Calibragem errada dos pneus aumenta consumo de combustível

Os pneus podem ser grandes “beberrões de combustível” se estiverem com a calibragem errada.
Poucas pessoas fazem a ligação do consumo alto com a situação dos pneus. E são poucos os mecânicos que dão esta dica para seus clientes.

A calibragem incorreta dos pneus afeta diretamente o consumo de combustível, pois está relacionada ao arrasto produzido pela calibragem incorreta. Ou seja, quando o pneus estão com menos pressão que o recomendado é como se o carro andasse travado. Além disso, a calibragem incorreta, tanto para mais como para menos, provoca um desgaste irregular nos pneus, conforme a figura a seguir.

Os pneus que sofrem este desgaste irregular, além de aumentar o consumo de combustível, afetam a dirigibilidade (a direção fica mais pesada), diminuem a capacidade de frenagem, provocam o desgaste prematuro de rolamentos, amortecedores, borrachas e articulações da suspensão.

Também é importante saber que os pneus podem perder 1 psi a cada 30 dias naturalmente e ainda mais em climas frios.
Nas regiões onde as temperaturas oscilam muito durante o dia, como no Rio Grande do Sul, a pressão dos pneus pode variar por esta influência. Já que o ar frio é mais denso, a pressão cai cerca de 1 psi para cada 5ºC. Um pneu calibrado com 30 psi a 21ºC, por exemplo, pode cair para 26 psi a 0ºC.

Quanto mais largo o pneu, maior o arrasto, logo, maior o consumo de combustível. Algumas pessoas defendem que utilizar um pneu mais largo dá mais estabilidade nas curvas. É verdade! Mas esta seria a única vantagem se não fosse perigoso entrar em alta velocidade nas curvas.

Então, a dica é simples: Verifique semanalmente a calibragem dos pneus. E a cada 10.000 km, verifique o estado dos pneus, balanceamento e geometria.

É uma questão de economia e, principalmente, segurança.

QUAL  A CALIBRAGEM CORRETA?

Para saber qual a calibragem correta para dos pneus do seu carro, consulte o manual do proprietário.

Se os pneus do seu carro não têm as medidas originais, você deverá consultar o revendedor dos pneus para saber qual a calibragem ideal.

A calibragem ideal dos pneus pode variar conforme o modo de uso do veículo e a temperatura do ambiente e da pista.

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comentários no Facebook e 84 comentários antigo(s). Comente este artigo.

  1. Fanny Webber disse:

    A questão é que cada pessoa calibra o pneu de um jeito, eu mesmo calibro a 32 psi. Meu borracheiro disse que era muito 28 psi bastavam… por enquanto to confiando no borracheiro.

  2. Jackson OIiveira disse:

    Com certeza o consumo aumenta,troquei um 165 por 185 aumentou demais o consumo,na proxima troca vou voltar para 165.

  3. Eduardo disse:

    Fanny: no manual do seu carro, consta qual a calibragem correta, tanto para o carro vazio, como para o mesmo carregado. Mas é importante lembrar que o manual informa a calibragem para pneus originais.

    Jackson: No meu Palio 1.0, passei a usar a medida 145 (bem estreitinho mesmo). Apesar desta medida ser mais cara que a 165, o consumo baixou a ponto de valer a pena pela diferença. De 14 km/l com 165, passei a fazer 16,5 km/l com 145. E o volante ainda ficou mais leve.

  4. mau disse:

    Sem falar que a mudança de tala dos pneus além de aumentar consumo também reduz a vida dos motores que não foram projetados para essa nova carga de trabalho. Acho que não vale a mínima pena…

  5. abilio disse:

    interessante o assunto dos pneus,pois ééé, ñ entendo porq. tem gente q. ñ dá a minima importancia para consumo sem falar da vida util do motor q. diminue drasticamente com pneus muito largos nos motores 1.0, acho um exagero , eu mesmo vou trocar os pneus 175=65,113.7mm medida em mm,refere-se ao flanco do pneu, com isso vou reduzir um cm a cada pneu, portanto vai reduzir 4cm. de arrasto,repare q. na altura aumenta, do meu carro fiesta a.08 por 165=70,115.5mm pensando em melhorar o consumo. será q. vale a pena!?!?alguem fala aí, abraços.

  6. [...] também: – O PONTO CEGO DOS ESPELHOS – PNEU GASTA COMBUSTÍVEL? – SEGURANÇA PRA [...]

  7. [...] Pneus Gastam Combustível [...]

  8. haznos disse:

    Quando eu comprar um carro vou seguir essas dicas: http://tinyurl.com/dfexfx ;DD

  9. MARLUS disse:

    o pneu do meu carro é aro 18 perfil 225/40

    quantas libras é correto colocar?

  10. Tubaina disse:

    Pneus largos realmente fazem o carro gastar mais mas nao concordo que prejudique o motor do carro. A vida util do motor vai depender muito mais da maneira como a pessoa dirige ou a carga que carrega no carro do que do aumento da carga devido ao aumento da largura dos pneus.

    O importante eh manter o diametro do novo pneu igual ao diametro do pneu original. Se for colocar uma roda de aro superior ao original, procure um pneu com perfil mais baixo, isto vai fazer com q a relação de transmissao seja mantida.

    Eu tenho um Celta e troquei as rodas, com pneus 195/50 aro 15 ao inves dos 165/65 aro 13 originais. O consumo aumentou cerca de 8%, mas prefiro gastar um pouco mais de combustivel e ter um carro mais estavel e com melhor frenagem, o que pode ateh evitar um acidente, caso eu precise freiar bruscamente.

  11. Breno Monteiro disse:

    A grande máfia dos pneus adora essa sub calibragem que é feita por todos nós propietários de veiculos automotores, e por isso não divulgam que a calibragem correta dos pneus em carros de passeio é de 45 psi. Isto mesmo 45 psi, nos testes de resistência feita nos pneus chegam a ser postas 190 psi, Coloquem as 45 libras nos pneus e depois comentem, vocês ficarão surpresos de forma positiva.

  12. Alexandre Baldur disse:

    para um corsa 98/99 1.6 qual seria a calibragem correta, alguém manja..?

    grato!

  13. roberto disse:

    possou uma parati ano 2003 e calibro 30libras cada pneus , calibrava 28 me disseram qe era pouco….como abasteço no mesmo posto senti uma diferença sim no consumo nao é muito mais ajuda…abç

  14. DJ RAI disse:

    CARA PALIO FAZER 16.5 KM POR LITRO! ISSO P MIM E NOVIDADE! PALIO BEBE MAIS KI MEU PAI FIM DE SEMANA! NEM TROCANDO PNEU RESOLVE! TENHO UM VECTRA E ELE BEBE IGUAL A UM PALIO! SO KI O VECTRA E 2.0 E O PALIO DO AMIGO AI E 1.0! SEI LA…

  15. bruno disse:

    Se pneu gasta combustível, imagina o que o motor faz então….

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs….

    só pra descontrair.

  16. Denes disse:

    A Motor S/A. teria uma tabela indicando qual seria a presão ideal de psi para os carros em época de calor e época de frio, por exemplo em brasília!?. Quantos psi são indicados para viagem, quantos são indicados para uso urbano? no frio ou no calor?

  17. Caltonvic disse:

    De facto, e importante falar dos pneus para nos que o nosso a dia e conduzir. to usando pneus 175/70 R14 e a minha calibragem segundo o meu borracheiro e 25 Psi para os pneus frontais e 30Psi para os trazeiros. Sera que isto tem uma inluencia no gasto de combustivel.

    Akele abraco.

  18. adlson disse:

    Tinha um fusca todo fuçado com rodas de brasilia e pneus 165×14 tala larga e pra piorar ainda com adaptadores nas 4 rodas para 4 furos pois o fusca 73 é originalmente 5 fusros….arranquei tudo e pus tudo originalzinho…Nossa parecia que o carro tinha direção hidraulica de tão macio sem contar que deslanchava que era uma beleza, era tocar no acelerador o danado ia que ia. Tudo que é original é melhor.

  19. jean marcelo maul disse:

    Sem dúvida alguma pneus mais largos aumentam o consumo e acabam com a suspensão, os meus amortecedores tiveram a vida reduzida pela metade quando aumentei a largura dos pneus de 165 para 185. Valeu!

  20. Frank disse:

    É importante a calibragem e a redução no consumo de combustível até para a mitigação de impactos ambientais, como o efeito estufa relacionado à queima de combustíveis fósseis liberando CO² (dióxido de carbono). As vezes tomando medidas simples como a calibragem dos pneus estamos contribuindo para o meio ambiente e melhorando as condições de saúde pública.

    Frank Carvalho Ferreira

    Gestor Ambiental.

  21. ana disse:

    gostaria de saber qual é a calibragem ideal para o modelo siena, tanto para o alfalto e a estrada de chão.

  22. Regina disse:

    Existe diferença na calibragem de região sul para sudeste? Tenho um Renault Sandero, a primeira vez que calibrei os pneus estavam com 32 em todos e o manual dizia para colocar 30 na frente e 31 atras, assim fiz, mas acho que o consumo subiu.

    • Elisio disse:

      Existem variações de calibragem de pneus de acordo com a temperatura de algum lugar.
      Nos lugares mais frios a calibragem diminui nos lugares mais quentes a calibragem aumenta, e dependendo da variação de temperatura a pressão aumenta ou diminuem considerávelmente inclusive pode comprometer a dirigibilidade e segurança do veículo.

      Sempre calibre com a pressão recomendada com os pneus frios, jamais calibre pneu rodado (quente).

  23. Klarice Lago disse:

    Tenho um Uno e calibro com 30 psi. É o correto??? Esse lance de 145, 165 é a largura do pneu, correto??? Onde vejo isso no meu carro???? ps. nunca troquei de Pneu. e uso o carro na cidade. Já andei mais de 27.000 e já fiz balanceamento nos 10.000… enfim. agredeço o esclarecimento e bom dia pra todos.

  24. Cadu Legal disse:

    O pessoal deve observar a calibragem mínima e a máxima e, dependendo do percurso que se irá fazer, ajustar os pneus. Eu sempre prefiro usar a máxima, pois assim eles demoram mais tempo para descalibrar e consomem menos, já que eu rodo bastante.

  25. magno disse:

    os pneus,tem que estar com uma calibragem,regular,,para os pneus dianteiros aro 13,usa-se 33psi(libras) e 31psi(libras)no trazeiros,se for viajar com com 5 pessoas usa-se 35Psi.nos traseiros…isó é uma recomendação do fabricante,este tem uma etiqueta na tampa do tanque combustivél,,,é só dar uma olhadinha e fazer ,é simples e pratico…nem é preciso do auxilio do borracheiro…

  26. Edinho disse:

    Achei muito bom a reportagem com relação a calibragem incorreta dos pneus aumenta o consumo de gasolina, mas faltou um detalhe. Qual a calibragem correta para cada espessura de pneu?

    Caro Edinho. A calibragem correta, como descrito no artigo, depende de vários fatores como temperatura externa e carga. No manual do seu veículo, estes valores são apresentados.

  27. arnaldo stroppa disse:

    Como sou leigo em materia de carro, gostaria que traduzissem para todos o que é PSI na calibragem dos pneus. Obrigado

    Arnaldo. Boa colocação. PSI é a sigla de "Pound per Square Inch", ou libra por polegada quadrada – cada polegada tem aproximadamente 2,54 cm, e uma libra equivale a cerca de 0,45 kg. Para entender melhor a proporção: a pressão do ar ao nível do mar (1 atm) é equivalente a 14,7 PSI.
    Clique aqui para ver o artigo completo no How Stuff Works.

  28. Paulo Márcio disse:

    …muito interessante a preocupação com o consumo visto que estamos vivendo em tempos de "vacas magras". Acredito que devemos prorizar a segurança, a estabilidade do carro não só nas curvas mas também em pista reta, principalmente em chuva. Quando podemos aumentar a segurança do nosso carro utilizando um pneu um pouco mais largo, sem exageros é claro, não deveríamos pesar tanto o consumo de combustível. Quanto a calibragem, se permear-mos dentro da faixa que o manual orienta, estaremos melhor informados do que alguns mecânicos e ou borracheiros.

  29. Tenho um Corsa Milenium 2002, só que mudei os pneus que eram 165 para 175 e o psi que uso é 29 tá certo ou errado? Alguem pode tirar essa minha duvida. Agradço desde já.

  30. nilton disse:

    quero saber quanto e a calibragem dos pneus do tempra aro 14

  31. Regina disse:

    Tenho um corsa wind 97 , calibro os pneus com 30, nao sei se é o correto, alguem sabe?

    • Zico disse:

      30 libras esta muito bom, se encher demais o pneu, quem vai sofrer vai ser o seu bolso, porque vai danificar a suspensão do seu carro, pois em vez de amortecer os impactos nos pneus vai ser a suspensão que sofrerá um desgaste excessivo.

  32. Welington disse:

    Tenho um Astra CD 2002 Automatico, o Pneu que uso no meu carro é 195/60/15 com a calibragem de 32 psi.
    Quero saber se está correto ou se tenho que fazer alguma mudança.
    Aguardo informação de quem possa faze-la.
    Desde já………………Obrigado.

    Caro Welington. Neste caso, recomendamos que você consulte a loja onde comprou os pneus, ou uma revenda autorizada da marca de pneus que você está usando.

  33. danikoetz disse:

    @motorsa comenta o #MissSp :”me lembrou esse post http://tinyurl.com/dfexfx

  34. rogerio disse:

    ola amigos a calibragem mais correta segundo a ford é em torno de 35 psi na frente e 33 psi atraz…eu coloco no meu fusion 36 psi nas 4 e da muito diferença no consumo tao qnto ao desempenho/conforto, se calibrar logo de manha sem rodar muito poderao colocar 35 psi nas 4..se rodar o dia todo ou viajar e depois parar para calibrar pode colocar 38psi pois os pneus/rodas quentes tende a dar diferença e de manha podera calibrar que estara 35 psi em cima..abraços

  35. Relembrando: Cuidar dos pneus também ajuda a econimizar combustível: http://htxt.it/dxPz

  36. William disse:

    Meu carro é o Palio ELX 1.0 2008 (G4) tirei as rodas e pneus originais (175/54R14) e coloquei 4 rodas e pneus 205/55R15, ficou muito bonito e estabilidade ótima e não pega em nada, sem adaptações. Pela distancia que aib=nda sobrou dos paralamas creio que cabe 205/60R15. (027)8802-7037

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá William.
      Realmente acredito que a estabilidade tenha melhorado.
      Se possível, verifique como ficou o consumo de combustível com o novo jogo de rodas e pneus.
      1. Complete o tanque e marque a quilometragem do abastecimento.
      2. Rode o máximo que puder e, quando reabastecer, peça que complete o tanque novamente.
      3. Verifique quantos litros foram necessários para completar e a quilometragem novamente.
      Desta forma, você terá a média de consumo. Quanto mais vezes fizer isso, mais exata será a medição.

  37. Gustavo disse:

    Olá. Como vi diversas perguntas sobre que pressão de ar utilizar em determinado carro, e também vi números para cada medida de pneu, gostaria de contribuir:

    - Quem determina a pressão correta de ar para cada VEÍCULO é o fabricante do mesmo, e não o fabricante do pneu e muito menos o borracheiro ou o frentista do posto.

    - Um mesmo pneu pode utilizar pressões de ar muito diferentes dependendo do carro onde está aplicado, então não se deve dizer que "aro 13 usa X libras, aro 14 usa tantas libras" pois isso não é correto.

    - O valor correto está indicado no manual do veículo, ou nas etiquetas de identificação localizadas na porta do motorista, tampa do tanque, porta luvas, etc.

    - Se o conjunto de roda/pneu for trocado por outro de aro maior (de 15 para 17 por ex), desde que o diâmetro externo total seja o mesmo ou até 2% maior, a pressão a ser utilizada é a mesma indicada pelo fabricante do veículo para os pneus originais.

    - Nunca confudam pressão com volume, pois o resultado nunca é satisfatório.

    - Não confundam pressão máxima suportada pelo pneu com pressão de utilização (vi um exemplo citado das 45 libras…)

    - Não calibrem os pneus quentes, pois a variação de pressão entre frio e quente pode chegar a 5 libras em pneus de rua.

    Bom, é só uma pequena ajuda mas que pode eliminar diversas dúvidas.

    Abraço.

  38. luiz eilert disse:

    TENHO UM CLIO 2001 COM RODAS 14 ORIGINAL É 13, 1.0… ESTOU DESCONFIANDO Q ESTA GASTANDO MUITO COMBUSTIVEL POR CONTA DISSO, ESTOU CERTO?

  39. Onildo Lima disse:

    Segui as dicas do amigo Breno Monteiro e fiquei surpreso mesmo com o desempenho do carro, melhorou tudo por incrivel que pareça, ficou mais suave mais leve e confortavel, anda mais e mais alto em relação a buraqueira.Uso pneus 165/70 R13 no meu celta e coloquei as 45 libras que o amigo indicou…ficou otimo mesmo.

    Grato !!! Onildo Lima

  40. [...] são os pneus. Além dos necessários alinhamento e balanceamento, é importante que se analise o estado de conservação. “Por causa da época de chuvas, os pneus precisam estar em perfeitas condições de uso”, [...]

  41. [...] Pneus gastam combustível (como [...]

  42. ivan candeias-ba disse:

    O classic vem de fabrica 165/70/13 se eu coloca 175/70/13 o que pode acontece

    Ola,coloquei no meu classic outra mola aspiral mais reforcada p/ ajuda o amortecedor bem parecida com a original + sente o carro +duro batendo muito.terei algum poblema + tarde.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      O classic vem de fabrica 165/70/13 se eu coloca 175/70/13 o que pode acontece
      Ivan. Você não deve perceber nenhuma mudança significativa. O mais comum é perceber-se algum aumento no consumo de combustível.

      Ola,coloquei no meu classic outra mola aspiral mais reforcada p/ ajuda o amortecedor bem parecida com a original + sente o carro +duro batendo muito.terei algum poblema + tarde.
      Possivelmente a vida útil dos componentes da suspensão (todos eles) deve diminuir. Na verdade, acredito que você estará prejudicando mais do que ajudando os amortecedores.
      Novamente, prefira usar componentes especificados para o seu modelo de carro.

    • Alexandre Lima disse:

      Olha eu tenho um Classic 2010,que coloquei molas Reforçadas nele,e te digo logo de cara…
      Tira isso do teu carro,se vc não for usar GNV Gás,não vale a pena pois as molas reforçadas são boas para Gás ou para quem vai usar Suspensão trabalhada,e tem mais,as molas reforçadas comem os Calços de mola como ninguém,fica aí a minha dica!!!

  43. JOSENIL ALVES disse:

    TENHO UM HONDA FIT, OS PNEUS ORIGINAIS SÃO 175X14X70, TRIQUEI POR 185X14X65, O COMEÇOU A CONSUMIR MAIS CONBUSTIVEL, MANTENHO A CALIBRAGEM DOS PNEUS COMO MANDA O FABRICANTE I AI QUE DEVO FAZER…VOLTA OS PNEUS ORIGINAIS??

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Josenil.
      Voltar à medida de fábrica pode ser uma boa idéia, sim. Antes disso, experimente aumentar a pressão em uma ou duas libras e acompanhe se o consumo melhora.

  44. antonio paulino disse:

    Tenho um gol 2011 e a etiqueta de calibragem vem indicando BAR/PSI 2.3/33 nos dianteiros e BAR/PSI 2.1/31. Isto posto, requer que ao chegar prá o frentista e mande ele calibrar 33 e 31 libras respectivamente?
    Em matéria de carro sou o mais analfabeto dos mortais.
    Abraço.

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Antonio.
      Em geral, a calibragem muda da dianteira para a traseira, e também muda para usar o carro vazio ou com carga. Estas especificações estão contidas no manual.
      Sua interpretação dos valores está correta. Parabéns.

  45. PH SIERRA disse:

    Bom dia. Comprei um Gol Rallye 1.6 ( Mááááquina ) que vem de fábrica com Pneus aro 15. Desconfio que bebe muito… To com vontade de diminuir p/ aro 14 p/ melhorar o consumo que ta 12,8km na estrada. Alguém me ajuda nessa ???

    • Eduardo Hoffmann disse:

      Olá Sierra.
      Definitivamente o Rallye não é um Gol projetado para obter-se bom desempenho de consumo na estrada. Diminuir apenas o aro dos pneus, também não deve afetar muito o consumo. Porém, se diminuir a espessura do pneu, você diminuirá o arrasto e, aí sim, poderá perceber alguma melhora no consumo em rodovia.

  46. mago disse:

    nos pneus 165/70/13 coloco até 40 libras no meu uno.

  47. cassia disse:

    Olá pessoal!eu tenho um ford ka 98 e naum entendo absolutamente nada sobre carros e no momento preciso comprar um pneu para reserva(step)e nao sei se todos os pneus de carro sao iguais ou tem a ver com o modelo e marca do carro ou se existem medidas.Por favor me ajudem!!!

  48. Neno disse:

    Bom dia, possuo um corsa premium 2009, seus pneus são 175/65 aro 14, posso substituilos pelos pneus 175/70 aro 14? Obrigado.

  49. Alex disse:

    Tenho um astra elegance 2005 e o antigo dono colocou pneus aro 16 205/55.
    Esta fazendo 4,5km/l na cidade. Fui num mecanico verificar e ele disse que o meu carro esta zerado, que nao precisa nem fazer limpesa de bicos, ao menos que seja para manutenção preventiva. POREM ele disse que o motivo do consumo elevado são essas rodas… Se eu voltar para o aro 15 ele faz média, senao nem por decreto. Resumindo: Alguem ja passou por isso?

    Não vou trocar as rodas porque ele esta com KIT GSI e iria detonar o carro fazer isso. Sera que se eu colocar umas 36 libras nao melhora?

    • Eduardo H. disse:

      Alex. É sabido que há aumento de consumo de combustível quando se coloca pneus com diâmetro e largura maiores que as especificadas pela montadora.
      Porém, não baixaria tanto assim com os pneus que você está usando.
      Possivelmente, há problemas relacionados a alimentação, principalmente à injeção eletrônica. E isto, não significa bicos sujos.
      Submeter seu Astra a uma análise mais criteriosa, com equipamentos de leitura de injeção adequados, podem revelar algum(ns) destes problemas.
      Sobre a limpeza de bicos: este é um procedimento que deveria ser SOMENTE preventivo, e nunca corretivo.

    • Elisio disse:

      Alex, tenho um astra CD 2.0 16V ano 2002 está com rodas de liga originais R16 205 55 nas calibragens com 31 psi nos quatro ao menos 1 vez por semana, o carro faz 10km/l com o ac desligado, com ac faz 7,5 até 8km/l. Tenho minha forma de conduzir para ter o conforto GM e economia nescessária.

      Acredito que vale a pena voce fazer um check-up no carro ou então anda de V8 os atuais chegam a fazer 5,5km/l.

  50. Elisio disse:

    Estou postando apenas para contribuição para algumas pessoas que aqui postaram algum comentário assumindo que não conhece o veículo que possui;

    Sempre que adquirir um novo veículo, procure tirar dúvidas com o manual do veículo, esse conhecimento pode fazer a diferença em algum momento, seja em emergencia ou não.

  51. Fernando disse:

    Boa tarde! Tenho um fusca 74 e coloquei pneus 195/60/15. Qual a calibragem correta? obrigado.

  52. gilberto disse:

    qual a calibragem correta para o pneu 175 70 R13 para o ford fiesta 1997?

  53. Manoel Elias disse:

    ola, meu nome e Manoel, tenho honda civic, gostaria de saber qual é a calibragem do pneu goodyear 185/65/15. Antecipadamente muito obrigado.

  54. Paulo Cesar disse:

    Saber qual a calibragem do pneu 175×80, corsa 97 4 portas.

  55. rogerio disse:

    Bom Dia!tenho um tempra com pneu 195/14 qual a calibragem correta.
    alguem pode informar.
    desde já agradeço…abraço.

  56. meire rose disse:

    Boa noite irei comprar um uno 2003 com rodas de liga leve,qual a calibragem ideal para estes pneus? Desde ja agradeço.

  57. j.santos disse:

    vc deveria calibrar de acordo com o peso que vc coloca no carro .

  58. moisés araújo disse:

    Olá tenho uma Parati ano 98/99, usava pneus 175 economizava muito, há 2 semanas coloquei Pneus 185/65 percebi que está consumindo mais combustível, alguém sabe a calibragem certa para esse Pneu, ou devo trocar e voltar ao original… Abraços

  59. kleber disse:

    Qual a calibragem correta para o pneu r 14,185/65 radial.
    Obrigado e boa noite a todos.

  60. ademilson disse:

    tenho um fusca 69, e quando vou calibra os pneus nunca sei a calibragem certa.Observaçãoé de 5 furos

  61. AROLDO disse:

    bom dia tenho celta 2005 c/roda liga leve
    aro 13 c/pneu 165/70 gostaria de saber qual
    calibragem correta p/ meu carro obrigado.

    • Aroldo.
      Se você está usando os pneus com as mesmas medidas originais, você encontra esta informação no manual do seu Celta.
      Senão, a loja onde você comprou os pneus também poderá lhe informar. Veja o texto deste artigo até o final.
      Abs,

  62. Dirceu Neundorf disse:

    Tenho uma Amarok ano 2013 com Pneus 275/65 Aro 18, gostaria de saber qual a calibragem que devo utilizar.
    Obrigado
    Dirceu

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