Na última terça-feira, dia 10 de maio, foi lançado oficialmente no Brasil o novo Audi A1, o compacto de luxo da marca alemã. Tive o prazer de acompanhar de perto boa parte do que rolou no evento que apresentou o novo produto ao mercado brasileiro e neste post faço um resumão das minhas impressões sobre o carro.
Vamos começar pelo design, claro!
O Audi A1 concorre diretamente com dois compactos deste segmento. Um deles, o Mini Cooper, já está bastante familiarizado às nossas ruas, principalmente aqui em São Paulo. O outro é o Citroen DS3, já vendido no Chile e que deve chegar no Brasil até o fim de 2011.
Do ponto de vista do design, o Audi A1 é sem dúvida o que possui o visual mais agressivo e esportivo. Nada de design retrô ou muito modernoso. É um compacto com cara de bravo (e não só cara), sem perder a essência das linhas de outros modelos Audi, como o super luxuoso Audi A7 e o Audi A5.
Além da bravura, o carro possui “N” detalhes internos e externos que mantém a conhecida sofisticação dos carros da marca. Um deles é a aplicação do arco no teto com tons diferenciados (opcional que custa R$ 1.350,00). O Sistema de som BOSE e o teto solar panorâmico são outros opcionais exclusivos.
Outra característica marcante é o desenho dos faróis, que possuem linhas de LED, reforçando o estilo.
Internamente, o conforto é grande e o painel é simples, sem exageros porém completo. Entre os dois bancos traseiros há um porta-copos/trecos e a falta da fivela do cinto de segurança central. O que deixa bem claro que o carro é para somente quatro pessoas.
Um detalhe bastante interessante no evento foi a utilização de tablets com um aplicativo do Audi A1 e QR Codes adesivados em partes do carro. Os visitantes podiam utilizar a tablet para “escanear” os QR Codes e então visualizar no aplicativo os detalhes daquela determinada parte do carro.
Segurança, dirigibilidade, eficiência e conectividade são outros pontos fortes do Audi A1.
Falando em segurança, destaque para os airbags frontais e laterais e controle de estabilidade ESP.
O motor 1.4 T promete 122 cavalos, 0 a 100 em 8,9 seg. e velocidade final de 203 km/h. Tudo isso com uma baita eficiência no consumo, chegando a 15,4 km/L na cidade e 21,7 km/L na estrada. O câmbio é o STronic de 7 velocidades com dupla embreagem, com shift paddles no volante de série.
Pude ter uma ideia dessa agilidade toda na Test Track montada no evento, local que a Audi Brasil chama de AreA1.
A pista de testes foi montada no 5o. e 6o. subsolo da garagem do edifício que abrigou o evento, o empreendimento Brookfield Malzoni Faria Lima, ainda em construção. Com uma ambientação e iluminação fantástica, a AreA1 proporcionou uma pista de testes idealizada pelo piloto de Stock Car Beto Gresse.
A decepção por não poder dirigir o Audi A1 foi mais do que compensada pela adrenalina proporcionada por andar de carona com os pilotos na pista-garagem. Aceleradas fortes, freadas “em cima”, derrapadas, cavalos de pau… Bem, tentei filmar para mostrar para vocês, leitores do Motor S/A, como foi a sensação. No resultado não dá pra ver muita coisa, mas é possível ter uma ideia. Curti bastante! Dá uma olhada:
Preço do Audi A1
Bem, como um compacto de luxo, o preço não é pra qualquer um. Parte de R$ 89.900,00 chegando a R$ 126.715,00 com todos os opcionais e acessórios originais.
Não fujo a regra de boa parte dos meus colegas designers: sou um grande fã do Mini Cooper. Mas confesso que esse Audi A1 me deixou balançado. Quem sabe um dia, né?
É isso pessoal! Foi um prazer estar de volta ao Motor S/A. Deixo aqui mais algumas fotos do novo Audi A1. Até mais!
Faça o primeiro comentário no artigo "Novo Audi A1 2012 no Brasil"