Estivemos presentes na edição do Salão do Automóvel 2010 onde observamos poucas novidades no segmento. As marcas já tradicionais no Brasil como Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen, os franceses Renault, Peugeot e Citroën não apresentaram nada que pudesse supreender como novidade ou, ao menos, despertar maior interesse deste que vos escreve. Ou eram carros que já conhecemos (com pequenas variações) ou supercarros fora da realidade de qualquer estrada brasilera.
As luxuosas marcas européias como Mercedes-Benz, Jaguar, Porsche, Aston Martin, Ferrari, Maserati, Bentley e Bugatti tratavam seus modelos expostos como deuses: ninguém pode chegar muito perto e os “sacerdotes” não falam com ninguém. BMW, Audi, Volvo, Mini e a japonesa Mitsubishi também chegaram apresentando mais do mesmo. Porém Toyota e Nissan e Honda trouxeram suas propostas de veículos com emissões zero e os chineses… Bem, os carros chineses querem o mercado brasileiro. Definitivamente.
CARROS CONCEITO
Com exceção do Fiat Mio, um carro conceito idealizado por milhões de “internautas” ao redor do mundo, e que pode vir a ser produzido em série, nenhuma montadora trouxe reais atrativos. Até (a maioria dos) shows dos estandes estavam mais interessantes que os próprios carros expostos.
Hyundai, BMW, Renault e Ford também apresentaram alguns conceitos para o futuro:
EMISSÕES ZERO
A Toyota apresentou o FT-EV: conceito compacto e 100% elétrico com autonomia de 1h30min, que pode ser carregado em uma tomada caseira de 220V.
A Nissan mostrou o Leaf: modelo 100% elétrico que já é vendido nos Estados Unidos sob lista de espera de produção, tamanha a procura pelo modelo de US$26.000.
Já a Honda, expôs o FCX Clarity, movido 100% a hidrogênio, que mostramos aqui no Motor S/A em 2007. O modelo já é vendido em alguns pontos dos EUA com grandes vantagens financeiras para os compradores.
Já os coreanos Hyundai, Kia e Ssangyong mostraram que chegaram ao Brasil como opção de alta qualidade para os luxuosos europeus, porém também sem novidades que já não pudéssemos estar esperando.
OS CHINESES
Este foi, sem dúvida, o Salão do Automóvel Chinês. Tanto na apresentação de novidades quanto na atenção prestada pelos promotores aos visitantes os carros chineses. Dentre as opções chinesas que entram na disputa pelo mercado brasileiro, as que mais chamaram minha atenção foram a Jianghuai Automobile Co (JAC), Chery e Haima. Todos com modelos completos em diferentes versões: compactos, sedans, SUVs, etc.
Mesmo com a incidência de taxas de importação de 35%, eles querem competir em igualdade de condições com os tradicionais brasileiros, tanto em preço quanto em qualidade e assistência. Segundo especialistas do setor o a qualidade dos carros chineses deve evoluir muito mais rápido que todas as outras.
O país que começou a exportar em 2000 já envia seus veículos para todos os continentes e, da mesma forma que os coreanos consolidaram sua qualidade em pouco tempo, os chineses devem se equiparar às demais em muito menos tempo. Convenhamos: se não fosse o preconceito sobre a qualidade de produtos chineses eles “desbancariam” fácil nossos tradicionais produtos produzidos por aqui.
Claro que não faltaram os “chineses imitadores”. O que você acha destes Mini genéricos?
E você, o que achou do Salão do Automóvel 2010? Comente!
chineses imitadores?
imitadores somos os brasileiros que fazem carros dos outros e não tem uma marca de carro.
Quando a industria "nacional" tiver competição de fato, vão investir em ´tecnologia e outros requisitos. Por enquanto estamos comprando carroças