Parking Assistance System

Parking Assistance System

Acione o botão e seu carro entra sozinho na garagem apertada.

O sistema de estacionamento automático, também conhecido por PAS (Parking Assistance System), já vem sendo pesquisado há muito tempo pelas montadoras. Os filmes de ficção já mostraram muitos carros que andam sozinhos, manobram e conhecem os caminhos melhor que nós… há muito tempo. Apresentado como uma grande (e cara) novidade aqui no Brasil, o Assistente de Estacionamento já é algo bem comum na Europa.

Na verdade já existe tecnologia suficiente para se produzir carros que guiam pelas estradas e ruas, sem motorista. E as montadoras sabem disso. Computador de bordo, sensores de movimento, alerta para mudança de pista, controle eletrônico de estabilidade e mapas digitais via satélite já são equipamentos disponíveis de série para muitos veículos.

O vice-presidente da General Motors para pesquisa e desenvolvimento, Larry Burns, declarou publicamente que “isso não é ficção científica”, referindo-se aos carros sem motoristas. A grande preocupação da companhia e saber se os consumidores realmente desejam esta comodidade, a ponto de trocá-la pela “emoção de controlar a máquina”. Teme-se que o número de consumidores dispostos a entrar nessa nova fase da relação trânsito X motorista, seja insuficiente para justificar investimentos e, obviamente, lucrar.

A GM também já se mostrou bem disposta a investir no Parking Assitance System e nos carros sem motorista, não para sair na frente. O fato é que a montadora norte-americana só começou a olhar para os híbridos quando a Toyota começou a abocanhar sozinha este mercado, dentro da terra do Tio Sam, a casa da GM. O seu interesse nessa tecnologia está diretamente ligado à largada antecipada da BMW. Os alemães já disponibilizam em seus modelos sistemas que qualquer motorista de São Paulo ou de cidades de trânsito intenso não abriria mão. Assista os vídeos a seguir, que explicam o que queremos dizer:




Confesse: vai dizer que você não gostaria de “facilidades” como estas?

2 Comments on "Parking Assistance System"

  1. uhauhauhauh
    muito massa amo carro e nao conhecia o blog, agora vou entrar sempre.
    recentemente adquiri um veiculo automatico e ja estou super feliz pelo piloto automatico pq viajo sempre rio claro – sp / Campinas, que da 100 km vou e volto 2x por semana com o 'butao" ligado e so vo na direcao, imagina eu com um desses ai huauhauhauha
    quem sabe qdo meu blog tiver umas trilhoes de visitas diarias 🙂

  2. Edson Francisco G.da | 28 de agosto de 2009 at 05:59 | Responder

    Bom Dia – O homem caminha para desenvolver um veículo que dirige sozinho, tudo programado pelo computador.Dominando a tecnologia o homem buscará sempre novas invenções que beneficiarão as futuras gerações.

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*