Radiador: água ou aditivo?

Os motores de combustão interna, ou seja, motores que queimam combustível, seja ele gasolina, álcool, gás natural, gás de cozinha, óleo diesel, enfim, combustíveis que literalmente explodem dentro do motor, geram uma enorme quantidade de calor, em função destas explosões contínuas.

Por mais que tenham evoluído ao longo dos anos até hoje, os motores de combustão interna ainda são ineficentes quando têm que converter a energia química em força mecânica. Cerca de 70%* da energia da gasolina converte-se em calor quando é queimada. A função do Sistema de Arrefecimento era colocar este calor que está no motor para fora, para o ambiente. Somente 30%* da energia gerada é convertida em força mecânica. Hoje em dia tiramos mais proveito deste calor, mas o sistema de arrefecimento deve receber mais atenção do motorista.

* valores aproximados

Combustão interna - aquecimentoAntigamente, a solução era simples: a água circulava por túneis dentro motor, absorvia o calor e depois passava pelo radiador que sempre recebia vento, seja pelo movimento do carro, ou pelo ventilador (ventuinha), resfriando a água novamente.

Com o passar do tempo, descobriu-se que manter o motor a uma certa temperatura poderia melhorar sua eficiência. Então o Sistema foi aperfeiçoado de modo que sua função agora é aquecer o motor o mais rápido possível e manter a temperatura no nível ideal. Temperaturas mais altas, fazem com que as partes metálicas tenham menos atrito e com que o óleo lubrificante flua melhor entre estas partes. Com melhor fluxo de óleo este também ajudará na absorção de calor, e por isso, surgiram os radiadores de óleo: para resfriá-lo também.

Fluídos de arrefecimento.
Hoje, a maioria dos motores têm maior eficiência operando na faixa de 115ºC a 135ºC.
Logo, se a água ferve a 100ºC, não é uma boa idéia utilizar somente água. Então, como fazer?
A combinação correta é: água + aditivo + pressão, variando esta mistura, conforme a localização onde veículo roda.
Para obter esta eficiência, é necessário que todos os componentes estejam funcionando corretamente: sensores de teperatura, válvula termostática, tampa do reservatório suplementar e, claro, o eletroventilador (ventuinha).

Em casos de emergência, nunca deixe o motor morrer de sede. Se precisar, complete com água da torneira e procure o seu mecânico nos próximos dias para evitar problemas maiores.

O líquido de arrefecimento, normalmente, é composto de etilenoglicol ou propilenoglicol que fazem aumentar o ponto de fervura (ebulição) e diminuir o ponto de congelamento (fusão), permitindo que os motores funcionem normalmente em temperaturas mais elevadas. Os aditivos podem ser encontrados já diluídos em água ou ainda concentrados em diferentes proporções, que são informadas no rótulo da embalgem. Cabe à você e ao seu mecânico verificar qual a mistura correta de água e aditivo para o motor do seu veículo. Esta informação está no manual do proprietário.

O que deve-se entender por “ÁGUA” neste caso?
Devemos entender por água o componente H²O. A água que encontramos na torneira, tem diversos outro componentes como flúor e cloro. A água mineral também não é pura e muitas marcas são até radioativas. Confira nas embalagens de água mineral.
Então a água que deve ser usada nos carros é a “água deionizada” conhecida nas oficinas como “água de bateria”, pois a água de bateria possui características não corrossivas, ideal para o contato com as partes metálicas do motor.

Aditivos falsos
Radiador Aditivo ou água? - corrosão Assim como existem pessoas corretas, também há pessoas dispostas a ganhar dinheiro passando outros para trás. Então sempre use uma marca de aditivo que você ou seu mecânico conheça, e desconfie do preço muito baixo. Um teste muito simples pode ser feito usando o densímetro: um aparelho parecido com um grande conta-gotas, que toda boa oficina deveria ter, para medir a proporção de aditivo na mistura, entre outras funções.

Além das marcas de aditivo já consagradas, alguns fabricantes de radiadores também comercializam aditivos de qualidade, usando marca própria. As montadoras ainda disponibilizam suas próprias marcas deste produto nas concessionárias (agências).

Mitos
Muita gente acredita, até hoje, que a aplicação de aditivo pode corroer partes do sistema de arrefecimento. Você coloca o aditivo e começam a aparecer vazamentos.
Um dos componentes dos bons aditivos é o detergente, que recolhe a sujeira e a fuligem que naturalmente se formam com o tempo, mantendo-as em suspensão. Basta verificar a coloração do líquido para ver quanta sujeira está presa a ele. Se a cor do líquido do reservatório estiver com cor de ferrugem ou muito escura, é porque há muitas impurezas. Assim como o óleo do motor que tende a ficar escuro com o acúmulo de impurezas, o líquido de arrefecimento também deve ser trocado periodicamente.
Mas se você só utilizava água da torneira, a ferrugem acumulada nas peças do motor será removida pelo aditivo; e esta ferrugem acumulada poderia estar impedindo algum vazamento. Quando for removida, prepare-se para o vazamento. O aditivo fez a sua parte e limpou o sistema de arrefecimento. Logo, a culpa do vazamento ou da corrosão de alguma peça não é dele. É sua!

Dicas

Reservatório Suplementar do RadiadorComo o líquido de arrefecimento é mantido sob pressão dentro do motor, o nível não deve baixar. Se precisar completar o nível a cada semana, é porque o motor está perdendo o fluído de alguma forma, que pode não ser visível.
Nunca complete o nível até a boca do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento. Respeite a indicação de nível máximo inscrita em relevo na peça.

Se precisar trocar a tampa do reservatório, observe qual a pressão de funcionamento dela. A tampa contém um válvula que alivia o sistema no caso da pressão aumentar muito, para proteger as vedações do motor. Cada carro tem sua tampa correta!

688 Comments on "Radiador: água ou aditivo?"

  1. Tenho pesquisdo na internet muito sobre qual aditivo utilizar, porem nao achei em nenhum site qual a diferença entre Etile glicol e Propileno Glico…
    Sobre o Artigo, parabens! esta muito bom…

  2. Dezejo comprar liquido para radiador de cor vermelho (Anti freezer). Como proceder, vivo em Luanda (Angola). O meu indereço é o seguinte: Rua Sebastião Desta Vez número 111 e 113. Bairro Valódia Luanda Angola. Sou funcionario da Sociedade de Desenvolvimento dos Perímetros Irrigados, S.A. Um abraço sempre Carlos Ferreira.

    • eu poço colcocar agua noa carro antes de ligar o meu carro é um corsa max e eu boto agua no adiador o que eu observo é que não tem vasanebto mais eu tenho sempre que completar pois o nivel fica baixo o que eu faço aguardo uma resposta.

      • Joege
        “Como o líquido de arrefecimento é mantido sob pressão dentro do motor, o nível não deve baixar. Se precisar completar o nível a cada semana, é porque o motor está perdendo o fluído de alguma forma, que pode não ser visível.”

        Veja o texto na íntegra

        • Eu tenho um Palio Edx 1997, sempre foi usado apenas água no reservatório de arrefecimento, 20 anos seguidos e nenhum problema. Se eu trocar água por aditivo posso ter algum tipo de problema?

          • Sim, Gabriel. Pode haver problemas.
            Especialmente se houver ferrugem acumulada no sistema.
            O aditivo poderá “desgrudar” esta do sistema e, aí sim, causar problemas maiores.

  3. Gostaria de saber se devemos colocar água no radiador com o motor ligado ou não?

  4. Alexandre: o propilenoglicol é outro composto. Mais moderno e mais eficiente, na minha opinião. Eu optaria pelo propilenoglicol.

    Carlos: infelizmente não sei se o aditivo na cor vermelha é comercializado no seu país. Aqui no Brasil, é facilmente encontrado nas revendas Volkswagen.

    Reinaldo: é melhor pedir para seu mecânico executar este procedimento. O importante é que todo o ar seja removido do sistema. o Motor ligado, ou não, depende do que exatamente será feito no sistema de arrefecimento.

  5. É possível o entupimento do radiador em função da mistura de aditivos com cores, marcas diferentes ou formulas químicas diferentes?
    Obrigado e aguardo uma resposta!

    Sim, Augusto. Existe esta possibilidade.
    Os próprios fabricantes recomendam que nem mesmo produtos idênticos de marcas diferentes sejam misturados. Como você pode ler no texto, é altamente recomendado seguir as instruções do manual do veículo

  6. Saudações
    Acabei de adquirir um civic e preciso completar o líquido do radiador, ele deve pegar cerca de 800ml. Pergunto: posso adcionar uma mistura de 50%+50% de Paraflu(R$15,50 o litro) e água destilada, já que o líquido na honda(R$55,00 o litro) é muito caro ?
    Obridago e aguardo retorno.

    Adriano: verifique se a composição química é exatamente a mesma. Se for diferente, não é recomendado misturar. Se estiver em dúvida, e não quer trocar todo o líquido de arrefecimento, é melhor que complete o nível somente com água deionizada (água de bateria).
    Vale lembrar que não é normal haver consumo do líquido de arrefecimento. Se o nível está baixando rápido, algo está errado no sistema.

  7. tenho um opala 1974, modelo especial, a pergunta é..usar oq?! água 60% mais aditivo 40%?

  8. parabens.gostaria de receber mais noticias

    Será uma prazer Otto. Basta assinar nosso FEED RSS para receber todas as notícias do Motor S/A

  9. Comprei um Gol 1000, série 4, em 12 de março passado e agora, após cerca de 3 meses e meio notei uma pequena baixa no liquido de arrefecimento, isso é normal? Vou fazer a 1ª vistoria em setembro ou com 10.000km(já estou com 7.500 km, posso completar somente com agua de bateria e aguardar a vistoria pra trocar o líquito todo?
    Obrigado e por favor envie as respostar para meu email.
    Um abraço.

  10. O meu carro e um pálio elx ano 2000, eu sempre usava agua para colocar no recipiente onde arrefece,alguns dias torquei e coloquei somente aditivo, tem algum problema pelo ano do carro?
    Precisa musturar agua? ou deixa somente o aditivo e espera para colocar a agua quando trocar?
    Muito obrigado, aguardo resposta!!abraço!

    Dênis. Para saber se precisa misturar água, você deve ler na embalagem do aditivo que você comprou. Seria bom você pedir para o seu mecânico verificar o estado dos componentes do sistema de arrefecimento. Se não me engano, seu Palio deve utilizar aproximadamente 7 litros de líquido de arrefecimento.

  11. Meu sogro trabalhou na fíat e um amigo disse que pode-se usar um pouco de óleo soluvel para resfriamento em processos de usinagem. Ele mistura um pouco de óleo junto a água do radiador. O que você me diz, será que funciona?

  12. OLÁ.

    PRIMEIRO GOSTARIA DE PARABENIZAR PELA MATERIA. EU ADIQUIRI UM PALIO 97 – MOTOR 1,5 A POPUCO TEMPO, E JA TIVE VARIOS PROBLEMAS COM A ÁGUA DO MOTOR. JÁ TROQUEI O RADIADOR, A BOMBA-D'ÁGUA, A VENTUINHA, A CEBOLINHA,… MAS A ÁGUA CONTINUA FERVENDO. UM AMIGO ME SUGERIU A ADIÇÃO DE ADITIVOS, MAIS QUAL DEVO UTILIZAR? LEMBRANDO QUE ESTE É MEU PRIMEIRO CARRO, E NÃO TENHO UM MECANICO DE MINHA CONFIANÇA.

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  13. Ola parabens pelo site ,muito interessante,bem eu comprei um palio ed a cerca de 3 meses atras e ele agora apresentou vazamento do liquido de arrefecimento,o vazamento se localiza bem no meio da roda da correia,sera vazmento da bomba de agua????,o vazamento esta no pinga pinga

    Abs

    Olá Rogério

    Sim. Tudo indica vazamento na bomba d'água, mesmo.

    Vale lembrar que, quando ocorre um vazamento por desgaste de alguma peça, é sinal que outras partes podem estar prestes a vazar também.

    Caso pretenda levar seu Palio a um mecânico, peça que revise todo o sistema de arrefecimento, principalmente todas as mangueiras.

  14. TENHO HAILUX 2007 E GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM POBLEMA COMPLETA O NIVEL DO RESERVATORIO DE AGUA DO RADIADOR COM AGUA

    Wagner. Está tudo respondido no artigo. Leia-o na integra: https://motorsa.com.br/2008/02/14/radiador-agua-ou-aditivo/

  15. Olá! Sou possuidor de um escort hobby 1.6 cht, gostaria de saber qual quantidade de aditivo colocar e com que frequência devo trocar o fluído do sistema de arrefecimento?Um mexânico me disse que não tem problema colocar água de torneira…
    E sobre marcas quais você me indicaria?A Radiex é uma boa marca?

    Caro André.
    1- O fato de ter que completar o nível do fluído, seja com água da torneira ou aditivo, é sinal que há vazamento. Recomendamos que verifique o sistema, preferencialmente com um mecânico (e não um mexânico).
    2 – Os problemas que a água da torneira podem causar geralmente são percebidos a longo prazo.
    3 – Radiex é uma marca tradicional no mercado, que tem vários tipos de produtos. Consulte seu mecânico e as especificações destes produtos para definir corretamente qual irá usar no seu carro.

  16. comprei um palio ex 99/99 ha 3 meses e o ultimo dono era bem descuidado com o veiculo,troquei as correis,o óleo do motor,filtro de oleo,tb fiz uma limpesa no radiador pq estava muito sujo e a agua estava baixando muito rapido troquei ate o reservatorio de agua,e coloquei radiex apenas um litro.pode haver algum problema nisso como vazamentos visto q estava muito sujo mesmo.tb ele as vezes morre ao sair de primeira,q podera ser?so uso gasolina aditivada e no mesmo posto.ficarei grato se puderem me ajudar,obrigado!o carro ja tem 129000km rodados.

  17. Olá! Tenho um corsa millenium 2001 e não sei o qual usar? Água, aditivo ou os dois? Estou sem saber, pois não tenho mais o manual do proprietário.
    Obrigada!

    Cara Patrícia. Neste caso, recomendamos que faça a mistura conforme a tabela, geralmente encontrada no próprio frasco do aditivo. Em tempo, algumas marcas de aditivo são fornecidas já diluídas na proporção recomendada, eliminando a necessidade de misturar com água.

  18. Olá! Tenho um corsa millenium 2001 e não sei o que usar. Água, aditivo ou os dois? Estou sem saber, pois não tenho mais o manual do proprietário.

    Obrigada!

  19. Marcos Alberto Te&oa | 17 de abril de 2009 at 06:26 | Responder

    Excelentes e esclarecedoras dicas para um leigo.

    Parabens.

  20. Pela primeira vez fiz acesso ao site da Motor S/A.

    E fiquei muito satisfeito pela forma clara e direta de como são dadas as respostas aos proprietários de autos.

    Nessa visita tirei algumas dúvidas que dantes certos "mecânicos" não gostam de esclarecer, por razões "óbvias".

    Quero então aproveitando esse espaço para dá meus PARABÉNS!!!

  21. Tenho um Honda Civic 2001/2 1.7 autom. à gazol e gnv.
    Ele passou aconssumir, não vazar, agua, já troquei tamoa do radiador, do reservatório, duas mangueiras, fiz limpeza do radiador, revisei tudo, troquei cebolinha, ele arma e desarma corretamente, mas conssome 1/2 litro a cada 400/500 km rodados. Devo colocar apenas aditivo ou aumentar a concentração?
    Parabens pela reportagem, muito boa.
    Aguardo resposta no meu email.

    Doralvo. O fato de haver consumo do fluído de arrefecimento indica que há algum vazamento, sim. Entretanto, este vazamento pode estar ocorrendo internamente no motor, ou o fluído pode estar caindo em partes quentes que fazem o líquido evaporar. Por este motivo, você não enxerga o líquido que vazou. Geralmente, este sintoma é relacionado à junta de cabeçote queimada e/ou vedações da bomba d'água desgastadas. Recomendamos que consulte seu mecânico de confiança para uma avaliação mais detalhada do problema.

  22. Bom o que acontecu é o seguinte, umas duas semanas atras eu tinha feito uma viagem de DF pra Goiânia, e no meio do caminho eu avia abastecido num posto de gasolina que avia praticamente so caminhoes, dai chegando em Gyn eu percebi que o carro estava engasgando, e quando eu parei e liguei o carro novamente, o carro começol a ratiar dando umas falhas e quase nao andava, dai eu parei no primeiro posto e pedi para que tirassem toda a gasolina e colocasse outra, aparentimente tinha resolvido mas ainda em vez em quando dava uma falhazinha e no decorrer eu troquei o filtro de gasolina e esta melhor, só que na volta percebi que quando eu estava em uma descida com o carro engatado na 5 marcha sem acelerar, e quando eu voltava a acelerar o carro dava uma cortada e logo retomava, ai eu pergunto pra mim nao ficar quebrando a cabeça aqui ou ali qual a melhor coisa devo fazer. O carro é um Gol Bola 1.6 ap ano 96.

    Caro Werley. O primeiro passo, é levar seu carro para uma avaliação e diagnóstico eletrônico da injeção no seu mecânico. Pelo sintoma, seu carro deve ter sido abastecido com o combustível errado.

  23. Na pergunta anterior já mim esclareceu um pouco, mas se foi abastecido com o comb errado, a probabilidade de danos é maior e quais podem ocorrer ?

    Caro Werley. A injeção eletrônica, mesmo em carros mais antigos, é um sistema bem complexo. Indicamos levar seu carro para uma avaliação mais detalhada do seu mecânico, pois são muitos (muitos mesmo) os componentes que podem ter sofrido dano. Pela sua descrição, ainda podem haver componentes que "sofreram" com o ocorrido. Infelizmente, é praticamente impossível diagnosticar corretamente os danos que podem ter ocorrido, sem o equipamento adequado.

  24. Olá, tenho um Palio ED 96.
    O líquido do radiador está com coloração de ferrugem.
    Disseram q o ídeal é esvaziar todo o radiador para aí sim encher novamente com água e fluído.
    Gostaria de saber se esse procedimento é realmente necessário e como faço para esvaziar o reservatório.

    Obrigado !

  25. Tenho um Peugeot 206 SW e gostaria de saber qual é o melhor aditivo para este modelo?

  26. bom dia
    eu tenho um carro problema ,,,um palio edx 97.. e meu problema com ele é o aquecimento ,,.
    ja até troquei de radiador agora por ultimo,, ja levei em mecanicos diversos ,,eletrecistas etc,, fis uns calculos aproximados ja gastei por causa desse aquecimento(que não é o global ,,mas esta me tirando noites de sono) ;acho q ja fgastei uns R$3500,00
    JA FIS ESSES PROCEDIMENTOS:
    TROQUEI CEBOLÃO,,
    TROQUEI RADIADOS,,, TIVE Q FAZER ATÉ JA RETIFICA DO MOTOR PQ EM UMA DAS VEZES QUEIMOU A UUNTA DO CABEÇOTE..
    BEM O PRINCIPAL PROBLEMA É QUE A VENTONINHA NÃO ENTRA
    ,,ela se recusa a entrar em funcionamento ,, o carro vai funcionando normalmente durante um certo tempo ,,tudo normal ,,e aventoinha entrando e saindo normalmente ,,mas de repente assim tipo de 2 em dois meses ,,ela resolve não entrar mais mesmo que o resrvatorio esteja cheio de agua ,,,.
    ja me falram que é ar ,,,mas que ar é esse que tanto ar é esse que entra ali no sistema de arrefecimento?!!!
    aios mecanicos prgam ,,purgam,,passam o dia inteiro tirando ar ,,e me devolvem ,,com ele funcinando ,,,mas depois de 2 meses tudo se repete…
    não sei se é magia ou algum encosto que tem no carro… pois esse problema nao quer deixar o meu palio em paz.
    ja pensei em colocar um interruptor para que quando a temperatura estiver subindo demias e a ventoinha se recusar a a entrar em funcionamento eu acionaria esse botaão forçando ela a entrar na marra ,,mas não sei se isso traria mais problemas pra essa lata velha ,,
    eu sei que uma solução bem eficiente seria eu trocar de carro,,mas ainda não to podendo,,,mas minha meta sera essa e acho q somente assim eu resolverei o problema do palio 97 e sua ventoinha sentimental ,,geniosa,,
    obrigado e abçs aquem tiver boasideias pra resolver isso

    Olá Carlos. Realmente seu problema é complicado de resolver. Mas vamos colocar algumas idéias. Se está aparecendo ar no sistema de arrefecimento a cada dois meses, este ar está entrando por um fissura mínima em alguma parte do sistema. Pode ser por alguma mangueira levemente ressecada, por alguma pequena trinca no reservatório de água, carcaça da bomba d'água ou válvula termostática, válvula da tampa do reservatório com defeito, tubos d'água e selos do motor ou cabeçote mal vedados ou corroídos, entre outros locais possíveis, difíceis de serem vistos facilmente.
    Uma das maneiras de se procurar este pequeno "furinho" por onde está entrando ar:
    1- lavar o motor cuidadosamente;
    2- remover todo o líquido de arrefecimento e substituí-lo totalmente por aditivo com corante;
    3- retirar a tampa do reservatório e colocar ali uma bomba de pressão (ou o compressor) adaptado a uma tampa idêntica;
    4- exercer pressão de até 5 bar, até que o aditivo comece a vazar.

    Desta forma, o líquido colorido deverá começar a ser expelido pelo mesmo lugar onde o ar estaria entrando lentamente e ocasionando este siontoma.
    Ainda assim, este procedimento não permite diagnosticar se há vazamentos internos no motor, ou se o tal "furo" for realmente muito pequeno.

    Lembre-se que você levou o carro ao mecânico que viu o problema e cobrou para resolver. Se o serviço e peças foram cobrados e o problema não foi resolvido você deve pedir garantia do reparo, sem pagar nada a mais por isso, pois você já pagou e o problema persiste. E, se a oficina não sabe como resolver o seu problema, não pode cobrar-lhe por isso.

  27. Ola amigo

    muito obrigado por ter respondido ao meu comentário sobre o palio 97 e o aquecimento.

    ontem eu levei o carro no eletrecista ,para ver se a ventoinha estav com omotor danificado pois ela não entrava de jeito nehum mesmo estando tudo aparentemente normal ,agua no nivel oleo novo no motor etc,,,,

    e ele trocou um fusivel que parecia estar meio danificado e trocou a resistencia da ventoinha (que eu nem sabia q existia).

    o carro agora esta funcionando normalmente com ventoinha funcionando normalmente.

    obrigado por toddas as dicas ,vou conversar com o mecânico e ver com ele todosos pontos que você me indicou vou imprimir as dicas e entregar a ele prar checar tudo ..

    obrigado

    • Olá Carlos.
      Pela descrição do ocorrido, tudo indica que o problema foi resolvido com a troca da resistência. Esta peça, qdo está queimada ou rompida pode fazer com que o eletro-ventilador do radiador não funcione.
      Ficamos felizes por ter ajudado de alguma forma.

  28. gostaria de saber se existe algum problema se misturar aditivo para radiadores do mesmo fabricante, mesma composição, mas de cores diferente(azul/vermelho) no sistema de arrefecimento?

    se sim, qual dano traria ao sistema?

    obrigado, aguardo resposta.

    • Olá Rodrigo.
      Geralmente, os fabricantes utilizam corantes diferentes justamente para deixar claro que são produtos diferentes. Não recomendo que você misture-os para utilizar no sistema de arrefecimento de algum veículo.
      Infelizmente, não posso lhe afirmar qual problema ocorrerá caso você misture os produtos.
      Justo por não recomendar, nunca experimentei utilizar uma mistura assim, e não arriscaria fazê-la pelo preço de um ou dois litros de aditivo.

  29. Saberia indicar um aditivo para radiador compativel com o G12 da VW? Tenho um GOL 1.0 no manual indica esse aditivo, como é muito mais caro que os aditivos do mercado paralelo, comprei o aditivo radiex 1822, indicado pelo vendedor, contudo em poucos dias furou o radiador do ar quente, troquei a peça e coloquei novamente o mesmo aditivo e desta vez furou o radiador…quero saber se tem alguma especificação para que eu possa comparar com outro aditivo que seja realmente compativel ou que me indique algum.

    • Samuel.
      Não acredito que os vazamentos apresentados tenham sido causados pelo aditivo em si.
      Dados as informações que você passou, eu poderia supor que o seu Gol rodou muito tempo sem qualquer produto no sistema de arrefecimento e, por este motivo, ao adicionar o aditivo (que fez seu trabalho e soltou toda a sujeira) os vazamentos apareceram rapidamente.

      Respondendo sua pergunta: utilize, preferencialmente, aditivos sintéticos. Radiex é uma boa marca e recomendada por muitos mecânicos. Mas não adianta somente adicionar ao sistema. Deve-se fazer uma limpeza completa antes e, a partir disto, manter o sistema limpo.

      • Me desculpe , mas radiex é ruim. Foi reprovada no teste do inmetro.

        Prefira marcas como wurth , coolant, texaco , total , ipiranga , br.

    • Utilize o que atenda a norma vw tl774 f ou g

    • Pode usar o Ipiranga também.

  30. Caro especialista, por acaso a água que vc se refere para colocar no radiador não seria a destilada ao ínves de deionizada. Agua que compramos para colocar na bateria não é a destilada?

  31. Prezado Eduardo,tenho um Voyage 1986 com problemas de superaquecimento que estão me tirando o sono.Hà certo tempo,ele esquentou e um mecânico canalha me informou que o cabeçote deveria ter sua junta trocada,pois expelia muita agua pelo escapamento.Achei esquisito,pois o carro é movido à álcool,e acho aceitável um carro de 140 mil,expelir um pouco de água.Feito o serviço,o carro nunca mais foi o mesmo.Começou a rajar frio,e fervia constantemente.troquei todo sistema de arrefecimento,seguinto orientação de um outro mecânico,que instalou o sistema moderno da geração 90.Só não foi trocado a bomba d'agua.Piorou,pois o ponteiro da temperatura trabalha quase no vermelho,a agua do expansor some,e hà 4 dias estourou uma mangueira inferior que vai do expansor à bomba.Para concluir a barbárie,noto que a água parou de circular no expansor.Pelo amor de Deus,o que mais devo fazer.Vale lembrar que não sou leigo no assunto,e tenho carros mais antigos hà anos e nunca passei por uma situação desta.

    • Olá Maurício.
      Prezado Eduardo.
      Tenho um Voyage 1986 com problemas de superaquecimento que estão me tirando o sono.
      Há certo tempo, ele esquentou e um mecânico canalha me informou que o cabeçote deveria ter sua junta trocada, pois expelia muita agua pelo escapamento.
      Achei esquisito, pois o carro é movido à álcool, e acho aceitável um carro de 140 mil km, expelir um pouco de água.
      Veículos à álcool tem a característica de expelir água pelo escapamento, em função da condensação do oxigênio liberado pela queima. E isto não é um problema que cause superaquecimento, independente da quilometragem do carro.

      Feito o serviço, o carro nunca mais foi o mesmo: começou a rajar frio, e fervia constantemente.
      Se o problema fosse a junta de cabeçote, a simples troca desta peça não resolve, pois o superaquecimento, que por ventura tenha queimado a junta, pode causar empenamento do cabeçote e deve ser submetido a um "aplainamento" numa retífica, mesmo que para simples conferência.

      Troquei todo sistema de arrefecimento, seguindo a orientação de um outro mecânico que instalou o sistema moderno da geração 90. Só não foi trocado a bomba d'agua. Piorou, pois o ponteiro da temperatura trabalha quase no vermelho, a água do expansor some e, há 4 dias, estourou uma mangueira inferior que vai do expansor à bomba. Para concluir a barbárie, noto que a água parou de circular no expansor.
      Como você instalou parcialmente um sistema diferente do original, o funcionamento do arrefecimento pode ter sido comprometido, realmente. O desaparecimento da água do expansor poderia estar ocorrendo pela mangueira que estourou. Possivelmente já estava comprometida e com algum vazamento. Se a água que vaza, cai sobre alguma parte quente do motor, ela evapora antes de cair no chão e por isso você não percebe o vazamento.
      Como o próprio nome diz (expansor), é um reservatório suplementar de líquido de arrefecimento. A água não deve circular por ele, de fato. Mas é por ele que você perceberá se há consumo do líquido de arrefecimento, observando o nível.
      Se você notava a água circulando, possivelmente havia excesso de líquido de arrefecimento, e o sistema utiliza o expansor para distribuir este excesso, mantendo a pressão correta no sistema principal.

      Pelo amor de Deus, o que mais devo fazer. Vale lembrar que não sou leigo no assunto, e tenho carros mais antigos há anos e nunca passei por uma situação desta.
      O que você deve fazer, é procurar um mecânico mais qualificado e, principalmente, mais equipado e menos negligente (essa parte é a mais difícil). Pessoalmente, eu não colocaria peças de outros modelos, tampouco recomendaria este procedimento. Me parece que você escolheu mecânicos mais preocupados em ganhar dinheiro do que em resolver o seu problema (do seu carro).

  32. Olá amigo, bom dia, gotaria de uma ajuda se possivel.

    Tenho um UNO FIRE 2003, e ontem ao retornar de viagem a agua do radiador vazou completamente entre o motor e a caixa de marcha, causando super aquecimento, o mecanico fez o reparo e trocou uma especie de valvula/pastilha de ferro (ele chamou de vintem)que estava completamente corroida, colocou 2 litros de aditivo no radiador e completou o restante com agua, prosegui com minha viagem rodei uns 60 km e a luz de temperatura acendeu, parei o carro e a agua do radiador estava baixa, completei (mais ou menos 2 litros de agua)e continuei, o carro comecou a apresentar o barulho estranho, parei novamente e o radiador ficava como se estivese soluçando, o nivel da agua ficava subindo e descendo, tive que continuar a viagem pois já era tarde da noite, rodei mais uns 40 km, com muito sufoco, sempre com a luz de temperatura acendendo e apagando, e sempre parando para colocar agua, qual seria o problema?

    sera que batí o motor?

    Desde já muito obrigado, abraço.

    • Olá Naldo
      1- Pelo que entendi, a peça que o seu mecânico trocou também é conhecida como selo ou tampão, e uma coisa é certa: se um destes selos foi corroído a ponto de romper e ocasionar o vazamento, os outros componentes metálicos do sistema de arrefecimento devem estar em estado semelhante e, suponho, que o sistema estava bem sujo e sem manutenção para isto acontecer.
      2- Se o nível da água está baixando, significa que ainda há vazamentos. Você precisa verificar isso.
      3- Pelo seu relato, também suponho que possa haver ar no sistema de arrefecimento.
      4- Sugiro que você faça uma revisão e limpeza completa no sistema de arrefecimento, substituindo os tampões e tubo d'água, pois estes devem estar em estado semelhante ao que se rompeu.
      5- Em vez de misturar aditivo concentrado com água da torneira (que contém cloro, flúor, etc.) peça ao mecânico para utilizar 100% de aditivo já diluído. Uma pequena diferença de preço que pode fazer uma grande diferença na vida do motor.

  33. Olá, bom dia. Tenho fiat palio ano 97, e no último mês ele está apresentando 4 problemas simultâneos, será que vc´s podem me ajudar? Tenho medo de levar pro mecânico e eles aproveitarem da minha falta de conhecimento e faturarem em cima disso. Os problemas são o seguinte: o carro está apresentando aquecimento acima de 90º graus em pequenos passeios, o que não é normal; está com dificuldade de engrenar a 1º marcha e também a marcha ré; também quando acelero ele começa a falhar a aceleração; e por fim vira-e-mexe ele não quer funcionar, dou 5, 6, 7 partidas demoradas e ele não funciona. Por favor, vc´s podem me orientar, o que está acontecendo, como devo proceder? Agradeço a vossa colaboração, estou no aguardo de vossas sugestões, muito obrigado pela atenção. Dione, Goiânia-Go.

    • Olá Dione.
      1- A temperatura em torno dos 90ºC é perfeitamente normal e deve sofrer oscilações até perto dos 100ºC, principalmente em trânsito lento.
      2- A dificuldade no engate nas marchas 1ª e ré (que forçam a alavanca para os lados), me parece ser um desgaste (ou trinca) do suporte da alavanca do câmbio. Você mesma poderá ver, bastando levantar a capa da alavanca do câmbio. Veja se a peça branca não está com alguma trinca, por exemplo.

      Já a dificuldade na partida do motor, podem ser inúmeros fatores que ocasionam isto. Neste caso, eu sugiro que você leve seu Palio a uma oficina bem equipada e conhecida da sua região e solicite um orçamento.

  34. Gostaria de um esclarecimento tenho um gol ano1994 motor ap 1.6 gasolina a um mes atraz ele queimou o cebolam levei o veiculo a um eletricista ele me sugeriu que colocase aditivo no radiador. Então ele mesmo colocou e fez a limpeza hoje levei a um mecanico para ver um vazamento no selo do motor.O mecânico me falou que o vazamento ere por causa do aditivo e falou para eu tira o aditivo e usar somente água? usar ou não usar aditivo? gostaria de uma resposta?

    • Olá Sérgio.
      É uma questão de interpretação. O vazamento pode ter aparecido pelo fato do aditivo ter removido a sujeira que estava impedindo esse vazamento. Logo, o aditivo fez o papel dele corretamente, e mostrou um componente que estava em estado crítico.
      Na necessidade de trocar um selo do motor, eu sempre recomendo que já troque todos, pois devem estar com um nível de corrosão semelhante ao selo que rompeu-se.
      Usar o aditivo corretamente, impedirá que voltem a sofrer corrosão pela água. Prefira completar todo o sistema com aditivo já diluído. O aditivo concentrado, geralmente é misturado com água da torneira e isto pode anular muitas das propriedades do produto.

  35. Gostaia de tirar uma dúvida…. Eu tenho um fiat 97 sx…. o painel indicou um superaquecimento… levei imediatamente do mecanico e descobriu que a ventoinha do radiado nao estava acionando… aí ele trocou o cebolão… a ventoinha voltou a acionar e aparentemente o problema tinha sido resolvido… no dia seguinte fui fazer uma viagem… depois de 10 km observei que o painel novamente acendeu… por sorte tinha o posto logo a frente… parei… pedi pra chegar a agua no radiador… e estava fervendo… mas um detalhe…. a ventoinha foi acionada… achei que acionou pouco, pois logo nao demorou para ser desativada…. dei meia volta, esperei baixar a temperatura… e foi a mesma coisa… assim que cheguei na rua de casa, o painel de aquecimento novamente aqueceu… o que pode ser?

    • Alex. Este sintoma indica que pode ter ficado ar no sistema de arrefecimento quando o interruptor (cebolão) foi trocado. Recomendo que você leve o carro novamente ao mecânico e peça para revisar este problema.

  36. Parabéns pelo site, muito bom.

    Tenho um fiat uno com 15 anos e estou com ele a 3 e uso atualmente água no radiador e gostaria de limpar o sistema e usar aditivo paraflu11 indicado no manual, só que atualmente apresenta ferrugem, mesmo limpando falam que se eu usar o aditivo poderá romper as borrachas mesmo se eu colocar novos, ou seja, indicam para manter a usar só água, isso é correto? abraços

    • Olá Sérgio.
      Se o sistema está muito sujo, o risco de aparecerem vazamentos após uma limpeza bem feita é o mesmo, não importando se usar água ou aditivo após o procedimento.
      O certo é que, depois de limpar bem o sistema, a ferrugem aparecerá novamente se você utilizar só água.
      Neste caso especificamente, sem uma avaliação detalhada do estado do sistema de arrefecimento, não é possível dizer o que vai acontecer.

  37. Eduardo…. era isso mesmo… vc acertou em cheio…. muito obrigado

  38. Ola tenho uma parati 99 ap.1.6 fiz a limpeza do sistema troquei agua do radiador por 4 vezes ate parar de sair fagulhas de ferro do sistema, queria sabaer qual aditivo devo adicionar no sistema agora ?????? e qual a temperatura correta do cebolao do radiador 95° a 105° esta correto ?? abraços…

    • Olá Ricardo.
      Eu recomendo que você substitua todo o conteúdo por aditivo já diluído, caso nenhum vazamento ou problema seja encontrado. Prefira marcas conhecidas e não escolha somente pelo preço.
      Quanto ao sensor (cebolão), encontrei dois produtos que podem atender a sua especificação:
      MTE-757 (nº VW: 547.959.481.A) – Parati 1.6 93/… com ar condicionado original – temperatura: 95-102°C – 3 pinos
      MTE-755 (nº VW: 547.959.481) – Parati 1.6 93/… sem ar condicionado original – temperatura: 92/87°C – 2 pinos
      Clique aqui para ver a imagem destas duas peças.

      Por isso, é importante você verificar com seu mecânico qual o componente correto para o seu modelo.

  39. ok Eduardo

    Agora deixe eu lhe perguntar vc é mecanico ???? de que cidade ??

    Abraços e parabens pelo site !!

  40. Ok Eduardo meu cebolao esta correto é o de 3 pinos com ar condicionado, mas a temperatura gravada nele é de 95 a 105º, 2° grau mais quente axo que nao tem problema né !? e quanto a fazer a troca de agua por aditivo, para mim esgotar o sistema devo tirar a valvula termostatica ? qual o procedimento mais facil pois irei fazer isso eu mesmo nao vou procurar o mecanico, ja fui e nao resolverão meu problema, tenho um pouco de conhecimento do assunto veja se estou correto, devo retirar a valvula e desconectar a mangueira de cima do radiador para fazer a limpeza, apos isso para trocar o liquido devo instalar a valvula novamente conectar a mangueira de cima do radiador e ir colocando o liquido no reservatorio não é ? agora me surgiu uma duvida o ar sai sozinho do sistema ??? abraços !!!!!!

    • Ricardo. Não há problema com a diferença de dois graus. É uma pequena de diferença entre fabricantes.

      Como você disse que tem dúvidas em relação ao procedimento, eu não recomendo que você faça a troca do fluído de arrefecimento.
      O ar não sai sozinho e, caso não seja bem executado, este reparo pode causar sérios danos ao motor, podendo até "fundir". Sem contar que sem o equipamento adequado você corre o risco de sofrer ferimentos e queimaduras graves.

      Deixe para o mecânico fazer isso, ok?

  41. Olá, estou com problemano meu palio 1.6 16v, está aquecendo e queimando o fusivel da ventuinha, o que pode ser?

    • Olá Adriano.
      O fato de estar queimando fusível, indica um problema elétrico. Recomendo que você leve seu Palio a um bom eletricista e peça que revise os componentes. Principalmente, se a impedância do eletroventilador e resistores estão corretas.
      Verifique também se o fusível que está queimando possui a amperagem correta para o seu modelo.
      Algumas destas informações estão no manual do seu carro e as mais específicas constam no manual de reparação.

  42. olá estou preocupada pois a mangueira que vai do rservatorio de agua para o motor do meu carro não para de vazar.já apertei a braçadeira n entanto quando ligo o carro começa a vazar novamente.o que pod está acontecendo?

    • Olá Cida.
      Tudo indica que o reservatório esteja trincado ou a mangueira muito ressecada. Neste caso, acredito que apenas a substituição destas peças possa resolver.
      Mas cuidado onde fará o serviço. Além de trocar as peças todo o ar do sistema de arrefecimento deverá ser retirado após a troca das peças. É um procedimento simples mas trabalhoso, e pode comprometer o bom funcionamento do motor se não for feito corretamente.

  43. tenho uma palio weekend 1.6 16v 2000 a gasolina, gostaria de saber se posso desativar a valvula termostatica ??

    • Olá Marcelo.
      Poder, você pode. Mas eu nunca recomendaria que alguém fizesse isso, afinal você estará comprometendo o funcionamento correto do sistema de arrefecimento e injeção eletrônica do seu carro.

  44. parabéns pelo blog… vc é fera meu!!! ja pensou em trabalhar na formula 1? abraço

  45. Bom dia!

    Tenho uma uno 2000 a água tá baixando muito rápido e não tem vazamento nenhum no carro. Gostaria de saber o que pode ser? Há uns 15 dias troquei o reservatório que tava rachado e depois disso começou esse problema, tenho que ficar colocando água toda hora senão a temperatura sobe… to passando vários sufocos e gostaria de uma idéia antes de levar no mecânico ou eletricista. De antemão agradeço.

    • Olá Renata.
      Possivelmente ainda há vazamentos, mas você não o vê, pois o liquído deve estar caindo sobre partes quentes do motor e evaporando. Quando o motor é desligado, a pressão diminui e o vazamento cessa.
      A notícia ruim é que o vazamento pode estar em inúmeras partes do sistema.
      A notícia boa é que o diagnóstico é fácil e dificilmente o gasto será alto.

      Ainda assim é possível que a junta de cabeçote esteja com problemas (queimada) e ocasionando este "sumiço" do líquido. Neste caso, o gasto para reparo pode ser maior, mas o diagnóstico também é rápido e simples.

  46. Ola,

    Gostaria de saber o que esta acontecendo com meu carro.

    Tenho um Versailles Guia 2.0 alcool ap, troquei a bomba d'agua e a valvula termostática, percebi que quando estou na pista ou na cidade, o nivel da temperatura esta sempre ao meio onde aciona a ventoinha,( obs ) mesmo na pista, a ventoinha aciona normal, poderia orientar ?

    abraços

    • Olá Claudinei.
      Pelo sintoma arrisco a dizer que a válvula colocada é para motores a gasolina, que tem uma temperatura de trabalho menos que dos motores a álcool.
      O tamanho e formato da peça é idêntico, mas a temperatura de acionamento é diferente. Alguns fabricantes de válvulas termostáticas comercializam equivocadamente a mesma peça para ambos os combustíveis. Peça ao seu mecânico que verifique a aplicação correta.
      Entretanto este sintoma não deve causar danos ao motor.

  47. Bom dia!

    achei esse site em uma pesquisa na internet e gostei bastante…

    tenho uma duvida…

    Estou com um Palio Economy ano 2010 e nao tem nem 200 KM rodado(o carro ta zero) fiquei sabendo dessa de colocar agua no sistema de arrefecimento…gostaria de saber se um carro novo assim precisa ser completado com agua, ou se ele ja vem da fabrica com uma quantidade consideravel…pq pela cor laranja do paraflu tenho a impressao q esta abaixo no nivel,nao conseguir visualizar se tem agua ou nao,surgiu essa duvida,,,,Se puder me ajudar

    atenciosamente

    • Olá Lidiane.
      O líquido de arrefecimento é necessário e sim, sempre vem de fábrica com a quantidade correta.
      No reservatório, há uma marcação do nível mínimo e máximo para ser utilizada quando houver necessidade de manutenção. Porém quando o motor está quente o líquido pode até desaparecer do reservatório devido a pressurização do sistema.
      Evite ao máximo completar com água da troneira se a luz de aviso de temperatura não estiver acendendo.

      Resumindo, se você não está notando nenhum problema com a temperatura do motor, é sinal que tudo está funcionando corretamente. Mas se você ainda estiver com dúvidas, lembre-se que seu carro está no período de garantia. Leve-o até um concessionário para avaliação, sempre que notar algo errado.

  48. Meu carro Civic 99 AT tá com alguma anomalia no sistema de arrefecimento. O nível da água do reservatório baixa mesmo sem andar com o carro. Não sei se tem algum vazamento, eu já fiz o teste de completar o nivel da agua, dar partida, esperar o motor esquentar para a ventoinha funcionar (por umas 2x)Tudo como carro parado. E para minha surpresa, no dia seguinte qdo fui verificar o nível da água, ela estava muito abaixo da metade. O que pode estar acontecendo?

    • Olá Cristiano.
      Desta forma, é bem difícil dizer qual é o problema do seu carro. Entretanto, há testes bem simples de se fazer para identificar algum vazamento ou problemas que possam estar causando este "sumiço" do líquido. Recomendo que você leve seu carro o mais rápido possível a um bom mecânico para realizar o diagnóstico com mais precisão e evitar danos maiores ao motor do seu Civic.

  49. caro amigo, estava fazendo uma pesquisa sobre um problema no meu carro, uma parati 1.6 AP. ele está aquecendo mas só com o ar ligado, já levei no meu mecânico de confiança,que inclusive é meu irmão e que trabalha na rede volkswagen. trocamos bomba d'agua, radiador, sensores, valvula termostática, testamos a ventuinha, trocamos a junta do cabeçote, e mesmo assim a temperatura continuou subindo. as ultimas suspeitas eram de q a ventuinha não estava armando o segundo estágio, resolvemos este problema da ventuinha e o carro melhorou, mas a temperatura ainda sobe um pouco. aparentemente está tudo normal no sistema de arrefecimento, mas o que você me diz da temperatura subir no painel, sabendo que já fizemos um teste com outro painel no carro para saber se não era só um erro de medida de temperatura e mesmo assim o medidor de temperatura sobe ao ponto da luz da mesma acender? desde já muito agradecido e parabens pelo conteúdo do site.

    • Olá Ronald.
      Dadas todas estas substituições, restam poucas alternativas para poder dar alguma opinião, ainda mais sem poder acompanhar o que já foi feito.
      Duas coisas que ainda poderiam estar causando este problema:
      1 – o resistor do eletroventilador (ventuinha), responsável pelo controle das velocidades da ventuinha quando o AC (ar condicionado) é acionado pode estar danificado e acionando somente na primeira velocidade.
      2 – a fiação da segunda velocidade da ventuinha pode estar danificada, desconectada ou rompida em alguma parte.

      Espero ter contribuído.

      De qualquer forma, é difícil dizer qual é o real problema que causa este sintoma.

  50. Levei em um mecanico, e foi trocada a tampa do radiador (1.1), foi feito o teste de pressão do sistema para ver se tinha vazamento do reservatório, e não foi constatao nenhum tipo de vazamento. O diagnóstico que foi dado, é que possivelmente o nível da água estava muito acima do máximo, q deve ter vazado pela tampa do reservatório. Foi substituído o líquido com aditivo Bardahl, junto com a troca da tampa do radiador.

    Obrigado pelas dicas Eduardo!

    • Olá Cristiano.
      O diagnóstico de muita água, faz todo o sentido. A tampa do reservatório realmente tem esta função de deixar expelir o excesso de água.

  51. Muito bom o site, parabéns.

  52. Eu tenho um chevette ano modelo 88, eu notei que ele anda com o motor muito frio,e fica enguiando muito mesmo depois de andar muitos kilometros, ao levar em um mecãnico ele explicou que ele tinha um sistema de polia termomagnética, e que ao ligar o motor o ventoinha ficava parada até o motor atingir a temperatura ideal ao tingir a temperatura ideal para o funcionamento do motor a ventoniha disparava e entrava em funcionamento, mas quando eu comprei o carro o antigo dono ja tinha travado o sistema, desligado, e ao dar partida a ventoinha já entra em funcionamento, dai o macãnico me aconselhou a eu colocar a válvula termostática, ainda não coloquei porque ums dizem que é bom outros falam que pode esquentar o motor demais e tal, o que você aconselharia?

    O carro é um Chevette ano modelo 88 a álcool. 1,6 motor cinza.

    • Olá.
      Com o "travamento" do eletroventilador do seu Chevette, é normal que a temperatura do motor esteja sempre muito abaixo do nível correto.
      Se o restante do motor estiver em bom estado, a temperatura não deve subir além do que deve.
      Instalar novamente o componente aumentará a temperatura de funcionamento para o nível correto e estes sintomas, como o "engasgamento" devem desaparecer, pois o álcool precisa de mais aquecimento que a gasolina. Além disso, o seu carro deverá ficar até mais econômico.
      Seria bom conhecer o motivo de terem desligado o acionamento magnético da "ventuinha". Por não saber, alguns mecânicos, prudentemente, recomendam não mecher.

  53. Eduardo, muito obrigado pela resposta.
    Vou comprar a válvula e fazer o teste. Andei dando uma procurada e está muito dificil de achar. Procurei em várias lojas e nada. Vou procurar na autorizada.
    Em relação a temperatura do motor, na realidade, o carro fica engasgando muito. Quanto ao desligamento do sistema da ventoinha acredito que o mesmo deveria estar avariado e quem o desativou, decidiu travar para ligamento direto.

  54. TODA SEMANA TENHO QUE COMPLETAR A AGUA DO RESERVATORIO SERA QUE TEM ALGUM VAZAMENTO NAS MANGUEIRAS DO MOTOO DO AR CONDICIONADO.

    GRATO PELA ATENÇAO.

    • Gutocesar
      O sistema de ar-condicionado utiliza gás e não é interligado ao sistema de arrefecimento do motor.
      Aconselho que você procure seu mecânico para verificar o motivo da perda de líquido de arrefecimento.

  55. Estou fazendo treinamento para frentista e encontrei alguém que fala a verdade sobre fluído de radiador. Parabéns !!!!
    Que os clientes de mecânicas e de postos de gasolina se conscientizem e deixem de cuidar tão mal de seus carros, usando agua no radiador !!!!!!!!!!
    Valew !!!!!!!!

  56. Boa tarde.

    Gostaria que me tirasse uma dúvida: qual a diferença entre os aditivos para radiadores, em termo de cores? (tem uns azuis, outros verdes e uns vermelhos)

    Outra coisa: ontem, ao sair de casa depois de rodar um pouco no meu carro (Palio Young 2001 1.0 c/ar), acendeu a luz da temperatura e, na mesma hora, eu parei o carro. Ele estava fervendo muito e comecei a abrir a tampa do reservatório aos poucos, para que fosse saindo a água que fervia.

    Depois, tirei a tampa e coloquei a água própria que sempre carrego comigo, tampei e, quando liguei o carro, a luz ainda estava acessa; mas logo que comecei a rodar a luz apagou.

    Ao chegar em uma oficina, o mecânico disse que a tomada do ventilador estava queimada e oxidada, pois o ventilador não funcionava. Depois que ele trocou a peça tudo voltou ao normal e me aconselhou a trocar toda água do sistema e colocar aditivo. Só que eu já tinha feito isso em 2008. Mas, realmente, a água estava mesmo muito suja.

    O meu medo é que tivesse entrado água pro motor, mas ele verificou o óleo e disse que estava normal; não havia causado danos ao motor por eu ter parado logo o carro e tomado os devidos cuidados.

    Agora, eu pergunto: como se identifica quando entra água pra dentro do motor? Eu sei que tem um dica assim: se a tampa do óleo ficar branca ou quando examinamos a vareta do óleo, tem mas alguma dica?

    • Olá Augusto.
      Em termos de cores, a diferença é somente a cor mesmo. Cada fabricante utiliza um cor que considera melhor para identificar a presença do aditivo. E não é o corante que faz diferença entre ser melhor ou pior. No caso de aditivos, prefira produtos de marcas que você conheça, pois existem muitos aditivos falsos no mercado. O preço baixo demais pode ser um indício disto. Economizar alguns reais no aditivo pode abacar sendo muito mais caro depois.

      Caso haja vazamento de água para o motor, e caso esta água se misture ao óleo, você deverá observar borras esbranquiçadas (brancas) ao longo da vareta, semelhante ao óleo de cozinha velho, quando fica muito tempo na frigideira, parecendo pedaços de gordura.
      Se isto acontecer, você deve levar seu carro imediatamente ao mecânico, pois os danos já podem ser muito maiores do que parecem.

  57. Olá eduardo boa noite.

    Eu estava vendo os tópicos acima citados e estou com uma dúvida. eu tenho um hyundai atos prime 1.0 ano 2000. quando comprei ele ha uns 2 meses atrás a temperatura marcava antes da metade no marcador e disparava a ventoinha, quando tive problemas na bomba de combustível, troquei ela alguns dias depois começei a notar que a temperatura começou a subir, (marcando um pouco depois do desenho da temperatura (na metade do marcador)e dispara e diminui a temperatura muito pouco. levei no mecânico da loja ele disse que trocou a válvula termostática e colocou um aditivo não sei a marca na cor azul. e a temperatura continua na mesma.(ligo o ar condicionado e ela volta para temperatura como antes) Liguei na concessionaria CAOA (importadora Hyundai) e pedi informações e me disseram via tel para colocar um aditivo na cor verde ! estou com dúvida em que fazer! Obrigado !!

    • Olá Silas.
      É normal que a temperatura média do motor mude quando o ar condicionado é acionado.
      De qualquer forma, o importante é que a temperatura mantenha-se estável, sem muitas oscilações. A função da ventoinha é esta: MANTER! e não BAIXAR a temperatura. A cor do aditivo, neste caso, é um questão de gosto pessoal. O que faz a cor é o corante e não os componentes químicos.
      Resumindo: fique atento para que a temperatura não chegue na marcação VERMELHA do painel. Se o sistema está mantendo a temperatura abaixo disto, é porque está funcionando corretamente.

  58. Possuo um gol special 2002, coloquei aditivo nele e venho percebendo que quando paro o carro a água no reservatório sobe ate perto da tampa acho que tem ar, mas a ventoinha esta armando normalmente não sei se na temperatura correta a água circula normal a temperatura não sei pois ele não marca como fazer pra tirar esse ar?

    • Olá Igor.
      Aparentemente, o problema é a própria tampa do reservatório, que não está mais mantendo a pressão do sistema, permitindo que o líquido saia por ela.
      Algumas oficinas ou até mesmo lojas de auto peças, podem testar a tampa, que é um item barato.

  59. Meu carro é um marea 2001. Eu costumo ligar o ar-condicionado para que a ventoinha ligue automaticamente, mantendo o motor numa temperatura abaixo da metade. Entretanto o motor sempre acaba chegando na metade, onde não passa mais.

    Eu notei que quando a temperatura está a 1/4 do total, o carro tralha com maior eficiencia.

    Gostaria de saber se existe algum aditivo que diminua a temperatura do motor.

    Faz muitos anos (acho que em 1998), eu coloque um aditivo em um carro que eu tinha e este mantinha a temperatura sempre abaixo da metade mas não me lembro o nome.

    Agradeço a atenção.

    • Olá Eugênio.
      Não há problema algum em a temperatura manter-se estável no marcador. De fato, ainda mais em um Marea, você deve notar mais torque com o motor frio. Porém, não acredito que seja a temperatura de trabalho idealizada para este motor. Apesar de melhorar o torque, o consumo deve aumentar também.
      Note que alguns motores (inclusive Fiat) trabalham em temperaturas próximas aos 100ºC normalmente, podendo até passar disto, sem causar nenhum problema.

      Não conheço aditivos que, por si só, fazem baixar a temperatura do motor. Possivelmente algum outro ajuste ou limpeza deve ter sido feito ao mesmo tempo.

  60. tenho um fiat uno fire ano 2002/2003 com ar esse carro ele baixa agua no reservatorio e toda semana tenho que completar a agua verifiquei se há algum vazamento e nada já troquei a bomba dagua pois o mesmo estava vazando percebi então que as vezes sai agua pela descarga do escape me disseram que pode ser combustivel aduterado o posto que coloco é de confiança disseram que pode ser problema no cabeçote verifiquei se estava misturando oleo com agua ou vice versa e nada percorri 700km e tive que completar a agua do reservatorio do radiador umas 3 vezes creio que não seja cabeçote pois o mesmo não aquece não fumaça e o motor tem força até demais. o que será?

    • Olá Marcelo.
      São vários os problemas que podem causar este sintoma. Muitas vezes, algum vazamento não é percebido, pois só acontece com o motor funcionando e o líquido cai em partes quentes do motor, evaporando antes de "pingar" no chão. Vazamentos são relativamente mais fáceis de identificar e baratos de consertar.
      Mas ainda podem haver outros problemas que causam isto. Por exemplo, junta de cabeçote queimada: a água não mistura-se ao óleo e simplesmente "some" nas câmaras de combustão. Em algumas situações o vapor desta água queimada pode condensar e sair pelo escapamento.
      Lembre-se que a alta dose de álcool na gasolina também pode fazer pingar o escapamento em algumas situações.

      Recomendo que você leve seu carro para uma revisão mais detalhada, sem pressa. Assim, identificar corretamente o problema fica mais fácil.

  61. Ola, tenho um civic 2001 lx automático , comprei usado na honda hpoint com 80 mil km, no dia em que tirei da concessionária o motor superaqueceu e foi trocada varias peças, depois de 3 dias rodando com o carro em trajetos curtos o carro voltou a superaquecer , esperei a temperatura baixar e trouxe o carro para casa onde o guincho retirou e levou para a concessionária , o diagnostico foi a queima da ventoinha, porem minha preocupação é: o motos ainda sobrevive???por ser de alumínio nao pode ter empenado e comprometido a vida útil???melhor trocar de carro?

    • Olá Lais
      Realmente existe esta possibilidade. O superaquecimento pode ter danificado o motor e/ou bloco. Entretanto, se isto ocorreu, não será possível fazê-lo funcionar sem consertar totalmente, retificando o motor e deixando-o novo, de novo.
      E, nesse caso, a vida útil será renovada. O máximo que pode acontecer após a retífica é um mínimo aumento no consumo de combustível; em contrapartida o motor também deve ficar mais potente.
      Resumindo, se houveram danos mais sérios – como o empenamento de cabeçote – não tem como fazer uma "meia-sola" sem que você note que algo errado permanece. Então, fique atenta a ruídos estranhos e trepidações do motor, por exemplo.

  62. Boa Tarde. Tenho um Marea ELX 2.0 20V ano 99, estou com um problema que ningúem conseguiu resolver. A temperatura do motor fica muito acima do meio, no manual do carro diz que o ideal é que ele fique no meio. Quando comprei o carro, ele sempre ficava no meio, certinho, mas de um tempo pra cá ele começou a subir mais. Percebi que ele somente passa do meio se eu pegar transito, ou algumas ruas com subidas e descidas em sequência, se o transito estiver bom, ele não paasa do meio. Tudo já foi verificado, uso o aditivo na água do radiador, as ventuinhas ligam corretamente, nunhum problema com o radiador, tirei a válvula termostática, nada, nada, nada adiantou. Outro dia para fazer um teste, meu mecânico deixou a ventuinha ligada direto, aí a temperatura não chega nem no meio. Sei que isso não é solução para o problema, mas gostaria de saber se posso fazer isso. Me ajude, onde pode estar o problema??? Obrigado.

    • Olá Rovani.
      Em primeiro lugar, remover a válvula termostática também não resolve nenhum problema, menos ainda em um carro com injeção eletrônica. Se um mecânico sugere este procedimento, indica que ele não sabe qual é o problema ou não tem equipamento adequado para o diagnóstico.
      Segundo seu relato, tudo indica haver uma falha apenas no segundo estágio da ventoinha (eletroventilador). Isto pode estar relacionado a alguns sensores do motor, possivelmente ao "pressostato" do ar-condicionado (mesmo que você não o use) ou ainda na própria central eletrônica. A Central pode se perder em alguma leitura caso o carro tenha ficado sem bateria ou apenas com pouca carga. Enfim, existem muitas possibilidades que podem ocasionar este sintoma.
      Eu poderia sugerir que, inicialmente, leve seu Marea a uma oficina bem equipada para "resetar" a central eletrônica corretamente. Após isto, com o equipamento adequado, será mais fácil testar o restante do sistema.

  63. Boa tarde, Caro Amigo!

    Tendo em vista a excelente matéria e a quantidade de dúvidas esclarecidas, gostaria de Parabenizá-lo pelo grande e bom trabalho realizado.

    Tenho uma dúvida que acredito que possa me ajudar.

    Tenho um ford Ka 98/99 comprei ele a 5 meses, e ele está com 70000Km rodados, o mesmo logo que comprei super-aqueceu e queimou a junta do motor. Levei a um mecânico (Desconhecido) onde o mesmo retificou o motor e trocou a junta e as tampas do motor, a Valvula termostatica, tampa do reservatório, filtro de ar e oleo, velas. Porem desconfio que meu carro ainda continua com o problema do super-aquecimento, como este modelo não indica a temperatura que o motor esta trabalhando fica um pouco mais dificil identificar se esta de fato ocorrendo este problema. Os sintomas o qual me fazem desconfiar desse problema são:

    1 – Nivel de água baixa rapido, tenho que completa-lo semanalmente

    2 – Escuto barulho de pingos quando desligo o carro (Após rodar com ele), porem não vejo marcas de possiveis vazamentos.

    3 – A Temperatura do capô do carro é alta.

    4 – Quando ligo o carro em menos de 10 minutos de funcionamento (Parado) vejo a agua do reservatório borbulhar muito e a temperatura do motor se elevar rapidamente.

    *Pode ser que seja uma preocupação excessiva de minha parte, porem e meu primeiro carro e ja tive muitos gastos com ele.

    Completo o reservatório com água de torneira, já fiz também aquela aplicação de um produto que tampa os possiveis buracos no sistema de arrefecimento.

    Gostaria de que se possivel você listasse alguns dos principais motivos que possa estar levando a esse problema, pois sou leigo no assunto e como muitos não tenho um mecânico confiavel. Gostaria tambem de evitar ao máximo a chances de que eu possa estar sendo enganado quando levar o meu carro a um mecânico.

    Agradeço à atenção.

    Abraços

    • Olá. Lucas.
      Alguns pontos que você mencionou podem ser pré-analisados, sim.
      O fato do motor atingir rapidamente a temperatura de trabalho não é necessariamente um problema. Porém, pela sua descrição, há nitidamente vazamentos do líquido de arrefecimento pois:
      1 – Nivel de água baixa rapido, tenho que completa-lo semanalmente
      2 – Escuto barulho de pingos quando desligo o carro (Após rodar com ele), porem não vejo marcas de possiveis vazamentos.

      Isto indica que o vazamento está em alguma vedação que tenha sido mal feita após a montagem, como juntas bomba d'água, válvula termostática ou até mesmo um mangueira levemente rompida ou mal fixada. O líquido cai em partes quentes do motor e evapora. Por isso você não vê as marcas no chão. Como há falhas na vedação, a pressão do sistema cai rapidamente, fazendo o vazamento cessar após desligar o motor.

      Este "borbulhar" que você nota, fortalece a possibilidade de vedação defeituosa por onde também deve estar entrando ar no sistema.
      Eu recomendaria que você levasse seu Ka a um mecânico mais experiente. Um simples teste de pressurização do sistema de arrefecimento pode facilmente identificar onde está este problema e não deve ser um reparo caro, tampouco demorado.
      Neste caso, eu não posso lhe dar certeza, mas os sintomas que você descreveu remetem a este simples problema.
      De qualquer forma, você está fazendo certo em completar o nível e não deixar sem água. Mesmo assim, eu NÃO recomendo utilizar produtos que "camuflam" vazamentos. A longo prazo, os danos podem ser mais severos e o que foi uma solução barata pode sair bem caro pra consertar.

  64. Olá. Quero parabenizá-los pelo trabalho e atençao que vcs tem conosco.
    Tenho um Peugeot 206 selection 2001 com mais de 100mil km rodados. Quando esquenta o motor e acelero, está soltando fumaça branca. É combustível ruim ou problema no motor? Verifico sempre que o óleo que está no nível. Quanto ao fluído de arrefecimento, qual eu posso estar usando?
    Obrigado. Aguardo a resposta. Abraços.

    • Olá Somari.
      Sobre a fumaça, você pode facilmente identificá-la neste artigo: https://motorsa.com.br/2009/09/13/identificando-a-

      Quanto ao líquido de arrefecimento, recomendo que você use marcas conhecidas ou recomendadas pelas montadoras. Fuja de aditivos que tenham o preço muito mais baixo que os concorrentes e peça ao mecânico seguir as instruções de mistura do aditivo antes de aplicá-lo.

  65. Bom dia! Muito obrigado por ter me respondido.

    Vamos ver se eu entendi direito.
    O melhor a se fazer é levar meu carro a uma "loja" especializada em radiadores e sistema de arrefecimento??? E o serviço a ser feito é colocar pressão no reservatório para verificar vazamentos??? Caso seja encontrado vazamentos em mangueira é só fazer a substituição, mas caso seja encontrado vazamento é alguma fissura no motor ou em algum outro lugar mais complexo, existe alguma coisa para vedar sem ter que substituir peças mais caras???

    Me desculpe pelo incomodo, e te agradeço mais uma vez! Abraços, Lucas.

    • Lucas.
      É isto mesmo. Levar seu carro em um oficina especializada no assunto é uma boa idéia. A pressão no reservatório deve revelar onde está o vazamento.
      O produto que você adicionou para vedar pequenas fissuras, nitidamente não funcionou. Temo que, se este for o real problema, não terás outra alternativa senão substituir as peças que estiverem danificadas ou trincadas.
      Mesmo assim, ainda acredito que o problema está em alguma junta, retentor ou mangueira mal aplicados.

  66. Caro Eduardo, onde fica mesmo esse tal de selo do sistema de arrefecimento, pois eu coloco água dno reservatório do meu uno e ela já vai saindo completamente em baixo entre o motor e a caixa

    • Olá Helivelton.
      Existem diversos selos que podem estar corroídos a ponto de vazar. Os proncipais ficam no bloco, no cabeçote e nos coletores.
      Porém como você percebeu que o líquido escorre entre o motor e o câmbio, tudo indica ser o selo do cabeçote.
      Sem ferramentas adequadas, você não conseguirá trocá-lo. Recomendo que você leve seu Uno para o mecânico fazer isso.
      Outro ponto importante: se um dos selos já está vazando, é bem possível que os outros estejam prestes a romper também. Trocar todos eles é uma boa idéia, neste caso.

  67. boa tarde!tenho um fiat palio fire 2002 um carro otimo não tenho o que reclama sou unico dono numca fiz nada nele so que de uns dias pra cá vi que ele esta consumindo muita agua pensei que estava com algum vazamento realmente as mangueira dele estava super resecada e troquei todas mas ele continua vazando mas não descubro de onde não vejo vazamento no motor tem alguma explicação pra isso.desde ja agradeço

    • Rafael.
      Nem sempre você verá o líquido saindo do motor. Ele pode estar sendo consumido por diversos outros problemas.
      O seu mecânico pode realizar alguns testes simples para encontrar possíveis vazamentos.

  68. Olá Eduardo. Primeiramente parabéns pelso seus esclarecimentos no site.

    Bem. tenho um ford ka 2008/2009. A pouco tempo percebi que quando paro o carro a ventuinha aciona mas demora muito para parar…vi em alguns sites que isso poderia ser um prévio aviso de superaquecimento do motor. Notei, hoje, que o liquido de arrefecimento está na linha do limite mínimo, no reservatório. Isso seria o motivo de a ventuinha demorar tanto para parar? Agendei a minha revisão para daqui a 1 semana, mas como o liquido do arrefecimento está na linha do limite mínimo estou com receio de usar o carro, teria lagum problema?

    Desde já agradeço.

    • Olá Cristina.
      Quando o carro está parado, o vento que viria pela frente, ajudando na refrigeração não existe. Por isso, o ventilador demora mais para resfriar o líquido que está no radiador. Isto não aparenta ser um problema de superaquecimento, pelo contrário. Mostra que o sistema está funcionando.
      Quanto ao líquido no nível mínimo, você pode deixar para ser verificado na revisão. Se está dentro do limite, mesmo que seja o mínimo, está certo.
      Vale lembrar que enquanto o motor estiver quente ou ligado o nível deve aparecer um pouco mais baixo do que com o motor frio.
      Entretanto, se o nível baixar demais, complete-o até levar para a revisão e avise o mecânico.

  69. Olá, primeiramente parabéns pelo site, bom o meu problema é o seguinte meu carro (gol special 2002) ta aumentando o nível da água quando aqueçe, é mais ou menos assim ele em funcionamento normal antes de disparar a ventoinha o nível da água sobe até quase esbarrotar aí ele liga a ventoinha e volta ao normal quando esquenta mais de novo o nível sobe e quando desligo ele ele também sobe, a ventoinha dispara normal mas não sei se na temperatura correta pois ele não marca, acho que tem ar mas não consigo tirar como faço. Obrigado..

    • Olá Igor.
      Aparentemente, pode haver ar no sistema de arrefecimento.
      Para eliminar este ar, você deve levar seu carro ao mecânico para executar um procedimento conhecido como "sangria".
      Seria bom, também, trocar a tampa do reservatório suplementar. A válvula pode estar danificada.

  70. Só para desencargo de consciência tem problema rodar com o carro assim com ar mesmo disparando a ventoinha? Grato mais uma vez.

    • Igor.
      Sim, este problema pode se agravar, causando superaquecimento do motor. Os danos podem ser bem graves se você deixar como está.

  71. Olá. Eduardo. Bem, como relatei no dia 27/02/10, o meu carro tava com o liquido do arrefecimento no nivel minimo. levei à concessionaria, olharam lá e me falaram que não era normal o liquido ter baixado tão rapido já que eu havia feito a troca há 6 meses. Então depois que o mecanico olhou, me falaram que não havia nenhum vazamento, que o problema era de ar no sistema de arrefecimento. Dái fizeram uma limpeza no sistema. Mas agora eu pergunto, em que momento que pode entrar ar no sistema de arrefecimento? Tava pensando, pq se for só no momento em o mecânico está trocando o liquido ou limpando o sistema, então a responsabilidade, acredito eu, deveria ser da concessionaria, ou seja, eu não teria que pagar novamente por um serviço com falhas que eles executaram( no aso da falha seria deixar ar dentro do sistema). O que você acha?

    • Cristina.
      Você não havia relatado que faziam apenas 6 meses desde a última manutenção. Neste caso, realmente não é normal que o nível baixasse desta forma.
      Existem diversas formas de entrar ar no sistema, não sendo possível dizer se foi uma falha humana ou algum componente com defeito.
      Mas, se o mecânico constatou que havia ar, ele deve procurar por onde entrou.
      Se foi uma falha na última manutenção, você deveria notar o problema desde que saiu da oficina pela última vez.
      Neste caso, você não deveria pagar pelo novo reparo, desde que o período de garantia do serviço não tenha expirado.

  72. ola eduardo?

    tenho um corsa milenium 2001, ele ultimamente vem super aquecendo, ele parado no transito com o ar condicionado ligado ele chega a: 100 A 105 graus, nunca chegou no vermelho,quando se movimenta a temperatura baixa rapidamente, e quando ele chega a essa temperatura de 100 a 105 graus o ar condicionado comeca a jogar ar quente, depois que comeca a voltar a temperatura normal o compreenssor do ar dispara e comessa a esfriar, ja levei ao meu mecanico de confianaca, ele ja vedou uns furos que estavam no radiador, a ventuina dispara normalmente, ele falou que essa temperatura e normal, portanto que nao chegue no vermelho.

    queria saber se essa temperatura do motor e normal ou preciso fazer alguma coisa?

    desde ja agradeco!

    paulo sergio, belem do para!!!

    • Olá Paulo.
      Concordo com seu mecânico. O funcionamento aparenta estar normal desde que não chegue no vermelho.
      Como você percebeu, a temperatura do líquido pode até mesmo passar dos 100ºC sem ferver ou causar problemas, devido à pressurização e às características do líquido de arrefecimento.
      Por isso, é importante que você mantenha o sistema com o nível correto de aditivo. Não é um cuidado caro, e pode evitar muita dor de cabeça.

  73. Eduardo, estou com um Honda Civic 99 , faz uns 3 meses, outro dia estourou a manqueira do ar quente, como estava na rua, cortei o pedaço e recoloquei, passou uma semana , estourou de novo a manqueira do ar quente, então levei pro mecanico pedi para colocar o fluido ,trocar o cebolão a valvula termostatica e as mangueiras, pois o carro começou a esquentar.O que acontece o ponteiro chega até o vermelho e depois desce para normal, várias vezes no dia em meu trajeto.Bom, no mecanico o mesmo me informou que estava sem a valvula termostática.Fiquei preocupado , então mandei varetar o radiador , pensei que estava resolvido, engano meu a agua do reservatorio some, pois a mangueira do respiro fica assoprando ar quente no reservatorio.Troquei a tampa do radiador coloquei a 1,1 bar, mas mesmo assim fica chegando no maximo a temperatura e volta pro normal , mesmo na estrada .Estou rezando para não ser cabecote empenado, minha ultima tentativa sera a bomba dágua,Será que eu consigo me livrar de fazer o cabeçote, o que vc acha com sua experiência.? Obrigado Fausto / SP

    • Olá Fausto.
      Em geral, empenamento de cabeçote causa um consumo muito alto do líquido de arrefecimento. Logo, é bem possível que ele esteja com problemas. Geralmente não é necessário trocá-lo, apenas aplainá-lo na retificadora e substituir a junta de cabeçote. Mas é necessário uma avaliação da retificadora para responder isto.

  74. Boa Tarde Senhor Eduardo,

    Quero tirar uma dúvida se possível.

    Possuo uma saveiro ano 1995 1.6 motor a.p sempre foi colocado agua de torneira no repositório do veiculo, a ventuinha parou de funcionar apos oxidação dos conectores que ja foi resolvido. Tem algum problema eu tirar toda água do radiador? e Completar com aditivo de arrefecimento concentrado da marca Valvoline?

    • Olá Marcus.
      Considerando que este motor já tem 15 anos de uso, a presença do aditivo pode fazer aparecer vazamentos que estariam tapados pela oxidação. Isto é bem comum de acontecer.
      Neste caso, uma limpeza bem feita em todo o sistema deve ser feita antes de utilizar o aditivo.

  75. bom dia a todos !

    possuo um civic 2003 at e reparei que há 2 ventoinhas no radiados, porém eu estranhei que apenas 1 ventoinha aciona, sei que uma delas é do ar condicionado e a outra para refigeração do radiador (motor).

    a minha duvida é: quando que as duas vão acionar ou se são independentes, também observei que quando ligo o ar a mesma ventoinha que quando o motor esquenta é acionada e a outra permanece parada.poderiam me dar uma ajuda?

    • Olá Leandro.
      Aparentemente, a outra ventoinha está com problemas. Geralmente elas são acionadas sempre juntas, podendo aumentar a velocidade conforme a necessidade. Possivelmente ela está desligada, com mal contato em algum dos fios ou está queimada mesmo.
      Um eletricista pode testar e verificar isto facilmente.

  76. Boa tarde Eduardo,

    Eu tenhoum corsa 1.0 ano 2000, este apresentou um problema de super aquecimento e verifique na palheta do óleo,que a agua estava misturando com o óleo.

    Levei ao mecanico e este disse que o problema éra a junta do cabeçote que tinha queimado. Deixei o carro para que o mecanico executasse o serviço porem quando fui buscá-lo o problema não tinha sido resolvido e após ter feitouma troca de cabeçote, este me disse que o defeito estava no bloco do motor.

    Consultei vários mecanicos (04), e todos foram unanimes em afirmar que o bloco não tem nada com o defeito apresentado, se o bloco estivesse furado, oa água estaria indo para o carter e não para o cabeçote, e o motor tambem não falharia com o defeito do bloco.

    Diante disso, peço a sua ajuda sobre o problema do carro, qual o meu procedimento perante a situação.

    Desde já agradeço.

    Milton

    • Olá Milton.
      Há uma divergência de informações no seu comentário.
      Se há água misturando-se com óleo, fatalmente ela vai parar no cárter, sim. Você percebeu isso através da vareta de nível do óleo.
      Se o problema era junta de cabeçote queimada, não haveria necessidade de trocar o cabeçote inteiro, apenas aplainá-lo para receber a nova junta.
      Infelizmente, sem uma análise detalhada, é impossível dizer qual o real problema. Porém, dado o sintoma de superaquecimento e água misturando-se com óleo, eu apostaria na junta de cabeçote, como fez o seu primeiro mecânico. Resta saber se este era o único problema no motor. Dependendo do tempo que seu carro ficou com superaquecimento, outros problemas pode ter surgido como consequência.

  77. Olá eduardo tudo bem fiz uma revisão no carro e foi constatado realmente que a agua estava passando para o cabeçote acompanhei o serviço e vi agua na cabeça dos pistoes o cabeçote teve que ir para retifica. isso já faz 1 mês mais percebi ainda que meu carro ainda baixa agua fiz o serviço em uma oficina conceituada aqui em minha cidade levei para oficina que fiz o serviço e pediram pra eu ficar observando se ainda baixa agua me disseram que não é normal antes saia muita agua pelo cano de descarga depois do serviço não mais o que será? valvula termostatica faz agua baixar se tiver defeituoso? agradeço o possivel exclarecimento.

    • Marcelo.
      Se não há vazamentos na vedação da válvula termostática, esta não deveria influenciar o nível do líquido de arrefecimento.

      Não compreendi a sua primeira pergunta. Poderia reformulá-la?

  78. olá amigo! tenho um palio 1.6 16v 96 esta apresentando um defeito pouco incomum o carro trabalha com a temperatura passando um pouco do meio ,a vetoinha arma e desse ate o meio ate ai ta normal ,mas quando liga o ar condicionado a temperatura vai passando do meio e não volta continua subido mas não chega ate o vernelho ,o carro não chega a ferver,a ventoinha fica armada no segundo estagio o tempo todo.oq pode ser isso e normal.

    • Eduardo Hoffmann | 3 de abril de 2010 at 10:34 | Responder

      Olá André.
      O sintoma, apesar de não me parecer algo que prejudique o motor, não me parece normal.
      Eu recomendo que você leve seu carro para o mecânico, ou para uma oficina especializada em ar-condicionado. O pressostato do ar-condicionado pode estar com problemas, que ocasionam este sintoma.

  79. Bom Dia Eduardo.

    Estou com um problema num civic93 EX.

    Faz algum tempo quando depois da reforma do motor, furou uma mangueira e quando vi, ferveu. Resumindo, foi aplainado cabeçote e parte superior do bloco, além de trocar algumas mangueiras velhas, sujeitas a estourar de novo.

    Porém, continuou vazando um pouco pela tampa do radiador, na forma de pequenas "guspidas" quando quente. Troquei a tampa, pois a anterior era 0.9 e a recomendada, segundo catálogo, ´de 1.1 (lbs??). Ainda noto que quando liga, nas primeiras viradas do motor, o radiador manda um pouco de água pra fora.

    Depois de andar com o carro, no final do dia, tenho que acrescentar aprox. 1/2lt dágua. Pode ter ficado alguma fissura, sem ter sido detectada no raio X? O bloco e cabeçote são de alumínio, faz diferença? Que locais possíveis de ter esta fissura, já que não aparece água no óleo? Tem como medir a pressão no sistema de agua, para confirmar se esta acima do normal? e assim chegar a conclusão que há vazamneto de compressão do cilindro pra água. Estamos para fazer um reaperto do cabeçote com o motor frio, veremos se vai fazer diferença.

    Se puder me auxiliar na solução do "mistério", obrigado.

    Alci Bubols

    • Eduardo Hoffmann | 5 de abril de 2010 at 08:21 | Responder

      Olá Alci.
      Sem uma análise mais profunda, está um pouco difícil de determinar onde está o problema, principalmente porque o motor fora recém desmontado e montado novamente. Como não há água misturando-se ao óleo, acredito que a parte de cabeçote esteja sem problemas. Verifique se não há entradas de ar no sitema de arrefecimento. As “cuspidas” e o consumo de água podem estar indicando isto.
      Este procedimento é bem simples e é feito aplicando pressão ao sistema. Desta forma, alguma possível falha na vedação deve aparecer rapidamente.

      Sobre a tampa do reservatório, a unidade de medida de pressão geralmente utilizada no Brasil é “bar”, e não libras.

  80. O assunto é muito interessante,e pelo que entendi a água que vai p/ o radiador não deve conter cloro e nem fluor, e nem ser mineral devido a sua radioatividade na fonte, porém a famosa água de bateria não se encontra facilmente no mercado. Vocês tem alguma dica de onde se obtém com mais facilidade este líquido para o radiaor? Obrigado e parabéns pela matéia.

    • Eduardo Hoffmann | 3 de abril de 2010 at 09:59 | Responder

      Olá Valentin.
      A maioria das lojas de autopeças vendem o aditivo já diluído. Basta você encher todo o sistema com o produto, que é mais barato que a versão concentrada.

  81. Olá tenho um fox2008 qual aditivo eu posso substituir o g12 recomendado pela wv dizem que o bardal é bom?

    • Eduardo Hoffmann | 3 de abril de 2010 at 10:04 | Responder

      Olá Anselmo.
      Existem várias marcas de aditivo com ótima qualidade. Prefira sempre a recomendada pelo fabricante. Se for substituir, use um produto com as mesmas especificações. Você irá encontrar estas informações nas embalagens dos produtos.

  82. Eduardo, parabéns pela matéria!

    Acabei de deixar o meu carro (Peugeot 206 ano 2006) na oficina. Ontém quando dirigia senti uma gota quente cair no meu pé direito (eu estava descalço). Como era feriado, só hoje pude levá-lo para o conserto. No caminho, além de ter uma enorme poça nos meus pés, o indicador de temperatura do motor estava em 110°, quando geralmente não chega de 90°. O mecânico estava me explicando que o vazamento vem do reservatório do ar quente do carro. Quando perguntei quanto custaria para consertar o vazamento levei um susto. Ele disse R$1.200,00. Então ele disse que precisaria remover todo o painel, que lhe custaria muito tempo e que a melhor solução seria o bloqueio deste reservatório, já que não uso o ar quente. Ele disse ainda que este bloqueio duraria mais de 10 anos. Pra este serviço ele me cobrou R$50,00.

    Fiz o certo em bloquear?

    Um abraço!

    • Eduardo Hoffmann | 5 de abril de 2010 at 17:23 | Responder

      Olá Marcos.
      Você abriu mão do ar quente em função do custo do reparo.
      São duas opções que apenas você poderia escolher: consertar por 1200 ou eliminar o ar-quente por 50.
      Nenhuma delas deverá afetar o restante dos componentes do seu carro.

  83. tenho uma strada 1.3 ano 2005 de uns dias pra ca ela estava fervendo fui no mecanico e pediram para eu trocar a tampa do reservatorio, agora ela nao esta esquentando mais so esta consumindo muita agua sera que e ar no reservatorio?como tiro esse ar??

    • Eduardo Hoffmann | 7 de abril de 2010 at 17:24 | Responder

      Olá Cleibiane.
      Aparentemente há mais problemas no motor. Possivelmente o superaquecimento anterior deve ter queimado a junta de cabeçote. Você precisa levar seu carro ao mecânico para uma avaliação mais criteriosa.
      Para remover o ar do sistema, caso realmente tenha, o seu mecânico deverá executar um procedimento conhecido como "sangria".

  84. Estou querendo comprar um Pálio Weekend elx 1.0 16v. Fiquei em duvidas quando funcionei o carro, tirei a vareta de medir o Oleo e pedi para alguem acelerar, soprou oleo para fora e quando acelerou mais forte um pouco chegou a espirrar o oleo. Se possivel, eu gostaria de saber se é normal isso principalmente no motor 16 valvulas. obrigado

    • Eduardo Hoffmann | 7 de abril de 2010 at 17:21 | Responder

      Olá Zoilson.
      O que NÃO é nada normal é retirar a vareta e mandar alguém acelerar o motor.
      Por quê você fez isto?

  85. oi preciso de ajuda, comprei um celta 2001, tá lindooo, mas não entendo nada de carro, peço lhes encarecidamente que me dê dicas sobre de quanto tempo tenho que trocar o óleo e se eu posso fazer isso sozinha, se o oleo é para colocar no motor mesmo, como colocar agua no radiador, de que frequencia, se eu coloco só agua mesmo, se é agua da torneira, sabe sao muitas duvidas, agradeço se puder me ajudar, e de quanto tempo eu calibro os pneus? e a bateria meu irmao nem sei onde fica, quando devo troca-la, ou se devo recarrega-la, tem um pinguelinho perto da marcha, a cor dele é prata, tem escrito on/off, para que serve??qual o melhor óleo mesmo?? helpppp!!!!!!! please!!!!!!!! adorei seu site!!!!

    • Eduardo Hoffmann | 9 de abril de 2010 at 09:09 | Responder

      Olá Gabriela.
      Muitas de suas dúvidas estão respondidas em nossos artigos. Sugiro que você leia os seguintes, para começar. Clique nos links a seguir:
      Sobre o Radiador
      Sobre troca de óleo
      Sobre calibragem de pneus
      Informações sobre a manutenção da bateria e muitas outras podem ser encontradas no manual do seu Celta.

      Sobre o tal “pinguelinho”, não sei exatamente do que se trata. Se for um acessório original do carro, esta informação também constará no manual.

  86. agora ela nao esta fervendo mais fica na temperatura normal.Antes de sair com o carro completo o reservatorio e quanto paro tem pouca agua no reservatorio porque vasa pela tampa e muita pressão, pode ser ar mesmo??se for a junta do cabeçote quanto fica mais ou menos para concertar?

    ela nao ferveu necessariamente começou a passar a temperatura do meio ai parei num posto e completei o reservatorio!

    • Eduardo Hoffmann | 9 de abril de 2010 at 07:29 | Responder

      Cleibiane.
      Como há muitas dúvidas sobre o que realmente aconteceu (ou está acontecendo), sugiro fortemente que seu mecânico faça uma revisão mais criteriosa do problema, visto que a troca da tampa não resolveu. Talvez seja interessante ter a opinião de outro mecânico também.

  87. bem vou esplicar em detalhes o que aconteceu!moro na fazenda ai fui para cidade sem olhar o nivel da aqua,guando estava chegando percebi que ela esta aumentando a temperatura quando apertava o pe mais quando dava uma folgada no acelerador voltava a temperatura,ai parei no posto para olhar abri o reservatorio e estava quase sem agua ai completei fui para cidade e levei o carro na fiat eles falaram q era so a tampa,troquei a tampa!so que agora ela nao esta fervendo mais so esta consumindo muita agua,qualquer viagem ela quais seca a agua!agora ela ta dando uns pingos no escapamento!o que pode ser na sua opniao?qual custo para arrumar?DESCULPE A INSISTENCIA E PQ TEM MECANICOS Q APROVEITAM

    • Cleibiane.
      Novamente, acredito que o superaquecimento anterior deve ter comprometido a junta de cabeçote. O rápido consumo de líquido de arrefecimento, geralmente está ligado a este problema. Reforço que você precisa levar seu carro ao mecânico para uma avaliação mais criteriosa. Somente após o diagnóstico correto será possível ter alguma idéia do custo do reparo.
      Como você acredita que o mecânico está se aproveitando da situação, sugiro, novamente, que você peça a opinião de outro.

  88. ola´

    tenho um gol mi motor at 8v, e esta beixando um pouco o nivel de agua não tem vazamento o carro e gaz a gazolina, baixar pouca agua e normal, quantos ml a cada 1000km deve-se achar normal.

    • Olá Ueliton.
      “Como o líquido de arrefecimento é mantido sob pressão dentro do motor, o nível não deve baixar. Se precisar completar o nível a cada semana, é porque o motor está perdendo o fluído de alguma forma, que pode não ser visível.”
      Um baixo consumo de água não deve afetar o funcionamento do motor, mas não é normal haver consumo de líquido de arrefecimento. A tendência é que este consumo aumente com o tempo, podendo causar problemas no motor.

  89. fui no mecanico e o problema era a junta do cabeçote mesmo en!obrigado

  90. qual a finalidade do aditivo de radiador?

  91. olá amigo! tenho palio 1.6 16v 96 de vez enquanto o carro fica acelerado,quando piso para sair de primeira volta ao normal ,mas quando reduzo para segundo fica acelerado.o q deve ser?

  92. Tenho um uno mille 1999 e após dar uma volta, qdo chego em casa e encosto o carro na garagem percebo água do radiador no chão. Verifiquei a luz da temperatura não estava acesa e a ventuinha funcionou normalmente e desligou. No entanto a água continuou vazando. O local do vazamento era bem embaixo do motor, acredito que próximo da caixa de marchas. Quais seriam os possívei problemas? E quais as soluções possíveis?

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    Gustavo

    • Olá Gustavo.
      É difícil dizer por onde o líquido está vazando, sem poder olhar de perto. Pode ser desde alguma das diversas mangueiras, bomba d'água, entre outras muitas possibilidades. O certo é que você precisa levar seu Mille ao mecânico para identificar o vazamento antes que mais problemas apareçam podendo danificar seriamente o motor.

  93. Olá amigos meu carro escort cht. Completo a agua do radiador e mesmo assim
    ele ferve e a mangueira superior do radiador fica com ar e a agua nao circula troquei bomba ja tentei de tudo eu gostaria que me dessem uma dica do que esta acontecendo? obrigado des de já.

  94. Olá amigos!

    Tenho um gol 1.0 8V 2001, Notei que a água do reservatório está baixando +- 2 dedos abaixo do nivel minimo,(sempre que uso o carro) meu mecânico falou para trocar a tampa do reservatório, será que é só isso mesmo?

    • Olá Marcos.
      Infelizmente, sem uma análise detalhada, não é possível afirmar que é este o único problema do seu carro..
      Mas acredito que seu mecânico tenha começado eliminando a opção mais barata, trocando a tampa que pode estar com defeito na válvula

  95. Ola pessoal.
    Tenho um gol G4 2007/2008 e nunca troquei o fluido do radiador,porem estou vendo que eles esta baixo.
    Como ja tem quase 3 anos de vida,quero saber o que o mecanico vai fazer pra trocar o fluido velho pelo novo.
    Tira a mangueira debaixo do radiador,e deixar escoar,depois coloca o fluido e coloca a quantidade de agua destilada conforme o manual.
    Ja vi a muito tempo,que um mecanico retirou a mangueira debaixo do radiador,deixou a agua escorrer,e colocou a magueira da torneira na boca do radiador e deixou o motor funcionando e começou a sair uma agua com cor de ferrugem.
    Queria saber os procedimentos que o mecanico vai fazer da forma correta,porque se ele colocar essa magueira no meu carro não vou deixar ele nem beirar o meu carro.

    Desde ja agradeço a todos.

    Obrigado.

    • Eduardo Hoffmann | 2 de maio de 2010 at 11:00 | Responder

      Olá Rodrigo.
      Este procedimento não deve trazer problemas, desde que o mecânico também escorra toda a água da torneira que ele usou para a limpeza.
      Uma sugestão: após a limpeza com água comum, peça para o mecânico utilizar aditivo diluído para completar todo o sistema, sem misturar com água da torneira.

  96. Ola Eduardo.

    Como devera ser diluido o aditivo?Com que liquido?

    Achei o G-12 por 64,00.E caro,mas sei que e o recomendado.

    Desde ja agradeço.

    • Eduardo Hoffmann | 29 de maio de 2010 at 14:46 | Responder

      Olá Rodrigo.
      A diluição pode ser diferente para cada produto. Em geral, é explicada no rótulo do aditivo.
      Caso não tenha, a loja onde você comprou, deverá lhe explicar.

  97. Prof. Manoel Granja | 13 de junho de 2010 at 08:49 | Responder

    Excelentes informações. Tirei todas as minhas dúvidas sem precisar navegar em vários SITES. Parabéns!

  98. Olá caro técnico. Meu Gol 96 CHT 1.0 8V AC também apresenta o problema da agua do radiador baixar semanalmente. Fui no mecanico (1) e ele disse que seria a junta do cabeçote queimada e precisava aplainar na retifica e tal. O mecanico (2) já me disse que o problema é no radiador furado (ele me mostrou um lugar que tava saindo um pouquinho só de agua) e falou que era esse o problema.

    Qual você acha que é mais possível de ser? Ou seria as duas coisas? (aí eu vou a falencia rsrs)

    • Olá Marcelo.
      Eu apostaria na substituição ou reparo do radiador primeiramente, visto que há vazamentos visíveis por ele. Logo, ele está com problemas.
      Com o motor ligado, este pequeno vazamento deve aumentar bastante em função da pressão.

      Note que se há junta queimada, você deverá notar alguma fumaça, geralmente branca, saindo pelo escapamento.
      Veja nosso artigo sobre: https://motorsa.com.br/2009/09/13/identificando-a-

  99. Bom dia amigos>

    Tenho um Escort motor AP2.0. foi retificado há pouco ainda nem andou,

    ao ligar o motor esquenta a ventoinha não arma, mais a água do reservatorio continua fria.

    Isto é normal?

    • Olá Fernando
      A sua descrição da situação está muito ampla.
      Dependendo da situação, isto poderia ser considerado tanto normal como um problema.
      De qualquer forma, recomendo que você consulte seu mecânico para uma verificação mais completa.

  100. Tenho um Astra Gl 2000/2001. A temperatura do carro está subindo até a marcação vermelha e começa a borbulhar a água do reservatório. Coloquei aditivo 50%+ 50 % água e mesmo assim a temperatura continua subir, mas que mais devagar e só estabiliza quando ligo o ar quente. Ela volta ao normal. Não tem ar condicionado no carro.

    • Olá Marcelo.
      Simplesmente adicionar aditivo não resolve problemas de superaquecimento e, aparentemente, seu Astra está com ar no sistema de arrefecimento.
      Outra possibilidade, é que haja problemas no acionamento correto do eletroventilador (ventoinhas).
      Recomendo que um mecânico, de preferência especializado em radiadores, faça uma verificação mais detalhada.

  101. O nível de água do meu Uno 2001 baixa e a cada semana tenho que completá-la, gostaria de saber o que pode estar acontecendo?

    • Olá Helivelton.
      São vários os problemas que podem ocasionar o consumo de líquido de arrefecimento. Os mais comuns são:
      tampa do reservatório com defeito, vazamentos por mangueiras, radiador ou bomba d'água, junta de cabeçote queimada, entre outros.
      É importante que um mecânico qualificado faça uma revisão. Líquido baixando é sinal de problema.

  102. bom dia,tenho um gol g4 2006 e eu so abastecia com alccol,

    de janeiro em diante passei a andar a gasolina,onten quando fui abastecer notei que o nivel do liquido de arrefecimento abaixou cerca de um dedo entre o maximo e o minimo e este liquido foi trocado cerca de um ano e meio atraz quando revisei o carro,tem alguma coisa haver com troca de combustivel ou pode ser outro problema,desde ja agradeço e espero sua ajuda.

    • Olá Ricardo.
      Não faz sentido que a troca do combustível tenha ocasionado o consumo de líquido de arrefecimento.
      Possivelmente o problema está no próprio sistema de arrefecimento do seu Gol.

  103. realmente me disseram a mesma coisa,que fiz foi completar o nivel da agua com solução de bateria e tambem troquei a tampa do reservatorio fiz o correto quanto completar com solução de bateria,o nivel não abaixou mais.

  104. bom dia comprei um tempra 93/94 16v precisei tirar os mangotes para tirar o numero do motor nisso derramou agua e o aditivo que tinha dentro, comprei um litro do aditivo radiex R1922 o azul concentrado, gostaria de saber quantos litros de agua pega o radiador do tempra,e quantos litros de radiex R1922 devo colocar no mesmo. aguardo resposta o mais breve possivel obrigado.

    • Eduardo Hoffmann | 1 de julho de 2010 at 07:55 | Responder

      Olá Valdir.
      A informação da capacidade de líquido no sistema de arrefecimento consta no manual do seu Tempra.
      Quanto à proporção de mistura do aditivo, siga as orientações da embalagem do produto.

  105. A água do reservatório baixo muito depressa, observei as borrachas e não tem vazamento, observei o óleo e está normal aí observei o escapamento e lá quando acelero sai bastante água. Será que esse é o problema do nível de água está baixando tão depressa?

    • Eduardo Hoffmann | 4 de julho de 2010 at 21:07 | Responder

      Olá Helivelton.
      Há indícios de problemas no cabeçote do motor. Recomendo que seu mecânico faça uma avaliação mais criteriosa para detectar o problema corretamente.

  106. Olá, eu tenho um corsa 1997, ele vem me trazendo problemas na parte do radiador, a temperatura do carro esta subindo com muita rapidez, me falaram que o radiador poderia estar entupido, no entanto levei para limpar e não havia nada de anormal no radiador. já troquei a ventoinha, a valvula termostática. A cor da água do radiador esta normal ou seja não esta com cor de ferrugem. Agora eu não sei o que pode ser, mas eu mal saio da garagem e ele já sobe a temperatura até o 100 C, porém a ventoinha liga e desliga normal, mas devido a tantos outros gastos que á tive com este carro estou com medo de sair com o carro e dar mais problemas.

    • Olá Joice.
      Aparentemente, a marcação de 100ºC ainda não é o ponto crítico na temperatura do Corsa 1997.

      Você deve se preocupar se a temperatura passar disso e chegar no “vermelho”.
      É normal a temperatura subir rapidamente. Aliás, isto indica que tudo está funcionando bem.

  107. emerson portugal | 5 de julho de 2010 at 19:02 | Responder

    minha valvula termostatica do celta 2001 esta vazando,o que fazer obrigado amigos.

    • Eduardo Hoffmann | 6 de julho de 2010 at 18:51 | Responder

      Olá Emerson.
      Se você já percebeu o vazamento, precisa levar ao mecânico para fazer o reparo, substituindo as juntas de vedação. Como prevenção, trocar a válvula termostática também, é uma boa para aproveitar a mão de obra.

  108. Tenho um New Civic à gasolilna.

    De manhã quando eu ligo sai uma fumaça branca, fumaça esta que se dissipa no ar rapidamente. Ela não tem cheiro.

    No entanto isto só acontece quando eu ligo de um dia para outro. Logo quando começo a rodar com ele a fumaça deixa de existir e só volta acontecer quando ele fica parada de um dia para outro.

    As condições do tempo pode ser frio ou quente, ou seja, não importa. Ele sempre sai esta fumaça.

    É comum ?

    • Eduardo Hoffmann | 6 de julho de 2010 at 16:57 | Responder

      Olá Everton.
      Esta é uma característica do álcool. Como seu carro somente é abastecido com gasolina, sugiro que leve-o para uma revisão completa do sistema de injeção, como forma de prevenir algum problema maior que possa estar surgindo.

  109. Olá Eduardo, tenho um problema com meu uno 99, ele esta fervendo direto, já levei no mecânico e fizeram toda a limpeza com a máquina de drenagem e troca de líquido mas o problema persiste, voltei lá e disseram que terei que trocar o radiador, mangueiras e possivelmente a bomba d'água, pois todo o sistema pode estar contaminado por muita sujeira, o meu receio é fazer tudo isso como já li outros casos acima e não resolver o problema, desde já agradeço a atenção, abçs!!!

    • Eduardo Hoffmann | 8 de julho de 2010 at 09:02 | Responder

      Olá Roberto.
      Se já estava fervendo, não acredito que somente uma limpeza do sistema poderia resolver. Este mecânico parece estar tentando resolver o problema por eliminação, pois não conseguiu identificar a causa.
      Recomendo que você leve a outro mecânico para uma segunda opinião.

  110. Olá caros amigos!

    Possuo uma Saveiro 1995 Cl a Gasolina, fiz a limpeza do radiador eu mesmo, a agua saiu um pouco barrenta na primeira vez mas nao saiu com fuligens ou ferrugens, limpei novamente com agua, e saiu limpa, adicionei entao aditivo Radiex diluido, e percebo que estou tendo que completar semanalmente.

    O único problema no motor, é que está jogando oléo para as velas, não sei se isso pode ser a causa do problema da perda do aditivo… podem me ajudar?

    • Eduardo Hoffmann | 8 de julho de 2010 at 10:59 | Responder

      Olá Marcus.
      Se você percebeu que as velas estão com resíduo de óleo, possivelmente este motor está com graves problemas.
      Veja nosso artigo sobre velas de ignição: https://motorsa.com.br/2010/06/13/velas-de-ignicao-quando-trocar/

      Neste estado, é difícil dizer quais são os outros problemas presentes. O certo é que você deve procurar um mecânico experiente e bem equipado para realizar um diagnóstico completo. Possivelmente a retífica deste motor se faz necessária e urgente.

  111. Boa noite. Tenho um corsa 2005 flex e gnv . Nunca troquei a água do radiador , mas há alguns dias começou com um vazamento pela tampa . Troquei a tampa e procurei um especialista em radiador pois queria limpar todo o sistema . Esse profissional disse que eu deveria limpar numa oficina que tivesse um aparelho para fazer a sucção da água suja e que eu não deveria usar aditivo para limpar o sistema , pois poderia no futuro danificar o radiador . Procurei outro profissional que me informou ,que eu deveria arriar toda a água , depois enchê-lo novamente e colocar aditivo , depois rodar por mais ou menos 20 dias para deste modo limpar todo o sistema . Por isso peço sua ajuda . Como devo proceder ? Quem está certo ? Desde já agradeço pela atenção .
    Obrigado .

  112. boa tarde eduardo,onten fiz uma revisão no meu gol g4 2006,oleo de motor,filtros de oleo e ar, limpesa de bicos velas e tambem liquido de arrefecimento do motor e indaguei o meu mecanico qual seria a proporção de aditivo e agua ele me disse que seria 1 litro de aditivo(DELPHI)e o restante de agua esta certo, e tambem seria agua da torneira pois ele me disse que o aditivo faria a função de tipo descontaminar esta agua isto esta correto?

    • Olá Ricardo.
      Estas questões devem estar respondidas na própria embalagem do aditivo. Mas desconheço algum produto que também purifique a água da torneira…

  113. Olá,

    Tenho um pálio young 2002 motor fire, nessa semana o carro parou comigo foi aí que descobri que o reservatório de água do radiador estava vazio, pois a água está vazando toda por baixo do carro. Levei num primeiro mecanico e ele diagnosticou que um ou mais selos d´água haviam rompido, disse que teria que descer a caixa de marcha para trocar e o serviço com mão-de-obra ficaria em torno de 400 reais. Achei o valor total muito alto considerando o baixo valor da peças.

    Minha dúvida é a seguinte, levei num segundo mecânico que identificou também um vazamento considerável de óleo no cárter, aí começou a enumerar o precisava fazer, resumindo: disse que para tirar o vazamento do óleo precisaria desmontar algumas partes e disse teria que desmontar a embreagem e considerando o seu estado não seria possível recolocá-la sendo necessária a substituição do kit, também disse que seria recomendável aproveitar e trocar a correia dentada, polia, etc. O orçamento final ficou em torno de 1.100 reais. Achei melhor autorizar somente o serviço da água do radiador por enquanto e mais pra frente eu faço a parte do óleo, entretanto, ele me disse que mesmo se for fazer só a parte deste vazamento do selo, será necessário trocar a embreagem mesmo assim. Isso faz sentido ?? Tem alguma coisa a ver ??

    Forte abraço, Marcelo

    • Olá Marcelo.
      Bem… os dois mecânicos deram diagnósticos bem distintos.
      Infelizmente, o preço dos selos do motor e o preço do serviço para trocá-los não parecem nada compatíveis. De fato, as pecinhas são baratas mas a mão-se-obra é bem mais cara.

      Trocar as correias e polias, só é realmente necessário a cada 40mil km, no mínimo, neste modelo de motor. Se você não sabe qual a quilometragem da correia, eu também recomendo a troca.

      Porém, quanto à troca da embreagem, e comum aproveitar a mão de obra da remoção do câmbio para substituir a embreagem. Visto que seu Palio é ano 2002, é bem possível que a embreagem esteja realmente próximo do ponto crítico, mas não posso afirmar sem vê-la.

  114. boas tenho um corsa de 97 ele pega bem mas depois de arrefecer ate que vai aos 100 ou mais e desligasse ate que pege tenho de esperar que ele arrefeca tentei ouvir a ventoinha a trabalhar mas parece que esta marada talves possa ser disso ?

    • Olá Márcio.
      Se fato, há grandes indícios que o eletroventilador (ventoinha) não esteja funcionando corretamente.
      Recomendo que você consulte um bom eletricista para revisar a parte elétrica do seu sistema de arrefecimento.

  115. Como vai?

    Tenho um siena 2001 1.0 16V com ar condicionado e ar quente.

    Gostaria de saber se é dificil trocar a agua do arrefecimento.

    Ele tambem esta com um problema estranho que consultei 2 mecanicos e cada um me deu uma resposta diferente.

    Ao ligar e aquecer o motor ele funciona normal, so que é só pegar uma estrada ou ate mesmo a marginal que a temperatura começa a cair.

    Na estrada ela cai ate chegar a zero e acende a luz da injeção, e depois de um certo tempo, (as vezes demora e as vezes não) ela apagae e volta a subir o ponteiro da temperatura.

    Um mecanico meu disse que precisa ver o sensor da temperatura e a valvula termostatica.

    O outro me disse que isso é normal de cair pois o vento esta frio e esfriando o radiador e que tambem deve estar sem a valvula termostatica.

    Quero sabe o que voce acha, pois eu estou achando que deve estar sem aditivo a agua e por isso esfria tão rapido.

    A agua não abaixa e nem esta suja pelo que vi.

    Muito obrigado

    • Olá Arnaldo.
      A explicação que mais faz sentido é a que indica problemas na válvula termostática.
      Quando a válvula termostática não fecha corretamente ou foi removida, a temperatura tende a baixar muito quando a velocidade do carro é constante. A explicação deste mecânico está correta. E por baixar demais a temperatura do motor, os sensores da injeção percebem o problema, por isso você nota a sinalização da luz de injeção.
      Este problema não está relacionado a presença ou falta de aditivo no radiador.

  116. Boa noite Eduardo.
    Tenho um gol 1000i CHT, e o nivel de agua esta abaixando. Aparentemente não tem nenhuma mangueira furada. Parece que o carro esta com excesso de pressao, pois apos de deixar o carro parado dois dias, abri a tampa do radiador e ainda saiu a pressao. Gostaria de saber oq pode estar ocasionando esse problema.
    Desde ja agradeço

    • Olá Marco.
      O sistema de arrefecimento é mantido sob pressão mesmo, porém a tampa do reservatório tem uma válvula que serve para "eliminar" a pressão extra.
      Aparentemente, o problema é a própria tampa do reservatório.
      Como é um componente de baixo custo, experimente trocá-la por uma nova.
      Mas faça isso somente com o motor frio pois o risco de queimaduras é grande.

  117. Olá,

    Eu tenho um gol 96 AP, só utilizo o carro nos finais de semana quando eu ligo sai uma fumaça azul, depois para e não sai nenhuma fumaça.

  118. Tenho um Uno Ep 4p Gas Mille que no Natal de 2009, por estar apresentando aquecimento troquei a válvula termostática, e baixou a temperatura, e fica subindo e descendo o ponteiro da temperatura. No carnaval quebrou a correia dentada, foi para o mecânico, passado dois meses voltou o aquecimento e ar na mangueira da agua, acabou cozinhando a junta do cabeçote, aí voltou no mecânico que consertou, e passado 15 dias estoura mangueiras, dando pressão na agua do radiador, foi para um outro mecânico que alegou queima da junta, só que aí o cabeçote tava fora do padrão, comprei um usado, e foi arrumado agora passado uma semana, notei que volta a pressão na mangueira de agua, já tô ficando noites sem dormir, por que já gastei uns R$ 3.000,00 e o carro é financiado, não sei o que fazer, o último mecânico me deu 90 dias, mas, vai querer me rancar mais dinheiro, por que vai alegar outra coisa, e não dão nota fiscal, dão folha de orçamento, por que sabem que cliente chato vai no Procon.

  119. bom dia

    gostaria de saber se usar para flu no radiador melhora e adianta o ponto de armaçao da vantuinha ou seja se ela arma antes do meio outra coisa ela tem de armamr antes do meio ou no meio aonde tem a marca e o limite para ela armar ?

    • Olá Alexandre.
      A temperatura de trabalho pode variar dependendo de qual é o seu carro. Por exemplo, alguns modelos só ligam o eletroventilador do radiador (ventoinha) quando o líquido está acima dos 100ºC.
      O uso de aditivo não interfere diretamente no acionamento do eletroventilador (ventuinha).

  120. Era o meu caso, aí tirei a válvula termostática, mas, aí ficava gelado, começou a estourar mangueiras, aí foi pela segunda vez trocar a junta queimada, tá sem a válvula termostática vive gelado, e gastei um bom dinheiro, e o medo veio e fica na garagem parado, com medo de gastar de novo, tô passando para um amigo sem ganhar nada, ele vai continuar a pagar o financiamento, o que falta é o valor do carro, e eu só gastei no primeiro mecânico que apertou errado o cabeçote.
    De:
    Author: Joice
    Comment:
    Olá, eu tenho um corsa 1997, ele vem me trazendo problemas na parte do radiador, a temperatura do carro esta subindo com muita rapidez, me falaram que o radiador poderia estar entupido, no entanto levei para limpar e não havia nada de anormal no radiador. já troquei a ventoinha, a valvula termostática. A cor da água do radiador esta normal ou seja não esta com cor de ferrugem. Agora eu não sei o que pode ser, mas eu mal saio da garagem e ele já sobe a temperatura até o 100 C, porém a ventoinha liga e desliga normal, mas devido a tantos outros gastos que á tive com este carro estou com medo de sair com o carro e dar mais problemas.

  121. ola….sobre o uso de agua mineral, ou agua tratada(comum nos encanamentos), fiz uns ensaios e cheguei a conclusao, que, pela presença de ions, positivos e negativos, nacomposiçao da agua, e, em se tratando de motores com muitos sensores eletronicos, pode ocorrer, no caso de fuga de corrente, uma condutividade excessiva, onde uma reaçao de quimica pode ocorrer, atacando o material mais fraco(vulneravel) no caso o aluminio…
    semelhante, as placas de sacrificio, utilizadas em navios.
    fatos assim, podem ocorrer com mais frequencia em caminhoes eletronicos.
    nesses casos o ideal e aconselhar o mecanico, que se deve usar um aditivo com pelo menos 40% de monoetilenoglicol, ou propilenoglicol, pois eles ajudam, a inibir a condutividade, alem da agua deionizada, pois ela e isenta de ions

  122. o aditivo que dever ser usado para o arrefecimento do palio fire economy 2009 deve ser o Paraflu UP (vermelho)…qualquer duvida olhem no manual.. explica tudo.. abrss

  123. Olá Eduardo!
    Eu tenho uma dúvida:
    Eu tenho um Mille Fire Economy de março de 2009, com 11500 km rodados,
    e nunca adicionei aditivo ou água, pois o marcador de temperatura, mesmo com o ar ligado não chega próximo ao vermelho.Mesmo assim, eu já deveria ter trocado o líquido de radiador, ou não é necessário nessa quilometragem?
    O que eu acho estranho é que o liquido de arrefecimento está escuro,cor de ferrugem, bem diferente da cor do aditivo usado, que é o Paraflu UP vermelho de cor rosa.
    O manual do veículo prega o reestabelecimento do fluido aos 15000km.E, caso precisasse reestabelecer, não seria necessário limpar o sistema, retirando o fluido usado e substituir pela nova mistura água pura(deionizada) + aditivo? Ou está muito cedo para trocar o fluido de arrefecimento aos 15000km?

    • Olá Cássio
      Em geral, a inspeção ou susbstituição do fluído de arrefecimento deve ser feita anualmente, caso o veículo não rode muito, o que me parece ser o seu caso.
      Caso a garantia ainda esteja em vigor, recomendo que você entre em contato com a concessionária, explique a situação e antecipe a revisão dos 15 mil km.

  124. Boa noite Eduardo

    Tenho uma Parati 2004 TrackFild.

    estou com um problema: meu carro constantemente está trabalhando com a ventuinha no estágio mais alto, seja na cidade ou em viagem

    Tem idéia do que possa ser.

    obrigado

    • Olá.
      Podem ser diversos os motivos para isso, como falhas em sensores ou resistores, e também pode estar relacionado ao sistema de ar-condicionado.
      Em geral, um bom eletricista pode identificar e resolver rapidamente este problema.

    • Caro Eduardo,

      Provavelmente seja a valvula que regula a temperatura da agua do radiador.

      Verifique com um mecanico o funcionamento dessa valvula.

      att

      Roberto

  125. Gente boa noite ! eu tenho um fiat uno 1991 -motor 1000 cc.

    e está um sintoma : jogando óleo pela vareta, gostaria de saber qual é a dica pra remediar ? já que a solução seria fazer o motor por completo.

    ele tá com aneis gastos pois está fumando….

    • Olá Jaime.
      O defeito nos anéis de pistão, explica estes dois sintomas. A folga excessiva faz com que o óleo que fica na parte de baixo dos pistões passe para a câmara de combustão ocasionando a fumaça que você descreve.
      Pelo mesmo motivo, a pressão da câmara de combustão passa para a parte de baixo do motor empurrando o óleo pela saída mais fácil, no caso, a vareta.
      Infelizmente, não há outro remédio senão a retífica do motor.

  126. Boa tarde Eduardo!

    Minha duvida é a seguinte, comprei um aditivo para o radiador da Texaco "Havoline XLC" (conforme a indicação da aprovação dele no manual do meu carro, Ford KA 2007), o problema é que a versão que eu comprei é a concentrada, ou seja, hoje quando limpei o reservatório do radiador eu coloquei apenas o aditivo pensando que era a versão diluida (eu devia ter preenchido com 50% de aditivo e 50% de água, correto?)… e agora, o que eu faço? posso deixar como está considerando o fato do radiador ter água?

    Obs. A medida do meu reservatório é de quase 1L.

    Atenciosamente

    Rafael

    • Rafael
      A princípio, a adição deste litro de aditivo concentrado, não fará muita diferença no sistema, mesmo que você não tenha diluído, pois não foi misturado ao restante do líquido de arrefecimento. Com o tempo e a circulação da água, ele deverá se misturar naturalmente.
      O procedimento de limpeza correto envolve a remoção completa do líquido de arrefecimento (reservatório, radiador e motor). Somente depois disto deve ser adicionado o aditivo com a diluição indicada. Por isso, sempre recomendo que faça este procedimento com o auxilio do mecânico e com equipamentos e ferramentas adequadas.

  127. Boa Tarde.

    Tenho um Ford ka modelo novo ano 2008/2009, enquanto estava na garantia ele usava o liquido de arrefecimento, mas depois um anmais ou menos , comecei a usar só água… bom o carro ferveu,agora não sei se a ventoinha não esta ligando ou se o problema é só o liquido mesmo, pode me dar uma dica?

    Aguardo

    Obrigada

    • Olá Mônica.
      Além da ventoinha e da falta de aditivo, ainda existem diversos outros problemas que podem ter causado o superaquecimento do motor.
      Recomendo que você procure uma oficina bem equipada para diagnosticar o problema com mais exatidão.

  128. Nivaldo Fernandes da | 3 de setembro de 2010 at 07:34 | Responder

    oi….sou especialista em aditivos, inclusive os fabrico.

    porem, esse tipo de anomalia, tem a ver com sensores. coisas do sistema eletrico

    porem, e muito importante, que voce coloque um aditivo de qualidade, com 95% de monoetileno glicol…fazendo uma diluiçao do mesmo em agua, de preferencia deeionizada, ou destilada…na proporçao de 50% agua…50% aditivo.fazendo essa diluiçao, pelo menos, nao havera, ebuliçao da agua, antes de 108 ºC

    provavelmente..nao teras problemas de queima de junta de cabeçote.

    #####NAO ESQUEÇA DE CONSULTAR UM ELETRECISTA DE CONFIANÇA.

  129. tenho uma dúvida!!!!!!

    tenho uma parati gl 1990 motor ap 1.8 gasolina

    gostaria de saber qual a válvula termostática e o cebolão do radiador originais desse veículo?

    sendo que em manuais as explicações são mito confusas

    sendo que no motor ap álcool é assim:

    Termostática 87°

    Cebolão Radiador 92°/87°

    uso atualmente:

    Termostática 80°

    Cebolão Radiador 86°/76°

    • Maicon
      Para o seu carro as temperaturas de acionamento são os mesmos da versão a álcool. Os componentes que você está usando são aplicados nos motores AP 1.8 até 1985. Então o correto para o seu modelo de Parati é:
      Válvula Termostática: 87º
      Interruptor do Eletroventilador (cebolão): Sem ar condicionado: 92º/87º
      Com ar condicionado: 1º velocidade: 87º/82º – segunda velocidade: 93º/88º

      Fonte: http://www.iguacu.ind.br/downloads/temp3edicao.pd

      • comprei a valvula de 87ºC e o cebolão de 92-87ºC, posso instalar sem medo de dar algum superaquecimento? por que então as temperaturas de cebolão e válvula são as mesmas para gasolina e álcool?é o projeto original da época?se eu usar as especificações que vc me passou o motor vai trabalhar com uma temperatura um pouco mais alta, vai melhorar a combustão e economizar mais combustível?então quer dizer que estava trabalhando com uma temperatura mais baixa do que o original?meu carro é a parati gl ap 1.8 1990, lembrando que uso aditivo

  130. para uso numa moto, (cbr600f3) sempre uso aditivo na proporcao 50% para agua.

    mas queria saber se posso usar somente o aditivo sem diluir na agua

    • André
      O uso de aditivo puro (sem diluição) é recomendado apenas para regiões muito frias, como o sul do Chile ou norte do Canadá, por exemplo, para evitar o congelamento do líquido.
      Não tenho muita experiência com motocicletas mas, considerando o princípio da refrigeração a água, você pode optar por aditivos que são fornecidos já diluídos. Assim você garante a correta mistura sem as impurezas da água da torneira e sem precisar fazer a mistura você mesmo.

  131. so completo a aqua do reservatorio do radiador com agua de torneira , sera que devo colocar atitivo ? o carro e um gol 2005 ele sempre esta aquecendo

  132. Boa noite, tenho um Mazda 626 2.0 16v automatico 1993/1994. Tenho notado que quando coloco o aditivo no reservatorio do veiculo ele baixa rapidamente, já entrei em baixo do carro para verificar se havia algum vazamento e nada! Uso um litro de aditivo para cada três litros de agua no radiador. Por esses dias tinha notado que o reservatorio e a tampa do radiador estavam com uma contidade grande de ferrugem, efetuei a troca desta tampa e como havia pesquisado na internet troquei a valvula termostatica tambem, quando o mecanico a tirou ela estava completamente resecada e dura, completa de ferrugem e a borracha já nem existia. Feito isso o que melhora para o motor?

    E sobre a ferrugem que tenho encontrado, acha melhor trocar todo esse liquido que se encontra no sistema (agua), e qual tipo de liquido posso usar ao contrario da agua no radiador?

    Agradeço desde já, obrigado!

    • Webert
      A troca da válvula termostática pode ter evitado algum dano mais sério que estaria por acontecer, como super-aquecimento. Pelo visto, seu mecânico a trocou a tempo.
      Possivelmente, o motor está consumindo líquido de arrefecimento por isso você nota o nível baixar rapidamente. Verifique se há alguma emissão de fumaça branca conforme indicamos neste artigo: https://motorsa.com.br/2009/09/13/identificando-a-
      Se há muita ferrugem acumulada no sistema, recomenda-se que seja feita uma boa limpeza, em uma oficina qualificada para isso.

      Avanoir
      Você pode verificar a mistura correta na embalagem do próprio aditivo. Evite usar água da torneira.

  133. olá Eduardo,
    recentemente comprei um fiat uno mille 97 (meu primeiro carro) rodei bastante com o carro e reparei q quando o desligava, a ventoinha ficava funcionando durente um período próximo de 3 a 4 minutos…. daí fui verificar o nível da água e ví q estava baixíssimo. Dessa forma, completei o nível com água da torneira, liguei o carro e verifiquei que estava expelindo água pelo cano de descarga. Não levei ao mecanico ainda, porém gostaria de ter alguma noção dos possíveis problemas.
    Desde já agradeço.

    ah detalhe… algumas vezes o carro demora para ligar. Reparei q girando a chave e acelerando ele liga mais facilmente.

    • Celso.
      O funcionamento da ventoinha após desligar o motor é perfeitamente normal neste modelo.
      Porém, me parece que o motor está consumindo água e isto pode ser um problema grave, como junta de cabeçote queimada. Isto justificaria tanto o sumiço de água quanto a dificuldade da partida do motor.
      Recomendo que seu mecânico faça uma avaliação criteriosa, para realizar o reparo corretamente. É possível que seja necessário retificar o cabeçote deste motor e substituir algumas peças para evitar danos maiores no futuro.

  134. comprei um palio 97/98 ed e fiquei sabendo que a mangueira fina que costuma ter em palios de retorno de liquido refrigerante ou liquido do radiador que quando o liquido esta com muita ferugen costuma entupir nao esta conectada ao motor so ao reservatorio e o outro lado esta isolada com um tampao isso pode prejudicar algo

    • Rodrigo
      Isto pode comprometer o bom funcionamento do sistema de arrefecimento. Sugiro que seu mecânico corrija este problema, substituindo a mangueira.

    • Boa tarde Rodrigo,

      Com certeza esta mangueira faz falta para o bom funcionamento do sistema.

      Aconselho ir a um mecanico de confiança e pedir para instalar uma nova mangueira. Mas antes de tudo, toda a agua deve ser drenada e trocada por agua nova (com sou sem aditivo).

      att

      Roberto

  135. Muito bom artigo. è nestas horas que a INTERNET é fascinante

  136. tenho um logos e o motor começou a ferver mais eu li na internet que o pessoal colocou no motor querosene

  137. Olá Eduardo, bom dia!!!

    Em primeiro lugar quero deixar um elogio por tantos posts respondidos, sua atenção com as pessoas é notável.

    Tenho um corsa 2000 que teve problemas no radiador, ele furou e foi substituído, por vezes a temperatura se elevou mas fui contornando até a substituição da peça.

    Não entendo de mecânica porém após a substituição foram colocados 4 litros de água comum e o carro continua fervendo ( o nível de água não abaixa ).

    Minha pergunta é: devo colocar o aditivo diretamente no radiador ou existe um reservatório para o liquido de arrefecimento? Se a ventoínha funciona normalmente, o que mais pode estar fazendo o motor se aquecer tanto?

    O mesmo foi feito no início do ano, agradeceria por algum exclarecimento seu, Att Ricardo

  138. Olá Novamente Eduardo, venho até aqui para dizer que o problema do corsa foi resolvido trocando a valvula termostática…

    grato, Ricardo

  139. Olá amigo tenho um Siena EL 1.6 MOTOR ARGENTINO 97/98 E O CARRO ESTÁ AQUECENDO MUITO, JÁ TROQUEI TODA AGUA DO SISTEMA DE ARREFECIMETO E COLOQUEI ADITIVO RAD MAX E COMPLETEI COM AGUA, E CONTINUA AQUECENDO, O CARRO TÁ DANDO UMAS ENGASGADAS E MORRE, MESMO NA GASOLINA, E SUPER AQUECE MUITO RAPIDO ANDANDO COM O CARRO EM 20 MINUTOS ELE ESTÁ QUASE NO VERMELHO. O QUE PODE SER ISSO, POIS FUI NO MECANICO E ELE DISSE QUE SÓ TROCOU O CEBOLÃO, MAISA VENTUINHA SÓ ESTÁ ARMANDO QUANDO ESTÁ QUASE NO VERMELHO.

    AGUARDO.

    • Olá Junior
      Possivelmente este problema com a velocidade do eletroventilador (ventoinha) está relacionado ao sistema de ar-condicionado do seu Fiat Siena.
      Procure uma oficina bem equipada e peça para o mecânico verificar o sistema, principalmente o componente conhecido como pressostato.
      Quanto as "engasgadas" seria preciso uma avaliação mais completa da injeção eletrônica para diagnosticar corretamente o problema.

  140. Ola, boa noite!

    tenho uma duvida.

    tenho um Palio economy 2010 ja faz 1 ano inclusive levarei este mes p a 1ª revisão mesmo estando com apenas 4000km, pois é a recomendação do fabricante ou 7500KM ou 12 meses.a duvida é? esses veiculos 1.0 quand ligado o ar condicionado eles perdem potencia?

    atenciosamente

    Lidiane

    • Lidiane
      Dependendo do modelo, um equipamento de ar-condicionado consomem até 15% da potência do motor, quando ligados.

    • Realmente, Lidiane, todos os veículos equipados com ar condicionado sofrem uma perda de potencia quando o acessorio está ligado… Isso porque o compressor do ar condicionado é acionado pelo motor, logo, uma parte da força do motor q chegaria às rodas é empregada para manter o ar condicionado funcionando. Isso é percebido mais facilmente nos carros 1.0, pois são carros que possuem motores com potencia baixa em relação a motores com maior cilindrada. Espero ter ajudado…

    • sim, perdem uma boa parte da sua potência original. Mas todo veículo equipado com ar condicionado tem uma peça que é chamada de compensador, é justamente quando voce liga o ar que essa peça é usada para acelerar o seu veículo tentando voltar a potência original, mas de qualquer forma não é tão eficiente quanto deveria. Então mesmo assim o seu veículo vai ficar um pouco mais fraco e voce irá sentir isso em uma subida ou ultrapassagem. Lembrando que o seu veículo é 1.0, a diferença pra ele fica mais aparente do que um veículo 1.8 ou 2.0.

    • Lidiane, boa tarde,

      Todo carro, mesmo sendo 1.0 ou 3.0 perde potencia com o ar condicionado ligado.

      Nao é problema do carro.

      att

      Roberto

  141. O CARRO MIL.COM AR CONDICIONADO DEVE SER USADO QUANDO O MOTOR ESTIVER AQUECIDO, E DE PREFERENCIA SER UTILIZADO EM DECIDAS OU RETAS CHAMAIS EM SUBIDAS E COM AS CHANELAS FECHADAS PARA NÃO PERDER A QUALIDADE DO AR FRIO. É BOM LEMBRAR QUE NAS SUBIDAS PARA NÃO PERDER A POTENCIA DO VEICULO DEVE-SE DESLIGAR O AR CONDICIONADO E ALTERNAR COM O CIRCULADOR DE AR, POREM SEMPRE COM AS CHANELAS FECHADAS. EM CASO DE TRANSITO LENTO ALTERNE O AR CONDICIONADO COM O CIRCULADOR DE AR PARA EVITAR O CONSUMO EXESSIVEL DE CONBUSTIVEL E LEMBRE-SE NUNCA ABRA AS CHANELAS, QUANDO O AR CONDICIONBADO ESIVER LIGADO. BOA SORTE.

  142. LIDIANE,BOA NOITE, COM CERTEZA O CARRO MIL PERDE UM POUCO A POTENCIA, QUANDO O AR CONDICIONADO ESTIVER LIGADO E CONSOME TAMBEM COMBUSIVEL POREM EXISTE ALGUMAS DICAS PARA O SEU USO COMO DESCRITO EM MSG ACIMA.PORÉM NAS RETAS ALTERNE O AR CONDICIONADO FRIO COM O CIRCULADOR DE AR, E VC SENTIRA A DIFERENÇA. MAS NÃO SE ESQUEÇA, MANTENHA AS CHANELAS DO VÍCULO SEMPRE FECHADAS E BOA SORTE.

  143. boa noite tenho um corsa hat ontem peguei uma chuva enorme e uma enxorrada que apagou meu carro ai chegou o mecanico e conseguiu funcionar ele ai seguir viagem mas apos isto ele começou apagar e acendeu a luz de oleo e a subir a temperatura logo apos um barulho estranho no motor as veses parava de acender a luz do oleo mas quando voltava a luz o barulho vinha junto um barulho tipo carro velho só que meu carro foi trocado o oleo tem 2 meses junto com filtro e retentores antes meu carro estava zerado depois desta enxorrada aconteceu isto se alguem souber o que devo fazer me der uma luz!!!!!!

    • Emerson.
      Aparentemente, houve alguma aspiração de água pelo motor e isto pode causar sérios danos. Recomendo que procure uma oficina bem equipada o mais rápido possível, para que os danos não se agravem ainda mais.

  144. Olá,

    Primeiramente parabéns pelo ótimo serviço que presta a todos com as dicas e ensinamentos.

    Tenho um pálio 97 que é meu desde zero. Coloquei um aditivo no radiador e desde então(uns 15 dias)a temperatura tem subido muito, com o carro andando em menos de 10 minutos chega sempre bem próximo do último risco antes do vermelho. Pensei que algo pudesse estar errado com o aditivo e então troquei toda a água(não pus outro aditivo por enquanto. ) Já observei os seguintes itens para tentar encontrar o motivo:

    1) Não há vazamentos, neste 15 dias observei diversas vezes e não aparece nem um pingo em lugar nenhum, nem com motor quente nem frio.

    2) As mangueiras estão boas(são ainda as originais). Digo isto por causa da inspeção visual nas mesmas.

    3) A água do radiador está sempre no nível.(ou seja,não consome)

    2) a ventoinha entra em funcionamento no momento certo em todas as vezes.(daí a temperatura baixa até um pouco acima do meio e então fica subindo e descendo entre este nível e o outro próximo ao vermelho.)

    3) Verificando a temperatura das mangueiras(a de entrada de água do motor para o radiador permanece fria até que o carro esteja em funcionamento por uns 10 minutos(isto parado)e então esquenta, dando para perceber que a válvula termostática abriu e liberou a água quenta para o radiador. Assim, me parece que a válvula está boa.

    4) Já troquei a tampa do reservatório e nada mudou.

    Para resumir: o carro está esquentando acima do normal e até onde consegui verficar não achei nenhum defeito.

    Agradeço se puder me dar alguma sugestão do que pode estar acontencendo.

  145. se toda a água do reservatório acabar e começar a sair fumaça do motor, principalmente na tampa do reservatório qual o dano que o motor sofreu? e que reparos devo fazer no motor para corrigir esses danos.

    • Erik
      Nesta situação, o motor deve ter sofrido sérios danos em função de superaquecimento. Porém, somente com uma verificação técnica, feita por uma oficina bem equipada é que poderíamos saber quais as extensões dos danos.
      Em casos mais críticos, o motor precisará ser submetido à retífica.

      Jaime
      Alguns modelos de Fiat Palio, principalmente aqueles equipados com ar-condicionado, possuem 2 estágios do eletroventilador (ventoinha).
      Portanto, é possível que o interruptor do eletroventilador (cebolão), ou seu conector e fiação, esteja com defeito.
      Uma oficina bem equipada pode avaliar, diagnosticar e corrigir o problema rapidamente.

  146. Eduardo, boa noite.

    Antes de mais nada, parabéns pelo excelente trabalho feito aqui.

    Tenho um Palio ED 97. Recentemente, o cebolão deixou de funcionar, o que acarretou o superaquecimento. Parei imediatamente o veículo, quando começou a ferver. Trocado o cebolão (no dia seguinte) constatei uma fissura mínima no reservatório de água (aquele, ao lado do radiador) pela qual ela esguichava. A fissura foi provisoriamente vedada, vou trocar o radiador todo. Pergunto: me senti completamente traído pelo cebolão, que parou e se eu estivesse com menos água no sistema, poderia ter fundido o motor. É possível instalar algum sistema que me avise caso aconteça outra trairagem dessas por parte do cebolão? E outra questão: você alerta sobre a água a ser utilizada. Recomendaram-me o uso de água de rio (abundante aqui na região), água pura direto da nascente. Seria realmente uma boa opção?

    Obrigado!

    • André
      No painel do seu Fiat Palio, se não me engano, não há relógio de temperatura. Porém há uma luz indicadora de superaquecimento que deveria ter acionado quando o motor atingiu uma temperatura muito alta, mas antes de ferver. A instalação de um relógio termômetro seria uma alternativa viável para sua pergunta.
      Sobre usar água de rio, não acredito que seja uma economia inteligente. Mas recomendo que use água deionizada com aditivo; outra opção é comprar o aditivo já diluído.

  147. Boa noite amigo, tenho um uno smart 2000 básico. Mandei instalar ar condincionado e depois disso toda vvez que uso o ar a temperatura do motor se eleva. Se não uso o motor continua normal. O que faço? o que pode ser?

    • Claudio, boa tarde. Uma vez eu quis instalar um ar condicionado em meu carro. O meu mecânico me orientou que ar condicionado é melhor já vir de fábrica, pois dá muito problema. Meu cunhado trabalha em uma montadora e também me confirmou o mesmo. Ele me deu um exemplo de seu outro cunhado, que comprou um ar condicionado original de fábrica, instalou em seu veiculo e começou a dar problema. Vou lhe dar um conselho: compre um carro já com ar condicionado de fábrica, ok?

    • a instalação pode ter sido feita de maneira impropria. o ar condicionado tem um radiador prórprio para ele, se o cara fez uma ligação errada, quando voce liga o seu ar condicionado, o seu motor pode não estar ativando a ventoinha dele, assim o seu carro esquenta muito e pode até mesmo desligar para preservar o sistema. Com o tempo isso pode causar danos ao motor, corra no local onde instalou peça a revisão do serviço feito por eles.

  148. Cláudio. O sintoma que você descreve indica que o sistema de refrigeração extra não está funcionando. Geralmente, junto com o ar-condicionado, o eletroventilador (ventoinha) também precisa ser alterado para um com dupla velocidade.

  149. tenho um passat 1.8 acool e gostaria de saber se o cebolão do radiador do motor a gasolina mantem a ventoinha menos tempo ligada e tambem se tem algum problema eu deixar meu carro sem a valvula termostatica!

    • Sim,Lucas. A válvula termostática funciona com certa temperatura. Então não deve ser removida, mas sim substituída, ok? Faça isso ou se prepare para uma troca de junta de cabeçote.

    • na verdade ele ativa na hora que tem que ser ativado, se é usado por pouco tempo, é porque seu motor não precisa resfriar tanto, seu motor deve funcionar numa faixa entre 90ºC e 110ºC andando no plano e na velocidade permitida nas vias. quanto a válvula termostatica, tem problema sim deixar sem, pois ela é quem manda ligar ou desligar a sua ventoinha, ou seja andar sem ela uma hora o seu motor esquenta e desliga, causando danos ao longo do tempo para o mesmo.

  150. Lucas. O "cebolão" mantém a "ventoinha" ligada o tempo necessário para o resfriamento do líquido no radiador. Deixar seu carro sem válvula termostática poderá até fundir o motor do seu passat, além de fazer aumentar o consumo de combustível.

  151. Alguém pode me dar um dica?

    Tenho um gol mi 97 e o mesmo está esquentando o câmbio de marcha, quando vou passar marcha sinto que o câmbio está quente, sinto o calor até nos pés, nos pedais de aceleração e freio. Isso é normal?

    • a teperatura do motor está normal? ela deve ficar entre 90 e 110 andando no plano. caso esteja dentro dessa faixa, vá a um posto e troque o óleo de caixa, ele pode estra ruim ou mesmo quase sem óleo, mas antes verifique no manual do seu veículo ou com um mecânico qual óleo colocar. geralmente o pessoal de posto só fala bobagem sobre os tipos de óleo. verifique também o nível de água no seu radiador, o estado da tampa do mesmo e custa muito pouco trocar a válvula termoestática que ativa a ventoinha do radiador.

  152. Caros. Tenho um voyage 86 a álcool motor 1.6 AP. De uns dias para cá, o meu motor começou dar problemas: aquela tubulação que sai da tampa do cabeçote para o carburador não pode ser mais conectada, pois o carro morre. Só funciona se tiver livre do carburador. E pior de tudo: está soltando uma fumaça branca com cheiro muito forte de álcool. O carro não está queimando óleo e a descarga está normal. O que pode ser? Me ajudem. Grato.

    • Boa tarde,

      Acredito que pelas informaçoes que voce passou, isto indica que o respiro do motor está entupido.
      Verifique com um mecanico.

      att

      Roberto

  153. amigos tenho um chevette 1.6 a alcool e ele ta me dando dor de cabeça pq ele ta fervendo direto ja troquei radiador valula termostatica ele seca a agua do radiador mas reservatorio continua com agua oq pode ser isso me dao algumas dicas por favor nõ sei mas o q faço

  154. Como faço pra tirar o ar do radiodor do marea… as duas torneirinhas quebraram e coloquei durepox…. existe outro meio de fazer a sangria?

    • Claudiney. As torneiras que você isolou com massa epoxi, servem justamente para fazer a sangria. Recomendo que você procure um mecânico qualificado para substituir as torneiras e realizar o procedimento corretamente.

  155. Boa Tarde Dr Eduardo Hoffmann,Gostaria De saber Que Tipo De Agua è Aconselhavel
    Usar Na Mistura Com O Aditivo,Se Pode ser Agua De Torneira ou Tem Uma Agua Pròpria.

    Agradeço Pela Dica,e Desde Jà Um Feliz Natal e um Prròepero Ano Novo.

    • Olá Claudio.
      Conforme descrevemos no texto do artigo, o correto é usar água desmineralizada ou deionizada para fazer a mistura. Geralmente é conhecida e vendida como "água de bateria".
      Como alternativa, você pode comprar o aditivo já diluído, não precisando fazer a mistura.

  156. Amigos boa tarde ! eu viajei com marea o ano passado pro nordeste andei 6000 mil km so usava agúa coloquei aditivo estorou a mangueira e atemperatura subiu bom mesmo colocando aditivo ficou com vazamento ai coloquei agua e parou . esse ano vou viajar so com agua sera que vou ter algum problema que poder me ajudar serei grato

    • Joaquim. Os sintomas que você descreveu não fazem muito sentido. Recomendo que leve seu Fiat Marea a uma oficina bem equipada para um dignóstico mais preciso sobre o que está acontecendo.

  157. Tenho uma Dakota 2000. De uns dias pra cá, quando ando, ela fica com a temperatura normal. Posso andar na estrada ou na cidade por vários quilometros que fica normal. Mas se pegar trânsito por, aproximadamente, 20 a 30 minutos, ela começa a borbulhar no reservatório e jogar agua para fora do sistema pelo ladrão. Já troquei bomba d’água, válvula termostática, sensor de temperatura e fiz limpeza instantânea no sistema do radiador com aditivos. Mas nada tem resolvido. A ventuinha está funcionando normalmente pois já verifiquei seu funcionamento. Andei aproximadamente no fim de semana uns 150 km na cidade sem trânsito forte, porém sua temperatura ficou normal, alguém pode me ajudar?

    • Ricardo.
      Este é um sintoma comum de defeito na válvula da tampa do reservatório, que não está mantendo a pressão correta. Experimente substituí-la, mas cuidado para comprar o tipo correto de tampa, verificando a pressão da válvula da tampa.

    • Marcílio Caldeira | 14 de abril de 2011 at 22:49 | Responder

      Pode conferir a junta do cabeçote meu caro, o caro aquece no congestionamento e perde compresão pela junta queimada comprometendo todo o sistema, pode ser!, leve para um bom mecanico que ele fara os testes, ba sorte.

      Marcílio.

  158. Ola sr tecnico, tenho um ford del rey 1.8 ap e notei que o reservatorio de expansao estava sujo de agua e posteriormente percebi que tinha um pouco de agua saindo pela tampa do mesmo. Quais os fatores que podem ocasionar essa falha?

  159. olá,tenho um fiat uno esmart 2001.quando ando nele en pequenas distancia ele aquece e a agua do reservatorio fica bobulhando e vasa tudo pela tampa.que devo faser.

    • Marcelo.
      Você pode trocar a tampa do reservatório, inicialmente. O preço gira em torno de R$15,00
      Caso não resolva, você deve procurar uma oficina bem equipada para verificar se há alguma entrada de ar no sistema.

  160. Boa noite,
    tenho uma parati 2000, 1.6 AP claro, que está com o seguinte problema: Ruim para pegar depois de alguns minutos desligado e quando totalmente frio pega bem.
    Já revisei a parte elétrica e recentemente troquei o motor de passo da lenta.
    Pode me ajudar?
    Obrigado

  161. Apos trocar a agua do radiador do meu Palio EDX 97, a temperatura começou subir, tenho a impressão que a válvula esta fechada e não esta indo agua pro motor.

    • Amigo, também tenho um Palio EDX 97 e estou com o mesmo problema. Verifiquei ontem (19/01/2011) e encontrei indícios de corrosão no cebolão do radiador (aquele que liga a ventuinha quando a temperatura está muito alta). Analisando a tampa do radiador verifiquei que houve um vazamento, e como CEBOLÃO (interruptor do eletroventilador) fica logo abaixo do reservatório, deve ter caído água nele e danificado o sensor. Retire o cabo do sensor e verifique se há alguma sujeira – levemente esverdeada – nos contatos. Seu interruptor pode estar com defeito.

      (texto corrigido pelo editor)

  162. tenho um gol 97 98 motor at 1.0 completo. a temperatura da agua sobe, muitas vezes para 100 graus tanto com ar ligado ou nao.

  163. tivemos um problema com o radiador de um carro na nossa mecânica , o radiador entupiu após o uso de um adijetivo no radiador ,o radiador era novo , pode ter ocorrido uma reação contraria neste adijetivo para acontecer isto ?se puder me ajudar .. obrigadoo

    • Wilian.
      Dependendo de qual o tipo de aditivo utilizado, ele pode ter soltado sujeira que ainda estava no motor, antes da troca do radiador, causando o entupimento do radiador novo.
      Mas isto é apenas uma hipótese. Seria necessário uma avaliação mais criteriosa para saber o que causou o entupimento.

  164. meu uno eh fire 2003 estava andando a temperatura aumentou naum fui informado no painel o ventilador naum está disparando e a agua toda esava bobulhando dentro do resevartorio certo
    quais são os procedimentos que devo seguir

    • Everton.
      Dentre os vários possíveis problemas que causaram este sintoma, o mais comum é o travamento da válvula termostática.
      Recomendo que procure uma oficina bem equipada, ou especializada em radiadores e arrefecimento para verificar corretamente o problema.

  165. quando o carro esquenta muito pode causar danos ao cabeçote, será que precisa de retifica?

  166. Bom dia, tenho um gol 1993 CL 1.6, motor CHT.

    Bom vamos ao problema, Até então a agua do reservatório estava podre, cheia de borra.
    Resolvi então levar para fazer uma limpeza, até aí tranquilo. Após a limpeza, 1 semana depois coloquei o aditivo, daí em diante começou a preocupação. Coloco agua quando saio de casa e tenho que colocar quando volto, normalmete é um trecho de 35 km com cerca de 20km de congestionamento, "anda e para". A ventiunha trabalha normalmente.
    Porém ontem peguei um trecho que não teve muitas paradas e ao chegar em casa a água estava na boca, no outro dia por precausão dei uma olhada e estava seco. Como secou com o carro desligado? É radiador ou Bomba D´gua. Lembrando que revisei todas as magueiras e observei com ele ligado se tinha algum vazamento e não consegui localizar.

    Grato

  167. ola pessoal tenho um chevette 1.6 a alcool , olha, a agua está baixando no reservatório muito rapido, podem me dizer por favor o que pode esta acontecendo?

    • Olá Paulo
      Geralmente, este sintoma está relacionado à junta de cabeçote queimada. Recomendo que procure uma oficina bem equipada para realizar um dignóstico mais preciso.

      • obrigado pela resposta, ha, o mesmo carro quando estou desenvolvendo engasga , mas se ando na alta ele reponde, está bebendo muito e com um cheiro de alcool muito forte dentro dele, preciso pesquisar primeiro só para ter uma ideia ja q ue alguns mecanicos se aproveitam da falta de informação obrigado mais uma vez , se puder me ajudar.

        • Paulo. Neste caso, também é importante que você solicite uma boa revisão e limpeza da carburação do seu GM Chevette. Aparentemente, há excesso de combustível na mistura feita pelo carburador.

        • a boia ta muito alta, ou ta encharcando, oque causa o transbordamento do reservatorio do carburador, tambem pode ser agulha do carburador. Retire o filtro e observe com o motor ligado, se a junta da tampa superior do carburador fica molhada, e se a um leve enxarcamento sobre a borboleta do 1° estaqgio.

  168. Boa tarde.
    Tenho um carro Ford Fiesta 1.0 66 cv, gasolina, 2006 (comprei há um ano). Já tive os seguintes problemas:

    1º – Um dos selos dágua (parece com uma tampa de refrigerante) rompeu ( verifiquei pelo fato da temperatura subir, parei o carro imediatamente) e efetuei a troca no mecânico – troquei APENÁS o que se rompeu, colocou-se água e foi verfificado se a ventoinha armava. Armou normalmente.

    2º – Outrora andando com o carro verfiquei que a temperatura estava acima do normal, também parei de imediato, veriquei que se tratava que o reservatório está rompido na sua junta, devido a pressão dágua ele vazava, porém NÃO troquei a tampa do mesmo, mas não vejo nenhum vazamento / escapamento junto a tampa. OK

  169. Boa tarde, Sequência da Dúvida
    3º – Em Outrora andando com o carro já na rua onde moro escutei uns barulhos estranhos vindos do motor e um cheiro de água vaporizando parei o carro ( porém o painel não acusou temperatura alta), conduzindo o mesmo até a minha garagem, com a ajuda de um mecânico foi verificado que se tratava que a válvula termóstica havia quebrado (cutuvelo da válvula termostática – entrada ou saída não sei). Trquei tudo Vávula Termostática, Cutuvelo, Sensor de Temperatura e a Carcaça da Valvula Termostática – tudo original. Coloquei água no reservatório, desconectei o retorno, para efetuar uma limpeza no sistema e tirar o ar; conectei novamente o retorno e coloquei água e aditvo. OK

    ATUALMENTE O PROBLEMA TEM SIDO O SEGUINTE: VEJO QUE O CONSUMO DÁGUA DO RESERVATÓRIO SER ACIMA DO NORMAL.
    Dúvidas o que pode ser:
    Junta do Cabeçote, pois não vejo a olhos nús nenhum vazamento, nem o chão molhado?
    O ideal seria trocar todos os selos dágua?
    Verificar se o carro está trabalhando na temperatura indicada pelo pelo fabricante?
    O QUE FAZER???

    • Saulo. Todas as alternativas questionadas por você podem estar corretas.
      Neste caso, eu recomendo que procure uma oficina bem equipada para realizar uma verificação mais detalhada, o mais breve possível.
      Geralmente, este sintome é ligado à junta de cabeçote queimada. Como você não percebe nenhum excesso de fumaça, é possível que os danos ainda sejam pequenos.

  170. Olá amigo.

    Tenho um uno 98/modelo 99, bastante conservado. Ontem dia 29/01/2011 sol hiper quente aqui em SP-Capital.Fui no lava rápido uns 4 km da minha residencia, quando retornei peguei um pequeno engafamento, quando fui entrando na minha garagem a luz de temperatura acendeu, quando estava manobrando depois de alguns min e a ventuinha abriu ela apagou-se. O que pode ser isso ? será que devido a velocidade baixa e num sol escaldante houve aquecimento do motor ? é normal acontecer isso com carros da Fiat ? Já estou com esse há 3 anos e nunca aconteceu isso.

    • Olá Carlos Alberto.
      Este comportamento da ventoinha pode ser considerado normal no seu Fiat Mille.
      O sistema de arrefecimento deve suprir a necessidade de resfriamento mesmo em dias mais quentes que o normal.
      Porém, como a luz de espia de temperatura acendeu, é importante você procurar uma oficina bem equipada para verificar se o superaquecimento não ocasionou maiores danos ao motor. Fique atento a luz de temperatura, caso ela acenda novamente, pode haver problemas no motor.

  171. Boa noite, Eduardo tenho um Honda 99, ele esta aquecendo acima do normal já troquei a tampa da radiador e nada foi resolvido,em uma dessas aquecidas o mangote central do radiador não estava quente e men com presão mas a temperatura estava lá em cima já no vermelho.e pouca água. agua está evaporando por algum lugar tenho suspeita que a evaporização está dando pelo rezevatório ao lado do radiador. obrigado

  172. Neto, Boa tarde. Tenho um chevette ano 93 reliquia, quando ligo o ar o motor está aquecendo, o que pode ser, visto que verifiquei o radioador e a bomba d água.

    • Olá Neto.
      Tudo indica que o sistema de refrigeração extra, ligado ao ar condicionado, não está funcionando corretamente.
      Sugiro que procure uma oficina especializada em ar condicionado para verificar qual componente está causando isto.

  173. Olá Eduardo,

    Eu sou O Carlos Alberto, dono do uno 1998 modelo 1999,conservado, rsrsrsrsrs.
    Resolvi o problema do uno, pois a luz de temperatura acendeu derrepente um dia de calor quando entrava na minha garagem.Eu mesmo investiguei e detectei um vazamento na colmeia do radiador, imediatamente fui numa loja especialista em radiadores e troquei por um zerado,não perdi tempo.
    Quando estava voltando da loja a luz acendeu novamente,parei e quando abri o radiador depois de frio,constatei que o reservatorio tinha baixado o nível da água assustadoramente. ( Na loja me disserram que no outro dia a água baixaria,só era eu completar) completei imediatamente com o motor ligado para não queimar a junta, e daí por diante a luz não acendeu mais, isso é normal ? será que na loja não extraíram o ar quando colocaram água e adtivo ? o radiador tem garantia de 1 ano.
    Hoje pela manhã que aconteceu isso, dia 04/02/2011, amanhã vou verificar logo cedo a água.
    Eu acho que esse ocorrido deve ter sido porque deu um falso enchimento no reservatorio, será ? O que Vc acha ????

    Gostaria de agradecer-lhe pela força e resposta anterior, isso prova que és um grande e competente profissional, e acima de tudo este site é serio.

    Atenciosamente.

    • Carlos Alberto.
      De fato, é comum que o nível do reservatório baixe logo após o 1º ciclo de arrefecimento.
      O correto seria a oficina ter deixado o motor funcionando logo após a troca do radiador para realizar este procedimento.
      Fico feliz em ter ajudado de alguma forma.

    • Olá, o modelo de carro Uno tem uma valvula na mangueira mais fina da agua do radiador, cao o seu esteja sem essa valvula providencie ela, pois, é muito importante, tem que abrir ela e ir colocando fluido até sair por ela se nao fizer isso vai ficar com bolhas de ar nas mangueiras ai vai ferver novamentre, digo isso por que ja tive Uno e quase aconteceu isso com o meu, por sorte que nao. Faça tudo isso com o motor em funcionamento e espere qté a ventuinha ligar umas duas vezes. abraço.

  174. Tenho um Gol Mi 97 98, já troquei o cebolão, troquei a tampa do reservatório e ele continua esquentando de vez enquando, e a ventonhia dele não liga! só quando quer mesmo! e não abaixa água, o que será que acontece?

    • Rafael. Há vários problemas conhecidos que podem causar este sintoma. É recomendável que leve seu VW Gol a uma oficina bem equipada para identificar corretamente o problema, ao invés de usar o "achômetro".

  175. Amigo Eduardo,

    Verifiquei hj a água do radiador novo e estava abaixo do nível minimo consideravelmente. completei e liguei o motor até funcionar a ventinha. Outrossim, observei que saiu um pouco de água pelo escapamento, isso é normal ? verifiquei o óleo do motor depois disso e tá normal. Dei uma volta e quando retornei o nível da água estava normal. Amanhã pela manhã voltarei a verificar a água.
    Quanto essa saída de água pelo escapamento isso é normal ? um amigo disse-me que o motor frio faz isso, é verdade ? Se o óléo do motor tá normal sem presença de água, isso quer dizer que a junta do cabeçote tá boa ?
    Agradeço-lhe antecipadamente por essas respostas,ok.

    Um grande abraço.

    • Carlos.
      Um pouco de vapor de água condensado saindo pelo escapamento é normal em pequenas quantidades e durante poucos segundos, principalmente se o combustível for álcool.
      Em carros à gasolina, isto é bem menos comum, mas também pode acontecer devido ao álcool que é misturado em nossa gasolina.
      Pela sua narrativa, não acredito que possa haver problemas na junta de cabeçote.

  176. Bom dia.
    Comprei um gol 1,0 MI 97 com ar, conforme manda a consciencia fui a um posto que ja faço troca de oleo a um bom tempo para dar uma geral, quando o rapaz que troca oleo foi verificar a agua do reservatorio reparou que o reservatorio estava sujo e disse que seria oleo.
    Ai peço desculpas pela minha ignorancia mais pergunto, tem como passar oleo do motor para o reservatorio de agua do radiador?
    Agradeço a atenção.

    • Rodrigo.
      Na prática, é possível acontecer isto, sim. Mas somente em casos extremos quando o motor já está praticamente inutilizado de tantos problemas.
      Recomendo uma boa revisão em uma oficina bem equipada e com um mecânico experiente para verificar se isto não é outro tipo de resíduo, o que seria bem mais plausível.

  177. Olá amigão !

    Resolvido o nível de água no reservatorio do uno. Domingo dei um rolé distante e quando retornei verifiquei a água e estava no nível. Também, observei as gotinhas de água que sai pelo escapamento é só quando o motor tá frio, o motor quente não sai nada. Deve ser por causa do álcool adcionado na gasolina. Agora me diga uma coisa: em cima do reservatório de água do uno tem uma borboleta preta, me disseram que é pra extraír o ar do radiador, esse procedimento pode ser feito por mim por ou por mecânico ? qual é a técnica se puder ser feito por mim, motor ligado só basta eu folgar pra o ar sair ? ou é complicado ?

    Agradeço pela paciências e respostas,ok.

    Abraçosss.

    • Carlos.
      Este é um procedimento que, apesar de ser simples para um mecânico, pode causar acidentes e queimaduras graves em quem não tem experiência.
      Recomendo que deixe para seu mecânico executar este procedimento.

  178. esqueci de colocar água no reservatório, a temperatura subiu, o motor ferveu, esperei um pouco, coloquei água, mais o carro não pega. o que pode ser

  179. Rodrigo.
    Frequentemente, podem surgir vazamentos que caem sobre partes quentes do motor. Isso faz com que o líquido evapore antes de "pingar no chão", e por isso é difícil de identificar sem equipamentos adequados.
    Nesse caso, é bom que procure um oficina bem equipada para identificar corretamente a causa deste consumo de líquido de arrefecimento, antes que o motor do seu VW Gol tenha maiores danos.

  180. Comprie uma marea e todos estão me falando que tem problema com aquecimento, o que devo faser para evitar isto? , tenho que frequentemente colacando agua, bom troquei a agua por um liquido que me venderam no poso de gasolina que me falaram que tinha um aditivo, bom qual a real cuidade que tenho que tomar para não haver aquecimento to motor, e este liquido evapora ?

    • Fabio. Recomendo que leia este artigo, em especial o subtítulo "Dicas". Caso tenha dúvidas sobre o estado do sistema de arrefecimento, prucure um oficina bem equipada para realizar um dignóstico mais preciso.

    • Fabio,problemas de arrefecimento ocorem por mau funcionamento ouy desgaste de peças. verifique a bomba dàgua ,mangueiras do radiador resecadas ou com vazamentos ,verifique se a ventoinha esta armando normalmente e sempre utilize aditivo sim.caso o motor não tenha o costume de trabalhar com aditivo verifique e troque todas as peças que julgar ou disconfiar estarem ruins e coloigue aditivo.

  181. milton yudi shishido | 12 de fevereiro de 2011 at 22:18 | Responder

    eu tenho um chevette 89 e gostaria de saber sobre o aditivo para radiador,uma pessoa no desmanche disse que o aditivo corroe o coletor de admissao e disse que é para só colocar água sem aditivo,gostaria d saber se é verdade,
    grato Milton

    • Milton. Sinto informar mas a pessoa que lhe passou esta informação está equivocada.
      Convido-lhe a ler o texto deste artigo onde poderá, inclusive, ver uma imagem de como ficam a peças quando usado apenas água no sistema de arrefecimento..

  182. oi,,tenho um fiat uno mille fire 2002, gostaria a saber por qual motivo estár saindo agua pelo escapamento constantemente, mas nao esta baixando oleo,esta saindo agua e saindo uma fumaça,o resultado é uma meleca danada no escapamento,e o cheiro de gasolina é mto forte

  183. Tenho um Uno Mille 2009 Economy Flex 4p. No domingo fui abastecer e caliberar os pneus e o rapaz do posto ao calibrar o estepe constatou que o líquido que fica no compartimento perto do estepe estava baixo e sugeriu o complemento, como vou levá-lo para revisão de carroceria no dia 19/02/2011, ele esqueceu o tal reservatório aberto, resultado: ontem precisei sair com o carro à noite e ao voltar notei um derramamento de líquido na garagem e ao abrir o capô me deparei com dito reservatório mal fechado e tudo molhado do tal líquido. hoje viria trabalhar com o carro, mas fiquei apreensiva e quero saber se posso sair com o carro até a concessionária no próximo sábado ou é preferível chamar a CONFIAT?

    • Maria.
      Se você não sabe exatamente qual o nível do dano causado, solicite a remoção do seu carro até a concessionário. Se você tiver seguro do carro, geralmente este serviço é gratuito.

  184. tenho um palio wek 1.6 16v 2003 estava baixando um pouco de agua descobri que estava vazando na tampa do reservatorio em temperatura alta principalmente quando parava coloquei duas tampas paralelas não resolveu só parou quando coloquei uma original.

    • Olá Ivan.
      É bem possível que você tenha adquirido as tampas erradas, pois há diferença de pressão. Geralmente, para o motor 1.6 16v, a tampa correta é fornecida na cor azul, mesmo no mercado de reposição (paralelo).

  185. O meu carro está tendo essa perda de água, não visível. Por semana tenho que completar o nível de água, além de estar percebendo um pequeno aumento de temperatura. O ponteiro vai pouca coisa além do meio e em seguida a ventuinha liga, baixando a indicação do ponteiro. A agua está ferruginosa. O que devo fazer para solucionar principalmente a perda de água. Devo utilizar o aditivo para limpar o sistema e depois um outro misturado com a água? Pode me sugerir uma boa marca?

    Obrigado e o texto está excelente.

    Sergio

    • Sérgio.
      O consumo de líquido de arrefecimento indica que há problemas na vedação do sistema de arrefecimento, que pode ser desde a tampa do reservatório até junta de cabeçote danificada.
      Juntamente com a limpeza do sistema e troca do líquido, é recomendável que seu mecânico faça um verificação criteriosa para encontrar o problema da "perda de água".

  186. olá comprei um gol 1.0 transformado para 1.6 com kit e o que aconteceu no sabado eu estava pronto para sair e no meio do caminho ele vazou agua pelo reservatorio de agua pela tampa achei que era só a tampa comprei outra e na tera rodei uns 40km e sem acender a luz a mangueira superior do radiador rompeu comprei outra e coloquei o rapaz da loja mandou que eu verefica-se a valvula termoestatica, falei com meu irmã que já teve um gol igual e pela orientação dele vi que o carro quando esquenta não passa agua pela vavula e sim retorna para o reservatorio então comprei uma nova valvula e já que estou trocando ela quero trocar toda agua e colocar adtivo bem comprei também um produto para limpesa avanço hp profissional radiator flush e extreme fluido sintético concentrado como devo proceder este tratamento e a troca e forma de não deixar ar no sistema?

  187. Ronaldo.
    Este é um procedimento técnico. Minha recomendação é que você deixe para um mecânico qualificado realizar este procedimento.
    Sem conhecimento e sem equipamento adequado, além do risco de danificar o motor, este procedimento pode causar queimaduras graves.

  188. Sai hoje pela manhã e rodei uns 5 kilomentros. Voltei para casa e percebi que meu Fiat Siena (ano 2000, à gasolina) estava fervendo. Abri a tampa do reservatório, completei a água mas de nada adiantou: continuou baixando. Completei com o carro ligado, desliguei, deixei esfriar e, após uma hora, liguei e não aqueceu mais. Agora estou com medo de sair. Será que vai continuar fervendo? Estamos numa época muito quente. Será que foi isto a causa? O que fazer agora?

    • Vilson. Aparentemente, o problema é consumo de líquido de arrefecimento. Como você completou o nível a tempo, o motor parou de esquentar, mas deve voltar a aquecer quando o líquido baixar novamente.
      Recomendo fortemente que procure uma oficina bem equipada para revisar este consumo, antes que o motor sofra danos mais graves.
      Outra recomendação: não abra o reservatório com o motor quente sem usar equipamento adequado: você correu o risco de sofrer queimaduras sérias.

  189. Tenho um Eclipse ano 93 turbo e nele foi feita uma adaptação onde o reservatório de água foi eliminado do sistema pelo antigo dono e eu checo/completo o nível de água direto pela valvula termostática. Esta adaptação creio eu foi feita em função de o carro 'espirrar' muita agua do reservatório, fazendo com que o nivel de água/aditivo caisse dentro do sistema e assim o carro superaquecia após 1 ou 2 horas de uso (isso é comum neste carro, vários usuarios se queixam disso). Estou com ele há um ano e nunca tive problemas de superaquecimento, mas o que me preocupa é se a pressão interna não eliminada pelo reservatório pode sobrecarregar as mangueiras gerando novos vazamentos. Estou trocando todas as mangueiras por originais hoje e gostaria da sua opinião à este respeito. Obrigado!

    • Rogério. Infelizmente nunca pude acompanhar ou analisar as conseqüências desta adaptação, apesar de já ter ouvido falar algumas vezes. Teoricamente, a eliminação do reservatório também eliminará a válvula de alívio da tampa do reservatório, que protege todo o sistema de arrefecimento do aumento de pressão por outro fator. Em conseqüência, pode-se esperar que, em caso de muito aumento na pressão do sistema, a parte mais fraca deverá se romper. E geralmente isso acontece nas mangueiras e nas abraçadeiras.
      Pessoalmente, eu recomendaria que você considerasse reinstalar o reservatório, retornando ao sistema original. Como você é cuidadoso com o carro, não creio que terá problemas como os relatados.

  190. Olá amigos tenho um palio edx 99, ele tava esquentando muito rápido e a ventuinha nao ligava, levei no mecanico e ele trocou o cebolão e valvula termostática, ficou bom mas depois de um mês a ventuinha não estar ligando e o carro esta esquentando de novo!! Só funcionar com o ar cond. ligado ai consigo andar tranquilo!! o que pode ser? desde já obrigado!!!

    • Leandro.
      Este é um sintoma comum de problemas na primeira velocidade do eletroventilador. O acionamento do ar-condicionado aciona a ventoinha no máximo, ignorando o resistor que limita a sua velocidade.
      Em geral, acontece por problemas no interruptor (cebolão) ou no resistor. Como você recém trocou o interruptor, sugiro que peça para seu mecânico revisar estes componentes novamente, visto que o reparo ainda deve estar sob o período de garantia obrigatório de 90 dias (confira no recibo ou na nota fiscal do serviço).

    • OI LEANDRO SOU ELETRICISTA NO NORTE DE MINAS PELO QUE EU PSSO VER SEU CARRO TA COM PROBLEMA ELETRICO NA FIAÇÃO DA VENTOINHA, LEVE A UM ELETRICISTA E PEÇA QUE ELE VERIFIQUE.

  191. Tenho um Uno mile 99, e está aquecendo constatemente, já troquei o cebolão por mais de uma vez e sempre volta a acontecer (ventilador funciona normalmente e depois de um tempo volta a acontecer), também troquei a tampa do radiador, mas o problema persiste. O que pode ser?? Pois já levei várias vezes ao eletricista mas ele não consegue resolver o problema. Ele julga que a parte elétrica está correta e sempre que faço jampeamento o ventilador funciona nomalmente.

    • João. Se o seu Mille tem ar condicionado, é possível que tenham instalado o tipo de interruptor (cebolão) errado. Em último caso, procure a opinião de outro eletricista/mecânico.

  192. Tenho uma Oficina na cidade de Juiz de Fora,Peguei o carro tempra sw 1995 do meu irmão que estava com suspeita de ter queimado a junta do cabeçote pois estava sumindo a agua do reservatório depois de ter fervido duas vezes com ele numa viagem só que abri o cabeçote e não tinha junta nenhuma queimada,montei de novo só que agora o carro perdeu a compressão num dos cilindros e não consigo achar o defeito.Já verifiquei se tem alguma válvula rachada cabeçote e nada será que vocês podem me ajudar?

    • Carlos.
      As vezes, o defeito na junta de cabeçote não é visível a olho nu. Quando o motor superaquece, pequenos empenamentos pode surgir. É necessário ferramentas especiais para verificar estes empenamentos e, na maioria dos casos, também é necessário "aplainar" o cabeçote antes de reinstalar.
      Ainda, se você utilizou a mesma junta de cabeçote já usada na reinstalação, o problema pode ter se agravado por isso. A recomendação é nunca reutilizar a junta de cabeçote, ainda mais no Tempra, que trabalha em temperaturas altas normalmente.

    • leve a um mecanico

  193. tenho um gol ano 2000 1.0 com ar ,tenho notado que o ventilador dispara só algumas vezes, e o mesmo esta fazendo um barulho no escapamento, mais verifiquei e não há vazamento. E no painel algumas vezes aparece super aquecimento no moto, mesmo tendo água. fiz atroca de oleo, e a cebolinha esta normal. Que voçê acha que esta ocorrendo?

  194. tenho um Gol mi 98 sem ar-condicionado e depois que fiz a troca da água usando aditivo, o carro começou a superaquecer quando sai com o motor frio, ou seja, se eu deixá-lo na lenta até armar a ventuinha posso andar com ele normalmente que não superaquece, mas se eu sair com o motor frio sem deixar armar na lenta a primeira vez, ele não arma e da superaquecimento. O que pode ser. Já troquei o Cebolão por um original mas não adiantou. Na troca do Cebolão, o eletricista percebeu muita sujeira na parte de baixo do radiador, mas sinceramente meu carro tá uma incógnita.

    • Gilbert.
      Aparentemente há algum problema relacionado aos componentes do sistema de ar-condicionado. Considerando que você já fez a troca do interruptor (cebolão), recomendaria que levasse seu VW Gol a uma oficina especializada em ar-condicionado para avaliar o sistema.

    • ola gilbert, dentro da mangueira que sai do radiador tem uma válvula ,pode ter chegado a hora de substitui-la.

  195. Olá Boa noite!
    Tenho um Astra 2000. 1.8 /8 valvúlas/completo. O carro trabalha com a temperatura entre 90 e 95º. Quando desligo o motor, e viro a chave novamente o ponteiro marca 100° as vezes quase no vermelho pra aquecer.
    Radiador novo, e sem baixar o nivel da água.
    Pensei em trocar a água pra limpar e colocar aditivo.
    Como devo proceder para fazer está limpeza?
    desde de já Grato pela atenção,

    Léo,

    • Léo,
      Uma boa limpeza no sistema de arrefecimento e adicionar um aditivo de qualidade que contenha a diluição correta de monoetilenoglicol ou etilenoglicol ajudará evitar esse super aquecimento.
      no Astra recomendaria utilizar de 2 a 3 Litros (50% total do sistema de arrefecimento) de Bardahl, Motul, Wurth, AC Delco, Paraflu. Fuja de marcas suspeitas.

    • Léo,
      Estou cursando Téc. Manutenção Automotiva e iniciando na prática.No caso do seu Astra simplesmente trocar água, efetuar limpeza, acrescentar aditivo nesse caso párece trocar seis por meia dúzia.Verifique:acredito que esteja armando a sua ventuinha, porém certifique-se; confira o sensor de temepratura(varia de carro a carro) retire-o efetue uma limpeza básica nos terminais do mesmo com muito cuidado(preferencialmente com eletricista) coloque-o novamente é provável que seja o sensor.Feito isso refaça os testes, ou seja, rode com o carro algumas vezes.Tudo OK aí sim parte para a troca e limpeza do reservatório do radiador e acrescente Aditivo de boa qualidade preferencialmente orgânico ou de acordo com o manual do seu veículo.

      Abraços
      João Ricardo

    • e sintoma de termostatica, e como disse, sujeira. sem ligar o motor. solte a mangueira enbaixo do radiador, vai sair toda a agua, coloque uma mangueira no reservatorio, se sair agua so pela mangueira, a termostatica ta fechada, se sair agua tambem pelo radiador ta aberta, lembrando que ha um pequeno retorno do reservatorio ate o radiador.Este e um metodo de limpesa caseiro. Se o problema continuar, troque a valvula e a cebolão.

  196. MEU CARO.

    Fiz a lavagem do radiador e verificação das mangueiras, mas estou com um problema.

    Com motor quente, consigo retirar o ar abrindo a valvula que fica perto da central, meu mecânico me disse que só posso fazer isso com carro frio mas com ele frio abro a mesma válvula e não sangra, parece que estou colocando do que tirando, estou neste circulo vicioso. frio ou quente… Obs. tudo isso pq ele esta trabalhando em media com 5 Graus a mais e especialista em radiador e meu mecânico culpam o ar. Como solucionar?

    • Márcio.
      Se você e seu mecânico estão em dúvidas sobre o procedimento correto, recomendo que procure outra oficina especializada para executar a "sangria" do sistema de arrefecimento.

    • ola amigo deixe o ponteiro da temperatura levantar um pouco e ai sim pode tirar o ar com motor ligado e acelerando não deixando faltar agua no reservatorio.

  197. ola possuo um escort hobby e em cerca de 15 meses ja troquei 2 cebolao e agora o veiculo voltou a aquecer e nao liga a venturlnha normalmente nunca troquei a valvula termostatica isso pode ocasionar aquecimento e o mal funcionamento do cebilao aguardo resposta obiegado

  198. tenho um gol ap 1.6 e suas magueira estão sempre cheia de ar parese que vão esplodi sera normal este aspecto o que esta acontecendo

    • Mauro.
      O problema é exatamente este: as mangueiras estão com ar.
      Procure uma boa oficina para retirar todo o ar do sistema de arrefecimento.

    • troque teu reservatorio do radiador, pois deve estar com pequenas trincas no plastico, quando teu sistema esta totalmente aquecido, deve estar ocorrendo queda de presão, oque eleva a temperadura da agua para 115°c iniciando a ebolição , causando assim o dito ar no sistema, quando completar teu reservatorio, sempre lembre de faze-lo no inicio do aquecimento do motor 70 a 90°c e com o motor e funcionamento, pois assim alem de vc completar na medida certa, evita o choque termico da agua fria com o cabeçote, ou se completar com o motor frio, o bloqueio de bolhas de ar que estão embaixo do radiador…

  199. ola pessoal tenho um gol 1995 que a luz da temperatura ta sempre acesa até quando viro achave sem ele ligar ela fica sempre piscando.
    Alguem pode me ajudar?

  200. um amigo meu me deu liquido de arrefecimento de retroescavadeira…posso usar no meu palio ?

  201. qual à temperatura ideal de funcionamento do motor vw 1.0 16v ?

  202. Robson Gonçalves | 25 de abril de 2011 at 10:29 | Responder

    Caro amigo, tenho uma palio 2001 16v e ela esta abaixando irregularmete o nível de arrefecimento, principalmente quando ligo o ar condicionado, a temperatura se eleva muito. O que devo fazer?

  203. tenho um carro antigo mais esta em forma muito boa, é um monza 88/89 2.0 a gasolina.
    tenho percebido que quando ando por um longo periódo em velocidade constante a temperatura do sitema de arrefrigeramento do motor fica sempre no meio do termometro.
    tenho aditivo no sistema .
    gostaria de saber se a consentração esta correta, já que usei aditivo bardal plus 500ml no sistema ?
    desde já fico grato pele resposta .

  204. em um sistema fechado a agua nao ferve como diseram ai em cima

  205. tenho um gol special 2002, queria saber se posso usar o aditivo para radiador radiex 1952 lilas no lugar do g12 VW

  206. Olá.
    Eu tenho um corsa 2001e ele depois de uns 30 min em movimento começa a ficar com a temperatura entre 95º e 98º as vezes chegando ao 100º voltando rapidamente para o 95º e assim fica… mantenho o radiador com adtivo, deixei ele numa oficina e o mecanico falou que passou o scaner nele e não acusava nada, "que estava normal" qual a opinião de vocês?
    Obrigado.

    • Marcelo.
      Em geral esta temperatura de funcionamento é normal. Se não houver outro sintoma como emissão de fumaça ou consumo do líquido de arrefecimento, não há o que se preocupar.

  207. tenho um gol special 2002, gostaria de saber se posso usar o aditivo da radiex 1952 lilas no radiador?

  208. troquei na oficina o liquido do radiador e foi colocado um aditivo. quando levei para casa o carro comecou a vazar um liquido cor de rosa e quando levei novamente na oficina eles disseram que terão que trocar a junta do cabeçote porque o aditivo fez a limpeza e deu este vazamento. o carro nuca vazou antes disso, estou achando esquisito. o carro é uma Saveiro Surf 2006. não entendo nada disso so achei muito estranha a explicação. alguem sabe me dizer algo sobre?

    • Tavares.
      É mais comum do que parece.
      Muitas vezes, a remoção da sujeira acumulada no sistema de arrefecimento desobstrui partes corroidas que já deveriam estar vazando a mais tempo.
      Ou seja, o aditivo não criou o vazamento. Ele fez sua parte e mostrou pontos críticos.
      Mas se você está em dúvida sobre a opinião do seu mecânico, recomendo que consulte outro antes de realiza o reparo.

    • Tavares é isso mesmo,acontece qdo se coloca o aditivo…..costuma ocorrer vazamentos nos selos do motor ou vc perde a junta do cabeçote…..isso acontece como descrito acima,ficou sem usar aditivo mto tempo e enferrujou o sistema,com o aditivo novo sai a ferrugem e aparece os vazamentos ok
      abraços

  209. Olá amigo. Tenho um Santana 2000. Notei que quando comprei ele tinha só o "líquido azul" mas, recentemente, completei o reservatório com água no posto. Há algum problema? o que devo fazer? Posso colocar fluído denovo ou devo subistituir a mistura por apenas fluído ou apenas água? Como devo proceder?

    • André.
      O ideal é que seu carro sempre use aditivo. Antes de voltar a usar, é importante que procure uma oficina bem equipada para realizar a limpeza do sistema.
      A mistura varia de marca para marca. Seu mecânico deve consultar a embalagem do produto para fazer a mistura corretamente, ou comprar o aditivo já diluído.

  210. ola, gostaria de saber qual aditivo posso usar no radiador do gol mi 1.0 2003, desde ja agradecido.

  211. Olá. Como vi no texto acima ocorreu conforme descrito no meu sistema de arrefecimento chegou a baixar o nível em + ou – 1cm e completei como aditivo (bardal organico red cool) fiz esta manutençao a pouco tempo mas antes troquei a água do sistema para aditivo como previsto apareceram vazamentos, mas não graves, são pontos entre mangueiras e censores. O que devo fazer? troco todo o sistema de mangueiras, peças onde se concentra o vazamento, censores, ou apenas faço a troca do aditivo. meu carro é um santana 1999. grato pela atenção. jefferson prado

  212. Olá, queria saber para que seve um tubo dágua que vai do resev. até o coleto onde fica o carburador do motor vw AP 1.8 gasol. – é para refrescar ou aquecer o coletor. Há quem diga que ele pode ser descartado; verdade ou mentira…. obrigado.

    • E para aquecimento do pé do carburador, serve para transformar o combustivel em gas para admisão, em carros com maior taxa, cabeçotes rebaixados, retira-se o aquecimento, para aumentar a razao torque.

    • Ola naldo presciso saber se seu carro é a alcool se sim tem que ter esse cano para aquecer o coletor de admissao se nao é alcool nao tem tanta inportancia

  213. Boa tarde, o meu gol 96, 1.0, motor cht, gasolina e gnv, sem ar, estou a mais de 03 anos com ele e sempre foi acionada a ventoinha na temperatura um pouco acima de 45º graus, ultimamente, de uns 04 meses para cá aciona perto dos 90º e resfria até um pouco acima dos 45º. Já troquei "cebolão", sensor de temperatura do painel, e outros procedimentos e não obtive resultado. Isso indica algum problema ? Pq antigamente resfriava um pouco acima dos 45º e agora só perto dos 90º ?

    • Jorge.
      Aparentemente, o funcionamento está correto.
      A 45 ºC, o líquido ainda pode ser considerado muito frio e o funcionamento do motor em baixas temperaturas contribui para o consumo de combustível mais alto.
      Sendo assim, não vejo motivos para preocupação.

  214. ola amigo tenho um corsa 1.6 8v 98 fiz o motor troqui o adiador cac/so que esta dando vazamentos de agua na mangueita superior do cabecote troquei a mangueira agora apareceu vazamentono na mangueira do sistema ar quente nao consigo achar esta mangueira o k devo faser poço subistituila por outra mangueira izolando o ar quente parece k depoes k retifiquei o cabecote deo + pressao no sistema pois coloco agua no reservatorio ia agua vaza nesta mangueira com rabicho o k devo faser vc pode mi ajudar .obrigado

    • Heronildes.
      Aparentemente, há excesso de pressão no sistema. Em geral é causado por falha na tampa do reservatório suplementar.
      De qualquer forma, é recomendável que procure uma oficina especializada para identificar corretamente o problema.

  215. Oi Eduardo,

    estava lendo o seu post sobre o sistema de arrefecimento e acabei ficando em dúvida, pois tenho um 206 e normalmente ele trabalha entre 70 e 90, que acredito que seja normal, mas nessa semana em quanto fazia a troca de oleo do carro o atendente do posto me ofereceu a troca da agua por fluído, o mesmo disse que trocaria por completo, o carro levaria 7 garrafas no total, mas se eu quisesse poderia colocar 6 para não ficar tão caro (obs: 37,00 a garrafa). A dúvida é se vale mesmo a pena arriscar esses vazamentos, uma vez que sempre trabalhou com água e está funcionando na temperatura normal.

    • Nelson. O ideal é que o sistema utilize aditivo de arrefecimento. Mas é altamente recomendável que faça uma revisão e limpeza no sistema, com profissional qualificado para isso, antes de simplesmente colocar um produto no motor do seu carro.

  216. eu tenho um peuget 206 16 valvula e esta abaixando agua do reservatorio do radiador

    • Caro amigo, recomendo, com tempo deixe teu carro ligado ate chegar a 80°C, abra o capo e observe por baixo da mangueira sanfonada da admisão da injeção a 3 mangueiras de borrachas, 2 que são a entrada e o retorno do radiador interno do ar quente, a outra e o retorno do cabeçote de escapamento, este e o cabeçote que esta virado para a frente do carro. Veja se não tem nenhum vazamento. Se o teu for Feline, observe a junção encima do pedal do acelerador, e comum vazar agua por ali, nos modelos 06,07,08.

  217. O meu carro deu problema na ventuinha eu arrumei só que esvaziei a agua do radiador e andei mais ou menos uns quarenta dias com agua da torneira. Agora eu troquei a agua por outra limpa mas coloquei o aditivo. Será que vai dar algum problema?

    • Luciano.
      Se houver já muita corrosão no sistema, o aditivo fará a limpeza e é possível que apareça algum vazamento por conta da remoção de sujeira que estaria "tampando" algum vazamento. Mas é uma situação pouco comum de acontecer.

  218. quais são os defeitos do cebolão do radiador? e qual afinalidade dele? Alguns mecanicos me aconselham a retirar a valvula termostatica, pode o carro funcionar sem esta válvula? o motor do meu carro é uma Parati-1996 motor AP 1.6 a gasolina e tem ar condicionado.

    • Cláudio
      Este componente é apenas um interruptor que aciona a ventoinha conforme a temperatura da água no radiador.
      Remover a válvula termostática frá com que o motor funcione em temperaturas diferentes das ideais, consumindo mais combustível quando estiver muito frio e podendo até fundir caso aqueça.

    • a valvula ajuda a um aquecimento mais rapido do motor, pois ele não abre ate 97°C no teu caso, não se recomenda a retirada da termostatica, pois o AP demora um pouco para aquecer mas quando aquece a temperatura vai la pros 110° e tua ventoinha vai sempre estar ligando, veja função da termo…. e saberas que não deves tirar

    • ola claudio alberto a funçao do cebolao é quando a temperatura da agua eleva e atinge a temperatura ideal conforme o fabricante ele fecha o circuito mandando um sinal para que o rele arme e ligue a ventuinha ou eletroventilador quanto a valvula termostatica nenhum carro deve andar sem principalmente os carros Injeçao eletronica pois aumenta o comsumo de combustivele nao mandao informaçoes corretas quanto a temperatura de funcionamento do veiculo espero ter ajudador

  219. Vinícius Siqueira | 12 de junho de 2011 at 14:57 | Responder

    palio ed 98 mpi 1.0. o reservatorio da água está completo, mas quando liga o carro, a luz de temperatura aciona. Como proceder?

    • Vinícius.
      Se a luz da temperatura fica acesa o tempo todo, é bem possível que o sensor de temperatura (ou a fiação dele) esteja com problemas.
      A luz de temperatura informa sobre a temperatura do motor e não sobre o nível do líquido de arrefecimento.

    • Pode ser o problema de sensor de temperatura. Mas se caso o motor aqueça pode ser a valvula termostática ou até mesmo o Cebolão.

  220. ola amigo ,tenho 1 ford ka 97 vc acha que devo usar aditivo ,por que tem bastante tempo que nao uso e a agua do radiador esta laranjada de tanta ferrugem ,o que devo fazer?

    • Oseias.
      É importante que seja feita uma limpeza completa do sistema antes de adicionar aditivo. Lembre-se que este procedimento pode fazer com que vazamentos "camuflados" pela sujeira excessiva apareçam logo após a limpeza.

  221. Meus Amigos tenho Palio 97 1.6 16v, a temperatura começou subir,já troquei a tampa de reservatorio,a valvula termostartica , mais ainda está subindo… qual será esse problema será que é o CEBOLÂO está ruim………

  222. ola senhores gostaria de saber porque a ventoinha do fiesta ede 2003 so dispara com o ar condicionado ligado é normal ?

    • Pedro.
      O sintoma que você descreve indica que o interruptor do eletroventilador (cebolão) está com problemas no primeiro estágio. É bem possível que sua substituição seja necessária.

  223. Olá, boa noite. Meu Civic 99 AT está com o seguinte problema: aquece bem rápido, mesmo agora que a temperatura do ambiente está baixa, mas a ventoinha só arma quando já está pouco antes do vermelho. E mesmo depois de armar (e até mesmo andando, em velocidade), a temperatura continua elevadíssima. O carro não perde desempenho, não faz ruídos estranhos e nem está "minando" água, mas o problema persiste. Pergunto: é o cebolão (interruptor) com defeito ou será que é a válvula termostática ou a bomba d´água ? Obrigado.

    • Tadeu. O rápido aquecimento, na verdade, é uma vantagem e não um problema.
      Se a temperatura não está atingindo o ponto de perigo (vermelho), indica que o arrefecimento está funcionando bem e corretamente.
      Pelos que você descreve, não consigo ver nenhum problema com o funcionamento do sistema de arrefecimento.

  224. Amigo não recomendo a colocação de aditivo, em sistema que nunca usou, a menos que queira ter muita dor de cabeça, pois vai limpar toda a (ferrugem) interna, podendo acorrer diversos vazamentos, em mangueiras, selos, e na propria bomba, que com certeza sera a 1ª a vazar. Realize uma limpeza caseira do sistema, retirada da mangueira debaixo do radiador, e uma troca total da agua, ate sair toda a fuligem ferugem. Depois coloque agua destilada. Reduzira teus riscos, tambem notara que a temperatura de acionamento da ventoinha subira uns 5°c , devido a falta de metais na agua, a relação presão temperatura e maior no sistema.

  225. o radiador tem saia de ar da temperatura da agua

  226. oi boa noite! tenho um palio 98 1.6 8v. quando coloquei o aditivo mim trouxe mas gasto. porque só tinha água ai eu fui pra casa de boa.quando eu peguei o carro no outro dia o carro começou a vazar uma cor rosa, perto da correia dentada.O mêcanico disse ser duas coisas, 1º-selo. 2º-bomba d´água.Ele levou pra oficina ai colocou uma bomba d´água,ele disse pra mim que não era o selo..quero saber se tem como ser isso mesmo que ele trocou.tipo a bomba d´água?

  227. ola eu troquei o óleo do motor e o filtro de óleo .palio 98 motor argentino .;1.6 8v ..
    antes de fazer essa troca a luz de óleo no pàinêl estava acendendo,mas depois que eu vis a troca ela não acendeu mas..o que pode ser?o funcionário da troca de óleo disse que pode ser a cebolinha do óleo é isso mesmo?

  228. ola eu troquei o óleo do motor e o filtro de óleo .palio 98 1.6 8v motor argentino .só que a luz no panel não esta acendendo.antes tava mas agora depois da troca nao estar mas o q deve ser?

  229. cida; tenho um fiati 96 gostaria de saber porque aaguá do radiador vive suja ,ja mandei limpar troquei a bomba dagua,porque continia suja

    • ja respondi ao Rodrigo Fernandes, aliás, a agua sempre viverá suja se não for colocado o aditivo certo. e além disso a agua comum da torneira é rica em sais minerais, fluor, etc. esses sais em contato com o ferro doradiador provocam oxidação e sempre vai haver ferrugem na agua. seu carro é 96, para a agua ser cristalina somente se trocar o radiador. se nao há anomalia na temperatura, não se preocupe, mas mantenha sempre que possível a agua do reservatório com aditivo.

  230. tenho um gol 2006 com ar-condicionado, quando troquei o óleo para fazer uma viagem. estando na estrada por volta das 11:00 horas a luz de que indica o superaquecimento do motor acendeu, logo que acendeu eu parei o carro e olhei o motor e o reservatório de água tava vazando, mais só que não deu pra perceber por onde tava saindo o líquido. desliguei o carro depois fui ligar e ele não deu sinal de nada tava como a bateria tivesse sem carga. empurrei o carro e ele pegou, então retornei pra casa devagar e não acendeu de novo. completei o reservatório e no outro dia fui testar andando ligeiro e no mesmo horário e ele acendeu de novo a luz. o que pode ser?

    • Conforme você mesmo realtou, há problema no sistema de arrefecimento. É importante que seu mecânico examine e elimine o vazamento. Também deverá verificar se não houveram danos de superaquecimento quando a luz acendeu.

  231. Edson luiz miranda | 29 de junho de 2011 at 21:34 | Responder

    por a ventuina armar e desamar,em questao de segundo e normal. e um escort sw zetex rocam

  232. Rodrigo Fernandes | 2 de julho de 2011 at 06:01 | Responder

    tem uma coisa que está me encomodando muito, amigo: tenho um vectra 99 e toda vez que vou trocar a agua ela esta muito escura, parecendo que tem barro, rssrs, faço a troca eu mesmo, porém com poucos dias ela esta escura novamente. o que será isso?
    abração!!!

    • falta de aditivo e normal resultado de agua + ferro = ferrugem. o aditivo e uma boa limpeza no sistema deixará por mais tempo a agua cristalina. Lembrando que o aditivo sempre deve ser o indicado pelo fabricante e nada daqueles que se paga baratinho em auto peças que adoram um "empurrômetro". abraço.

  233. tenho um golf 98 99 1.6sr ele comecou a subir a temperatura no marcador no painel mas a ventuinha liga normal mas a temperatura vai a 120 graus o que pode ser

  234. muito bom!!!!
    bem esclarecido e objetivo.

  235. Tenho um escort ano 93 1.6 motor cht gasolina, a valvula termostatica travou e por sorte estourou a maqueira do radiador vazando a água,o mecanico tirou a valvula e disse q nao é preciso essa valvula,poerem percebo q a água do reservatorio baixa e antes disso ficava sempre no nivel certo.Devo colocar a valvula de novo ou não?

    • Dorival.
      Definitivamente, remover a válvula termostática pode causar mais danos do que resolver algum problema, como você mesmo pode perceber.
      É altamente recomendado que você providencie a reinstalação da válvula termostática corretamente.

  236. tenho um escorte 1.8 motor ap ano 92 a mangueira do radiador esta esquentando muito,aparentemente esta fora do normal mas não tenho certeza pois o marcador do painel não esta funcionado,a ventuinha funciona normalmente e a água também circula normal,queria saber se existe alguma válvula que tenho que abrir ?

    • Thiago.
      É importante lembrar que a temperatura da água pode facilmente chegar próximo aos 100 ºC sem que isso seja considerado um problema.
      Creio que seja importante, em primeiro lugar, reparar o marcador de temperatura. Assim você poderá acompanhar a temperatura e saber se está realmente muito alta.

  237. Pessoal sem querer cai nesse site e como ví algumas perguntas que conheço e sei como resolver resolví postar … quando o líquido do reservatório está muito sujo precisa remover o líquido todo e colocar aditivo puro com 20% de água e rodar bastante por duas semanas ou+ . Tem aditivo que vem adicionado com água e tem aqueles que vem puro , feito isso esvazie e coloque o definitivo aditivo + água .

  238. Tenho um Peugeot 206 a gasolina 1.4,meu mecânico disse que o eletro-ventilador esta ligado direto.
    Pode aumentar muito o consumo do carro tipo ele asia 10,5 esta fazendo 6,00??
    Detalhe já fiz limpeza de bicos, troque frito de combustível,filtro de ar.

  239. Olá,
    Tenho um Uno Fire 2003 a gasolina, estava vazando, colocaram aditivo e tinha um furo no cano do radiador, mas foi trocado , de vez enquando pinga(nao com frequencia e é bem pouco) com o liquido azul do aditivo, levei lá novamente e fizeram o teste de pressoariação, e nao constataram nada,a vavula termostatica ta boa e o cebolão tambem… pode ser suor pelo fato de ser inverno( e o motor pode esta sujo com residuos do liquido azul)?

  240. meu carro é um peugeot 206 16v 2004… a temperatura dele varia de 80 a 90 e poucos graus, quando a ventoinha liga e ela volta a 80… para ela ficar sempre em 80 (como eu estava acostumado) passei a ligar o ar-condicionado e, assim, acionar a ventoinha constantemente… consigo usá-lo no meu dia-a-dia mas tenho dois problemas: a água está barrenta(ferrugem) e o carro esquenta além do normal quando subo serra. É aconselhável fazer a lavagem com água normal e colocar aditivo ou os possíveis vazamentos não compensam a troca?

  241. senhores, meu corsa 1.0 efi, com mangueiras do radiador muito duras ,(pressão interna) temperatura do motor normal, sem perda de potencia. Meu mecanico diz ser panne na junta do cabeçote, ocasionado entrada da agua no cilindro (…) ou pressao do motor no sistema de refrigeraçao(…)alertou para a pressao excessiva estourar as mangueiras(…) Mesmo com o carro , depois do uso, frio, permanece a tal pressao nas mangueiras.

    • VEREFIQUE A TAMPA DO RESERVATORIO DA AGUA DO RADIADOR , EXISTE ALI NA TAMPA UMA VALVULA QUE ALIVIA A PRESSÃO ACUMULADA , TALVEZ A VALVULA ESTEJA EMTUPIDA E NÃO ESTEJA DEIXANDO A PRE~SSÃO ESCAPAR QUANDO PRECISA , LEMBRE-SE CADA MODELO DE CARRO TEM SUA TAMPA CORRETA DE ACORDO COM O ANO DE FABRICAÇÃO . E MUDE DE MECANICO …

  242. Comprei um peugeot 206 flex ano 2006/ 2007 com 51 000 km rodados, há um mês, já rodei quase que 800 km com ele e até agora não apresentou sinais de problema, mas como sou leigo em carro, não sei nada, queria q vc tirasse as minhas principais dúvidas, que são:
    1) Preciso colocar água no radiador, para completar, ou é só completar com aditivo?????
    2) Troco o óleo quando????
    3) Quando freio faz um barulho estranho, é normal???
    Desde já agradeço, abçs!!!!

    • 1) Preciso colocar água no radiador, para completar, ou é só completar com aditivo?
      Nenhum dos dois. Se o nível baixar, é sinal de vazamento.

      2) Troco o óleo quando?
      Depende do tipo de óleo. A informação está no manual do seu Peugeot 206

      3) Quando freio faz um barulho estranho, é normal?
      Não é normal se as peças forem de boa qualidade. É recomendável que peça uma revisão nos freios.

  243. ola pessoal tenho uma parati 1.6 ap 2000 multiponto so que esta aquecendo de mais quando ligo o ar condicionado sobe muito a temperatura ja verufiquei o radiador esta ok mas o problema é esse ai sera que alguem pod me responder . obrigado

    • Daniel. Peça para seu eletricista verificar o eletroventilador. Possivelmente, não está acionando na segunda velocidade, quando liga-se o ar condicionado.

    • o problema é a valvula termostatica, substitua, é barato. troque toda a agua do radiador coloque fluído indicado para o WV, tem no manual ou consulte uma concessionária. seu gasto ficará em torno de 90 reais.

    • verifique o cebolão do radiador e também o eixo da bomba de agua pode estar patinando e não circula a agua por todo o ciclo do motor veja tambem valvula termostatica e o motor da ventuinha ok todas essas peças são bem baratas o pior é a mão de obra

    • Daniel, meu pai tinha uma Quantum 96 2.0 que tinha esse problema depois que ele instalou o AC com um mecânico qualquer. Ele descobriu que o carro de fábrica sem AC vinha com 1 ventoinha (o caso dele), e com AC tinha 2 ventoinhas. Assim apenas 1 ventoinha não dava conta do recado.

  244. ola amigos, tenho um Siena 2001 16 v, a alguns dias o selo do motor vasou agua e tive que troca -lo, daí entao meu carro esta com problemas nessa parte, pois o mesmo apresenta dificuldades de partidade, (para funcionar preciso dar a partida pisando no acelerador), e agua parece estar esvaziando do radiador, porem nao localizo o vazamento, e quando o carro funciona parece que o combustivel esta misturado com agua, pois o carro fica com alguns barulhos estranhos como se estive dando pequenos estouros no motor. o que estaria acontecendo com meu carro?

    • Lucas. Visivelmente, o rompimento do selo do motor, indica que já haviam problemas no sistema de arrefecimento.
      Se você não vazamentos para fora do motor, indica que o líquido de arrefecimento está sendo consumido na combustão.
      Infelizmente, é necessário uma avaliação mais criteriosa para identificar o problema e, dificilmente, escapará de abrir o motor para solucionar todos os problemas.

    • cuidado amigo , pode ser que esteja misturando agua no cabeçote …

  245. tenho um uno 2008/2009 eu lavei o motor como fasso de 3 em 3 meses mas não persebi que o filtro de ar estava molhado em então depois disso o carro perdel a vorsa e qundo eu acelero ele não conresponde a autura que pode ser?

  246. Ola senhores, tenho um palho fire 2002 8v, e quando ando com ele algumas vezes ele fica acelerando sozinho. Ja fui em pessoas que mexe com injeçao, e algus mecanicos uns falao que é limpeza de bico, outros que é uma peça que se chama TBI.
    Gostaria de saber realmente o que é, e se isse tipo de problema é normal aparecer no palho? muito obrigado.

    • Diego.
      Geralmente este problema é causado por componentes da TBI, sim. Mas como há intermitência (não acontece sempre) é recomendável que uma oficina com equipamentos adequados faça uma verificação mais detalhada para encontrar o problema.

    • Diego
      Um professor de sistemas digitais teve este mesmo problema no Palio dele. Na época, ele havia comentado que o mecânico "resetou" o sistema de injeção e que o problema foi resolvido…

    • amigo , peça a alguma boa oficina passar o Hyster ( ou raister , diga se a pronuncia ) , pode ser que seu módulo central ou centralina esteja trabalhando com informações incorretas e para isso seria necessária uma averiguação completa do sistema e dependendo do caso um remapeamento do sistema , lembrando que em várias injeções pode se zerar a memória do sistema apenas desligando cabos diretos da bateria e aguardando contados 40 segundos então e religue o carro , mas meia chave sem dar partida e aguarde 10 segundos , desligue , pronto , zerou se o módulo …

      • Ola Saulo bom dia. aconteceu comigo na troca da bateria, fiz esse procedimento, e voltou tudo normal. que o nosso amigo o proceda, e resolvera o problema.

    • Olá! Tenho um santana 2000 e aconteçeu o mesmo, acelerava sozinho e caia a rpm lentamente, isso quando caia, tirei a bateria e deixei o "terminal" negativo com o positivo amarrado com com fio por 30 min mais ou menos para resetar a memória, voltou a funcionar normalmente. Verifique possivel sujeira no atuador da marcha lenta e terminais.

    • reset a memoria talves de certo ; faça da seguinte maneira desligue cabo positivo e negativo ;junte os cabos por mais ou menos 12 horas ;depois religue os cabos começando pelo negativo depóis disso de partida espere ventoinha ligar 2 vezes pronto foi configurado uma nova mensagem na centralina

    • Olá meu Brother. Não perca seu tempo. Eu tenho certeza de que é o sensor de temperatura pois ele é responsável por analisar a temp do seu motor e mandar inf para o módulo (ECU). Caso sua temp esteja diferente do que ele informa. O carro fica desta forma mesmo. Digo isto com certeza pois já tive Kadett GM, Fiat tipo, Fiat tempra, Fiat Uno e por final Um fiat Marea e todos eles apresentaram o mesmo problema de ficar acelerado quenaod deram defeito. No Kadett eu simplesmente removi o sensor e efetuei a limpeza do mesmo com massa de polir e estopa. Reconectei e acabou o problema. Obs muitas das vezes o sensor fica enferrujado que por sua vez não capta a temp. de forma correta, bastando somente uma limpeza do mesmo! Um forte abraço…

  247. Olá tenho um gol 97 e já algum tempo não uso a valvula termostatica no meu carro quais são os danus que eu posso ter da qui pra frente sem o uso dela e por que os mecanicos nos fala sempre pra tirar a valvular do nosso carro muito obrigado pela oportunidade de participar.

    • A válvula termostática é responsável por manter o motor na temperatura ideal de funcionamento.
      Os danos mais comuns causados pela remoção desta peça são superaquecimento do motor e aumento do consumo de combustível.

    • não só isso tambem se o motor esfriar rapidamente ,que é oque acontece por estar sem a termostatica pode trincar o bloco e empenar a sede de valvula e o cabeçote

  248. comprei um santana 95 que fazia muito tepo que tava parado ja tive que trocar os selos do coletor e agora ta vazando pelo selo do bloco devo trocar todos do carrro de uma vez?

    • Naldo.
      Geralmente, pelo estado dos selos do motor, é possível estimar o estado geral do sistema de arrefecimento.
      É recomendável que, antes de trocar os selos, faça uma limpeza e verificação de todo o sistema. Assim você evita danos mais graves, como superaquecimento do motor.

  249. TENHO UMA UNO 99EX QUE ESTA AQUECENDO QUANDO SUBO LADEIRAS E JOGA A AGUA PARA FORA . A AGUA ESTA CIRCULANDO A VENTUINHA AMANDO NORMAL . O QUE EU FAÇA?

    • Geovane
      Aparentemente, a vedação do sistema de arrefecimento está comprometida em algum ponto, deixando entrar ar no sistema e fazendo com que a pressão aumente demais.
      Quando a tampa do reservatório de expansão deixa saltar água para fora, ela está cumprindo sua função e aliviando a pressão excessiva.
      É importante que seu mecânico identifique onde está o problema, antes que isto cause sérios danos ao motor.

    • pode ser entupiçao na parte inferior do radiador , valvula termostatica ou problema no cabeçote

    • muita agua no reservatorio, com motor frio deixe a agua no nivel minimo ou algo entre minimo e maximo, troque a tampa do reservatorio. ela ''expulsa'' a pressao proveniente da alta temperatura da agua, tipo uma tampa de ''panela de pressao'', entende.

  250. Bom dia tenho um Ford ka 1999, está aquecendo demais , e a água sai pelo reservatório de água,alguém tem o desenho do sistema de refrigeração.

  251. Saudações. Caro amigo, tenho um gol 16v 2000, básico. Este carro está subindo a temperatura até a sinal de alerta no painel pisca…ora abaixa, ora sobe…estou andando assim mesmo…pois não apresentou nenhuma anomalia no sistema de arrefecimento…(tudo novo e funcionando…Se eu desligar o carro por alguns minutos , a temperatura não sobe imediatamente…se fosse problema em algum componente. Ventoinha tá armando…Acho que é um problema elétrico ou apena apagar a memória… será que pode ser também cabeçote…fiz ele a pouco tempo…mas acho que seria muito sério e teria enguiçado logo…

    • Olá, na maioria dos casos, nesse modelo de carro o defeito está na bomba dágua que solta o rotor que faz girar a água e não faz a circulação na velocidade correta, ora encaixa no eixo da bomba e funciona e ora sai do eixo e não funciona.
      Ainda há possibilidade de ser tampa do reservatório de expansão, sensor de temperatura do painel ou até o próprio painel com defeito.

      abraço

  252. tenho um chevette 86, coloquei uma aditivo no radiador, e no outro dia o nivel de oleo abaixou. qual sera o problema?

    • Diego. Não vejo ligação entre o aditivo de arrefecimento e o consumo de óleo.
      Consumo de óleo pode estar indicando problemas graves que podem causar sérios danos ao motor.
      É altamente recomendável que seu mecânico examine e identifique o problema antes que seja necessário fazer o motor inteiro.

    • concordo com o amigo eduardo,não tem nem uma ligaçao
      entre o aditivo de arrefecimento e o consumo de óleo… o chevette normalmente esconde o nivel de óleo

  253. ola sou o nei tenho um corsa hecht 2008 eo meu reservatorio dágua tem baixado muito rapido percorro somente em minha cidade em distancia curtas,eo motor parece que vai pegar fogo de tão quente que fica ja olhei não tem vazamento e as braçadeiras estçao ok.

    obrigado pela atênçâo.

    • Claudinei.
      O sintoma que você descreve indica que a junta do cabeçote está queimada ou rompida. Infelizmente, somente abrindo o motor para verificar se já houveram danos mais graves. Possivelmente, será necessário retificar o cabeçote.

    • existe um teste que é possivel fazer pra saber se é a junta.
      abra o reservatoria de agua para sair toda a pressao, e feche ela denovo.
      ligue o carro e de uma tres aceleradas bem forte (bem forte mesmo, sem dó).
      desligue o carro e abra a tampa do reservatório. se a água subir, com certeza será a junta do cabeçote.

    • Verifique a bomba d'agua…

  254. olá,meu carro é um gol 99- 2000 e as vezes ele começa a pisca a luz da agua de arrefecimento.o que pode está acontecendo,ele não ferve mas está piscando preciso de uma orientação.

    • Luis. As luzes de espia no painel estão ali para indicar, antes de mais nada, uma anomalia no funcionamento do carro.
      Se for a luz do nível de água no reservatório, indica que há consumo de água, o que não é normal.
      Se for a luz da temperatura, pode estar indicando superaquecimento. Isto pode ter várias causas.
      Seu mecânico deve verificar o que está errado antes que comprometa o motor do seu Gol.

    • RETIRE O SENSOR DE TEMPERATURA E TROQUE MEDIATAMENTE POR UM NOVO, SE CASO NÃO RESOLVER, VÁ ATÉ UMA OFICINA DE AUTO ELETRICA.

  255. ola tenho um del rey ano 91 motor ap 1.8 toda vez que liga a ventuinha o carro morre só pega quando a ventuinha desliga

  256. Ola!tenho um corsa 99 q temperatura em tarnsito chega ate a 100 cª e normal?qdo paro o carro e abro o capo a agua do reservatorio esta borbulhando e normal?

  257. COMO PREPARA O ADITIVO PRA UMA UNO 94

  258. tenho um corsa ano 95 e estou tendo problemas, com as velas séra que foi pq troquei a agua aditivada por agua comum

  259. ola tenho um pegeot 206 e quando tiro a rolha do oleo so tem papas brancas mas e so na tanpa de vauvulas o que podera ser

  260. Pedro Ricardo Viana | 27 de outubro de 2011 at 12:40 | Responder

    Ola pessoal, tenho um Siena 2000 1.0 8v 6m e notei que estava baixando a agua do reservatorio, e estava fazendo um barulho estranho tipo batendo valvula, fui a um posto trocar o oleo do motor e quando levantei o carro verifiquei que estava vasando agua na bomba e o frentista me disse que o barulho estranho poderia ser da mesma que estava vasando…chegando em casa dei uma mexida da polia da bomba que notei que estav com folga e parou o barulho ..mas depois de uns dias voltou mas um pouco diferente como se o rolamento estivesse trabalhando seco e com folga …gostaria de uma opnião se realmente o barulho vem da bomba …pois é dificil destinguir ja que tem muitas correias na mesma area pois tem ar e é hidraulico tambem .
    Obrigado

    • Pedro.
      Infelizmente, é impossível dizer de onde vem o barulho sem verificar diretamente no seu Siena. Mas o seu mecânico pode fazer isso.
      Aproveite que você já verificou o problema na bomba d'água e peças para o seu mecânico ficar atento a este ruído quando for trocar a bomba.

  261. meu cAMINHAO TA BAIXANDO AGUA DO RADIADOR E INDO PRO TANQUE DE OLEO DIESEL, OQUE PODE SER/

  262. Tenhi um Tempra/95, com 55.000 km originais. Já troquei a bomba d'água 4 vezes e já preciso trocá-la de novo. Qual seria o defeiiito do meu motor para que a bomba d'água não resista 5.000 km rodados?

  263. Tenho outro problema com meu Tempra/95. De um momento para o outro ele perdeu força. Levei ao Auto Center de minha cidade e segundo eles problema era velas e cabos. Trocados ambos o carro ficou ótimo quando rodando acelerando, porém, ficou péssimo para rodar na cidade porque fica””solavancos”, que so paaram quando se pisa na embleagem. Segundo o mecânico que trocou vela e cabos, o problema seria da marcha lenta. Regulada com aparelhos de diagnósticos, o mproblema não foi resolvido e ele disse que teria que trocar uma peça que regula a marcha lenta (marca magneto Marelli). Será essa mesmo a solução? ou eu devo “zerar” a centralina, usando o processo de juntar os cabos positvo e negativo da bateria ou existe um outro processo específico para o Tempra. Obrigado.

  264. Vocês me desculpem, mas tenho mais uma dúvida para ser tirada. Se eu deixar o carro ligado em marcha lenta por uma hora ou mais e toda a água do sistema de refrigeração sair pela tampa do expansor, quais seriam as possíveis consequências de uma "estupidez" dessa. Isso ocorreu comigo e com o meu Tempra. Obrigado. Abraço.

    tempra.Obrigado e um abraço

  265. ola! tenho 1escort hobby 94 e já foi trocado a válvula termostatíca ,e a água não baixa não sei c é normal ?+ o ponteiro q marca temperatura no painél continua subindo,o q faço manter o ponteiro nornal?

  266. Olá.
    Tenho um Seat Córdoba 99, 1.8 SXE. O reservatório do fluído de arrefecimento estava bastante encardido e troquei por um novo (há 3 meses). Há 3 semanas ele sujou novamente e mandei um especialista limpar todo o sistema e comprei o fluído original vermelho (R$ 60!!). No prazo de uma semana, o volume do fluído diminuiu e completei com água. Mais uma semana e o volume diminuiu novamente. Alguma dica?
    Obrigado.

    • Fabio
      O sistema de arrefecimento é hermeticamente isolado. Qualquer perda de líquido, seja para fora ou para dentro do motor, indica que há problemas no sistema.
      É importante que seu mecânico verifique com atenção, para identificar o problema corretamente e não ficar trocando peças ao acaso.
      Lembre-se que o superaquecimento do motor pode danificá-lo seriamente.

  267. Bom dia pessoal o meu problema é q troquei o tbi e quando estou parado e vou arrancar
    q fico com o pé na embreagem e acelerador o giro sobe todas as vezes mas eu achei q
    era o tbi e troquei por outro novo e nesse meio tempo coloquei o velho e o problema somiu
    quando venho o outro o problema continuou foi feito scaneamento mas não aparece nada
    alguem pode me ajudar!

  268. Sr. Eduardo BOM DIA!
    Há um ano comprei um fiat uno usado (2002), as vezes quando completo o tanque a luz reserva acende, depois de algum tempo apaga. Agora o indicador do freio de mão no painel fica aceso, verifiquei o fluido, esta no nivel correto. Ha 6 meses troquei a bateria e mesmo assim o carro não liga de imediato, liga apos 3 tentativas. Semana passada estava super aquecido, proximo ao cambio, e todo o carro super quente e sem forca. Fui a oficina, o mecanico disse que o carro estava funcionando com apenas 2 cilindros, trocou as velas, os cabos das velas, fez limpeza de bicos injetores e pedi para trocar também a correia dentada. Bem HOJE O CARRO CONTINUA ESQUENTANDO E PERCEBI QUE O VENTILADOR NÃO ESTÁ DISPARANDO. HA DOIS MESES FIZ LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO E TROQUEI O RESERVATORIO POIS ESTAVA TRINCADO, A TAMPA CONTINUOU A MESMA, BEM , SERÁ A CEBOLINHA , OU PROBLEMA NA TAMPA?

    • Olá.
      O problema mais comum que causa este sintoma é a presença de ar no sistema de arrefecimento que pode acontecer quando a tampa é aberta com o motor ainda quente.
      Porém, o interruptor do eletroventilador do radiador (cebolão) e a tampa, se estiverem com defeito, também podem “atrapalhar” o acionamento da ventuinha.
      É preciso um avaliação mais criteriosa para evitar a troca desnecessária de peças sem saber qual é o verdadeiro problema.

  269. Meu nome é Junior e tenho um Gol 97 1.0 e estou tendo problemas em relação ao "consumo de água" do veículo. De uns dias para cá tenho que encher o reservatório todos os dias pela manhã, e a noite já está quase vazio. Não sei se tem relação, mas começou a ocorrer após a ultima troca de óleo, onde também troquei os filtros. O veículo esquenta muito e há uma pequena emissão de fumaça branca. Desconfiei que esta fosse causada por vazamento da água, mas não encontrei nenhum sinal disto. Alguma dica? Desde já, obrigado.

  270. tenho um polo 97 e esta baixando a agua do reservatorio o que fazer

  271. Tenos um fiat Tipo 95 1.6 ie. Qusndo estou andando na estrada a temperatura fica baixo, porém quando ando na cidade ( transito mais pesado ) a temperatura sobe. Oque pode ser isto ? Valvula termostatica que não fecha ?
    Obridado.

    • Nestor. Se a temperatura não ultrapassa o nível máximo "vermelho" pode ser considerado como funcionamento normal.
      Se estiver superaquecendo, é melhor procurar uma boa oficina rapidamente antes que os danos sejam maiores.

  272. eu tenho um gol g4 ano 2006 1.0
    meu radiador exprodiu
    nao sei porque aconteceu
    gostaria q me respondece
    com urgencia ok

  273. tenho um escort europeu ano 94 oradiador de ar quente dentro do carro furou como faço para isolar as mangueiras que ligava nele

  274. meu nome e andre tenho honda civic 94 na cidade anda normal ,ja nas rodovias quanda pego subidas longas ,a temperatura sobe muito tendo as vezes que parar um pouco,tudo ta funcionando ventuinha,bomba d'agua nova, radiador ja limpei + de uma vez ,cebolão normal,nao sei + oque fazer desde ja origado.

    • André
      Aparentemente, o sintoma indica que válvula termostática não está fechando como deveria. Parece ter trancado aberta.
      Você já verificou este item?

    • André, com o motor completamente frio ligue o carro sem a tampa do reservatório do radiador, verifique se ela vai sair, se sair é bem provável que seja a junta do cabeçote queimada, caso fique normal troque a tampa do reservatório fazendo o teste com manometro na própria e no sistema todo para verificar a queda de pressão.

    • Baita Profissional | 22 de maio de 2012 at 17:53 | Responder

      Tive um civic 98, ele ferveu milhoes de vezes, ve se não é a valvula termostatica. Mesmo assim pode ainda ficar aquecendo. A solução q achei foi colocar a batatinha direto na mangueira do radiador, assim ele vai ligar a ventoinha na temperatura correta. Fica igual ao q vem no tempra. Fala c teu mecanico q ele vai saber fazer pra ti.
      Boa sorte…

  275. ola meu nome andre tenho problemas com a temperatura quando passo de 2000 giros ,semple em rodovias subidas longas.o carro e honda civic 94.

  276. Bom dia, Tenho um Palio 2001 1.0, e recentemente mandei trocar as pastilhas d'agua do bloco pois o carro ferveu por causa delas. porém hoje estacionando o carro ele ferveu novamente, porém desliguei no ato. Será que deu tempo de queimar a junta ou afetar algo? ou posso apenas mandar verificar o sistema de arrefecimento?

    • Paulo.
      Se após o primeiro reparo, você percebeu que havia alguma (mesmo que pequena) diminuição no líquido de arrefecimento, é sinal que a junta do cabeçote pode estar comprometida.
      Quando os selos do bloco (pastilhas d'água) se rompem é sinal de que outros componentes também estão danificados, ou quase se danificando.
      Nestes casos, é altamente recomendável que faça uma revisão e limpeza completa de todo o sistema de arrefecimento. O custo pode sair um pouco maior, mas isto evitará sério danos que podem comprometer todo o motor do seu Palio.

  277. tenho um versailles royale, que quando desligo a chave, liga a ventoinha, vira a chave ela desliga, então tirei a resistência ela desligou, que problema é esse? por favor

  278. Tenho uma passat variant 2001, 1.8turbo e notei que mesmo com o carro frio e reservatorio cheio de agua ele acende a luz do painel e depois que o marcador aponta no meio (60 ou 90 nao lembro) eu desligo o carro e ligo e o painel de aquecimento se apaga.

    Lembrando, o painel de falta de agua acende com o reservatorio cheio e carro frio.

    Aproveitando…a luz so ABS fica pistando e isso eu notei depois que refiz o cambio altomatico dele.

    O que pode ser

  279. porque agua do radiador do uno estaa ficando suja se nao coloqui adjetivo

  280. Boa Tarde.. Tenho um Palio 2010 Celebration completo. Comprei ele a pouco, e vejo que o ponteiro da temperatura fica sempre pela metade, começa la em baixo e aos poucos vai subindo e fica sempre na metade.
    Pergunto . è normal? Foi colocado um litro desse fluido da reportagem assim.
    Gostaria de saber se é normal ficar assim. A ventuinha do carro tambem sempre liga.
    Meu outrocarro que era palio tambem eu não notava o trabalho da ventuinha depois de desligar o carro, mas nunca acendeu a luz da temperatura.
    Só queria saber se nesse carro atual palio 2010 é normal o ponteiro trabalhar na metade

  281. Boa noite,tenho um palio 98 a 4 anos,e não sei se o atigo dono usava aditivo,mas meu radiador teve um vazamento na lateral da caixa e eu notei que a agua estava muito enferrujada,e quando pedi para o rapaz trocar o reservatório ele colocou aditivo no radiador.
    Será que corro algum risco,já que me falaram que posso ter problemas futuros.

    • Marcossuel
      Se o mecânico fez a drenagem e limpeza de todo o sistema antes de adicionar o aditivo, eventuais problemas causados pela ferrugem devem aparecer rapidamente, em 5 ou 6 dias de uso do carro.
      Se ele simplesmente colocou aditivo junto com a sujeira, apenas desperdiçou o aditivo.

  282. Tenho um Suzuki Samurai 1992 e acredito que o radiador seja de fábrica, pois o carro está em excelente estado de conservação. Quando abro o radiador vejo que a água está bem limpa, parecendo potável. No entanto, não é trocada há anos. Percebo que quando rodo com o carro ao parar na garagem, algo fica estalando no “motor”, indicando que tem algo muito quente. Por isso, queria colocar um aditivo segundo a especificação do manual, mas já li na internet que fluidos de radiador em carros antigos podem causar danos, levando a ferrugem para outras partes do motor. Isto é verdade? então, devo continuar apenas com água no radiador? Obrigada.

  283. tenho um santana 89 2.0 cambio automatico e acontece que o oleo esta misturando no reservatorio de agua fiz o cabeço para ver se as juntas e não estava queimada e também um passe no cabeçote e agora o mecanico disse que este oleo esta vindo do radiodorzinho do oleo , isto e possivel gostaria de saber obrigado

  284. Olá. Tenho um gol G5, preciso completar o reservatório de arrefecimento. Posso utilizar água deionizada + aditivo?

  285. oi eu so vinicius eu tenho um siena fire 1.3, eu troquei a bomba d'agua dele agora quando a ventoinha arma a agua do resertario sobi e fica vazando pela tampa.

    o que sera isso e o que posso fazer?

    obrigado.

  286. Tenho palio 99/00 mpi 1.0 a agua do radiador esta superaquecendo e começa a vazar todo por baixo e pela tampa, ja trocamos a cebolinha mas não adiantou continua fervendo quando muito tempo carro ligado me ajudem o que faço.. abs…

    • Ana Paula.
      Isto parece muito com sintoma de válvula termostática trancada.
      A tampa possui uma válvula que mantém a pressão ideal, "deixando" vazar quando esta pressão aumenta muito.
      Recomendo fortemente que seu mecânico verifique todo o sistema de arrefecimento, antes que cause danos graves ao motor.

  287. Boa noite!Eu tenho um peugeot 206 1.4 flex,comprei ele tem uns dois meses. Não tenho experiencia nenhuma,é o primeiro carro.O liquido de arrefecimento esta muito baixo,qual é o melhor aditivo que eu possa usar?

  288. tenho duvidas sobre esse assunto se voces poderem me responder agradesso: se aquecer o motor, o que devo faser abrir a tampa do reser vatório da´gua ou afroxar para sair a pressaõ? devo desligar o motor ou deixar funcionando na lenta até que baixe a temperatura? baixando a temperatura devo ir colocando agua até normalizar o nivel , assim naõ ficando bolhas no motor? ( esquentou o motor desligo deixo esfriar, naõ corre o risco de tranca-lo)?

    • Eliane.
      Nunca abra a tampa do reservatório enquanto o motor estiver quente. Você pode sofrer sérias queimaduras.
      Se o motor está superaquecendo e perdendo fluído de arrefecimento, leve para seu mecânico identificar e reparar a causa, antes que danos graves atinjam o motor.
      Se você notar que a temperatura está alta demais, apenas desligue e aguarde esfriar.

  289. ola amigo tenho um fiorino ano 96 1.5 comprei ele e o ex dono dele diz ter feito o motor e nao lavo o radiador e no reservatorio de agua tem uma espuma tipo uma graxa bege isso e norma?l o tem alguma forma de esta subindo oleo do motor para o reservatorio de agua?

    • Junior.
      Esta "graxa" indica que há muitas impurezas no sistema de arrefecimento, e que está na hora de revisar o sistema.
      Por falhar de montagem ou vedação é possível que o óleo misture-se à água ou vice-versa.

  290. ola tem como colocar relogio de temperatura em um fiorino 1.5 ano 96? ele tem só a luizinha de temperatura tem como coloca o relogio o que devo fazere só trocar a cebolinha???

  291. se o morto de um fiorino ano 96 for feito e nao lavar o radiador com o tempo que for andando o reservatorio de agua cria uma ispuma bege tipo uma graxa o só acomtece isso quando esta subindo oleo para o reservatorio???

  292. oi eu comprei un fiorino ano 96 e no reservatorio de agua dele tem uma agua suja tipo uma espuma beje tipo graxa e diz o es dono dele que fez o mortor e nao lavo o radiador essa graxa bege tem possibilidade de ir colocando aditivo e ela para de aparecer????? o só acomtece isso quando esta subindo oleo para o reservatorio de aqua? obrigadoo aguardo resposta….

  293. meu fiorino é ano 96 ele so tem uma luz como endicador de temperatura tem como colocar relogio de temperatura? é só troca a cebolinha e fazer o chicote e estala o relogio o nao dá??? obrigado…

  294. TENHO UM VERONA 1.8 ANO 90 E ONTEM NOTEI QUE O TANQUE DE AGUA ESTAVA SECO DAI ENTÃO COLOQUEI 2 LITROS DE AGUA APROXIMADAMENTE ATE O NIVEL QUE PEDE DAI ENTÃO FUI VIRAR A IGNIÇÃO E O CARRO TRAVOU SERA QUE PODE TER ENTRADO AGUA PRA DENTRO DO MOTOR?

    • Se o motor estava quente quando você colocou água, pode ter trincado por choque térmico.
      Se estava frio, é possível que o motor já havia fundido por falta do líquido refrigerante.
      Infelizmente, somente abrindo o motor para saber a causa e a extensão do dano.

  295. BOM DIA!

    TENHO UM PÁLIO 2009 1.0 FLEX. A MANGUEIRA DA TBI RESSECOU E ACABOU RACHANDO. O FREIO DO CARRO É A AR E DE REPENTE COMEÇOU A FALHAR. TEM ALGUMA COISA A VER A RACHADURA DA MANGUEIRA COM O FREIO? AS PASTILHAS SÃO NOVAS , FIZERAM SANGRIA E ESTAVA FUNCIONANDO CORRETAMENTE. APÓS TRINCAR A MANGUEIRA COMEÇOU A FALHAR.

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  296. tenho golf 2001 1.6 sr,apos motor esquentar percebi que a ventuinha liga com intervalos que ]não chegam nem a 1 minuto e so fica uns 20 segundos ligada,fica assim direto,antes não estava ligando,troquei o termostato no qual estava escrito 95graus e na linha de baixo 105 graus,isso e normal tinha uma parati 2001 e ventuinha não ligava tanto,ligava em intervalo de tempo maior e ficava bem mais tempo ligada.´tenho tambem outras duvidas,de uns 3 meses para ca,todo mês eu tenho que completar a agua do radiador,tenho este carro a 4 anos e antes demorava uns 3 a 4 meses para baixar o nivel de agua….de uns tempos para ca também notei com carro na garagem,quando dou uns acelerões respinga agua pelo escapamento,é normal ou o que isso representa?
    tambe

    • Leonardo.
      O sintoma que você descreveu, pode indicar que a junta de cabeçote está danificada, causando a perda de fluído de arrefecimento para dentro da câmara de combustão, umidecendo o escapamento.
      Recomendo que seu mecânico faça uma verificação criteriosa, antes que o problema se agrave e causa sérios danos ao motor.

  297. quantos ml pode baixar a cada 1000 km

    • Rony. O líquido de arreecimento não pode baixar. Se está baixando é sinal de vazamento, que pode ser tanto para fora como para dentro do motor.
      Leve seu carro a um bom mecânico antes que o problema danifique seriamente o motor.

  298. Estou com um problema no meu gol power 1.6 flex, quando pego uma descida muinto grande a temperatura do motor cai muinto e quando éla cai a ventoinha do motor liga e só desliga se forçar o motor e aquecer novamente a temperatura normal que é o ponteiro de temperatura na metade.
    Será q o problema é a valvula termostatica?? Mas independente disso, por que a ventuinha liga quando a temperatuca do motor cai???
    Se alguem souber o q esta acontecendo por favor me ajude
    Obrigado!

  299. qual é a capacidade do radiador do mille economy.

  300. boa noite! herdei um trator valmet 65 id, motor mwm diesel, estou em dúvidas como devo proceder a limpeza do sistema de arrefecimento, pois ficou muito tempo parado +ou- 5 anos… por acaso posso usar querozene misturado a agua para limpeza do radiador

  301. a agua do radiador de meu uno 85 1.3 esta enferrujada e com a cor barrenta como trocar deime a di ca para eu mesmo trocala

    • Valdir.
      Como você já percebeu, o líquido de arrefecimento está muito contaminado e sujo.
      Nestes casos, é recomendável que, além da troca do líquido, seja feita uma limpeza interna para identificar possíves ou iminentes vazamentos.
      Não faça a troca sozinho se você não tem os equipamentos e ferramentas adequados e não sabe como executar.
      O barato, certamente, vai sair caro.

  302. Qual é a proporção de agua que devo usar a misturar com o fluido de arrefecimento de radiador?

    • Carlos. Sua resposta lá no texto deste artigo:
      "Os aditivos podem ser encontrados já diluídos em água ou ainda concentrados em diferentes proporções, que são informadas no rótulo da embalgem. Cabe à você e ao seu mecânico verificar qual a mistura correta de água e aditivo para o motor do seu veículo. Esta informação também está no manual do proprietário."

  303. tenho um corsa 1.0 ano 97 Wind que chega a temperatura a 100 graus com 10 minutos de funcionamento e arma a ventuinha em seguida as vezes chega passar de sem graus já troquei o radiador a válvola termostática e sensor de temperatura mais a bomba dágua eu não sei ser é normal esse carro da GM trabalha em temperatural alta.

    • Verifique se a junta do cabeçote não está queimada. Aconteceu no meu corsa 1.6 ano 98, a água saia pelo escapamento e só observei quando deixei ligado na garagem e vi a mesma saindo junto com os gases.
      CEZAR

  304. Boa noite, gostaria de saber se ha algum problema se eu misturar o aditivo Radiex r-1892 com o que veio de fabrica no gol g4, comprei de acordo com a cor veio nele q foi rosa e a descrição segundo manual seria necessario o aditivo G12.

    Posso completar o reservatorio com radiex ???

  305. tenho um palio edx ele ta com problema temperatura dele ta acima de 100 grau e no marmal?

  306. A tampa do reservatório do radiador do meu Pálio Wek. 2003 perdeu quando eu estava efetuando uma ultrapassagem, eu sabia que já havia passado do limite para a troca da tampa, esta troca seria feita no próximo pagamento enfim. Ao perder a tampa, toda a água foi embora e ferveu, meia hora depois, completei o reservatório e consegui chegar em casa (6 km do local) arranjei uma tampa provisória e no dia seguinte rodei uns 04 km ida e volta e nada aconteceu, mas já no terceiro dia após o ocorrido, dei umas 6 a 8 partidas o motor girou mas não funcionou. O quê pode ter acontecido? Será que queimou junta e danificou cabeçote ou pode ser outro problema mais simples, na pior das hipóteses quanto que vou ter que gastar (mais ou menos)?

  307. Olá troquei a Resistencia da ventoinha do meu mille fire 03 e o ar condicionado paro de funcionar so funciona o ventilador o que eu faço?

    • Matheus.
      Isto normalmente ocorre quando é instalada a resistência incorreta.
      Existem diferenças entre as resistências que equipam os modelos com ar condicionado de fábrica e os que saem sem ar condicionado da montadora.
      Você já verificou isso?

  308. Por favor, me ajude. Ao usar o uno percebi que a água estava vazando toda embaixo, coloco mais água e
    continua vazando toda. Posso trafegar com ele para levar no conserto?

    • Senira.
      Pode ser arriscado trafegar como motor nesse estado.
      É mais prudente chamar o guincho da seguradora (se vc tiver) para levar o carro até a oficina, e evitar maiores danos ao motor.
      Algumas oficinas possuem este serviço de remoção.

  309. Luciana Lopes Moraes | 24 de julho de 2013 at 18:51 | Responder

    Boa noite !!!!!! Estou com uma dúvida e gostaria se possível que vcs me respondessem o mais rápido possível. Tenho um carro palio motor fire 1.o 2002 e estou querendo usar um tratamento para radiador da petroplus e não sei qual a medida certa que devo usar ………… por favor me ajudem… obrigada ,Luciana..

    • Luciana
      Antes de mais nada, é necessário uma avaliação do sistema de arrefecimento do seu Fiat Palio por um profissional qualificado.
      Ele poderá recomendar o "tratamento" e a medida adequada para a manutenção do seu carro.
      A aplicação incorreta destes produtos pode ser prejudicial ao motor, causando mais problemas do que soluções.

  310. Ola amigo, tenho um peugeot 206 1.0 16v que esta baixando muito o nivel da agua, oq pode ser?

    • Rossano
      Se não há um vazamento do líquido que seja visível, recomendo que leve seu carro ao mecânico com urgência. Possivelmente, a perda da água é causada por junta de cabeçote queimada e isto pode danificar seriamente o motor do seu carro.

  311. troquei a agua do radiado do meu carro um fiat 2005 com arcondicionado e quando coloquei agua nova ele ficou falhando muinto e nao desenvolvi muinto bem o que devo fase?

  312. Bom dia, comprei um Celta 2005, creio que nunca tenha sido usado aditivo, fiz uma lavagem, retirei a mangueira inferior e lavei com água limpa, saiu bastante água suja cor de ferrugem, tirei o radiador e lavei e também saiu muita água suja de ferrugem, depois disso coloquei óleo solúvel, com medo de ter vazamentos, até agora nada, só vazava por uma mangueira que estava com a abracadeira frouxa. Concertei a mangueira e parou, lendo na internet, vi que colocar aditivo no radiador melhora até o consumo de gasolina, o óleo do motor dura mais e não precisa ser tão requisitado para o resfriamento do motor, e lubrifica as peças internas, bomba d’água, etc.
    Minha dúvida é, posso lavar novamente e colocar aditivo, já que só tem vantagens pro carro?

  313. A LUZ DO RESERVATORIO DE AQUA TA ACENDENDO QUANDO ESQUENTA DO GOL BOLINHA 95 O QUE FAZER
    E MUITO GRAVE?
    AGUARDO SUA RESPOSTA

    OBRIGADO

    • Roberto
      Se for mesmo a luz do reservatório, significa que o nível de água/aditivo está baixo.
      Tenha certeza de que não se trata da luz de temperatura, que indica superaquecimento e pode danificar seriamente o motor do seu Gol.

  314. ola td bem meu carro ta com problema de vazamento de agua eh um marea quando esquenta o motor vaza pela tampa ja troquei diversas vezes a tampa mas nao resolveu o q seria o problema

    • Olá Eduardo.
      A tampa do reservatório tem uma válvula que mantém uma pressão máxima do sistema. Quando a pressão aumenta demais, a válvula deixa passar.
      Ao mesmo tempo que isto indica que a tampa está funcionando corretamente, também nos diz que, possivelmente, a pressão do sistema está alta demais.
      Em muitos casos, isto acontece quando o líquido está muito sujo ou quando há AR no sistema.
      A maioria das oficinas possui um equipamento que pode fazer esta medição de forma simples e rápida, identificando facilmente qual é o verdadeiro problema que está causando este sintoma.

  315. Boa tarde

    Tenho um fiat uno mille 2011/2012 e o mesmo apresenta um pequeno vazamento na frete (bem na frete), ao lado do filtro e, todos os
    dias, cai no chão uma ou duas gotas do líquido rosa do arrefecimento. Sabe me dizer o que pode ter errado?

    • Samia.
      Existem vários pontos do sistema de arrefecimento que podem estar com vazamento: tubos, mangueiras, abraçadeiras, reservatório ou até mesmo o radiador.
      Se o seu carro tem ar condicionado, pode ser apenas condensação.
      Verifique o nível do líquido e arrefecimento constantemente. Ele não pode baixar do mínimo.

  316. Gostaria de saber se para trocar a água do uno 2011/2012 é necessário ter que acelerar muito o carro? Observei o mecânico fazer isso no meu carro e não se se está correto.

  317. Alexsandra Fernandes de Oliveira | 26 de outubro de 2014 at 19:43 | Responder

    Levei meu carro Pálio 97 em um posto que colocou um aditivo Petrolus super flush e pediu que ficasse com ele uma semana e depois retornasse para tirar.
    Só que depois fique sabendo que este produto deve ficar apenas 10 minutos, será que pode ter havido um dano sério, por este uso incorreto, tenho achado que o reservatório de água está ficando quente em excesso.

    • Alexsandra.
      Danos gerados pelo sistema de arrefecimento geralmente nem deixam o motor ligar. Me parece que não é o seu caso.
      Este pequeno aumento na temperatura do reservatório pode ser normal, uma vez que o líquido limpo absorve calor mais fácil que a água suja. Aliás, esta é a função do liquido de arrefecimento: absorver o calor do motor.
      O importante é observar no painel se a temperatura do motor está normal, não do reservatório.

  318. Tenho um aud 1.9 diesel de 2001 agora apareceu-me o oleo castanho assim como se fosse agua misturada, mas o problema ,é que não falta agua em nenhum reservatorio o carro não aqueçe anda bem de vez em quando apareçe a luz do oleo a dizer para ver o nivel paro e esta tudo bem só o oleo sujo depois já não apaga a luz ,o que será.. Obrigado a quem me poder ajudar..

  319. Tou com um proplema no meu carro nao sei o certo o que seria preciso de uma mrcanica boa alguem para endica

  320. tenho um corsa sedan wind 2000 8v 60cv ,estou com problema de aquecimento liga ventuinha normal mas não baixa a temp.vai a 100graús,ja mandei trocar válvula termostática,bomba da água,limpeza radiador,aditivo,junta do cabeçote,cabeçote,sensor de temperatura e não resolveu estou apavorado alguém pode me dar uma dica para resolver meu problema

  321. me ajudou muito as dicas obrigado…

  322. gostaria de saber se pode usar a água do ar condicionado da minha casa no radiador do carro ?

  323. ola tenho um marea 2.0 20vv weekend e estou com problemas quando ligo o carro vaza oleo do lado direito do motor o que sera bomba de oleo ou cebolinha do oleo e tbm quando ligo o motor junto do oleo cai meio marrom com preto o oleo o motor quente eu tiro a tampa do oleo e nao tem nenhuma borra e na vareta tbm nao tem nada de borra mas na tampa do reservatorio pequenas borras,e a agua abaixa esta abaixando msm sem vazamento poderia me ajudar obrigado…

    • Eduardo
      Em relação ao vazamento de óleo, é impossível lhe dizer onde está vazando sem, ao menos, olhar o seu carro.
      Já em relação à perda de líquido do arrefecimento, aparentemente, este é um sintoma típico de junta de cabeçote queimada, que pode ter sido causada por algum superaquecimento que tenha acontecido.

  324. Rodei 1 ano com o meu carro com água de torneira, a água do reservatório esta com cor de ferrugem; q procedimento correto devo fazer para deixar o carro com aditive? oq devo fazer antes de pô o aditive?

  325. Boa noite. Gostei mto do site, parabéns. Tenho um problema com meu Uno Mille EP 95/96. Há alguns dias, depois de um viagem, notei vazamento de água, onde um dos dutos do sistema de arrefecimento estava furado. Foi trocado, juntamente com os selos do motor. Depois disso, começou o inferno… Mangueiras rompendo, bomba d’água pifando, carro andando numa temperatura que me parece acima do aceitável (mais ou menos um traço além da metade). E o mais curioso, ele aquece mais na estrada, e quando entro na cidade, mesmo com trânsito intenso, a temperatura diminui. A ventuinha aciona normalmente, antes da metade do marcador. Troquei bomba d’água e quase todas as mangueiras do sistema. A água do reservatório está com ferrugem, e sei que isso deve ajudar no superaquecimento. Também mandei pra retífica a tampa do motor e trocamos a junta. Agora te pergunto: depois de feito tudo isso, o que pode ser? O que ainda causa esse problema e, mais intrigante, faz aquecer na estrada e não na cidade? Se puderes me ajudar, te agradeço imensamente.
    Abraço.

    • Olá Paulo.
      Quando há muita sujeira e ferrugem do sistema de arrefecimento, esta sujeira pode esconder vazamentos e problemas causados pela corrosão. Ao remover a sujeira, estes “buracos” aparecem. Isto é mais comum do que parece.
      Pelo seu relato, pode haver, ainda, uma série de problemas no sistema de arrefecimento.
      Aparentemente, o sintoma que você descreve pode estar ligado a defeito na válvula termostática e nos sensores de temperatura, tanto do motor quanto do radiador.
      Infelizmente, seria preciso uma avaliação bem mais criteriosa para lhe dizer qual é (ou quais são) o problema realmente.

  326. Começou a perder água, fuga no frasco no motor. O frasco é esférico e tem fuga na união das duas calotes

  327. ola meu marea 2.0 20vv o ponteiro da temperatura dele quanto quente e em seguida liga a ventuinha esse ponteiro ele eh normal passa do meio um pouko ou tem q manter no meio mesmo dequando liga a ventuinha obrigado…

  328. Boa noite, Eduardo!
    Tenho um Peugeot 308 2.0 16v flex 2014. Ao retirar o carro da concessionária conferi todos os níveis, pois peguei 0km. O nível do líquido no reservatório de expansão estava na marca máximo. Hoje, um ano depois, porém pouco rodado 4000km, notei que o nível baixou um pouco. Mas continua entre a marca mínimo e máximo. Isso é normal? Não sei se o carro sendo novo o líquido ainda vai ser distribuído no sistema e por isso acontece essa baixa do nível…
    Outra dúvida, notei que o nível sobe um dedo com o motor quem. Voltando a posição inicial quando esfria.
    Me informei na concessionária e disseram que está tudo ok. Faço a 1a revisão em junho.
    Desde já, agradeço!!
    Um abraço.

    • Olá, Antônio. Este comportamento é normal.
      Quando o motor está funcionando ou ainda está quente, o sistema de arrefecimento mantém-se sob pressão e isto faz com que o nível pareça estar mais baixo.
      A medição correta deve ser feita com o motor frio. Um pouco de perda do líquido ao longo de um ano também é normal. Apenas se o nível baixar muito rápido ou ficar abaixo do mínimo é sinal de problemas.
      Pelo seu relato, acredito que está tudo normal com o seu Peugeot 308.

  329. Obrigado, Eduardo!
    E parabéns pelo site. Muito útil!
    Um abraço

  330. Ola, boa tarde!

    Me ajude por favor, tenho um C3 1.6 / 16 valvulas, ele está super aquecendo, já troquei a valvula termostatica, o sensor da temperatura, fizeram revisao no modulo da ventoinha, troquei tampa do radiador e o radiador ….depois de vinte dias trocados isso, hoje aqueceu…quando eu ligo o ar condiconado a temperatura volta ao normal, o q pode ser, por favor me ajude , já gastei 2000 com isso.

    • Cleide.
      Este é um problema típico de aplicação incorreta do sensor de acionamento da ventoinha.
      Se o seu mecânico trocou tudo isso de peças e não resolveu o problema, sugiro que você troque de mecânico.

  331. Olá Eduardo Hoffmann, gostaria de agradecer o carinho e a sua dedicação com todos que lhe fizeram várias perguntas desde 2009, publicação deste artigo. Muito obrigado, lendo todas as respostas sem dúvida qualquer dúvida é sanada prontamente.
    Forte abraço,
    um ótimo dia.

  332. Boa Noite! Tenho um New Fiesta 2012 – 1.6 – Flex. E semana passada ele acendeu a luz de indicação de aquecimento do motor, verifiquei que o reservatório de fluído esta pouco a baixo do mínimo e fiz a complementação. Como se tratava de uma viagem mais longa percebi que a luz continuava a acender eventualmente e depois apagava, conferi e estava tudo Ok, hoje no entanto, a luz acendeu novamente, quando fui verificar estava abaixo novamente, e completei com 1,5 litros de fluido. Agora a tarde depois ter ter rodado no máximo uns 10 km, o reservatório está praticamente seco. Pergunto:´É possível que se trate de um furo no sistema de resfriamento por onde circula o fluido ou algum problema maior?

    • Jefferson
      Podem ser vários problemas que causam este sumiço do líquido. De um furo em alguma mangueira até vazamento na vedação da bomba d’água. O mais grave, pode estar no cabeçote, e nestes casos, poderá ser necessário um grande reparo no motor.

      Leve seu Fiesta a uma oficina de confiança para verificar o problema, antes que o danos ao motor sejam graves.

  333. Olá!
    Tive que trocar um tubo de passagem de água do meu Astra 2.0 e na hora completei com água filtrada. Funcionou tudo normal.
    Depois de um mês, comprei aditivo AC Delco concentrado na GM e fiz a troca. Percebi de imediato que a temperatura da água sobiu mais rápido e se manteve. Com o carro em movimento, próxima do ponto de armar a ventoinha, mesmo com o ar condicionado ligado e, quando estou no engarrafamento, chegando a acionar a ventoinha/válvula termostática sempre. Coisa que dificilmente acontecia com a água normal.

    Com o ar condicionado ligado, a temperatura demorava mais a elevar e se mantinha mais baixa até no engarrafamento. Com o carro em movimento a tendência era a temperatura baixar pra perto do zero (no ponteiro marcador).

    Pelo que li no seu artigo, me parece que TEMPERATURA ELEVADA É CORRETO, desde que o sistema de troca esteja funcionando normal. E com água, mais frio, não ajuda o carro a funcionar correto. Podendo até perder desenvolvimento na estrada por falta de calor, consumindo assim mais combustível.

    Outra questão: O Astra é um carro que é muito conhecido por esquentar demais e queimar o fusível da ventoinha interna, ocasionando a parada da mesma em dias de muito calor, o que é normal aqui no RJ, chegando a passar dos 40 graus na AV. Brasil quase todos os dias.
    Devido a este fato, posso preferir água deionizada e trabalhar com a temperatura mais baixa, ou não existe diferença no ponto de ebulição entre ela e a água de torneira, chegando ao ponto de ficar com a temperatura muito baixa e perdendo desenvolvimento na estrada sem engarrafamento ou dias mais frios.

    Peço que me corrija se eu não tiver entendido a matéria. Obrigado.

    • Eduardo, meu xará. Tudo bem?.
      É muito mais simples que isso.
      Na embalagem do aditivo que você comprou deve estar descrita qual a mistura ideal de aditivo e água (deionizada).

      Certamente que a baixa temperatura do motor não é causada pelo uso de água da torneira.
      Em locais com temperaturas extremas, o sistema de troca tende a atuar mais rápido, fazendo o líquido que estava no motor trocar com o liquido que estava no radiador com mais frequência, ainda mais quando o ar-condicionado está ligado e a 2ª velocidade da ventuinha é acionada.

      Pelo que você descreve, me parece que há algum problema relacionado ao sensor do pressostato do ar-condicionado, que é o sensor responsável por acionar a ventilação extra no radiador, quando o ar-condicionado é acionado.
      Geralmente é uma peça cara, por isso, recomendo que um especialista em ar-condicionado verifique o sistema para ter certeza do problema antes de sair trocando peças.

      De qualquer forma, antes muito frio do que muito quente.
      O motor frio tende a gastar mais combustível, sim, mas o motor superaquecido pode sofrer danos graves.

  334. Parabéns pelo site, estão ajudando muitas pessoas a resolverem esses problemas.

  335. Bom dia, Eduardo.
    Eu tenho um Voyage 1989 AP 1.9 à álcool que está parado a quase um ano. Estou terminando a restauração dele e já estou mexendo na parte mecânica. Troquei cabos de vela e todas mangueiras de arrefecimento e tenho algumas dúvidas:
    Eu troquei o reservatório de água do radiador. Ele estava com uma “carapa” preta, parecendo óleo. Tenho algum conhecimento e vim te perguntar: pode ter queimado a junta do cabeçote?
    E a respeito de aditivo, você recomenda alguma marca e tipo para esse tipo de motor?
    E como posso saber se o meu cabeçote não esta empenado?

    • Leonardo.
      Infelizmente, para verificar se há empenamento do cabeçote será necessário desmontar o motor. E neste procedimento, a substituição da junta de cabeçote é obrigatória.
      O mesmo se aplica para saber se a junta do cabeçote está queimada. Alguns sintomas, como este são perceptíveis no funcionamento do motor. Infelizmente, não tem como saber se a junta está queimada ou não.
      A pergunta que não quer calar: por que este carro ficou um ano parado???

      • ELe ficou parado porque é meu primeiro carro dae comprei ele sem ver bem os defeitos dae parei ele por causa da pintura porque estava muito feia e nao tinha grana dae tive que parar e esperar pra poder mandar pintar e agora ta prontinho so quero troca tudo e fiquei sabendo que agua com oleo no reservatorio de agua podia ser junta queimada dae a pergunta

  336. bom dia posso colocar aditivio da cat motor diesel no radiador de motor a gasolina 1.8 ap ?

    • Maurício.
      No manual do seu veículo, deve constar a especificação do aditivo e a mistura adequada para o motor do seu carro.
      Verifique atentamente as recomendações do manual e do aditivo que você comprou.
      Como os motores Diesel e gasolina trabalham em condições de temperatura distintas é importante tomar este cuidado.

  337. eduardo que produto e marca do produto voce recomenda para fazer a limpeza interna do óleo no meu voyage ap 1.8 1989?

  338. Bom dia, gostaria de saber se usar mais aditivo do que água no radiador teria algum problema, e qual seria.

    • Cesar,
      O aditivo deve ser utilizado na mistura indicada da embalagem, para que a pressão de funcionamento do sistema de arrefecimento seja mantida correta. Alguns aditivos até já vêm diluídos.
      Em regiões muito frias, por exemplo, é até recomendado usar apenas aditivo para evitar o congelamento do líquido de arrefecimento.

  339. O CORRETO E USAR ÁGUA DE BATERIA AO INVÉS DE MINERAL OU DA TORNEIRA ?

  340. Olá, comprei recentemente um Astra GSi 2005/2005. faz 2 semanas que estou com ele. O mesmo está somente com água no reservatório. OBS: Não baixa o nível. Devo pedir para que façam uma limpeza no sistema e utilizem aditivos desta vez, como precaução para evitar problemas e conservar melhor os componentes?

  341. Olá, comprei um aditivo Radiex 1 ano e água desmineralizada Radiex, como devo misturar os dois líquido, no rótulo ta de 40% a 60% mas não entendo, se puder me informar em ml ou de uma outra maneira agradeço. Obg e no aguardo!

    • Olá, Edison.
      Primeiro, verifique no manual do seu carro quanto litros de líquido de arrefecimento cabem no sistema.
      Depois faça a mistura de um litro. Para facilitar a conta, faça a mistura assim:
      400 ml do produto que tem 40%
      600 ml do produto que tem 60%
      Assim, você terá 1 litro da mistura.
      Aï é só ver quanto litros o seu carro utiliza.

  342. Olá acabei de comprar um Ford Ka motor Endura 98 como sou mulher não entendo muito de carro mas estou começando a ler sobre, meu carro está apresentando um problema que não acho que é normal, ele liga normal só que qdo para no semáforo ou até diminui de marcha ele morre e está assim direto será que é as velas e cabos e notei que a velocidade dele é fraca mesmo sendo 1.0 e já notei cheiro de gasolina qdo ele morre o que será pode me dar algums dicas pois vários mecânicos adora enrolar mulher..

    • Olá, Viviane.
      Desculpe-me, mas é difícil lhe dizer qual é o problema sem ates fazer um diagnóstico.
      O procedimento normal para identificar o problema é passar um Scanner no seu carro. Na maioria das vezes o problema é identificado pelo aparelho.
      Para que você se sinta mais segura, recomendo que peça o scanner no seu carro em duas oficinas diferentes.

  343. igorashby@gmail.com | 31 de janeiro de 2017 at 09:02 | Responder

    Olá meu nome é Igor a minha duvida é!! Meu carro estava em uso a água, porem ao ir para mecanica eles me indicaram o uso do aditivo e realmente não baixou e nem esquentou mais porem o meu ar condicionado não gela mais. Tem a ver por ser o aditivo e ter que por agua em outro local ou teria que gelar com o aditivo?

  344. ,show, gostei muito obrigado pela dica!

  345. Bom dia! Ótima matéria!
    Estou com uma dúvida. Não mexi no líquido de arrefecimento em minha última revisão.
    O carro também não apresenta nenhum problema com aquecimento.
    Porém, irei fazer uma longa viagem (uns 4.500km) no final do mês e tenho medo de acontecer algum problema neste sentido ou, como li na matéria, ao colocar novo fluído acabar por aparecer algum vazamento. O que pode ser mais arriscado, trocar agora ou deixar como está?

  346. Depois que trocar o liquido, ele vai baixando o novel conforme o tempo passa. Posso ir completando com agua ou devo esperar e fazer a troca novamente?

  347. Bom dia! Tenho um Fiesta Rocam 2013(69.000Km). De um certo tempo pra cá notei que o reservatório do radiador estava esvaziando. Troquei o conjunto da válvula termostática, que realmente já apresentava desgaste. Contudo, quando enfrento trânsito pesado o nível do reservatório ainda baixa um pouco. Nessa semana fui trocar o filtro de cabine (ar cond.) e precisei desmontar o console. Observei que existe um vazamento na haste da alavanca de marcha, parecendo com o líquido do arrefecimento misturado com óleo. Já consultei em vários sites e não encontrei nada sobre o assunto, por caso alguém conhece a solução desse problema? Desde já agradeço a ajuda, obrigado!

    • Mauro.
      Em condições normais (sem defeitos) o líquido de arrefecimento não deve baixar, pois é mantido sob pressão no sistema.
      O aquecedor do carro é interligado com o sistema de arrefecimento do motor e pode causar esta perda.
      Recomendo procurar um especialista em arrefecimento/radiador para identificar se há vazamentos no sistema.
      Outra possibilidade é que o vazamento seja para DENTRO do motor. Neste caso, o líquido de arrefecimento pode se misturar com o óleo lubrificante e causar sérios danos ao motor.

      • Obrigado! Acompanhei o percurso da haste da marcha e verifiquei que uma delas estava encostando em uma das mangueiras na saída da carcaça da válvula termostática. E, após rodar bastante com o carro, motor quente e sistema de arrefecimento trabalhando na pressão, achei um pequeno vazamento na braçadeira, levei ao mecânico e ele a trocou (braçadeira). Estou observando, mas parece que o problema foi resolvido. Muito obrigado pela atenção e boa noite!

  348. oi comprei um classic 2007 levei no mercanico pra fazer uma limpeza do radiador porque seu antigo dono só colocava agua ele falou que ja estava com agua a varios anos pra deixar assim mesmo se eu fizese a limpesa e colocase adetivo seria pior

  349. EDINEIA DE OLIVEIRA | 26 de setembro de 2017 at 05:35 | Responder

    Olá, essa troca eh feita em posto de gasolina, me pediram 180 reais, eh esse o valor normalmente?

  350. Patricia de Matos Silva | 28 de setembro de 2017 at 12:58 | Responder

    Boa tarde! Estou com um problema no meu peugeot 307. Depois que pedi pro mecanico fazer a limpeza no reservatorio de agua e colocar aditivo, o carro começou a esquentar, coisa que nunca havia acontecido. Pois bem, voltei ao mesmo e o questionei. Ele trocou a valcula termostática alegando que a mesma havia travado aberta, por isso o carro não passava dos 90º. Levei em outro mecanico que disse que talvez nessa do primeiro ter limpado o sistema ter empurado alguma sujeira pro radiador. O carro está ficando entre 90 e 98 graus quando aí arma a ventuinha (creio eu que na velocidade mais leve, pois mal faz barulho). Estou preocupada pois acho que o normal de um carro é não passar dos 90º.

  351. Pode andar somente com água Mesmo por pouco tempo? Ou o correto é só o aditivo mesmo? Nunca olhei.. fui reparar a cor do liquido do radiador está da cor de ferrugem não sei se isso é normal.

  352. Olá !! Fui olhar a água do radiador ontem e vi q tinha aditivo e q já estava no nível baixo… posso completar com água??? Ou tenho q completar com o aditivo ???

  353. Fala ai amigo, tenho uma dúvida, um tempo atrás fiz limpeza de arrefecimento porque vi que estava bastante sujo a região do arrefecimento do carro, ai vendo hoje percebi que abaixou bastante água do arrefecimento, faz uns 4 ou 5 meses que fiz o serviço, só que lendo o que você disse ali sobre o liquido de arrefecimento ter tirado a sujeira do carro e então pode ter aberto um buraco que estava sendo tampado pela sujeira, eu gostaria de poder cuidar do sistema de arrefecimento, se eu ver onde está baixando a água, eu posso sempre utilizar aditivo + água? outra pergunta é, como está bem sujo e dá pra ver pelo radiador de água lá com ferrugem, é bom passar várias vezes o aditivo até limpar? ou é bom colocar o aditivo e a cada um tanto de quilometragem ficar colocando aditivo + água?

    • A função do aditivo não é limpar o sistema de arrefecimento, mas mantê-lo em condições ideais de funcionamento.
      O procedimento de limpeza não irá reparar danos causados pela corrosão e poderá revelar partes já bem corroídas.
      Nesses casos, somente a substituição da peça, conexão ou mangueira resolverá. Para evitar isso, a manutenção preventiva é tão importante.

  354. Prezados,
    Todo mundo fala que o liq de arrefecimento ferve a 120 graus
    Esta temperatura é ambiente sem pressão (tampa aberta/sem tampa do reservatório)? Se não, qual seria a temp para ferver sem tampa?

  355. Olá.
    Tenho um voyage 1.6 8v 2014.
    No painel indicava que a temperatura estava normal,quando o cavalo d’agua estourou (partiu todo) sendo que a peça é nova,com apenas duas semanas de uso. Oque pode ter causado este problema?

    • Déure
      É difícil (pra não dizer impossível) lhe dizer o motivo do rompimento do cavalete d’água.
      Consulte o mecânico que fez a troca. Se não houve danos na instalação da peça, poderá solicitar garantia.

Comente este artigo

Seu email é obrigatório, mas não será mostrado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.