A Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, é dona de um dos mais sofisticados simuladores de direção do mundo. Utilizando o interior de um carro real, o motorista e o cokpit ficam em uma cabine suspensa por mecanismos hidráulicos que se movimentam por uma área semelhante a meia quadra de basquete.
As imagens são projetadas em oito telas ao redor do cokpit, permitindo que o motorista tenha visão de 360º. A Iowa University gastou cerca de 80 milhões de dólares para desenvolver e pôr o equipamento em funcionamento e, apesar deste investimento generoso, os gráficos são inferiores aos dos video-games dos anos 90, apesar de contar com projetores de alta definição (HD).
Batizado de NADS-1 (National Advanced Driving Simulator), o aparelho simula todos os movimentos do carro, aplicando no corpo a força G equivalente ao movimento feito pelo motorista.
Ao contrário do que possa parecer, o principal objetivo deste simulador não é substituir a experiência real exigida pelas auto-escolas ao formar condutores mas sim, realizar estudos sobre o uso de celulares durante a condução, apnéia do sono e outras situações de risco em que possam estar os motoristas. Mas não esqueça que você terá que passar nas provas teóricas antes de “cair na estrada”.
Assista o vídeo a seguir para ver o simulador em funcionamento.
Se tivesse um desses por aqui, eu seria voluntário da Universidade para brincar testar o equipamento.
Incrivel! Eu queria poder "dirigir" este simulador… 😀
Genial, adorei!
Imagina poder fazer diversos tests drives?
No futuro é assim que você vai jogar nfs, gt, f1 ….
hahahahaha, quem liga pra teste de motorista, jogar nisso aí deve ser louquíssimo.
beleze de equipamento !!!!!