Os carros híbridos, também chamados de ULEV (Ultra Low Emission Vehicle), basicamente, são compostos por dois motores: um motor à combustão (seja à gasolina, álcool, GNV ou Diesel) e um elétrico. O objetivo principal desta fusão é a redução tanto no consumo de combustível como na emissão de poluentes.
Em vários países da Europa, assim como nos Estados Unidos e no Japão, a popularização deste tipo de veículo já é uma realidade. Para compensar o maior custo de produção, as montadores recebem incentivos fiscais na produção para viabilizar a venda em massa. Infelizmente, aqui no Brasil, parece não haver interesse neste tipo de incentivo, apesar de já termos alguns veículos de transporte público utilizando esta tecnologia e do Ford Fusion Híbrido já estar sendo comercializado. Ou seria justamente o contrário? interesses justamente pelo NÃO-incentivo… Apesar desta impressão, a exposição de vários modelos (de várias montadoras) no último Salão do Automóvel, em São Paulo, mostra que as montadoras estão direcionando seus esforços para este tipo de motorização como se fosse inevitável que, a médio prazo, a frota mundial assuma este padrão híbrido.
Além das nítidas vantagens de redução de consumo e de poluição, ainda há outras grande vantagens nos híbridos como o baixo nível de ruído e o fácil manuseio do veículo uma vez que, dependendo da aplicação, não há, sequer, a necessidade de troca de marchas.
Os dois motores de um carro híbrido se complementam quando o veículo está em movimento, aproveitando o máximo de cada um deles em diferentes situações de uso. Atualmente, existem três diferentes tipos de montagem:
- Ligação em Série: o motor à combustão nada mais é do que um gerador responsável por carregar as baterias que, por sua vez, alimentarão o motor elétrico, responsável pela tração do veículo
- Ligação em paralelo: o veículo poderá ser tracionado por um dos motores ou pelos dois ao mesmo tempo, complementando-se. Neste caso, o próprio motor elétrico é usado como gerador para carregar as baterias, funcionando inversamente.
- Série / Paralelo: Ambos os motores podem tracionar o veículo, individualmente ou em conjunto. Porém, nesta configuração, um gerador independente é utilizado para carregar as baterias.
O preço do Ford Fusion Hybrib, no Brasil, começa a partir de R$133.000,00 e vai subindo conforme os opcionais. De série, o modelo traz acessórios interessantes como tomada de 110V para carga de celulares e notebooks, por exemplo. Veja algumas fotos do modelo:
via: O Mecânico e Ford
Nilton, Sto. André: Gostei Muito dessa Novidade, e fiquei muito revoltado na questão do governo não estar dando insentivos fiscais, é bem a cara do nosso pais mesmo!! já é hora de mudar está politica de consumo,!!O governo põe o preço do combustível lá em cima e ainda dificulta as opções de fabricação de carros de baixo consumo, sem falar no mível de poluição não é??
pow o governo poderia a dar esse escentivo para ass motadoras e pelo bem do planeta
E uma safadesa esse nosso governo, multam e obrigam donos de terras em zonas rurais a plantar arvores para não prejudicar o meio ambiente, mas quando se tem a oportunidade de diminuir o monoxido de garbono do ar com a venda de veiculos hidrido o proprio governo dificulta. Para que as grandes empresas não tenham prejuisos. essas que realmente mandam neste nosso pais, pobre de valores morais e rico de valores naturais. até quando vamos aguenta.
Eu so não entendo que a grande expressividade da frota nacional são representadas pelos carros populares, e eles so apresentam carros de luxo de altos preços de consumo hibrido.
olha quem tem dinheiro ta pouco se lixando com consumo de combustivel!!!! pelo amor de deus traz um carro popular hibrido !!! É DISSO QUE NÓS BRASILEIROS PRECISAMOS!!!!
Ai governantes da uma mão zinha aê!!!!!
Com a Petrobrás embaixo do braço vocês querem o quê desse governo.
Enquanto votarem nesses canceres da sociedade estaremos sempre doentes, doentes de cultura, de saúde, etc..
Com a possibilidade de exploração do petróleo na camada pré-sal, não é conveniente para
alguns setores a entrada de carros hibridos baratos no Brasil.
Eu acho que o governo deveria dar esse incentivo principalmente pra taxistas e veículos de configuração urbana, pois a redução da poluição por monóxido de carbono e a redução da poluição sonora, por si só já justificaria esse incentivo. Imagina o bem que esses veículos fariam em cidades de grande porte.