Desde o segundo semestre de 2008, os norte-americanos já recebiam nas lojas da marca, o novo Honda FCX Clarity, que usa hidrogênio como combustível. O sedã japonês é o primeiro veículo da marca movido à célula de combustível a entrar oficialmente no mercado consumidor. Apesar da inegável “cara de tiozão”, o Honda Clarity apresenta características tecnológicas de ponta, tanto no interior quanto nas suas linhas externas.
Quanto custa um Honda FCX Clarity?
Inicialmente, a versão comercial do FCX foi disponibilizada apenas para consumidores do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, Através de um plano de leasing de US$600 mensais (aproximadamente). Esta mensalidade já incluía a manutenção e o seguro contra colisões.
Vejamos: 600 dólares X 36 meses:
Cotação de Dezembro de 2007: R$1,80 (quando o modelo foi apresentado nos EUA)
600 x 36 x 1,80 = R$38.880,00
Cotação de novembro de 2015: (R$3,80)
600 x 36 x 3,80 = R$82.080,00
O valor ainda ficaria equivalente ao de um sedan de luxo, como Civic, Corolla, Cruize, Jetta ou Fusion no Brasil. Será que vai continuar com esse preço quando se vier pra cá?
Zero emissões de Poluentes
Segundo a American Honda, algumas unidades do Honda FCX Clarity já estavam sendo testadas em algumas cidades norte-americanas desde 2002 e, com os aperfeiçoamentos, o tiozão aí ficou 1.5 vezes mais econômico que os carros híbridos e até três vezes mais econômico que os veículos à gasolina.
Além do mais, ele foi o primeiro veículo a receber certificação do EPA (Environmental Protection Agency) e da CARB (California Air Resources Board), os dois mais importantes órgãos de proteção ambiental dos Estados Unidos.
Um carrão desses, com um consumo desses e com um preço desse parece até brincadeira. Em 2007, o tiozão Honda FCX Clarity já oferecia 127cv de potência, 435 km de autonomia e chegava à 160 km/h. Se não fossem os pneus e o plástico nos acabamentos e no motor ele poderia ser o primeiro carro livre de petróleo a entrar no mercado.
Porque todos os carros elétricos ou movidos à hidrogênio são tão feios?
Puxa! Quando será que essa maravilha vem para o Brasil? Estou cansada de andar de carro com culpa na consciência.Pois atá a pouco tempo este sonho era utópico, mas que agora é real, vamos torcer para que a tecnologia seja difundida e barateada para o mundo sem ser dificultada pelos "barões do petróleo".
Um abraço.
DESDE 2007 ESTOU DECIDIDO A ACESSAR ESTE CARRO OU IGUAL FONTE ENERGÉTICA, VIREI CLIENTE HONDA POR CAUSA DELE.