Uma pesquisa realizada pela Agência Autoinforme e Molicar, revelou que a crise das montadoras também influenciou o setor de usados, que tiveram a maior queda de preços dos últmos oito anos. Os veículos ano 2003 foram os mais atingidos pela desvalorização de bens. Este efeito é resultado do aumento expressivo das vendas de carros novos registrado nos últimos meses antes da crise, aumentando a oferta e, consequentemente, derrubando os preços dos usados.
Foi o caso do Mercedes Benz SLK 230 Kompressor, ano 2003, que era cotado por R$ 150 mil em outubro e teve o preço reduzido para R$ 120 mil. O Fiat Marea Turbo 2.0, ano 1999 ficou 19,6% mais barato, com seu preço caindo de R$ 20,4 mil para R$ 16,4 mil.
O preço do Hyundai Tucson 2.7 GLS 4×4, ano 2007, caiu de R$ 81.880 para R$ 68 mil, uma redução de 16,9%. O Toyota Corolla XLI 1.8, ano 2001, ficou 16,2% mais barato. Cotado por R$ 23.880,00 no fim de outubro foi encontrado por R$ 20 mil em novembro. A pesquisa detectou queda de mais de 10% em mais de 200 modelos. Mesmo carros que são muito procurados, como Gol, Palio e Corsa ficaram mais baratos. A queda foi generalizada.
Estranhamente, os carros da Honda foram os que mais caíram de preço, 4,05% seguidos pelos da Audi, 3,97%. Os carros da Citroën foram os que menos caíram de preço, 1,08%. Veja a tabela abaixo, que mostra a evolução do preço por marca em novembro:
Uma queda de preços tão significante, ainda mais em marcas reconhecidas pela qualidade e durabilidade dos seus produtos, deve reaquecer o setor que, também está aquém das expectativas e metas de vendas. Acompanhe os preços oficiais de cada modelo de veículo pela tabela da FIPE, clicando AQUI.
Preço do veiculo POLO Classic 98/98
Grato