O Brasil passa a ter importância relevante no mercado mundial de automóveis. Os números impressionantes das vendas de 2007 e o contínuo aumento neste ano, provocaram mudanças não apenas nos interesseses das montadoras e importadores. O consumidor mudou drásticamente seu perfil e suas exigências e os sedans médios recuperam seu espaço.
Classes sociais que antes sequer sonhavam com um carro entraram na mira de grupos financeiros, pois o carro passou a ser uma boa garantia para empréstimos e financiamentos no Brasil. A abertura do crédito, fazendo com que a parcela da compra de um carro usado ou zero ficassse “pagável”, também mudou o interesse do consumidor de carros simples e compactos (antes chamados de populares), que passou a exigir mais conforto e segurança já que o financiamento facilitou a compra destes opcionais.
Motor 1.4, freios ABS, Air-bag, direção hidráulica, ar-condicionado e trio elétrico, passam a equipar uma parcela cada vez maior dos veículos que saem das linhas de produção. No embalo desta exigência por mais conforto e segurança, sacrificando a economia de combustível em favor do motor mais potente, os sedans médios estão voltando com tudo e já tomam 10% das vendas de carros novos no Brasil.
Honda Civic, Toyota Corolla, Nissan Sentra, Citroën C4 Pallas, GM Vectra, VW Polo Sedan, Ford Focus Sedan, Astra Sedan, VW Jetta, Renault Mégane, Peugeot 307 e o Fiat Linea, que chega em setembro, são alguns dos fortes competidores por este seleto grupo de comsumidores exigentes. Com atenção especial a esses compradores, as montadores oferecem serviços adicionais e exclusivos para acompanhar estes carros superiores.
Possivelmente, este comportamento do mercado consumidor está ligado tanto pela facilidade de aquisição quanto pela nova visão de que o carro deve fornecer mobilidade, conforto e segurança e não apenas ser uma moeda de troca para um novo carro. O motorista está muito mais preocupado com a compra de um carro que atenda suas expectativas como consumidor, do que com a venda dele no futuro.
Seja bem-vindo de volta, Sedan. Entre e fique à vontade.
Nossa, isso de economia aquecida e mais gente comprando carro sedan, quer dizer que tem mais gente conseguindo comprar carro popular tbm.
MEDO DO TRÂNSITO!!!!
Abs,
Henrique http://www.dirigindoseguro.com.br/
O trânsito, se não for planejado logo, vai virar um caos pior ainda…
E ainda nem comprei meu carro.. rsrsrs
Valeu..
http://www.anunciautos.com.br
Pois é.
Depois de dizer que economia está aquecida… ta pegando fogo… na minha conta digo eu… meu dinheiro vai todo embora com carro… nessa buraqueira o negocio é comprar suv ou picape… e haja dinheiro pra ipva e seguro. O brasil nao tem o menor preparo pra ter economia cresente… temos que aprender a desenvolver e nao a vender. que Deus faça alguma coisa pq nos so sabemos ir pro bar e beber mesmo. ohhh povinho!
Abraços.
Eu adoro esse tipo de carro.. no mercado brasileiro eles são muito fortes!!