O que é Tuning?

altezza tuning

Há cerca de dez anos, chegava aos cinemas o filme “Velozes e Furiosos”. Há quem diga que o filme é um exagero, também há quem o considere uma das melhores produções americanas, mas uma coisa é certa: este filme foi o grande responsável pela propagação de carros tuning ao redor do mundo.

Sem entrar em grandes méritos, antigamente só era comum encontrar dois tipos de personalização: som e motor. Após Velozes e Furiosos, a coisa ganhou proporções infinitas. Aí você pergunta: Mas que diabos é Tuning?

Tuning é simplesmente a customização automotiva. Existem várias vertentes do tuning, várias denominações e maneiras de se fazer, sempre sem limites. Saiba que a partir do momento em que você simplesmente troca rodas e faróis, isto já pode ser chamado de tuning.

No entanto, os carros que todos preferem chamar de “tunados” levam inúmeros itens especiais: pára-choques personalizados, pintura especial, rodas tuning grandes, suspensão rebaixada, motor preparado, sistema multimídia, interior em materiais exclusivos e, acredite, até banheiras ou eletrodomésticos.

Então, sabendo o básico, surgem as dúvidas mais frequentes:

Qual o melhor carro para se fazer tuning?

Qualquer um. No entanto, a preferência no “mundo” do tuning é por carros não muito antigos, pois isso entra na categoria Hot Rod. A maior parte dos carros que aceitam bem um projeto de tuning é fabricada a partir dos anos 80, principalmente veículos japoneses. É comum que os donos queiram carros com desenhos mais futuristas. No Brasil, é comum vermos carros como Celta, Palio, Corsa, Punto, Focus e até Dakota, Ecosport e Novo Uno transformados em carros tuning.

Corsa Tuning - Fotos de carros tuning

Quanto dinheiro eu gasto para fazer tuning?

O preço para montar um projeto de tuning é praticamente uma incógnita, afinal, existem milhões de maneiras de personalizar um carro. Considero que um bom projeto de tuning envolva pelo menos, 15 mil reais. Acessórios tuning como um jogo de rodas com pneus e alguns itens de som tuning já atingem tal valor.

Carros tuning - até Palio, Celta ou Corsa pode ser tunado.

É possível legalizar carros tunados?

Sim, mas depende do nível de personalização! Outro dia eu escrevi algumas dicas para legalizar turbo. As regras são basicamente as mesmas, mas existem os detalhes. É preciso que o carro não tenha sido descaracterizado (não pode ser um monstro), os sistemas de segurança têm de ser eficientes e, o proprietário do veículo precisa ter notas fiscais de todos os itens instalados.

Quais os perigos em um carro tunado?

Quando são feitas muitas modificações em um carro, é bom que sejam feitas pelas mãos de profissionais. É comum ver carros personalizados passarem por alguns acidentes como: capotamento, incêndio, falta de freio, pane elétrica e até rachaduras na estrutura.

Onde fazer um carro tuning?

É sempre bom pegar referências antes de iniciar seu projeto de tuning. Portanto, procure uma boa loja de tuning e oficinas que conheçam peças tuning de qualidade, veja trabalhos anteriores, pesquise em fóruns da internet e leia boas revistas sobre tuning. Tenha mente o fato de que seu carro não vai ser tunado em apenas uma loja. Será necessário passar por diversos estabelecimentos, talvez até por mais de um ano.

Por enquanto é isso! Boa sorte no seu projeto.

Se você tiver mais dúvidas, deixe no seu comentário, abaixo!

10 Comments on "O que é Tuning?"

  1. jose roberto soares de morais | 4 de maio de 2011 at 05:24 | Responder

    eu queria saber como fazer para personalizar com acesorios tuning no meu carro que e uno fit miller economico flex dois mil e dez dois mil e dez e a onde encontra esse acessorios

  2. gostaria de saber como legalizar um carro totamente transformado inclusive a lataria, tipo um protótipo.

  3. gostei do artigo.. mas nem tal te passe pela cabeça k modificaçoes vieram á 10 anos com o filme ou sem filme
    conheço pessoas com fiestas ou renault 5 gt turbo alargados já com mais de 20 anos k estao assim mexidos na lataria

  4. jose roberto soares de morais | 10 de setembro de 2011 at 03:12 | Responder

    quero catalago de acessorios tunying para unos

  5. voces arrebentam com montagem de carros continuem assim q vcs ainda vao ganhar muito dinheiro por que vcs fazem coisas absurdas parabens

  6. Ola blz…
    eu tenho um corsa, ja esta tuning mais queria fazer a personalizaçao do farol igual a esse q esta na foto em cima. tem como me ajudar?

  7. Seria legal se vocês postassem um artigo sobre o RJ De Vera, um dos maiores pilotos de racha da história (e lendario)

  8. josimar silva de sa | 21 de outubro de 2012 at 01:16 | Responder

    pow meu sonho é fazer uma mudança dessa no meu carro um celta 2003 , 3portas quanto eu gataria no minimo para fazer uma personalização simples .

2 Trackbacks & Pingbacks

  1. Cleiton Souza
  2. Eduardo Hoffmann

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*