Lâmpadas de Água: iluminação de graça

A matéria produzida e exibida pela Rede Globo, mostra como idéias simples, feitas por pessoas simples, utilizando materias simples e recicláveis, podem contribuir não só para o movimento anti-poluição, mas como diminuir o custo do consumo de energia elétrica.

Conciliar idéias simples como esta, que não consomem eletricidade, com as fontes de geração limpa de energia, só trarão benefícios à nossa saúde e ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, o “não-uso” da energia comprada, contribui novamente para um ar mais limpo e menos emissões de poluentes.

O invento não tem muito a ver com carros, mas vale a pena compartilhar estas idéias assim como as invenções não poluentes para os automóveis.

Obrigado ao amigo Jorge L. Rockenbach, de Santa Cruz do Sul – RS, pela sugestão.

34 Comments on "Lâmpadas de Água: iluminação de graça"

  1. Nós em Portugal temos uma solução muito mais simples e duradoura. Chamamos-lhe 'telhas de vidro'. Têm o mesmo formato das outras telhas mas são feitas em vidro transparente. São ainda mais amigas do ambiente porque não é preciso andar a gastar água nem andar a usar os invólucros de plástico dos rolos fotográficos.

    Deviam experimentar um dia.

    Cumprimentos.

  2. Assisti essa reportagem do Globo Repórter na TV, excelente idéia… os brasileiros são bem criativos, a necessidade faz pressão para a criatividade surgir =D

  3. Sim, já ia esquecendo… primeira vez que assisto um vídeo aqui no Motor S/A e gostei mesmo do início, bela apresentação.

  4. Essa idéia é muito boa…

    Eduardo, valeu pelas dicas. =D

    Abraços

  5. Nossa, assistimos aqui e ficamos encantados! Que idéia bárbara. Parabéns por divulgar! 😉

  6. Resposta ao amigo “Electricista” português aí em cima:

    Amigo, aqui no Brasil também existe esse tipo de telha de vidro. Mas a garrafa PET ilumina mais porque ela potencializa os raios solares através de sucessivas refrações da luz no interior da garrafa, facilitada pela água. A telha somente funciona como um buraco no telhado.

    Ah, e parabéns a vocês, portugueses, por terem inventado o limpador de parabrisas! Só falta esperar um americano comentar aqui para eu parabenizá-lo por melhorar a invenção de vocês, colocando o limpador no lado de fora do carro….

    Ráááá!!!

  7. Resposta ao amigo Chucrutiz:

    Muito engraçada essa anedota! Lembraste-te disso sozinho ou pediste ajuda a algum amigo americano?

  8. Caro eletricista, o Brasil é um país beeeem mais quente que Portugal. Imagine o calor que faria aqui com telha de vidro…

  9. O ruim é que só funciona de dia.

    E seria bom que o português que comentou soubesse no Brasil se usa telha transparente também, não somos tão primitivos assim XD A questão é que as garrafas MULTIPLICAM a luz SEM causar calor.

  10. Muito bom os comentários, mas aonde acho o detalhameno da idéia!
    Por questões éticas e morais eu não assito a Rebe Bobo, digo Globo, mas agradeceria que pudesse me fornecer alguma URL onde se detalha este projeto

  11. amigo portugues, sabe porque o brasil esta nets pindaiba? desde 22 de abril de 1500. (conteúdo ofensivo removido)

  12. Amigo maxmiliano, lamento muito mas não percebi nada do que escreveu. (conteúdo removido). Obrigado.

  13. Pessoal. Vamos tentar manter o nível nas discussões. Sem ofensas por favor!

  14. O lance nem eh a quantidade de calor ou de luz. Provavelmente telhas de vidro realmente iluminem mais. Mas o custo em se produzir uma telha de vidro eh infinitamente maior, e que nao pode pelas pessoas de baixa renda.

  15. Uma idéia brilhante de brasileiros, e vem um Portugues falar de telha de vidro, fala sério. Eduardo, ótimo post.

  16. será que tem que ser eletricista para colocar telha transparente em portugal???!!!

  17. Será que basta ser nilton para enfiar garrafas num telhado no brasil?!

  18. O assunto continua sendo iluminação alternativa?

    Electricista… nós temos aqui telhas de vidro. Temos também uma opção decorativa e que funciona da mesma forma são as lajotas de vidro, que além de serem utilizadas como paredes de verdade, por serem de vidro, são um recurso de iluminação. Mas, só quem já procurou em depósitos pode saber o quanto custa cada "quadradinho de vidro". Acredito que as telhas tb sejam caras, então, sim, as garrafas seriam uma ótima alternativa, visto que, todos temos de fácil acesso, garrafas pets como as utilizadas.
    Telhas, lajotas, garrafas. Tudo deveria ser repensado, e seria legal usar este fórum, para troca de INFORMAÇÕES entre os países, e parar com a bobagem de regionalismo.

  19. MATERIA MUITO BOA,O NEGÓCIO É LEVAR A SÉRIO AS INVENÇÕES PARA O PROGRESSO. E VAMOS PARAR COM ESTE NEGOCIO DE CRITICAR PORTUGUESES, SE NÃO FOSSEM ELES VCS NEM EXISTIRIAM COM CERTEZA, QUEM DESCOBRIRIA O BRASIL, QUAL SERIA A NOSSA ARVORE GENEALOGICA. INFELIZMENTE AS PESSOAS ABREM OS SITES SÓ PARA ESCREVEM BOBAGENS.

  20. Parabéns, a matéria realmente é ótima,
    temos que levar isso ao governo para
    quem sabe eles nos dá maiores incentivos,
    e caro amigo obrigada pela divulgação
    estou vendo aqui no site e adorei.

  21. Toda criação que nos leva a discutir o meio ambiente é válida.A idéia da lâmpada ecológica tem como função, reciclar o PET e economizar energia elétrica. Quanto ao amigo português,gostaria que ele fosse respeitado pois, todos os portugueses que já conhecí são muito educados e corteses.Abraços à todos.

  22. Se é verdade que a vantagem é reflexão interna de raios (concentração de energia) , o certo seria a maior parte da garrafa estar para FORA do telhado !!! E não o contrário.Temos que captar o máximo de energia externa e "transmiti-la" , para dentro. Talvez tenha faltado conceitos para o mecanico inventor.Mais bom senso tem o colega Eletricista Portugues!!

  23. Nós por cá tambem costumamos por umas coisas nas casas, para deixar entrar a luz do dia, chamam-se janelas.Mérito tinha esse inventor se a coisa funcionasse durante a noite.

  24. Electricista comentou:
    April 27th, 2008 at 8:02 pm
    Nós em Portugal temos uma solução muito mais simples e duradoura. Chamamos-lhe ‘telhas de vidro’. Têm o mesmo formato das outras telhas mas são feitas em vidro transparente. São ainda mais amigas do ambiente porque não é preciso andar a gastar água nem andar a usar os invólucros de plástico dos rolos fotográficos.

    HAHAHAHAHA…. Amigo, agora entendo o porque das piadas sobre portugueses.

  25. Assiste e achei muito interessante, quem na fazenda ou nas cidades pequenas que tem um quarto no fundo do quintal ou uma casa pobre no meio do sertão e não tem luz, é uma boa ideia e super barata. Valeu a creatividade. No interior do nordeste vi no lugar da telha uma garrafa deitada.
    Na Espanha a empresa Solatube vende umas peças que faz a mesma coisa, só que tem seu preço, tecnología luminarias solares. http://www.teclusol.com/dev/

  26. Ora Pois! Mas e se a garrafa cair na cabeça da velha que apareceu na matéria? Viva a telha de vidro!

  27. Muitos parabens para o inventor, da lampada de água, a sua aplicabilidade em climas mais frios terá de ser melhorada,em termos de isolamento termico e impermeabilização mas o principio é excelente. Já agora contribuo com a minha parte. Para fazer um aquecimento de água basta colocar um tubo de rega preto fininho em cada caleira do telhado, um tubo de grandes dimenções onde vão conectar todos os outros em baixo e um outro em cima, os tubos tem de entrar e sair em lados opostos. Entra água normal por baixo e sai água quente por cima. (Fico á espera que me digam que á noite a água está fria). Um abraço a todos.

  28. Qual o raio de iluminação de uma lâmpada feita com garrafa pet?

  29. Olá Pessoal !

    Vi que vários querem saber detalhes da instalação; bom encontrei no blog abaixo um tutorial completo de intalação de lâmpadas ecológicas de garrafa PET, ilustrado passo a passo. Pelo que vi, o efeito é muito bonito e ilumina mesmo!

    blogdoathaydes.blogspot.com

    Vlw!

  30. Jeitinho brasileiro, pena que o BRASIL não consegue se auto enxergar e se auto valorizar. Não precisamos IMPORTAR idéias, já temos as nossas.

  31. oi sou pedro da cidade de rincao-sp estou fazendo

    tcc sobre o assunto de energia renovaveis utillizando materiais reciclados estou surpreso pela qualidade dessa luz utilizando guarrafas pets

    alguem poderia me informar porque é utilizado a agua sanitaria se tem alguma subtançia que reflete a luz solar e a quantidade de energia eletri8ca que ela podera economizar muito obrigado espero resposta,boa noite a todos.

  32. Em primeiro lugar gostaria de lamentar o mau uso que tanto alguns brasileiros como um português deram com comentários do mais baixo nível denotando um completo desrespeito tanto pelo autor do blogue bem como pelo inventor das lâmpadas de água.

    Em segundo gostaria de congratular o homem da ideia. É sem dúvida alguma uma forma de iluminar e reciclar ao mesmo tempo, praticamente gratuita. Infelizmente essa ideia devido ao tipo de construção em Portugal é quase impraticável pois só funciona em barracas onde a telha esteja á vista para se poder furar e colocar a garrafa. No Brasil seu uso é mais abrangente pois existe muita construção sem tecto falso.

    Em vez de se discutir se o português é melhor ou o brasileiro superior, seria interessante tentar fazer algumas experiências com base na refracção e distribuição solar provocada pela lâmpada de água por forma a descobrirmos se a incidência indirecta do sol poderia ser transferida através da água e cloro e iluminar por exemplo a 10 metros do local da incidência solar. Seria também interessante verificar se o processo é somente fotovoltaico ou se é primeiramente fotoquímico. Tirando daqui algumas conclusões poder-se-ia pensar em tornar esta ideia mais ampla e recreadora comercialmente.

    Portanto deixemos-nos de comparações entre Brasileiros e portugueses pois normalmente quem tende para estes tipos de diálogos são pessoas que não conhecem nem um nem o outro pais e quer sejam portugueses quer sejam brasileiros não passam de uns ignorantes e foquemos-nos no tema que aqui foi levantado e que merece todo o respeito e louvor tanto por brasileiros como portugueses. E eu sou português.

  33. Bom às duas ideias é ótimo, mas fico com a da garrafa pet, pois com isso estamos tirando lixo das ruas, fazendo reaproveitamento daquilo que iriam para os aterros, rios e mares, e que agora tem um destino que é gerar energia limpa e de graça.

    A união faz a força, vamos deixar de criticar, todas as ideias podem ser aproveitadas, não podemos desprezar os outros.

  34. só quero comenta que esse é um assunto muito importante p o mundo e gostaria que as pessoas levassem mais a sério, para nossos filhos e netos possam viverem melhor.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Eduardo Hoffmann

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.