

    Bom dia a todos, Sou Alisson de Goiás tenho um fox 2005 flex, o meu problema é q meu carro quando frio de manhã quando ligo sai uma borra pelo escapamento, gostaria de saber o q possivelmente poderá ser, obrigado a todos.

    • Eduardo H. disse:

      Allison. É difícil dizer qual o problema sem saber como é esta borra, de que é feita…
      Recomendo que leve seu VW Fox a uma oficina bem equipada em injeção eletrônica para fazer um diagnóstico mais preciso.

  67. ICP disse:

    Bom dia. Tenho um chevette/94 – 1.6 a gasolina. Fiz o motor a 1 mês. Quando ligo o motor, sai uma pequena quantidade de fumaça azul. Se acelerar forte, a quantidade de fumaça aumenta, desaparecendo depois. Se deixar o motor funcionando na "lenta", ao acelerar forte, no escapamento sai uma baforada de fumaça azul. Consultando um mecânico, ele me disse que isso é da gasolina… o que pode ser?
    Muito obrigado!

  68. Ney Amaral disse:

    olá tenho um civic 2001 e todasa vez q vouu correr com o carro em altas rotação quando troco de macha ele solta uma fumaça. vc pode explicar o q poça ser? tb o oleo do meu carro a kda 5.000 km baixa 1L. Meu mecanico disse q era normal .

  69. pedrinho disse:

    Bom dia. tenho um Civic ex automático e é o seguinte fiz a junta do cabeçote a pouco tempo só que agora apareceu um problema que não tinha esta saindo uma fumaça azul do escapamento e também esta baixando o nível de óleo bom antes não tinha nada disso só foi eu fazer o cabeçote e apareceu essa fumaça.

    • Pedro disse:

      ola amigo ,eu tava com o mesmo problema planou o cabeçote e o honda começou a fumar e muito, so resolveu retificando o motor inteiro o mecanico dis que porque aumenta a compreçao do motor ,espero que ajude.

  70. Regina disse:

    Boa noite. Tenho um Renault Clio Privilege 1.0 16v 2003 há um ano. A antiga dona me informou que havia "feito o motor" do carro. Mas, há uns seisa meses o carro apresentou episódios de cheiro forte de óleo e no momento, sai pelo escape uma fumaça branca sempre que está em marchas lentas. Tenho que colocar óleo a cada 15 dias. Será que precisarei fazer o motor novamente? Obrigada pela ajuda.

  71. josafá adolfo disse:

    boa noite, recentemente fiz a retífica do cabeçote do meu motor Ap 1.8, troquei a junta e tudo que precisou,só que o mecânico falou que os anéis de segmentos estavam normal e que ia ficar bom, e poucos dias depois o carro começou sair óleo pelo escapamento, gostaria de saber o verdadeiro motivo e se ainda tem solução e se vale apena gastar mais. meu carro é um GOL GTS 1.8 1989.

    • Eduardo H. disse:

      Josafá.
      Recomendo que solicite uma revisão em garantia ao seu mecânico, afinal, isto aconteceu logo após uma intervenção no motor. Possivelmente, haviam mais problemas que não foram detectados. Infelizmente, somente abrindo o motor para lhe dizer o verdadeiro motivo e se ainda tem solução.

  72. Rodolfo disse:

    Olá. Possuo um Audi 6 cilindros ano 95 que ja fez o motor.
    As vezes ele solta uma fumaça pelo lado esquerdo do motor, mas o nivel de óleo não está baixando. O que pode ser? A agua baixa, mas demora muito.

  73. Patricia disse:

    Olá!
    Tenho um Gol Power 1.0 16V 2002. Ele estava com diversos problemas no motor, levei ao mecânico, foi feita a retífica do motor, trocado pistões e diversas outras peças. O mecânico, depois de montar o motor, disse que stá saindo uma fumaça preta do escapamento. Ele disse que pode ser algum problema no cabeçote, porém, o cabeçote foi retificado em agosto deste ano. É possível que seja isso mesmo ou algum problema na injeção ou ainda outro problema?
    Obrigada.

    • Eduardo H. disse:

      Patricia. É difícil dizer qual o real problema que causa este sintoma sem uma análise mais detalhada.
      Se você está em dúvida sobre a capacidade técnica ou idoneidade do seu mecânico, recomendo que procure uma segunda opinião, em outra oficina.

  74. sidney silva disse:

    Boa tarde Tenho um escort hobby 93 1.6 a gasolina, a minha duvida é quanto a uma fumaça preta acompanhada de uma particulas pretas saem do escapamento, isso acontece quando ele esta frio, depois que aquece ele para de soltar esse pó preto e praticamente não solta nenhum tipo de fumaça, saberia me dizer o que pode ser, muito obrigado. Sidney

  75. humberto disse:

    bom dia
    tenho um siena 2001, e desde ontem ele começou a perder potencia do motor, e começou a sair fumaça branca no escapamento. o que pode ser ?????

  76. jorge disse:

    boa noite tenho um brava 1.6 16v , troquei o radiador de agua , e agora estou tendo problemas, com a refrigeração a ventuinha não dispara a temperatura sobe mais e ventuinha não funciona, oque pode ser feito para solucionar o problema?
    obrigado e bom serviço

    • Thiago disse:

      Jorge, meu pai tem um marea 2.4 20v e estava com o mesmo problema, a ventuinha não ligava e a temperatura subia como louca. Ao levar no mecânico havia uma mangueira de refrigeração que estava furada e impedia que fosse levada certa quantidade de água! O conserto foi super barato, num compensava o nersoso que passamos com o carro até levá-lo ao mecânico! Att.

  77. Rozi (Salvador) disse:

    Olá, amigos.
    Tenho um Peugeot 1.0 16v 2001. Às vezes, quando coloco uma marcha de força, ele fuma, mas não perde força. Não está barulhento e está baixando óleo e a água do radiador está muito suja. O quê deve ser?
    Um mecânico disse que é para trocar os retentores de válvula, do eixo do comando e da tampa do motor e o anti-chamas
    E agora? O que eu faço? SOCORRRRRRRRRO!

    • Eduardo H. disse:

      Rozi. Aparentemente, seu mecânico irá solucionar o problema da fumaça, e aproveitará para trocar os outros retentores e o anti-chamas como prevenção.
      Quanto ao líquido de arrefecimento (água do radiador), será necessário realizar um boa limpeza e verificação no sistema de arrefecimento do seu Peugeot.
      Caso tenha dúvidas em relação ao diagnóstico do seu mecânico, experimente obter uma segunda opinião, de outro mecânico.

  78. LUIZ FERNANDO disse:

    OLA TENHO UM FORD FIESTA 97 1.0 E FOI REPROVADO POR CAUSA DE UMA LEVE FUMAÇA AZUL QUE ESTA SAINDO DO ESCAPAMENTO, E PELO QUE EU JA LI ACIMA PODE SER OS ANEIS QUEBRADOS SOMENTE PARA TER UMA BASE DE VALORES, QUANTO POR CIMA CUSTA PARA TROCA DESSES ANEIS? É MEU PRIMEIRO CARRO E SABE COMO É RSRSR

    • Eduardo H. disse:

      Luiz
      O procedimento para troca de anéis é relativamente minucioso e o mão de obra, certamente custará mais do que o jogo de anéis.
      Recomendo que você procure uma boa oficina ou retificadora para executar esse procedimento e ter o orçamento correto.

  79. Rozi (Salvador) disse:

    Olá amigo, meu Peugeot 1.0 16 válvula 2001 esta fumando e baixando óleo,mais o motor esta silencioso e o carro não perdeu força! o que deve ser?

  80. Eduardo H. disse:

    Jorge. Aparentemente, houve alguma falha ligações elétricas. Recomendo que um bom eletricista examine o sistema (fiação, sensores, ligações, relés, etc.).

  81. RafaMarinheiro disse:

    BOM DIA,QUERIA SABER SE ALGUM DE VCS PODEM MI AJUDAR COM ESSE PROBLEMA,TENHO UM PEUGEOT 206 1.0 16V.E ELE NA CIDADE ELE NÃO FERVE DE JEITO NENHUM MAS NA RODOVIA ELE FERVE E ABAIXA AGUA RAPIDAMENTE.
    GOSTARIA QUE SE ALGUM DE VCS TEVE UM PROBLEMA PARECIDO COM ESSE MI JUDASE.

    • marcos rs disse:

      amigo é estranho ele não ferver na cidade,talves voçe rode poucos km e pare por isso não chega a ocorrer super aquecimento,más acho que seu peugeot esta com a junta do cabeçote queimada,se a perca de água é no escapamento é isso com serteza,más o ideal é que voçe procure um mecanico de confiança para indentificar realmente o poblema…….

  82. gildo disse:

    meu carro fiesta 1.0 ta baixando agua muito rapido e o motor esquenta nas altura e o carro para de funcionar coloquei agua e o reservatorio comecou a pipocar e quando ligo o motor sai fumaca branca com pingos de agua e ta baixando a agua muito rapido o que pode ser?

  83. carolina disse:

    Tenho um Fiat Pálio ano 2000 e hoje pela primeira vez peguei um congestionamento, com muita chuva, mais de uma hora no páre e arranque, e derrepente começou a sair uma fumaça branca com cheiro de queimado pelo capô, entrei em uma rua e estacionei o carro, como estava atrasada deixei ele estacionado ali para pegar mais tarde o que será que meu carro tem, fundiu o motor, barulho não tem nenhum. Obrigada.

    • Eduardo H. disse:

      Carolina.
      É bem possível que foi apenas um alarme falso. Água fria que entrou em contato com as partes quentes do motor e evaporou (fumaça branca).
      Se o motor tivesse fundido, não ligaria novamente.
      Mesmo assim, procure uma oficina bem equipada para fazer uma revisão e avaliar se não houve outro tipo de dano.

      • Sergio disse:

        Poderá ser também na parte de refrigeração, procure uma firma que verifica se o radiador está com algum vazamento ou alguma mangueira ressecada e também a tampa do radiador, alguma coisa o fez esquentar e por isso teve essa fumaça.

  84. Adriano disse:

    Bom dia, tenho um gol 1000 16v turbo (original gasolina), e coloquei um kit flex e comecei a colocar álcool. Aí começou uma fumaça branca a sair pelo escapamento. Um amigo falou para voltar a colocar gasolina e ver o resultado. Fiz…. e adivinha? A fumaça branca some. Detalhe: quando estava no álcoll eu tirei o intercooler dele ví que tinha óleo nele e depois com a gosolina não aparece esse óleo. Se alguém tiver uma dica eu agradeço. Pois tenho um outro gol 1000 16v a gasolina (original) com flex (mas esse nao é turbo) e não sai a tal fumaça branca.

  85. oscar leandro disse:

    Olá ! bom dia tenho um gol g3 2001 com km original de 200020 e agora recente fiz troca de caixa de incendio , velas , cabos de vela , rotor , correia dentada , óleo (5 em 5 mil) , filtro de ar e limpeza de tbi , mas mesmo assim quando ligo o carro sai uma fumaça e ao aquecer mais para , mas se parar o carro e ficar mais de 15 minutos ao ligar sai a fumaça de novo . me ajudem por favor , o q devo fazer obrigado

    • Eduardo H. disse:

      Oscar.
      Geralmente, este sintoma indica que já há um pequeno desgaste nos retentores de válvula. Recomendo que leve seu VW Gol a uma boa oficina para avaliar o problema corretamente. O reparo enquanto o vazamento ainda é pequeno pode evitar danos maiores no motor.

    • Wagner Formentin disse:

      Retire as 4 velas e examine se há boa queima no cilindro, através da coloração delas.
      se estiver queimando bem e sem encharcar de óleo, troque os retentores das válvulas, e a fumaça desaparecerá e se aumentará tbém a eficiência do motor em aprox. 10%.
      Porém se as velas estiverem encharcadas de óleo, vc. deve fazer uma retífica do motor.

  86. dario disse:

    tenho uma fiorino 94 de manha quando ligo solta uma fumaça e depois para e não sai mais o que pode ser

    • Sergio disse:

      Peça a um mecanico de confiança mesmo, que poderá ser apenas retentores de válvulas que já está passando óleo, mas se cair nas mãos de certos mecanicos por aí vão querer fazer o seu motor ou trocar anéis. Porque se não sai fumaça quando andando não vai ser anéis, e quando o óleo passa pelos retentores depois de um tempo parado e quando liga ele a queima e depois para.

  87. marcelo ullrich disse:

    AMIGO TENHO UM KADETT SPORT 97 INJETADO 4 BICO, UNS DOIS MESES PRA CÁ TENHO NOTADO QUE QUANDO LIGO O MOTOR SAI UMA FUMAÇA AZULADA DO CANO ASSIM QUE VAI ESQUENTANDO VAI PARANDO BAIXA UM POUCO DE ÓLEO MAS EU NUNCA DEIXEI CHEGAR AO MINIMO. QUE ÓLEO DEVO USAR ME INDICARAM O ( OLEO 40) O QUE PODE SER E SERÁ QUE EU GASTO MUITO!!! POR FAVOR ME AJUDA.

  88. Luciano disse:

    Olá tenho um renault clio 1.0 16v e fiz uma troca de vela e bobina, todas originais e logo depois meu carro começou a soltar uma fumaça branca. Subim um morro na chuva e ele soltou fumaça até pelo capu; o oleo dele tb baixa akada mil kl é normal o que pode ser?

    • Eduardo H. disse:

      Fumaça branca, indica a presença de vapor d'água, o que não deve ser influenciado pela troca de velas e bobina. Porém, é recomendável que procure uma oficina bem equipada para avaliar o consumo de óleo. Se a quantidade que está baixando for pouca, não é necessariamente um problema.

      • luciano disse:

        Meu carro estava queimando óleo aquela fumaça eu achava que éra branca na verdade era azulada. bem antes meu carro estava mais fraco pelo desgate das velas, quando fiz a troca ele ficou mais forte e começou a queima mais oleo, fui ao mecanico e fiz a retifica do cabeçote troca dos anéis e pistões pois estava com folga o carro ficou ótimo não tem mais fumaça e oleo esta normal. obrigado pela resp ok

  89. wesley stefanon disse:

    oi. tenho um fiat marea 2.4 20v, ele está soltando uma fumaça esbranquiçada, e deixando um residuo preto no chão da garagem vindo do escapamento. e além disso ele está falhando um bocado, e perde um pouco de potência, oque pode ser? já mandei fazer o cabeçote, e não adianta, mexemos na bomba de combustivel, e a água está abaixando um pouco.obrigado.

  90. Janaina Souza disse:

    Boa tarde..
    Preciso de Ajuda urgente.
    Tenho um Gol VW, 16V, tem umas duas semanas que ele está enfumaçando demais..
    Todos os dias, basta ligar e enquanto estiver andando ele está enfumaçando.
    E o pior de tudo tem um cheiro muito forte e estou grávida e isso me enjoa muito.
    A fumaça é branca. Gostaria que me indicasse o que poderia ser, pra quando eu chegar no mecânico eu já dá uma dica do que poderia ser.
    Moro no interior de minas e não tenho opção aqui.
    Aguardo resposta urgente..

    • Eduardo H. disse:

      Janaína.
      Os principais sintomas da fumaça branca estão descritas no texto deste artigo, logo abaixo do substítulo "Fumaça Branca".
      A maioria dos casos requer retífica de algumas partes do motor e substituição de peças para resolver completamente o problema.
      Se deixar muito tempo o motor assim, ele poderá sofrer sérios danos e o reparo pode sair mais caro que o esperado.

  91. Sidney Pessanha disse:

    Boa tarde. Tenho um corsa wind mpfi 1.0 8v 99/99. Meu carro parece sair fumaça branca e preta (sendo mais preta) pelo escapamento, mas essa fumaça só sai quando eu fico acelerando o carro em ponto morto. O nível do olho eu completo a cada 15 dias, o da água também tenho que completar a cada 20 dias. Já fiz limpeza e troca de componentes(vela,cabo,bomba de combustível e filtros) da injeção eletrônica, mas quando passa o Kapitor 2000 ele acusa uma pequena irregularidade na leitura do MAP. Meu carro desenvolve bem, não acende a luz da injeção e está fazendo em média 11 Km/l. O maior problema é o consumo de óleo e a fumaça do escapamento. O que devo fazer, e qual será o problema do meu carro?

  92. Eduardo H. disse:

    Wesley.
    A perda de líquido de arrefecimento (nível baixando) não é normal. Se o seu mecânico não conseguiu identificar ou corrigir o problema corretamente, sugiro que procure uma oficina bem equipada para uma avaliação mais detalhada. Lembre-se que a fumaça branca indica a queima de líquido de arrefecimento e isto pode causar sérios danos ao motor.

  93. adeilton leite disse:

    renault clio sedan fumaçando cor branca,pipocando ao descer uma ladeira no momento que piso no freio e as veses perde a acelereraçao em movimento. por favor me ajudem!

    • Eduardo H. disse:

      Adeilton.
      Você já levou seu Clio em uma oficina para avaliar o problema?
      Os sintomas indicam problemas de motor e/ou injeção eletrônica. Mas é preciso uma avaliação mais criteriosa para identificar corretamente o problema.
      Recomendo que faça isso rápido, antes que os problemas se agravem e o reparo fique mais caro.

  94. Léo Pinto disse:

    Bom dia, tudo bem? Eu tenho um peugeot 206 presence 1.4. as vezes quando eu passo a macha ré, sai pouca fumaça branca. O escapamento pica água e sai cheiro forte de gasolina aditivada. Será o que poderia ser?

    • Eduardo H. disse:

      Léo.
      Dificilmente este sintoma tem alguma relação com a marcha a ré.
      É recomendável que procure um oficina bem equipada em injeção eletrônica para uma avaliação criteriosa do problema.

  95. luciene disse:

    Ola Bom dia, tenho um Idea 2006 60mil km, ele a meses apresentava diminução da água do radiador, levei p oficina trocaram tampa do radiador e termostato, porém a dois dias as coisas pioraram, fumaça branca, água pingando no cano descape, carro meio "enguiando", e acho q sente cheiro de gasolina no radiador. Será que o problema é só a junta?

    • Eduardo H. disse:

      Luciene.
      Aparentemente, o problema é junta de cabeçote queimada ou rompida.
      Nesse caso, o reparo precisa ser bem feito para que o problema não volte, pois pode causar sérios danos ao motor.
      Como seu carro já está com 60 mil km, peça uma revisão completa, além do reparo.

  96. luis disse:

    tenho um corsa super 96-97 a gasolina ,toda vez que eu ligo o carro ele solta fumaça branca e começa pinga agua do escapamento o que será isso ,to muito preocupado…….

  97. Robson disse:

    Boa noite , eu estava lendo este artigo e fiquei preocupado , pois eu tenho um Audi 80 1994 que nunca foi feito motor , tem somente 75 mil kms rodados … praticamente em estado de zero , motor silencioso , nivel de liquido de arrefecimento e oleo estão normais e não estão descendo rapidamente , mas o meu carro ele está expelindo uma fumaça branca de vapor de agua e quando acelero o carro começa a expelir agua , será que pode ser problema no motor ou de escapamento ( igual muitos falaram ) ?? Obrigado pela resposta

    • Eduardo H. disse:

      Robson.
      Aparentemente, seu Audi fica bastante tempo desligado.
      Como não há consumo do líquido de arrefecimento, eu acredito que esta fumaça (e a água) possa ser resultado da presença de álcool na gasolina brasileira (todas têm, inclusive as aditividas).
      De qualquer forma, é sempre uma boa idéia fazer uma revisão mais completa periodicamente.

  98. Carlos Renato disse:

    Tenho um Celta 2001 com 102000 Km e de vez em quando quando ligo ele, solta uma fumaça meia preta, com cheiro forte, mas isso é dentro de uns 2 ou 3 minutos e não é intermitente, ou seja, tem dia que ligo e não faz, outro dia ligo e faz. O óleo abaixa pouco, em torno de 100 ml a cada mês e a água não abaixa. O que será que pode ser Isto?

    Obrigado

    Carlos

    • Eduardo H. disse:

      Carlos.
      Aparentemente, há pequenos vazamentos de combustível e óleo devido à quilometragem, que poderia ser considerado desgaste normal
      É possível que apenas uma revisão preventiva, limpeza da injeção e revisão de válvulas possa resolver o problema.

  99. Eduardo H. disse:

    Luis.
    A fumaça branca é resultado de água na câmara de combustão.
    Mas em climas frios isso não deve ser considerado um problema, se a fumaça some com o motor quente.

  100. elisabete disse:

    o meu carro só tem 27 mil km( um sentra 2009) e esta soltando muiiita fumaça .na concessionária disseram que ttem que abrir o motor .o que acontece com um carro depois de abrir o seu motor?ele arnda vai prestar? o que devo fazer?ele esta na garantia.

    • Eduardo H. disse:

      Elisabete.
      Se o reparo for bem feito, o problema será solucionado e o motor vai prestar sim.
      Aliás, se está "fumaceando" é porque está com problemas.
      Se está na garantia você fez certo em levar na concessionária para resolverem o problema.

  101. Willian Araujo disse:

    Bom dia,

    Tenho um Kadett 97 e está abaixando o oleo e sai uma fumaça qdo liga o carro, ontem notei um cheiro muito forte de oleo queimado e começou acender a luz da injeção eletronica no painel e do oleo, isso e sinal que o motor esta perto de fundir (o carro esta com falhas quando acelera e fazendo muito barulho).

    Att,
    Willian Araujo

  102. Renato disse:

    Olá, nw moro no Brasil mas estou preocupado com carro que tenho, estou no Japão, nw sei se vão poder me ajudar?!?! Tenho um Toyota Noah motor 2.0 c/ + ou – 115.000 rodados, quando o carro ta frio, ligo e sai um pouco de fumaça azulada mas é só por uns 30 segundos, depois qndo acelero ou dou partida novamente nw aparece nada, detalhe nivel de óleo e água normais!! Agradeço desde já!!

    • Eduardo H. disse:

      Renato.
      Este é um sintoma típioco de pequeno desgaste nos retentores de válvula.
      A simples troca dos retentores pode resolver o problema definitivamente.
      Infelizmente, não temos idéia dos custos deste serviço no seu país. No Brasil, é um procedimento simples, rápido e de baixo custo.

      • Renato disse:

        muito obrigado!!! vou verificar aki, nw conhecia esse site vou sempre me consultar, pois as vezes fica dificil explicar coisas específicas em outra língua, obrigado

  103. Rodrigo disse:

    Bom Dia..
    tenho uma duvida e gostaria de saber a resposta de um mecanico.
    tenho um fiesta 2002, motor ZETEC Rocam..
    a um mes atras troquei as velas do veiculo e tambem solicitei ao mecanico de minha cidade que regulasse ele, pois estava gastando demais.
    o carro melhorou um pouco, porem esta fazendo 9,5Km/l na cidade e eu ando somente relando no carro, pelo o que eu tenho lido, este carro faz muito mais, o que pode ser? outra coisa importante saber é que olhei o filtro de ar e nao esta muito bom nao. Isso pode prejuicar o carro? e fazer com que ele gaste mais combustivel?
    outra coisa que me deparei ontem, foi que nas primeiras partidas do carro, ele esta soltando uma fumacinha branca e fui passar a mao dentro do escapamento, meu dedo saiu preto e com agua? o que pode ser este preto? sera que meu motor nao esta bom? ele esta com 145.000km..
    Obrigado

  104. cesar disse:

    olá caro amigo boa noite!
    tenho um pálio 2002 1.0 8v,há mais ou menos um mês ele começou a sair do escapamento uma fumaça de cor branca e pingando água na saida do escape,essa fumaça tem um cheiro muito forte parece óleo cru não sei explicar. troquei a junta do cabeçote há três meses ele ascendeu a luz de injeção duas vezes quando eu estava em alta mais ou menos umas duas horas rodando,notei o almento de consumo mais o óleo e água estão normais.me oriente por favor.mt obrigado.

    • Eduardo H. disse:

      Cesar.
      Recomendo que procure uma oficina especializada em injeção eletrônica.
      Quando a luz da injeção acende, indica que foi detectada um falha no sistema. Com um equipamento adequado é possível fazer a leitura e identificar este problema.

  105. Jean disse:

    olá tenho um vw gol 98 com motor at mi fiz o motor dele todo a uns tres meses atras e os retentores de valvula são novos . Mas quando ligo ele de um dia pro outro e acelero ele sai uma fumaça azulada mas so acelerando na lenta não sai e logo para o que pode ser ja levei no mecanico e ele não sabe o que é ? Preciso de ajuda

  106. claudio disse:

    tenho um Monza 2.0 e gostaria de saber se junta de cabeçote queimada faz cair óleo no pistão

  107. Sergio disse:

    Tenho Um Fiat Marea 2001 a gasolina, esses dias atras ele começou a emitir uma fumaça meio escura pelo escapamento e dando uma falhada na aceleração ao mesmo tempo, qdo a fumaça para de sair a aceleração volra ao normal. Qdo o carro esta parado, se acelerar bastante o escapamento emite uma fuligem preta que chega a sujar o chão. O que pode ser? Motor ou problema de injeção eletronica?

  108. sandro disse:

    ola amigo tenho escorte 94 europeu motor ap 1,8 gasolina.esta fasendo 5 por litro e sai fumaça preta com cheiro de gasolina da descarga …..o que pode ser???

    • Eduardo H. disse:

      Sandro.
      O sintoma que você descreve indica problemas na injeção eletrônica, possivelmente com os bicos injetores.
      Recomendo que leve seu Ford Escort em uma oficina bem equipada e especializada em injeção eletrônica para avaliar o problema.

  109. Geraldo disse:

    Oi,
    tenho um ford ka 97 e está saindo uma fumaça branca pela manhã, depois pára. Recentemente saiu fumaça (branca) pela tampa do motor, com um barulho e muito aquecido.
    O motor foi pro brejo?

  110. emanuel disse:

    caros amigos, por gentileza digame ,tenho um palio fire 8 v gasolina . O carro esta molhando as velas efumando . quando limpo fica bom com determinado tempo volta a ficar fraco . como posso tenteragir para mudar esta cituaçao e ficar mais tranquilo.

  111. valdirene disse:

    Bom dia,tenho um palio 96/97 ED ele começou a ferver na hora levei no mecânico ele me disse que era valvula termostatica, trocou mas todo dia ele me dizia uma outra peça junta de cabeçote abraçadeira,bomba d água trocou td isso e disse que o carro tava bom,continuou a ferver voltei na mesma hora e deixei o carro la,ai ele me disse que tinha empenado alguma coisa,agora disse que o cabeçote queimou e que não tem concerto e que ele tem para vender R $ 900,00 Acho que estou sendo enganada porque a oficina de peça esta do lado da mecanica que tambem e dele o que posso fazer me ajuda.Betim

  112. dario disse:

    troquei os retentores do meu carro e ainda continua saindo fumaç o que faço?

  113. Alex disse:

    a massa nas mãos tem que criar forma redonda ..com os polegares..vai criando as bordas..após bem amassada com as mãos..forma redonda..ponha o rolo..amassando devagar..para que a massa role embaixo do rolo naturalmente..isso vem co pratica..ela vai se desenrolando e aumentando o tamanho..desejado..tudo isso com um ponhado de trigo embaixo da massa sobre a mesa..ok/Tenho um alfa quadrifó..muita fumaça quando esta frio..cor branca..e depois diminui..mais a agua abaixa a cada 200 kilometros do max pára o minimo..dificuldade de pegar quando o motor esta quente..da manha pega de primeira só bate na chave..sera oleo de cambio envelhecido ..sendo que motor de arranque e bomba ssão novos?

  114. PAULO NETO disse:

    OI,TENHO UM PALIO 99,E QUANDO LIGO ELE PELA MANHÃ SAI UM CORTINA DE FUMAÇA BRANCA E 30 SEGUNDOS DEPOIS PARA…ANDO O DIA TODO E NADA DE FUMAÇA,O QUE SERÁ???

    • Eduardo H. disse:

      É possível que haja pequenos vazamentos de líquido de arrefecimento para a câmara de combustão. Você só nota a fumaça quando liga pela manhã, pois o líquido está acumulado. Verifique se o nível do líquido de arrefecimento está baixando ao longo dos dias. Se estiver, é recomendado levar seu Palio na oficina para eliminar o vazamento antes que o problema se agrave.

  115. Sergio disse:

    Ola pessoal, tenho um Ka 99, quando ligo o motor, sai uma fumaça preta, depois para, estou preocupado que seja algo grave, por favor me ajudem, que será que pode ser?

    • Eduardo H. disse:

      FUMAÇA PRETA:
      Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.
      Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.

      Leia mais: http://motorsa.com.br/2009/09/identificando-a-fum

  116. Ricardo Falkowski disse:

    Boa tarde!
    Tenho um GOL 1.0 16V. TURBO. Semana passada realizei uma manutenção preventiva, fiz uma descarbonização química na retífica pois havia mta borra no motor, foram trocadas as juntas, retentores de comando, vedadores de válvula e mais algumas pequenas coisas.. Só que antes dessa troca o carro não apresentava nenhum tipo de problema, só uma breve fumaça, coisa normal. Detalhe que agora o carro está aprensentando uma fumaça estranha..Com o carro em movimento seja em qlqr marcha qndo paro de acelerar sai essa fumaça e qndo volta a pisar a fumaça para. Segundo o mecânico essa fumaça é oriunda de óleo antigo e contaminado no cano de escape. Fiquei preocupado e gostaria de saber se isso realmente procede ?? Outro detalhe importante são as velas e cabos que precisam ser trocados, com o motor quente e em alta ele dá umas cabeçadas (falhadas)… Pode ser algo relacionado as velas tmb que não apresentam uma queima uniforme ??
    Obrigado

  117. sandro correa disse:

    olá eu tenho um palio ano 2000 ex motor mpfi, quando funciono ele com o motor frio ele solta uma leve fumaça meio azulada, e um cheiro de catalisador com tambem de gasolina quando esquenta não solta mais será que é grave? obrigado.

  118. Reinaldo Brogi disse:

    O Celta da minha irmã 2007 está emitindo fumaça branca e o nível do reservatório abaixou 2 vezes desde quarta-feira quando ela percebeu isso. Como lí suas respostas deve ser alguma junta que está queimada deixando com que o liquido de arrefecimento se misture com o ar e o combustível formando essa fumaça branca, é isso? e qual é a junta que possa estar queimada? há aumento de consumo devido a esse problema?

  119. fabricio ferreira disse:

    bom acabei de comprar um marea 2.0 20 valvulas e tem sido muito estranho ah momentos q nao sai nem um pouco de fumaça do pelo escapamento as vezes deixo o carro em uma rua de de descida com a frente para baixo e percebo q ai sim a fumaça sai com mais frequencia as vezes acelero ele bem e por incrivel q pareça nao sai nada de fumaça, acho muito estranho pq se fosse aneis deveria estar queimando sempre e nao as vezes retirei a mangueira do suspiro q vai ao tbi ela está td melada de oleo oq pode ser?.

  120. fabio disse:

    amigos. comprei um hyundai atos 99/00. o antigo dono estava usando óleo sintetico 15w40 tecno. por conselho do mecânico resolvi trocar óleo e filtro, colocando o mineral 20w40 da havoline, pois segundo ele o mineral não causaria borra e meu motor duraria mais. fique surpreso, pois após cerca de 300 km o carro começou a fumaçar branco e a temperatura começou a passar do meio. não sei o que fazer agora. o carro tem só 70.000 km e estava bom antes dessa troca, devo voltar pro sintetico? devo usar o engine flush? estou perdido. me ajudem.

  121. Pedro disse:

    a 2 semana mandei fazer o motor do meu honda civic 93completo ,e as vezes sai fumaça pelo escap, e morre facio o mecanico dis que e para andar que para .dis que e do escapamento

  122. Augusto Monteiro disse:

    Ola, Bom dia
    Tenho um Renault Laguna 2.0 16V 99 de manhã quando dou a partida sai uma fumaça branca, e se eu acelerar com mais força continua saindo em quantidade maior, porem quando estou ja em movimento essa fumaça não aparece saindo praticamente ficar igual a um motor novo sai em uma quantidade bem pequena e quase não aparece fumaça.
    será que alguem pode me ajudar ou dar alguma dica?
    obrigado!

  123. Marcos disse:

    Ola bom dia a todos ! Meu nome é marcos, tenho um Palio 1.6 16v e a uns 4 meses ele vem apresentando fumaça branca, saindo tambem agua no escapamento, diminuindo a agua no radiador e alem do cheiro forte de de oleo queimado. Gostaria de saber a real situação e problema do meu motor ou se é apenas algo simples de resolver uma vez que cada mecanico da a sua versão do fato !

  124. Marcos disse:

    Boa tarde! tenho um Palio 1997 1.6 16v a começou apresentar uma fumaça branca no escapamento, redução de agua no radiador, mal cheiro devido a essa fumaça e agua saindo do escapamento. Se alguem puder me ajudar a esclarecer esse problema, ja que 3 mecanicos cada um deu uma versão diferente do outro e ai que surgi mais duvida ainda. Agradeço a colaboração de quem puder ajudar a esclarecer o problema.
    Obrigado, marcos.

  125. My Boy disse:

    Oi Acabei de compra um escort modelo Europel 94 na argencia liguei nao vi nada d mais alguns dias depois perceb uma fumasa branca sair d escapamento quando ponho a mao na boca d descarga molha minha mao chegarao a me dizer que e a gasolina misturada com agua . como tem muito mecanico de carrin de mao purai tenho medo de ser enganado o que devo fazer e saber pra nao ser enganado obrigado

    • Eduardo H. disse:

      Como você pode ler no texto, a fumaça branca indica alguns problemas específicos, como a presença de água na câmara de combustão.
      Porém, se você está em dúvida quanto ao diagnóstico do seu mecânico, recomendo que procure outra oficina para obter uma segunda opinião sobre o problema.

  126. Aline disse:

    Olá Boa tarde!
    A limpeza do escapamento tem que ser feita por um mecânico, ou podemos fazer em casa?!! POis meu carro é um gol GTS 1.8 AP e está cheirando a óleo queimado dentro do carro, sendo que quando foi trocado o cebolão vazou muito óleo, por isso do cheiro…
    Obrigada

    Aline

  127. George Concórdio disse:

    Olá, Bom Dia!
    Tenho um corsa sedam 2001e mandei fazer uma revisão geral a 1 mês. precisei sair bem cedo de casa e percebi uma fumaça branca saindo do escapamento. Eu tomei um susto!! gostaria de saber se o motor pode está batendo ou batido?

    Obrigado!

  128. ulisses O.Diniz disse:

    GOSTEI FOI A MELHOR QUE EU VI E MUITO BEM ESCLARECIDA E MUITO UTIL PARA O MOMENTO QUE EU ESTOU PASSANDO
    EU NÃO CONSEGUI IMPRIMI-LA POR QUE ATE A IMPRESSORA AQUI NA HORA FALOU MAIS EU COPIEI NOS PUNHOS
    VALEU E TE AGRADEÇO MUITO BOA SORTE

  129. fernando disse:

    Tenho um gol 89 a gasolina, fiz alguns reparos como troca de velas,mangueiras de combustivel e arrefecimento,,juntas dos escape e coletor e carburador, troca de oleo, e os filtros e embreagem nova. Nunca coloquei aditivo para radiador, somente água, nas trocas de
    mangueiras foi adicionado, aditivo para radiador. Há um mês para cá quando acelero, forte faz uma cortina de fumaça branca.

  130. jsf disse:

    tenho um gol 16v ano 2001 96.600 km. vamos pros problemas atualmente esta emitindo uma fumaça logo quando liga sem dar muita rotatação no motor ( acelerar) essa fumaça era quando ligava e almentava essa rotação. agora percebi que assim que ligo o carro começa a fumaçar. essa fumaça agora fiquei na duvida se é branca ou azulada. creio eu que puxa pra uma branca. tempos atras percebi que a temperatura passava dos 90° e chegava 100°, 120° e retornava aos 90° levei ao mecanico e eletricista e falou que era normal passar e estava voltando no tempo correto, via das duvidas ele passou o raster ( equipamento eletrico p/ identificar algum problema ) mais isso já faz 1 ano e meio. se for junta do cabeçote quanto vou gastar. essa por caria de carro GOL 1.0 16V PLUS ainda vai prestar……. pense numa dor de cabeça gosto muito da linha gol mais foi a maior porcaria q a vw já lançou………..

  131. Luciana disse:

    Tenho um Palio Weekend,2002,1.0 16v,e na garantia de 3 meses da revendedora ele deu problemas no motor,foi enviado para retifica e dizem que foi feito o motor inteiro,mas continua a sair fumaça do escapamento ,é normal motor retificado sair fumaça?

  132. Edson disse:

    Olá,

    tenho um Gol GIII, 16V 1.0 – 2002, a polia da correia dentada quebrou, alias quebrou o parafuso que sustentava ela, mas a correia dentada não quebrou, então queria saber o o que poderia ter ocorrido? olha a luz do oleo estava acesa, mas um mecanico disse que era a cebolinha…queria saber se empenou as 16 vávulas? e mais ou menos quanto irei gastar?

  133. rodrigo disse:

    Tenho um Ford Ka 98, ocorre que na última semana a vela primeira do lado esquerdo (para quem esta de frente para o carro) molhou de oleo, me falaram que eu tenho que retificar o cabeçote. Não sai fumaça do escapamento, somente saiu quando troquei a vela, o mecanico falou que estava saindo fumaça porque o oleo que estava no cabeçote estava sendo queimado.

    Quero saber qual é o oleo certo para colocar no motor de meu carro, já que não sei se o oleo que estou colocando é indicado, quero saber também se o oleo mais fino pode ser a causa da vela ter molhado.

    • Eduardo H. disse:

      Rodrigo.
      Definitivamente, o óleo mais fino não é a "causa" da vela molhada. Para saber qual o óleo indicado, consulte o manual do seu Ford Ka ou uma das tabelas disponíveis neste artigo: http://motorsa.com.br/2007/09/oleo-lubrificante/

      Aparentemente, seu motor está com desgaste excessivo nos anéis, principalmente no cilindro que está molhando a vela.
      Outra causa, pode sim ser problema na vedação de óleo do cabeçote. Em qualquer um dos casos, há grandes chances de precisar retificar.
      Veja nosso artigo sobre velas para ajudar a identificar o problema: http://motorsa.com.br/2010/06/velas-de-ignicao-qu
      Verifique a cor da fumaça para ajudar a identificar o problema.

  134. DANILO disse:

    olá tenho um fiat tipo 95 ie 1.6 , o mesmo começou a sair uma fumaça preta quando acelero acima de 3.500 giros , será que o mesmo esta com a injesão desrregulada!

  135. joao ribeiro disse:

    ola meu nome e joao tenho um palio 2003 de uns dias praca notei uma fumaça preta saindo do escapamento so quando ligo ele de manha e acelero com força depois para fui ao mecanico e ele disse que tem que abrir o motor .por favor me esclarece esse problema….

  136. Tiago disse:

    tenho fiat palio fire que tem apenas 75.000 km sempre troco o óleo de 5000 em 5000 mil, e agora ele está molhando a descarga de óleo, mais nao fumaça, o que será? os aneis é quese impossivel, pois troco o óleo sempre, e também o carro ta pouco rodado, não dou couro no carro.

  137. silvaney disse:

    boa tarde tenho um corsa 97 e quando liguei hoje cedo ele soltou um fumaça mas nao consegui destinguila
    isso e um problema grave?

  138. Eduardo H. disse:

    Fabrício. Aparentemente, há desgaste nos retentores de válvula.

  139. gabriel longhi disse:

    tenho um corsa 98 e de manhã cedo ele faz fumaça meio azulada ,meio branca ,mas quando está bem quente não sai nada e ele não baixa óleo .será que é normal?

    • Eduardo H. disse:

      Gabriel.
      Aparentemente, os retentores de válvula já estão com um pequeno desgaste, deixando que um pouco de óleo caia sobre os pistões enquanto está desligado. Quando você liga o motor, este óleo é queimado e, por isso, você percebe a fumaça, que logo para.
      Não é normal, mas também não é tão grave. Para resolver, é necessário que seu mecânico verifique o problema e troque os retentores, se necessário.

  140. Neilton disse:

    Vazamento na mangueira do respiro óleo. O que pode ser ?

  141. Marcio disse:

    Boa noite!

    Tenho um Brava SX 1.6 16v 2002. De uns 3 ou 4 meses pra cá ele começou a baixar óleo (um pouco), então comecei a cuidar o escapamento. Percebi que sai a tal fumaça azulada, lá de vez em quando, mas reparei que isso acontece sempre quando está em uma subida, ou quando se arranca em uma subida, ou quando reduz a marcha (nem sempre) ou as vezes quando faz o motor funcionar (esse é mais raro). Pq ele fuma só na subida? Outro detalhe é que as vezes sai muita água (gordurosa) pelo escapamento com um cheiro forte. Levei no mecânico e ele disse que poderia estar com o suspiro entupido, ja que o motor não apresenta nenhuma outra anomalia, como barulho diferente e tal. Mas o suspiro não estava entupido. Então ele disse que só abrindo o motor, e que pode ser só anéis como também pode ser que eu tenha que retificar todo o motor. O preço varia de R$ 800,00 a R$ 4.000,00. Será que realmente vou precisar retificar todo o motor? Não tem como saber antes de abrir né? Por gentileza me dê uma "luz". Fazem apenas 7 meses que comprei o carro, e quando comprei levei em uma especializada Fiat, onde viraram o carro do avesso e disseram que estava bom.

    Grato!!

    • Eduardo H. disse:

      Márcio. Aparentemente, seu mecânico está certo, principalmente pelo sintoma de consumo de óleo.
      Quanto ao preço do reparo, infelizmente seu mecânico também pode estar certo.
      É necessário avaliar as peças internas para saber quais poderão ser aproveitadas.
      Caso precise de uma cotação, recomendo nosso parceiro, especializado em peças da linha Fiat: Bettin Auto Peças http://www.bettin.com.br

  142. nataniel disse:

    tenhu um gol 1.0 mi ele ta saindu fumaça branca do escape e preto qual seria o problema sera q é grave

  143. Mateus disse:

    olá amigo, tenho um golf GTI 2003 180cv, pois as veses pela manha quando ligo ele solta uma toxinha de fumaça e para.. e ele baixa oléo, não exesivamente 1 L por troca, mas se eu andar meio arroja cada 5,000 km vai uns 2 litros, o q poderia ser, turbina? ou algo mais sério?, pois meu golf esta com 113,000 kms…

    • Eduardo H. disse:

      Mateus.
      Aparentemente, isto é apenas desgaste natural das vedações de óleo. Em um motor turbo, isto é até mais comum.
      Pelo sintoma, é possível que os retentores de válvula estejam com pequenos vazamentos. Isto não deve gerar problemas sérios, mas é´recomendável que seu mecânico conheça bem este motor e faça uma verificação mais criteriosa.

  144. Leandro disse:

    Ola tudo bem, possuo um uno 1.6R 89 gasolina, de alguns dias p/ ca ele vem perdendo forca, em subidas ele treme bastante, da p/ sentir o motor fraco, a agua do reservatorio acaba em questao de horas e aparece fumaca branca meio acinzentada, na vareta do oleo nao aparece indicios de invasao de agua ( troquei a junta do cabecote a poucos meses ), acabei de comprar varias coisas para minha nova casa e estou desesperado pq nao posso me endividar mais fazendo retifica…….vc pode me dar algum conselho para que eu nao seja esfaqueado por alguns mecanicos……rsssssssss adorei o site, muito bom mesmo. abraço !!!!

    • Eduardo H. disse:

      Leandro.
      Infelizmente, tudo indica que há novamente problemas no motor, principalmente na junta de cabeçote.
      Possivelmente, a baixa durabilidade deve-se à aplicação de peças mais baratas.

    • alan rosario disse:

      é irmão infelizmente vai ter que gastar um pouquinho parte de força do carro
      mola de seguimento e etc!!!
      procura um mecanico gente boa e ele vai le dizer passo por passo mas diante mãos vai gastar uns 800 reias quantos a fumaça a pior é acizentada!!!!!
      procure o mecanico com certeza retifica!!!!

  145. Giovani Azoni disse:

    “Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta.”

    O excesso de combustivel é queimado incompletamente na camara de combusão. A queima incompleta forma Carbono (particulado) que é a parte visivel, Monoxido de Carbono,Oxido de Nitrogenio e CO2. Toda combustão, quando completa, de derivados de petroleo formam apenas CO2 e H2O. Quando incompleta NOX + C + CO + CO2 + H2O. NOX + CO + C = veneno para a saúde publica.

  146. luciano disse:

    Olá amigo ,me ajuda ,meu carro é um audi A3 1.6 01 esta aquecendo d mais as vezes chega a ferver e sai uma fumaça branca quando esta quente ,quando frio sai tbm mais só por uns minutos depois acelero e sai fumaça preta nao entendi nada e as vezes fica ocilando a aceleração quase morre o carro oq será em me ajuda "URGENTE" os mecanicos querem que faço o motor pra ver se é o problema ,mais se nao for ja iria gastar o olho da cara entende? aí é complicado.grato luciano

  147. ednaldo disse:

    ola ,sou ednaldo de santana tenho um kadett 97 ,2.0 o problema dele e tem dia q fumaça e tem dia q n fumaça , e baixa muito pouco oleo. e o q esse problema pode mim ajudar.

  148. Marcos ATanasio disse:

    possuo uma pop 100 2007, quando ela fica +/- hrs desligada ela emite uma fumaça, mas logo depois de uma asselerada a fumaça para.
    o que é isso???

  149. Reinaldo disse:

    Bom dia tenho um astra 2000 e quando esta com o motor quente e arranco ele sai um pouco de fumaça meio azulada do escapamento, o que pode ser? Seria muito caro para reparar isso?

  150. rosangela disse:

    tem um gol geração 3 ele esta soltando fumaça pelo cano de escape quando pego no cano tem óleo devo me preocupar com isso é o motor que estar batendo?

  151. Eduardo H. disse:

    Certamente que não é normal haver óleo no escapamento. Dependendo da coloração da fumaça você pode identificar o problema.
    Se você está ouvido o motor bater, é sinal que o problema já está grave.

  152. Pedro disse:

    Olá tenho um gol GIII 1.0 8V e quando dou partida no carro, somente as vezes solta uma fumaça azulada , arranco com o carro e já nao sai mais fumaça. Notei que a parte de baixo do motor está um pouco manchada de oleo , como se estivese vazando um pouco .. será q é retentor de valvula ou anel de pistão ??

    • Eduardo H. disse:

      Pedro. Aparentemente, o motor do seu 2 tem dois pontos de desgaste distintos. A fumaça azulada que você descreve condiz com desgaste nos retentores de válvula.
      Já os resíduos na parte inferior do motor, indicam vazamentos em retentores externos. Note que, na parte inferior, é possível que o resíduo não seja óleo do motor. Em alguns casos, pode ser óleo do câmbio e até mesmo fluído de freio.
      Peça para seu mecânico verificar.

  153. Geovani disse:

    eu tenho um del rey 87 com o motor cht 1.6 a alcool.quando eu acelero ale até 3 mil giro de rotaçao sai uma fumaça meia azualada e sai o cheiro de alccol queimado .Meu mecanico disse q pode ser os aneis dos pistões ou entao o combustivel.Oq pode ser

  154. Anderson disse:

    OLÁ!, tenho um siena fare 1,3 16v. ele estava melando vela de oleo e baixando oleo muito rapido, tive que fazer o motor parcial. troquei anéis, bielas, bronsinas retentores de valvula, juntas, ficou filé, mas rodei 500kl e muita fumaça braca oleo baixando muto rapido melando vela. o que pode ser

    • Eduardo H. disse:

      Andreson.
      Quanto a fumaça branca, veja neste artigo, no item "Fumaça Branca"
      Quanto às velas, veja no artigo: http://motorsa.com.br/2010/06/velas-de-ignicao-qu

    • samuel disse:

      tente levar no mesmo que fez o serviços pois deve ter avido alguma má montagem que pode ter calsado o desgaste prematuro a ate mesmo nao pode ter trocado algumas peças que vc mencionol acima de ter comprado… ou ultimo caso as peças podem ser de baixa qualidade…

    • japones disse:

      Caro amigo. Isto quer dizer que os aneis viraram/quebraram. isto acontece quando o mecanico nao tira corretamente a medida certa. Tipo: se os pistões estiverem com muita folga, ou trocá-los ou comprar aneis com uma medida acima da anterior ou preparar eles. No seu caso, tambem requer saber se os aneis são de qualidade porque se for paralelo isto nao é surpresa alguma. Peça para abrir novamente o seu motor porque o problema está nos pistões e aneis. Colocação dos aneis de forma incorreta também pode danificar seriamente. Abraços

    • jercemi disse:

      Ao que parece, o oleo esta subindo e queimando junto com o comustivel. Manda checar os retetores.

  155. Mateus disse:

    boa noite, tenho um golf gti 2003 1.8T e demnha cedo quando ligo da uma toxada de fumaça azulada e logo para.. será q poderia ser a turbina ou aneis?? aguardo resposta obrigado

    • Eduardo H. disse:

      Mateus. O sintoma é bem comum de retentores de válvula com início de desgaste. Isto faz com que um pouco de óleo se acumule na câmara de combustão enquanto o motor está desligado, sendo queimado logo que é dada a partida. Por isso, você percebe esta fumaça, que logo pára.
      Para resolver isso, somente trocando os retentores. Mas é bom que seu mecânico verifique atentamente se não há outro problema além deste.

  156. Edson disse:

    Oi eu comprei um gol 1.0 quadrado 93 ja faz 6 meses e troquei o oleo faz 2 meses eo nivel do oleo ta perto do minimo pelos meus calculos andei uns 450 klm.
    ele ta soltando uma fumaça branca quando acelero um pouco forte esrou com medo de ter que gastar muito para arrumar sera que e grave?
    desde ja agradeço a ajuda obrigado!!!!!!

    • Eduardo H. disse:

      Edson.
      Pelos sintomas que você descreve, há mais de um problema no motor do seu Gol. Esta fumaça branca pode estar indicando problemas graves e necessidade de reparo imediata.
      Recomendo que seu mecânico faça um verificação criteriosa para identificar o problema corretamente. Infelizmente, parece que será necessário retificar o motor.

  157. joao Henrique disse:

    Ola, Boa Noite!

    Tenho um voyage gls, carburado a alcool.
    O Carro está sem força e baixando muito rapido a agua do radiador.
    O que pode ser.
    Ja foi trocado cabo, vela, rotor, dei uma geral no bura (2e) e ainda continua o problema. Me da uma força ae…

  158. keila Morais disse:

    tenho um logus 93,que esta liberando uma fumaça branca quando ligo independente que esteja frio,e saindo agua suja pelo escape quando acelerado,mas ja observei,tanto o oleo quando a agua de refrigeração demoram pra baixar,so abasteço sempre no mesmo posto que é ipiranga so que ultimamente ando tendo esses problemas,sera que é algum problema serio no motor?

    • Eduardo H. disse:

      Keila,
      Algum consumo de óleo pode ser considerado normal em quase todos os veículos.
      Mas consumo de líquido do arrefecimento, não. O sintoma que você descreve, indica vazamento do líquido para dentro do motor. É importante que seu mecânico verifique e repare antes que o problema se agrave.

  159. Mateus disse:

    olá amigo, tenho um golf 180cv. pois quando ando com ele bastante na lenta ou giro baixo, ele fumaçeia bastante.. pois quando começo leva em giro mais alto ele para de fumacear.. ele baixa uns 2L de oleo a cada 5,000km … o q pode ser?? isso é normal?? obrigadoo

  160. luis bocardo disse:

    gostaria de saber porque minha fiorinoi esta abaixando oleo porque motor foi feito a pouco tempo mas o oleo quando esta baixo ela nao solta fumaça e uma fumaça preta sera que pode ser algum retertor cabeçote ou al pior …

  161. Alex disse:

    Tenho um logus 96, fiz o motor há um mês, andei hoje e deu umas explosões e logo perdia a força. O que será?

    • Jerônimo disse:

      amigão se esta perdendo força é sinal os pistões do seu carro não estão queimando combustivel adequadamente, revise velas, cabo de velas, bobina de ignição.

  162. Flavio disse:

    Ola tenho um uno 2004 quando dou partida nele sai fumaça meio azulada mas em seguida nao,se eu desligar e voltar a dar partida nao acontece somente se ficar frio ou apos algumas horas oque devo fazer neste caso

  163. JULIO CESAR disse:

    BOA NOITE, COMPREI UM COROLLA 96 COM 138.000KM E O QUE MOSTRA O VELOCIMETRO,LOGO QUE LIGO PELA MANHA SAI UM POUCO DE FUMACA AZULADA, APOS ALGUNS KMS PARA DE SAIR ESTA FUMACA, EU USO CASTROL MAGNATEC 10 40 E GASOLINA ADITIVADA , SUGUNDO INFORMACOES E INDICADO PARA COSERVAR O MOTOR, ISSO QUE ACONTECE E O QUE FACO PARA COSERVAR E CORRETO? EM TEMPO FIZ INSPECAO O MES PASSADO E PASSOU TRANQUILO E VISUALMENTE O VISTORIADOR NAO DETCTOU NADA, SERA QUE E NECESSARIO MEXER NO MOTOR?

    • Eduardo H. disse:

      Julio
      Aparentemente, este sintoma indica um pequeno desgaste nos retentores de válvula causando um vazamento de óleo para a câmara de combustão, que é queimado quando você liga o motor, causando esta fumaça.
      Se você utiliza o carro diariamente, este problema não deve afetar nada no motor. Mas é certo que terá que reparar este vazamento cedo ou tarde. Quanto antes o fizer, melhor, pois este vazamento tende a aumentar com o tempo.

  164. Wanderlei disse:

    Boa tarde amigo, eu tenho um corsa 2004, e quando ligo ele quando tá chovendo ele perde a aceleração e sai fumaça branca pelo escapamento, aí eu acelero um pouco e pronto fica tudo normal. Este problema só acontece em dia de chuva, quando esta sol ele funciona normal. Será que você poderia mim dar uma dica do que pode ser, pois já levei em vários mecânicos e não descobriram o que é.Grato

    • Gleyson disse:

      poder ser o Sensor de rotação. eu tenho um palio que tinha este mesmo problema, toda vez que chovia ele cortava o giro e o motor perdia força, porém nao apagava e soltava a mesma fumaça, troquei o sensor de rotação e o problema parou.

  165. luiz eduardo disse:

    Prezado,
    Tenho um fiat uno 85 alcool que estava queimando oleo. Fiz retifica completa,inclusive com troca de pistões metal leve, retifica de cabeçote, troca de aneis e retentores. Embora ele esteja desenvolvendo bem, ao trabalhar ele libera uma discreta fumaça azul e em alta que seja ingrime esta fumaça aumenta. Seria possível ser resíduos acumulados na descarga ou falha do mecanico.
    Grato pela ajuda.

  166. JULIO CESAR disse:

    BOM DIA, TIVE QUE TROCAR A POLIA DO VIRABREQUIM DO MEU COROLLA 96/97, MAS NAO COLOQUEI PECA ORIGINAL, APOS A TROCA COMECOU A SAIR FAISCA DA POLIA ISOLADAMENTE, LEVEU NUM BOM AUTOELETRICO ,O MESMO DISSE QUE O PROBLEMA ESTA NA POLIA, SERA QUE O FATO DE NAO SER POLIA ORIGINAL OCASIONOU ESTE PROBLEMA, FOI VERIFICADO TUDO, A FAISCA SAI DA POLIA MESMO. GRATO PELA ATENCAO !grato pela atencao

    • Eduardo H. disse:

      Possivelmente a polia não foi instalada corretamente ou não é a peça adequada ao seu modelo de veículo.
      É importante que seu mecânico faça um laudo técnico do ocorrido. Assim você poderá juntar com a nota fiscal e reclamar na loja que lhe vendeu a peça.

      • JULIO CESAR disse:

        BOA TARDE, APOS O MOTOR ESQUENTAR PARA DE SAIR FAISCA, AGORA COMPREI NA CONCESSIONARIA UMA POLIA ORIGINAL VOU MANDAR INSTALAR PARA VER O QUE VIRA, GRAT PELA ATENCAO!

  167. Luaclara disse:

    s.o.s tenho um gol 1.0 8v. ano 97/97 .Nunca me deu problemas ,porém fui para casa que fica distante da cidade . O carro estava com barulho estranho , e bum !!! fumaça ,vazou óleo e reboque Gostaria de saber . Vale a pena fazer a retífica .O rapaz da retífica disse que fica em torno de 4.000 a 5.000 mil reais.Desde já agradeço

  168. VANGOD disse:

    Olá! NÂO É COMENTÁRIO E SIM UMA SOLICITAÇÃO. Tenho um siena 2001 elx fire 16V, atualmente estou sempre completando a água do sistema de arrefecimento do motor, já troquei as tampas (pastilhas) troquei bomba d'agua e o problema continua. O que pode está ocorrendo? Se alguém poder passar informação a respeito desde já agradeço.

  169. Fabio disse:

    Ola! tenho um corsa wind 1.0 95, fiz uma revisão no motor e até aplainei o cabeçote ja faz uns 10 meses e agora começou a fumaçear na hora de ligar, o que poderia ser? desde ja agradeço. . .

  170. lucas b alt disse:

    Comprei uma s10 2008 flex 2.4 e está somente com 52.000km, o caso é que em altas rotações tipo 5.500 rpm ela de uma rapida falhada e solta um tufo de fumaça branca violento, mas essa fumaça sai de uma vez e logo em seguida para, posso andar dias com o carro que ele não faz nada, somente quando está prestes a estourar giro que sai o tufo de fumaça e quando troco de marcha para na hora. Caro amigo poderia ser junta de cabeçote? Se sim, porque só sai fumaça em um tufo só quando o giro está alto? Grato.

  171. sebastião disse:

    eu tenho uma uno 96 a gasulina &gas ela não estar saindo fumaça mas sai da discarga
    um cheiro ardido um polco tipo gasolina não queimada
    oque pode ser isso

  172. Rodrigo disse:

    Bom dia meu nome é Rodrigo, tenho um gol 99 1.0 8v e quando acelera muito no final dessa acelerada sai uma fumaça azul bem clara, esse problema começou +- uma semana oque está gerando isso.

    • Eduardo H. disse:

      Rodrigo.
      Veja o item "Fumaça Azulada" neste artigo.

    • japones disse:

      primeiramente faça uma troca de oleo com filtro se continuar ; quandu a fumaça e azul significa que virou anel isto e quandu cria uma folta nos pistões agora preste atenção na cor porq nas maioris dos caos pode ser os retentores do cabeçote leve a uma mecanicapara tiraresta sua duvida so o mecanico vendu e ouvindu omotor para identificar blz

  173. gilson disse:

    Tenho um gol 2002 16v, ao comparar com os videos no youtube de carros fumando, parece brincadeira o quanto é maior a quantidade de fumaça no meu. Agora, nao faz barulho algum caracteristico de motor batendo. Meu mecanico nem olhou o carro, viu a fumaça e disse: retifica em tudo. (Embora o cabeçote tenha sido feito a pouco tempo) Nao creio q escapo da retifica, pretendo usar un prolong ou algo assim até dar pra encara-la. Mas gostaria de ter esta curiosidade explicada: pq tanta fumaça assim (quase encobre o carro) e nada de barulho nem fraquesa?

    • Eduardo H. disse:

      Gilson. Tente identificar a coloração deste fumaça.
      Depois, veja o sintoma no texto deste artigo conforme a cor da fumaça.

    • japones disse:

      mecanico japones caro amigo nesse seu caso naum precisara fazer o cabeçote novamente caso vc tenha feito mas vamos ao que interessa os aneis do seu carro com certesa estão quebrados vc tera que trocar aneis e quandu isto for feito o mecanico ira falar para vc trocar bronzina de mancal e de biela mas como vc falou que o motor naum faz barulho naum ira precisar fale para eli que basta ajustar normalmente que ficara 100% os mecanicos sempre tenta convencer a fazer o motor inteiro quandu na verdade basta trocar ok estragou 12 anos de profissão garanto ok faço pode fazer que fica bom

  174. alex silva disse:

    oi. tenho um gol cli 95 (gnv e gasolina) ele esta saindo bastante fumaça branca pelo escapamento. mais quando os dias estao quentes nao fumaça. oleo esta baixando normal
    sera que pode ser algo? nao senti perda de potencia. so quando ligo pela manha faz uma barulho tipo um tac tac e para muito rapidamente. oque pode ser?

    • Eduardo H. disse:

      Alex.
      A fumaça branca, enquanto o motor está frio, pode ser considerada normal, pois é apenas vapor d'água. E é mais visível em dias frios.
      Quando ao barulho, indica que o óleo está demorando demais para subir até o cabeçote, que pode ser caudado por uso do lubrificante muito "grosso" ou até mesmo por sujeira acumulada no sistema . Verifique no manual do seu Gol ou numa das tabelas acima se está utilizando o óleo indicado para este motor.

    • japones disse:

      então caro amigo provavelmente seu carro esta batendo por falta de lubrificassão nesse seu caso seu vira brequin esta com desgaste as bielas com folga quandu vc liga o motor e o oleo esta sentado a tendencia e bater ou rajar quandu a bomba começa a jogar oleo para cima o motor para de bater ou rajar por motivo da bomba esta lubrificandu o motor antes de tudo troque a bomba de oleo ela pode estar sem pressão para mandar oleo para cima no primeiro giro do motor caso naum pare vc ira ter que fazero motor

  175. anderson disse:

    tenho um fiesta endura 97,estou notando que duns tempos pra cá ele quando acelero forte solta uma fumaça escura,e o consumo de combustivél dele almentou ,conversando com um amigo ele me disse que pode ser a sonda lambda ou também o catalizador dele que não deve está prestando mais,esses dois itens ocasionam isso ?

    • Eduardo H. disse:

      Anderson.
      O catalisador e a sonda são componentes passivos. Eles não "causam" diretamente a fumaça que vc menciona.
      Porém, podem ser danificados se outras partes do sistema de alimentação não estiverem funcionando corretamente.
      Leia o item "Fumaça Preta" no texto deste artigo.

    • japones disse:

      cara amigo no caso do catalizador eli solta ummal cheiro e tem dedeixar o carro mais lento pello problemade intupimento mas nesse seu caso pode ser a sonda lambida ok epero que tenha ajudado .

  176. Arison disse:

    Caro amigo tudo bem ? Tenho um gol bola 97 e saio muito pouco com esse carro faço revisão sempre nele e percebi que quando desligo o carro pinga um pouco de água do escapamento. Gostaria de saber se pode ser algum problema ? Obrigado pela atenção.

    Obs: O pingo sai depois que o carro é desligado. O pingo sai antes do local onde fica o abafador de barulho antes do final do escape. O escape é novo, foi trocado a uns 2 dias. Grato pela atenção

  177. Alisson Vieira disse:

    Boa noite!
    Tenho um Marea 2.0 20v 99, e tem um negocio que me incomoda muito. Parado, quando acelero, ele "corta o giro" (mas nao é um corte, é tipo algo engasgando) por volta de 4,500 RPM e acende a luz da injecao. Andando ele faz isso em 6 mil RPM. Esses dias acelerei de Primeira marcha, ate acender a luz, e quando tirei o pé, ou no momento do "corte", saiu uma fumaca preta. Sera que pode ser os bicos com avarias? Foi feita a troca das correias faz 3 semanas, e está com quase 40 mil KM após a retifica. Obrigado e Boa semana

    • Darjan disse:

      Eu tenho um marea 2.0 20 v 5cilindros igual ao seu ,a minha luz de injeção nem apagava mas descobrir um cabo oxidado no sensor da mangueira do duto ar de admissão e resolvel ! Nem precisei de comprar outro.Teste com um multimetro os contatos dos soquetes se estão ok.

      Eletrotécnico e
      Tecnico em eletronica de Automação industrial
      Darjan
      Desculpe se não ajudei muito!

    • ai mano boa tarde. eu tenho um peugeout 98 16 v. ele estava com o mesmo sintomas que esse seu, achei que era injeção, velas, bobinas e nada…. a luz da injeção acendia tambem. um belo dia, indo pra roça tomar uma, ele resolve apagar no meio do caminho. no outro dia levei ao mecanico e era a bomba de gazolina que tinha queimado…. na realidade ela não queimou, mais com o tempo de uso, ela ficou fraca, sendo que carros com injeção, depende de uma pressão bastante grande de combustivel para ele funcionar corretamente. não tenho certeza que seu problema é o mesmo, mais segundo as suas descrições, pode ser isso. espero que poça ter ajudado… um abraço… Vantuir Cândido.

    • renato disse:

      o meu tambem estava oscilando aos 4.000 rpm , era velas ruins , e estava passando oleo, para o tbi – troquei as velas e limpei todo o tbi e pode ser tambem , filtro oleo entupido !! faz assim com alguem acelerando depois da vela nova , jogue spray 80 descabornizante direto na borboleta de ar espere queimar junto com o ar , acelrrando o motor , faz isso umas 5 vezes depois monte o tbi de novo retire tudo o filtro de ar da magueira antes de jogar o spray !! ok depois coloque tudo no lugar e deixe a central uns 5 minutos na marcha lenta , de umas voltas no bairro pra ver se melhorou a potencia ok !!

    • RODRIGO disse:

      BOM DIA AMIGO,
      MEU MAREA DEU ESSE PROBLEMA, FUMAÇA NO ESCAPE, CORTA AS 4 MIL GIRO, NO MEU CASO, DEU PROBLEMA NO CHIP DA INJEÇÃO ELETRONICA…

  178. Nicole disse:

    Boa noite, tenho um ford ka 97 1.0, e hoje quando andava com ele notei que o motor fazia algum barulho, não consegui identificar se era o motor ou o tal rolamento de roda que dizem ser mal de ka! Mas esse não é todo o problema do carro ele esta literalmente "jorrando" água pelo escapamento, eu coloquei GASOLINA boa e aditivada! O que pode estar acontecendo com o meu carro, deverei fazer o motor? Estou preocupada pois acabei de comprar o carro, é a minha paixão, mas se tiver q fazer o motor… (deem por favor uma ideia de valores pra ver se compensa ou não, e outra dúvida, quanto sai fazer o motor desse meu ford ka???)
    Obrigada!

    • Eduardo H. disse:

      Nicole.
      A primeira coisa a fazer é procurar uma boa oficina, de confiança, para avaliar o problema.
      Somente identificando o problema e a gravidade da situação é que será possível saber, por alto, quanto custará um possível reparo de motor.

    • japones disse:

      caro amigo quando o rolamento docarro esta ruim eli romca alto muito alto agora no caso de sair agua od escapamento sair agua no ligar seu carro intenda isto como normal mas direto acho meio que esquisito neste caso seu carro naum andaria puxe a vareta do oleo do seu carro e veja se ela esta de cor cefé com leite se estiver mande dar um passe no cabeçote que ira parar blz

  179. Marcelo Raphael disse:

    Boa noite amigo, meu problema esta com fumaça branca, li sua explicação, vi algumas perguntas relativas ao assunto, mas meu caso ta um pouco diferente, tenho um chevette 82 com motor 1.6 a alcool, fiz retifica completa e usinagem, devo ter rodado uns 200km… levei para inspeção o nivel de poluição tanto em alta como em baixa não atingiram nem metade do limite, mas em alta expeliu um pouco de fumaça branca e foi reprovado… porém nem oleo e nem agua estão baixando nivel… será que é possível ser problema no escapamento? ele não foi trocado e rodou muito com o motor queimando oleo antes da retifica! Amanhã ele vai volta pra analisar o problema na garanttia, mas gostaria de uma segunda opinião!!!!
    Muito Obrigado e Boa noite!

  180. Luiz Bertolazi disse:

    Boa tarde, tenho um marea sx 1.8 16v, ano 2003, quando o motor aquece solta uma golfada de fumaça branca que logo acaba, após andar alguns kms volta a soltar nova golfada de fumaça branca, já fiz o motor completamente e o problema persiste, que faço??

    • Eduardo H. disse:

      Se o motor foi feito recentemente, você deve registrar o problema com a oficina que fez o serviço e solicitar garantia.

    • jefferson disse:

      ola amigo,pois tenho um mare 2.4 20vl 5cil,ele parado nao ferve e se eu andar com ele ferve,ja troquei radiador troquei a valvula termostatica examine a bomba d´água ela quando bato chav ela sorra agua,levei no mecanico e ele deu uma olhada e colocou um aparelho no lugar das velas e deu pressao com ar pra ver se borbulhava o rezervatório e nao fez nada entao ele disse q nao é junta queimada,posso passar o dia tdo com ela ligada em casa q nao ferve mas se eu andar com ela ela ferv,oq pod ser?obrigado

      • Eduardo H. disse:

        Jefferson.
        Não entendi muito bem a sua narrativa, mas me parece que você detectou que a bomba d'-agua está com defeito, certo?
        Pela sua descrição, entendi que a bomba dágua está com vazamento, jorrando água para fora quando se dá a partida no motor e, possivelmente, absorvendo ar quando motor está em rotações mais altas.
        De qualquer forma, é certo que há um problema. Se o seu mecânico não conseguiu identificar, recomendo que procure uma segunda opinião, preferencialmente com um mecânico mais experiente em Fiat Marea.

  181. joao furquim disse:

    Amigo ! tenho um uno elx 95 ja faz uns 10 anos esta 135 mil km , fiz uma troca de oleo nele agora e começou a fumar eu acho que é uma fumaça preta pelo menos parece , fiz uma pesquisa na net e vi o tal de anti chamas , retirei do carro e ele estava entupido nem passava , pois soprei pra ver , sera que isso tem alguma coisa a ver com a fumaça que esta soltando ? parece que agora que limpei diminuiu !vc pode me dar uma dica ? grato

  182. Rodrigo disse:

    Bom dia! Tenho em peugeot com 20.000 e outro dia choveu bastante em bh e parece q entro agua no cano de descarga e agora quando ligo e ando com o carro fica saindo fumaca(isso quando esta chovendo) só que o carro esta normal, mais a fumaca continua. O que pode ser?

  183. jeferson disse:

    a minha moto esta fumaçado preto e branca quando esta frio o moto quando ele esquenta ele para de fumasa a branca e a preta continua porque

  184. milton disse:

    o que pode ser quando vaza agua pelo cano de descarga do fiat uno,mas o motor esta bom e não mistura com o oleo do motor.

  185. Gabriel vieira disse:

    Olá pessoal tudo certinho!?

    Então, eu tenho um Escort hobby 94, de uns dias para cá ele começou a apresentar um cheiro forte de escapamento dentro do carro, fui a alguns mecânicos e os mesmos informaram que possivelmente éra problema de escapamento furado e tinha que soldar. Bom não entendo lhufas de mecânica mas como gosto de fuçar comecei a brincadeira e para minha surpresa percebi que ao acelerar saia fumaça do anti chamas, o mesmo também estava sem abraçadeiras. Eu então tirei ele fora e o mesmo estava com uma gosma amarelada e bem sujo, percebi que dentro do cano da via de entrada tinha um pedaço de palha de aço, achei meio entranho mas limpei e recoloquei a mesma. Percebi uma grande melhora mas ainda sinto um cheiro estanho. O que posso fazer para sanar este problema??? Tenho que resolver isso logo pois dirigo com a minha esposa que está grávida de 7 meses e acho que isso pode vir a acarretar problemas respiratórios etc…
    Desde de já muito obrigado a todos.

    • Eduardo H. disse:

      Gabriel.
      Geralmente, este cheiro forte e ruim, é causado por excesso de combustível. Em modelos com catalisador, o cheiro pode ficar ainda mais forte.
      Experimente rodar por algum tempo, apenas com gasolina aditivada e peça uma revisão no sistema de alimentação, principalmente filtros (ar e combustível) e funcionamento das velas.
      Escapamento furado pode causar mais barulho do que odores.

  186. Dago disse:

    Tenho um xr3 conversivel com motor ap 2.0 . O carro estava otimo, nunca baixa oleo, quando troco o oleo, a cada 3 mil km a vareta esta no maximo. Não esta rajando, parece motor novo.
    Agora , do nada começou a soprar oleo na tampa de valvula, quando esta quente. O mecanico mediu a taxa de compresão e disse que esta baixa . Todos cilindro deu 140l.
    O que preciso fazer . Obrigado

    • Eduardo H. disse:

      Diogo.
      Aparentemente, o sintoma descreve entupimento do sistema de "respiro" do óleo, reponsável por eliminar o vapor e a pressão do óleo quente.
      Quando está entupido, a pressão do óleo tende a aumentar, empurrando o óleo para a parte mais fraca. Em alguns casos até a vareta é expelida pela pressão.
      Peça para seu mecânico verificar o respiro (ou suspiro). Possivelmente vai estar muito sujo.

    • Cleonaldo disse:

      dago pç para o mec fz a limpeza no duto de respiro de alivio do motor.

  187. Douglas disse:

    Ola, tenho um peugeot 206 1.0 16v, ele soltando um pouco de fumaça, ele esta com 130mil km rodados, ao retirar o filro de ar observei que estava molhado com oleo de motor, curioso tirei o coletor de admissão dele quando deparei com uma poça de oleo em cima da tampa de valvulas e a borboleta toda suja de oleo. O carro solta um cheiro fidido pelo escapamento de oleo queimado mas a fumaça não é muita e o motor não perdeu a força. Voces teriam alguma sugestão antes q eu leve em um mecanico e condene o motor?

  188. Glauber disse:

    olá, tenho uma Brasília 1975 – motor 1600 – 1 carburador – gasolina
    foi feito uma retífica nos cabeçotes, foi trocados: cabos de velas, rotor, tampa do distribuidor, bobina e foi feito uns ajustes, mas ainda está fraca e quando ligo com motor frio faz um barulhão e depois normaliza, saindo uma fumaça preta que depois para…
    Me ajudem… já gastei R$ 1200,00 – e não está boa.

    • Zuza disse:

      Fumaça preta na descarga indica que o combustivel nao esta sendo queimado ou esta afogando, verifique o carburador e tambem o distribuidor que pode estar fora de ponto, e verifique o avanço a vacuo que fica na parte externa do distribuidor para ver se nao esta furado e o avanço centrifugo que fica debaixo da mesa do distribuidor as molas podem estar soltas ou quebradas, quando o motor esta com o avanço danificado esses motores ficam fracos e podem fazer barulho e causar queima irregular do combustivel produzindo fumaça

  189. eduardo moreira disse:

    olá amigo!
    tenho 1 peugeot 206 1.4 flex ano 2007,notei q quando ligo pela manhã ou quando fica muito tempo parado sai uma fumaça branca q depois acaba,também está saindo muita água pelo escapamento de modo q o abafador ou "bojo" está todo furado,o q pode ser?
    ps:de uns 3 meses pra cá estou utilizando 100%etanol.obg!!

    • Eduardo H. disse:

      Eduardo
      Este é um sintoma comum do uso de etanol (álcool), principalmente em veículos que rodam pouco.
      Experimente completar o tanque com gasolina.
      Se a formação de água não diminuir bastante, procure uma oficina bem equipada pois pode haver problemas de motor..

  190. Emely Ueda disse:

    Ois.

    Temos um Tempra 16v, capotamos com ele na estrada, o motor ficou intacto e tinha acabado de ser retificado, o radiador trincou e recondicionamos, fizemos a reforma da lataria e qnd ligamos, ele começou a fumaçar, mas é muita fumaça mesmo, o motor funciona perfeitamente, conseguimos até andar com o carro, a aceleração é continua e não tem nenhuma falha, mas a fumaça é tanta que não soneguimos ficar dentro do carro, com o cheiro horrível, até agora ninguém conseguiu descobrir de onde é a fumaça, que sai pelo motor e escapamento, deixamos ele parado para ver se era óleo que tinha vazado qnd capotou, mas o fumaceiro continua na mesma intensidade sempre, tem uma cor branca azulada, nem tem como leva-lo a uma mecânica por causa do fumaceiro, quais as causas possíveis?

    • Eduardo H. disse:

      Emely.
      A fumaça azulada indica que o motor está queimando óleo. possivelmente por ter ficado de "ponta-cabeça" por muito tempo, atá o carro ser consertado.
      Para levá-lo até a oficina, recomendo que chame um guincho e evite utilizar o carro enquanto não resolver este problema. Os danos ao motor podem ser grandes (e caros).
      Possivelmente, será necessário abrir o motor para limpeza e trocar algumas juntas e retentores.

  191. Rudson Moura disse:

    Olá tenho um Audi A4 96 Motor 1.8 Normal, de vez em quando sai fumaça do escapamento e quando acelero muito forte que n sei bem que cor é, e também sai água que chega a pingar no chão, o oleo e a água não baixam, peguei o carro recentemente e acho que a troca de oleo passou da data, a não troca de oleo causa a fumaça ? trocando o oleo vai resolver? ou o motor pode já estar prejudicado? muito obrigado Deus os abençoem.

    • Eduardo H. disse:

      Rudson.
      Não vejo ligação entre a produção de fumaça e a troca de óleo atrasada.
      Como você não consegue identificar a coloração da fumaça, recomendo que procure uma oficina de injeção eletrônica bem equipada para fazer um exame mais apurado do problema.
      Faça isso logo, antes que o problema possa danificar seriamente o motor do seu Audi A4

  192. Roberto disse:

    Roberto,Tenho um Celta modelo 2004 quando ligo pela manhã sai uma fumaça preta pelo escapamento mas depois fica normal,gostaria de saber o motivo e se pode danificar o motor .Bom Dia…

  193. cida disse:

    tenho uma tipo 1,6 ie 1994 motor argentino fiz cabeçote completoanéis seguimento com 1 semana eu nunca vi tanta fumaça branca na vida e suja vela e baixa oléo rateia sera que é retentor

  194. everton disse:

    ola eu tenho um corsa 16v fiz o motor dele tem 5 meses e ele veio apresentar o problema de sair uma fumaca branca e com cheiro de queimado eu gostaria de saber se havera necessidade de redifica novamente ou sera um problema simples obrigado

  195. Everaldo disse:

    Tenho um clio hatch 8v 1.0 que foi retificado o motor, mas quando ligo o carro de manhã,noto que sai uma fumaça branco/azulada, mas após poucos minutos isto passa, oque pode ser, notei também que quando andei uns 100km e após o carro ficou parado 4h a fumaca de quando liguei aumentou,porém apos poucos minutos ligado desaparece, o que pode ser pessoal? Obrigado..

    • Eduardo H. disse:

      Everaldo.
      Isto é um sintoma comum de desgaste nos retentores de válvula. A princípio, não causa problemas, mas tende a se agravar com o tempo.
      É recomendável que seu mecânico faça a troca dos retentores e já verifique a regulagem.

  196. Ken Xavier disse:

    Eduardo, a minha historia é longa, mas gostaria que voce lesse com carinho, pois preciso muito de ajuda.
    Não sei o que ta acontecendo, mas levei meu fiesta 98 motor endura no mecanico para fazer uma limpeza no sistema de injeção pq ele tava morrendo a toa e o ele me falou que era o atuador da marcha lenta, entao deixei o carro com ele para arrumar isso.
    Deixei o carro na oficina no dia 13/01 para fazer a limpeza no atuador e todo sistema de injeção, e como tinha um pequeno vazamento na tampa de válvula e no retentor da polia, mandei trocar também a junta da tampa de válvula e o retentor.
    Peguei o carro no dia seguinte 14/01 e tudo parecia perfeito, o carro nao tava morrendo mais, porem veio a surpresa, pq começou a sair fumaça pelo escapamento, e a cada dia foi aumentando a quantidade de fumaça, que para mim é branca, mas se tornou impossivel sair com o carro, pois parece que meu fiesta esta com uma chaminé instalada no escape de tanta fumaça que sai.

  197. Ken Xavier disse:

    Que saia uma fumaçinha bem leve pela manha eu sabia, mas saia por um minuto ou dois e parava, só que depois que o carro passou por este mecanico, ele começo a soltar fumaça com mais intensidade e nao to entendendo no que ele pode ter mexido pro carro passar a soltar tanta fumaça como esta soltando.
    Alguns dias depois voltei na oficina para falar da fumaça, mas fui em outro carro, pq não tava querendo sair no fiesta daquele jeito, na conversa ele voltou a me afirmar que o motor do fiesta fuma tão pouquinho que tenho motor pra mais uns 2 ou 3 anos, então questionei a ele, como posso trafegar com o carro soltando tanta fumaça do jeito que ta.
    Sem ver o carro e o que estava acontecendo depois que ele mexeu, ele so falava que a fumaça do meu carro é tão pouca que nem da pra notar, e realmente nao dava mesmo, mas isso era antes dele mexer no carro, então percebi a falta de interesse dele e resolvi ir embora e me acalmar.

  198. Ken Xavier disse:

    Ontem fui na oficina mais uma vez e insisti que a fumaça ta absurda e ele me orientou a colocar 1/2 litro de Bardahl Prolonga no carter, pois esse produto ia eliminar a fumaça, mas depois que coloquei o tal Bardahl o carro continuou funcionando "normal", porem a fumaça que ele falou que sumiria com o tal Prolonga, em vez de sumir aumentou, posso dizer que triplicou a quantidade de fumaça que tava saindo depois que ele mexeu no carro.
    Gostaria que voce me ajudasse me dando uma opnião do que possa ser, porque nao acredito que o motor esteja tao ruim assim, pois ele mesmo falava que o motor estava apto a ser usado por mais uns dois anos sem problemas, pois o que saia de fumaça era muito pouquinho e tinha que acelerar bastante pra sair esse pouquinho de fumaça.
    Francamente nem daria pra vender o carro com tanta fumaça, antes de colocar o Bardahl ele ja estava soltando fumaça na lenta, depois que coloquei o Bardahl, ele ta soltando um fumaçê na lenta e se encostar o pe no acelerador, ele joga fumaça na casa dos vizinhos.

  199. Ken Xavier disse:

    O carro tava normal, so saia um pouquissimo de fumaça se pizasse ate no fundo, e na lenta nao saia nada, e o pouco que saia ao ligar bem cedinho parava em questão de minuto.
    Postei um video no youtube com o carro funcionando em marcha lenta e também acelerando um pouquinho só, veja no video a quantidade de fumaça, para um carro que saia uma fumaçinha leve de manha e depois sumia, no que esse mecanico mexeu a 1ª vez pra começar a sair fumaça, porque agora o que ta saindo me parece se por causa do Bardahl que ele mandou ce passou a sair um canudo de fumaça e ontem depois que coloquei o Bardahl que ele mandou colocar, aumentando a fumaça uma 3 vezes mais, no inicio do video ele ta na lenta, depois eu acelero de leve, não acelero forte nao ta.
    O link do video é: http://www.youtube.com/watch?v=jjPwzXAlMlk&fe

    Desde ja agradeço!

    • Eduardo H. disse:

      Ken.
      Nitidamente, há graves problemas de motor. Pelas cores da fumaça, há excesso de óleo e combustível sendo queimado.
      Infelizmente, é quase certo que o motor precisará ser retificado e o gasto pode ser significativo.

  200. ANIZIO disse:

    EDUARDO QUANDO LIGO O MEU CARRO PELA PRIMEIRA VEZ,ELE ESTA SOLTANDO UMA FUMAÇA CINZA MAS LOGO PASSA. ME DISSERAO QUE TENHO QUE TROCAR OS RETENTORES; ISTO E VERDADE?

  201. Valeu pelas dicas! Vejo que são vários fatores que podem fazer com que o carro esfumace.

  202. driele disse:

    ola tenho um uno ie 96 quando lgo ele sai uma fumaça branca e logo depois para o que pode ser………..

  203. gui disse:

    tenho uma corsa wagon 97 1.6 8v
    troquei os retentores de valvulas mas ñ fiz assentamento
    agora o consumo subiu antes fazia 10km por litro agora ta fazendo uns 6.5
    sera q vai voltar ao normal
    e as valvulas vão se assentar novamente ou vou ter q abrir denovo

  204. Olá, também tenho um Golf e ele está saindo fumaça preta. Queima óleo só de manhã.

  205. adilson disse:

    oi tenho um gol
    cl 1.6 quadrado , acabei de fazer o motor dele todo essa semana , e coloquei carburador novo , depois de moto feito notei que ta saindo fumaça preta quando acelero é pouca , o meu mecanico me disse que é da gasolina , e o carro tambem esta engasgando o que pode ser

  206. adilson disse:

    Oi tenho um gol cl1.6 cht quadrado, fiz o motor completo e coloquei um carburador novo, só que em vez de quanto sai uma fumaça preta, o meu mecânico falou que é da gasolina suja, e o carro de vez de quando parece que entope a lenta, será que é isso mesmo? Tenho muitas duvidas sobre isso.

  207. Junior disse:

    Boa noite, tenho um Palio Weekend 1.6 16v ano 98, gasolina, troquei o óleo há um mês e de 1 semana pra cá todas às vezes em que ligo o carro ele solta uma fumaça branca e um mau cheiro.O que poderá ser isso? tem alguma coisa a ver com o motor?
    Obrigado desde já e bom trabalho.

  208. Elias disse:

    Ola, Boa noite!
    Tenho um GOL 1.0 /99, esta saindo fumaça branca, mais não como na foto acima,tem dias que a fumaça sai com menos intencidade.Geralmente sai com mais intencidade quando completo o oleo, que baixa rapidamente, atualmente tenho percebido esta fumaça tambem dentro do carro, em alguns momentos.O que devo fazer?? por favor me ajudem.Obrigado!

  209. giana disse:

    ola: compramos um fiat tipo, e esta vazando oleo por cima pelo carburador, e agora esta saindo uma fumaça. o que poderá ser?

  210. uelinton disse:

    BOA NOITE! O meu corsa fuma só quando ligo, frio ou quente? o que é meia azulada para branca? explique. obeigado

  211. Emerson disse:

    Tenho um golf gti 94 e o motor está soltando uma fumaça preta quando eu acelero, percebi que sai água junto no escapamento, verifiquei o óleo e não abaixa nada ao contrário do reservatório de água do radiador que está abaixando, o que pode ser.

  212. elienaijg disse:

    Tenho uma Fiat uno EP 2000, pela manha solta muita fumaça branca logo apos aquecida esta fumaça some, oque pode estar causando isto ?
    Alguem poderia me ajudar?

  213. daniel disse:

    tenho um corsa 97, gasolina e percebo que o oleo está baixando. Acredito que pode ser os aneis. Eu posso trocar somente os aneis, devido ao problema ter sido notado cedo ou tenho que fazer algo mais obrigatoriamente ?

  214. HENRIQUE disse:

    TENHO UM UNO FIRE 2002;;TENHO OBSERVADO KE TEM SAIDO UMA FUMAÇA BRANCA;;O K PODE TA HAVENDO;;?LIGO ELE E DEIXO NA LENTA E TA SOLTANDO UMA FUMAÇA BRANCA;;O K PODE SER?

  215. Robson disse:

    tenho uma palio 97 gasolina que quando ligo ele sai uma fumaca branca pelo escapamento e tambem qdo ele esquenta sinto um cheiro queimado vindo do motor levei no eletricista ele falou que é normal esse cheiroo que faco?

  216. Mauricio junior disse:

    Olá amigo….Boa noite!!!
    tenho um palio 2002…e o escapamento dele ta saindo molhado…meio pastoso bem preto…dai botei um silencioso novoo…no mesmo dia…o silencioso ja tava molhado de novo…já botei os dois retentores novos…será que eh o sistema de injeção???acho q nunca viu uma limpeza de bico o carro…
    obrigado…
    bom serviço!!

    • Eduardo H. disse:

      Maurício.
      Tudo que chega ao escapamento é produzido pelo motor ( ou por alguma falha dele). Desde o ruído até sujeira e impurezas.
      É importante que seu mecânico verifique o que está causando a formação destes resíduos, prevenindo, assim, danos maiores ao motor.

  217. Eduardo H. disse:

    Daniel.
    Para trocar apenas os anéis, será necessário desmontar o motor. Neste ponto, seu mecânico deve avaliar a necessidade de retífica e/ou substituição de outros componentes.

  218. Jerônimo disse:

    tenho um santana 1.8 gasolina, estou sentindo um cheiro de gasolina saindo pelo escapamento na primeira partida, estava em duvida pensando que era oleo mais se fosse oleo provavelmente sairia fumaça, o cheiro é muito forte quando o carro esta na lenta, e não sai fumaça. o que seria esse problema?

  219. Fernando disse:

    Tenho um logus 2.0 , ele esta fumando pra caramba quando acelera e esta baixando oleo motor, tambem com a ponta do escape lambusado de oleo, o que pode ser ??? obrigado.

  220. Thiago disse:

    Boa Tarde! Tenho um gol g3 ano 2000. Ele começou a engasgar de uns dias pra cá.
    Ontem quando eu sai com ele, ele deu essa engasgada e eu dei uma acelerada nele e saiu uma fumaça branca pelo escapamento,
    Quando ando com ele normalmente não sai essa fumaça, percebi ela ontem pq acelerei até 6.000RPM.

    Alguem pode me dizer o que pode ser?
    Será que vou ter q fazer o motor? Alguem tem idéia de quanto sai se precisar ser retificado?
    Ele é um motor 1.0 16v.

    Abraço!

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Thiago.
      É bem possível que o motor terá que ser retificado, sim.
      Infelizmente, para saber o valor do reparo, primeiro é necessário avaliar a extensão dos danos.
      O certo é que quanto antes para o carro para o conserto, menos será o dano.

  221. edisin disse:

    tenho u palio quando asselero ate 3000giro ele da um barulho de de peça vibrando no cabeçote quando asselero mais de 3000giro para o barulho e de manha quando ligo pela primeira vez sai fumaça branca azulada mais para imediatamente oque pode ser

    • Eduardo H. disse:

      Edisin.
      Aparentemente há problemas no sistema de lubrificação do seu Palio, possivemente localizado no cabeçote. É importante que um bom mecânico identifique corretamente o problema, para que o dano não seja mais grave.

  222. Manfrine Rangel disse:

    Olá tenho uma moto biz 125 honda que tem apenas 630 km mas esta fumaçando azul o que fazer já que esta na garantia

  223. André Luizq disse:

    BOA NOITE, TENHO UM PASSAT ALEMÃO TURBO, COMEÇOU A SAIR UMA FUMAÇA BRANCA EM GRANDE VOLUME, PORÉM DEPOIS QUE ANDO UNS 15 MINUTOS A FUMAÇA PARA, MAS AS VEZES SE EU PARO NO SEMÁFORO, OU PARO O CARRO E LIGO A FUMAÇA COMEÇA NOVAMENTE E BASTANTE, ESTÁ HORRÍVEL. MEU MECÂNICO ACHA QUE NÃO PODE SER O MOTOR, ACHA QUE PODE SER OS REGULADORES DE VÁLVULAS OU OUTRA COISA, PERCEBI UM VAZAMENTO DE ÓLEO ENTRE O MOTOR E CAIXA, O MECÂNICO DISSE QUE TENHO QUE TROCAR O RETENTOR. OUTRO VAZAMENTO QUE PERCEBI É NA MANGUEIRA DE ÓLEO DA TURBINA.
    MAS E A FUMAÇA, O QUE PODE SER??? O MECÂNICA DEPOIS QUE TROCOU MANGUEIRA DA TURBINA, SUGERIU ANDAR UNS 200 KM. E LEVAR NOVAMENTE.

    O QUE PODE SER A FUMAÇA, A MECÂNICA DESSE CARRO NÃO É TÃO COMUM POR AQUI, MUITOS SÃO LEIGOS.

    ABS.
    ANDRÉ

  224. proteus disse:

    ola tenho um uno 98 e ele esta muito barrulhento ja troquei o escapamento do começo so o catalisador ficou e ele esta acelerado quando liga depois normaliza e ta saindo uma fumaça branca,catinguenta kk do reb mas a agua nao baixa e o oleo esta normal o que pode ser isso

  225. emerson disse:

    tenho uma audi a3 1.6,quando ligo o carro de manha,sai uma fumaça e tambem sai agua do escapamento.o que pode ser

  226. Franciele disse:

    Olá Tenho um palio 2001 1.0 16V á uma semana começou apresentar uma fumaça branca ai ligar o carro, fiz a troca geral de óleo e ainda continua sair essa fumaça o carro esta com 110 mil KM não tem barulho nenhum não apresenta alto consumo de combustível, água do radiador sempre ok mas umas duas vezes no mês completo o óleo, o que pode ser essa fumaça?

    • Eduardo H. disse:

      Franciele.
      Geralmente as pessoas confundem a fumaça levemente azulada com fumaça branca.
      Tudo indica ser o seu caso, pois consumo de óleo está bem acima do normal. Veja o item "fumaça azulada" no texto deste artigo.

  227. Rogerio disse:

    Olá amigo…Boa tarde..
    Estou com um problema e gostaria que me desse uma opnião..
    Tenho um Gol g3 1.0 8v 2005 motor flex com 155mil km rodados, sempre q dou a primeira partida do dia em, lenta não solta fumaça, mas se acelerar forte ele solta uma fumaça branca, fiz um teste esses dias funcionei pela manhã acelerei em ponto morto e saiu fumaça branca. dai rodei uns 3km parei o carro e coloquei em ponto morto e acelerei forte e percebi q não saiu mais fumaça branca, aparentando estar normal, mas isso aconteceu novamente na primeira partida do dia seguinte obs: o nível do óleo esta baixando, desde q eu troquei ja rodei 5mil km e já utilizei 1,5Lt completando… Qual sera o problema q meu carro tem?

  228. Raphael disse:

    Olá! Tenho um Gol Mi 1000 1998 e ele baixa óleo, cerca de 0,5L todas as vezes que pego estrada, pois na cidade ele não baixa. Além disso, solta um cheiro forte (que não é de combustivel) pelo escapamento e solta um pouco de fumaça (que logo se dispersa) quando está em marcha lenta, primeira ou segunda ou ré. O que será?!? Obrigado.

  229. Olá pessoal,
    Tenho um Uno CS 1.6 1995. O meu problema é o seguinte: quando piso mais forte, geralmente nas primeiras marchas, verifico pelo retrosivor que o cano de escapamento expele uma fumaça branca. Isso só ocorre quando dou uma pisada mais forte no acelerador. O óleo também anda baixando bastante, tendo que completar de 2 em 2 semanas. Meu medo é que tenha que "fazer o motor" como se diz aqui no sul. Pelo que li na matéria, só pode ser o motor queimando óleo, pois a água do radiador não baixa.
    A minha pergunta é a seguinte: em todos os casos terá que fazer a retifica ou pode ser que não precise?
    Abraço!

    • Eduardo H. disse:

      Igor.
      Pelo que você descreve, acho difícil que escape de retificar o motor. Aliás, é melhor que o faça o quanto antes, pois se deixar assim, poderá causar danos ainda mais sérios (e mais caros) de arrumar.

  230. Willian disse:

    boa noite, tenho um gol 16v turbo, fiz a retifica do motor, troquei toda a turbina, e fiz troca de cabo de vela e velas, e hoje peguei a br, e quando voltei começou a morrer, agora quando ligo o carro e acelero ele sai uma fumaça preta.

    • Eduardo H. disse:

      Willian.
      Aparentemente, indica alguma falha de regulagem no sistema de alimentação (injeção) ou superalimentação (turbina), pois como você pode ler no texto, fumaça preta indica excesso de combustível sendo queimado.
      Como você recém fez o serviço, recomendo que procure o técnico responsável pelo reparo para que verifique eletronicamente o que pode estar ocorrendo.
      Infelizmente, é difícil lhe dar um diagnóstico sem usar nenhum aparelho.

  231. Ricardo disse:

    tenho um fusca 81, foi feito motor, troca o kit completo, só q as vezes qndo liga ainda solta muita fumaça, o que pode ser?

  232. aluizio disse:

    Tenho um marea com 112 mil, não tem fumaça azul ou branca mas no último mes andei 3 mil KM em alta rotação viajei com ele e baixou muito o nível de óleo, pode está precisando de retífica?

  233. josivaldo bahia disse:

    tenho um siena 1.0 16v ele esta com um batido como si foce mancal mas so bate quando o motor esquenta e deves enquando ele solta uma fumaça como estivesi fumando isso aconteceu deopis que troquei os aneis haster de valvula brosina de biela e bomba de olio sera que fui enganado pela retifica que si dis ser onesta peço ajuda

  234. Emmanuel disse:

    boa noite fiz descarbonização no meu uno ep 1996 ele está com 160.000K rodados, ele melhorou e muitoooo a sua força só que ele ainda continua fumaçando preto. troquei tudo desse carro. ou seja troquei todos os filtros possiveis, velas novas cabo de vela nova os dois sensores o da ingeção um azul e um outro vermelho troquei o map e coloquei outro original da marca magnet maneli, torquei o bico tb mais quando acelero mais do normal sai muita fumaça preta e percebo que o consumo dele é triste… sei que os eps são uma porcaria em termos de consumo, são bebedores mesmo, mais essa fumaça ainda é triste, o meu mecanico disse que eu tinha que andar muito para a fumaça parar isso procede? lembrando n está baixando oleo e nem está melando vela.
    desde já agradeço…

    • Eduardo H. disse:

      Como você pode ler no texto, a fumaça preta indica muito combustível / mistura irregular.
      Se o seu mecânico não está encontrando o problema, sugiro que consulte outro mecânico. Dê preferência à oficinas equipadas para lidar com injeção eletrônica.
      Assim você evita ficar trocando peças sem saber exatamente onde está o problema.

  235. ROBSON MELO disse:

    TENHO UMA PARATI ANO 99 QUANDO LIGO ELA ESTA SOTANDO MUITA FUMAÇA BRANCA CHEGA ATE PARECER NEBLINA, O Q PODE SER, ALGUEM PODE ME AJUDAR?

  236. REGINALDO disse:

    boa tarde
    tenho um monza troquei a agua do radiador com o motor morno e notei depois
    que estava saindo agua no escape ,maisquando o carro aquece para de sair totalmente
    agua do escape , a agua do resevatorio não abaixa sera que danificou a junta do cabeçote

    aguardando uma resposta obrigado

    • Eduardo H. disse:

      Reginaldo.
      Este sintoma é comum, principalmente em veículos à etanol. Se o líquido de arrefecimento não está baixando, não deve ter danificado a junta de cabeçote.
      Mas evite adicionar água fria com o motor ainda quente.

  237. claudio teixeira disse:

    tenho um palio 2000 motor fiasa ja troquei os retentores de valvulas e os aneis.todos originais ficou normal por tres semanas depois comecou com um cheiro forte no escapamento e ontem saiu uma fumaca branca .o que pode ser agora

  238. rodrigo disse:

    Oi hoje troquei o Óleo do carro e o cara coloco mais 500 litro de óleo q o recomendado.. pode prejudicar o carro em alguma coisa ….ele ta saindo uma fumaça escura mais bem pouco quando acelero muito …

  239. após retifica ,devido fumaça azulada ,quanto tempo ou km devo rodar para fumaça parar de sair,porque retificou alegando desgastes no anel,retentores de valvulas e demais ,continua saindo fumaça,o mecanico disse que é recente retifica que foi feita escapamento é novo e antes de retificar andei um 500 km ,o óleo ficou parado ,resíduos restantes,gostaria de saber se é verdade ,e quanto tempo para livrar da fumaça?

  240. roberto disse:

    Veículos novos(0km) precisa fazer teste de fumaça, estou falando carro a Diesel.

  241. RONE TEMOTEO disse:

    TENHO UMA PARATI 16V 1.0 TURBO 2001, QUANDO COMPREI DESCOBRI QUE O MECANICO ESTAVA FAZENDO O MOTOR POR MOTIVO DE FUMAÇA, PEGUEI O CARRO MAS ELE ENFUMAÇA, LOGO FIZ REPARO POR TRES VEZES NA TURBINA, NÃO RESOLVEU, EM UMA DAS VEZES O MECANICO QUE CONSERTA A TURBINA TAPOU UMA SAIDA QUE VEM DA TURBINA COM UMA ROLHA DE MADEIRA, DEU CERTO PAROU DE ENFUMAÇAR MAS EU DESCOBRI A ROLHA E MANDEI TIRAR E RESOLVER O PROBLEMA, O MESMO MANDOU QUE FIZESSE NOVO REPARO TROCANDO O MIOLO DA TURBINA E ASSIM FOI FEITO, MAS PRA MINHA INFELICIDADE CONTINUA A ENFUMAÇAR, LEVEI AO MECANICO QUE FEZ O MOTOR E PEDI UMA REVISÃO NO MOTOR E ELE CONSTATOU O QUE SEMPRE DIZ A TURBINA ESTA ENVIANDO OLEO PARA O INTERCOOLER E ASSIM PASSANDO PARA MOTOR QUE ENFUMAÇA O CARRO FUMAÇA BRANCA. QUERIA UMA DICA, TERIA JEITO DE EU COLOCAR UM FILTRO DE OLEO ANTES DO INTERCOOLER PRA NÃO PASSAR OLEO. MAIS UMA COISA A MINHA TURBINA NÃO É ORIGINAL DO CARRO QUANDO COMPREI VEIO UMA BIAGIO DE S10. PEÇO AJUDA SE POSSÍVEL.

    • Eduardo H. disse:

      Rone.
      O filtro de óleo não irá impedir a passagem do óleo. Como o próprio nome diz, o filtro irá apenas filtrar o óleo.
      Como a turbina não é a original pro modelo do seu carro, recomendo que procure uma oficina especializada em motores turbo, ou de preparação, para identificar corretamente o problema e dar uma solução definitiva para o excesso de óleo, antes que isto danifique seriamente o motor do seu VW Parati.

  242. max disse:

    tenho um palio 2000 ex motor fiasa levei 3 vezes ao mecanico troca dos 3 retentores mais ainda continua com vazamento, nos retentores. o que poderia ser. obrigado

    • Eduardo H. disse:

      Max.
      Ou o mecânico não está fazerndo a troca corretamente, com as ferramentas e materiais adequados, seguindo os procedimentos de cura e tudo mais ou, na pior das hipóteses, o desgaste está nos eixos.
      Mas seu mecânico deveria ter verificado isto quando o problema retornou.

  243. tenho um gol 1.0 q foi trocado a mangueira de suspiro do óleo, mas ele ficou sem a mangueira mais ou menos por 10 dias, meu carro, pois tive dificuldade em encontra-la. Após a troca notei q começou a soltar uma fumaça azulada. Verifiquei o óleo e está no nível e coloração normal. O q acha q pode ser?? obrigada Gislaine

  244. Eva disse:

    olá ! tenho um palio 1.5 qua esta soltando uma fumaça azulada. já mandei fazer o reparo completo ,foi mandado para a retifica o cabeçote e o bloco encamizado 025. E continua fumaçando,o q pode ser?me ajude !

  245. rogério disse:

    tenho um tipo 1.6 93/94 motor argentino. já troquei, sonda lamb,….,sensor de temperatura,e os componentes do t.b.i.
    não sei mais o que fazer. o consumo de combustível é grande .na estrada ele faz 10 km p/ litro e no perímetro urbano só faz 04 km . será que a caixa de comando central elétrico faz acontecer isso?ou pode ser outra coisa . me dê sua opinião por favor. pois fico muito agradecido. OBS.moro na bahia e aquí o recurso é muito pouco. rogério

  246. Giovanni L disse:

    Bom dia! tenho um ford Fiesta Sedan street 2002 motor rocam zetec 1.0 gasolina!
    Acabei de retificar o motor e cabecote 100%, porem ao ligar o carro de mannha e sem acelerar solta fumaca demais no escapamento o qu eme confunde e que ORA inicial ela e meio AzULADA e se acelrar ela fica Escurecida!?
    O mecanico disse q pode ser algum problema no sistema de injecao(bicos) ou algum sensor(isso ate me passou pela cabeca de ser a TBI pois as vezes ao ligar o carro ELE NAO da aquela ACELERADA INICIAL e fica como se fosse morrer)
    pode me dar alguma dica? agradeco desde ja

  247. Elton Araujo disse:

    Tenho um Renault Clio 99 (Argentino) 1.6 8V, a uns 3 meses precisei trocar a junta do cabeçote que queimou…
    Segundo a retifica esta na ultima.. nao consigo plainar mais…
    e agora fica um barulho como se estivesse batendo valvulas.. ja regulei umas tres vezes.. em mecanicos diferentes..
    e hoje percebi que quando a rotação ta muito alta, sai uma fumaça branca …
    O que pode ser???

    Obrigado!

  248. Daniel Iartt disse:

    Olá a todos
    Tenho um volvo s40 1.8 16v 4cc 1996 e ocorreu o super-aquecimento do sistema tendo eu ter que fazer retífica e troca de junta do cabeçote , porém ao montar deu um pequeno vazamento de óleo na tampa de comando de valvulas , andei uns 20 km e voltei a ofícina para reparar e após isso o carro começou a fumaçar pelo escape , mas muita fumaça , muita mesmo , e já retiramos o cabeçote por umas 5 x , trocamos anel , junta , o mecânico constatou que não há avarias no bloco e camisas e acabei trocando o cabeçote e o problema persiste , descobrimos que há uma passagem de gases do escapameto para uma valvula por cima do cabeçote e já vedamos direitinho e nada de resolver , estou sem saber o que fazer , por favor se alguém tem alguma experiencia nisso aguardo uma ajuda

  249. Clovis disse:

    Ola,tenho um Pálio 97gaz. quando funciono ele cedo sai uma fumaça branca e expele um pouco de água pelo escape,quando esquenta não fumaça mais, o que pode ser. Desde já agradeço.

  250. felipe disse:

    amigo tenho um gol 1.0 2000 16v to a 5 anos com ele nunca aconteceu nada de problema comigo,porem de uns dias para ca tenho percebido uma fumaça azulada. mais nao baixa oleo a descarga nao fica suja e tenho percebido queima em alta,levei ao mecanico e ele disse que poder ser retentor de valvula. o que vc acha disso.

  251. CARLOS HENRIQUE disse:

    TENHO UM PALIO 2003/2004, COMPREI ELE, DEPOIS DE TRITA DIAS ELE COMEÇOU A SAIR FUMAÇA BRANCA, PERCEBIR TAMBEM QUE ESTAVA BAIXANDO MUITO OLEO E UM GRANDE CONSUMO DE GASOLINA…. ESTOU MUITO PREOCUPADO O MOTOR DELE ESTA MUITO FRACO…. LEVEI ELE NA FIAT ELES FALOW QUI A PRESSAO DO MOTOR ESTAVA NORMAL… POREM LA ERA MUITO CARO PRA ARRUMAR TIVE QUE TIRAR ELE DE LA …. QUE PODE SER QUE ESTA ACONTENDO COM MEU VEICULO.

  252. Wdson A. Simões disse:

    Bom dia, tenho um fiat siena 1.6, ano 97/98, gasolina. Troquei a junta do motor parte de cima coloquei o final do escapamento que estava furado. Após estes procedimentos, apesar do carro estar parado 10 dias, quando funcionei saiu uma fumaça escura um pouco azulada e alguns pingos d'agua onde soldou o escapamento, O que pode ser.

  253. maurilio ribeiro disse:

    boa tarde, tenho um gol 2003 1.0 a gasolina, ele estava soltando fumaça branca e o mecanico fez retifica trocou algumas junta e tambem a junta do cabeçote. Quando peguei o carro percebi que ele continuava a solta fumaça um pouco mais escura ai o mecanico me disse que era oleo no camo de descarga , durante quinze dias ela não parou e ele esta dizendo que pode ser os aneis de segmento ? SERÁ !!!!!! por favor me oriente neste assunto ?

  254. manoel.a.s.cruz disse:

    tenho um corsa 94 1.0 8v. quando acelero forte ele solta uma fumaça preta , e as vezes ele perde a força em uma subida e tambem parado em um semaforo sendo este tambem sendo subida , na hora de sair ele engasga voltando para traz não tendo força para sair . acelero e ele volta paratraz tendo de controla-lo no freio de mão. por favor me de uma dica.

  255. Marcossuel disse:

    Boa nte.
    Tenho um Palio 1998/99,quando estou em uma via rapida e o carro pede a quinta marcha eu reparei que quando eu passo de 100km o meu carro fica com um barulho mais intenso,perde a força e sai uma fumaça branca no cano de descarga,o que pode ser?

  256. Priscila disse:

    Boa Tarde tenho um astra 2.0 2003 ele quando liga sai uma fumaça preta e quando esta menos de 1/4 de gasolina ele começa a falhar oque pode ser?

    • Eduardo H. disse:

      Priscila. Aparentemente há dois problema a serem corrigidos: 1) a fumaça preta indica que o motor está queimando excesso de combustível.
      2) as falhas com pouco combustível indicam problemas na bomba de combustível ou no tanque que pode estar amassado, deslocando o "pescador" de combutível da posição correta.
      De qualquer forma, é importante que você solicite uma revisão mais cuidadosa para identificar corretamente os problemas antes de sair trocando peças.

  257. nilo disse:

    oq fazer c meu ford ka ta na garantia e ta queimando oilo e agencia q troca so vedador sera q isso resolve ou tenho q ser duro e fazer o motor

  258. manoel a. s. da cruz disse:

    tenho um corsa EFI 1.0 quando parado piso fundo ela solta uma fumaça escura e tambem solta um cheiro muito forte pelo escapamento e esta consumindo muito e escuto as valvulas batendo bem baixo sera podera ser o cabeçote .

  259. valter disse:

    tenho um audi a6 2.8 v6 95,estava andando normal, de repente começou a fumaçar quando acelero, que poderia estar acontecendo.Agradeço se puder me ajudar. Grato Valter

  260. jhones disse:

    tenho um gol quadrado 96 carburador saie fumaça pelo respiro do motor

  261. rafael disse:

    ola tenho um marea 1.8 e ele esta falhando e exilando a marcha lenta e quando pego estrada ele num determinado tempo solta fumaça falha depois volta a normal o que pode ser?

  262. edson disse:

    meu mecânico disse para trocar so retentor de válvula do golf 97 2.0 será que é presiso retificar as sede [ou guia]

  263. junior disse:

    boa noite tenho um corsa hatch 2.004 a gasolina,gostaria de tirar uma duvida ao ligar o carro pela ele solta uma fumaça branca,so para depois de uns 200 metros vc poderia esclarecer minha duvida,ja estou ficando preoucupado obrigado fico no aguardo.

  264. jose alcides disse:

    Tenho um uno fire 2002,si eu pego ando com ele em longa distancia e depois vou dar a partida ele não sai fumaça pelo escap. Já si eu pego ele so viro a chave sem dar a partida ou pego ele e ando uns 100 a 300 metros e depois dou a partida ele sai fumaça meia azulada, mais so quando so viro a chave tiro o carro em pequqna distancia. Oque e

  265. christiano marcio rodrigues disse:

    porque a agua do reservatório do meu passat alemão 95 2.0 esta abaixando e aparece que esta saindo pelo escapamento

    • Christiano
      Aparentemente, são dois sintomas que não tem ligação.
      A umidade no escapamento, geralmente é causada pelo combustível, em função da grande quantidade de álcool em nossa gasolina. O motor do seu Passat não foi projetado para o combustível brasileiro. Mas isto não é um problema grave.

      Agora, a perda de líquido de arrefecimento (água do radiador) pode ser sério. Peça para seu mecânico verificar o sistema e arrefecimento antes que o motor seja afetado por este problema.

  266. rui disse:

    olá, tenho um rover 200 que lhe pus uma junta de cabeca fabricada de propósito devido ao facto de achar que precisava pois tinha a agua do reservatório a borbulhar apesar de não me aquecer o motor…depois de colocar a tal junta e retificar a cabeca…noto agora a sair um fumo intenso branco|azulado a sair do escape..podem me ajudar…estou deseperado!!!

    • Rui
      Aparentemente, a junta incorreta no cabeçote ocasionou mais problemas do que soluções.
      A fumaça azulada indica problemas que podem comprometer seriamente o motor do seu carro.
      Veja o item “Fumaça Azulada” no texto deste artigo.

  267. walison disse:

    Tenho um citroen xsara 99 1.8 16v ,e o escapamento está soltando mta fumaçanegra /azulada,aonde a temperatura sobe mto rapido e a água cinsome em 10minutos +/- . Alguém pide me ajudar ou dar uma pista do que pide ser? E o óleo baixa rapido e fica na tampa com uma leve cor marrom

  268. Otávio Queiroz disse:

    Bom dia! tenho um gol G3 1.0 16v e notei que esses dias ele tava saindo um pouco de fumaça branca pelo escapamento e notei que estava meio sem agua no reservatorio do radiador, oque pode ser isso? o carro ta rodando bem e não falha mais apenas olhei essa fumaça!!! parabéns pelo se site!!! espero resposta!

  269. Paulo Parreira disse:

    Olá, possuo um palio 1.0 fire 8v, e notei que ultimamente ele solta fumaça com um cheiro muito forte, refiz o cabeçote a menos de 4 meses coloquei novo sensor de lambida e novas velas e nada de parar o que sera que pode ser? obs: tenho perda de agua do reservatorio (perdo bem pouco porem constante. obrigado

    • Paulo
      pela tonalidade da fumaça é possível te uma ideia do problema com o motor.
      Quanto à perda de liquido refrigerante, isto indica problemas. O nível de água nunca deve baixar. Recomendo que o seu mecânico faça testes para identificar como esta perda está ocorrendo. Em alguns casos, este aparente pequeno problema pode rapidamente ficar muito sério e danificar todo o motor.

  270. anderson disse:

    estou querendo comprar um volvo 850r sw 94 ele esta soltando uma fumaça meio azulada, minha duvida e o seguinte ele esta com 52 mil km rodados como um carro que rodou tão pouco esta com motor fumando será que alteraram a kilometragem dele ou porque ficou mais parado que rodando?

  271. ivan disse:

    Meu marea 1.8 16v além de fazer um barulho terrível começa um fumace nas subidas com perda de potência.o que será

  272. mayara disse:

    Tenho um gol g3 power 16 valvulas e esta saindo uma fumaça preta em alta rotação, o que pode ser?

  273. babuletta disse:

    o meu caro entra muito combustivel nas velas e demora de pegar e quando pega facilmente vai abaixo ja troquei bicos injetores boba de combustivel ate novas velas ainda continua

  274. Edvaldo disse:

    Gostei das informasoes mais tenho duas perguntar a fazer. Vale apena retificar o eixo do motor ? O bloco que já sofreu corresão e viavel passar porese psocesso novamente?

  275. edmarcampos disse:

    tenho um palio 2000 o motor ta funsionando normal nao baxa a aqua nen o olheo mas derepente sui fumasa pela discarga bastante fumasa e ajente para ele volta ao normau se fazer uma fumasa ja levei no mecanico linpo os bico e ele continoou fasndo derepente me ajuda

  276. Jonathan disse:

    Amigo meu carro e um polo 2009 e esta com 102.000 km e eu percebi q ele esta com o escapamento preto porem não solta fumaça ,sera q pode ser o ajuste na injeção ?

    • Olá Jonathan.
      Esta fuligem preta na parte interna do escapamento, geralmente ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica.
      Aparentemente, você pode esta certo. Revisão e regulagem da injeção eletrônica pode resolver o problema.

Comente este artigo



Patrocinadores

  • Especializada em Peças para Ducato, Iveco e Renault Master
  • Anuncie no Motor S/A
  • Social Intelligence - Full Monitoring