Com suas amplas dimensões e desenho robusto, este crossover esportivo simboliza a descoberta do mundo a dois. Seu motor diesel biturbo de baixa cilindrada combina prazer de dirigir, alta performance e baixas emissões de CO2. Formas mais sensuais e naturais exploram uma tendência de veículos mais individuais, de apenas dois lugares, e o apelo de ser um veículo mais prático e funcional do que luxuoso e cheio de acessórios para encher o olhos.
O volante em couro cinza, os bancos dianteiros em carbono, típicos dos carros de corrida, e os pedais em alumínio reforçam o aspecto esportivo do CAPTUR.
Com seu assoalho forrado com três níveis de cordames, a traseira do veículo é uma área funcional:
A disposição dos cordames tensionados permite ter porta-objetos moduláveis. A leveza elástica da estrutura é um convite ao relaxamento. É uma nova proposta de conforto, uma nova forma de se sentar, como se fosse uma rede.
Por fim, o Renault CAPTUR brinca com a modularidade, oferecendo encostos articulados nas laterais do carro, criando dois verdadeiros assentos traseiros com cintos e apoios de cabeça. Assim, o CAPTUR pode acomodar quatro passageiros.
Motor-conceito:
Para atingir o objetivo de ser líder europeia em termos de emissões de CO2, a Renault se apoia principalmente em uma estratégia de downsizing. O motor 1.6 biturbo se encaixa perfeitamente nesta estratégia. Graças à introdução da superalimentação, ele entrega 160 cv de potência para uma cilindrada de 1.6 litro, ou seja, uma potência específica comparável a motores como o do Clio R.S., por exemplo.
Para melhorar ainda mais as suas performances, o Renault CAPTUR dispõe de um sistema inovador, que aumenta a tração em baixa velocidade. Quando uma das duas rodas motrizes perde aderência, o novíssimo diferencial mecânico autoblocante transmite todo ou parte do torque do motor disponível para a roda que tem mais aderência. Assim, a direção fica fluida nas estradas ou percursos escorregadios.
O Renault CAPTUR também está inaugurando o Visio-system, um recurso inovador que inclui uma câmera frontal no alto do parabrisa, associada aos dispositivos de auxílio à condução. Esta nova tecnologia insere imagens computadorizadas à projeção da estrada transmitida pelo monitor central. É a mesma técnica da realidade aumentada, que visa a complementar a percepção do mundo real, incluindo elementos fictícios. Este sistema permite uma condução mais tranquila, unindo segurança e conforto.
Veja mais fotos do carro conceito Renault Captur:
fonte: Renault
Faça o primeiro comentário no artigo "Captur – o novo conceito de design da Renault"