Salão de Nova Iorque – Mitsubishi iMiEV – fotos

Parece mesmo que as montadoras vão investir alto nos veículos de emissão zero. De todos os combustíveis alternativos, a bateria de Íon-Lítio é a que apresenta maiores possibilidades devão aparecendo na internet. Durante a abertura dos portões da feira apenas para a imprensa e convidados, um dos protótipos que mais chamaram a atenção foi o iMiEV: o carro elétrico da Mitsubishi Motors. O nome do carrinho leva mistura o nome do mini-carro i e a sigla de Mitsubishi Innovative Electric Vehicle.

iMiEV Lateral

Os “xodós” das montadoras, quando se fala em vendas de larga escala, são os carros de baixo custo. Aqueles que (dizem) todos podem comprar. A grande façanha do engenheiro francês Guy Nègre, o carro movido a ar comprimido, parece ter um limite quanto à autonomia sem ocupar muito espaço, pois para aumentar a capacidade de armazenamento de ar comprimido seria necessário aumentar os tanques, o que acarretaria em perda de espaço ou aumento do tamanho do veículo. A constante evolução das baterias, cada vez menores e com mais capacidade de carga, talvez tenha influenciado esta preferência dos fabricantes pelos carros compactos e elétricos, pois ainda não se sabe quais os limites desta evolução.

imiev02.jpg

Em parceria com três companhias elétricas japonesas, a Mitsubishi pesquisa e desenvolve este modelo desde 2005 e, ao preço estimado entre US$25.000,00 e US$30.000,00 no Japão, o eficiente iMiEV deve ser lançado por lá até a metade do próximo ano e até 2010 no mercado mundial.

Painel simplificado

Comportando 4 passageiros, o iMiEV tem um motor de 47 kW na parte traseira, que oferece um torque de 180 Nm e velocidade máxima de até 130 km/h. Para se ter uma idéia, o Maverick V8 oferece um torque de 380 Nm. Para carregar completamente a bateria de 330V, são necessárias 13 horas na tomada. No modo “carga rápida”, 30 minutos bastam para carregar 80% da bateria.

Traseira

Dê um passeio à bordo no Mitsubishi iMiEV.

Não está vendo o vídeo acima? Clique Aqui

A montadora japonesa está tão confiante no sucesso do modelo, que também anuncia o lançamento da sua versão esportiva, o iMiEV Sport. Nesta opção, o carrinho tem lugar para apenas duas pessoas e é equipado com três motores que, somados ao teto solar, às duas turbinas de vento compactas na dianteira e ao sistema de freio regenerativo semelhante ao do Eliica, o transformam em um carro esportivo de emissões zero.

iMiEV Sport

iMiEV Sport - Interior

1 Comment on "Salão de Nova Iorque – Mitsubishi iMiEV – fotos"

  1. Eu acredito muito na evolução dos motores a ar comprimido, creio que este será o motor correto na questão de poluição ambiental e do bolso do consumidor. Não percebo impecilios para que o projeto não vanha a ser melhorado e posto em pratica, pois a energia solar, eólica, etc vem sendo usada em larga escala em varios continentes do mundo sem problemas. Parabens.

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*