Carros Luxuosos e suas imitações chinesas

Já se tornou comum encontrarmos versões chinesas de produtos consagrados de diversos segmentos, principalmente eletrônico. Até bem pouco tempo, o posto de “fornecedor oficial de imitações baratas” era do nosso vizinho Paraguai. Mas a China, que antes somente fabricava, cresceu e dominou o mercado mundial deste tipo de produto. E os fabricantes de automóveis de alto luxo não ficaram livres dessa assombração.

A Rolls-Royce já havia processado a chinesa Geely por colocar no mercado um modelo idêntico ao luxuoso Phantom.

Requinte, sofisticação e tecnologia Inglesa Requinte, sofisticação e tecnologia Inglesa Requinte, sofisticação e tecnologia Inglesa
Rolls-Royce Phantom (o original)

Tecnologia Made in China Tecnologia Made in China Tecnologia Made in China
Geely GE (imitação “economica” do Phantom)

Na China, produzir automóveis semelhantes à modelos mundialmente consagrados não é considerado crime. Tanto que a pequena montadora Huatai anunciou que pretende produzir um modelo semelhante ao magnífico Bentley Continental Flying Spur.

Requinte, sofisticação e tecnologia Inglesa Requinte, sofisticação e tecnologia Inglesa Requinte, sofisticação e tecnologia Inglesa
Bentley Continental (o original)

Tecnologia Made in China Tecnologia Made in China
Esboço da imitação Huatai – ainda sem nome comercial

Além de cópias de modelos utilizados por reis, sultões e milionários, o Salão de Shanghai 2009 apresentou uma fartura de versões chinesas de modelos consagrados no mercado mundial como: Mazda (praticamente todos os modelos), Toyota Corolla, BMW X6, Mercedes-Benz CLK e Porsche Cayenne, entre outros.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Eduardo Hoffmann

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*