True3D: mapa da GPS no para-brisa

Nesta imagem vejos o "cabo virtual" vermelho que é projetado indicando que o motorista deve dobrar à direitaNesta imagem vejos o "cabo virtual" vermelho que é projetado indicando que o motorista deve dobrar à direita

Se os tradicionais modelos de GPS encontrados no mercado ainda oferecem risco de distração ao motorista que pode olhar para a o mapa na telinha enquanto deveria estar atento à estrada,  a empresa Making Virtual Solid resolveu implementar o sistema de geolocalização no próprio para-brisa, projetado em 3D.

Nesta imagem vejos o "cabo virtual" vermelho que é projetado indicando que o motorista deve dobrar à direita

Nesta imagem, veja o "cabo virtual" vermelho que é projetado indicando que o motorista deve dobrar à direita.

O sistema faz lembrar alguns jogos de vídeo game onde uma seta indica o caminho a seguir. Batizada como True3D, a invenção utiliza um “cabo virtual” vermelho que indica o caminho pela estrada. A imagem abaixo demonstra o funcionamento:

Além dos vídeo games, essa novidade também faz lembrar o HUD (Head Up Display), instrumento implementado nos aviões de guerra após a Primeira Guerra Mundial que fornece informações visuais ao piloto sem que ele tire o olho do alvo.

Esta solução só funcionou até o final da Segunda Guerra Mundial, quando lançaram  os aviões de caça impulsionados por motores à jato, que eram tão rápidos que deixavam o HUD comendo poeira.

Aqui o HUD - Head Up Display - de um F/A-18 CAqui, a seta virtual do True3D

Na imagem da esquerda, vemos o HUD em umF/A-18 C e na direita, a seta do True3D.

Além da rota, o GPS True3D também mostra informações sobre velocidade, estações de rádio e indica pontos especiais da estrada. No exemplo da fabricante, notamos que logo passaremos por uma cafeteria Starbucks e um posto de gasolina Shell.

Starbucks logo a frente!

Sem previsão de lançamento ao mercado restam dúvidas sobre a implementação do sistema em carros comuns e também sobre a regularidade diante das legislações de trânsito. Enquanto resolvem estes problemas, podemos assistir um teste real divulgado pela Making Virtual Solid:

3 Comments on "True3D: mapa da GPS no para-brisa"

  1. uma otima invenção espero que seja projetado para todo tipo veiculo!

  2. Deveriam usar esta tecnologia para colocar a velocidade do carro no parabrisa, porque com tanto radar, toda hora precisamos olhar para o velocímetro para não ultrapassarmos o limite e isso é perigoso.

  3. A segurança do motorista e dos passageiros que ali estão com ele é essencial. Usar a tecnologia para melhorar o sistema de GPS e evitar acidentes enquanto olha-se para ele a fim de ver a rota, é muito importante. Porém, é importante também que não faça vinculações com outras tecnologias, tais como TV digital (atualmente os GPS possuem).

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*