Recall do Fiat Stilo – há controvérsias

Na última sexta-feira (12/03/2010) a Fiat Automóveis publicou o edital de convocação aos proprietários do modelo Stilo (todos os anos e versões) em cumprimento à nota técnica nº 79/2010 do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) e do DENATRAN.


Recall Fiat Stilo

No mesmo comunicado, a Fiat contesta a decisão do DPDC, que baseou-se em uma avaliação da CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), pois não teve conhecimento da avaliação e, tampouco, direito em se manifestar durante o processo. A montadora nega que haja defeitos de fabricação no componente e entregou laudos que comprovam a inexistência de defeitos nestas peças e que os acidentes noticiados não foram causados por falhas mecânicas.

Aparentemente não querendo acalentar discussões, a Fiat não menciona que o cubo de roda traseiro do Stilo, fora modificado em 2008, ou seja, existem mais de um tipo de cubo de roda traseiro aplicáveis ao Stilo. Vale mencionar também que a peça é a mesma utilizada em outros modelos Fiat como, Uno, Novo Palio, Novo Siena e Idea nas versões sem freio ABS. Nas versões equipadas com ABS, o cubo de roda traseiro do Stilo é o mesmo utilizado nos modelos Marea, Marea Weekend, Palio Weekend, Novo Palio Weekend, Novo Siena, Brava, Punto, Novo Palio e Idea. Estas informações podem ser facilmente encontradas nos catálogos de peças originais da montadora, em qualquer concessionário ou autopeças especializada em Fiat, como a Bettin Auto Peças.

Como é possível que os supostos acidentes tenham acontecido somente com o modelo Stilo? Na minha humilde opinião, o DPDC foi precipitado e infeliz na sua decisão, e equivocou-se ao não discutir e ouvir a montadora sobre o caso antes de obrigá-la a gerar um imenso transtorno, tanto para os proprietários do Stilo quanto para si mesma.

Para ver o comunicado oficial, no site da Fiat, clique AQUI.

Se você é proprietário de um Stilo, a Fiat disponibiliza diversas formas de contato, para informações adicionais, pela CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT, ou pelo telefone 0800-707-1000.

Faça o primeiro comentário no artigo "Recall do Fiat Stilo – há controvérsias"

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*