Gol bolinha acelera sozinho.

Recentemente, os anos de experiência no ramo automotivo, me trouxeram uma agradável constatação: as pessoas confiam na minha opinião. Há poucos dias conversava via MSN com uma pessoa que queria trocar de carro. Eu só sabia que o carro atual era um Gol “bolinha”. A pessoa queria trocar de carro pois ninguém conseguia eliminar o problema que o carro tinha, de ficar acelerando sozinho. A partir deste ponto, o diálogo foi:
Eu: – Seu Gol é ano 96.
Amigo: – Como você adivinhou?
Eu: – Esse é um problema característico de atuador de marcha lenta ou do sensor de posição da borboleta em sistemas de injeção eletrônica “single-point”. Até 95 o Gol 1000 era o quadrado, logo, não era o “bolinha”. E, em 97, a VW já lançou o Gol Mi (multi-point), logo, deduzi que seu Gol é ano 96.
Amigo: – Impressionante. Então por qual carro você recomenda que eu troque?
Eu: – Qualquer um que seu mecânico conheça bem, porque este problema do seu gol, nem é tão caro de arrumar, nem tão difícil de diagnosticar.

Moral da história: Não existe carro que não apresentará nunca algum problema. E como diz o ditado, “você não precisa saber, mas deve conhecer alguém que saiba.”
Por isso, tão importante quanto escolher o carro certo pra você, é escolher o mecânico que cuidará do seu carro. Ou você só leva o carro na oficina quando ele pára de funcionar?

89 Comments on "Gol bolinha acelera sozinho."

  1. Eu tenho um GOL GLI 1.8 96 que está com esse problema, não aguento mais, por que já levei em muitos mecânicos e ninguém resolve o problema. Ele fica acelerando de 2000 à 3000 RPM e isso me deixa muito irritado. Eu vou seguir o conselho, levarei no mecânico e mandarei que ele cheque o atuador da marcha lenta.

    Se puder me ajudar com mais dicas, eu ficarei muito grato.

    Gilberto

    • ola, vc consegui resolver esse problema pois o meu gol esta com o mesmo problema.. grato

      • ainda nao

        • Bom… Também tenho um gol do mesmo ano 96 e estava acontecendo o mesmo, foi trocado no meu carro : sesnsor da posição da borboleta, atuador da narcha lenta, fora os kits da injeção como juntas e algumas mangueiras que são ligadas ao corpo da injeção. Pos não adianata sair trocando tudo se o problemado seu carro for por exemplo uma entrada falsa de ar, o problema foi resolvido e o carro funciona perfeitamente.

      • ola meu eu tenho tbm um gol que estava com este problema. tinha trocado tudo que era
        nesta areia. passei quase tries anos gastando
        com mecênico ja estava au ponto de desfazer do carro po sorte um mecênico tirou o defeito
        era uma junta do tbi

    • Ola amigo eu tambem tenho um gol 96 1.6, ele acelera sozinho quando troco de marcha. já troquei tudu o que o mecanico pediu mas nada até agora, já levei em varios mecanicos e ninguem sabe o que esta acontecendo. gostaria de saber se vc já conseguiu arrumar o seu.

    • O meu gol e ap 1,8 ele ficava acelerando demais ai levei em um mecanico e axo o poblema era censsor de lenta q estava queimado ai foi trocado fico bom pra caramba nao deo mais poblema ate hoje

  2. ola, tambem tenho um gol 96 ,1.6 e ele acelera sozinho ,, já troquei o atuador da marcha lenta mais ele continua acelerando …ps. o autuador é um VDO e o velho é um maguinet mirelle o VDO TEM UM NUMERO 00801r e o velho é BO 801A1346 SERÁ esse o problema ..ficarei grato pela resposta

  3. Troca o corpo de borboleta e o sensor de macha lenta, verifica as conexões e o sensor de pressão map. isso resolve, com essa revisão meu veiculo ficou redondinho.

  4. Vejo que esse problema é comum no Gol 96, pois, tenho um GLI 1.8 que além de acelarar ele também faz cortes de funcionamento, ou seja, ele fica como se estivesse engasgando e, muitas das vezes dá um cheiro forte de gasolina, outra coisa, o consumo aumentou significativamente. Assim como muitos de vocês, eu troquei varios e vários componentes, inclusive a central e p minha decepção NÃO RESOLVEU NADA…

    • Vejo que esse problema é comum no Gol 96, pois, tenho um GLI 1.8 que além de acelarar ele também faz cortes de funcionamento, ou seja, ele fica como se estivesse engasgando e, muitas das vezes dá um cheiro forte de gasolina, outra coisa, o consumo aumentou significativamente. Assim como muitos de vocês, eu troquei varios e vários componentes, inclusive a central e p minha decepção NÃO RESOLVEU NADA…mesma coisa com meu carro com resolver já trocou tudo e nada.

  5. meu gol 1.6 96 tem o mesmo problema DESPARA A ACELERACAO ja troquei quase todos sensores eeee NADA?

    • resolveu seu problema????

    • primeiramente, nao saia trocando sensores e atuador de lenta pois o atuador só faz quando recebe informaçao do modulo,procure por mangueiras de fluxo de ar e tambem nao podemos esquecer do hidrovacuo talvez seja isto depois de revisado estes componentes parte para outros até chegar no ponto com problema.

  6. tenho um GOL MI 1997, motor 8V AT, de uns dias para cá também está com esse problema, troque até de gasolina, passei usar a supra da BR, melhorou por uns dias depois começou novamente, fora que depois de acelerado se desligo o carro e afoga….se alguém puder dar uma dica..pois os mecanicos da minha cidade são todos picaretas…….vlw

  7. tenho m gol 16v ano 2000 ele esta mantendo a rotação muito alta

  8. Amigos. Eu tenho um gol bola 2004 Special Extreme(com ar)4 bicos, que começou primeiro a "oscilar a aceleração) e depois, qdo o carro esfria, só pega quando se tira a flauta da injeção bate na chave e se coloca novamente durante o processo.
    Levei ele numa oficina "mais ou menos especializada", fiz limpeza de bicos, checkup, passou captor(sensor)e aí o carro teve uma melhora na hora mas depois de um tempo voltou o problema.
    Voltei lá e o mecânico disse que o defeito era no corpo da borboleta(que acusou no captor). Troquei a peça e passou-se o captor zerando a memória do módulo, e novamente o carro saiu de lá bem e depois voltou a ficar a mesma coisa. Após isso voltei la umas 3 vezes e o dono da oficina chegou a conclusão comigo que o defeito não era o corpo da borboleta, já que o mesmo funciona da mesma forma do velho. Ele ficou com a peça e me restituiu o dinheiro, reconecendo o erro.
    Daí fazendo pesquisas na internet, percebo que o defeito pode estar em componentes que devem ser rigorosamente analisados por pessoas q conhecem como: sensor da temperatura do motor, sensor Map, sensor de rotação, atuador de marcha lenta, analisar se o alternador está gerando normal(nem acima nem abaixo), se o módulo está sendo bem alimentado, e por ultimo se o problema está no módulo(o q acho pouco provável, já que apos resetar a memória o carro funciona bem uns tempos, mostrando que o adaptador do módulo trabalha bem para corrigir o problema, mas que só consegue isso por um tempo).
    Tb entrada de ar deve ser verificada. Ao desmontar a tampa de alumínio do meu coletor de admissão, descobrir que o primeiro parafuso está partido(e o mecanico ficou calado), logo, a junta está queimada e isso é claro pode estar influenciando no funcionamento, já que o sensor Map é que capta a pressão de lá.
    Enfim amigos, não entreguem seu carro a qualquer pessoa ou oficina só pq é mais barata, procure um profissional gabaritado e sincero, tipo daqueles que dizem: olha amigo, não enconrei o defeito do seu carro de forma alguma, e ja usei tds os recursos possíveis. Senão, vão ate querer abrir o seu motor alegando coisas q não sabem.
    Pra vcs terem uma idéia, moro em Salvador e descobri q tem um cara especializado em Sto. Antônio de Jesus que resolveu um problema do Vectra do meu parente similar ao meu e nem pagou caro. Ele me deu ótimas referencias do cara e conversou meu problema com ele. Ele disse q eu poderia levar o carro, e caso ele não resolvesse que não me cobraria o serviço e ainda me pagaria a gasolina que eu gastasse até lá. Por aí vcs veem a diferença de quem conhece para quem é curioso e aventura mecher nos carros sem saber o q é.
    Abs.

  9. GENTE FACIL ISSO PARA RESOLVER E SÓ VC TROCAR O HIDROVACUO E PRONTO. TIRE A MANGUEIRA DELE E TAMPE O BURACO COM O DEDO VCS VÃO VER QUE VAI PARAR DE OSCILAR.

  10. O MEU GOL 96 ESTAVA COM MESMO PROBLEMA, O MECANICO FEZ UMA LIMPEZA DE BICO E REGULAGEM DO SENSOR DE POSICAO DE BORBOLETA E O CARRO MELHOROU, ELE AGORA DEPOIS DE 4 MESES ELE ESTA COMEÇANDO A FICAR ACELERADO EM MARCHA LENTA…….VOU VOLTAR LA PARA VER O QUE É.

  11. tambem tenho um gol 97 ele estar acererando sozinho ja gastei muito dinheiro e mecanico nenhum consegue resolver socorrrroooooo não aguento mas gastar dinnheiro

  12. meu gol tmb depois de ter acelerado atras de um vagabundo de um motobosta q chutou meu retrovisor ele fikou com a lenta doida eu ligo o carro vai bem ate esquentar ,ai se eu desligo e ligo de novo fika quase morrendo ai depois morre ,ligo de novo fika normalizado mas isso e toda hora q eu desligo e ligo

  13. tbm tenho um gol gola 96
    isso acontece quado ligo meu carro sem esperar a luz da injeção eletronica apagar

  14. Meu gol 95 ap 1.8 estavá oscilando a marcha lenta as vezes não chegava nem a 1000 rpm, enfim chegava a morrer, enfim não quis levar em mecanico arrisquei troquei o atuador de marcha lenta, resolveu o problema como tinha comprado o sensor da borboleta novo resolvi retirar o antigo e colocar o novo, pronto agora aceleração fica em 2000 rpm, volto antigo o carro fica ok, e o novo é original magnet marreli que coisa, tenho que ficar rodando com o antigo, será que a qualidade dos sensores novos e duvidoso e também o antigo envia um nivél de tensão diferente do novo então se já trocou tudo e não funciona mantém o atuador de marcha lenta novo e vá num ferro velho e consiga um sensor da borboleta do ano de fabricação 95, depois vc´s comentam fiz o teste com o sensor antigo que estava no carro o carro fica ok, coloquei o novo o carro fica aceleredo fui no ferro velho coloquei um usado da linha 95 novamente carro fica ok, se é conhecidência não sei mas resolveu o meu problema ninguém resolveu nem resetando central, nem a mecanica também, o que resolveu foi colocar sensor do ano de fabricação. nossa que coisa. ( sensores novos duvidosos)

  15. tenho um gol 97 ap 1.8 quando eu acelero ele corta a iguiniçao e nao pega mais eu ja tirei o alarmi troquei a bomba de gas. já fiz toda parte de injeçao eo problema continua SÓ pega quando eu tiro o rele da bomba de gas e coloco de novo mas morre em seguida ALGUEM PODE ME AJUDAR

    • O meu apresenta este mesmo problema,só pega sem o rele da bomba,quando acelerado ao desligar não pega,as vezes até fica normal,mas após alguns kms volta.
      Alguém com a resposta?

  16. jose elenildo da silva | 9 de dezembro de 2013 at 15:16 | Responder

    ola amigo meu carro e um gol 96 ap ele acelera em vez equanto vc poderia falar o que posa esr eu nao troquei o atuador de macha lenta nao e nen o di borboleta mim de uma dica amigo.

  17. tenho um gol 96 so fica acelerado ja troquei tudo no sistema de injecao e nada estou deszistindo deste carro

  18. Interessante esse artigo, vi que há um problema comum em vários modelos Gol, gostaria que me respondesse quanto a este mesmo problema no Corsa Joy 2004/2005 (modelo montana), com 105.000 kms.

  19. Caros o meu Gol 96i 1000 tem esse incomodo, mas já me disseram que é ajunte da central, no meu só acontece quando ligo de manhã ou após umas 2 a 3 horas desligado. Ao ligar pega normal após rodar uns 500 metros ao reduzir para troca de macha ele acelera a 3000 e enquanto eu não parar por uns 20 segundos, parece ler o sensor da roda ele não estabiliza, estabilizou sem problema não acelera mais até que se desligue por algumas horas. Uma vez fiz um teste, logo na partida acelerei por uns 40 segundo a 2500 rpm, e como ele sempre faz esse incomodo desta vez não acelerou. Tenho esse gol a 12anos mesmo feito o motor completo neste período sempre teve essa aceleração. Uns dizem que tem correção na central para isso.

  20. acho que o gol nao presta mesmo

  21. Boa note!!
    Estou com dois problemas.
    Tenho gol mi 8v 98, meu carro acelera sozinho quando do re ou acelero e paro ele muito rapido.
    Outro problema, quando acelero e tiro o pe do acelerador ele da uns pipoco, em velocidade mais alta ele tambem da um pipoco ao tira um pouquinho o pe do acelerador.

  22. Meu gol 97 1.0 mi at está perdendo força quando acelero em uma troca de marcha principalmente quando ele está quente mais em seguida ele recupera, o problema é que eu perco desempenho. Você pode me ajudar?

  23. tenho um bolinha tsi acelerando sozinho fico p da vida ja gastei muito troquei ate cabeçote e nada me ajudem gosto do meu carro e nao quero vende-lo abraços

  24. gaspar anselmo dos santos | 22 de março de 2015 at 14:57 | Responder

    tenho um gol bol 96,1.6.
    Estou com um probrema na perte de iguiniçao gue esta me tirando a paciensia. e o seguinte[ guando estou em uma subida bem asselerado em teceira macha ele comesa a perder potencia ou aceleraçao,ai tenho gui valtar uma segunda ou primeira para ele guanhar aceleraçao denovo ,ja levei em varios mecanicos ,fez o gui mandarao ,troguei a bonba,o sensor da borboleta;mas nao adiantou o gui eu faso .

    • Gaspar.
      Aparentemente, os mecânicos que você consultou não avaliaram todas as possibilidades e parece que seu Gol está com baixa vazão de combustível.
      Mas existem vários outros problemas que podem estar causando este sintoma.
      Antes de sair trocando peças, é recomendado que o seu mecânico faça o “scaneamento” da injeção eletrônica, com o equipamento adequado.

  25. boa noite,
    tenho um gol 1.6 mi 97, ele oscila em marcha lenta, e tbm quando vou esticar uma marcha ele encabeça, e depois vai de uma vez, ja foi trocado tudo que o mecanico falou, no scanner esta com os parametros tudo certo, so o map que esta com a pressão positiva no maximo, ele falou que deve ser cabeçote, o ascento da valvula esta deixando passar pressão pro coletor, ele mediu compressão dos cilindros tres estão dando 14bar e um 12bar, estou com duvida não quero abrir o motor atoa, estou desconfiado de modulo, por favor me ajudem, ja gastei muito e não quero gastar mais sem que seja pra resolver

  26. o meu carro anda bem mas quando piso na embreage e no freio nas lombadas ele morre ja levei em varios mecanicos ja castei um absurdo, agora eu mesmo estou pensando em trocar o regulador de pressão do combustivel e se não dar certo vou trcar tam bem o rele temporisador vou ver se da serto.

  27. Olá boa noite.. comprei um escort 1989 motor ap 1.6 alcool, o carburador é da brosol corpo duplo..

    Mas acontece que quando eu ligo ele.. ele não quer regular e funcionar na marcha lenta.. tem que ficar acelerando se não o carro morre.. e quando o motor esquenta, ele funciona a lenta, mas ele fica acelerando sozinho em alta rotação.. sem ninguem acelerar.. oque será que pod ser? me indicaram arrumar o carburador, mas aqui na minha cidade custa R$ 600,00.. o senhor aconselha eu arrumar ele mesmo? ou tentar alguma outra coisa? Valeu..

    Abraços, a

  28. parati mi 1997 problema intermitente funcionando normalmente e do nada ela apaga, ja troquei rotor, cabo de vela, bobina, limpeza nos bicos, bomba de gasolina,limpou tbi, cortou o alarme e nada

    • esta certo que a pergunta é antiga, mas a titulo de pesquisa, tive este problema e o sensor map, aquele que fica no pé do distribuidor estava com uma pequena trinca, ou seja, carro morria e pegava quando queria, troquei o sensor e problema resolvido, detalhe, eu mesmo descobrir o defeito, pois os mecânicos ja queriam sair trocando peças.

  29. Dina Aparecida de Assis | 27 de setembro de 2015 at 11:51 | Responder

    Tenho um gol 95 que está com o seguinte problema,tem horas quando dou a partida ele não pega,e tem horas que ele apaga de vez.J á levei no meu mecânico de confiança e já trocou de tudo,até o módulo de central mas não era.Levei a outro mecanico e ele colocou uma peça parar fazer o teste.e ela e parte da injeção eletrônica .Pesquisando pela net vi ser um kit de injeção eletronica parece que está sendo resolvido meu problema pois quando aconteece do carro apagar na rua dá vontade de jogá-lo no lixo.Já gastei muito com essa brincadeira.

  30. Tenho um gol 95 bolinha com ingessão eletrônica de um bico com problemas semelhantes ao que li nesta página. Já troquei sensor Map e de posição da borboleta. Agora Ele pega mas fica acelerado. O que fazer? Afinal quem verifica esse assunto, o mecânico ou o eletricista?

  31. Tenho um gol cli 1.6 ap.ele tava com esse problema de aceleraçao.já tinha trocado tudo no meu carro e nao resolvia o problema,nenhum mecanico descobriu o problema do meu carro.eu descobrir olhando na internet,o problema era os relés da injeçao e da bomba que fica abaixo do porta luvas no lado do passageiro.troquei os reles e o problema foi resolvido

    • Boa tarde!

      Tenho uma parati motor ap 1.6 ano 96 e acontece o mesmo problema de aceleração agora deu pra morrer em quebra molas ou cruzamentos. Já tive problemas na partida onde o carro não pegava de jeito nenhum vou fazer o mesmo que vc trocar o relê e fazer o teste.

  32. Hola pessoal tenho un Gol 1.6 1997 eli e de cuatro bicos o meu problema e cuando eu vou dar a partida eli demora muito pra pegar o q sera o problema ??

    • Cesar.
      É impossível lhe dizer qual é o problema e, pela sua descrição, a lista de possíveis causas é enorme.
      Possivelmente, uma limpeza do sistema de injeção pode ajudar e uma verificação com scanner deve encontrar alguma anomalia, caso exista.

  33. Tenho um gol bola 95 8v 1000 i – motor AE (também conhecido por CHT). Ele tinha esse problema. Troquei as velas, cabos de velas, rotor, tampa do distribuidor, fiz limpeza na TBI, bico injetor, troquei o motor de passo (também conhecido por atuador de marcha lenta) e troquei todas as mangueiras, troquei filtro de ar, fiz descarbonização com motor hiper flush corretivo, foi escoado todo oleo sujo, foi limpo o cabeçote com descarbonizante motor max flush, foi regulado as valvulas, trocado o filtro de óleo e foi limpo o carter e trocado filtro de óleo. Colocamos novo oleo 20W-50. O carro ficou parecendo zero. Não falha, não engasga, pega na primeira tentativa (bateu pegou !). Só fltou retificar o cabeçote e trocar junta e os vedadores de válvula (Essa é a próxima etapa que vou fazer – Vai aumentar a compressão e com isso vai ter mais arrancada e força) Meu carro tinha sido condenado a uma retífica completa, por alguns mecânicos picaretas !

  34. Meu gol queimou o sensor do corpo da borboleta ,e ele ta so acelerado e o mecanico disse pra trocar o corpo da borboleta , so q ele me recomendo por original e a pesça sai por 600 reais originao , sera q e essa faicha de preço realmente ?

    • Olá Maicon
      Recomendo entrar em contato com o concessionário VW mais próximo para consultar o preço e confrontar com o orçamento do seu mecânico.
      Não esqueça que o valor da peça não inclui a mão de obra de instalação e regulagem.

  35. Pessoal estou enlouquecendo aqui!.. meu gol 1.0 8v 97 ta com um problema que nao consigo resolver ja levei em varios mecanicos e ninguem resolve.
    Comprei o carro do meu irmao, e senti que estava falhando e perdendo pouco de potencia quando acelerava ate o final p poder ganhar potencia na ultrapassagem ai oque fiz foi encher o tanque do carro e colocar aqueles aditivos p limpeza de bico mas foi um atraso de vida o carro desandou e perde potencia direto qdo preciso pisar no acelerador.. ja tirei toda a gasolina do tanque troquei sonda lambida troquei sensor da temperatura mandei limpar bico injetor e troquei relê temporizador da bomba troquei vela e o carro.ainda perde potencia .. só quando eu desligo a chave e torno a ligar novamente com o carro movimento ai o defeito some e torna a falhar depois de uns 5 minutos andando mesmo relado no acelerador nao sei oque fazer mais!! Alguem pode me ajudar ????

  36. Seguinte estou com um gol 1.6 ano 97 com problema na oscilação da lenta, passei o carro no scanner e acusou o sensor posição borboleta a principio foi trocado esse sensor e apagou a falha, mas um dia depois voltou a acusar, trocams o sensor denovo e naoi apaga a falha, ja foi verificado tudo no sistema do carro e nao se sabe mais o q fazer. sera q vc pode me ajudar?

    • Bom dia!

      Tenta resetar o modulo. A forma mais simples é vc tirar o cabo positivo da bateria e encostar no negativo e a segurar por 20 segundos.

      Outra forma e vc pisar no freio sem pisar na embreagem. Deixa morrer e depois vira a chave e espera o ponteiro subir aí depois dar a partida.

      Trocar o relê de partida.

  37. Verifique também:
    entrada falsa de ar no coletor de admissão e na junta do tbi
    alimentação da centralina
    potenciômetro do acelerador
    velas incorretas
    sensor rall
    sincronismo da correia sincronizadora
    também, se não há nenhum componente da UC danificado, pois é ela que é responsável pelo controle da marcha lenta com base em cálculos enviados pelos sensores
    fica dica… motores ap 1.6 1.8 ano 96 e 97

  38. Boa noite
    Tenho uma parati g3,ano 2000,motor AP 1.6,a gasolina e GNV,ela está apresentando defeito na aceleração,oscila bastante as vezes mantém em 2000 rpm,troquei o sensor de borboleta mas não adiantou,VC pode me da uma ajuda ?

  39. tenho um gol 1997 1.0 MI 8v esta acelerando sozinho e falhando muito ja troquei tudo e continua do mesmo jeito ja nao sei mais oque fazer POR FAVOR ALGUEM ME AJUDE NAO GUENTO MAIS GASTA DINHEIRO…

  40. VINICIUS FRESSATTI CASTEJON | 2 de maio de 2016 at 23:10 | Responder

    tenho um santana 93/94 1.8 ap carburado, e ele fica morrendo direto, marcha lenta não funciona, quando ligo o ar ele morre, e quando piso com o ar desligado ele perde aceleração e depois ganha novamente, mas quando tiro o pé ele morre, pra andar ta uma porcaria, precisa ficar pisando e voltando e pisando novamente pra andar, e na estrada não passa de 100km/h já estou sem paciência e não sei o que fazer, alguem poderia me dar uma dica ???

  41. Olá

    Entao cara.
    Tenho um gol 95 cli 1.8 ap.
    Ele apresentava mt oscilação na aceleracao
    Meu carro sofreu varios reparos como: velas, cabo de velas, sensor de velocidade, regulador de voltagem.
    Os sensores da injeção foram conferidos. Estao ok.
    O carro ficou bom.
    Fui sair nele no dia seguinte e começou a mesma novela.
    So que notei algo. Quando sai de carro hj pela manha o danado ficou mt acelerado, derrepente entra um cachorro na minha frente e usei o freio ate parar e o carro desacelerou.
    Ai notei que qnando a aceleração ficava alta. Era so freiar forte para eestabilizar.
    Vale ressaltar o escapamento ta barulhento
    …Me desculpe pelo testamento…
    Abc

  42. TENHO UM GOL 1.0 8V 2005 ALEM DE FICA ACELERADO ELE DEMORA A LIGA E COM O CARRO EM ANDAMENTO DESACELERA SOZINHO, GOSTARIA DE SABER O QUE PODERIA SER? QUE A POUCO TEMPO VENDEI O COLETOR DE ADMISSAO

  43. tinha postado um comentario que tinha resolvido esse problema trocando os relés da bomba e da injeçao,mas infelizmente o problema voltou,ja troquei distribuidor,tampa,rotor,velas ,cabos de vela,sensor borboleta,atuador de marcha lenta,ja testei sensor map e troquei ate a central e o maldito problema nao foi resolvido,vou trocat o sensor de rotaçao pra ver se resolve esse problema,to gastando muito dinheiro com isso,se nao resolver dessa vez vou vender esse carro,caso eu resolva trocando o sensor de rotaçao aviso pra vcs

    • O meu está com mesmo problema (Gol 1.6 96 CLi). Já fiz muita coisa assim como você. Mas andei estudando e vi que é bom conferir as folgas da válvulas, ponto da correia dentada, ponto de ignição e possíveis entradas de ar falso. É o que falta eu olhar no meu carro. Se eu conseguir resolver, tento responder aqui. Peço o mesmo para você. Obrigado.

  44. pessoal não é possível carro se acelerar sozinho , vejo que vários donos de gol 95 e 96 tem esse problema,alguém resolveu esse problema? que fiz: tps e atuador novo marelli ,sensor de rotação 6 pulsos,cabos e velas ngk ,rotor e tampa,filtro gasolina e ar ,ja regulei tps com multimetro pra 690 milivolts e 800 milivolts nada resolveu ,as vezes ele está certo a 1000 rpm quando se de repente ele esta com 1500 rpm demora muito a baixar ,tem mais ja ate comprei uma atuador mecanico e zerei todo ele pra estancar 100% do ar o carro não morreu ainda ficou em 1000 rpm ,o mesmo não deveria apagar? obg desde já por qualquer dica.

  45. Tenho um santana 98, 1.8 motor ap. Se andar meio forte, pisa na embreagem funciona normal… Mas se andar na lentinha, pisa na embreagem fica oscilando?? Motor todo retificado unclusive modulo

  46. Tenho um gol 1.6 AP CL MI 97, quando o motor ta frio, e voce liga o carro, ele fica acelerado por uns 5 minutos, ai quando comeca a esquentar o motor ele volta a rotacao normal.. O que poderia ser isso?
    Quando peguei ele a 3 anos atras nao acelerava tanto, porem ultimamente ta me irritando essa aceleracao..

    Quais seriam os possiveis problemas disso e quais seriam as solucoes?

    Obrg!!

  47. Ana Paula Almeida | 19 de julho de 2016 at 17:35 | Responder

    Olá tenho um Gol ano 96, e ele está com acelereção, mas é só de vez em quando, mas tipo se colocar em neutro meu Deus, parece que enterrei o pé no acelerador.
    Li os tópicos acima e achei bem interessante qual seria o problema do meu, pois levei no mecânico, ele trocou vela, cabos, filtros, regulou injeção, pq antes estava se apagando, mas se acelerando não dá pra aguentar, no preço que está a gasolina vou ter que me associar num posto.
    Agradeço se tiver alguma resposta pra mim.

  48. Fui no mecânico hj e ele falou que o gol cli não tem sensor de rotação, foi ele que tentou resolver meu problema des do início, ele falou que pode ser a central ou o chicote da injeção, central acredito que não seja por q já testei três e o problema continuou, vou ver se troco o chicote pra ver se resolve, não quero vender meu carrinho gosto muito dele

  49. Meu gol 97/98 MI começa a falhar nesse momento eu o desligo,abro a tampa do combustível aí sai um vapor muito forte em seguida volto a andar normalmente, esse problema pode ser ser o respiro da tampa do combustível?

  50. marcos rodrigues galvão | 13 de setembro de 2016 at 18:50 | Responder

    tenho gol g3 1.6 ap 2003 meu problema quando troca de marchas acelerar sozinho vai la 3.000 giros e fica oscilando as vezes passo qebra mola ele apaga defeito cabuloso alguem ta com este problema conseguiram resolver..

  51. Bom dia, Tenho um Gol CLI 1.6, faz 3 semanas que ele está morrendo, o mecânico já colocou aparelho e nada acusa. Andando com ele tem dia que morre tem dia que não acontece nada.
    Alguém já passou por essa experiência?
    Qual foi o problema?

  52. Defeito canalho essa fass 2 anos ja gol at 2000 fica ocilando qnd ligo as setas desligo ai fica sereninho se ligo farol ele ocila so uma vez e para. E tmbm qndo vou reduzir pisar na embregaem ele ocila uma vez se piso d novo ele ocila de novo me ajudem ****** bateria ta ok carregando normal

  53. Reginaldo.. nesses carros o sensor de rotação é no próprio distribuidor, chamado de sensor hall… se seu problema esta na aceleração.. recomendo ajustar a tensão correta para o sensor de posição de borboletas,, as vezes mecanicos que não entendem ou acham que essa injeçao e burra e podem alterar o parafuso do batente do acelerador para resolver algum problema… existe uma posição correta para ajustar isso .. com um simples multímetro da pra regular e resolver muitos problemas de aceleração.. e uma limpeza na ponta do eixo do sensor de marcha lenta… a tensao do sensor de posição de borboleta de ficar em 800 milivolts em marcha lenta… essa e a regulagem correta desse sensor..

  54. Tenho um gol 96 atlanta e a aceleraçao dele ta alta
    Ando na terceira sem precisar de acelerar
    Ja troquei o map ja mandei pra rastrear e nada
    Sera q posso andar com ele assim

  55. Olá galera, eu dei uma olhada no meu filtro do canister e ele tava molhado, canister pra quem não conhece é um filtro de carvão que filtra os gases que vem do tanque de combustível, achei essa peça nova mercado livre e tô esperando chegar, caso resolva meu problema vou tá avisando pra vcs, essa peça com defeito causa falha e oscilações

  56. Diogo o meu problema é intermitente, as vezes acelera e as vezes não

  57. Boa tarde galera.
    Tenho um Gol 96 1.8Ap Gli….

    Venho tendo problemas como oscilação de marcha lenta entre 1000 e 2000 Rpm variando o mesmo conforme temperatura ou outros.
    As vezes tenho problemas de estar andando com o carro e dar cortes (Tipo falta de combustivel)a ponto de chegar a engasgar e não ter forças pra andar.
    Porem eu tirando o pé do acelerador e pisando novamente o mesmo afirma ate um certo ponto.

    Oq isso poderia ser..????

    OBS: Ja troquei Velas e cabos de velas,Tampa distribuidor e tds os filtros existentes nele ( menos da bomba)

  58. Manutenção preventiva, resolve muita coisa sem dar problemas futuros!

  59. Ola tudo bem eu tenho um gol G2 1.6 estava sem marcha lenta as vezes morria no farol no cruzamento.
    Procedimento verificar o map, tps com a regulagem com a borboleta que deve estar com aproximadamente 78 feito isso verificar o passo , regular apressão da linha de combustível com 1.2 ,veneficar o ponto feito isso se não resolver o problema troque o bico injetor que vai resolver o problema .obs:chicote e central eletrônica.

  60. Galera troquei a válvula do canister e o filtro do canister e parece que resolveu, o carro ficou redondinho, já tô rodando tem uma semana e não deu mais problema de aceleração, fica a dica

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*