Porto de Galinhas #portocainarede

O município de Ipojuca, localizado há 40 minutos de Recife, no litoral sul de Pernambuco, teve seu potencial turístico descoberto há muito pouco tempo. Não fazem 20 anos que o primeiro hotel instalou-se na região conhecida como Porto de Galinhas e iniciou a exploração turística de um dos mais belos recantos naturais do Brasil. A convite da Secretaria de Turismo de Ipojuca, fui convidado a participar da maior ação já realizada em mídias sociais por um destino turístico no Brasil, do dia 1º a 04/10/2009.

Porto Cai na Rede

Porto de Galinhas é muito mais do que um belíssimo balneário. É um lugar localizado em meio há muita história e, este nome estranho, originou-se do contrabando de escravos. Para não dar na vista que ali chegavam carregamentos de escravos nos navios, espalhavam a notícia da chegada de um carregamento de “galinhas d’Angola”, daí o nome. Mesmo com o fim da “importação” de escravos, a região continuou forte na cultura da cana-de-açúcar e é possível constatar isso com os próprios olhos à medida em que nos deslocamos entre os principais pontos turísticos de lá. O portal Visite Porto de Galinhas tem imformações sobre Hotéis, Bares, passeios e muito mais. Clique aqui para acessar.

As maravilhas turísticas deste passeio à Porto de Galinhas podem ser vistas nas mais de 1600 fotos postadas pelos convidados do #portocainarede no Flickr.com (clique aqui para acessar) e as impressões de cada um, através dos seus posts, listados no www.portocainarede.com.br (clique aqui para ver a lista). Entretanto, o que mais me impressionou foram as pessoas. O povo de Ipojuca – e de Pernambuco – é imensamente simpático e atencioso com todos, não importando de qual lugar do planeta você é.

Cachoeiras exuberantes, praias maravilhosas, arquitetura do século XVII, e 12 meses de verão, podem ser apreciados em Pernambuco e em Porto de Galinhas. São tantas as opções que você precisará de muito tempo para conhecer e desfrutar tudo o que a região oferece. Se você vive perto de Porto de Galinhas, reserve vários finais de semana para curtir este lugar privilegiado em termos de belezas naturais.

Mas o que isso tem a ver com carros, nosso tema principal do Motor S/A?

Porto de Galinhas é o nome de uma das praias da região e, se você mora longe, precisará se deslocar bastante por lá, seja alugando um carro ou com o seu próprio. Devido ao “boom” turístico de Porto de Galinhas, as principais estradas que ligam as praias, cahoeiras e vilas estão em obras de ampliação e adequação de capacidade. Para conhecer tudo, as dicas da Lu Monte, autora do blog Dia de Folga são valiosíssimas para quem ainda não circulou por lá. Clique aqui para acessar as dicas. Então, é bom que seu carro esteja em boas condições. Para você ter uma idéia, criei uma mapa com os principais municípios e pontos turísticos por onde passamos. Veja a seguir:

Visualizar Porto Cai na Rede em um mapa maior

Piscina - Beach Class Resort Muro Alto, Ipojuca, PE

Piscina - Beach Class Resort Muro Alto, Ipojuca, PE

Porto de Galinhas tem atrativos para todos os gostos e bolsos, oferecendo desde a albergues econômicos a luxuosos Resorts. Os Hotéis e Resorts são uma atração à parte, cada um com suas peculiaridades, paisagismo característicos e acesso à diferentes pontos das praias. Eu fiquei hospedado no Beach Class Resort Muro Alto, que oferece a maior piscina do Brasil com mais de 3.000 m² de lâmina d’água. Além do Beach Class que destaca dos demais pela sua piscina generosa, pude conhecer a estrutura de vários outros hotéis, resorts e pousadas como o Nannai Beach Resort, Village, Enotel, Marupiara, Marulhos e que não deixam nada a desejar se comparados uns aos outros. Também percebemos outras opções de hospedagem (muito) legais por lá, como o Dorisol e Serrambi.

Vista aérea de Porto de Galinhas

Vista aérea de Porto de Galinhas

Enfim, #portocainarede foi um evento que proporcionou uma viagem inesquecível. Felizmente, os quatro dias foram insuficientes para desfrutar tudo o que Porto de Galinhas oferece e, com certeza, nos terá como visitantes várias vezes.

Se você tem Twitter, siga @portocainarede e a tag #portocainarede para saber o que foi o evento e o que ainda virá por aí. Se ainda não tem, crie sua conta clicando aqui e siga também @motorsa.

Links:
Porto Cai na Rede
Visite Porto de Galinhas
Fotos no Flick

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*