Lâmpadas Xenon – pense bem antes de instalar

A partir do dia 1º de janeiro de 2009, os kits de Xenon não poderão mais ser instalados sobre faróis convencionais. Mesmo que as lâmpadas azuis possibilitem três vezes mais luminosidade que as convencionais, os kits (geralmente importados da China) não se adaptam adequadamente aos refletores feitos para o uso com lâmpadas convencionais, podendo causar ofuscamento nos motoristas que trafegam em sentido contrário possibilitando que acidentes aconteçam.

Segundo a resolução nº 294 do Contran, só automóveis que tiverem sistema de regulagem de altura do facho dos faróis, para ajustá-lo quando houver desníves em pista ou no compoartamento do veículo e direcioná-lo para que não prejudique outros motoristas, poderão ter os faróis de xenônio instalados. Além disso, é obrigatório que o veículo tenha lavadores de farol, como o finado Fiat Marea oferecia, para que sujeiras como lama não mudem a direção do facho.

Logo, apenas trocando todo o conjunto óptico será permitida a utilização das lâmpadas de gás xenônio. Também vale frisar que, após a troca dos faróis, é importante levar o carro para inspeção no Detran e incluir a alteração nos documentos do veículo, evitando dores de cabeça com as autoridades de trânsito. Se você já usa o kit de adaptação, sinto informar que terá de removê-lo. O uso das lâmpadas xenon em faróis comuns poderá resultar em pontuação na carteira por infração grave, retenção do veículo e multa de R$127,00.

9 Comments on "Lâmpadas Xenon – pense bem antes de instalar"

  1. manda multa neles. Somente assim é que poderão retirar as lampadas.

  2. Conforme diz a resolução 227/07 que tem seus efeitos validos desde 01/01/09, somente os veículos produzidos após o dia 01/01/2009 devem seguir estes critérios, os produzidos antes disto não precisam remover seus kits, e sim regulamentar, indo a um orgão certificado pelo inmetro e pelo denatran para inspecionar o carro e tirar o certificado de segurança veicular, e após isso, fazer constar no documento de registro do carro a alteração, fora outras brechas que a própria resolução dá, como a desobrigatoriedade dos limpadores em faróis com lente de plástico, conforme diz o anexo da mesma resolução..

    Resumindo, xenon não está proibido, e sim regulamentado.

    Xenon ofuscar porque o farol ta desregulado, como toda lampada normal, como as tradicionais amarela ofusca, se bem regulado, não atrapalha ninguém.

  3. I1hB0M h1! nice site! oxyutelno

  4. Concordo com voce Ars.. um farol mal regulado atrapalha COM ou SEM a lampada xenon… e com ceteza esta "infraçao" vao colocar como "alteraçao de caracteristicas", como fazem com todos os acessorios dos nossos carros… (molas esportivas, pelicula dos vidros, turbo, rodas e por ai vai…
    ((Qndo voce tira a CNH é ensinado q nao se deve olhar direto p/ o farol do carro da outra pista))

    Abraços e nao vou tirar coisa nenhuma… :p

  5. Até quantos K é permitido para uso?

  6. farol com ou sem xenon tem que estar regulado, tenho visto por ai farois comuns atrapalhando a vida de quem vem ao contrario,xenon regulado nao atrapalha ninguem.

  7. Estando regulamentado tdo bem. Senão multa mesmo.

  8. É lamentavel nesse país " tudo é proibido" e "tudo é permitido " as ruas todas esburacadas, sinalização em vários lugares inadequada , assalto em sinais , pardais em lugares onde não há nessecidade , falta de policiamento onde deveria , motoristas cada vez mais mal educados , Vans com insulfilme para esconder passageiros em pé, sinais com tempo inadequado para pedestres ou veículos , acidentes de trânsito sem a devida punição , se um usuário coloca em seu veículo um equipamento de segurança não pode , isto parece piada em vez da lei multar quem usa os farois desregulados multa-se que os tem mais forte (vamos usar luz de velas talvez fosse melhor) nos paises mais adiantados pode-se usar até o motor na capota porem o cidadão é responsável pelos seus atos , veja se todos os veículos usassem leds e lampadas de xenom , isto seria bom para o meio ambiente pois cada veiculo com esse equipo consome menos amperagem , menos esforço no alternador , menos esforço no motor cosequentemente menos poluição mas isso não interessa para nós né!!!!!!!!

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*