2010. O Salão brasileiro do automóvel chinês

Estivemos presentes na edição do Salão do Automóvel 2010 onde observamos poucas novidades no segmento. As marcas já tradicionais no Brasil como Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen, os franceses Renault, Peugeot e Citroën não apresentaram nada que pudesse supreender como novidade ou, ao menos, despertar maior interesse deste que vos escreve. Ou eram carros que já conhecemos (com pequenas variações) ou supercarros fora da realidade de qualquer estrada brasilera.

As luxuosas marcas européias como Mercedes-Benz, Jaguar, Porsche, Aston Martin, Ferrari, Maserati, Bentley e Bugatti tratavam seus modelos expostos como deuses: ninguém pode chegar muito perto e os “sacerdotes” não falam com ninguém. BMW, Audi, Volvo, Mini e a japonesa Mitsubishi também chegaram apresentando mais do mesmo. Porém Toyota e Nissan e Honda trouxeram suas propostas de veículos com emissões zero e os chineses… Bem, os carros chineses querem o mercado brasileiro. Definitivamente.

CARROS CONCEITO

Com exceção do Fiat Mio, um carro conceito idealizado por milhões de “internautas” ao redor do mundo, e que pode vir a ser produzido em série, nenhuma montadora trouxe reais atrativos. Até (a maioria dos) shows dos estandes estavam mais interessantes que os próprios carros expostos.

Fotos de carros - Fiat MioFotos de carros - Fiat MioFotos de carros - Fiat Mio

Hyundai, BMW, Renault e Ford também apresentaram alguns conceitos para o futuro:

Fotos de carrus - Hyundai NuvisFotos de carrus - Hyundai NuvisFotos de carrus - BMW VisionFotos de carrus - Renault CoupéFotos de carrus - Renault CoupéFotos de carrus - Renault CoupéFotos de Carros Conceito - Ford ExplorerFotos de Carros Conceito - Ford Explorer

EMISSÕES ZERO

A Toyota apresentou o FT-EV: conceito compacto e 100% elétrico com autonomia de 1h30min, que pode ser carregado em uma tomada caseira de 220V.

Fotos de carros - Toyota FT-EVFotos de carros - Toyota FT-EVFotos de carros - Toyota FT-EV

A Nissan mostrou o Leaf: modelo 100% elétrico que já é vendido nos Estados Unidos sob lista de espera de produção, tamanha a procura pelo modelo de US$26.000.

Fotos de carros - Nissan LeafFotos de carros - Nissan LeafFotos de carros - Nissan LeafFotos de carros - Nissan Leaf

Já a Honda, expôs o FCX Clarity, movido 100% a hidrogênio, que mostramos aqui no Motor S/A em 2007. O modelo já é vendido em alguns pontos dos EUA com grandes vantagens financeiras para os compradores.

Fotos de carros - Honda FCX ClarityFotos de carros - Honda FCX Clarity

Já os coreanos Hyundai, Kia e Ssangyong mostraram que chegaram ao Brasil como opção de alta qualidade para os luxuosos europeus, porém também sem novidades que já não pudéssemos estar esperando.

OS CHINESES

Este foi, sem dúvida, o Salão do Automóvel Chinês. Tanto na apresentação de novidades quanto na atenção prestada pelos promotores aos visitantes os carros chineses. Dentre as opções chinesas que entram na disputa pelo mercado brasileiro, as que mais chamaram minha atenção foram a Jianghuai Automobile Co (JAC), Chery e Haima. Todos com modelos completos em diferentes versões: compactos, sedans, SUVs, etc.

Fotos de Carro chines - Chery TiggoFotos de Carro chines - Chery TiggoFotos de Carro chines - Chery Tiggo

Mesmo com a incidência de taxas de importação de 35%, eles querem competir em igualdade de condições com os tradicionais brasileiros, tanto em preço quanto em qualidade e assistência. Segundo especialistas do setor o a qualidade dos carros chineses deve evoluir muito mais rápido que todas as outras.

Fotos de Carro chines - Haima 3Fotos de Carro chines - Haima 3Fotos de Carro chines - Haima 3

O país que começou a exportar em 2000 já envia seus veículos para todos os continentes e, da mesma forma que os coreanos consolidaram sua qualidade em pouco tempo, os chineses devem se equiparar às demais em muito menos tempo. Convenhamos: se não fosse o preconceito sobre a qualidade de produtos chineses eles “desbancariam” fácil nossos tradicionais produtos produzidos por aqui.

Fotos de Carros chineses - JAC J2Fotos de Carros chineses - JAC J2

Claro que não faltaram os “chineses imitadores”. O que você acha destes Mini genéricos?

Fotos de Carros Chineses no Brasil - LifanFotos de Carros Chineses no Brasil - Lifan

E você, o que achou do Salão do Automóvel 2010? Comente!

2 Comments on "2010. O Salão brasileiro do automóvel chinês"

  1. chineses imitadores?
    imitadores somos os brasileiros que fazem carros dos outros e não tem uma marca de carro.

  2. Quando a industria "nacional" tiver competição de fato, vão investir em ´tecnologia e outros requisitos. Por enquanto estamos comprando carroças

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.