Como funciona o catalisador?

Apesar de saber que a função do catalisador automotivo é converter componentes nocivos dos gases de escapamento em componentes inofensivos, poucas pessoas sabem como isso acontece. Entendendo melhor como este componente opera e atua conjuntamente com o motor, acreditamos que você passará a dar mais importância quando precisar realizar algum tipo de manutenção nele.

O catalisador é desenvolvido para trabalhar em sintonia com o sistema de alimentação de combustível dos automóveis, que em bom funcionamento são capazes de converter cerca de 98% dos gases poluentes e nocivos.

Os catalisadores são itens de série nos carros americanos desde meados dos anos 70. No Brasil, passaram a equipar alguns modelos somente a partir de 1992 e tornou-se equipamento obrigatório em todos os veículos a partir de 1997. O catalisador também impulsionou a utilização da gasolina sem chumbo, pois este componente contaminaria o agente catalisador, podendo inutilizar e até entupir esta peça. Se o combustível utilizado no seu carro for de qualidade, o catalisador poderá ter o mesmo tempo de vida útil do próprio carro e dificilmente apresentará problemas de entupimentos parciais ou totais durante toda sua vida.

 

Catalisador - (Catalizador) Imagem em corte

Usar um catalisador falso ou com defeito pode causar diversos problemas ao veículo, como a desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento, aumento do consumo de combustível e a perda do rendimento do motor. Em um carro de passageiros comum, o catalisador, que tem a forma semelhante à de um silenciador, fica entre o motor e o silenciador, na parte de baixo do carro, geralmente abaixo do banco do passageiro. Talvez você até já tenha sentido seu calor através do assoalho em uma viagem longa.

O interior do catalisador é como uma colméia com passagens ou pequenas contas de cerâmica revestidas com metais catalisadores. Uma reação química ocorre para que os poluentes não sejam tão nocivos. Há muitas passagens para os gases queimados fluírem, permitindo assim o máximo de área de superfície para os gases quentes passarem.

catalisador

Basicamente, para veículos com motorer de ciclo Otto (álcool, gnv e/ou gasolina),  existem dois tipos de catalisadores:

  • Catalisadores de oxidação: metais como paládio (Pd) e platina (Pt) em quantidades bem pequenas (para manter o catalisador com preço baixo) convertem os hidrocarbonetos da gasolina não queimada e o monóxido de carbono em dióxido de carbono e água.
  • Catalisadores de redução: metais como paládio (Pd) e ródio (Rh), também em quantidades bem pequenas, convertem o óxido de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio. O óxido de nitrogênio contribui para a névoa fotoquímica, também conhecida por Smog.

Apesar da alta vida útil dos catalizadores, os defeitos mais comuns encontrados nesta peça são entupimento ou contaminação. Mesmo quando há suspeita de entupimento do catalisador, não há como diagnosticar isso sem que a peça seja removida para observar o desempenho do motor sem o componente. Alguns mecânicos removem apenas o sensor de oxigênio (sonda lambda) e, com equipamento adequado, verificam se há alteração no desempenho pois, para funcionarem corretamente, o motor precisa estar emitindo a mistura apropriada dos gases de escapamento e na temperatura adequada. Aditivos no combustível, gasolina com chumbo, válvulas de escape danificadas e velas sujas são os fatores mais comuns na perda de desempenho do catalizador.

Principais sintomas:

  1. O carro não anda o que deveria quando se pisa no acelerador;
  2. Aumento de consumo de combustível
  3. Aumento da rotação do motor quando em marcha lenta
  4. Se o catalisador estiver totalmente entupido, o motor pode parar de funcionar depois de alguns minutos por causa do aumento da contrapressão no escapamento.

Dicas interessantes:

  1. Evite estacionar seu carro sobre grama alta ou vegetação seca. A altíssima temperatura que o catalisador atinge pode causar um incendio (lembre-se que ele fica sob o assoalho do carro);
  2. Mantenha o sistema de ignição do seu carro (velas, bobinas e cabos de vela) sempre em ordem. Isto evitará que combustível não queimado entre e contamine o catalisador.

fontes: Umicore e How Stuff Works

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Veja mais artigos sobre: Dicas do Especialista, Tecnologia

comentários no Facebook e 236 comentários antigo(s). Comente este artigo.

  1. Catalisador: como funciona, sintomas e dicas para evitar problemas e economizar na manutenção do seu carro. http://htxt.it/Iawc

  2. Marcio disse:

    Qual a eficiencia do catalisador em motores que utilizam o gas GLP ( empilhadeiras)?

    Olá Márcio. Os catalisadores encontrados no mercado automotivo, são especificados para álcool, gasolina, GNV e diesel. Não temos informações sobre catalisadores para motores a GLP. Recomendamos que consulte o fabricante da empilhadeira par estas informações.

  3. Lauri Neves disse:

    Olá, boa noite, tenho uma trafic 98, na inspeção da cetesb foi constatado, mistura rica, ou seja, combustivel não esta sendo queimado corretamento, fiz uma manutenção geral no carburador, troquei jg.de velas e cabos, filtros de ar e gasolina, troquei o oleo e filtro do motor, troquei a gasolina existente e na segunda inspeção continua a emissão de poluentes desta vez em dosagem menor, mas foi reprovado pela maquina, por gentileza gostaria de saber se colocar um catalisador resolve? rodo com Gnv, sera que o Gnv prejudica o desempenho do equipamento? obrigado

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Lauri.
      Se a sua Trafic já teve catalisador mas foi retirado, é bem possível que este seja o problema causador das emissões.
      Porém, se nunca teve catalisador, recomendo que você procure uma oficina bem equipada para identificar corretamente o problema que causa a mistura.
      O catalisador funciona em conjunto com outros diversos sistemas e apenas colocar um no escapamento não mudará nada.

  4. jaqueline disse:

    tenho um focus 2.0,gasolina,tenho sentido um cheiro estranho quando paro o carro saindo do cano de descarga.Porem o carro esta funcionando normal, meu carro fica muito parado na garagem.isso é normal?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Jaqueline.
      Em carros mais antigos, o mau cheiro produzido pelo catalizador era causado pelo aquecimento do enxofre que resultava da queima da gasolina. Porém, os mais modernos – como o seu Focus – já não expelem este odor.
      Recomendo que você leve seu carro ao mecânico e solicite uma revisão do sistema de alimentação (ou injeção eletrônica). Não esqueça de mencionar este mau cheiro.

      Dica: pergunte ao mecânico se ele tem equipamento para análise de gases. Este procedimento pode diagnosticar vários problemas do motor, na mesma medição.

  5. Oaks disse:

    show de b ola véio , tinha diversas dúvidas quanto aos catalisadores, seu conteúdo foi uma mão na roda, abraços e tud ode bom!

  6. franciney disse:

    Boa tarde,gostaria de saber se eu colocando um catalizador novo meu carro vai voltar a funcionar normalmente,o antigo foi retirado por que estava danificado,o carro é um Peugeot 406 2001,seu desempenho está comprometido e a luz da injeção fica acendendo o tempo todo fora o tranco que dá nas mudanças de marcha,pois o carro é automático,o que vc me recomenda fazer,obrigado…

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Franciney.
      Com certeza, todos estes problemas podem estar relacionados à retirada do catalisador.
      Colocar um novo pode solucionar, mas o seu gasto com isto deverá ser bem significativo.

  7. Luiz César disse:

    Tenho um motor diesel.

    Qual tipo de catalisador, devo utilizar?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Luiz
      Existem catalisadores específicos para motores diesel.
      Procure uma casa especializada em escapamentos para lhe orientarem na aplicação correta.

  8. monclar lopes disse:

    Tenho um Agile com apenas 2 meses de uso e instalei um kit gás nele. Após algumas semanas de uso, o carro começou a apresentar um cheiro forte quando dá a partida e a engasgar demais, morrendo várias vezes quando frio. A convertedora afirma não ser a responsável pelo problema, diz que o problema é do carro e nao do gás. No entanto, desde que saí com o carro da convertedora, a luz de anomalia da injeção eletrônica fica acesa. O que devo fazer?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Monclar
      O simples fato de ter um luz indicando falhas já merece atenção. Um dos equipamentos instalados nos kits de conversão é chamado de "simulador". A função dele é "enganar" a injeção eletrônica quando o veículo estiver utilizando o GNV, pois as leituras dos sensores variam conforme o combustível utilizado.
      É muito difícil dizer o quê, exatamente, está acontecendo sem equipamento de diagnóstico adequado. Mas o fato do problema ter começado após a instalação do kit, realmente nos faz pensar em alguma falha na instalação dele. Como a empresa está tentando se eximir de responsabilidade, sugiro que você leve seu carro em outra oficina para um diagnóstico na injeção eletrônica.
      Tome cuidado para que o prazo de garantia não expire.
      Fique atento para que eles não apenas desliguem a luz, tentado fazer parecer que não há mais problemas.

  9. fagundes disse:

    bom dia amigo,sera,que o meu carro um escort hobby,pode ser problemas com catalizador,quando o motor esquenta e anda mais ou menos 5kilometros,o carro perde rotaçao e faz blo blo,e depois de rodar, desligo o motor do carro,dou a partida, e ai tem que pisar fundo no acelerador para pegar o motor,ja troquei,velas, bomba de comb,tampa de distrib,rotor,bobina,cabos de vela,fiz limpeza no carburador e nada o que pode ser me ajude,obrigado

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Fagundes.
      Pelo sintoma que você descreveu, sendo que já foram substituídos todos estes componentes, o catalisador pode estar entupido.
      Infelizmente, somente removendo a peça para poder verificar se é isto mesmo.

  10. Milton disse:

    olá eduardo,

    eu tenho uma duvida, sou morador do rio de janeiro tenho um del rey 84 e um escort 88, os dois nao possuem catalisador, o problema é, os dois sao a alcool e 1.6 e sempre sao reprovados no exame de gases anual e a partir de 2011 todos os carros que forem reprovados no exame de gases nao receberá o documento, eu queria saber se existe alguma lei que diz que carros ate 90 nao tem uso obrigatorio do equipamento, ou se existe alguma outra forma de ponderá o resultado.

    materia muito boa, vlw abraços

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Milton.
      Desconheço qualquer lei que obrigue carros mais antigos a instalar catalisador.
      De fato, o catalisador não é diretamente responsável pela emissão ou eliminação de gases puluentes.
      Você deve começar verificando alguns itens básicos como velas, cabos de vela e filtros. Uma boa regulagem de carburador também pode ajudar a resolver o problema.

  11. Samuel Borges disse:

    Tenho um Fiat Palio 1.3 Flex ano 2005, estava andando no alcool e depois que o preço disparou passei a andar na gasolina, porém o carro parece que não aceitou a troca de combustivel porque começou a falhar e o emitir mau cheiro caracteristico de catalisador entupido, fiz troca de vela,limpeza de bicos injetores e troca de todos os filtros e nada resolveu. Resolvi voltar a utilizar o alccol e problema sumiu. Se fosse o catalisador o problema seria resolvido apenas com a troca do combustivel??

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Samuel.
      Este sintoma não me parece estar ligado ao catalisador, mas sim, ao combustível. Possivelmente o problema está na injeção eletrônica.
      Se você fez um único abasteceimento de gasolina e o problema aconteceu imediatamente, ainda há a probabilidade de combustível adulterado.

  12. Antonio Carlos disse:

    Tenho um Siena 1.0 16V e ao parar o veículo ele tem isalado um forte odor na queima de combustível. Gostaria de saber se este cheiro tem relação com o catalisador ou é falta de regulagem.

    Obrigado.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Antônio.
      As duas aformações podem estar corretas. Por estar com a injeção desregulada o catalisador pode estar exalando um cheiro mais forte.
      Neste caso, sugiro que você leve o Siena ao seu mecânico para uma avaliação mais rigorosa da injeção eletrônica e do catalisador.

  13. Carlos Viana disse:

    Tenho uma parati 97, recentemente fiz uma revisão geral da mecânica: bicos injetores, velas, cabos de vela e filtros. Mas ainda percebo um odor dentro do carro quando ele está em movimento. recentemente troquei todo sistema de canos de descarga e silencioso, o mecânico me mostrou o catalisador, o mesmo não era mas possível visualizar a colméia estava tudo preto , inclusive com uma crosta preta. Gostaria de saber se esse odor de combustão que sinto dentro do carro pode ser do catalisador, se sim por onde ele entra. Eventualmente o carro morre também.

  14. Antonio Guterres disse:

    Boa tarde! Meu carro, um Gol 1.0 8 V 2001 e 70 mil Km começou a falhar a alguns dia e por último o carro passou a falhar demais, com pouquíssima força(necessitei utilizar a primeira marcha em subidas) e ao abrir o capô notei que o catalizador estava "em brasa". Você acredita que o defeito é no catalisador ou pode ser na injeção?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Antônio.
      Tudo indica que o catalisador está entupido.
      Para ter certeza absoluta, somente removendo-o para avaliação.

      Importante: não deixe seu carro sem catalizador. Os danos podem ser maiores que o gasto com uma peça nova.

  15. claudinei disse:

    Boa Tarde
    Gostaria de saber, se quando o catalizador esta furado ao invés de entupido, o veiculo tem sente as mesma reação do entupimento do catalizador?
    Tenho um versailles 2.0 ap alcool e percebi que esta furado internamente o catalizado, e o carro quando acelero não tem rendimento de impulso so depois que se deslancha e esta no ponto sertinho.
    Poderia responder se realmente estes sintoma é do catalizador?
    Mais um detalhe, quando ligo o ar quente ou mesmo andando com o carro, sinto cheiro de oleo queimado ou as vezes até mesmo as vista arder e o carro tem mudado o ronco alguns dias pra ca…
    Obs. Fiz o cabeçote poque tempo e parte de baixo tambem.
    fico no aguado.
    Claudinei

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Claudinei.
      Os sintomas de entupimento e de catalizador furado não devem ser os mesmos.
      Como você conseguiu perceber que o catalisador está furado internamente? Acho improvável que o problema de rendimento esteja apenas no catalisador.
      Recomendo que você procure uma oficina qualificada para uma revisão completa do sistema de alimentação/ignição e do catalisador.

  16. Leandro Silva disse:

    Boa Tarde!

    Tenho um corsa 98, e quando estou a 80 por hora o carro cameça fazer a muito barulho no motor, o catalizador entupido faz o motor ficar mais barulhento

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Leandro.
      “Barulho no motor” é muito relativo. É difícil dizer se o barulho que você está ouvindo está sendo causado pelo catalisador entupido.
      Verifique, no texto deste artigo, se há outros sintomas presentes. Se houver, procure uma oficina bem equipada em injeção eletrônica, para um diagnóstico mais preciso.

  17. Anderson disse:

    Olá,tudo bem?

    Eu tenho um vectra 2.2, 8 valvulas ele está apresentando alguns ruidos no interior do catalizador. E notei que quando a aceleração se eleva o ruido diminui, gostaria de saber se esse ruido pode interferir na inspeção veicular de gases, e se tem conserto sem precisar trocar a peça.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Anderson.
      Possivelmente a cerâmica do catalisador está quebrada e pode, sim, interferir na inspeção.
      Nesse caso, somente trocando o catalisador inteiro para resolver.

  18. Andre disse:

    Olá Eduardo, tenho uma BMW 325 95, que estava com o motor queimando bastante óleo, retifiquei tudo no motor do carro, troquei todas as peças novas, mas agora quando ligo o carro, não faz mais fumaça, mas noto que quando ligo o carro frio e o carro começa a esquentar, sai um cheiro muito forte de óleo ou gasolina, este cheiro gruda na roupa e fede ao redor do carro por uns 5 minutos ou mais, será que é o catalisador? Sai também um vapor transparente (como se fosse um carro a álcool no inverno). O carro andou somente 300km depois que fiz o motor. Obrigado pela sua ajuda

    • Eduardo Hoffmann disse:

      André.
      Acredito que possa haver algum pequeno vazamento de óleo que é queimado por alguma parte quente do motor quando este esquenta, por isso você sente o cheiro, que desaparece em seguida. Aparentemente, o cheiro de óleo deve ser conseqüência da recente retífica. Em geral, após este tipo de reparo, é necessário rodar algum tempo e voltar a oficina para reaperto do motor e revisão.

      Sobre a fumaça, temos um artigo que o ajudará a identificar o problema: http://motorsa.com.br/2009/09/13/identificando-a-

  19. Esgotecnica disse:

    Olá Eduardo, (referente ford fusion 2010/2.5) ao acelerar a troca de marchas em alta rotação, observamos que sai uma fumaça branca do escapamento, pode ser o ctalizador danificado?

  20. amanda disse:

    Ola tenho um uno com 1 mes de uso e rodo pouco nele, mas de vez em qdo sinto um mal cheiro. Pode ser problema no catalizador? Outra pergunta, forçar a marcha ou o motor faz problema no catalizador?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Amanda.
      Infelizmente, é difícil dizer de onde vem o mau cheiro que você sente.
      Aproveite que seu carro está na garantia e leve-o para revisar este problema.

      Fazer o motor trabalhar em altas rotações, por si só, não traz nenhum prejuízo ao catalisador; exceto se você estiver com excesso de carga no carro.

  21. Renato Nunes disse:

    Olá, tenho um Vectra com cinco meses de uso, com GNV instalado, na semana passada ele simplesmente parou de funcionar. Por achar que fosse algo relativo ao GNV o levei a instaladora, lá me disseram que era algo sério, provavelmente provocado pelo catalisador. Levei o veículo então para um concessionário GM, que me informou que o catalisador estourara e entupira, entupindo o cabeçote, danificando-o. Perguntas: 1- Isto pode acontecer? 2- Pode ter sido por causa da instalação do GNV?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Renato.
      Esta é uma situação um tanto quanto complexa e fica difícil apontar o que aconteceu de fato.
      Sendo bem objetivo com as suas perguntas:
      1- Isto pode acontecer? Sim, pode acontecer. Porém, o catalisador não "estoura" sozinho. Alguma coisa aconteceu e acabou danificando o catalisador que, por estar danificado, causou tudo isso.
      2- Pode ter sido por causa da instalação do GNV? Sim, pode ter sido. O GNV é um gás pussui diferentes caracerísticas em relação à gasolina ou ao álcool (que são líquidos). Mesmo que a adapatação tenha sido muito bem feita, os outros componentes (como o catalisador) não foram projetados para trabalhar com gás natural e é comum que a vida útil deles seja reduzida. O catalizador está "programado" para trabalhar com gases emitidos pela queima de gasolina e/ou álcool (flex).

      Acho improvável que o catalisador seja o causador de algum problema como este que você descreveu. Como eu mencionei, é uma situação bem complexa e precisa ser avaliada com cautela para definir o que causou o problema.

  22. WELLINGTON disse:

    Ola Eduardo, tenho um Siena 2002, 16V, 1.6 `gasolina Completo. De uns dias pra ca passei a sentir cheiro forte de gasolina e agora o carro passou a interromper o motor como se fosse uma pane eletrica. Após alguns minutos, dou partida e ele funciona novamente, porem ando uns 5Km e ele pára novamente. Pode ser problemas de catalisador entupido?
    ABRAÇOS

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Wellington
      Sim, se não for um problema do alarme/corta-corrente, é possível que seja catalisador entupido.
      Mas é importante que o seu mecânico examine-o primeiro para identificar qual o problema que resultou no entupimento.

  23. HUMBERTO disse:

    Olá Eduardo,

    Parabéns pelo seu trabalho! O nosso ar agradece!

    Apesar de não obrigatório, seria possível adaptar um catalisadores em carros mais antigos? Eu tenho uma parati 88 a gasolina e ela está no limite de emissões de poluentes "5,0"… Não que ela não vá passar na vistoria, pois está no limite, mas achei que se fosse possível reduzir os poluentes através de uma adaptação do escapamento com catalisador seria muito legal. O que você acha? Já viu alguma adaptação dessas?

    Desde já, obrigado!

    Atencionamente,

    Humberto

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Humberto.
      Adaptar sim, é possível. Mas o investimento seria muito alto para um resultado pouco relevante.
      Pela falta de outros componentes eletrônicos, possivelmente o catalisador teria sua vída útil muito reduzida.

  24. André disse:

    olá! tenho uma duvida. Tenho uma BMW 2010 com 300 kilometros e hj pela manhã saiu um odor muito forte parecido com enxofre. oq será que devo fazer ou isso é normal ? por ele ser à gasolina?

  25. Esgotecnica disse:

    Eduardo, referente ford fusion 2010/2.5 que, ao acelerar a troca de marchas em alta rotação, observamos que saia uma fumaça branca do escapamento, pois bem, levei o carro na concessionária e eles trocaram um censor. Disseram que a fumaça branca que sai do escapamento ao forçar o motor na mesma marcha é uma reação quimíca do catalizador.

  26. Fernando Sousa disse:

    Olá, tenho um Opel corsa – B de 1996, quase 1.2 de cilindrada.

    Desde algum tempo, no painel começou a acender a luz do motor várias vezes, acendia e desligava constantemente, desde a altura das chuvas.

    Agora está quase sempre aceso e o carro quando muda de velocidades pareçe que se engasga e custa a arrancar, mas ele anda.

    O que poderei fazer para resolver este problema?

    Gastarei muito no arranjo?em altura de crise é complicado e o carro também não vale muito mas eu estimo-o muito.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá, Fernando.
      Em primeiro lugar, precisamos saber qual da luzes está acendendo para se ter uma idéia melhor do problema. Consegues esta informação?

  27. joão disse:

    ola meu carro é um gol G4,e esta funcionando em tres cilindros,só qe o cabeçote foi para a retifica.e não foi encontrado nenhum defeito,cabos de velas ok.velas ok,bicos ok.o que poderia estar acontecendo..desde ja grato pela resposta…

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá João.
      São muitos os problemas que podem fazer aparecer este sintoma. Desde bobina com defeito até mesmo sedes de válvula.
      Você precisa levar seu Gol em uma oficina bem equipada para fazer uma revisão de todos estes itens.

  28. Davi Barcellos disse:

    Eduardo boa tarde!

    Tenho um peugeot 98 Sedan 1.8 16v. Ele esta funcionando perfeitamente, corresponde quando preciso de uma aceleração maior, sendo que esta com um odor muito grande do lado de fora do carro e na parte interior do carro um odor bem leve. Outra coisa ele esta com ronco um pouco alto, isso pode ser catalisador do carro?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Davi.
      Sim, pode haver problemas relacionados ao catalisador ou componentes adjacentes. É importante você procurar uma oficina bem equipada em injeção eletrônica para um diagnóstico mais preciso.

  29. MARLI disse:

    OLÁ

    TENHO UM FOX 2010, E DE VEZ EM QUANDO SAI DO ESCAPAMENTO RESPINGOS NA COR PRETA, PARECE SER UM CARVÃO EM PÓ BEM FINO COM ÁGUA, IMPREGUINA NO PISO, MAS SE PASSAR O DEDO SAI.

    NUNCA ABASTECI COM ÁLCOOL, SOMENTE À GASOLINA.

    É UM PROBLEMA REFERENTE AO CATALISADOR.

    OBRIGADA,

    MARLI

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Marli.
      Dificilmente este é um problema causado pelo catalisador. Possivelmente a formação desta fuligem está relacionada com a qualidade do combustível.
      Aproveitando que seu Fox é 2010 e ainda está na garantia, sugiro que leve-o ao concessionário para avaliar este problema que pode afetar o bom funcionamento do motor em geral.

  30. Eliezer disse:

    Ola Eduardo

    Eu tenho um Palio 2005 1.3 Fire, quando eu ligo o carro ele faz um ruido estranho, parece ser no catalisador. O ruído aumenta quando acelero e vai diminuindo conforme o carro vai esquentando, de vez em quando ele oscila a aceleração. Isso pode ser problema no catalizador?

    Aguardo retorno.
    Obrigado
    Eliezer

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Eliezer.
      É difícil diagnosticar um problema apenas sabendo sobre um ruído que vem e some.
      A oscilação da rotação deve estar ligada a problemas na injeção eletrônica que, por sua vez, pode afetar o desempenho do catalisador.
      Recomendo que leve seu Palio a uma oficina bem equipada em injeção eletrônica para uma avaliação mais cuidadosa.

  31. mariely disse:

    OLÁ

    ESTOU DESESPERADA! COMPREI UM FOX ANO 2010, E HÁ 02 OU 03 MESES PERCEBI QUE ENVOLTA DO ESPAMENTO ESTÁ PRETO (COMO SE FOSSE UM ANEL AO REDOR), E QUE QUANDO LIGO O VEÍCULO SAI FUMAÇA BRANCA E QUE SE EVAPORA NO AR, MAS O CHEIRO É UM FORTE.

    AGORA SERIA O ÓLEO QUE FICA PARADO NO VEÍCULO OU SERIA PROBLEMA NO CATALIZADOR, POIS MEU PAI RETIROU O CARRO DA GARAGEM E EU FIQUEI OBSERVANDO O ESCAPAMENTO E PERCEBI O CHEIRO FORTE COMO TAMBÉM QUANDO EU MESMA RETIRO AINDA SINTO.

    AH! O ESCAPAMENTO SOLTA AS VEZES UNS RESPINGOS PRETOS TIPO ÁGUA COM CARVÃO (PÓ) CONFORME O PERCURSO DA GARAGEM ATÉ A RUA, SENDO QUE JÁ TROQUEI DE POSTO E COLOCO SOMENTE GASOLINA ADITIVADA. PODERIA USAR TAMBÉM A GASOLINA COMUM OU O ÁLCOOL ADITIVADO, POIS NUNCA ANDEI COM O ÁLCOOL.

    AGUARDO RESPOSTA.

    MARIELY

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Mariely.
      Esta fuligem saindo pelo escapamento não deveria ser esperado em um carro novo. O cheiro forte também não é normal.
      Aproveite que seu carro é 2010 e ainda está na garantia. Leve-o até um distribuidor (concessionário) VW e reclame este problema.

  32. André disse:

    Ola, tenho um UNO fire flex 2006 1.0, mandei limpar os bicos, troca de velas, cabos, filtro combustivel, e o carro tem um cheiro forte e chega quase parar perde a força, será que isso e catalisador entupido.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá André.
      Sim, há a possibilidade de problemas no catalisador. Porém, recomendo que uma revisão do sistema de injeção do seu carro seja feita. Procure uma oficina bem equipada para um diagnóstico preciso sobre o problema. Assim você evita ficar trocando peças sem saber se o problema está em alguma delas de fato.

  33. carlos roberto de novaes santos disse:

    bom dia ,gostaria de saber o meu corsa ano1998 perde potencia na subida sera que e o catalizador que esta entopido ou a sonda-lambida.desde já aguardo contato muito obrigado.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Carlos.
      Sim, pode haver problemas no catalisador ou na sonda-lambda. Porém, isto não é regra.
      Recomendo que você procure uma oficina bem equipada para realizar um diagnóstico mais preciso sobre o problema. Assim, você evita ficar trocando peças desnecessárias sem saber de fato qual é o problema.

  34. Newton disse:

    Olá Eduardo. Eu tenho um Passat 2.0, 2006, com 55 mil km. Já foi reprovado 3 vezes na inspeção. Na primeira fiz uma revisão geral na concessionária com troca, e limpeza de vários componentes do motor. Vela, válvulas, bicos, filtros, líquidos. Não passou. Levei num mecânico. Trocou os sensores lambda. Nada. Agora ele veio me dizer que tem que trocar o caralisador??? O que você acha?

    Obrigado. Newton

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Newton.
      É dificil responder a sua pergunta, ainda mais sem saber qual foi o problema apresentado na inspeção.
      Eu recomendo que você procure uma oficina bem equipada, inclusive com análise de gases, para realizar um dignóstico mais preciso do problema.
      Assim você evita ficar trocando peças sem saber qual é o verdadeiro problema do seu Passat.
      O catalisador não é um componente tão barato assim…

  35. Ricardo disse:

    Olá Eduardo. Tudo bom?
    Tenho um gol 1.6 Mi, ano 97.
    Há dois meses deixei ele na oficina porque estava ocorrendo algumas falhas no motor. Ocorria que o carro acabava parando (perdia totalmente a força). Por exemplo, indo em segunda marcha, podia colar o acelerar no fundo que ele ia esgasgando… engasgando… e até apagava. Até retornar de novo ao normal e seguir em frente. Pois bem: nesta ida a oficina, os caras trocaram óleo, filtros de oleo (o do ar estava novo), correia dentada, limpeza de bico, sensor de temperatura, sonda lambda, velas e tampa do distribuidor (estava levemente rachada). Só faltou trocar a termostática. Foi um rombo no orçamento e, ainda assim, logo depois disso, o carro VOLTOU a falhar. Quando viro a chave (principalmente ele estando frio), preciso virar a chave três ou quatro vezes. Depois de ligar e acelerar bem pra não apagar ele fica beleza. Com toda esta explicação você consegue ter uma idéia que possa ser? Será a termostática? Será o catalisador?) ou devo mesmo trocar de mecânico? Outra coisa importante, é que numa dessas aceleradas notei que ele largou fiapos de algo tipo uma malha, uma forração… sei lá. Tentei queimar e não pegou fogo e tbm não sei se devido o frio forte ele esta fumaceando mais que antes (já li sobre fumaça no escapamento no site, otima matéria).

    Você é o cara! Parabéns!
    Grande abraço,
    Desculpe o tamanho de texto.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Ricardo.
      Obrigado por ler os outros artigos. E não se importe com o tamanho do texto. Quanto mais informações, melhor para compreender o problema. ;)

      Com toda esta sua descrição, a última informação pode “matar a charada”. Esta “forração” que você notou saindo pelo escapamento, é um revestimento para absorção de ruído (geralmente feito de lã-de-vidro ou lã-de-rocha) que pode se soltar do silenciador por diversos motivos, geralmente ligados à injeção eletrônica ou qualidade do combustível.
      How Stuff Works
      Ou seja, o sintoma que você descreve combina com “escapamento entupido”.
      Recomendo que informe seu mecânico sobre isto que você encontrou saindo pelo escapamento, e peça para ele verificar.

  36. Domingos Emilio disse:

    Olá Eduardo, eu tenho um Gol 1.0 flex 2008, o catalisador.do mesmo está
    com a ceramica solta. isso altera o consumo de combustivel?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Domingos.
      O fato da cerâmica estar solta, indica que está quebrada. Não altera diretamente o consumo, mas pode alterar a contra-pressão no escapamento.
      Isto sim, pode acabar por aumentar o consumo de combustível por alterar a leitura da sonda lambda (sensor de oxigênio).

  37. Ricardo disse:

    Bah Agradecido pelo retorno,mas este problema no catalisador causa esta aceleração mais alta qto esta em marcha lenta?E tambem essa dificuldade em funcionar estando frio?Por que não depois de aquecer?

    Att
    MRicardo.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Ricardo.
      Como eu mencionei antes, acredito que este problema com a lã do escapemento, é uma consequência de problemas anteriores, possivelmente ligados ao sistema de injeção eletrônica. Como o sistema de exaustão (escapamento) está comprometido, isto pode ter influenciado o diagnóstico do seu mecânico.

      Não estou afirmando que encontramos o problema do seu carro definitivamente, por isso, sugeri que você mostre ou mencione ao seu mecânico sobre este material que você encontrou saindo pela tubulação. Isto poderá ajudá-lo a identificar corretamente o problema que está acontecendo, evitando, assim, a troca desnecessária de peças.

  38. Leonardo disse:

    Oi Eduardo, tudo bem? Obrigado por nos ajudar.

    Amigo, passuo um fiesta 97/98, motor endura, ele está emitindo um odor um pouco forte, consumindo mais combustível e sinto que o motor está com um barulho mais grave(grosso), porém o desempenho do carro está normal. Isso pode ser um problema no catalisador? Pode-se fazer uma limpeza no catalisador no lugar de troca-lo. rsrsr Pesquisei na net que o catalisador do meu carro custa mais de R$ 600,00.

    Parabéns pelo trabalho. Deus te ilumine.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Leonardo.
      Pelo sintoma que você descreveu, pode sim haver problemas no catalisador, mas isto é pouco provável. São diversos os problemas que causam este mau cheiro.
      Geralmente o cheiro de enxofre é proveniente de má queima da gasolina e a alta temperatura do catalisador é que faz expelir este odor forte.
      Desconheço algum procedimento que possa recuperar a cerâmica do catalisador. Se ele já estiver danificado, somente trocando-o. Apesar de parecer simples, o catalisador é um componente de alto valor agregado pelas características físico-químicas dele, por isso o preço relativamente alto.
      Recomendo que você procure uma oficina bem equipada para identificar corretamente o que está causando este cheiro forte e o ruído. Assim você evita ficar trocando peças desnecessárias.

  39. Interessante. Eu não conhecia o funcionamento.

  40. Marcio disse:

    Olá, tenho um gol G4, ele está falhando e com perda de força, praticamente andando só em primeira ou segunda, quando parei e abri o capo, vi o cano de descarga que sai do motor, cor de fogo?

    O que esta acontecendo?

  41. roberto disse:

    tá com mau cheiro quando o veiculo ligado, sem força, motor esquenta muito a temperatura em trechos de serra, com barulho, etc.

    sem duvida é o catalisador, ñ é?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Roberto:
      Alguns destes sintomas indicam que o catalisador pode estar com problemas, de fato.
      Mas é importante lembrar que, em geral, problemas no catalisador são consequência de outros problemas. Ou seja, se ele está com defeito, algum outro componente (como gasolina de má qualidade, resíduos ou até mesmo motor desregulado) causou o problema.
      Por isso, recomendo que seja feita uma revisão mais cuidadosa antes de trocar apenas o catalisador.

      Marcio:
      Aparentemente, o seu Gol está com um problema semelhante ao carro do Roberto (acima).

  42. Júlio disse:

    Olá Eduardo,

    Tenho um Palio 2005/06, 1.0 fire. Notei que ele estava perdendo força na subida, levei na oficina e foi feita a troca das velas, filtro, limpeza de bico e a regulagem eletrônica em geral. Entretanto o problema nao foi resolvido, alem disso ocorre uma oscilação na aceleração do carro qdo em marcha lenta e o escapamento tem um som meio abafado. Qdo fiz a regulagem eletronica o mecanico disse que para resolver o problema da aceleração e do barulho no escapamento era necessário fazer uma regulagem de valvulas. Enfim a pergunta: Será que esse som abafado no escapamento, oscilação na aceleração e perda de potencia, nao podem estar relacionados com um mau funcionamento do catalizador? E a regulagem de valvulas é um procedimento simples, haja vista que tem que ser feito em retifica?

    Desde já agradeço a atenção e o parabenizo pelo trabalho!

    • kadu disse:

      olha, tenho quase certeza q é o sistema de escapamento!! tente trocar o catalizador… deve estar entupido… o meu gol special tava com o mesmo problema, só troquei o sistema de escapamento inteiro e problema resolvido, o mecanico disse que estava muito sujo.. as vezes pode ser a gasolina de má qualidade q acaba sujando o catalizador…muitas pessoas naum dão muita atençao para o sistema de escapamento, mas isso influencia muito no desempenho do carro!!! abraços e boa sorte!!!!!

  43. Gilberto Oliveira Ba disse:

    Tenho um Vitara 1.6, 16V que está perdendo a força do motor somente nas 4ª e 5ª marchas mesmo em terrenos planos. Tambem noto um cheiro forte e um pouco de fumaça pelo escapamento quando ligo o carro pela primeira vez do dia. Gostaria de uma opinião a respeito do catalizador, pois já troquei a bomba e o filtro de combustível, as velas e fiz limpeza dos bicos injetores.

    OBS.: Da 1ª até a 3ª marcha o carro sobe bem em qualquer terreno (inclusive lama e areia) mesmo sem estar reduzido!

    Obrigado,

    Gilberto Barreto

  44. Cassiano Vecini disse:

    Olá, Eduardo. Muito bom este bate papo sobre os catalizadores, causas e consequências e etc.

    Pois bem, li todas as perguntas e comentários, não achei nenhuma igual da minha. Vamos lá.

    Saveiro 99/00 GII 1.6MI, eu sei que ela está sem catalizador, mas acontece o seguinte: ando com ela sem forçar, sem acelerar bruscamente, velocidade média de 80 a 90 Km/h o consumo fica em média 12 por litro, ai eu faço ao contrário, na mesma estrada, mesmas condições eu forço mais o motor, ando com rotação do motor mais alta, ando numa velocidade constante maior de 100 a 120 Km/p e ela continua fazendo 12 por litro. (o trajeto que faço é de 235 Km). Acho que pode ser por causa do catalizador? Será?

    Detalhe: mandei tirar o cabeçote pois tinha carvão em cima dos pistões e tinha que fazer a parte de retentores de válvula. Porém, antes de fazer isso com o motor ela fazia uma média de 15Km por litro num mesmo trajeto de 235 Km que citei anteriormente só que por causa do carvão nos pistões ela grilava o motor na medida que se forçava ele.

    Sendo assim minha dúvida é cruel, pois ja comprei ela sem catalizador, e ela fazia 15 p litro, ai consertamos o motor, e agora, ainda sem catalizador e o motor liso, perfeito, 200% e ela faz 12 p litro.

    Desculpe o livro que te escrevi, mas se não é assim, não consigo explicar.

    Obrigado

    Cassiano Vecini

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Cassiano
      Obrigado pela explicação detalhada do seu problema.
      Infelizmente, existem muitos fatores que podem estar causando este aumento do consumo depois da remoção do cabeçote para limpeza.

      Recomendo que você inicie por uma revisão de injeção eletrônica, em uma oficina bem equipada. Após o diagnóstico dos aparelhos, poderá ser mais fácil de indentificar o que está causando o consumo. Não esqueça de repassar este histórico à oficina que fará o dignóstico.

  45. João Paulo do disse:

    OLÁ

    TENHO UM VECTRA ANO 2000 MOTOR 2.2 8V, A ALGUNS MESES ATRAS ELE FERVEU E QUEIMOU A JUNTA DO CABEÇOTE.MANDEI PARA O MECANICO E SEGUNDO ELE SO AFETOU A JUNTA MESMO MAIS NADA DENTRO DO MOTOR, ENTÃO MANDEI TROCAR A JUNTA E JA APROVEITEI PARA LIMPAR OS BICOS, DAI MONTOU O MOTOR TROCOU O OLEO E A BOMBA DE AGUA E VALVULA TERMO ESTATICA SO PARA GARANTIR QUE NUM VAI FERVER MAIS.

    MAIS DAI QUANDO EU COMEÇEI A ANDAR NO CARRO PERCEBI QUE QUANDO EU LIGO ELE CEDO O MOTOR FICA PARECENDO QUE NUM TEM ACELERAÇÃO FICA FALHANDO FALHANDO MAIS NÃO APAGA MAIS DEPOIS DE UM TEMPO ELE FICA NORMAL, E QUANDO EU ANDO NA RUA DE VEZ EM QUANDO ACENDE A LUZ DA INJEÇÃO MAIS LOGO SE APAGA,

    MAIS O QUE MAIS ME INCOMODA É QUE ELE ESTA COM UM CONSUMO ECESSIVO DE GASOLINA, NÃO SEI O QUE FAZER ESTOU MEIO DESESPERADO ESPERO QUE VCS POSSAM ME AJUDAR POR FAVOR.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      João Paulo
      Sempre recomendei que o cabeçote fosse aplainado em situações de queima de junta. É possível que a falta deste procedimento esteja afetando o motor do seu carro agora. Aparentemente, o reparo em função da queima da junta não foi bem feito. Seria importante um avaliação técnica mais criteriosa para descobrir onde está (ão) o(s) problema(s).

      Júlio
      Vamos por partes.
      É possível que o a falta de potência esteja relacionada ao catalisador ou ao escapamento. Infelizmente, é necessário removê-lo para poder verificar se está entupido ou não e dependendo do estado, algum destes itens precisarão ser substituídos, o que pode sair caro e não resolver nada.
      No caso do Palio, caso seu mecânico tenha as ferramentas adequadas para o serviço, a regulagem de válvulas não necessita ser feito em retificadoras, a não ser que outro procedimento, além da regulagem, precise ser executado no cabeçote.

  46. oseias disse:

    Eduardo, as veses meu carro apaga e liga depois de alguns intantes mas com insistencia, apos o motor estar quente e as veses em raramnete a frio, tambem apresenta em algumas veses apresenta a seguinte falha andando ele morre e naum adianta pisa que ele apaga quando para. o catalizador estava furado e eu levei a uma oficina e soldei, ja troquei filtro de combustivel gasolina e fito de ar essAS PARADAS ACONTECEM ESPORADIMAENTE, SERA QUE PODE SER CATALIZADOR ENTUPIDO?

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Oseias
      Existem vários problemas que podem estar causando este sintoma. Apenas um deles poderia ser o catalisador, mas isto é pouco provável.
      Recomendo que você leve seu carro a uma oficina bem equipada, principalmente para uma análise criteriosa da injeção eletrônica.

  47. Leandro disse:

    Eduardo,

    O meu gol cl 91 alcool está apresentando os seguintes problemas:

    altíssimo consumo: exagerados 5KM/litro

    Cheiro de queimado no capô, depois de rodar uns 40 min

    escapamento "soprando" mais ou menos no meio

    fraqueza ao subir morro: de 2º marcha tem que pisar até o fundo

    batendo pistão (o mecanico disse que isso não influencia no funcionamento, ainda roda muito antes de ter que retificar)

    motor quase morrendo sozinho, depois de um tempo ligado.

    luizinha da bateria não apaga sozinha (tem que dar uma aceleradazinha)

    No entanto mandei limpar carburador com troca da boia, regulagem de válvulas, limpeza nas velas (o mecanico disse que ainda estão boas). o QUE FAÇO? Vc acha que pode ser velas gastas e o escapamento? No entanto não penso em retificar agora se precisar.

    Vc pode me ajudar, obrigado.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Leandro
      Aparentemente, seu Gol está com diversos e sérios problemas. Vejamos:
      Alto consumo, luz de bateria, cheiro de queimado, perda de potência, pistões batendo, motor falhando…
      Se fosse um ser humano, estaria na U.T.I.
      Desculpe a franqueza.

  48. Paulo disse:

    Boa Tarde!

    Tenho um renault clio 2002 16v

    Fiz limpeza de bico, troquei vela, bomba de combutivel, filtro de ar e nem assim parou o cheiro forte do escapamento??

    O que pode ser não sai fumaça, nem nada, fumaceia de manha pois está no alcool…

    O cheiro é forte e não é de oleo queimado …

    Aguardo respostas…

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Paulo
      É difícil lhe dizer o problema do seu Clio apenas sabendo que há um "cheiro forte".
      Recomendo que procure uma oficina bem equipada para um diagnóstico mais preciso da injeção eletrônica, catalisador e que possa analisar os gases emitidos.

  49. maycoln disse:

    Olá tenho um renault clio sedan 2006, e estava rodando sem o catalizador, estava normal, so que com um barulho feio, comprei um catalizador usado no mercado livre, e ao instalar o carro fica engasgando muito, o que pode ser, o catalizador não parece esta entupido, sopro de um lado para o outro e sai ar normal, tem algum segredo na instalação

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Maycoln
      Possivelmente você comprou um catalisador com defeito, ou há outros elementos interferindo no funcionamento do motor.
      Infelizmente, seria necessário uma avaliação mais criteriosa e com equipamentos adequados para diagnosticar o defeito.
      A princípio, não há segredos que um bom mecânico não conheça para fazer a instalação e as medições posteriores.

  50. Luis disse:

    Olá

    Tenho um clio 2002, verifiquei que o catalizador esta fazendo barulho, um barulho nao de ceramica quebrada mas como se fosse um cortador de grama dentro de um tambor quando acelero, e noto que o carro esta sem potencia, mas o carro passou na inspesao veicular, a pergunta é, o catalizador pode estar entupido sem que a ceramica esteja quebrada? , ele pode estar danificado mas ainda sim estar filtrando os gases?

    obrigado

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Luis
      É possível que a cerâmica esteja quebrada, sim. Infelizmente, somente removendo o catalisador para responder com exatidão esta questão.

  51. pontes disse:

    tenho um palio weekend que esta perdendo fosça tambem esala mau cheiro em andando devagar a rotação fica subindo. isso pode ser catalizador

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Pontes
      É possivel, sim, que haja problemas no catalisador do seu Fiat Palio Weekend.
      Porém, podem haver outros fatores causando este sintoma. É recomendável que você procure uma oficina bem equipada para examinar todo o sistema da injeção eletrônica e, claro, o catalisador.

  52. ana gloria disse:

    Estou com problema na subida do meu CITROEN XSARA 1.8, o carro na subida perde força, e começa a falhar. Coloquei uma sonda lambda universal, porém o problema continua.

    • kadu disse:

      ola, meu carro estava com o mesmo problema, só foi eu trocar o filtro de ar e o catalizador, que estava entupido aí resolvi o problema…a funçao do catalizador é converter os gazes poluentes em naum poluentes, e se ele estiver entupido, os gazes acabam voltando para o motor aumentando o consumo e diminuindo a potencia do motor boa sorte!!!!!

  53. Gerson disse:

    Bom dia. Eduardo, tenho uma dúvida sobre o catalisador. Em equipamentos industriais (empilhadeiras, tratores,…), eles também vem instalados. Eu preciso de um abafador de faíscas para trabalhar em uma área que tenha poeira em suspensão, nesse caso o catalisador irá resolver o meu problema? Como já informou em um post anterior, para o GLP, não existe catalisador, e todo motor a combustão, tem esse risco, e o que quero é evitar um incendio, por fagulha do escapamento.

    Grato

    • Eduardo disse:

      Gerson
      A função do catalisador, como o próprio nome diz, é converter os gases nocivos em componentes menos poluentes, através de um processo químico.
      Não tenho informações sobre o uso do catalisador como abafador de faíscas. Talvez, um simples silenciador automotivo cumpra esta função com mais eficiência (e com menor custo).

  54. Gabriel disse:

    Oi, Bom dia… tenho um Escort Hobby 1.0 1995, eu tava andando e o carro morreu, ai eu percebi que a tampa do distribuidor estava quebrada no encaixe do cabo da bobina, porémo carro ta pegando e esta andando, mas fica fazendo um barulho de faisca as vezes no motor! será que tem algum problema e corre algum risco isso?

    • Eduardo disse:

      Gabriel.
      Você mesmo já percebeu o problema. Leve seu carro para o mecânico trocar a tampa do distribuidor e aproveite para verificar rotor, cabos e velas.
      As faíscas no compartimento do motor podem causar muito mais prejuízos que o valor de uma tampa nova.

  55. Marli Costa Santos disse:

    Oi, boa noite meu marido comprou um carro a 4 meses,é um Peugeot, 2006 sw alguns dias vem apresentando no painél, a seguinte frase: ANOMALIA ANTIPOLUIÇÂO e logo em seguida a seguinte frase:defeito no CATALISADOR o carro continua andando nomal mas quero saber o que significa essas FRASES.OBRIGADO ESPERO QUE POSSA NOS AJUDAR….UM ABRAÇO…MARLI.

    • Eduardo disse:

      Marli.
      Eu arriscaria dizer que há problemas no catalisador do seu Peugeot. Entretanto, recomendo que procure uma oficina especializada em injeção eletrônica para um diagnóstico mais preciso.

  56. rodrigo thomazini disse:

    escapamento esportivo emfluencia no co e no hc do carro

  57. Eduardo disse:

    Boa tarde. Tenho um Fiat Brava 2001 e a mais ou menos 8 meses o catalizador começou a fazer barulho. Levei a uma casa de escapamentos e foi diagnosticado que o mesmo estava com a parte interna toda quebrada. Como o valor era muito alto, mandei retirar toda a parte interna. O que isso influencia no funcionamento do motor. Obrigado

    • Eduardo disse:

      A remoção do catalisador "pode causar diversos problemas ao veículo, como a desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento, aumento do consumo de combustível e a perda do rendimento do motor", entre outros.

      Leia mais: http://motorsa.com.br/2009/05/como-funciona-o-cat
      Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

  58. LUIZ disse:

    OLÁ.TENHO UM UNO FIRE QUE FOI REPROVADO NA INSPEÇÃO NO HCc(ppm),FIZ A TROCA DAS VELAS E CABOS,LIMPEZA DOS BICOS E A TROCA DO ESCAPAMENTO.GOSTÁRIA DE SABER SE TROCA DO CATALIZADOR RESOLVERIA O MEU PROBLEMA.

  59. adriano disse:

    por gentileza ! tenho um ford Ka 98/99 ele tá com 70.000.00 km ele pode estar com catalisador com defeito …. ou existe um problema semelhante ….ele não tem lenta e achamos que poderia ser o catalisador !!!!! será que poderia me ajudar !

    • Eduardo disse:

      Adriano.
      Acho improvável que o problema na marcha lenta seja causado (apenas) pelo catalisador.
      Geralmente, a falta de marcha lenta está ligada a componentes da injeção eletrônica, como o Atuador ou Sensor de posição de borboleta.

  60. MILZONILTON disse:

    ola eu tenho um siena 98 ele ta apresentando um odor muito forte dentro
    do e por fora sera que problema do catalisador…

    • Eduardo disse:

      Milzonilton
      Não acredito que o problema de cheiro forte esteja sendo causado pelo catalisador. Mas é possível que outros problemas na injeção eletrônica estejam causando a emissão do odor por esta peça.
      Sugiro que procure uma oficina bem equipada em injeção eletrônica para realizar um diagnóstico mais preciso.

  61. Manoel Ben Hur disse:

    Tenho que trocar o catalizador de meu carro, pois não passou na vistoria, me falaram que é possível fazer uma lavagem no mesmo sem presisar trocá-lo. Pergunto: é possível isto, e que tipo de produto pode ser usado p/ esta limpeza. (pois a peça é muito cara, e esta opção me ajudaria muito).

    • Eduardo H. disse:

      Manoel.
      "Aditivos no combustível, gasolina com chumbo, válvulas de escape danificadas e velas sujas são os fatores mais comuns na perda de desempenho do catalizador." Geralmente, problemas no catalisador são conseqüências de outros componentes com defeito. Trocar ou limpar esta peça irá apenas encobrir um problema que logo voltará. Recomendo que procure uma oficina bem equipada para realizar um diagnóstico mais preciso do problema.

    • Deivid disse:

      Olá, Manoel.
      Olha… não é possivel lavar o catalisador. Somente efetuando a troca.

    • José disse:

      Olá Manoel,

      Sinto muito lhe informar, mas está informação sobre a lavagem é mito, se realmente foi detectado que o catalisador está danificado, somente a troca do mesmo por um novo será útil.
      Afinal de contas o catalisador é essencial para inibir os gases tôxicos o qual é avaliado pelo Controlar.

      Espero ter lhe ajudado.

      Grato.

  62. Wagner Formentin disse:

    Olá, tenho um Gol quadrado 1988, motor 1.8 alcool. Motor com 40.000 Kms após retífica.
    Pergunto se posso instalar um catalizador nêle, p/ reduzir o cheiro forte do alcool misturado com gasolina. Este carro tem uma ótima potência e acho que não diminuiria esta. Estou certo? O que vc me aconselharia?

    • Eduardo H. disse:

      Wagner. Como você pode ler no texto do artigo, o catalisador tem a função específica de converter gases nocivos. O cheiro de álcool, indica que há combustível não sendo queimado. Infelizmente, não acredito que a instalação de um catalisador resolverá o problema do odor, pois esta não é sua função.
      Recomendo que leve seu VW Gol a um boa oficina para revisar o carburador e o sistema de alimentação do motor.

  63. Dirlei disse:

    Tenho um cliente que reclama muito do mau cheiro do catalizador isso é normal. segundo ele ocheiro é muito forte isso pode ser sinal de problema pois o veiculo tem apenas 7000 km,

  64. gardene disse:

    olá! boa tarde eu gostaria de pedir a ajuda de vcs: bom: eu tenho uma montana 2008 com um problema não identificado pelos mecanicos de minha cidade pois já troquei a parte final do cano de descarga /sonda lambda / tbi/ velas / cabos de velas / filtro de combustível / oleo do motor com filtro e mandei colocar um limpa cart. porem meu carro não responde como deveria na 1² e 2² machas a aceleração muito alta porem o carro não sai do lugar por uma fração de tempo depois de uns segundos ele arranca mais não passa de 20kmh na 1² e não cega a 40 kmh na 2² o que pode estar acontecendo com meu motor alguem pode me ajudar ? lembrando que mandei colocar o aparelho para tirar possiveis falhas de injeção. e quando ligo o ar fica pior quase não consigo sair do lugar por isso quando estou em um engarrafamento fico ligando e desligando o ar ok!

    • edson lima disse:

      boa noite, meu caro Gardene :
      em primeiro lugar, qual a quilometragem do seu carro?? ,e qual o uso que vce faz dele, e com carga?? vce ficou em uma enchente ??
      pois tudo indica que ele esta com problemas de embreagem, ou cabo de acionamento , que pode ter origem no excesso de peso, alta quilometragem, ouno caso de ter enfrentado uma enchente, oxidação do conjunto de acionamento da embreagem, gostqria de ajudalo, me de mais dados, pois tudo o que vce relata ter trocado, o carro deveria estar andando

    • renato disse:

      nao seria o disco de embeage ja verifico os freio se nao estao prendendo as rodas pois ja me aconteseu isso

    • celso disse:

      seu problema está com o cano de descarga entupido ,comp passagem parcial da fumaça produzida pela combustão,observe mais atentamente o escapamento o seu carro minha querida e boa sorte, as vezes os moleques fazem isso de brincadeira, ok

  65. eliseu disse:

    tenho um gol g4 8v 2007, aconteceu duas vezes o problema é que quando o veiculo esta em movimento fica sem força querendo parar dentro do carro fica um chiado forte vindo do painel da saida do ar depois vai diminuindo o chiado e o carro volta normal não é o ar pois eu desligo e continua sem força não faz direto é de vez em quando se tever alguem que possa me ajuda agradeço. obs: não ascede nada no painel nem injeção

  66. hebert disse:

    Boa tarde, possuo um UNO 1.6R MPI, e esta semana em uma viagem o carro começou a perder potencia, chegando a parar o funcionamento do mesmo, quando abri o capo, o coletor de escapamento e o cano da saida do motor, estavam encandecentes, achei que iria ate pegar fogo em virtude de como estavam quantes, isso poderia ser o catalizador entupido e por este motivo acabou por parar e garar tal problema. grande abraço a todos

    • Eduardo H. disse:

      Hebert.
      Sim é possível que o catalisador, ou outra parte do escapamento tenha entupido. É recomendável que leve seu Fiat Uno a um oficina especializada para remover o catalisador e verificar se está comprometido.

    • cristiano disse:

      Aconteceu comigo também, mas foi depois de lavar o motor. Em baixa rotação, na saida do escape, aquece muito… parece que as velas estão queimadas.

  67. magno disse:

    ola. tenho um mazda protege 95, gostaria de saber como fazer o programaçao
    quando a gente tira a bateria e ele perde a programação.
    obrigado

  68. José Antonio Bastos disse:

    Fiz o motor do Corolla 2003, porém pela manhã o carro não anda enquanto não esquenta, a temperatura tem que estar no meio do marcadro. Se eu sair com ele frio, o veículo morre, perco o breque. Já trocaram a sonda lambda, porém o problem acontinua. Tenho observado que quando ligo pela manhã ele solta vestigios de óleo pelo escapamento que ficam no chão da garage.

  69. emerson diniz disse:

    tenho um clio rt 2001 e tem um cheiro forte no escapamento mas não noto fumaça como se estivesse fumando pode ser catalizador ?

  70. sergio florentino disse:

    olá bom dia meu amigo, fui reprovado na inspençao veicular no co, seria problema do catalizador, pois meu carro não morre, não esta sem força, marcha lenta normal, o veiculo é um palio 1.5 ano 97

  71. jose disse:

    tenho um siena 1.0 99, gostaria de saber se o catalisador com defeito pode causar aumento de consumo. p.s ja ouviram falar de carchip , isto funciona .

  72. LUCIO CLAUDIO disse:

    OLÁ

    MINHA TIA TEM UM PALIO EX-99, HOJE AGENTE ESTAVA ANDANDO QUANDO A LUZ DOS BICOS ASCENDEU,PROVAVELMENTE ELE ESTA ENTUPIDO,MAIS CONTINUAMOS ANDANDO COM O CARRO,DEZ MINUTOS DEPOIS ELE COMEÇOU A FUMAÇAR QUANDO OLHAMOS EMBAIXO DO CARRO O CATALISADOR ESTAVA EM CHAMAS.

    O QUÊ SERÁ QUE ACONTECEU????

    • Filipe Jesus disse:

      Devido á avaria na injecção , o motor não consegue queimar todo o combustivel, este vai para o catalisador , que no seu nucleo já se encotra quente ( 400º) e o aquece ainda mais ao ponto de o por completamente ao rubro.
      1º Tem de ser reparado o problema da injecção.Depois de normalisar a injecção tem de substituir o catalisador.

  73. Alexandre disse:

    Temos um Corolla 2010 que fica com um cheiro de ovo podre sempre que pára em algum farol ou na garagem. Se não me engano, está assim desde que saiu da concessionária. Independentemente dos postos que abastecemos ainda assim sai esse cheiro. Será que veio desregulado da fábrica? O consumo aparentemente está normal. Trocamos a bateria que arriou e o cheiro continua.

  74. alcides disse:

    oi tenho um fiesta 98 e ultimamente ele e bom na lenta mas sem forca na aceleracao e tem um cheiro muito forte.gostaria de saber se o catalizador obrigado

  75. mario augusto disse:

    tenho um escort zetec ano 1999 cuado ligo ele ele comeca a ossilar sera que é porque removi o catalisador

  76. fabio disse:

    olla tenho um palio fire 2008 8v 1.0 ,o carro depois que ando que guardo na garagem,
    com cerca de 5 a 10min faz um estouro forte no escapamento será que é o catalizador?

  77. luciano disse:

    Ola, boa tarde eu tenho um fiesta 1.0 motor zetec meu carro ficava muito fraco e dava estouro na admição, depois eu reparei que o catalizador ficava super aquecido chegava ficar em chamas. Pedi numa oficina pro mecanico fazer uma limpeza ficou 80% bom mais na inspeção do gnv foi reprovado, disseram que estava poluindo acima do normal. O que devo fazer?

    desde de já obrigado por me atenderem

  78. donizete disse:

    tenho um gol20011.0 16v mi gostaria de saberqualo tipo de catalizador usar pois omesmo esta danificado.

  79. Claudiomiro disse:

    ola eu sou Claudiomiro tenho um Vectra 96 e ele tem um barulho atras e não consigo tirar ja troquei tudo e não sai

  80. Lyssandro Cardim disse:

    Tenho uma BMW 325i 93/93 e o carro está soltando um cheiro forte de gases queimado o habitáculo.em trehos longo chega a doer os olhos. Quando a janela e teto solar fechados com ar ligado diminui muito a sensação. Vou no escapamento e o mesmo esta funcionando perfeitamente. Em marcha lenta, ele aterna um pouco a aceleração. Pode ser o catalisador?

  81. i.c.l... disse:

    olá tenho um santana 96 e percebi um barulho vindo do catalizador, quando acelero o barulho some, mas quando tiro o pé ou em marcha lenta está lá o barulho de novo. será que vou ter de trocar.

  82. nery disse:

    tenho um carro peugeot 2005 1.6 nao tem pique esta com barulho ja mandei limpar os bicos da injecao esta com barulho na correia dentada , consume muito conbustivel sera catalisador quando liga acelera bastante e depois diminui sem tocar no acelerador oque pode ser? nery

    • Eduardo H. disse:

      Barulho na correia dentada, definitivamente não é bom sinal. É bom que seu mecânico verifique a correia e os tensionadores. Trocá-los como prevenção parece ser uma boa idéia.
      Quanto a aceleração alta com o motor frio, acredito ser apenas regulagem na injeção. Em alguns modelos isso é perfeitamente normal.
      Peça pro seu mecânico também verificar o estado da velas e filtro de ar. Talvez esteja na hora de trocá-los.

  83. edwin disse:

    Ola,meu nome é Edwin ,sou do litoral norte sp, ubatuba.
    Tenho um corsa 96 super, ele apresenta alguns barulhor no escapamento quando acelero, o carro tambem perde forsa quando acelero, as velas tambem encharcam, e o veiculo fumaça muito e falha muito, o carpete co carro pega fogo quando esquenta o escapamento..estou tatalmente insatisfeiro com o veiculo.. o que acontece com ele ..

    • Michel disse:

      Oi Edwin, pelo seu relato, provavelmente será necessário abrir o motor e ver as juntas do cabeçote. Deve estar passando óleo para a área de combustão e isso encharca as velas. Evite andar mais com o carro e leve urgente ao mecânico.

  84. adrianonascimento disse:

    A luz do meu escort esta acendendo quando ta na macha lenta

  85. michele disse:

    boa tarde, eu tenho um Corsa 1.4 96 , em marcha lenta ele costuma acelerar sozinho e de repente desliga, isso tb ocorre qnd coloco em ponto morto. Fiz tds revisões necessárias, troquei peças que nem precisavam serem trocadas, limpeza de T.B.I, limpeza de bicos td ! scanner e nada encontrado. Porém o escapamento estava fazendo barulhos como de latinhas batendo, fiz a troca do mesmo, mas ainda continuou, me disseram que tds esses problemas podem estar relacionados com o catalizador que já se desgastou e que esta soltando a cerâmica, não sei mais em quem acreditar, já gastei muito, por favor me de uma luz !!! grata

  86. AILTON disse:

    OLA SOU AILTON MORO NO VALPARAISO (GO) TENHO UM SIENA 2001 QUE AO TROCAR QUASE TODO ESCAPAMENTO DELE, COMO SILENCIADOR E O FLEXICIVEL, E FIZ TAMBEM UMA LIMPEZA DOS BICOS, ELE PASSOU A CONSUMIR MAIS, DEVO FAZER OUTRA LIMPEZA COM OUTRO MECANICO OU PODE SER OUTRO O DEFEITO? SUSPEITO QUE SEJA O CATALIZADOR, POIS SOLTA O CHEIRO MUITO FORTE. ME AJUDA AÍ.

  87. lissandra disse:

    Pessoal alguem pode me ajudar pois tenho um Renault clio sedan expr 1.6 16v 2003, estou andando normalmente com ele quando derrepende ele fica perdendo velocidade e parece que esta engasgado fico um tempo assim volta a normal faz de novo e depois para. As vezes fica uma semana sem fazer mas as vezes faz em seguida. Ja levei em mecanico e nada descobre.

  88. walter disse:

    olá tenho um gol 2005/2005 total flex , está baixando um pouco de oleo, está com escapamento sujo de borra, tem hora que não quer funcionar, quando funciona sai muita fumaça branca, logo normaliza tudo, já fui em alguns mecanicos me disseram que não é problema de motor, testa o motor me disse que o motor está bom, só que não estou gostando, me dê uma dica por favos, tem hora tambem que o velocímetro, apaga não marca nada.

    • Eduardo H. disse:

      Walter.
      Algum consumo de óleo lubrificante por de ser considerado normal. Alguns modelos chegam a consumir quase 1 litro de óleo a cada 1000 km, sem que isto seja considerado um problema de motor.
      Entretanto, pelo sintoma que você descreveu, aparenta haver problema elétrico, possivelmente de aterramento. Infelizmente, somente revisando cuidadosamente para poder identificar onde e se realmente é isto.

    • GILBERTO disse:

      OLA MEU AMIGO ESTE PROBLEMA QUE VC SITOU E 99% QUE SEJA SEUS RETENTORES DE VALVULAS .

  89. claudemir teles disse:

    oi boa tarde,tenho um corsa classic e quando estou em uma velocidade de 100km/h o escapamento comersa a roncar como se fosse uma turbina de aviao.o ronco e + ou – assim vuuuuuuuuu…isso veio depois q troquei os silenciadores.se alguem puder me ajudar eu agradeco muito.

    • Eduardo H. disse:

      Aparentemente, o escapamento novo não é de boa qualidade ou está com defeito de fabricação.

    • elizeu disse:

      augumas lojas desonesta pode ter retirado o miolo do catalizador eles usam de espertesa e dis que fes limpesa no catalisador ou o silencioso estar com defeito tem garantia de 6 ou 1 ano vouta a loja e pede pra verificar.

    • Ricardo disse:

      cocordo se o abrulho for extridente semelhante ao barulhos dos fiat uno, com certeza o mecânico retirou o seu catalisador e no lugar colocou somente a carcaça, pois o catalisador cotém platina e outros componentes que tem um bom preço no mercado negro, volte la e reclame, abraços.

  90. eduardo nascimento disse:

    tenho seat ibiza 1200 de 2005 tem o catalizador entupido alguem me pode ajudare

  91. breno disse:

    meu astra chegou a pegar fogo no catalizador eu posso aida anda nele

  92. sidney disse:

    eu gostaria de saber quanto tempo e necessario troca o catalizador e se ele influir na parte da bomba de injeçao do carro e se salta algum escapamento de ar no cano de fumaça

  93. ari disse:

    boa noite! eu tenho um fiat tipo 1.6 e queria tirar uma duvida, toda vez que estou dirigindo mesmo qeu seja em rodovia em alta velocidade que eu abro os vidros do carro entra um cheiro muito forte de gasolina que até arde os olhos, o cheiro so aparece quando abro os vidros , gostaria de saber se e por causa do catalizador , pois já troquei tudo nesse carro e nada adianta.
    só uma ves que troquei a parte traseira do escapamento que ficou uns 3 dias sem o cheiro mas logo voutou o cheiro insuportavel, a e ele esta consumindo muito combustivel….se poderem me ajudar agradeço des de já.

    • Eduardo H. disse:

      Ari.
      Você mesmo respondeu a pergunta: o alto consumo de combustível.
      É necessário verificar o sistema de injeção e componentes como bico injetor, velas e filtros.

    • SEBASTIÃO tHOMAZ disse:

      Seu carro deve estra vasando COMBUSTÍVEL em alguma conexão ou filtro de combustível. com o vidro fechado vc não sente o cheiro. Deixe o motor ligado, abra o capô e cheire e observe se faz alguma mancha no chãO O MECÂNICO TEM MAIS FARO PARA EXAMINAR ISTO. bOA SORTE

  94. gaucho disse:

    TENHO 1 TIPO 94/95 E DE ONTEM PRA CÁ, POR DUAS VEZES ELE DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS LIGADO E AINDA FRIO, ELE SOLTA UM CHEIRO DE CATALISADOR E PERDE GIRO E POTENCIA. HOJE CHEGOU DE APAGAR NO SEMAFORO. SERÁ CATALISADOR?

    • osvaldo disse:

      amigo pode até ser mas o carro nao esquentar pode ser outro problema leve o mais rapido que puder no mecanico ASS: osvaldo mecanico

    • Beto disse:

      Deve ser o TBI, fica preso no corpo de borboleta. Alguns anos atras, voce teria que trocar todo o conjunto, hojr pode-se comprar apenas o TBI e troca-lo. É necessario uma chave "estrela" com o furo no centro.

  95. edilaine disse:

    Gostaria de uma informação, tenho um corsa Sedan 2004 que ha uns dois anos retirei o catalisador e não coloquei outro. Hoje já fiz manutenção dele em todas as peças inclusive bateria e meu carro está com um barulho no momento que acelero. Tipo o roncado forte. Seria a falta do catalisador?
    Obrigada,

    Edilaine

    • Eduardo H. disse:

      Edilaine.
      É difícil identificar um ruído sem saber de onde ele vêm, exatamente.
      Seu mecânico pode verificar com mais precisão e diagnosticar corretamente.

    • valdair disse:

      Olá, Edilaine. Sou inspetor de qualidade de uma empresa de sistema de exaustão que é lider no mercado brasileiro de reposiçao de catalisadores. Bom, respondendo sua pergunta: Sim! Se vc retirar o catalisador, vc estara alterando o processo correto do sistema de exaustao, pois o mesmo foi projetado juntamente com o catalisador, onde o mesmo atua tbm como um abafador do ruido do seu carro, alem de converter os gases toxicos. Portanto, sua falta, alem de aumentar o ruido e poluir, pode tambem provocar danos ao motor do seu carro, mais precisamente ao sistema de injeçao eletronica. Abraço.

  96. manuuel fernandes disse:

    Bom dia. Eu tenho um peugeot 406 02/03 muito bom e bonito, mas, agora comprei um tucson e deixei o pobre coitado de lado e só pego nele 1 vez por semana, acobtece que a bateria arriau de velha e deixou o peogeot sem permitir a aprtida pois apresenta uma informação no digital "cadeado digital eletronico" e não deixa partir o motor….o que posso faser? ocarro esta dentro da garagem do prédio e está dificil o reboque.? como proceder? me ajude…

  97. Paulo disse:

    Tenho um gol g4 2008 e está dando um barulho de metal solto no catalisador dependendo da rotação do motor, já abri o catalisador e retirei parte da "colméia" pois a mesma estava derretida e em formato de bolas do tamanho de bolas de golf. Pois bem, o barulho continua e até parece ter aumentado. Como achei um pouco caro o catalisador estou pensando em retirá-lo, que danos causarei ao motor do meu carro? Obrigado

  98. Luizin disse:

    tenho um gol g4 2005 8v, meu carro é flex, mais quando boto alcool ele custa a pegar, dou mais de 5 partidas, quando ele pega fica tudo normal nao morre. É SÓ NA PARTIDA DO CARRO. já ti ve que troca 2 vezes a bomba de combustivel pq queimou. obs: tem gasolina aditivada no reservatorio de partida a frio e o combustivel que uso é de boa qualidade. Quando boto gasolina o carro parece novo pega de primeira, nao morre…tudo ok Oque pode ser?

  99. mario silva disse:

    colegas,, tenho um escort zetec 16v, e o catalisador deu problema e eu tirei ele, e venho andando sem catalisador,,
    tem alguma problema andar sem catalisador?????
    o carro perde potencia???..

    outra quando viajo a marcha lenta dele fica acelerada,, tem algo ver???? como faço para ficar normal???

    • Eduardo H. disse:

      Mario.
      O catalisador trabalha em conjunto com o sistema de exaustão e alimentação.
      Remover o catalisador pode causar os problemas que você está percebendo. É altamente recomendável que não o remova, além de ser um item obrigatório.
      Em São Paulo, seu carro não passaria na inspeção veicular e não poderia ser licenciado.

    • Zangor disse:

      Olha, o carro não perde potência, mas a função do catalisador é "quebrar" as moléculas nocivas dos gases diversos que se originam duranta a queima de combustível. Tirando o catalisador, e muita gente faz, vc contribui para polui mais o ambiente, e bota mais nisso. Se todos os "expertinhos" fizerem isso como vai ser? Depois a gente quer cobrar da fábricas..dos caminhões…do vizinho…pense bem…

    • jandao disse:

      na verdade o catalizador e uma peça muito importante para o veiculo sem o catalizador seu carro gastara 10% a mais de combustivel isto comprovado pela revista quatro rodas alem de desgaste de peças do motor e arraste de oleo e sem o catalizador tbm e passivel de multa agora o que e melhor andar com o catalizador ou sem?

  100. FABIO disse:

    TENHO UM GOL 92 1.6 CHT E GOSTARIA DE SABER SE ELE TEM Q USAR O CATALISADOR SE ELE VEM ORIGINAL COM CATALISADOR, PQ QUANDO COMPREI ESTAVA SEM NENHUMA PARTE DE ESCAPAMENTO. FICO NO AGUARDO

    • Eduardo H. disse:

      Se bem me lembro, este modelo não vinha com catalisador de fábrica.
      Em todo caso, você pode ir ao setor de peças de qualquer concessionária VW. Basta consultar o catálogo de peças do seu modelo de carro.

  101. ANDRÉ disse:

    BOM DIA,
    ENTÃO, TENHO UM GOL 1.6 2005 FLEX
    PECEBI QUA A ÁGUA DO RADIADOR ESTÁ BAIXANDO, ELE COMEÇOU A RATIAR O MOTOR OU SEJA FALHANDO MAS NÃO MUITO, E PERCEBI QUE O ESCAPAMENTO ESTA SAINDO UMA FUMA BRANCA,O QUE PODE SER?
    ALGUEM PODE ME AJUDAR DESDE JÁ AGRADEÇO.
    ATT,
    ANDRÉ

  102. JORGE disse:

    Olá meu nome é jorge. Tenho um gol gli 1.8 gas/gnv, de uns tempos pra cá ele começou a soltar um cheiro muito forte pelo escapamento. Não está queimando oleo. O cano de descarga está seco, ,porem com um pó preto. SERÁ PROBLEMA COM O CATALIZADOR???

    • Eduardo H. disse:

      Jorge.
      Aparentemente, isto é sintoma de combustível de má qualidade.
      Experimente utilizar somente gasolina aditivada por algum tempo. Se o cheiro não diminuir é porque o catalisador já está contaminado.

  103. LUIZ disse:

    Caro Eduardo,
    Sou novo aqui, mas lendo, percebi que se trata do melhor fórum que já visitei.
    Tenho um ESCORT ZETEC 1.8 16V / 97 e no espaço de 2 meses para cá ele apresentou um defeito estranho: Ao ligar o carro frio, pela manhã, ele dá uma pequena travada como se fosse motor de arranque com defeito e ao virar a chave novamente ele dá um estouro forte no escapamento e em seguida, fica com o motor trêmulo como se estivesse em 3 cilindros até esquentar, além de ficar acelerando a marcha lenta depois, durante o uso do veículo. POde ser o catalisador ? pois o cheiro tbm é muito forte, um cheiro ardente.

    Obrigado por toda a atenção. LUIZ

    • Eduardo H. disse:

      Luiz.
      Como já respondemos em alguns comentários aqui, o catalisador não "causa" nenhum problema no motor. Mas quando o catalisador apresenta falhas, indica que há problemas em outros componentes, geralmente ligados à alimentação ou ignição.
      Pelo sintoma que você descreve é possível que as velas estejam desgastadas ou sujas. Seu mecânico pode facilmente verificar isto.
      Mas lembre-se, limpar ou trocar as velas não resolve o problema que as fez ficarem sujas.
      Na falha de alguma vela, o combustível deste cilindro não é queimado, podendo ocasionar este cheiro forte.

  104. jean disse:

    Queria saber quantas sondas labdas são usadas no corolla 96 1.8 16V???
    E de quantos fios são???

  105. Marcelo disse:

    Olá, tenho um megane 2007 e estava vindo um mal cheiro do escapamento muito forte, ai meu mecanico retirou o catalizador, isso prejudica o veiculo??

    • Eduardo H. disse:

      Marcelo. Sim, prejudica. Removendo o catalisador você poderá esperar, no mínimo:
      - desregulagem do sistema de injeção eletrônica
      - alteração da contrapressão do sistema de escapamento
      - aumento do consumo de combustível
      - perda do rendimento do motor.

  106. carlos disse:

    Olá Eduardo,

    Tenho um Palio 1.6 16V 97, ELE PASSOU NO CONTROLAR E ENDA PERFEITAMENTE. POREM TEM VEZES, ESPECIALMENTE 1º FUNCIONAMENTO DO DIA…OU NA SAIDA DO TRABALHO. Ele morre não mantem a lenta e sai uam fumaça branca. Depois de dar uns acelerão…andar um pouco….normaliza. É catalisador ?

    • Eduardo H. disse:

      Carlos.
      É possível sim, que o catalisador esteja com muito resíduo. Infelizmente é necessário um exame mais criterioso para lhe dizer se realmente está com defeito.
      Mas é importante lembrar que defeitos no catalisador indicam que há outros problemas, principalmente na injeção ou no motor. Apenas trocar o catalisador não irá resolver o problema que o danificou.

  107. ANTONIO WALTRICK disse:

    sera q vcs podem me ajudar?na oficina me informaram que o catalisador do meu vectra 2.2 16valv 97/98 tem q ser trocado,a troca e feita so do catalizador,ou e a peça inteira desde a saida do motor ate o catalisador propiamente dito lembrando que o preço informado foi de R$ 380.00 o mecanico falou q o catalizador do meu vectra e original e ele esta com 120000 km ok???agradeço desde ja…forte abrç.WALTRICK

  108. dirceu disse:

    ola galera;
    tenho um corsa sedan;8 v;1.6 ele esta com 900 de giro em marcha lenta mas eu sinto e as vezes ele da uma ocilacao na aceleracao,ele nao esta com catalizador o que pode ser isto
    dirceu;;bh

  109. Jefferson cavalcante disse:

    Olá,boa noite,
    tenho um tempra 2.0 16v 97 , o motor dele foi feeito a pouco tempo… ja foi trocado tudo em parte de injeção,e ele continua com um defeito muito chato… o tempo de injeção esta auto tipo uns 1,5 a mais que o normal… e ele corta a 2000 giros… ai tenhu que tirar o pé e fikar andando com ele só na casa de 1,5 ~ 1,8 mil giros no maximo,o catalizador esta oco mais tem algo dentro dele ainda pois faz barulho…e a pressão do coletor tbm e auta quando passa no aparelho max permitido 490 e fika travado em 690 , td beim sendo assim beleza , mais esse carro era chipado a alcool eu to rodando ele na gasolina , e alguns condenaram o modulo dele … estou com essa incerteza … oq pode ser realmente … pois nao quero mais gastar dinheeiro e nao resolver o problema !

  110. marco disse:

    ola !!! tenho uma volks van 1999 motor ap1.6 gasolina , a aceleraçao ocila muito alto e baixo , e gasta muito, na reduçao antes de uma lonbada ele da ums tranco, ja troquei velas , motor de passo , e no escaner nao apareçeu nada , o catalisador esta solto por dentro , acho que resta trocar o catalisador . sera ??

  111. Peter disse:

    Olá, tenho um Novo Uno 1.0 Vivace, após cerca de 1 ano e pouco mais de 12 mil km ao fazer uma viagem o motor começou a ratiar, possívelmente achei que seria gasolina adulterada, acabei com o tanque e enchi mais 2 vezes de alcool e só piorava a situação, mas em altas rotações o carro funcionava normalmente, em baixas ou normais, ele ficava vribrando muito e quase morria.. Levei na concessionária e trocaram bicos de velas, velas, cabos e nada. Levei em outra concessionária trocaram o Catalisador, e o carro aparentemente voltou ao normal, mas agora cerca de 3 meses depois, voltou a apresentar quase o mesmo problema, só que porém mais fraco por enquanto, o carro vibra muito e cada vez que ando em alta rotação ele vibra mais. Pode me ajudar?

  112. Antonio disse:

    Boa tarde, tenho um corsa e o mesmo está esquentando muito em seu interior, mais precisamente ao longo do cano de descarga.

    Pode ser o catalisador com entupimento? Gerando a alta temperatura interna do veículo.

    • Eduardo H. disse:

      Antonio.
      O catalisador sempre esquenta muito, mesmo quando não está entupido.
      É mais provável que o anteparo que fica entre o catalisador e o assoalho esteja danificado ou faltando. Este anteparo tem justamente a função de repelir o calor gerado pelo catalisador.

      • Antonio disse:

        Obrigado Eduardo. Porém, já verifiquei o anteparo e o mesmo está no lugar. Teria mais alguma dica? Fico inseguro, pois temo o carro pegar fogo.

  113. luiz sousa disse:

    ola tenho um uno way,esta com 22230km a garantia venceu a1mes e o catalizador entupiu essa peça nao tinha que trocar na garantia? poderia me ajudar;;;

    • Eduardo H. disse:

      Luiz,
      Entupimento do catalisador, geralmente é consequência de outros problemas e não por um defeito deste componente.
      Na maioria dos casos, o entupimento é causado, por combustível de baixa qualidade ou injeção eletrônica desregulada. Ambas as causas promovem a emissão excessiva de impurezas que podem causar o entupimento da peça.
      De qualquer forma, só poderia ser trocado em garantia antes que esta terminasse.

  114. cristiano disse:

    Fox aquece o cano de escape da saida do motor até ficar incandescente, em baixa rotação, como se tivesse uma vela queimada .

  115. Fumio Ishida disse:

    Meu nome é Luiz Fumio, comprei recentemente um Mitsubishi ASX 0 km, o carro anda bem mas entram um cheiro de ENXOFRE terrivel, já levei 3 vezes para concessionária , mas sempre volto sem solução.. é um carro bonito mas é fedido, e cada vez piora !!. Nunca tive este tipo de problemas. ( pensar 2 vezes antes de comprar um carro novo ) pesquisar , ver as reclamações a respeito do carro… pois o mesmo , além de prejudicar saude do usuário, poluem ambiente..
    sinceramente.. um famoso Mitsubishi botar no mercado um carro q fede e não tem solução , só tenho q lamentar..

    • thiago disse:

      tenta colocar gasolina podium(menor quantidade de enxofre).Se o cheiro sumir pode ser isso.Ai seria indicado a troca do catalisador por um mais adequado a nossa gasolina(alto teor de enxofre)

  116. geraldo disse:

    olá tenho um escort europeu motor ap 1.8 a gasolina ele ta com um problema que nao comcequir achar quando estar na subida ele da aquela cortada parece que acabou o combustivel mas nao e tiro o pe do acelerador ele vouta e comtinua dando corte queria uma sugestao obrigado

    • Eduardo H. disse:

      Geraldo.
      É um pouco difícil lhe dizer qual o problema que está causando este sintoma. Pode ser simplesmente o filtro de combustível muito sujo ou até mesmo problemas elétricos ou de alimentação.
      Uma oficina bem equipada poderá lhe dar o diagnóstico mais preciso.

  117. Eliana disse:

    Eduardo, li todos os depoimentos e muitos me tiraram as dúvidas que tenho, meu carro é um celta 2004, de uns tempos para cá começou a apresentar um defeito estranho, quase sempre pela manhã quando o ligo, tenho a impressão que o motor dá um baque, treme como se fosse o motor de um trator, então ele anda, mas posso acelerar o máximo, ele num sai do lugar, isso logo passa e volta a funcionar normalmente, troquei o escapamento a um mês, mais ou menos, alguns dias depois comecei a ouvir "umas latinhas batendo no botijão do escapamento", voltei onde troquei, o moço me afirmou que devo trocar o catalisador, pois, o mesmo está se desintegrando, e pode ate entupir o cano de saída, provocando a parada súbita do veículo, tudo isso pode estar relacionado com a injeção?
    obrigada

    • Eduardo H. disse:

      Eliana.
      O estado do catalisador pode sim afetar diretamente o desempenho do motor.
      Mas cuidado quando for trocar. Não é recomendado o uso de catalisadores "recondicionados", tampouco eliminar o mesmo.
      Certifique-se de que está sendo instalada uma peça de qualidade e peça a nota fiscal da catalisador novo.

  118. ola me ajuda por favor tenho um corsa 95 quando atinjo 110k por hora ele perde a velosidade chegando a zero chegano ate feder buraxa quemada sai ate fumasa por de baixo do moto fumasa de buraxa queimada podi ser o catalisador o meu motor esta em otimo estado. //// me da uma soluçao por favor tenho que retira o catalisador troca ele por outro novo;

  119. Amaury disse:

    Peugeot 3008 perder força e estica muito para mudar de marcha. Logo que é ligado a ventoinha começa a funcionar mesmo o carro estando frio. Forçando o seu movimento anda mas demora para esquentar o termometro interno e a ventoinha continua ligada. já coloquei aditivo mas nao adianta. qual é a melhor atitude já que pela marca peugot nem se interessam pelo cliente.

  120. Weder Araujo Silva disse:

    Boa noite Eduardo

    Tenho um Polo Classic 98/99 mi 1.8, o mesmo encontra-se oscilando,as vezes perde aceleração piso até no fundo, mas não adianta e apaga ,será que tem a ver com o escapamento do meio entre o silenciador e o catalisador,pois estar muito danificado estou em duvidas, por favor me dei uma dica estou no aguardo. obrigado

    • Eduardo H. disse:

      Weder
      É difícil lhe dizer qual o problema. Mas, se fosse o silencioso intermediário, este problema aconteceria com frequência, para não dizer "sempre"
      Tudo indica haver problemas em algum componente da Injeção eletrônica (ou em mais de um). Para identificar corretamente, é necessário equipamentos e um bom mecânico que conheça injeção eletrônica.

  121. Davi disse:

    Ola meu nome é Davi e tenho um Ford fiesta flex 2009,esta com km 74.000 nos ultimos dias estou sentindo um cheiro forte.. eu abasteço com alcool mas da ultima vez completei o tanque so com gasolina foi 37 lts, o carro começou a falhar tambem. O que pode ser.. gasolina muito ruim ou o catalizador…

  122. Paulo Mecchi disse:

    Foi otimo estas instruções tecnicas, pois meu corsa eastava bebendo pra caranba, sendo que o motor estava td ok. Mas levei no mecânico e pedi para ele verificar o cataliazador e o mesmo estava oco sem nada. Como o carro é de 2001 o antigo dono dever ter limpado e colocado de volta. Troquei e problema foi resolvido. Ficou excelente.
    Valeu…..

  123. Julio cesar disse:

    Gostei das, respostas aprende um pouco sobre meu carro. Agora o que faço quando eu ligo o carro ele frio sai fumaça. E quando esquenta para é o catalizador que gaz isso. Obrigado.

Comente este artigo



Patrocinadores

  • Especializada em Peças para Ducato, Iveco e Renault Master
  • Anuncie no Motor S/A
  • Social Intelligence - Full Monitoring