Calma, não é o recorde supremo, mas é significativo para um modelo elétrico de produção em série. O Audi R8 e-tron é a versão elétrica do superesportivo alemão a acaba de percorrer o circuito Nordschleife, a configuração mais longa do circuito de Nürburgring, em 8:09,099 minutos. O recorde de todos os elétricos ainda é da Toyota com 7:47,794 minutos, mas a Audi afirma ter o direito de se gabar pela volta mais rápida com um modelo de produção em série, enquanto a Toyota utilizou um protótipo.
Mas é interessante notar que o veículo usado na prova não é exatamente o mesmo que irá ao mercado em breve. A assessoria de imprensa da Audi informou em nota que o modelo comercial terá a velocidade limitada eletronicamente em 200 km/h, enquanto o veículo que estabeleceu o recorde não estava equipado com o limitador, o que permitiu que o veículo chegasse a 250 km/h. O modelo que estava com o limitador fez o percurso em 8:26,096 minutos.
Audi R8: e-tron versus V8 e V10
Para efeitos de comparação, o Audi R8 V10 (diesel) fez o mesmo percurso em 7:44 em 2009, e o R8 V8 (gasolina) completou em 8:04, em 2007.
A versão e-tron do Audi R8 é equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo. Ambos os motores produzem potência de 280kW, equivalente a 375hp. A diferença básica é que em motores elétricos o torque máximo é atingido praticamente a partir de quando o carro está parado. Segundo a Audi, esta potência é aumentada quase 5 vezes na partida pois a potência é direcionada para as rodas traseiras, aumentando a eficiêcia.
O carro pesa 1.780 kg, incluindo as baterias de lítio-íon que oferecem uma autonomia de até cerca de 215 km. A montadora também divulgou que o R8 e-tron faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e, como mencionado anteriormente, uma velocidade máxima de 200 km/h no modelo de produção.
Veja as fotos do Audi R8 e-tron em Nürburgring:
Fonte: Carscoop
Comente este artigo