Retrovisores e seus pontos cegos

Os veículos novos vendidos no país, já vêm equipados com três espelhos retrovisores. Mas por quê três? Simples e óbvio: o espelho interno central para enxergar diretamente o tráfego atrás do seu veículo e os laterais para enxergar o tráfego das pistas laterais.


São nos espelhos laterais que estão o maior erro de utilização.
A grande maioria dos motoristas posicionam os espelhos laterais de modo a enxergar a lateral do veículo e o tráfego atrás do mesmo. A posição à 90º é muito pouco utilizada e, por incrível que pareça, isto é causador de muitos acidentes.

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Existem pelo menos mais 5 bons motivos para manter os espelhos à 90º:
– Você não precisará olhar sobre seus ombros (embora não seja uma má idéia);
– Você dará apenas uma rápida olhada no espelho para ver o ponto cego (sem ter que olhar sobre os ombros e perder alguns segundos da visão à sua frente);
– Ao olhar pelo espelho você manterá a atenção no que está à sua frente;
– Você terá uma visão de 360º do veículo, incluindo os pontos cegos dos espelhos.
– À noite, os faróis de quem vem atrás de você não refletirão em todos os espelhos ao mesmo tempo.

Vale lembrar que muitos espelhos são levemente convexos (curvados) o que aumenta ainda mais a visão perimetral, mas alteram a percepção de distância, fazendo com que os outros carros pareçam estar mais longe do que realmente estão.
Além de mais segurança, esta posição dos espelhos a 90º também oferece mais comodidade.
Pode demorar um pouco para acostumar-se com a nova posição dos espelhos, mas em nome da segurança, persista um pouco. Eu já mudei, persisti por um ou dois dias, e já notei a diferença. VALE A PENA.

27 Comments on "Retrovisores e seus pontos cegos"

  1. Maick William O. Cos | 26 de julho de 2007 at 18:45 | Responder

    Eduardo,Trabalho também no ramo de autopeças (Pereira Autopeças – Belém / Pará) e uso os espelhos retrovisores de maneira errada (constatação feita após ler seu post) mas acredito, aí pergunto a sua opinião, que o fato de usarmos os espelhos laterais retrovisores de maneira equivocada seja devido a possuir um ponto de referência para o ajuste do mesmo que seria no caso a traseira do veículo. O que você acha?

  2. Eu também regulava os espelhos equivocadamente, por usar o próprio carro como referência. Agora me inclino um pouco para a frente e continuo regulando de forma a enxergar a lateral. Mas quando volto para trás o espelho fica na posição correta.

  3. Outra maneira de testar se a regulagem está correta, e estacionar no meio-fio, e observar o movimento pelos espelhos e posicioná-los até ficar quase sem pontos cegos.

  4. Ótima dica.O problema são as auto-escolas, que desde o início ensinam o posicionamento incorreto dos espelhos retrovisores.

  5. Na minha opinião, as auto-escolas querem que candidato à motorista conclua o curso o mais rápido possível… Não reciso dizer o porquê, né?

  6. Interessante essa posição "correta" de espelhos, como o Anderson Ribeiro disse as auto-escolas ensinam da maneira "errada" (tudo entre aspas, porque nesse caso certo e errado é discutível). Acho que essa posição de 90° algo para um motorista com um pouco de experiência e que não tem como necessidade ver a lateral do carro para ter um ponto de referencia , um exemplo é o espelho direito no qual também é usado para fazer a baliza.
    Testei e concordo sobre o ponto cego, mas acho que não é para qualquer motorista e sim para um motorista um pouco experiente (algo entre 1 anos de carteira, só para dar uma idéia de tempo)

  7. Ei Fanny Webber, assim você se entrega:

    bla bla bla algo entre 1 anos bla bla bla só para dar bla bla bla

  8. Realmente mudei a posição dos retrovisores e a realidade é outra, até o banco parece que ficou confortável já que não tenho que ajustar o espelho e o banco o tempo todo, o problema é acostumar com a posição do retrovisor, não ver a leteral do carro e ficar sem referencias de onde termina o carro é bem estranho, mas nada que um ajuste no momento certo não resolva, como estacionar perto de caçadas altas, uma boa mexida para ver as rodas funciona bem, mas posso dizer que agora passo de faixa com mais segurança já que consigo visualizar bem os carros que vem ao lado

    mas isso aí a dica é boa !!

  9. A posição realmente melhora. Só fica ruim pra estacionar de ré em vagas apertadas. Mas é só acostumar mesmo.

  10. Isto seria para carros de passeio, certo?

    A dica é boa, mas acredito ser um pouco difícil utilizar em um veículo sem o espelho central (ônibus por exemplo) ou mesmo em uma Kombi, em que o central não lhe dá boa visão.

  11. Se "puntos ciegos", por que não "visión"?

  12. gostei mt da dica vlw e realmente funciona

  13. Eu sempre usei olhando um restinho da lateral do carro pra saber minha localização, mas vou experimentar essa nova tatica!

  14. qntos ponto cego existe no carro??

  15. Fanny: A posição correta dos retrovisores é sempre aquela em que você se sentir mais seguro. Como o posicionamento que indicamos, não deixa o próprio carro como referência, somente com insistência e tempo é possível perceber a diferença.

    Paulo: Tem gente com 20 anos de carteira dirigindo como novato, e vice-versa.

    Francisco: Pessoalmente, o mais difícil foi usar mais o espelho interno (central) para enxergar para trás, já que os espelhos laterais agora não fazem mais isso…

    Marcio: na maioria das lojas de acessórios, você pode encontrar aqueles pequenos espelhos convexos, para colar no espelho direito. Ajuda bastante para manobrar, pois aumenta o angulo de visão.

    Norival: estás correto! Isto só serve para os veículos que têm o espelho central, especificamente para enxergarmos para trás. No caso de ônibus e caminhões mais novos, você pode perceber que existem dois espelhos de cada lado.

    Keity: a idéia é ajudar a diminuir os primeiros e aumentar o segundo.

    fulerosilva: obrigado! se tiver alguma sugestão de dica, mande para nós.

    Danilo: com o carro parado, experimente usar um ponto de referência que não seja o próprio carro, para regular os espelhos. Você não precisa enxergar o mesmo objeto ao mesmo tempo em todos os espelhos. Basta que aparece em um deles.

    Milton: depende de como você regula os espelhos retrovisores do seu.

  16. carlos antonio calda | 5 de agosto de 2008 at 18:48 | Responder

    legal.

  17. geovany alves gariba | 14 de agosto de 2008 at 21:14 | Responder

    Um leitor acima disse que as "Auto escolas" ensinam de forma errada a regulagem dos espelhos retrovisores,nem todas caro internauta,eu sou instrutor de legislação e ensino a teoria em sala,mas já ministrei aulas na pratica,e já ensinava comforme conceitua esse blog,o problema esta na cultura de nós condutores brasileiros em acharmos que sabemos mais que o outro,os retrovisores externos deveriam ser todos dois concavos,ou seja aumenta o campo de visão,o que ocorre somente nas motos,mas a cultura nossa não nos encaminha para a segurança preventiva,vai aqui uma dica,divida seu retrovisor em tres partes,sendo que duas delas devem estar voltados para a pista,como estamos acustumados a ver bundinha de carro, a primeira parte é para ver a bundinha do carro,faça isso.abraços.

  18. Meu caro, nos retrovisores de um Mercedes Benz esse defeito é coisa do passado há muito tempo atrás. Isso porque em todos os modelos de carros os espelhos têm as extremidades mais convexas, sem esses pontos.
    Para os que não tem um MB, tente instalar uma bolha de espelho na extremidade dos espelhos, para melhor visualização. Embora não seja o correto, mas faz de conta.

  19. Excelente dica! Pode parecer uma dica boba, mas muitos têm essa dúvida sobre o melhor posicionamento dos espelhos… E é uma coisa e poucas Centros de Formação de Condutores ensinam.

  20. Acabei de constatar que aprendi errado na auto-escola. Muito elucidativo! 😉

    • Não aprendeu errado não. Esta é outra maneira de posionar os retrovisores. Com vantagens e desvantagens. A ré é uma delas.

  21. achei a dica muito boa. agora ficou mais facil de dirigir na pista, é só uma questão de se acostumar.

  22. Em desenvolvimento, retruvisor auxiliar que vai neutralizar o ponto cego (Campo cego). Estará no mercado em brevo.

    O ajuste acima ajuda mas, não resolve totalmente o problema. ainda existe a necessidade de se ver a traseira do veículo em caso de manobrabilidade para estacionamento ou passagem por áreas estreitas.

    Sem isso é arriscado, pode-se danificar o veículo.

  23. Em teste um protótipo instalado num carro de passeio.
    Disponível no youtube para apreciação de todos e comentários dos colegas usuários de veículos preocupados com a segurança direção defensiva. http://www.youtube.com/user/138honorio
    Desculpem-me pela baixa qualidade do video.
    Divirtam-se.

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  1. AUTÓDROMO ABANDONADO | Motor S/A

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