Antes de colocar a família ou os amigos dentro do carro, pegar a estrada e fugir dos grandes centros urbanos para descansar, comemorar festas de fim de ano ou carnaval, o motorista responsável deve, em primeiro lugar, deixar a preguiça de lado e encostar seu carro em uma oficina mecânica para fazer uma revisão completa.
Segundo o engenheiro mecânico Rubens Venosa, entrevistado por Marcelo Monegato do Diário do Grande ABC, a checagem vai além de averiguar o estado dos pneus, o nível do óleo do motor e da água do radiador. Deve-se, antes de tudo, rever os itens de segurança e os que podem provocar uma pane.
PNEUS
O primeiro ponto a ser vistoriado são os pneus. Além dos necessários alinhamento e balanceamento, é importante que se analise o estado de conservação e a calibragem correta, verificando a indicação do fabricante para veículos com ou sem carga. “Por causa da época de chuvas, os pneus precisam estar em perfeitas condições de uso”, explica Venosa.
FREIOS
O sistema de freios também é fundamental. Pastilhas, discos, lonas e tambores não podem apresentar sinais de desgaste excessivo. É preciso uma atenção especial com os fluidos e possíveis vazamentos.
ITENS DE SEGURANÇA
Extintor de incêndio, caixa de direção, suspensão e parte elétrica, como pisca-piscas, lanternas, luz de freio e farol baixo também devem estar inclusos na revisão do carro, assim como o funcionamento e disposição dos cintos de segurança dianteiros e traseiros. “Hoje, o não funcionamento correto de um dos itens de segurança é passível de multa”, alerta Venosa.
REVISÃO DO MOTOR
No momento da revisão, o motor é um caso à parte. Devido ao forte calor neste período do ano, problemas de superaquecimento são comuns, principalmente na subida das serras.
Para evitar ficar parado na estrada, Venosa pede bastante atenção a alguns equipamentos, como ventoinha, mangueiras, radiador e bomba-d’água.
As correias do motor, principalmente a dentada, precisam estar em dia. “Ruídos estranhos durante o funcionamento do veículo podem indicar a necessidade da troca”, diz Venosa, alertando para o fato de que a correia dentada deve ser trocada após 50 mil quilômetros ou cinco anos.
Gostaria de saber pq meu celta embola as vzs quando ta frio,e as vzs n,é como se a bomba de gasolina estivesse fraca,fiz o teste e n é,troque filtro de gasolina,fiz limpeza de bico e continua,alguem pode me tirar essa duvida?
meu gol bolinha da um estalo no lado dianteiro direito quando ha uma freada,qdo acelero ou viro todo o jogo sendo q troquei todas as borrachas,amortecedor e revisei todos os agregados da suspensao.
desde ja agradeço!
Jackson
Este sintoma, geralmente, é ocasionado por folgas no sistema de direção. Verifique componentes como terminais e pivôs, assim como a própria caixa de direção. O problema pode estar ali.
Observei que na ilustração usaram um motor que usa correia dentada… mas eu tenho um Fiesta 2007 Roncam e fiquei na duvida pois meu motor é diferente deste da ilustração
Olá Felipe.
De fato, o motor Zetec utilizam corrente, ao invés da correia dentada, semelhante aos antigos motores CHT, que é um sistema bem mais durável.
Mesmo assim, é uma boa idéia verificar o estado da corrente e, principalmente, dos tensionadores periodicamente.
mas nao tem como verivicar sem abrir
aconteceu o mesmo com o meu celta, procurei um mecânica e ele me disse que isso é "normal" no tempo frio e me recomendou usar gasolina neste tempo, no meu caso deu certo!!!