A enquete realizada la’ no Pecinha, durante os últimos 10 dias, serviu para embasar minha teoria de que as companhias seguradoras utilizam muito bem as estatísticas a seu favor (isso é novidade?). A enquete perguntou ao leitores: “Que tipo de proteção você busca no seguro do carro?” e o resultado foi o seguinte:
54% – Roubo
26% – Acidentes
12% – Outras
04% – Panes
04% – IncêndioSegundo a enquete, a grande maioria da pessoas busca principalmente a proteção contra roubos e furtos quando faz o seguro do carro. Mas segundo “levantamento feito pela Indiana Seguros, 74% das ligações recebidas pela sua central de assistência 24 horas são de segurados que buscam serviços que não envolvem sinistro (colisões ou roubo de veículos). No topo do ranking, apurado entre janeiro e setembro, figura:
Pane Elétrica, com cerca de 25% das ligações;
Pane mecânica (21,47%);
Acidente/colisão (15,44%);
Pane não identificada (13,35%);
Acidente/outros (7,32%);
Informações (6,52%);
Perda ou quebra de chaves (4,22%);
Roubo ou furto (3,27%);
Pneu avariado (2,81%);
Pane seca (0,28%)
Incêndio (0,17%).
Para o diretor operacional da seguradora, Jorge Martinez, hoje, principalmente em função do trânsito caótico dos grandes centros, e a conseqüente dificuldade de auxílio por um amigo ou parente, os chamados serviços complementares tornaram-se necessários. “Para muitos segurados, já é difícil imaginar-se sem eles”, acredita.” (fonte: redação Canal do Trasporte)
Não seria interessante que as companhias de seguro oferecessem cobertura somente contra panes ou problemas não relacionados à sinistros? Claro que com preços mais em conta. Muitos motoristas que não podem pagar por um seguro total, teriam a opção desta tranqüilidade, já que as companhias têm a estrutura pronta para oferecer esta tipo de cobertura.
Vale lembrar também que algumas oficinas mecânicas já estão oferecendo serviços pré-pagos de manutenção automotiva. Também conhecidos como “contrato de manutenção”, este tipo de serviço já é muito utilizado por frotistas que não querem ver sua frota parada por falta de manutenção e pode ser muito útil e econômico para o motorista particular, já que a maioria destes contratos inclui peças, serviços, remoção e veículo reserva.
Espero que as seguradoras percebam este mercado e que os corretores ofereçam este produto. Com certeza muita gente se interessará se preço for vantajoso.
Por favor, quais são essas oficinas que oferecem serviços de manutenção pré-pagos ou contratos de manutenção? Sabe de alguma em São Paulo?
Obrigado