Estacionar na rua é seguro?

Nas grandes cidades, encontrar um vaga para estacionar já é, por si só, um desafio e tanto. As poucas vagas que ainda não são cobradas por parquímetros ou fiscais à serviço das prefeituras nas regiões de movimento acabam ficando na mão de flanelinhas que, muitas vezes cobram mais caro que os estacionamentos privados das redondezas. O serviço de Valet (manobrista) está cada vez mais comum, principalmente em regiões de bares, restaurantes e “baladas” e, ainda assim, se você encontrar uma vaga na rua, deve verificar se o estacionamento ali não é proibido para não tomar uma multa e correr o risco de ter o carro guinchado. Estas são as maneiras mais comuns de estacionar o carro onde há grande movimentação de veículos: estacionamentos, “área azul” ou flanelinhas.


flanelinha

É importante saber que quando você paga para alguém ou alguma empresa cuidar do seu carro, alguns direitos lhe são conferidos pela lei. Porém, você só poderá usar estes direitos se você tiver o recibo de pagamento. Então, esqueça o flanelinha, a não ser que não haja outra opção. Recentemente a rede Globo, através do programa Bom Dia Brasil e do portal G1, publicou uma matéria sobre este problema recorrente das grandes cidades, e resolvemos complementá-la.

A responsabilidade pela guarda do seu veículo não inclui somente os estacionamentos tradiocionais. Todo o estabelecimento que oferece estacionamento para usuários ou clientes, seja gratuitamente ou pago (como supermercados, shopping centers, oficinas mecânicas, lava-rápido, valets e área azul) são responsáveis por todo o patrimônio que você deixou sob os cuidados destas empresas. Porém, é comum vermos a informação:

“Não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo.”

Estacionamento

Considerando as determinações do Procon este é um aviso que pode ser ignorado pois os estabelecimentos SÃO RESPONSÁVEIS SIM pelos seus objetos dentro do carro. O aviso serve apenas como intimidação ou um convite para que você não deixe seus pertences dentro do veículo. Alguns municípios do país já obrigam que os estacionamentos tenham seguro dos carros ali deixados e muitos já oferecem estacionamento com seguro, mesmo sem a obrigatoriedade.

Em qualquer situação de estacionamento ou entrega da guarda do veículo, exija o comprovante. Isto serve para valets, oficinas mecânicas e qualquer outro local em que você estará adquirindo serviços mesmo que gratuitamente. Mesmo que seja apenas uma revisão que não será cobrada, você deixou o seu carro sob a responsabilidade do mecânico, assim como estacionou no shopping apenas para passar no caixa eletrônico e saiu antes do período de tolerência.

carro_na_oficina

Mesmo com essa proteção prevista em lei a comprovação de que houve danos ou furtos ao veículo é de responsabilidade do proprietário. Por isso, verifique seu carro antes de deixar o estabelecimento. Caso encontre algum dano, notifique imediatamente o responsável pelo estabelecimento, preferencialmente, com a presença de uma testemunha.

Ter uma testemunha numa ocasião destas é que é o fator complicado. Uma saída para o caso de você estar sozinho ao estacionar ou deixar seu carro na oficina, é anotar os objetos e o estado do carro no verso do ticket ou recibo de entrega e solicitar o carimbo da empresa e assinatura do responsável. Atualmente, esta pode ser considerada uma atitude um tanto quanto hostil, mas poderá eliminar a ma fé de algum funcionário, além de redobrar o cuidado da empresa com o seu carro e seus pertences, seja ela um simples estacionamento ou uma oficina mecânica. O certo é que, na mão de flanelinhas o risco é todo seu e; em estacionamentos tipo “área azul” comprovar algum dano e conseguir algum ressarcimento do órgão público responsável pode dar uma grande dor de cabeça.

3 Comments on "Estacionar na rua é seguro?"

  1. Tranca de direçao almeta a segurança

  2. Mateus Bondo Mateu | 2 de setembro de 2014 at 06:38 | Responder

    Isto foi uma maravilha gostei bbbwweee

  3. Bom dia
    Eduardo
    Comprei uma Ducato para trabalho refrigeda qua seria a melhor empreza de rastriador para me indicar
    Pelo seu conhecimeto na are
    Obg.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Links Legais da Sexta Feira | Autozine

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*