Parece mesmo que as montadoras vão investir alto nos veículos de emissão zero. De todos os combustíveis alternativos, a bateria de Íon-Lítio é a que apresenta maiores possibilidades devão aparecendo na internet. Durante a abertura dos portões da feira apenas para a imprensa e convidados, um dos protótipos que mais chamaram a atenção foi o iMiEV: o carro elétrico da Mitsubishi Motors. O nome do carrinho leva mistura o nome do mini-carro i e a sigla de Mitsubishi Innovative Electric Vehicle.
Os “xodós” das montadoras, quando se fala em vendas de larga escala, são os carros de baixo custo. Aqueles que (dizem) todos podem comprar. A grande façanha do engenheiro francês Guy Nègre, o carro movido a ar comprimido, parece ter um limite quanto à autonomia sem ocupar muito espaço, pois para aumentar a capacidade de armazenamento de ar comprimido seria necessário aumentar os tanques, o que acarretaria em perda de espaço ou aumento do tamanho do veículo. A constante evolução das baterias, cada vez menores e com mais capacidade de carga, talvez tenha influenciado esta preferência dos fabricantes pelos carros compactos e elétricos, pois ainda não se sabe quais os limites desta evolução.
Em parceria com três companhias elétricas japonesas, a Mitsubishi pesquisa e desenvolve este modelo desde 2005 e, ao preço estimado entre US$25.000,00 e US$30.000,00 no Japão, o eficiente iMiEV deve ser lançado por lá até a metade do próximo ano e até 2010 no mercado mundial.
Comportando 4 passageiros, o iMiEV tem um motor de 47 kW na parte traseira, que oferece um torque de 180 Nm e velocidade máxima de até 130 km/h. Para se ter uma idéia, o Maverick V8 oferece um torque de 380 Nm. Para carregar completamente a bateria de 330V, são necessárias 13 horas na tomada. No modo “carga rápida”, 30 minutos bastam para carregar 80% da bateria.
Dê um passeio à bordo no Mitsubishi iMiEV.
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A montadora japonesa está tão confiante no sucesso do modelo, que também anuncia o lançamento da sua versão esportiva, o iMiEV Sport. Nesta opção, o carrinho tem lugar para apenas duas pessoas e é equipado com três motores que, somados ao teto solar, às duas turbinas de vento compactas na dianteira e ao sistema de freio regenerativo semelhante ao do Eliica, o transformam em um carro esportivo de emissões zero.
Eu acredito muito na evolução dos motores a ar comprimido, creio que este será o motor correto na questão de poluição ambiental e do bolso do consumidor. Não percebo impecilios para que o projeto não vanha a ser melhorado e posto em pratica, pois a energia solar, eólica, etc vem sendo usada em larga escala em varios continentes do mundo sem problemas. Parabens.