FIAT PALIO ELÉTRICO

Em agosto de 2006 a concessionária Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais) apresentou para seus funcionários o Fiat Palio Elétrico. O projeto do veículo é resultado de um parceria entre as concessionárias Itaipu Binacional e WKO (França) e a Fiat Automóveis.Segundo o engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig, Virgilio Almeida Medeiros, o automóvel custa U$ 25 mil e, se fosse produzido em escala, o valor cairia para U$ 15 mil. “Com 35 mil quilômetros rodados, a economia de combustível paga o investimento de aquisição do carro”, ressalta.
O veículo elétrico é abastecido na tomada. Com bateria totalmente carregada, o carro roda 120 km e, após completamente descarregada, são necessárias entre seis e oito horas para recarregar.
A bateria utilizada pelo Fiat Palio Elétrico tem um sistema que anula a toxicidade de seus componentes em caso de choque. Além disso, o carro elétrico não emite nenhum poluente nem ruídos.
“Além disso, um veículo moderno com cinco passageiros em uso urbano para se deslocar 100 km gasta R$ 9,00 (5 km / kWh) menos da metade do que a despesa com gasolina em um veículo convencional para o mesmo uso”, explicou Virgílio Medeiros.
A apresentação do Fiat Palio Elétrico foi ralizada juntamente com o seminário Tecnologia e Mercado de Veículos Elétricos. No evento, foram abordados e discutidos temas relativos às possibilidades de utilização, com identificação de nichos para atuação, do uso desses veículos na frota da Empresa e seus benefícios potenciais.
Fonte: www.cemig.com.br

Realmente é um projeto muito bom e felizmente está conclúido. Melhor ainda: está prontinho para ser comercializado no Brasil. Tirando o fator design, que é uma proposta completamente diferente, o Palio Elétrico perde feio para os MDI Cat’s.
Ainda tem gente que consegue ser contra os carros elétricos, com o argumento de que para gerar a energia necessária para carregar as baterias, teriam que poluir da mesma forma. Pelo jeito, estes seres pensantes (quem diria?) só conhecem as usinas termelétricas. Um dia ainda descobrirão as usinas hidelétricas e eólicas. Então relembro agora a pergunta que não quer calar: O que está impedindo de colocarem o Palio Elétrico no mercado? Minha opinião é que já sabem sobre os MDI Cat’s, e têm consciência de que será impossível, por muito tempo, desbancá-lo. Além disso, nosso querido governo arrecada muito mais ICMS sobre a gasolina do que sobre a eletricidade.
Boa sorte para nós.
A tecnologia já existe. Cabe a nós utilizá-la.

5 Comments on "FIAT PALIO ELÉTRICO"

  1. Se o Palio faz 120 km com uma bateria carregada, imagine quanto faria o fiat Mille, isso é que seria economia de energia, e preservação ambiental…

  2. Marcelo J. G. Melo ( | 26 de fevereiro de 2009 at 13:30 | Responder

    Já se passaram 40 anos e a humanidade colocou o homem na lua…

    Mas ela não aprendeu a armezenar energia elétrica suficiente para colocar em prática o uso do automóvel elétrico leve e com grande autonomia, faltou vontade política para patrocinar as pesquisas necessárias para a evolução das baterias, lamentável, nós pobres seres humanos temos ainda que respirar o terrível resultado da queima do óleo diesel, gasolina e do alcóol….

    Desvendamos os segredos do átomo para construir a bomba atômica mas não desvendamos os segredos do átomo para armazenas energia elétrica em baterias pequenas, leves e de rápida recarga. Somos inteligentes?

    Poluímos o ar que respiramos com a queima de combustível fóssil, fazemos muito barulho com esses mesmos motores…somos inteligentes?

    Já passou da hora o uso do automóvel elétrico!

    É preciso começar já, mesmo que seja apenas nas grandes cidades, seja onde for será benéfico para todos, pois não polui o ar, nem faz barulho. Somos inteligentes?

    Como evoluir algo que praticamente não sai do papel?

    Hoje poderíamos deixar o petróleo para um uso mais útil do que simplesmente sua queima tão nociva à vida no planeta….

    Alguém aí do alto; seja Deus ou um ser interplanetário poderia nos ajudar a finalmente ter uma bateria elétrica definitivamente viável?

    Somos muito mais estúpidos do que inteligentes…..

  3. que bom, e que venha logo esse palio eletrico. pois sou fa da marca.

  4. Reinaldo Miranda Rocha | 15 de junho de 2017 at 10:58 | Responder

    Gostei do projeto de ter um carro elétrica, teria que arruma uma solução para uma autonomia maior da bateria, com relação a bateria, ele poderia ser colocada em baixo do carro como no tesla, com benefícios na estabilidade do carro e ganho de espaço interno.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Motor S/A | Palio Weekend elétrica

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.