A tabela Fipe ajuda o consumidor a decidir qual carro comprar dentre a grande variedade de modelos sendo oferecida no mercado hoje em dia. Com tantas ofertas e opções, nosso gene capitalista se manifesta facilmente no desejo de trocar de carro, ou de adquirir o primeiro. E é perfeitamente normal e compreensível termos essa vontade quase que constantemente. Do mesmo modo, quem tem o desejo de trocar de carro, colocando seu usado no negócio acaba sempre fazendo a mesma pergunta: Quanto vale o meu carro?
Tabela FIPE. Consulte:
Não basta apenas consultar o valor de marcado do veículo e, na hora de negociar a compra ou venda você acabar usando o “chutômetro” para saber por quanto poderá negociar seu carro. Isto é definitivamente uma péssima ideia. Por outro lado, opcionais como ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rodas e pneus, influenciam muito pouco no valor de revenda. O coração pode nos fazer supervalorizar nosso carro e isso pode causar uma grande desilusão. Ainda, manter seu carro em bom estado da manutenção, pode ajudar na avaliação.
Enfim, antes de negociar seu carro, você pode saber exatamente o valor de mercado dele na avaliação da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Clique AQUI ou consulte a tabela a seguir.
Os preços divulgados na tabela FIPE servem como uma “tabela oficial”. São utilizados por revendas de veículos de todo o país. Por outro lado, estes preços servem apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. Os preços efetivamente praticados variam. A região, conservação, cor, acessórios ou outro fator influenciam as condições de oferta e procura por um veículo específico e seu preço. Definitivamente, as revendas colocam sua margem de lucro na negociação dos veículos. Elas podem chegar a 30%, dependendo do ano e dos fatores listados acima.
O ano do veículo refere-se ao ano do modelo. Do mesmo modo, não são considerados veículos para uso profissional ou especial. Os valores são expressos em R$ (reais) do mês/ano de referência.
Vocês podem ver um estudo que fiz semelhante no site: http://www.depreciacao.com